You are on page 1of 19

T EMA

ESPECIAL

CENTRO DE MASSA

O s Fu n d a mentos da F si ca
(8 a edio)

RAMALHO, NICOLAU E TOLEDO


Tema especial
CENTRO DE MASSA
1. 2. 3. 4. 5.
Centro de gravidade e centro de massa, 1 Propriedade da concentrao de massas, 3 Propriedade de simetria, 4 Velocidade do centro de massa, 7 Acelerao do centro de massa, 7

1. CENTRO DE GRAVIDADE E CENTRO DE MASSA


Editora Moderna Ltda.

Considere dois pontos materiais, 1 e 2, de pesos P1 e P2, localizados num eixo horizontal Ox. Sejam x1 e x2, respectivamente, suas abscissas (figura 1). Vamos localizar um ponto C do eixo Ox, de abscissa xC, em relao ao qual nula a soma dos momentos de P1 e de P2.
x2 xC x1 1

C
m2

2 x P2

m1 P1
Figura 1.

MP1 MP2 0 P1d1 P2d2 0 P1d1 P2d2 P1(xC x1) P2(x2 xC) (P1 P2)xC P1x1 P2x2 xC P1x 1 P2 x 2 P1 P2

d1

d2

O ponto C recebe o nome de centro de gravidade do sistema de pontos materiais 1 e 2. Se os pontos 1 e 2 estiverem localizados numa barra de peso desprezvel, suspendendo-se a barra pelo ponto C, o sistema fica em equilbrio (figura 2). Considerando no local o campo gravitacional uniforme, isto , a acelerao da gravidade g constante, e sendo m1 e m2 as massas dos pontos 1 e 2, respectivamente, temos: P1 m1g e P2 m2g Substituindo-se as expresses e na expresso , temos:
xC m1gx 1 m2 gx 2 m1g m2 g

1 m1 P1

m2
P2

Figura 2.

xC

m1x 1 m2 x 2 m1 m2

Neste caso, o centro de gravidade chama-se tambm centro de massa.

O S F U N DA M E N TO S
z m1 m2 0

DA

FSICA

Dado um sistema de pontos materiais de massas m1, m2, ..., mi, ..., mn e de coordenadas cartesianas (x1, y1, z1), (x2, y2, z2), ..., (xi, yi, zi), ..., (xn, yn, zn) que definem as posies desses pontos (figura 3), temos de modo geral que a posio do centro de massa C definida pelas coordenadas cartesianas (xC, yC, zC), dadas por:

mn mi zi xi y

xC

m1x 1 m2 x 2 ... mi x i ... mn x n ou x C m1 m2 ... mi ... mn

m x
i i 1 n

yi x Figura 3.

m
i 1 n i

m y m2 y 2 ... mi y i ... mn y n yC 1 1 ou y C m1 m2 ... mi ... mn

m y
i 1 n

m
i 1

m z m2 z 2 ... mi z i ... mn z n zC 1 1 ou z C m1 m2 ... mi ... mn

m z
i i 1 n

m
i 1

Observe que cada coordenada do centro de massa uma mdia ponderada das correspondentes coordenadas dos pontos materiais e os pesos da mdia so as respectivas massas.

Exerccio
R.1

Resolvido
y (cm) 3 2 1 A m 0 1 Bm

Trs pontos materiais, A, B e D, de massas iguais a m esto situados nas posies indicadas na figura ao lado. Determine as coordenadas do centro de massa do sistema de pontos materiais.

Soluo: A abscissa do centro de massa C dada por:


xC mx A mx B mx D mmm

D m 4 x (cm)

Sendo xA 0, xB 2 cm e xD 4 cm, vem:


xC

m0m2m4 3m

xC 2 cm

Para a ordenada do centro de massa C, temos:


yC my A my B myD mmm

Sendo yA 0, yB 3 cm e yD 0, vem:
yC

m0m3m0 3m

yC 1 cm

Resposta: C (2 cm; 1 cm)

Editora Moderna Ltda.

T EMA

ESPECIAL

CENTRO DE MASSA

Exerccios
P.1

Propostos

Cinco pontos materiais de massas iguais a m esto situados nas posies indicadas na figura. Determine as coordenadas do centro de massa do sistema constitudo pelos cinco pontos materiais.
y (cm) 7 6 5 4 3 2 1 0 1 2 3 4 5 6 7 x (cm)

P.2

Determine a posio do centro de massa C do sistema formado por duas partculas de massas mA e mB, fixas nas extremidades de uma barra de peso desprezvel. Analise os casos: a) mA mB b) mA 2mB c) mA 5mB

mA A
60 cm

mB B

Editora Moderna Ltda.

2. PROPRIEDADE DA CONCENTRAO DE MASSAS


Seja um sistema de pontos materiais de massas m1, m2, ..., mi, mi1, ..., mn e com centro de massa C. Vamos separar este sistema em dois outros sistemas: Um de massas m1, m2, ..., mi, de centro de massa C e de massa total m m1 m2 ... mi. E outro de massas mi1, ..., mn, de centro de massa C e de massa total m mi1 ... mn. O centro de massa C do sistema todo obtido a partir dos centros de massa C e C, considerando concentradas nesses pontos as massas m e m, respectivamente. De fato:
n i n

xC

i 1 n

mi x i mi

mi x i
i


i 1
i

mi x i xC mi

i 1

i 1 n

mi x i m m m

m x
i i 1

mi
i

x C x C e m m Logo, substituindo-se as expresses e na expresso , temos: Mas:


1

mi x i

m x
i i 1

xC

m x C m x C m m

Analogamente, demonstra-se para as coordenadas yC e zC que:


yC m y C m y C m m

zC

m z C m z C m m

O S F U N DA M E N TO S

DA

FSICA

3. PROPRIEDADE DE SIMETRIA
Se um sistema de pontos materiais admite um elemento de simetria, ento o centro de massa do sistema pertence a esse elemento. O elemento de simetria pode ser um ponto (centro de simetria), um eixo ou um plano. Vamos supor que um ponto O seja um centro de simetria. Provemos que O coincide com o centro de massa. Considere o sistema de pontos materiais situados num plano e seja Oxy um sistema cartesiano com origem no ponto O (figura 4). Se existe mixi, existe tambm mi (xi ). Logo:

m x
i

m x m
i i

De modo anlogo, temos:

m y m
i i

0, indicando que o ponto O coincide com o centro de massa C.


y mi yi xi

xi

O
yi mi

Figura 4.

Na figura 5, com base na propriedade de simetria, apresentamos o centro de massa C de alguns corpos homogneos. Observe que ele coincide com o centro geomtrico desses corpos.
C C C C C

Figura 5.

Por meio das propriedades dos itens 2 e 3, podemos determinar o centro de massa de uma placa homognea, de espessura constante e de massa m, como por exemplo a indicada na figura 6a. Para tanto, dividimos a placa em duas partes, e , de massas m e m, e pela propriedade de simetria localizamos os centros de massa C e C destas partes (figura 6b). Pela propriedade da concentrao de massas, conclumos que o centro de massa C da placa toda coincide com o centro de massa dos pontos C e C, cujas massas m e m esto concentradas neles (figura 6c).
y y y

1 C' (m') C C'' (m'') x (b) O xC (c) x

C' m m' O (a) x O m'' C'' 2

yC

Figura 6. O centro de massa C da placa de massa m pertence ao segmento de reta que passa pelos pontos C (de massa m) e C(de massa m).

Editora Moderna Ltda.

T EMA

ESPECIAL

CENTRO DE MASSA

Exerccio
R.2

Resolvido

Determine as coordenadas do centro de massa da placa homognea de espessura constante, cujas dimenses esto indicadas na figura.
y (cm) 2a

a 2a a 0 3a x (cm)

Soluo: Vamos dividir a placa em dois quadrados. O primeiro, de lado 2a e cujo centro de massa o ponto A de coordenadas (a, a), e o segundo, de lado a e de centro de massa B cujas coordenadas so (2,5 a, 0,5 a).
y (cm) 2a

2a

a B

a x (cm)

Editora Moderna Ltda.

2a

A abscissa do centro de massa da placa toda dada por: xC mA x A mB x B mA mB

Como a placa homognea e de espessura constante, temos que as massas so proporcionais s respectivas reas, ou seja: mA K AA e mB K AB em que K a constante de proporcionalidade. Assim, substituindo-se as expresses e na expresso , temos: xC K AA x A K AB x B K AA K AB xC AA x A AB x B AA AB

Sendo AA (2 a)2 4 a2, AB a2, xA a e xB 2,5 a, vem:


xC 4a2 a a2 2,5 a 4a2 a2

xC 1,3 a

Para a ordenada do centro de massa, temos: yC Sendo yA a e yB 0,5a, resulta:


yC 4a2 a a2 0,5 a 4a2 a2

AA y A AB y B AA AB

yC 0,9 a

Resposta: C (1,3a; 0,9a)

O S F U N DA M E N TO S

DA

FSICA

Exerccios
P.3

Propostos
y 30 cm 10 cm

Determine as coordenadas do centro de massa da placa homognea e de espessura constante, cujas dimenses esto indicadas na figura.

30 cm 5cm 0 10 cm x

P.4

Trs placas circulares idnticas, homogneas, de espessura uniforme e de raio R esto dispostas conforme a figura. Determine as coordenadas do centro de massa do sistema constitudo pelas trs placas.
R

P.5

A ordenada do centro de massa de uma placa triangular, homognea e de espessura constante igual a um tero da altura (figura 1). Determine a ordenada do centro de massa de uma placa trapezoidal, homognea e de espessura constante, em funo da altura h do trapzio e de suas bases a e b (figura 2).

C h 3 0

h x 0 b

h x

Figura 1.

Figura 2.

P.6

A placa circular, homognea e de espessura constante, tem raio R e possui um furo circular de raio r. Determine, em funo de r e R, as coordenadas do centro de massa da placa.
R

r x

R 2

P.7

A massa da Terra aproximadamente 80 vezes a massa da Lua. A distncia entre os centros da Terra e da Lua 60 R, em que R o raio da Terra. Determine a distncia do centro da Terra ao centro de massa do sistema Terra-Lua.

60 R

R Lua Terra

Editora Moderna Ltda.

T EMA

ESPECIAL

CENTRO DE MASSA

4. VELOCIDADE DO CENTRO DE MASSA


Considere um sistema de pontos materiais cujas massas so m1, m2, ..., mn, e sejam v1, v2, ..., vn, respectivamente, suas velocidades num certo instante. Neste instante, o centro de massa possui velocidade vC dada por uma mdia ponderada das velocidades dos pontos materiais do sistema, sendo os pesos dessa mdia as respectivas massas, ou seja:

vC

m1v 1 m2 v 2 ... mn v n m1 m2 ... mn

Chamemos de m a massa total do sistema, isto : m m1 m2 ... mn Substituindo-se a expresso na expresso , resulta: mvC m1v1 m2v2 ... mnvn Mas m1v1 m2v2 ... mnvn representa a quantidade de movimento total do sistema de pontos materiais (Qsistema ). Logo: Qsistema mvC Portanto: A quantidade de movimento de um sistema de pontos materiais igual quantidade de movimento do centro de massa, considerando que toda a massa do sistema est concentrada nele.
Editora Moderna Ltda.

5. ACELERAO DO CENTRO DE MASSA


Considere um sistema de pontos materiais m1, m2, ..., mn, e sejam a1, a2, ..., an, respectivamente, suas aceleraes num certo instante. Neste instante, o centro de massa possui acelerao aC dada por uma mdia ponderada das aceleraes dos pontos materiais do sistema, sendo os pesos dessa mdia as respectivas massas, ou seja:

aC

m1a1 m2 a 2 ... mn a n m1 m2 ... mn

Seja m a massa total do sistema, isto : m m1 m2 ... mn Substituindo-se a expresso na expresso , resulta: maC m1a1 m2a2 ... mnan Mas m1a1, m2 a2, ..., mnan representam, respectivamente, as foras resultantes F1, F2, ..., Fn, que agem nos pontos materiais. Portanto: maC F1 F2 ... Fn Entretanto, F1 F2 ... Fn representa a resultante de todas as foras externas que agem no sistema de pontos materiais (Fext.), uma vez que a resultante das foras que uma partcula do sistema exerce sobre as outras (foras internas) nula, devido ao princpio da ao e reao. Assim, temos: Fext. maC Portanto: O centro de massa se move como se fosse uma partcula de massa igual massa total do sistema e sob ao da resultante das foras externas que atuam no sistema.

O S F U N DA M E N TO S

DA

FSICA

Por exemplo, considere um corpo lanado obliquamente nas proximidades da superfcie terrestre (figura 7). Embora seus pontos descrevam um movimento complexo, o centro de massa (ponto marcado em vermelho) desloca-se como se fosse um ponto material de massa igual massa do corpo e sob ao do peso do corpo. Nestas condies, o centro de massa descreve uma trajetria parablica em relao Terra.

Figura 7.

Como conseqncia das consideraes anteriores, conclumos que: As foras internas no alteram o movimento do centro de massa. Quando um atleta pula de um trampolim, realizando um salto ornamental, ele movimenta seus braos, pernas e cabea, alterando a posio do centro de massa de seu corpo. As foras responsveis por estas alteraes so internas e no alteram o movimento do centro de massa, que descreve uma trajetria parablica em relao Terra (figura 8).

Figura 8.

Exerccios
R.3

Resolvidos
vA vB

As partculas A e B, de massas m e 2 m, deslocam-se ao longo do eixo Ox, com velocidades escalares vA 5,0 m/s e vB 8,0 m/s. Qual a velocidade escalar do centro de massa? Soluo: A velocidade do centro de massa C dada por:
vC mA v A mB v B mA mB

A
Eixo adotado

Como as velocidades vA e vB tm a mesma direo, a igualdade vetorial anterior transforma-se numa igualdade escalar. Assim, vem: vC mAv A mBv B m 5,0 2m 8,0 vC mA mB m 2m vC 7,0 m/s

Resposta: 7,0 m/s

Editora Moderna Ltda.

T EMA
R.4

ESPECIAL

CENTRO DE MASSA
A mA

9
vA

As partculas A e B, de massas 1,5 kg e 1,0 kg, deslocam-se com velocidades vA e vB perpendiculares entre si e de mdulos vA 2,0 m/s e vB 4,0 m/s. Calcule o mdulo da velocidade do centro de massa do sistema constitudo pelas duas partculas.

Soluo: vB A quantidade de movimento de um sistema de pontos materiais a quantidade de movimento do centro de massa, considerando que toda massa do sistema est concentrada nele, ou seja: mB Qsistema mvC B Vamos, inicialmente, determinar o mdulo da quantidade de movimento do sistema em que: Qsistema QA QB Clculo de QA: QA mAvA QA 1,5 2,0 QA 3,0 kg m/s Clculo de QB: Q QB 4,0 Kg m/s QB mBvB QB 1,0 4,0 QB 4,0 kg m/s No tringulo destacado na figura ao lado, temos: 2 2 2 2 2 Q2 sistema QA QB Q sistema (3,0) (4,0) Qsistema 5,0 kg m/s Mas Qsistema mvC, em que m 1,5 kg 1,0 kg 2,5 kg QA 3,0 Kg m/s Portanto: 5,0 2,5 vC Resposta: 2,0 m/s R.5 As esferas A e B possuem massas m e 3m, respectivamente. A esfera A abandonada de uma altura h 0,45 m do solo e B est em repouso. Seja g 10 m/s2 a acelerao da gravidade. Determine: a) o mdulo da acelerao do centro de massa do sistema constitudo pelas esferas A e B, enquanto A estiver em queda livre. b) o mdulo da velocidade do centro de massa do sistema, no instante em que a esfera A atinge o solo.
A v0 0
g

vC 2,0 m/s

Editora Moderna Ltda.

Soluo: a) A acelerao do centro de massa dada por:


aC mA a A mB a B mA mB

Sendo mA m, mB 3m, aA g e aB 0, vem:

aC

mg mg g aC aC m 3m 4m 4
aC 2,5 m/s2

Em mdulo, temos: aC

g 10 aC 4 4

b) A velocidade da esfera A no instante em que atinge o solo : v A 2gh v A 2 10 0,45 vA 3,0 m/s A velocidade do centro de massa dada por:

vC
Sendo vB 0, temos, em mdulo:
vC

mA v A mB v B mA mB

m 3,0 3,0m vC m 3m 4m

vC 0,75 m/s

Respostas: a) 2,5 m/s2; b) 0,75 m/s

sis

te

10
R.6

O S F U N DA M E N TO S
Duas partculas, A e B, de massas mA 0,1 kg e mB 0,4 kg, so abandonadas no instante t 0, na posio indicada na figura. a) Localize a posio do centro de massa das partculas no instante t 0. b) Sabendo-se que as partculas se atraem, pois foram eletrizadas com cargas eltricas de sinais opostos, a que distncia da posio inicial da partcula A ocorrer a coliso? Considere o sistema isolado de foras externas. Soluo: a) Sendo xA 0 e xB 3 m, temos para o centro de massa C : xC mA x A mB x B 0,1 0 0,4 3 xC mA mB 0,1 0,4 xC 2,4 m
A
0

DA

FSICA
B

t0 d3m

B
3

x (m)

b) O sistema de partculas est isolado de foras externas. Como o centro de massa estava inicialmente em repouso, pois as partculas foram abandonadas, ele permanece em repouso. Logo, a coliso ocorre exatamente na posio do centro de massa, isto , a 2,4 m da posio inicial da partcula A:
A C B t0

A C

B t

A B C
Instante da coliso
Editora Moderna Ltda.
B

Respostas: a) 2,4 m; b) 2,4 m

Exerccios
P.8

Propostos

As partculas A e B, de massas m e 3m, deslocam-se na direo do eixo Ox, com velocidades de mdulos vA 10 m/s e vB 2,0 m/s. Determine o mdulo da velocidade do centro de massa para cada um dos casos abaixo: a) b) vA vB v v
A

B x

B x

P.9

(UFC-CE) Um conjunto de trs partculas, todas de igual massa m, est situado na origem de um sistema de coordenadas cartesianas xy. Em dado instante, uma delas atirada na direo x, com velocidade constante de mdulo VX 9,0 m/s e outra atirada na direo y, com velocidade constante de mdulo Vy 12,0 m/s, ficando a terceira em repouso na origem. Determine o mdulo da velocidade do centro de massa do conjunto. Num certo instante, duas partculas A e B possuem velocidades indicadas na figura. As partculas possuem mesma massa e suas velocidades so iguais, em mdulo, a 10 m/s. Determine, no instante considerado, o mdulo da velocidade do centro de massa do sistema constitudo pelas duas partculas.
B m

P.10

60 vB

vA

60

60

T EMA
P.11

ESPECIAL

CENTRO DE MASSA
A

11
B

(FEI-SP) Duas esferas, A e B, de massas MA 0,10 kg e MB 0,20 kg constituem um sistema fsico e no interagem entre si. Na esfera B atua uma fora externa F constante e de intensidade 30 N. Calcule: a) Os mdulos das aceleraes das esferas A e B. b) O mdulo da acelerao do centro de massa do sistema (AB).

P.12

(PUC-RJ) Duas partculas carregadas A e B esto inicialmente em repouso. A partcula B est distncia d 6,0 cm da partcula A, que est na origem do sistema de coordenadas, como mostra a figura.
A
0

B
6,0

d (cm)

A partcula A tem carga q e massa m. A partcula B tem carga q e massa 2 m. Considere as partculas constituindo um sistema fsico isolado de foras externas. A que distncia da origem elas colidiro?

Exerccios
P.13

Propostos de recapitulao

M , esto presas por uma haste de comprimento L 48 cm 2 e massa desprezvel, conforme a figura. Qual a distncia, em centmetros, do centro de massa do sistema em relao posio da partcula de massa M1?

(UFPE) Duas partculas, de massa M1 M e M 2

M1
Editora Moderna Ltda.

M2 L

P.14

(UFPE) A figura mostra uma estrutura vertical formada por trs barras iguais, homogneas e de espessuras desprezveis. Se o comprimento de cada barra 90 cm, determine a altura, em centmetros, do centro de massa do sistema, em relao ao solo.

P.15

(UnB) Na figura abaixo, que representa uma placa homognea, admita que cada quadrado tenha lado igual a 10 cm. Determine, em centmetros, a soma das coordenadas do ponto correspondente ao centro de massa da placa, caso exista.
y

90 cm

12
P.16

O S F U N DA M E N TO S

DA

FSICA

(UnB) Admitindo-se, no sistema de coordenadas da figura abaixo, que cada quadradinho tenha 10 cm de lado, determine as coordenadas do centro de massa do sistema constitudo de duas placas homogneas, uma circular e outra triangular, cujas massas so iguais. Calcule, em centmetros, o valor da soma das coordenadas obtidas e despreze a parte fracionria de seu resultado, caso exista.
y

60

30

30

60

P.17

(UFC-CE) Dois discos, de densidades uniformes e espessuras desprezveis, so colocados no plano xy, conforme mostra a figura. Se R 10 2 cm, calcule, em centmetros, a distncia entre o centro de massa do conjunto e a origem, do sistema cartesiano xy.
y
Editora Moderna Ltda.

4m

2R

R 0 R 2R x

P.18

(UFC-CE) Trs discos de raios R1 21 cm, R2 2R1 e R3 4R1 so feitos de um mesmo material, todos eles com densidade uniforme e com mesma espessura. Os discos so empilhados sobre o plano xy conforme se mostra na figura. Note que o centro de cada disco tem projeo sobre o eixo x. Determine a coordenada x do centro de massa do conjunto.
y

T EMA
P.19

ESPECIAL

CENTRO DE MASSA

13

(UFC-CE) A figura ao lado mostra uma pea metlica plana, de espessura e densidade uniformes. A parte horizontal tem comprimento L e largura D e os ramos verticais tm comprimento C e largura D, cada um deles. Se L 98 cm e D 16 cm, determine o valor do comprimento C, em centmetros, sabendo que o centro de massa da pea est sobre a linha MN. Veja a figura.
D D

C M

C N D L

P.20

(Fuvest-SP) Uma placa retangular de comprimento L constituda pela unio de duas partes 1 e 2, como mostra a figura abaixo. A parte 1 feita de material de massa especfica 1 e a parte 2 de material de massa especfica 2. Suspendendo-se a placa pelo ponto P, de acordo com a figura (AB horizontal), ela permanece em equil2L brio. Sabe-se que AP . 9

A
1
Editora Moderna Ltda.

P
2

D L 3
2L 3

a) A que distncia do lado AD encontra-se o centro de massa da placa? b) Determine a razo 1 . 2

P.21

Duas pequenas esferas, A e B, de mesma massa, deslocam-se ao A B 3,0 m/s 5,0 m/s m m longo do eixo Ox, com velocidades indicadas na figura. Entre as esferas ocorre uma coliso frontal, cujo coeficiente de restituix o vale 0,5. Determine: a) a velocidade do centro de massa do sistema constitudo pelas duas esferas, antes de ocorrer a coliso; b) as velocidades das esferas aps a coliso; c) a velocidade do centro de massa do sistema, aps a coliso. (UFC-CE) Dois pequenos blocos, um de massa m1 e outro de massa m2 2 m1, so abandonados simultaneamente no instante t 0 na parte superior de dois planos inclinados, conjugados, como mostra a figura abaixo.
m1 m2

P.22

30

60

Determine, em m/s, o mdulo da componente horizontal da velocidade do centro de massa, no instante


t 12 3 s . Considere os planos sem atrito e suficientemente longos de modo a garantir que os blocos ainda estaro sobre eles no instante considerado.

So dados: g 10 m/s2; sen 30 cos 60

1 3 e sen 60 cos 30 2 2

14
P.23

O S F U N DA M E N TO S

DA

FSICA

(Fundao Carlos Chagas) Na figura abaixo esto representadas as velocidades vetoriais de duas pequenas esferas idnticas que constituem um sistema isolado. Qual a intensidade da velocidade do centro de massa do sistema?
A 1,0 cm/s 1,0 cm/s

P.24

(UFC-CE) Dois homens A e B, ambos de massa M, esto nas extremidades de uma plataforma homognea, de comprimento L 2,16 m e massa 5M, que pode se deslocar sobre uma superfcie horizontal plana sem atrito. O M para o homem B, que a segura firmemente. Determine, em centmetros, homem A joga uma bola de massa 5 o deslocamento da plataforma com relao posio inicial. (UFC-CE) Um homem de massa m est de p sobre uma superfcie horizontal perfeitamente lisa, separado de uma distncia d de um bloco pesado de massa M. O homem tenta puxar para si o bloco por meio de uma corda inextensvel de massa desprezvel. Ele d um rpido puxo na corda e ambos deslizam um para o outro at se encontrarem em certo ponto. Determine, em funo da distncia d e das massas m e M, a posio de encontro entre o homem e o bloco a partir da posio inicial do homem. (UnB)

P.25

P.26

Figura I.

Figura II.

Figura III.

Com base nas trs figuras acima, que mostram imagens do movimento de trs diferentes atletas saltando de uma prancha, nas quais os pontos indicados representam os respectivos centros de massa dos atletas, julgue os itens a seguir, considerando que a acelerao da gravidade igual nas situaes mostradas. 1) Desprezando-se as foras dissipativas, as trajetrias dos centros de massa dos atletas nos trs casos so parablicas. 2) O tempo durante o qual cada atleta permanece no ar diretamente proporcional acelerao da gravidade. 3) Se as massas dos trs atletas forem iguais e as trajetrias dos seus centros de massas forem idnticas, ento a energia mecnica total do atleta na figura I ser igual do atleta na figura II. 4) Na figura III, a trajetria da cabea do atleta uma parbola.

Editora Moderna Ltda.

T EMA

ESPECIAL

CENTRO DE MASSA

15

Testes Propostos
T.1 (ITA-SP) Dadas 3 partculas e suas respectivas posies, m(x; y), em que m a massa em quilogramas, x e y as posies em metros, tais que 2 (3; 6), 4 (4; 4), 2 (1; 2).
80
y (cm)

y (cm)

60
6

Disco 1 m1

Disco 2 m2

40
4 A B

20
D C E

Disco 4 m4 20 40

Disco 3 m3 60 80 x (cm)

x (cm)

Indique qual dos pontos do grfico representa o centro de massa do sistema. a) A b) B c) C


Editora Moderna Ltda.

d) D e) E T.2 (Vunesp-SP) Duas esferas homogneas, de raios R1 e R2 e massas m1 e m2, foram fixadas uma outra de modo a formar um sistema rgido, indicado na figura a seguir. T.4

A distribuio de massa em cada disco homognea. As coordenadas (x, y) do centro de massa desse conjunto de discos so dadas, em centmetros, pelo par ordenado: a) (40, 40) b) (20, 32) c) (20, 60) d) (40, 32) e) (40, 20) (FCMSC-SP) Na figura a seguir, C o centro de massa de um sistema constitudo por trs esferas (e1, e2 e e3 ) de mesma massa.
Y (cm)

5
O1 R1 m1 O2 m2 R2

4 3 2 e2 C

m Sendo R1 2R2 e m1 2 , o centro do sistema 2 assim constitudo encontra-se: a) no centro da esfera maior. b) no centro da esfera menor. c) no ponto de fixao das esferas. d) a meia distncia entre o centro O1 e o ponto de fixao. e) a meia distncia entre o centro O2 e o ponto de fixao.

1 0 1 2 3 4

e1

X (cm)

T.3

(UFC-CE) Quatro discos, 1, 2, 3 e 4, todos de mesmo raio R 20 cm, e de massas m 1 1 kg, m2 2 kg, m3 3 kg, e m4 4 kg esto arrumados no plano horizontal, xy, conforme mostra a figura a seguir.

A terceira esfera no aparece na figura. X e Y so eixos de um sistema de referncia. Quais so as coordenadas Xc e Yc do centro da esfera e3? (Os centros de massa das trs esferas esto contidos no plano XY.) a) Xc 5,0 e Yc 2,5 b) Xc 5,0 e Yc 2,5 c) Xc 2,5 e Yc 2,5 d) Xc 2,5 e Yc 2,5 e) Xc 2,5 e Yc 2,5

16
T.5 (Cesgranrio) Seis peas de um jogo de domin esto dispostas como na figura. Dos pontos indicados (F, G, H, I, J ) o que melhor localiza o centro de massa desse conjunto :
F G H I J

O S F U N DA M E N TO S
T.8

DA

FSICA

(UFPA) Um corpo esfrico de massa 6m rola sobre um plano horizontal sem atrito em direo a outro corpo esfrico em repouso e de massa m, com velocidade v constante. Quando os dois corpos esto separados por uma distncia d, o centro de massa do sistema estar situado a uma distncia da esfera maior dada por:
6m

m
Repouso

a) d) I e) J T.9 b)

d 11

c) d)

6d 7

e)

d 5

a) F T.6

b) G

c) H

d 9

d 7

(Uerj) A forma de uma raquete de tnis pode ser esquematizada por um aro circular de raio R e massa m1, preso a um cabo de comprimento L e massa m2. L e m1 m2, a distncia do centro de Quando R 4 massa da raquete ao centro do aro circular vale:
R 2 b) R

(UFPA) Na questo anterior a velocidade do centro de massa : a)

6v 7

d) e)

v 7

b) v c) T.10

7v 6

a)

c)

3R 2 d) 2R

v 6

T.7

(ITA) Uma bola de 0,50 kg abandonada a partir do repouso a uma altura de 25 m acima do cho. No mesmo instante, uma segunda bola, com massa de 0,25 kg, lanada verticalmente para cima, a partir do cho, com uma velocidade inicial de mdulo 15 m/s. As duas bolas movem-se ao longo de linhas muito prximas, mas que no se tocam. Adote g 10 m/s2 e despreze o efeito de resistncia do ar.
0,5 kg

(ITA) Uma haste rgida e de massa desprezvel possui presas em suas extremidades duas massas idnticas m. Este conjunto acha-se sobre uma superfcie horizontal perfeitamente lisa (sem atrito). Uma terceira partcula tambm de massa m e velocidade v desliza sobre esta superfcie numa direo perpendicular haste e colide com uma das massas da haste, ficando colada mesma aps a coliso.
m

25 m

Podemos afirmar que a velocidade do centro de massa vCM (antes e aps a coliso) bem como o movimento do sistema aps a coliso sero: vCM(antes) vCM(aps) 0
v 3 v 3 v 3

0,25 kg

a) b) c) d) e)

0 0 0
V 3 V 3

Movimento subseqente do sistema circular e uniforme. translacional e rotacional. s translacional. translacional e rotacional. s rotacional.

Aps 2,0 segundos, a velocidade do centro de massa do sistema constitudo pelas duas bolas tem mdulo igual a: a) 11 m/s, e dirigida para baixo. b) 11 m/s, e dirigida para cima. c) 15 m/s, e dirigida para baixo. d) 15 m/s, e dirigida para cima. e) 20 m/s, e dirigida para baixo.

Editora Moderna Ltda.

T EMA
T.11

ESPECIAL

CENTRO DE MASSA
T.13

17
(ITA) As massas m1 3,0 kg e m2 1,0 kg foram fixadas nas extremidades de uma haste homognea, de massa desprezvel e 40 cm de comprimento.
m1

(ITA) Nas extremidades de uma haste homognea, de massa desprez vel e comprimento L , acham-se presas as massas m1 e m2. Num dado instante, as velocidades dessas massas so, respectivamente, v1 e v2, ortogonais haste.
v1

L m1

m2
40 cm
v2

Seja vCM a velocidade do centro da massa, em relao ao laboratrio, e seja o mdulo da velocidade angular com que a haste se acha girando em torno de um eixo que passa pelo centro de massa. Pode-se mostrar que: vCM a)

m2 P

m1v 1 m2 v 2 m1 m2 m2 v 2 m1v 1 m1 m2 m1v 1 m2 v 2 m1 m2 m1v 1 m2 v 2 m1 m2 m1v 1 m2 v 2 m1 m2

v1 v2 L v2 v1 L v1 v2 L

b)

c)

Este sistema foi colocado verticalmente sobre uma superfcie plana, perfeitamente lisa, conforme mostra a figura, e abandonado. A massa m1 colidir com a superfcie a uma distncia x do ponto P dada por: a) x 0 (no ponto P ) b) x 10 cm c) x 20 cm d) x 30 cm e) x 40 cm T.14 Uma pedra est em repouso sobre uma superfcie horizontal perfeitamente lisa. Em seu interior h uma pequena bomba, que, ao explodir, estilhaa a pedra em trs pedaos de massas diferentes, que passam a deslizar sobre a superfcie horizontal. Nessas condies, aps a exploso, o que acontece com o centro de massa da pedra? a) Desaparece. b) Movimenta-se com velocidade do pedao de maior massa. c) Permanece em repouso. d) Movimenta-se com velocidade igual soma das velocidades escalares dos trs pedaos. e) Realiza MRU. (Fundao Carlos Chagas-SP) Um ncleo N desintegra-se em trs partculas: um novo ncleo N , um eltron e um neutrino. No h foras externas atuando. A velocidade do centro de massa N no instante que precedeu a desintegrao era igual a v, em relao ao sistema do laboratrio. Podese dizer que, em relao ao mesmo sistema: a) o centro de massa do sistema das trs partculas produzidas aps a desintegrao continua com a mesma velocidade e mesma trajetria que o centro de massa da partcula inicial N. b) a velocidade de N ainda v. c) as trajetrias descritas pelas trs partculas finais e pela inicial so sempre coplanares. d) n o h necessariamente conserva o da quantidade de movimento, antes e depois da desintegrao. e) nada do que se afirmou correto.

Editora Moderna Ltda.

d)

( v1 v2 ) L
( v1 v2 ) L

e)

T.12

(Fundao Carlos Chagas-SP) A figura abaixo representa um corpo B preso a um corpo A por intermdio de uma mola M.

A
M

T.15

O conjunto est preso ao teto por um fio f e o corpo B est oscilando verticalmente. Em determinado instante, o fio f arrebenta e o conjunto cai. Desprezando-se a resistncia do ar, podemos afirmar corretamente que, durante a queda, a) a velocidade do centro de massa do conjunto constante. b) a acelerao do centro de massa do conjunto constante. c) a quantidade de movimento do corpo A constante. d) a quantidade de movimento do corpo B constante. e) as aceleraes dos corpos A e B so constantes.

18
T.16 (F. M. Taubat-SP) Um objeto de massa M, inicialmente em repouso, explode em duas partes A e B, com massas de

O S F U N DA M E N TO S

DA

FSICA

1 2 e , respectivamente, da 3 3 massa do objeto inicial. Sabendo que a distncia entre elas em um instante t de 30 m, ento a distncia do corpo B ao ponto de exploso ser: a) 10 m c) 15 m e) n.d.a. b) 20 m d) 18 m

c) Somente a afirmativa III verdadeira. d) As afirmativas I e II so verdadeiras. e) As afirmativas II e III so verdadeiras. T.18 (F. M. Itajub-MG) Uma granada lanada com uma velocidade inicial v0 formando ngulo com a vertical, e, aps descrever a trajetria da figura, ela explode.
y v0

T.17

(U. E. Londrina-PR) Uma das armas utilizadas pela for as especiais dos Estados Unidos da Am rica e da Inglaterra contra as bases do Talib so os msseis Tomahawk. Esses msseis podem ser lanados de navios ou avies. Dirigidos por satlite, viajam a 880 km/h, podendo alcanar alvos situados a 1.600 km. Suponha que um desses msseis seja lanado do porta-avies USS Carl Vinson, situado no Golfo Prsico, em direo a uma base Talib situada em Shidand, e descreva uma trajetria parablica. Suponha tambm que esse mssil possua um sensor com o qual se pode explodi-lo no ar, de modo que ele se fragmente em pedacinhos pequenos, para evitar, por exemplo, que atinja indevidamente a populao civil. No caso de haver uma exploso como essa, no ar, e com respeito ao movimento do centro de massa dos fragmentos aps a exploso, considere as seguintes afirmativas, desprezando-se o efeito do ar: I. O centro de massa dos fragmentos continua descrevendo uma trajetria parablica, porque a exploso representa somente o efeito das foras internas. II. A energia mecnica no conservada, pois ela sofre um aumento, devido converso da energia qumica armazenada em energia mecnica; mas a resultante das foras externas e o movimento do centro de massa no se alteram. III. O centro de massa dos fragmentos no continua mais descrevendo uma trajetria parablica, pois a exploso far com que os fragmentos sigam trajetrias prprias. Aponte a alternativa correta. a) Somente a afirmativa I verdadeira. b) Somente a afirmativa II verdadeira.

Aps a exploso, o centro de massa dos fragmentos da granada descrever a trajetria: a)

b)

c)

d)

e)

Editora Moderna Ltda.

T EMA

ESPECIAL

CENTRO DE MASSA

19

Respostas
Tema especial Centro de Massa
Exerccios propostos
P.1 P.2 C (3 cm; 3,4 cm) a) AC 30 cm b) AC 20 cm c) AC 10 cm C (0, 25 cm) R 3 C 0, 3 yC h 2a b 3 ab
Rr 2(R 2 r 2 )
2

P.15 P.16 P.17 P.18 P.19 P.20 P.21

xC yC 27,5 50 xC yC 77,5 cm xC yC 20 20 xC yC 40 cm 28 cm 73 cm 28 cm 2L 9 a) 4,0 m/s a) b)

P.3 P.4

1 16 2

b) As velocidades das esferas A e B aps a coliso so respectivamente 3,5 m/s e 4,5 m/s. c) 4,0 m/s P.22 P.23 P.24 P.25 30 m/s 2,5 cm/s 6 cm Md Md 1-): correta. 2-), 3-) e 4-): erradas.

P.5

P.6

xC

yC 0 P.7 P.8
Editora Moderna Ltda.

0,74R a) b) 5,0 m/s 5,0 m/s a) b) 16 cm 60 cm zero; 150 m/s 100 m/s2
2

4,0 m/s 1,0 m/s

P.26

Testes propostos
T.1 b T.4 c T.7 c T.10 d T.13 b T.16 a T.2 c T.5 d T.8 d T.11 d T.14 c T.17 d T.3 d T.6 c T.9 a T.12 b T.15 a T.18 c

P.9 P.10 P.11 P.12 P.13 P.14

As partculas A e B colidiro a 4,0 cm da origem.

You might also like