You are on page 1of 30

1

A LINGUAGEM JURDICA E A COMUNICAO ENTRE O ADVOGADO E SEU CLIENTE NA ATUALIDADE


Suzana Minuzzi Reolon

RESUMO

O presente trabalho foi idealizado em funo de sua extrema relevncia para qualquer pessoa que pretenda ingressar no mundo jurdico. So apresentadas questes bsicas a respeito da linguagem jurdica e de como se d a comunicao no meio jurdico, especialmente a realizada entre o advogado e seu cliente na atualidade. Como a partir desse primeiro contato entre o advogado e seu cliente que nasce uma pretenso a uma atividade jurisdicional, importante que seja estabelecido entre eles uma compreenso de parte a parte. E o principal instrumento para que essa comunicao seja concretizada de uma forma eficaz, pode-se dizer que depende da habilidade do advogado em fazer uso de sua principal ferramenta que a palavra. Para isso, foram abordadas de uma forma geral, questes relativas linguagem e comunicao, tendo em vista uma abordagem mais especfica relativa ao processo de comunicao entre o advogado e seu cliente.

Palavras-chave: Linguagem Jurdica. Comunicao Jurdica. Entrevista com o Cliente. Juridiqus.

_________________________
1 Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito parcial para obteno do grau de Bacharel em Cincias Jurdicas e Sociais pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Aprovao, com grau mximo, pela banca examinadora composta pelo orientador Prof. Moacir Costa de Arajo Lima, Prof. Joo Carlos Krahe e Prof. lvaro Vincius Paranhos Severo, em 17 de novembro de 2010.

1 INTRODUO

O Direito a cincia social que est presente no cotidiano da vida das pessoas, mesmo que elas no percebam: seja na hora do nascimento de uma vida humana, seja quando faz uma compra numa loja, seja quando paga seus impostos, seja quando ocorre um acidente de trnsito, seja quando h uma briga entre vizinhos, seja na hora da morte de um ente querido, apenas para exemplificar. Dependendo do acontecimento, este ser encaixado em algum ou alguns dos ramos do Direito.

Direito,

por

ser

uma

cincia

interdisciplinar

que

se

comunica

principalmente com a filosofia, a sociologia, a poltica, a tica, a linguagem dentre outras, torna-se um elemento de evoluo da prpria histria de um pas. Da a importncia do conhecimento e de toda uma postura dos operadores do direito, como protagonistas deste processo de evoluo.

O principal instrumento que o advogado vai usar para se comunicar a linguagem, sua nica arma para que possa concretizar seu conhecimento e interagir com seus clientes e tambm com os demais operadores do Direito. A linguagem utilizada pelo advogado, por ser muito tcnica, pode dificultar a comunicao entre o advogado e seu cliente, pois o cliente, nem sempre, ou na maior parte das vezes, tem qualquer conhecimento jurdico (e nem deve ter, por isso contrata um advogado). O advogado, por sua vez, pode no perceber que a comunicao est falhando ou mesmo no est acontecendo. Este trabalho no tem a pretenso de esgotar o assunto, mas pretende fazer uma anlise de alguns principais pontos para que a comunicao seja um pouco mais efetiva entre os operadores do direito, especialmente entre o advogado e seu cliente, ponto de partida da maior parte das lides.

No se pode perder de vista que o cliente de um advogado pode ser uma pessoa natural, com o mais variado grau de instruo e de entendimento a respeito do mundo, como tambm uma pessoa jurdica, tambm com uma variedade infinita de caractersticas prprias, de acordo com a rea de atuao no mercado. Claro que, mesmo sendo uma pessoa jurdica, ser representada tambm por uma

pessoa natural, que trar toda uma bagagem de conhecimento bastante diversificada. Mais uma vez, o papel do advogado torna-se complexo justamente por essa necessidade de interao com um pblico que pode variar bastante em seu aspecto social, cultural, econmico e poltico.

Desta forma, os operadores do Direito, desde o incio da sua formao, devem dar uma ateno especial ao estudo da nossa Lngua Portuguesa, para que haja uma contribuio efetiva no sentido de que o Direito seja um pouco mais acessvel a todos. Os estudantes de Direito, unidos com suas entidades formadoras tem essa responsabilidade, uma vez que faz parte do papel desses profissionais, como transformadores da sociedade, se fazerem entender por todos.

Este trabalho foi dividido em trs partes para facilitar a abordagem do assunto. A primeira delas vai falar sobre a linguagem jurdica, focando especialmente o Portugus Jurdico, mostrando alguns conceitos importantes a respeito de linguagem e suas peculiaridades no contexto do Direito. Outro ponto interessante o uso do vocabulrio jurdico em que o uso excessivo de determinados termos tcnicos acabam levando o profissional do Direito ao no entendimento pelo seu pblico - o to conhecido juridiqus. Logo em seguida, feita uma abordagem a respeito dos nveis de linguagem. O ltimo assunto desta parte sobre a funo da linguagem jurdica para os operadores do Direito, completando, dessa forma, o que pode ser entendido como algumas noes bsicas sobre linguagem jurdica.

Na segunda parte, passa-se ao estudo de alguns pontos sobre comunicao que mostraro a importncia do tema no mundo jurdico. O significado da semitica e os elementos da comunicao sero apresentados sob uma viso mais ampla num primeiro momento para em seguida mostrar como se d o processo da comunicao l na tica dos operadores do Direito.

Por ltimo, e no menos importante, est a parte ldica, digamos assim, do trabalho, pois so colocados alguns exemplos do que encontrado no mundo jurdico atual, onde ficam evidentes as dificuldades no uso da linguagem. So alguns exemplos prticos do que deve (ou no deve) fazer um operador do direito

para simplificar a linguagem, sem abrir mo da qualidade tcnica do trabalho.

2 LINGUAGEM JURDICA

2.1 PORTUGUS JURDICO

2.1.1 Conceitos

A nossa Lngua Portuguesa uma lngua muito rica em recursos, talvez resida a toda a dificuldade em utiliz-la, seno em toda a sua potencialidade, pelo menos no que se fizer necessrio em cada caso. Para o Direito, especialmente, isso se faz indispensvel - O Direito , por excelncia, entre as que mais o sejam, a cincia da palavra. Mais precisamente: do uso dinmico da palavra.1

Inicialmente, conveniente esclarecer o significado de alguns conceitos que sero teis para o entendimento de como funciona uma linguagem. Estes conceitos sero utilizados no decorrer do trabalho. seguintes:
LINGUAGEM um sistema de signos utilizados para estabelecer uma comunicao. A linguagem humana seria de todos os sistemas de signos o mais complexo. Seu aparecimento e desenvolvimento devem-se necessidade de comunicao dos seres humanos. Fruto de aprendizagem social e reflexo da cultura de uma comunidade, o domnio da linguagem relevante na insero do indivduo na sociedade. [...] A LINGUAGEM VERBAL uma faculdade que o homem utiliza para exprimir seus estados mentais por meio de um sistema de sons vocais denominado lngua. Esse sistema organiza os signos e estabelece regras para seu uso. Assim, pode-se afirmar que qualquer tipo de linguagem desenvolve-se com base no uso de um sistema ou cdigo de comunicao, a lngua. A LINGUAGEM uma caracterstica humana universal, enquanto a LNGUA a linguagem particular de uma comunidade, um grupo, um povo. SISTEMA uma organizao que rege a estrutura de uma lngua. [...]

Tais conceitos so os

LNGUA um cdigo que permite a comunicao, um sistema de signos e combinaes. Ela tem carter abstrato e dispe de um sistema de sons, e concretiza-se por meio de atos de fala, que so individuais. Assim, enquanto a lngua um conjunto de potencialidades dos atos de fala, esta
1

XAVIER, Ronaldo Caldeira Xavier. Portugus no Direito: Linguagem Forense. Rio de Janeiro: Forense, 2002. p. 1.

5 (ou discurso) um ato de concretizao da lngua. [...] A FALA anterior escrita, mas tem, atravs dos tempos, sido relegada a uma condio de inferioridade por causa das circunstncias modernas em que informaes e documentos escritos constituem o mundo das relaes humanas e de produo. [...] As caractersticas diferenciadoras entre LNGUA e FALA so: a lngua sistemtica, tem certa regularidade, potencial, coletiva; a fala assistemtica, nela se observa certa variedade, concreta, real, individual. [...] A NORMA varia segundo a influncia do tempo, espao geogrfico, classe social ou profissional, nvel cultural do falante. A diversidade das normas, visto que h tantas quanto os indivduos, no afeta a unidade da lngua, que contm a soma de todas as normas. [...] A LNGUA PORTUGUESA, portanto, um sistema lingstico que abrange o conjunto das normas que se concretiza por meio dos atos individuais de fala. Ela um dos sistemas lingsticos existentes dentro do conceito geral de lngua e compreende variaes diversas devidas a locais, fatores histricos e socioculturais que levam criao de variados modos de usar a lngua. [...] NORMA um conjunto de regras que regulam as relaes lingsticas. A norma sofre afrontas ou contrariada devido a vrios fatores: alteraes devidas s classes sociais diferentes, alteraes devidas aos vrios indivduos que utilizam a lngua.2

O homem pode se comunicar pela forma verbal e/ou no verbal. Para a forma verbal a linguagem oral torna-se ponto crucial; a forma no verbal pode ocorrer de vrias formas, como por exemplo, a linguagem corporal (exemplos: o testemunho de surdos-mudos pela mmica; a falsidade de um depoimento pode revelar-se at mesmo pela transpirao, pela palidez ou simples movimento palpebral) e a linguagem do vesturio (exemplo: a toga uma informao que indica a funo exercida pelo juiz e a cor negra sinaliza seriedade e compostura que devem caracteriz-lo).3

De acordo com o que foi visto acima, pode-se depreender que quando um advogado est diante de seu cliente, todas essas formas de linguagem esto acontecendo ao mesmo tempo, para ambas as partes. Isso tudo ocorre em apenas alguns minutos de conversa. Soma-se a isso, claro, a situao social, econmica e cultural de cada um.
2

MEDEIROS, Joo Bosco; TOMASI, Carolina. Portugus Forense: a produo de sentido. So Paulo: Atlas, 2004. p. 17-21. DAMIO, Regina Toledo; HENRIQUES, Antonio. Curso de Portugus Jurdico. So Paulo: Atlas, 2000. p. 18-19.

2.1.2 Vocabulrio Jurdico

Mais uma vez, saber expressar-se no Direito de suma importncia. E atravs das palavras que o profissional do Direito ir formular o pedido do seu cliente, formando o pensamento atravs das palavras adequadas conjugadas ao seu conhecimento visando satisfao das necessidades do seu cliente. Para isso, contudo, h que se fazer uso, muitas vezes, de um vocabulrio preciso. Saber utilizar a palavra de acordo com o contexto uma arte. E o advogado, mais que qualquer um deve aprender a domin-la.

Uma das formas mais utilizadas pelo homem para que a comunicao seja realizada a palavra. E atravs da palavra que a linguagem se estabelece.
Seja como for, o homem, animal falante que , em seus trs nveis de manifestao - como humanidade, como comunidade e como indivduo est indissoluvelmente ligado ao fenmeno da linguagem. Ignorar-lhe a importncia no querer ver. O pensamento e seu veculo, a palavra, privilegiam o homem na escala zoolgica e o fazem exceler entre todos os seres vivos. Oxal saiba ele usar proficiente e dignamente esse dom da evoluo criadora, pois o poder da palavra a fora mais conservadora que atua em nossa vida,

assim coloca o autor Ronaldo Caldeira Xavier.4

Desta forma, a palavra e o Direito esto umbilicalmente ligados. O Direito a cincia da palavra. Para o advogado dir-se- agora, a palavra seu carto de visita.5 A palavra o meio pelo qual o profissional de Direito realiza vrias atividades tais como: peticionar, contestar, apelar, arrazoar, inquirir, persuadir, provar, tergiversar, julgar, absolver ou condenar. Assim, o advogado dever ter cuidado com os vocbulos com que lida na advocacia. Exemplos em que se percebe que h sutis diferenas semnticas para um profissional do direito e onde o emprego comum no consegue ver essas diferenas, tais como: domiclio, residncia e habitao diferem juridicamente entre si, tal como posse, domnio ou

4 5

XAVIER, Ronaldo Caldeira Xavier. Portugus no Direito. Rio de Janeiro: Forense, 2003. p. 9. Ibid., p. 10.

propriedade;

observar,

ainda,

que

decadncia,

prescrio,

precluso

e
6

perempo, embora assemelhadas no sentido, no querem dizer a mesma coisa.

Reafirmando o valor e a importncia da palavra na vida de um operador do direito, especialmente para um advogado:
Jamais, como em Direito, o conhecido refro popular te pego pela palavra teve tantos foros de verdade. Em qualquer causa, especialmente naquela onde houver incerteza quanto deciso, a experincia recomenda cautela na escolha das palavras, para que o feitio no vire contra o feiticeiro....7

Ainda deve-se acrescentar:


Inquestionavelmente a seleo do termo exato economiza o precioso tempo que se perde em discusses bizantinas; fatores conjunturais, no entanto, interferem no sentido de que no se cristalize em esteretipos imutveis a linguagem jurdica. Se assim fosse, ela estaria fadada a parar no tempo, sendo mais til nas vitrinas empoeiradas de um museu. Entre os referidos fatores est principalmente o progresso natural de outras cincias sociais, o qual determina a mudana de enfoque na abordagem dos problemas tradicionais, trazendo novas achegas, tanto doutrina do Direito quanto ao seu vocabulrio. Esse caldeamento, alis, deveras auspicioso, porque producente e por obrigar a um contnuo esforo de atualizao, assegurando a perene importncia social do advogado.8

A semntica uma parte da lngua que estuda o significado das palavras, seja a significao em determinado momento ou estado das palavras na lngua (exemplo: bicha - em Portugal e em So Paulo: significa fila; em vrios lugares do Brasil tem o sentido de lombriga, fogo de artifcio que volteia rapidamente pelo cho, efeminado etc.); seja em relao s mudanas de significao por que passam as palavras no decurso do tempo (exemplo: tratante - outrora: pessoa encarregada de fazer tratos, de cuidar de alguma coisa; hoje: velhaco, trapaceiro).

Por fim, a funo das palavras transmitir um sentido, sob pena de elas no terem razo de existir. A significao associa um ser, um fato, uma idia um

6 7 8

XAVIER, 2003, p. 11. Ibid., p. 11 Ibid., p. 12

signo capaz de evoc-los.9

2.1.3 Nveis de Linguagem

De posse desses conceitos, um breve comentrio sobre os nveis de linguagem faz-se necessrio.

As formas lingsticas podem sofrer variaes, as quais so chamadas de variantes. Exemplos dessas variantes podem ser lngua padro e lngua nopadro; linguagem culta ou padro e linguagem popular ou subpadro; dentre outros.

J
As variaes extralingsticas ocorrem devido a fatores: - sociolgicos: variaes originadas por idade, sexo, profisso, nvel de estudo, classe social, raa; - geogrficas: compreendem variaes regionais. Indivduos de diferentes regies tendem a apresentar diversidade no uso da lngua, particularmente com relao ao vocabulrio e expresses idiomticas; - contextuais: envolve assunto, tipo de interlocutor, lugar em que a comunicao ocorre, relaes que unem interlocutores.10

Uma breve anlise dos nveis de linguagem, feitas por Joo Bosco Medeiros e Carolina Tomasi em sua obra Portugus Forense - a produo de sentido11 vale a pena ser visitada. Os autores colocam que importante o estudo dos nveis de linguagem para o quotidiano de um profissional do Direito. Diante disso, estabelecem trs nveis de linguagem, a saber: nvel culto, nvel comum e nvel popular.

O Nvel Culto normalmente utilizado por intelectuais, diplomatas e cientistas, especialmente na forma escrita. Na forma de lngua oral, utilizado em discursos de cerimnias ou em situaes formais, tais como julgamentos em tribunais. O vocabulrio usado diversificado e a sintaxe complexa. Faz parte do nvel culto a linguagem tcnica e cientfica; a variante de linguagem burocrtica; e
9

XAVIER, 2003, p. 12 MEDEIROS; TOMASI, 2004, p. 25. 11 MEDEIROS; TOMASI, 2004, p. 25.
10

a linguagem profissional.

A linguagem tcnica e cientfica muito prxima do nvel culto, fazendo uso de uma linguagem com vocabulrio especfico de determinado ofcio ou profisso.

A variante de linguagem burocrtica pode ser entendida como sendo a utilizao de expresses excessivamente tcnicas, de jarges, de perfrases, com excesso de formalidade. Exemplo disso o to conhecido juridiqus, utilizado por muitos profissionais da rea do Direito.

J a linguagem profissional, tambm dentro do nvel culto, utiliza expresses especficas de determinada rea do conhecimento.

O Nvel Comum, dizem os autores, tem uma linguagem sem formalidades e requintes gramaticais.

Por ltimo, o Nvel Popular apresentado como uma variante espontnea e descontrada, cujo objetivo a comunicao clara e eficaz. Como dizem os autores:
... funcional, sobretudo, porque se vale de outros meios de expresso que no as palavras, como, por exemplo, a entonao, na linguagem oral. Tal variante lingstica distancia-se da normatividade gramatical. Ela compreende: (a) vocabulrio pobre ou restrito; (b) construes que se afastam do padro gramatical ou simplificao sinttica (utilizao de variantes no admitidas pela gramtica, como: pega ele, namora com, ou mistura de pronomes pessoais, possessivos e de tratamento - tu e voc, Sr. e V.Sa., teu e seu, - ausncia de rigor quanto concordncia verbal (eles foi); (c) repeties freqentes; (d) uso de gria ou de linguagem obscena; (e) redundncias.12

Na comunicao do advogado com seu cliente, podem estar presentes todos esses nveis da linguagem ao mesmo tempo. Da a importncia do conhecimento do advogado a respeito da linguagem.

2.2 A FUNO DA LINGUAGEM JURDICA PARA OS OPERADORES DO DIREITO

12

MEDEIROS; TOMASI, 2004, p. 35.

10

Toda profisso tem sua linguagem prpria, com caractersticas que so peculiares, e que todo e qualquer membro pertencente a ela adota naturalmente no seu exerccio. A linguagem para o advogado, no entanto, tem um significado muito mais contundente, uma vez que a linguagem o instrumento de trabalho para o advogado. Saber fazer uso desse instrumento na medida adequada bastante difcil para o profissional do Direito.

Como diz Moreno e Martins:


Para o advogado, entretanto, tudo linguagem: esse o nico instrumento de que ele dispe para tentar convencer, refutar, atacar ou defender-se. Tambm na linguagem que se concretizam as leis, as peties, as sentenas ou as mais nfimas clusulas de um contrato - que no passam, no fundo, de normas peculiares de textos que o advogado ter de redigir ou interpretar. O profissional do Direito, desse modo, precisa conhecer os principais recursos do idioma.13

O advogado, mais do que qualquer operador do Direito, deve procurar melhorar seu vocabulrio, procurando utilizar sempre o termo mais adequado a cada situao, impedindo, assim, que haja entendimentos muito discrepantes do que pretendia fosse o entendimento:
A linguagem jurdica exige que os termos estejam sempre em seus devidos lugares, ou seja, empregados especificamente para a situao determinada. H de se destacar que um repertrio verbal preciso e tecnicamente adequado somente se adquire ao longo de muitas pesquisas e leituras jurdicas, vivncia nas lides forenses. Os termos jurdicos adquirem contedo semntico prprio e o emprego de sinnimos pode alterar o sentido e desvirtuar a expresso legal.14

O advogado deve ater-se ao vocabulrio empregado, uma vez que, em muitos casos, certos termos utilizados na linguagem geral tm significados bem mais especficos na linguagem jurdica, podendo, dentro de um contexto, no caso, de um processo, tomar rumos bem diferentes. Disso pode depender o sucesso ou o fracasso de uma pretenso jurisdicional:
Devido dependncia que h entre o Direito e a linguagem, a eficcia
13

14

MORENO, Cludio; MARTINS, Tlio. Portugus para convencer: comunicao e persuaso em Direito. So Paulo: tica, 2006. p. 10. SYTIA, Celestina Vitria Moraes; FABRIS, Srgio Antnio (Ed.). O Direito e suas Instncias Jurdicas. Porto Alegre, 2002. p. 23.

11 deste decorre do aperfeioamento da estrutura lingstica. Os vocbulos tcnicos e a linguagem precisa exercem a funo de contribuir para a compreenso do Direito e para a eficcia do ato da comunicao jurdica.15

Existem palavras ou expresses do vocabulrio comum, usadas no seu sentido geral: rvores e frutos pendentes; espao areo.

Existem palavras ou expresses do vocabulrio comum, usadas com sentido jurdico: estado de necessidade, legtima defesa.

Existem

palavras

expresses

provenientes

de

outras

cincias,

empregadas nos cdigos: molstia transmissvel; entorpecentes; gestantes.

Existem vocbulos de sentido estritamente jurdico: anticrese; usufruto; comodato.

Um pequeno comentrio a respeito da lgica jurdica se faz necessrio. O Direito, sendo uma cincia jurdica e social, num primeiro momento, parece estar desprovido da lgica formal. No bem assim, pois os princpios da lgica esto presentes na formao do pensamento jurdico, e fica evidente na hora da construo da comunicao jurdica, em que so primordiais a clareza, a coerncia e objetividade de expresso, seja ela oral ou escrita.

necessrio que seja feito um esclarecimento bsico a respeito de como se d o raciocnio lgico:
A partir de uma afirmao inicial - dada como premissa - procede-se ao encadeamento lgico das idias. A premissa deve partir de uma verdade universal, aceita por todos, e deve apresentar argumentos aparentemente irrefutveis e incontestveis, tendo por objetivo convencer. Alcana-se, assim, o que constitui um silogismo, ou seja, um raciocnio no qual de duas proposies - coisas - decorre uma terceira. Das duas primeiras proposies infere-se uma terceira, que encerra a concluso do raciocnio. , portanto, argumentao final que se prope o silogismo. A primeira proposio chame-se premissa maior; a segunda, premissa menor; e a terceira, concluso. A isto se chama de silogismo perfeito. Exemplo: Premissa maior Todo cidado brasileiro tem direito ao ensino gratuito assegurado pela Constituio Federal Brasileira.
15

Ibid., p. 24.

12 Premissa menor Ora, Paulo cidado brasileiro. Concluso Logo, Paulo tem direito ao ensino gratuito assegurado pela Constituio Federal Brasileira.16

Este um exemplo muito simples apenas para mostrar que o raciocnio lgico est presente, e muito, na rotina de trabalho dos profissionais do Direito.

Na verdade, nas situaes prticas so encontradas questes bem mais complexas, o que vai requerer uma habilidade em lidar com a lgica, juntamente, claro, com o conhecimento jurdico do profissional.

Dessa forma, para que o advogado exera satisfatoriamente a sua profisso, necessrio que domine minimamente o vocabulrio especializado, que tenha habilidade em conhecer e utilizar os recursos expressivos do idioma.

Desenvolvendo, ao longo de sua vida, o seu prprio estilo, que deve primar pela clareza, preciso e objetividade.

3 COMUNICAO

3.1 A SEMITICA E OS MODELOS DE COMUNICAO

3.1.1 Elementos da Comunicao

Os elementos da comunicao so conhecidos empiricamente por todos, pois, todas as pessoas se comunicam entre si, querendo ou no. Mesmo um silncio pode dizer muito mais do que um grande discurso ou que qualquer palavra.
A comunicao a nica forma de sobrevivncia social, o prprio fundamento da existncia humana, solidificada pela cooperao e pela coexistncia. o instrumento que possibilita e determina a interao social; o fato marcante atravs do qual os seres vivos se encontram em unio com o mundo. Sem o sopro da comunicao no h cultura.17

16 17

SYTIA; FABRIS, 2002, p. 27-28. GONALVES, Wilson Jos. Comunicao Jurdica: perspectiva da semitica. Campo Grande: UCDB, 2002. p. 9.

13

A linguagem o elo que une todas as matrias que se relacionam com o Direito. Por ter esta caracterstica de interdisciplinariedade, a linguagem o instrumento de trabalho mais importante para o advogado. atravs da linguagem que o advogado deve entender o que dito por seu cliente, deve traduzir isso para o mundo jurdico, e, alm disso, criar e manter uma relao de confiana entre ele e seu cliente. Deve tambm manter seu cliente informado sobre seu processo.

Por isso a comunicao assume tamanha relevncia, pois nada disso se realiza sem ela. Para que haja uma noo mais clara do assunto, a anlise de como funciona o esquema comunicacional se faz necessrio. Para isso, ser utilizado um esquema comunicacional em que aparecem os elementos da comunicao.

De acordo com Wilson Jos Gonalves: O esquema comunicacional a representao grfica e espao-temporal que delimita e indica os elementos componentes do ato de comunicar.18

atravs deste esquema que so mostrados os seis elementos que compem o esquema da comunicao, a saber:
Emissor: o sujeito que elabora e disponibiliza a mensagem. o remetente. Na dimenso jurdica, o sujeito ativo (autor) que provoca a mquina judiciria; O receptor: o destinatrio da mensagem elaborada e emitida pelo emissor do ato de comunicar. Situa-se no plo passivo, recebe a mensagem. provocado em sua conduta; A mensagem: consiste no contedo que se deseja transmitir, atravs de signos, smbolos, cones e demais elementos significativos, ao receptor; O canal de comunicao: o elemento que conduz, transmite a mensagem. o meio que possibilita a transmisso e fluxo da mensagem; O cdigo: a conveno pr-determinada ou definida (a lngua, por exemplo), pelo emissor e receptor, de modo a permitir a compreenso no plano da decodificao da mensagem. O cdigo tem a funo de viabilizar a unidade comunicacional, a padronizao sgnia. O referente: constitudo pelos dados e contexto, oferecendo, no momento da comunicao, percepes influenciadas pelos objetos reais, situao do local, sensibilidade do receptor e outras circunstncias que permeiam a comunicao.19

18 19

GONALVES, 2002, p. 20. Ibid., p. 20.

14

Para facilitar o entendimento, h um esquema grfico que mostra cada elemento da comunicao e a relao entre eles.

Figura 1 - Esquema Comunicacional20

Observa-se atravs do esquema, que todo o fenmeno jurdico em qualquer dimenso que possa vir a ter, esses elementos interagem conjuntamente para formar a estrutura do pensamento, tornando possvel uma perfeita comunicao e sua utilizao no mundo jurdico.

Ser interessante ver-se a aplicao prtica desses elementos, ou seja, do esquema da comunicao no exemplo a seguir:
No requerimento a seguir (petio), podem-se mostrar os elementos da comunicao. Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito de ... Eutansio Boamorte, brasileiro, solteiro, R.G. n ........................................ Decorador, residente na Rua B, n 16, Jardim Mascote, vem requerer seja expedida ordem de Habeas Corpus a favor de Asnsio da Silva pelas seguintes razes: 1. Asnsio da Silva foi preso no dia 10 do fluente ms, na Rua B, n 17 (Jardim Mascote), por agentes policiais, constando ter sido conduzido para a Delegacia do 38 Distrito Policial. 2. A priso ilegal, pois no ocorreu em flagrante delito e no houve mandado de priso. 3. O auto de priso em flagrante, alm de indevido, nulo, pois o detido menor de vinte e um anos e no lhe foi nomeado curador no momento da lavratura do auto. 4. Os casos em que algum pode ser preso esto disciplinados na lei e na Constituio. Qualquer priso fora dos casos legais permite a impetrao de Habeas Corpus. 5. Em face desta ilegalidade requer digne-se Vossa Excelncia concederlhe a ordem pedida e determinar o relaxamento da priso do paciente. So Paulo, 10 de julho de 1993. a. Eutansio Boamorte Obs.: Os nomes Eutansio Boamorte e Asnsio da Silva so de Pedro
20

Ibid., p. 21.

15 Nava. Elementos da comunicao: Emissor - o autor do requerimento, Eutansio Boamorte; ele o destinador, o produtor, a fonte da mensagem. Receptor - o Juiz de Direito; a mensagem lhe enviada; ele o destinatrio. Mensagem - coao ilegal. Canal - no caso, o canal a folha, o papel em que se faz o requerimento. O Habeas Corpus pode ser impetrado por telefone ou telegrama; ento o canal poder ser o telefone ou o telegrama. Cdigo - a linguagem verbal: escrita em lngua portuguesa. Referente - ato prisional.21

3.1.2 O Ato Comunicativo Jurdico

Para que ocorra o ato comunicativo, necessrio que haja a colaborao de todas as partes envolvidas, dentro do limite e da possibilidade de cada um. Mesmo assim, a maior responsabilidade cabe ao profissional do Direito, que deve estar melhor preparado para que a comunicao seja realmente efetiva e o entendimento seja natural.

Desta forma,
O emissor possui o pensamento e busca a expresso verbal para faz-lo conhecido no mundo sensvel (direo onomasiolgica); o receptor possui a expresso verbal e caminha em direo ao pensamento, com o propsito de compreender a mensagem (direo semasiolgica).22

A linguagem, como forma de expresso do pensamento, funciona como o instrumento mediador de todas as relaes sociais, em todos os nveis, que acabam tendo a funo de contribuir para a diversificao e evoluo da linguagem.
No mundo jurdico, o ato comunicativo no pode enfrentar solta o problema da diversidade lingstica de seus usurios, porque o Direito uma cincia que disciplina a conduta das pessoas, portanto, o comportamento exterior e objetivo, e o faz por meio de uma linguagem prescritiva e descritiva. Assim, quando os interesses se mostram conflitantes, ou numa ao humana fere os valores da norma jurdica, exigindo reparao dos mesmos, forma-se a lide (litem > lite > lide = conflito), criando um novo centramento na relao entre os interlocutores processuais: a polmica. No confronto de posies, a linguagem torna-se mais persuasiva por
21 22

DAMIO; HENRIQUES, 2000, p. 21-22, grifo do autor. DAMIO; HENRIQUES, 2000, p. 26.

16 perseguir o convencimento do julgador que, por sua vez, resguarda-se da reforma de sua deciso, explicando, na motivao da sentena, os mecanismos racionais pelos quais decide. O ato comunicativo jurdico no se faz, pois, apenas como linguagem enquanto lngua (conjunto de probabilidades lingsticas postas disposio do usurio), mas tambm, e essencialmente, como discurso, assim entendido o pensamento organizado luz das operaes do raciocnio, muitas vezes com estruturas preestabelecidas, e. g., as peas processuais.23

Continuam:
Embora o estatuto do pensamento jurdico no seja a Lgica Formal, no pode prescindir das regras do silogismo lgico. As partes processuais organizam suas opinies com representao simblica que possa ser aplicada ao mundo real, demonstrando a possibilidade de correspondncia entre motivo e resultado.24

Percebe-se que est presente muita lgica no trabalho dos operadores do Direito. Na verdade, a linguagem jurdica utiliza os princpios da lgica clssica para a organizao do pensamento, embora o estatuto do pensamento jurdico no seja a lgica formal, fazendo uso sim das regras do silogismo lgico. Esta lgica encontrada na construo do ato comunicativo jurdico porque exige a construo de um discurso de convencimento, calcado a partir dos dados adquiridos pelo advogado, desde a primeira entrevista com o cliente, com o objetivo de organizar sua opinio com a representao simblica a fim de que seja aplicada no mundo dos fatos, demonstrando a possibilidade de correspondncia entre motivo e resultado.

3.2 A COMUNICAO JURDICA Diante de todas essas informaes, falta ainda uma explicao sobre o processo de comunicao jurdica, uma vez que a linguagem jurdica requer, dentre outras caractersticas, o domnio da linguagem atravs do correto uso da linguagem. Veja-se o quadro a seguir:

23 24

Ibid., p. 26. DAMIO; HENRIQUES, 2000, p. 26.

17

Figura 2 - O processo comunicativo e os conceitos lingsticos bsicos25

Primeiramente, o emissor faz uma associao livre de idias para s depois formar o pensamento. Qualquer assunto a respeito do qual o emissor queira expressar-se, ele pensa livremente, com idias soltas.

A partir da:
Possuindo o pensamento, ainda que desorganizado, o emissor busca a expresso, por meio de rigoroso roteiro onomasiolgico (nome dado atividade de codificao da mensagem) compreendendo as seguintes perguntas: a. Quem sou eu, emissor? Dependendo do papel social, a codificao deve direcionar a mensagem e selecionar o vocabulrio, e. g., a linguagem do Promotor de Justia diferente da utilizada pelo advogado de defesa. b. O que dizer? Estabelecer com conciso, preciso e objetividade as idias a serem codificadas imprescindvel no discurso jurdico. c. Para quem? No perder de vista a figura do receptor fundamental. Seria impertinente ao advogado explicar, pormenorizadamente, um conceito simplista de direito, em sua petio dirigida ao Juiz, como se lhe fosse possvel ensinar o padre-nosso ao vigrio. d. Qual a finalidade? O emissor nunca pode perder de vista o objeto comunicativo, pois, dependendo de seu desiderato, ir escolher idias e palavras para expressa-las. e. Qual o meio? Quando o profissional de Direito peticiona, empregando a lngua escrita, deve cuidar esmeradamente da lngua-padro, organizando com preciso lgica seu raciocnio, com postura diferente daquela utilizada perante um Tribunal do Jri, ocasio em que a linguagem h de colorir e enfatizar a argumentao.26

Um exemplo prtico do que foi dito anteriormente apresentado para mostrar como de fato ocorre a formao do pensamento do emissor.
Imagine-se que um estudante de Direito tenha que elaborar redao sobre o menor abandonado.
25 26

Ibid., p. 28. DAMIO; HENRIQUES, 2000, p. 28.

18 Em primeiro lugar, dever pensar livremente sobre o assunto, cogitando sobre todas as idias associativas. Depois, dever retirar delas as idias que possam expressar seu plano redacional de acordo com o roteiro onomasiolgico. Assim, no pode ignorar que, sendo estudante de Direito, deve ter preocupao com enfoque jurdico. Tambm, deve fixar a idia central que pretende trabalhar, e. g., a delinqncia infanto-juvenil. As idias sero selecionadas de acordo com o interesse do receptor, e. g., professor de Direito Penal. A proposta temtica indica a finalidade textual, e. g., discutir a antecipao, ou no, da maioridade penal. Deve, ainda, o redator empregar a lngua culta, indispensvel ao discurso escrito dissertativo-argumentativo. Diante desse roteiro, o emissor busca a expresso, discurso sintaticamente organizado.27

Este roteiro (denominado onomasiolgico) feito por qualquer pessoa, mesmo sem se dar conta. Sempre, antes de se expressar esse processo ocorre automaticamente na mente das pessoas, variando, apenas, na riqueza das idias que iro variar de acordo com a bagagem de conhecimento e de vivncia de cada indivduo.

Para o receptor tambm h um roteiro (denominado semasiolgico) em que, a partir da expresso do emissor, recebe e tenta compreender o pensamento do emissor, julgando-o e avaliando-o. Assim, pode-se concluir que ningum consegue interpretar sem antes compreender, muito menos ter uma viso crtica a respeito dos fatos. Por isso uma boa formao lingstica desde os mais tenros anos imprescindvel para que se formem cidados no sentido de formadores de opinio, alm de servirem como elementos de mudana e evoluo da sociedade.

3.3 O ADVOGADO E O USO DA LINGUAGEM NO DIREITO

3.3.1 A Linguagem e a Redao como Parte da Advocacia

Durante a formao acadmica de um advogado so apresentados a ele todo um conhecimento jurdico a respeito do conjunto de sistema normativo, do ordenamento jurdico e seu funcionamento, juntamente com as trocas havidas entre ele o mundo exterior a ele. Dessa forma, vai se formando uma massa de conhecimento que servir mais adiante como instrumento de trabalho. De nada
27

Ibid., p. 29.

19

adianta, porm, se o advogado no conseguir expressar de uma forma clara e concisa as suas idias e seu conhecimento jurdico. A forma como o advogado ir se expressar poder variar, pode ser verbalmente - numa entrevista com seu cliente, numa defesa de jri, nas alegaes finais orais do processo penal - ou por escrito - numa petio inicial, numa contestao, num pedido qualquer necessrio num processo. Mas em qualquer dos casos, o conhecimento jurdico ser trazido tona atravs da sua expresso, que se d por meio da linguagem jurdica.

O que importa que o advogado se d conta da importncia que tm o uso da linguagem adequada no seu trabalho, tendo em vista que seria interessante que desenvolvesse um estilo prprio de expresso. No precisa ser - no deveria ser rebuscado, nem prolixo. Deve refletir o seu conhecimento, que deve ser bem aplicado a cada caso concreto, para garantir o sucesso de sua pretenso.

Para concluir,
[...] e as novas geraes de advogados saibam que, para exercer a profisso, alm das qualidades morais e intelectuais, faz-se necessrio um requisito que, de to essencial, parece desprezvel: o conhecimento do vernculo, dos seus recursos e de sua importncia na atividade jurdica, nas lides processuais, na luta pela defesa da liberdade, dos bens e direitos humanos.28

Atualmente, as pessoas lem pouco, ou mal, e cada vez se escreve menos. A decadncia do ensino, em todos os nveis algo preocupante. E nesse contexto atual que o estudante de Direito est inserido. Muitas faculdades no do a devida importncia para o estudo da Lngua Portuguesa nos cursos de Direito. O que uma lstima diante da relevncia do conhecimento da linguagem como forma de demonstrar a competncia jurdica. possvel fazer uma comparao grosseira: a mesma coisa que uma pessoa ter conhecimento sobre determinado assunto, mas no poder se expressar em funo do desconhecimento do idioma do pas em que se encontra. Se, falar na questo de que como possvel um perfeito entendimento jurdico, se h evidente deficincia no conhecimento bsico da lngua? Na verdade, fica comprometido desde o entendimento a respeito dos conceitos bsicos do Direito at a sua aplicao ao caso concreto.
28

SILVA, Luciano Correia da. Manual de Linguagem Forense. So Paulo: Edipro, 1991. p. 13.

20

Como diz o Advogado e Professor de Portugus Luciano Correia da Silva:


[...] a decadncia de um povo comea pelo empobrecimento de sua lngua. No podem imaginar, por ignorncia ou m-f, que, sem a palavra, falada ou escrita, bem-lanada, correta e precisa, no h advocacia que merea esse nome. Pelo contrrio, quem no sabe escrever, quem no sabe ler, no deveria advogar. Onde falta o conhecimento do vernculo, o domnio da linguagem, falece tambm, geralmente a competncia jurdica e se abre caminho para a chicana, o calo e a alicantina, que so os canaiscomuns da mediocridade, ou a bajulao e a subservincia autoridade judiciria ou ministerial.29

3.3.2 Entrevista com o Cliente

A entrevista com o cliente um dos momentos mais importantes na vida do advogado porque desse primeiro contato que haver ou no a formao de todo o caminho a ser seguido no mundo jurdico. Do entendimento que o advogado tiver dos dados fornecidos (ou no) de seu cliente depender o sucesso (ou no) da pretenso do cliente diante do sistema judicirio. Da a importncia da qualidade da comunicao entre o advogado e seu cliente. Comunicao esta que, alm de ser eficiente, deve ser eficaz tambm.

O que deve ficar claro tambm, que nesse primeiro contato que o advogado vai conseguir a credibilidade necessria perante seu cliente. nesse momento que o cliente passa a confiar em seu advogado, ou no.

Como nesse momento que o advogado vai captar a alma de seu cliente, o advogado precisa ser principalmente bom ouvinte e saber anotar o que importante, formulando perguntas de modo a obter todos os dados que forem necessrios para a resoluo da questo. Para isso, algumas regras bsicas podem ser seguidas com o fim de facilitar este to importante momento.
Regras e procedimentos no ato comunicacional: a) Certifique-se de que o local da entrevista no ter perturbaes e interrupes (telefone, celulares, secretrias etc.); b) Prepare o ambiente com caf, gua etc., de modo que haja um certo conforto e tranqilidade;
29

Ibid., p. 13.

21 c) Pea ao cliente que conte o que aconteceu, a princpio, de forma genrica; d) Anote (ou grave com a devida permisso do cliente - o gravador pode trazer inibio ao cliente); e) Observar como o cliente narra os fatos. Se rico em detalhes ou omitindo pormenores (roupa, hora etc.), se h ou no seqencialidade temporal e espacial, como eram o cenrio, pessoas, coisas e fatos ocorridos ao mesmo tempo do acontecido; f) Observar se h convico do cliente em relao ao fato e como ele vem sendo narrado; g) Finalizada a narrativa do cliente, o profissional deve retomar suas anotaes verificando e questionando os pontos obscuros e fundamentais; h) Questionar como se pode provar o alegado (elementos probatrios); i) Questionar acerca dos detalhes, quando omissos; j) Retomar certas passagens de modo a certificar ou confirmar a firmeza da narrativa; l) Fazer as demais perguntas que o caso exigir ou forem pertinentes; m) Questionar sobre a vida pregressa em relao ao fato (buscar causas: se forem vizinhos, amigos etc.). O perfil e crculo de amizades ou de locais que freqenta etc..30

Alm dessas regras, o advogado deve, no momento em que estiver anotando o que o cliente est falando, ir formulando perguntas de modo a conseguir o maior nmero de dados possveis a respeito do fato ocorrido. Isso porque, normalmente, o cliente comea sua narrativa de modo desordenado e at meio sem nexo. O papel do advogado ir montando a histria contada pelo seu cliente, para depois, fazer a anlise da questo de direito.

Para que haja a compreenso jurdica do fato, o advogado precisa entender bem o que aconteceu e compreender bem o que pretende seu cliente. Provavelmente o advogado far uma pesquisa para ver qual a melhor abordagem jurdica referente ao caso explanado. Ento, a partir da descrio dos fatos que ser qual o direito a ser aplicado, possibilitando o devido enquadramento jurdico da questo.

O advogado tambm deve tentar colocar numa seqncia narrativa lgica. Observar se h ou no logicidade na seqncia dos fatos narrados; se h contradies ou contrariedades e ainda se h coerncia nos fatos narrados.

Ir associando para cada fato um meio de prova ou confirmao do que foi alegado tambm muito importante.
30

GONALVES, 2002, p. 21.

22

Ao fim da entrevista com o cliente, o advogado deve colocar qual ser possvel soluo a ser tomada, procurando explicar os fatos narrados dentro da perspectiva do direito, tentando fazer-se entender de uma forma clara, e, para isso, novamente se faz necessrio a utilizao de uma linguagem jurdica com o uso de termos acessveis para que haja o perfeito entendimento por parte do cliente.

Nesse momento, o advogado faz um papel de quase tradutor para seu cliente. O cliente deve ficar preparado tambm a respeito das possibilidades existentes a respeito do seu possvel processo, no sentido de que no existem milagres. colocar seu cliente dentro da realidade jurdica dos fatos.

bom tambm que o advogado no se esquea de combinar com seu cliente sobre as questes referentes aos custos da demanda e aos seus honorrios. Quanto mais claro ficar isso para o cliente, menor ser a probabilidade de desentendimentos futuros. Normalmente o instrumento utilizado um contrato, que serve para garantir a proteo dos interesses tanto por parte do cliente quanto por parte do advogado.

4 QUANDO O TECNICISMO IMPEDITIVO DA COMINICAO

4.1 A IMPOSSIBILIDADE DE COMUNICAO DERIVADA DO USO DA LINGUAGEM EXCESSIVAMENTE ESOTRICA

Na linguagem jurdica o advogado pode e deve utilizar termos tcnicos, uma vez que at enriquecem o texto, alm de mostrar objetividade no seu contedo, at porque, como diz um antigo ditado jurdico: o que no est nos autos no est no mundo.

O advogado tem a rdua tarefa de se expressar corretamente e procurar resolver suas deficincias, pois a linguagem deficiente duramente punida em juzo. O advogado pode perder o processo, obter apenas parte do que esperava ou nem sequer ser compreendido. No h uma segunda chance, pois a coisa julgada

23

imutvel.31

Nem sempre o advogado atinge o objetivo de se fazer entender. Na maior parte das vezes porque tentou fazer uso de termos antiquados e em desuso, tentou utilizar figuras de linguagem extravagantes, e, principalmente, utilizou palavras fora de seu contexto mdio de compreenso, no entendidas pela maioria das pessoas, com o objetivo de criar um discurso ou texto muito empolado, pomposo. Isso o que se chama de juridiqus. O termo juridiqus empregado num sentido negativo.

Tanto assim que, em 2005, a Associao dos Magistrados do Brasil (AMB) promoveu uma Campanha pela Simplificao do Juridiqus numa tentativa de estimular o uso de uma linguagem mais clara, curta e direta em todo o mbito jurdico. Mesmo assim, esta simplificao est bem longe de se tornar realidade.

Como diz o advogado paulista Pedro Leal Fonseca em seu artigo publicado recentemente:
O compromisso com a clareza (to necessria ao convencimento) parece no existir por parte de muitos. Ao nos depararmos com frases longas e truncadas, que dificultam a leitura, temos duas opes: pular a frase para a prxima ou voltar, reler e tentar compreender. O que faria um juiz estafado, depois de um dia inteiro de audincias e com vrios pleitos para apreciar? Arrisco-me a dizer que, salvo raras excees, qualquer um de ns pularia a frase complicada sem maiores cerimnias.32

Em relao a um texto escrito ainda se tm a possibilidade de escolha entre pular a frase complicada ou tentar entend-la, mas na comunicao verbal, uma das possibilidades pode ser que, o receptor pea para repetir, uma ou duas vezes (porque mais do que isso pode pegar mal); outra, que seria bastante preocupante, que o receptor ache que entendeu certo, quando, na verdade, houve um entendimento equivocado.

A utilizao por parte dos operadores do direito de uma linguagem jurdica


31 32

MORENO; MARTINS, 2006, p. 23. FONSECA, Pedro Leal. Falta de clareza em textos faz juiz pular pargrafos. Revista Consultor Jurdico, 31 mar. 2010. Disponvel em: <http://www.conjur.com.br/2010-mar-31/falta-clarezatextos-juridicos-faz-juiz-estafado-pular-paragrafos>. Acesso em: 14 out. 2010.

24

livre do juridiqus pode trazer benefcios para toda a sociedade, num sentido de aproximar a populao do entendimento da matria jurdica, alm de contribuir para a to sonhada celeridade nos processos judiciais, ampliando a visibilidade do judicirio frente sociedade.

Um exemplo de tentativa de aproximar o Direito da populao a Cartilha Legal criada pelo judicirio do Rio de Janeiro. Essa Cartilha Legal foi criada por um grupo de juzes visando a atingir o objetivo (in)formador , traduzindo o juridiqus . Utilizando para isso, personagens de Monteiro Lobato e levados televiso por Geraldo Cas, a cartilha tornou-se uma ferramenta de trabalho til para todos os demais programas do judicirio.

Mrcio Barbosa Maia, em seu artigo publicado em maio desse ano, exemplifica uma situao em que o juridiqus impede o entendimento do que dito:
Um conhecido conto popular retrata que um ladro foi surpreendido pelas palavras de Rui Barbosa ao tentar roubar galinhas em seu quintal: - No o interpelo pelos bicos de bpedes palmpedes, nem pelo valor intrnseco dos retrocitados galinceos, mas por ousares transpor os umbrais de minha residncia. Se foi por mera ignorncia, perdo-te, mas se foi para abusar da minha alma prosopopia, juro pelos taces matablicos dos meus calados que dar-te-ei tamanha bordoada no alto da tua sinagoga que transformarei sua massa enceflica em cinzas cadavricas. O ladro, todo sem graa, perguntou: - Mas como , seu Rui, eu posso levar o frango ou no?.33

4.2 EXEMPLOS DE EXCESSOS DA LINGUAGEM JURDICA 4.2.1 Muitas Ocorrncias Diferentes para um Mesmo Termo Para visualizar claramente como ocorre o juridiqus, um exemplo pode ser encontrado no site <http://www.paginalegal.com/categoria/juridiques>, em que foram encontradas 23 palavras/expresses para designar uma petio inicial.
Pequena relao de 23 expresses que tm o mesmo significado: - pea atrial; - pea autoral;
33

MAIA, Mrcio Barbosa. Rui Barbosa, o ladro de galinhas e o juridiqus. Revista Consultor Jurdico, 23 maio 2010. Disponvel em: <http://www.conjur.com.br/2010-mai-23/rui-barbosa-ladraogalinhas-juridiques-decano-unb>. Acesso em: 14 out. 2010.

25 - pea de arranque; - pea de ingresso; - pea de intrito; - pea dilucular; - pea exordial; - pea gnese; - pea inaugural; - pea incoativa; - pea introdutria; - pea ovo; - pea preambular; - pea prefacial; - pea preludial; - pea primeva; - pea primgena; - pea prodrmica; - pea proemial; - pea prologal; - pea prtico; - pea umbilical; - pea vestibular.34

E sabe-se que o Cdigo de Processo Civil, em seu artigo 282, chama simplesmente petio inicial, essa pea com que se inicia uma ao

4.2.2 Juridiqus versus Portugus

A seguir sero mostradas diversas frases escritas em juridiqus e a sua correspondente num portugus mais claro e direto.
No juridiqus: Com espia no referido precedente, plenamente afincado, de modo consuetudinrio, por entendimento turmrio iterativo e remansoso, e com amplo supedneo na Carta Poltica, que no preceitua garantia ao contencioso nem absoluta nem ilimitada, padecendo ao revs dos temperamentos constritores limados pela dico do legislador infraconstitucional, resulta de meridiana clareza, tornando despicienda maior perorao, que o apelo a este Pretrio se compadece do imperioso prequestionamento da matria abojada na insurgncia, tal entendido como expressamente abordada no Acrdo guerreado, sem o que estril se mostrar a irresignao, inviabilizada ab ovo por carecer de pressuposto essencial ao desabrochar da operao cognitiva. No portugus: Um recurso, para ser recebido pelos tribunais superiores, deve abordar matria explicitamente suscitada pela instncia inferior ao julgar a causa. Isso no ocorrendo, ser pura e simplesmente rejeitado, sem exame do mrito da questo. No juridiqus: V. Ex. data mxima vnia no adentrou s entranhas meritrias doutrinrias e jurisprudenciais acopladas na inicial, que caracterizam, hialinamente, o dano sofrido. No portugus: V. Ex. no abordou devidamente a doutrina e a jurisprudncia citadas na inicial, que caracterizam, claramente, o dano
34

GUSTAVO, Paulo. Petio Inicial. 20 set. 2008. Disponvel em: <http://www.paginalegal.com/ categoria/juridiques>. Acesso em: 19 out. 2010.

26 sofrido.35

4.2.3 Anlise de um Caso Concreto

Anlise de um caso concreto, retirado da obra Portugus para Convencer, do autor Cludio Moreno.
Vamos analisar uma situao concreta, rotineira na vida forense, em que um bom advogado no encontraria maior dificuldade em obter um bom resultado. Augusto entra em juzo contra seu vizinho Germano, alegando, em linhas gerais, que este lhe esbulhou uma parte de seu terreno onde existe um crrego com gua potvel e um abrigo para vacas leiteiras. Pede liminarmente a reintegrao de posse, dizendo que houve violncia, que a invaso se deu durante a noite - clandestinamente, portanto - e que isso est lhe trazendo crescentes prejuzos. Em sua petio inicial, seu advogado explica os fatos e, entre outros argumentos, justifica, a partir dos prejuzos, a necessidade de obter jurisdio de urgncia. Voc vai ver, a seguir, trs verses do pargrafo final dessa petio, redigidas em trs estilos diferentes. Em nosso exemplo, a matria de fato clara, existe base legal para o pedido e a soluo simples. Contudo, isso no basta; voc pode pr tudo a perder se no souber se expressar. Estilo superado pretensioso Destarte, como coroamento desta pea-ovo emerge a premente necessidade de jurisdio fulminante, aqui suplicada a Vossa Excelncia. Como visto nas razes suso expostas com pueril singeleza, ao alvedrio da lei e com a repulsa do Direito, o energmeno passou a solitariamente cavalgar a lei, este animal que desconhece, cometendo toda sorte de maldades contra a propriedade deste que vem s barras do Tribunal. Conspurcou a boa gua e lanou ao lu os referidos mamferos. Os cnones civis pavimentam a pretenso sumria, estribada no Livro das Coisas, na Magna Carta, na boa doutrina e nos melhores arestos deste sodalcio. Urge sejam vivificados os direitos fundamentais do Ordenamento Jurdico, espeque do petitrio que aqui se encerra. O apossamento solerte e belicoso deve ser sepultado ab initio e inaudita altera parte, como corolrio da mais ldima Justia. Como voc pde ver, o texto confuso (os cnones civis pavimentam a pretenso sumria, lanou ao lu os referidos mamferos), utiliza palavras antiquadas (suso, alvedrio, sodalcio) e fora do contexto (energmeno, maldades, espeque), alm de bizarras figuras de linguagem (cavalgar a lei, pea-ovo). O autor adota um tom dramtico e inadequado (jurisdio fulminante, aqui suplicada...) e esquece o principal: os fatos e o Direito no so enfatizados. O final da leitura um verdadeiro alvio para o leitor. No pense que este texto foi retirado de algum pergaminho empoeirado da Torre do Tombo, em Portugal, redigido por um escrivo do sculo XIV. Ainda hoje so incontveis os profissionais que se esforam por escrever nessa linguagem ultrapassada e artificial, pensando ser a maneira adequada de um advogado se expressar - e ficariam extremamente orgulhosos se pudessem produzir uma pea de gosto to duvidoso como essa. Em suma: como no sabem escrever bem, pensam que podem suprir a deficincia escrevendo difcil. Acredite: ainda encontramos textos como o do exemplo em muitos processos.
35

ARRUDO, Bias. Juridiqus no Banco dos Rus. Revista Lngua, ano 1, n. 2, 2005. Disponvel em: <www.revistalingua.com.br>. Acesso em: 19 out. 2010.

27 As palavras antiquadas e fora do contexto, o tom dramtico e a redao confusa deixam os fatos e o Direito em segundo plano. Estilo moderno e pretensioso O acima explicitado leva inequvoca concluso de que a reintegrao de posse imperativo de Justia, tanto que flagrante o prejuzo econmico e as gravssimas implicaes de todas as ordens a gravar o requerente e sua famlia, em evidente afronta Constituio Federal e s mais elementares normas do nosso Direito positivo. O postulante se encontra privado do precioso lquido, e seu rebanho, sem paradeiro. A doutrina e a jurisprudncia evidenciam o bom Direito aqui buscado e a conduta abusiva, violenta e clandestina da parte requerida. Aprova est feita, quer no plano adjetivo, quer no substantivo, sendo irrefutvel dentro da Cincia do Direito. A posse anterior decorrente do domnio resta indiscutvel. Os prejuzos so incalculveis e a cada instante se avolumam, pelo que, em sede de jurisdio sumria, impende seja concedida a liminar, como manifestao concreta da melhor Justia. Nesta segunda verso, o autor procura fugir ao estilo antiquado, mas ainda est muito preso ao que chamamos, pejorativamente, de juridiqus. Por causa disso, seu texto pouco claro (quer no plano adjetivo, quer no plano substantivo), no d nfase ao principal (s na metade do pargrafo que ele vai informar que a conduta foi violenta e clandestina), emprega linguagem desigual (rebanho sem paradeiro, implicaes de todas as ordens a gravar o requerente), usa expresses vazias de contedo (Cincia do Direito, manifestao concreta da melhor Justia) e frases excessivamente longas. Mas, como voc ver a seguir, o sucesso de quem escreve ser compreendido por quem l. Estilo moderno e adequado Do que foi exposto acima, conclui-se que os fatos narrados nesta petio inicial so incontroversos e esto provados sumariamente por meio de documentos aqui juntados. Tanto o Cdigo Civil como a Constituio da Repblica contm regras claras que protegem a propriedade, observada sua funo social - ou seja, exatamente a hiptese deste processo. Como nos ensinam a melhor doutrina e a jurisprudncia, o pedido em exame contm todos os elementos que determinam a concesso imediata da reintegrao de posse: h interesse econmico, os fatos esto provados e o direito do autor indiscutvel. A gua potvel existente no local est sendo poluda e as vacas leiteiras ficaram ao desabrigo, pelo que os prejuzos so evidentes. Assim, pede a concesso da liminar, por sem medida de direito e de Justia. As diferenas so evidentes: o texto claro para qualquer leitor de nvel mdio, as frases so curtas, os adjetivos esto empregados de maneira adequada. A lei, a doutrina e a jurisprudncia so referidas com preciso, a redao destaca que houve prova dos fatos (so incontroversos e esto provados sumariamente) e o pedido certo (reintegrao preliminar). Em suma, foi dito tudo o que precisava ser dito, num pargrafo que, apesar de tcnico, tem uma leitura agradvel e ser facilmente entendida pelo leitor. Essa a maneira como um advogado deve escrever. A redao clara e precisa, a exposio organizada dos fatos e do Direito e o pedido bem formulado so fundamentais para o xito de um processo judicial.36

4.2.4 Frases e Expresses em Juridiqus

Agora, algumas frases pinadas de processos:


... desvestido de supedneo jurdico vlido o pedido feito.
36

MORENO; MARTINS, 2006, p. 12-15, grifo do autor.

28 [...] O Excelso Pretrio sempre chama a si a colmatagem e superao das lacunas, omisses e imperfeies da norma fundamental. [...] Indefiro a liminar porque, sem ela, a segurana no ser ineficaz. [...] Com tal proceder, tisnou vrias regras insculpidas no caderno repressor. [...] O alcndor Conselho Especial de Justia, na sua apostura irrepreensvel, foi correto e acendrado em seu decisrio. certo que o Ministrio Pblico tem o seu lambel largo no exerccio do poder de denunciar. Mas nenhum labu o levaria a pouso cinreo se houvesse acolitado o pronunciamento absolutrio dos nobres alvarizes de primeira instncia. [...] - O vetusto vernculo manejado no mbito dos excelsos pretrios, inaugurado a partir da pea ab ovo, contaminando as splicas do petitrio, no repercute na cognoscncia dos freqentadores do trio forense.37

Expresses e palavras que fazem a pompa do jargo do Direito:


ABROQUELAR: fundamentar. APELO EXTREMO: Recurso extraordinrio. AREPAGO: Tribunal. AUTARQUIA ANCILAR: Instituto Nacional de Previdncia Social - INSS. CARTULA CHQUICA: Folha de talo de cheques. COM ESPEQUE NO ARTIGO: Com base no artigo. COM FINCAS NO ARTIGO: Com base no artigo. COM SUPEDNEO NO ARTIGO: Com base no artigo. ESTRIBADO NO ARTIGO: Com base no artigo. CONSORTE SUPRSTITE: Vivo (a). DIGESTO OBREIRO: Consolidao das Leis do Trabalho - CLT. DIPLOMA PROVISRIO: Medida provisria. ERGSTULO PBLICO: Cadeia. ESTIPNDIO FUNCIONAL: Salrio. EGRGIO PRETRIO SUPREMO: Supremo Tribunal Federal - STF. EXCELSO SODALCIO: Supremo Tribunal Federal - STF. PRETRIO EXCELSO: Supremo Tribunal Federal - STF. EXORDIAL: Pea ou petio inicial. PROLOGAL: Pea ou petio inicial FULCRO: Fundamento. INDIGITADO: Ru. PEA INCOATIVA: Pea ou petio inicial. PEA-OVO: Pea ou petio inicial. PEA VESTIBULAR: Pea ou petio inicial. PETIO DE INTRITO: Pea ou petio inicial. RES IN JUDICIO DEDUCTA: Petio inicial. PEA INCREPATRIA: Denncia. PROEMIAL DELATRIA: Denncia. REMDIO HERICO: Mandado de segurana. VISTOR: Perito.38

37 38

ARRUDO, 2005. Ibid.

29

5 CONCLUSO

O presente trabalho nasceu da percepo da importncia do conhecimento da adequada aplicao da Lngua Portuguesa no mbito das atividades desenvolvidas pelos profissionais do Direito. Mais do que em qualquer outra profisso, o correto uso da linguagem para esses profissionais imprescindvel.

Durante a formao acadmica do estudante de Direito, a idia dessa importncia j deveria estar presente, o que nem sempre ocorre. Na maior parte das vezes o estudante encontra dificuldades em se expressar, no conseguindo identificar o motivo pelo qual isso acontece. Ele deve atentar para o fato de que pode haver uma deficincia nessa rea j de longa data. papel, primeiramente, do prprio acadmico, tentar sanar essas lacunas, procurando aprimorar os seus conhecimentos. O papel da faculdade o de alertar o estudante para a importncia desse assunto, proporcionado atividades para que se possa desenvolver essa habilidade.

Quando h uma formao deficiente neste aspecto, provavelmente haver deficincia na prpria aplicao do direito tambm. Assim, h a formao de profissionais que, intencionalmente ou no, fazem uso da linguagem como forma de exerccio de poder, uma vez que acreditam que se o fato de os outros no o entenderem bom. Ou ento, usam essa forma de se expressar para tentar esconder o desconhecimento a respeito de determinados assuntos. Isso contribui para a imagem existente a respeito dos advogados sobre o fato de serem os advogados seres arrogantes e no confiveis. O que contribui para a formao desta imagem tambm o uso de uma linguagem exagerada e rebuscada que dificulta a compreenso pelas pessoas que no so da rea jurdica.

Por ser a linguagem, mais especificamente, a palavra, o principal instrumento de trabalho de qualquer operador do Direito, no se pode perder de vista o principal objetivo desse operador no desempenho de suas atividades, qual seja, o de, por sua vez, servir de instrumento para a realizao da prestao jurisdicional. Para isso, deve o profissional do Direito, alm de possuir o conhecimento na rea jurdica que se expressa atravs da linguagem jurdica, ter

30

claro em sua mente a responsabilidade que tem em todo esse processo diante da sociedade.

O conhecimento de sua lngua pelo seu povo, em especial pelo profissional do Direito, uma demonstrao de amor e respeito ptria que deve ser estimulada desde a infncia. Isso contribuir, no futuro, para a formao de cidados ativos para o exerccio de seus direitos, possibilitando, assim, um caminho mais seguro para o desenvolvimento e amadurecimento de um pas democrtico to sonhado por todos os brasileiros.

You might also like