You are on page 1of 14

Direito do Trabalho Mnimo

Mario Paiva

Direito do Trabalho Mnimo Por: Mario Antonio Lobato de Paiva ________________________________

Direito do Trabalho Mnimo


O trabalho no pode ser uma lei sem ser um direito Victor Hugo Mrio Antnio Lobato de Paiva (*)

Sumrio : I- Introduo II- A realidade atual III- Flexibilizao e Desregulamentao IV- Papel do Estado V- Direito do Trabalho da Classe Dominante VI- O Direito da Vida; VII- Direito do Trabalho Mnimo; VIII- Concluso.

(*) Mrio Antnio Lobato de Paiva advogado-titular do escritrio Paiva Advocacia; Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Par; membro da Union Internationale des Avocats sediado en Pars, Francia; integrante de la Red Mexicana de Investigadores del Mercado Laboral; colaborador da Revista do Instituto Goiano de Direito do Trabalho; Revista Forense; do Instituto de Cincias Jurdicas do Sudeste Goiano e Revista de Jurisprudncia Trabalhista "Justia do Trabalho"; Colaborador da Revista Sntese Trabalhista; Colaborador do Boletim Latino-americano da Concorrncia; Autor de diversos artigos e dos livros " A Lei dos Juizados Especiais Criminais" editora forense, 1999 e A Supremacia do advogado em face do jus postulandi, editora LED, 2000. ________________________________________________________________ Endereo para Correspondncia: Paiva Advocacia- escritrio Travessa Frutuoso Guimares n 300, Ed. Ana Cristina, 1 andar. Fone: 984-48-44 e 223-92-93, e-mail: malp@interconect.com.br e Home-Page: http://www.netcie.com.br/advocacia

Direito do Trabalho Mnimo Por: Mario Antonio Lobato de Paiva ________________________________

I- Introduo

O Direito Laboral possui, a princpio, como sustentculo, o amparo aos trabalhadores e a consecuo de uma igualdade substancial e prtica para os sujeitos envolvidos. Trata-se de uma ramificao do Direito essencialmente relacionado as convenes coletivas de trabalho marcadamente aderentes realidade, do que resulta tambm um especial dinamismo. O Direito do Trabalho est intensamente exposto instabilidade das flutuaes da poltica. Nascido numa poca de prosperidade econmica, caracterizada por certa estabilidade das relaes jurdicas, concebeu-se a interveno do Estado como um meio de elaborar uma legislao detalhada das condies de trabalho, com vistas a forar os atores sociais a buscarem a soluo dos seus conflitos. O resultado dessa interveno a caracterstica bsica da regulamentao das relaes de trabalho; a heteroregulao, que provoca a rigidez da legislao. No entanto, as persistentes crises contemporneas tm tido um abalo particularmente destrutivo sobre o emprego (gerando o desemprego em massa), pondo em causa o modelo tradicional do Direito do Trabalho, tal como foi sendo construdo na sua poca urea, em particular nos anos sessenta. Esse modelo de Direito do Trabalho, assegurando um acrscimo de tutela dos trabalhadores, tem sido acusado de constituir fator de rigidez do mercado de emprego e da alta de custo de trabalho, e, nessa medida, de contribuir para o decrscimo dos nveis de emprego e conseqente estmulo ao desemprego.

Direito do Trabalho Mnimo Por: Mario Antonio Lobato de Paiva ________________________________

II- A realidade atual A realidade atual no mais a mesma dos anos 60. O Brasil, no sendo a exceo perante a organizao mundial, sofreu verdadeiras alteraes no mercado de trabalho psguerra e no nvel de desemprego e desestabilizao da economia, propiciando o surgimento do chamado mercado informal de trabalho que, em regra, constitudo pela fora de trabalho dita excedente, em funo da pequena oferta de empregos.

Dados estatsticos apontam um ndice altssimo da populao economicamente ativa, que integra este setor produtivo. H que se levar em considerao a crise econmica dos anos 80, provocada pelo choque dos preos do petrleo que atingiu uma gama de pases na Europa,e, assim como no Brasil, provocou o surgimento de novas formas de contratao geradoras de relaes de trabalho atpicas. Assim, o contrato por tempo determinado deixou de ser exceo, admitindo-se vrios contratos intermitentes, de temporadas, contratos de formao, contratos de estgio, e antecipou aposentadorias. em virtude dessa realidade atuante do desemprego, em contraposio rigidez da legislao, que semeou-se na Europa um movimento de idias em torno dos institutos da flexibilizao e desregulamentao, que no dia-a-dia angaria novos pensadores, especialistas e principalmente os operadores do Direito do Trabalho.

Direito do Trabalho Mnimo Por: Mario Antonio Lobato de Paiva ________________________________

III- Flexibilizao e Desregulamentao

As estatsticas oficiais escondem uma brutal queima de empregos de qualidade na indstria e nos bancos - compensados parcialmente pela "gerao" de empregos precrios no comrcio e nos servios. Entretanto, de acordo com critrios mais adequados realidade brasileira (PED), em julho de 1994, data da implantao do Real, a taxa de desemprego era de 14,5% (segundo dados do Seade / Dieese), correspondendo a 1,15 milho de desempregados somente na Grande So Paulo. Passados quase trs anos (maio/97), a taxa de desemprego de 16% (Seade / Dieese), correspondendo a 1,387 milho de desempregados nesta regio. Se projetarmos essa taxa de desemprego (aberto e oculto) para todo o Pas, os desempregados somariam mais de 11,5 milhes, lanados mais cruel excluso social.

Diante desta deplorvel situao pensamos que o Direito do Trabalho brasileiro deve se adaptar ao novos tempos pois, persiste, h mais de cinqenta e cinco anos, marcado pelo forte intervencionismo estatal, refletindo o autoritarismo da poca em que foi gerado, pomposo, complexo s vezes obscuro, preponderantemente constitudo de normas de ordem pblica, tendo contribudo para o imobilismo empresarial e estmulo a especulao financeira, inclusive com a aplicao de capital estrangeiro. Este quadro torna-se obsoleto na medida que, atualmente, novas condies de vida, novos os desafios apresentados , novos problemas a enfrentar, com isso impossvel pretender que continue o Direito do Trabalho a desempenhar o mesmo papel, por mais eficiente que outrora se tenha apresentado, uma vez que, continuar com a mesma armadura protetora Estatal seria conden-lo a ineficcia.

Direito do Trabalho Mnimo Por: Mario Antonio Lobato de Paiva ________________________________

A legislao do trabalho tem que estar mais aberta economia e s necessidades de adaptao conjuntural, assiste-se ao fim do sempre mais , isto , da crena do progresso social ilimitado e sem recuos . pelo acrscimo de regalias para os trabalhadores. Na verdade a conjuntura tem forado os trabalhadores a suportarem condies de trabalho menos favorveis e - aqui e alm- a verem retiradas conquistas que se pensava estarem solidamente implantadas. Fala-se ao mesmo tempo, de desregulamentao, ou seja, da progressiva supresso de regras imperativas, como o correspondente alargamento da liberdade de estipulao. Verifica-se um significativo recuo da fora imperativa das leis do trabalho, admitindo-se que as convenes coletivas as adaptem com vista a setores ou empresas em crise. Em suma, a legislao do trabalho dever estar mais aberta economia e s necessidades de adaptao conjuntural. No fundo, a lgica dos ciclos econmicos a repercutir os seus efeitos no funcionamento dos sistemas de proteo dos trabalhadores.

Direito do Trabalho Mnimo Por: Mario Antonio Lobato de Paiva ________________________________

IV- Papel do Estado Na importante questo que envolve a definio do papel do Estado nas relaes trabalhistas da sociedade contempornea, parece fundamental admitir que a reduo do tamanho do Estado no pode torn-lo incapaz de mediar os conflitos, sob pena de deixar a grande maioria dos trabalhadores sem qualquer defesa completamente dominada pelos grandes grupos econmicos e financeiros , que tm no lucro o nico objetivo de suas aes.

Esses fenmenos (desregulamentao e flexibilizao) correspondem apenas, a um novo esprito do Estado menos centralizado, mais abertos aos grupos naturais e mais preocupado com a eficcia e bem estar da comunidade como um todo e no apenas de um parcela de privilegiados.

Temos, assim, a firme convico de que a flexibilizao e a desregulamentao apresentam-se como mecanismos teis de desenvolvimentos das relaes laborais e que precisam ser bem utilizados e compreendido por todos os atores sociais. Estes referidos mecanismos devero assim, ter de prioridade poltica, associada a opo por executar um conjunto de polticas e aes capazes de aliar a estabilidade com crescimento e incluso social.

Direito do Trabalho Mnimo Por: Mario Antonio Lobato de Paiva ________________________________

V- Direito do Trabalho da Classe Dominante Utilizando dos ensinamentos do Desembargador Jos Liberato da Costa Pvoa podemos dizer que a lei no foi feita para beneficiar o povo ou o trabalhador e guardar um equilbrio social, pois inobstante seja ela aprovada por representante do povo, na verdade, criada por uma elite que no est preocupada com seus representados, mas apenas com a manuteno dos privilgios da prpria elite, pouco lhe importando a quantas anda o povo; ainda assim, as leis so fruto da vontade dos detentores do poder, criadas em funo de seus prprios interesses. Desde Salomo, passando por Dracon e outros, o fardo da lei sempre foi mais pesado para os pobres e para os escravos. Marx j dizia que O Direito a vontade, feita lei, da classe dominante, atravs de seus prprios postulados ideolgica . L na antigidade, Trasmaco dizia que a Justia, base do Estado e das aes do cidado, consiste simplesmente no interesse do mais forte.

Sempre foi assim, e continua (r) sendo, qualquer que seja o regime, at mesmo aqueles em que os operrios chegaram ao poder, pois, uma vez alojados comodamente no topo da pirmide, tratam logo de criar leis, no para a defesa dos idias que os levaram ao mundo, mas apenas para se manterem e, se possvel, perpetuarem-se no poder. Citando Hobbes, no a sabedoria que faz a lei, mas a autoridade, e se porventura so os sbios que a elaboram, certo de que esto a servio dos que dominam. em parte assim tambm com o Direito do Trabalho, como pudemos constatar na leitura do livro Conveno Colectiva entre as fontes de Direito do Trabalho do jurista lusitano Jos Barros Moura, onde demonstra que este direito til a burguesia que, obviamente, nunca desejou um direito de proteo dos trabalhadores. Sua estratgia de fazer concesses polticas com vistas reduzir as tenses sociais retirando fora luta de classes. As coisas so bem mais complexas pois este direito favorece a concentrao

Direito do Trabalho Mnimo Por: Mario Antonio Lobato de Paiva ________________________________

capitalista agindo sobre as condies da concorrncia com o que beneficiam setores mais fortes e aptos da classe dominante em detrimento de outros setores.

Assim para aqueles que acham que o Direito de Trabalho foi criado nica e exclusivamente para os trabalhadores fica a pergunta: Ser que este mesmo direito no serviu para um maior controle, opresso e aumento das desigualdades econmico-sociais? Acreditamos que o pleno implemento dos institutos da flexibilizao,

desregulamentao e por fim o direito do trabalho mnimo reascendero debates e modificaes mais profundas nos pilares da estrutura social e que com certeza ajudaro a diminuir o abismo em que se encontra a burguesia e o proletariado em grande parte devido ao prprio direito do trabalho que deveria proteger o trabalhador.

10

Direito do Trabalho Mnimo Por: Mario Antonio Lobato de Paiva ________________________________

VI- O Direito da Vida O Direito do Trabalho constitui um reconhecido, importante espao experimental para novas construes jurdicas, mas igualmente um espao especialmente permevel s mutaes do mundo da vida. Por isso, o Direito do trabalho vive um momento de transio, num caminho de mltiplas incertezas, tantas quantas as que resultam das transformaes tecnolgicas, sociais, econmicas, polticas e histricas que confluem para transformar o incio do sculo num perodo de dvidas sistemticas.

A tradicional viso do Direito do Trabalho como ramo jurdico (tendencial ou permanentemente) em crise, feito de avanos e retrocessos 9e prprio de um Direito especialmente sujeito s modificaes sociais), com uma inexistentes fratura do continuum do sitema juslaboral, encontra hoje um eco na reconhecida ineficcia desse mesmo sitema, incapaz de atingir os seus objetivos em resultado da crescente desarticulao entre o corpo normativo vigente e fenomenologia laboral objeto de regulamentao. Mesmo diante de tal estado de coisas, o Direito do trabalho, ainda uma da ramificaes do ordenamento jurdico em que mais se trava decisivas batalhas pela manuteno e progresso da qualidade de vida dos cidados e, em especial, das suas relaes com o Estado. E no ser possvel, na falta de um Direito do trabalho moderno, sistemtico e suficientemente doutrinado, erradicar os seus grandes males: a errnea demarcao entre garantias dos trabalhadores e flexibilizao da empresa, a crescente promiscuidade entre a legislao laboral e polticas de emprego, a aparente parcialidade do Direito do trabalho, a real inefectividade do Direito do trabalho, os problemas relativos ao modus faciendi na elaborao da legislao laboral, insuficincia dessa legislao, ineficcia da fisscalizao, realizabilidadedas solues positivadas, etcc...

11

Direito do Trabalho Mnimo Por: Mario Antonio Lobato de Paiva ________________________________

VII- Direito do Trabalho Mnimo

Nenhum ordenamento jurdico consegue acompanhar os avanos sociais, vez que a lei, por sua natureza, rgida no tempo. Qualquer proposta de melhoria no Direito do Trabalho, quanto mais a fomentao de endurecimento e multiplicao das leis e sua execuo, no passar de explorao do desespero inconsciente da sociedade e forma de ocultar os verdadeiros problemas a serem enfrentados.

Pesquisas revelam que o Direito do Trabalho somente intervm num reduzidssimo nmero de casos, sendo impossvel determinar-se estatisticamente o nmero de trabalhadores que deixam de ingressar no sistema por diversos motivos. Argi-se que se tiver em conta os nmeros de trabalhadores que labutam margem dos direitos assegurados na legislao trabalhista, ou seja a soma dos chamados informais que passam ao largo do conhecimento ou da atuao da justia laboral- quer porque desconhecida, quer porque no identificados os trabalhadores, quer porque alcanados pela prescrio, quer porque objeto de composio extrajudicial, quer porque no provados, etc..., verificar-se- que o trabalho registrado de carteira assinada no mnimo insatisfatrio.

Como achar normal um sistema que s intervm na vida social de maneira to insatisfatria estatisticamente ? Todos os princpios ou valores sobre as quais tal sistema se apoia (a igualdade dos cidados, o direito a justia, princpio protetor, etc..) so radicalmente deturpados, na medida em que s se aplicam quele pequeno nmero de casos que so os trabalhadores de carteira assinada ou os que venham reclamar perante a justia do Trabalho com sucesso. O enfoque tradicional se mostra, de alguma forma s avessas.

12

Direito do Trabalho Mnimo Por: Mario Antonio Lobato de Paiva ________________________________

O Direito do Trabalho, portanto, deveria ter um papel secundrio no controle dos conflitos sociais. Destarte, o Direito do Trabalho que se vislumbra no horizonte, o da interveno mnima, onde o Estado deve reduzir o quanto possvel sua ao na soluo dos conflitos. Neste contexto, prope-se, em suma, a flexibilizao, desregulamentao e a desistitucionalizao dos conflitos trabalhistas, restando ao Estado aquilo que seja efetivamente importante a nvel de controle. Frente a esta realidade, o ideal desta nova tendncia buscar a minimizao da utilizao do Direito do Trabalho imposto pelo Estado, atravs de quatro proposies bsicas: a) impedir novas regulamentaes na rea trabalhista - significa evitar a criao de novos direitos, pelo Estado, mormente para regular conflitos de abrangncia social no to acentuada, donde possa haver soluo do conflito noutra esfera; b) promover a desregulamentao - na mesma esteira do tpico anterior, visa reduzir a quantidade de direitos, abolindo da legislao trabalhista direitos donde as partes envolvidas possam resolver per si, sem que isso ofenda o real interesse da coletividade; c) flexibilizao - cujo fundamento cinge segundo Arturo Hoyos pelo uso dos instrumentos jurdicos que permitam o ajustamento da produo, emprego e condies de trabalho celeridade e permanncia das flutuaes econmicas, s inovaes tecnolgicas e outros elementos que requerem rpida adequao; d) deinstitucionalizao - desvincular do mbito do Direito do Trabalho e, at mesmo da esfera estatal, a soluo de pequenos conflitos, quando atingir somente a esfera dos envolvidos aos quais seria reservado outras formas de satisfao de seus interesses.

13

Direito do Trabalho Mnimo Por: Mario Antonio Lobato de Paiva ________________________________

VIII- Concluso Este final de sculo apresenta srios desafios para a humanidade. As questes mais do que nunca apresentam-se em nvel global, e a soluo dos graves problemas que ameaam a estabilidade do planeta necessitam da construo de um novo modelo de Estado, de sociedade e de economia. Nesta fase da histria torna-se fundamental que o tema Direito do Trabalho Mnimo seja amplamente discutido, a fim de que os valores j conquistados pela nossa civilizao no comecem a ser relegados pela rigidez de idias que muita das vezes ampliaram o estado crtico em que encontram-se as instituies. O atual Direito do Trabalho surge pela idia e pelos mecanismos de concertao social. Fenmeno dos nosso dias, potenciado pela evoluo das crises econmicas, a progressiva interveno tripartida dos parceiros sociais (sindicatos, associaes patronais e Governo) para consensualmente definirem e executarem a poltica econmica e social. Este fenmeno corresponde a um novo esprito do Estado, menos centralizado, mais aberto aos grupos naturais e mais preocupado com a eficcia de seus atos. a este propsito que se referem constantemente as idias de flexibilizao, desregulamentao, Direito do Trabalho mnimo, de concertao e de busca de consensos, que expressam um mtodo de administrar e legislar em que o Estado se preocupa: O Direito do Trabalho enfrenta, neste momento histrico, desafios importantes. O novo Direito do Trabalho para sobreviver como meio regularizador da relaes laborais dever beneficiar-se, cada vez mais, do protagonismo dos grupos organizados e que buscam consensos trilaterais (Estado, organizaes de empregadores e organizaes de trabalhadores), que se exprimem em convenes ou pactos sociais. O sindicalismo tem perdido a fora e militncia, mas ganha poder de interveno nas decises polticas, econmicas e sociais.

14

Direito do Trabalho Mnimo Por: Mario Antonio Lobato de Paiva ________________________________

Vale ressaltar por fim que fundamental, acima de tudo, a conscientizao para uma nova postura frente aos fatos relacionados as relaes laborais, com a pujana de um ideal perene de justia social, pois no se combate as mazelas sociais referentes ao conflitos laborais sem antes erradicar suas razes, h muito tempo encrostadas nos desmandos polticos dos governantes e na mentalidade anacrnica da minoria privilegiada que se recusa suprir as necessidades elementares da pessoa humana e a distribuir os louros do desenvolvimento econmico.

You might also like