You are on page 1of 27

DOSSI

Pescadores da modernagem: experincias e trajetrias nos diversos tempos da vila de Tairu Itaparica (1960-1990)
Wellington Castellucci Junior*

A Ponte do Funil, a, quando tava construindo isso a eu lembro. A ponte desse lado, o ferry tambm. Disse que morreu foi gente a por esse lado, fazendo essa ponte. Em troco de qu? Ilha vir o que vir. Zinho Lima

Grandes eventos, homens e mulheres esquecidos


Na introduo do seu fascinante estudo acerca do povo das guas, o historiador Luiz Geraldo Silva destacou importantes aspectos a serem observados por um pesquisador interessado em estudar esse modo de vida. Dizia ele, ao se referir s gentes do mar do sculo XVII ao XIX:
Todos eles dependiam do ritmo das mars, dos ciclos naturais de reproduo das espcies, das estaes do ano, entre outros aspectos referentes natureza, para conformarem padres mediante os quais pudessem

Professor adjunto II de Histria da Amrica Latina na Universidade Federal do Recncavo da Bahia (UFRB). Autor de Pescadores da modernagem: cultura, trabalho e memria em Tairu, BA (1960-1990), publicado pela Annablume em 2007. E-mail: wcastellucci@yahoo.com.br.

28

CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Pescadores da modernagem: experincias e trajetrias nos diversos tempos...

desenvolver os seus ofcios, criando formas de manejo e apropriao de recursos ou mtodos de navegar: Suas vidas eram, assim, profundamente influenciadas pela relao que tinham com as guas, fossem estas do mar, dos rios ou dos mangues. (Silva, 2001, p. 9).

Embora Silva fizesse aluso aos contextos histricos da poca colonial e do Imprio, suas observaes nos ajudam a perceber o quo fortes so as permanncias, as tradies e os modos de viver da gente que por sculos habitou as reas costeiras do territrio brasileiro. A ambiciosa extenso temporal foi um instrumento adequado para perceber a persistncia de costumes rigorosamente assentados no seio de comunidades formadas por trabalhadores dos manguezais, dos rios e dos mares numa poca de grandes mudanas no Brasil. sombra das alteraes que ocorriam paulatinamente nas cidades, distritos e vilas, esses grupos sociais cadenciavam as suas vidas por meio de uma relao dialgica com a natureza, e as suas rotinas de trabalho permaneciam assentadas na diviso das tarefas entre os membros da famlia e da comunidade. As populaes litorneas e ribeirinhas do Brasil, em suas mais diversas temporalidades, sempre foram objeto de estudo privilegiado dos pesquisadores das reas da antropologia e da sociologia (Diegues, 1983; Maldonado, 1986, 1994; Maneschy, 1995; Silva, 1987; Zarur,1984). At os idos da dcada de 1970, poucos foram os historiadores brasileiros a se aventurarem num campo considerado espao de conhecimento emprico demarcado e restrito aos profissionais das cincias sociais (Ellis, 1968; Ivo, 1975). Hoje, observando em retrospectiva no muito distante, ao lado dos estudos sociolgicos (Ramalho, 2006), percebemos o florescimento de uma profcua variante da histria social voltada a escrutinar as vozes dissonantes dessas populaes que por algum tempo ficaram esquecidas por um ramo da historiografia que estuda as classes trabalhadoras. Ao valorizar o estudo da experincia histrica das camadas sociais em terra firme, essa corrente historiogrfica deixou de abordar os modos de viver dos indivduos que subsistem daquilo que retirado dos mares e dos rios (Thompson, 1998; Williams, 1969; Thompson, 1983; Andrade, 2010; Braudel, 1991). importante salientar que os emergentes estudos sobre populaes litorneas e ribeirinhas no se limitam queles sujeitos dedicados s atividades da pesca e da mariscagem, mas tratam tambm dos que trabalham no cultivo de determinados produtos nas reas marginais dos rios e dos

Histria Oral, v. 16, n. 2, p. 27-53, jul./dez. 2013

29

oceanos, dos que viveram e ainda vivem de prticas artesanais seculares como o caso dos oleiros que vivem da fabricao de artefatos de argila francamente comercializados em diferentes praas do Brasil (Barreto, 2000; Blume, 2011). As escolas de formao terica da histria social europeia e norte-americana tiveram papel determinante na formulao das orientaes terico-metodolgicas que norteiam as pesquisas de historiadores brasileiros preocupados com o estudo da vida, do trabalho e de todo o arcabouo cultural das populaes litorneas e ribeirinhas. A primeira contribuio que destaco a ruptura com a noo do tempo do historiador. Legado das principais correntes tericas aqui consolidadas, por muito tempo houve em nossas academias tenso acerca da definio daquilo que deveria ser objeto de escrutnio dos historiadores e aquilo que pertenceria ao campo de estudos dos cientistas sociais (Braudel, 1991). Para essas correntes, quanto mais o historiador se distanciasse temporalmente do acontecido, maior seria a credibilidade da pesquisa realizada. Hoje, graas ao intenso debate nas universidades, essa discusso j est praticamente superada. Nos anos 1990, quando a histria oral j tinha se tornado uma realidade concreta nas academias brasileiras, Marieta de Moraes Ferreira e Janana Amado organizaram uma coletnea reunindo vrios ensaios de pesquisadores da oralidade e da memria com vistas a sedimentar essa discusso. Dentre outros tantos artigos contidos naquele livro, um texto escrito por Alistair Thomson, em parceria com Michael Frisch e Paula Hamilton, pontuou algumas crticas feitas histria oral quando da sua retomada na Gr-Bretanha e na Austrlia, por volta da dcada de 1970:
O principal alvo dessas crticas era a memria no ser confivel como fonte histrica, porque era distorcida pela deteriorao fsica e pela nostalgia da velhice, por preconceitos do entrevistador e do entrevistado e pela influncia de verses coletivas e retrospectivas do passado. Por trs dessas crticas estava a preocupao de que a democratizao do ofcio de historiador fosse facilitada pelos grupos de histria oral, alm do menosprezo pela aparente discriminao da histria oral em favor das mulheres, dos trabalhadores e das comunidades minoritrias. (Thomson; Frisch; Hamilton, 1996, p. 66).

O rompimento com a concepo de que histria oral no era digna de confiabilidade derivou de dois procedimentos metodolgicos importantes.

30

CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Pescadores da modernagem: experincias e trajetrias nos diversos tempos...

O primeiro deles foi a aproximao entre a histria e a antropologia, em especial com as contribuies dos historiadores italianos Carlo Ginzburg e Giovanni Levi, alm das pesquisas acerca de temas inovadores realizados pelos membros da terceira gerao dos Annales. Tais pesquisadores, ainda que no desenvolvessem estudos sobre temas do tempo presente, influenciaram fortemente os estudiosos brasileiros no que diz respeito ao trato com as fontes histricas ao abordarem enredos at ento desconhecidos no mbito dos temas cristalizados pela clssica historiografia internacional. O queijo e os vermes (Ginzburg, 1982), A herana imaterial (Levi, 2000), Histria do medo no Ocidente (Delumeau, 1999), por exemplo, foram notveis referenciais tericos para que historiadores brasileiros avanassem nas pesquisas sobre problemticas semelhantes, atentando para os procedimentos metodolgicos e valorizando a dimenso subjetiva das evidncias histricas. Ao empreenderem operaes historiogrficas dessa natureza, os autores das obras acima citadas puseram em prtica o recurso que ficou conhecido como reduo da escala de observao (Revel, 1998). Ao restringirem o universo de pesquisa a uma rea de menor dimenso como uma vila, uma pequena regio ou uma comunidade rural , numa temporalidade mais curta do que os tradicionais estudos de longa durao, esses pesquisadores puderam aprofundar suas investigaes por meio de um mergulho microscpico no universo mental de uma gerao de sujeitos como fez Carlo Ginzburg a partir dos indcios encontrados no depoimento de um esquecido moleiro interrogado pela Inquisio na velha Itlia. Seus resultados foram de suma importncia para captar as peculiaridades de prticas culturais fincadas fortemente numa tradio local, verdadeira herana imaterial, para fazer valer uma categoria formulada por Giovanni Levi. Essa grande contribuio, do ponto de vista metodolgico, veio acompanhada de outra importante inovao: a diversificao das fontes disponveis e passveis de serem escrutinadas pelos historiadores. A fotografia, a literatura, o cinema, as correspondncias entre pessoas comuns, os dirios, os manuscritos so apenas alguns exemplos. E, como asseverou Raphael Samuel em seu importante artigo, publicado na Revista Brasileira de Histria, no ano de 1990:
A Histria Local requer um tipo de conhecimento diferente daquele focalizado no alto nvel de desenvolvimento nacional e d ao pesquisador uma ideia muito mais imediata do passado. Ele a encontra dobrando a esquina

Histria Oral, v. 16, n. 2, p. 27-53, jul./dez. 2013

31

e descendo a rua. Ele pode ouvir os seus ecos no mercado, ler seu grafite na parede, seguir suas pegadas nos campos. As categorias abstratas da classe social, ao invs de serem pressupostas, tm de ser traduzidas em diferenas ocupacionais e trajetrias de vidas individuais. (Samuel, 1990).

A segunda mudana terico-metodolgica, e a que mais nos interessa neste momento, foi a incluso da oralidade como fonte e mtodo de investigao histrica. Sem sombra de dvida, a metodologia da histria oral, que trouxe baila a trajetria de sujeitos at ento desconhecidos, prestou contribuio fundamental aos estudiosos das populaes litorneas e ribeirinhas do Brasil. Destitudos, na maioria das vezes, de registros oficiais, despercebidos pelos poderes pblicos, viveram os pescadores, marisqueiras, ganhadeiras, atravessadores do pescado e de mariscos, lavradores e demais sujeitos praieiros e ribeirinhos sombra de uma perspectiva histrica que privilegiou o universo urbano e o mundo rural. Os literatos foram os primeiros a chamar para si a responsabilidade de descrever minuciosamente, em seus romances, aspectos da vida de uma gente que habitava um mundo buclico e, diferentemente da sociedade moderna e urbana, aparentemente imutvel. O carter ficcional dessas obras fez com que o seu contedo, entendido como no histrico, fosse menosprezado por alguns historiadores (Ribeiro, 1984; Marques, 1969; Pereira, 1978). Outra dificuldade recaa sobre a potencialidade de temas dessa ordem: afinal, qual seria a importncia de se estudar um povo, ou mesmo indivduos, destitudo(s) de pertencimento de classe? Teriam os pescadores, os pequenos lavradores litorneos, os oleiros, os embarcadios e demais sujeitos que habitam essas regies uma histria a ser contada? Felizmente, no curso dos ltimos anos alguns historiadores lanaram olhares bastante sensveis sobre os modos de vida dessas populaes e empreenderam estudos importantssimos. Ajudaram, com isso, a consolidar uma vertente da histria social dedicada a estudar com base na memria a vida de gente, de pessoas, e no a histria de uma suposta classe homognea, apenas para refletir a respeito do que ressaltou a historiadora Da Ribeiro Fenelon h algumas dcadas (Fenelon, 1992, p. 5-24). Nos ltimos anos, ainda que tenha deslocado o eixo fundamental das minhas investigaes para o sculo XIX, em particular para a escravido, no deixei de acumular fontes e atualizar leituras sobre a vida dos pescadores, das marisqueiras e de outros sujeitos que tiram o sustento dirio dos mangues,

32

CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Pescadores da modernagem: experincias e trajetrias nos diversos tempos...

dos rios, dos mares. Neste artigo, apresento uma discusso atualizada a respeito da trajetria de dois pescadores entrevistados durante a pesquisa que realizei para minha dissertao de mestrado, defendida na Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo em 1999.1

Os antigos vivem a modernagem: a experincia de uma gerao na voz e na memria de dois pescadores
No foi s isso aqui, no s foi aqui, s. A ilha toda modific depois da balsa. A porque meu pai logo morreu, fic os filho. Nisso cheg, quando lig a balsa com a ilha e fez essa ponte de Nazar, a a ilha, quer dizer, que apareceu logo os atravessador. Logo foi arrematando. ( Joo Lima, 1996).2

Pelos idos do ano de 1995, uma pequena vila de pescadores da Ilha de Itaparica, situada na Baa de Todos os Santos, se apresentou como uma miragem ante os meus olhos. Como as antigas reas predominantemente ocupadas por pescadores, a vila de Tairu havia passado por profundas mudanas nos seus aspectos espaciais e arquitetnicos, bem como no perfil da sua populao. Ainda assim, um olhar cuidadoso, observando sutilmente a presena de sujeitos aparentemente invisveis frente intensa circulao de veranistas, me fez perceber a existncia naquele ambiente de antigos moradores nativos, que resistiam a processos de expropriao territorial, de excluso e de marginalizao social em meio a um rpido movimento de modernizao e urbanizao do territrio insular. Quem eram essas pessoas? Como viviam e de que modo se relacionavam com os sujeitos que chegaram de vrios lugares e promoveram mudanas radicais no lugar que, at a dcada de 1950, era apenas uma antiga fazenda denominada Matange?
1 Este artigo resultado da pesquisa de campo realizada entre os anos de 1995 e 1999 numa vila de pescadores da Ilha de Itaparica denominada Tairu. Dessa pesquisa, resultaram alguns artigos publicados e o livro Pescadores da modernagem: cultura, trabalho e memria em Tairu, BA (1960-1990) (Castellucci Junior, 2007). Aqui apresento algumas dimenses da memria dos entrevistados enfocando questes no exploradas no livro. 2 Todas as falas que aparecem neste artigo foram transcritas de forma a preservar ao mximo a linguagem a forma de narrar dos entrevistadas.

Histria Oral, v. 16, n. 2, p. 27-53, jul./dez. 2013

33

Essas problemticas brotaram da minha conscincia e me inquietaram, devido intrnseca relao entre um passado buclico, vivenciado por mim naquela ilha, e o cenrio com o qual me defrontava naquele momento. Apenas cerca de trinta anos antes da realizao da pesquisa, Itaparica ainda era um lugar quase inspito, com uma populao rarefeita. Os povoados no possuam luz eltrica, gua encanada, sistema de transporte, ruas caladas nem condomnios demarcando espaos privados para veranistas. A forma mais rpida de se ter acesso ilha ainda era por meio dos saveiros e de um antigo navio que virou figura lendria na memria dos seus contemporneos: o velho Joo das Botas. Naquela poca, em quase todas as paragens, povoados, pequenos vilarejos era notvel um estilo de vida bastante diferente daquele vivido nos espaos urbanos. O que ditava os ritmos do trabalho, do lazer, das festas, do descanso era o tempo da natureza, e no o do relgio. No compasso dos toques dos bzios, homens e mulheres trabalhavam conforme as determinaes das oscilaes das mars, da lua, dos ventos, e assim planejavam todos os ciclos de suas existncias. Os pouqussimos veranistas que passavam perodos de trs a quatro meses em uma daquelas povoaes tinham a oportunidade de observar, surpresos, um modo de viver diferente, um ritmo acelerado em certas horas e lento, quase esttico, em outros tempos, nas baixas estaes. Tal cenrio denotava o que, mais tarde, o historiador Francisco Senna em entrevista concedida Tribuna da Bahia, peridico de grande circulao no estado chamou de fase idlica vivida pelo seu povo nativo (Progresso a bordo de ferrys, 1992). Suas reflexes eram fruto da flagrante transformao pela qual passara a Ilha de Itaparica nos vinte e cinco anos anteriores, durante os quais se observaram um sbito e assustador processo registrado e enaltecido pela imprensa da poca de especulao imobiliria e de modificao da ilha num balnerio voltado para atender a demanda cada vez maior de turistas estrangeiros. A implantao do Club Mediterrane, resort altamente luxuoso e ostentador, foi apenas um dos investimentos de grande vulto numa poca em que se intensificava a corrida imobiliria em toda a rea insular.3 Essas mudanas foram vividas no s na ilha, mas em boa parte do Recncavo Baiano. Entre meados da dcada de 1960 e princpios dos anos 1970, assistiu-se nessa regio a um crescente movimento migratrio e
3 A esse respeito, ver os seguintes matrias em jornais: Itaparica: uma ilha cercada de atraes (1979); Mediterrane, a ilha da fantasia ali em Itaparica (1981); Itaparica, o horizonte de Salvador (1984).

34

CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Pescadores da modernagem: experincias e trajetrias nos diversos tempos...

flutuante de pessoas, acentuado pelas facilidades criadas pela ampliao das vias de acesso ilha no curto perodo de trinta anos a populao triplicou.4 No bojo dos projetos de melhorias dos sistemas rodovirios implementados pelos governos militares, Itaparica se constituiu em uma rea estratgica para o escoamento da produo agrcola proveniente do Recncavo Sul da Bahia. A construo de rodovias asfaltadas, ligando essa regio a Itaparica e, por meio de ferry boat, a Salvador, viria reduzir a distncia existente entre o Recncavo e a capital (Osrio, 1979). Trinta anos decorridos desse momento histrico, o depoimento de Joo Lima, transcrito acima, ganha sentido e tem muito a nos dizer. No esforo de construo de uma imagem de destino turstico requintado, com capacidade de satisfazer as expectativas dos visitantes, as manchetes de alguns jornais deixavam ver tambm os sintomas de um processo que se revelava excludente em diversos sentidos.5 Porm, apesar de todas as mudanas diagnosticadas, na dcada de 1970 ainda era possvel vislumbrar incrveis imagens de um lugar cujo estilo de vida discrepava muito daquele vivenciado nos principais centros urbanos. Nos vilarejos, logo pela manh, ao sinal dos primeiros raios de sol, mulheres e crianas, munidas de panacuns,6 balaios de cip, jerers,7 pequenas facas e colheres, se dirigiam para a boca da mar. Iam mariscar. De longe se observava todas elas agachadas, entoando uma cantiga ritualstica, ciscando a areia e retirando dali um dos alimentos da dieta: o chumbinho.8 Mas tambm

4 Segundo os relatrios da CONDER (Companhia do Desenvolvimento da Regio Metropolitana do Salvador), a populao total de Itaparica na dcada de 1970 estava calculada em 12.003 habitantes, distribudos nos seus vrios povoados, a maior parte na zona rural. Na dcada de 1980, o aumento populacional no foi elevado: contavam-se na ilha 13.743 habitantes. Contudo, houve uma rpida concentrao em reas consideradas urbanas: enquanto 1.717 pessoas estavam residindo em zonal rural, 12.026 j estavam nas cidades ou vilarejos. Em 1991, porm, a populao total de Itaparica dobrou, com acentuada concentrao populacional na zona urbana: a taxa de urbanizao foi de 91, 70% e a densidade demogrfica de 104,7 hab/km2 (Bahia, 1994a). 5 Refiro-me aqui a um artigo publicado no Correio da Bahia em 10 de fevereiro de 1984, cuja manchete indicava a preocupao com a separao das reas designadas para a construo de condomnios fechados daquelas destinadas ocupao por parte dos farofeiros, descritos de maneira preconceituosa pelo conselho editorial do jornal. 6 Cestos construdos com cip tranado que eram colocados nos lombos de animais para transportar mercadorias. 7 Tipo de rede em formato cnico, presa a um semicrculo de madeira provido de um cabo longo, usada para a pesca de siris, camares, pitus e peixes midos. 8 Tipo pequeno de marisco, muito comum na regio Nordeste, que, por aflorar nas areias das praias, facilmente capturado pelas marisqueiras locais.

Histria Oral, v. 16, n. 2, p. 27-53, jul./dez. 2013

35

pegavam a lambreta,9 o cernambi,10 e, dos caules dos mangues, retiravam a ostra, que se reproduzia em escala equiparvel dos mariscos. J eram quase nove horas da manh quando aquela fila de mulheres, com as crianas dispersas ao seu redor, subia as principais ruas de barro, quase trilhas, em direo a suas casas. O trabalho ainda no terminara: a etapa de cozimento e catao dos mariscos talvez fosse a pior de todo o processo de produo do alimento. Outras mulheres ainda desciam para os mangues, acompanhadas de crianas, com o propsito de ensinar-lhes a pegar caranguejos e siris, moradores de buracos feitos no terreno argiloso onde os seus caadores afundavam a perna quase inteira. Esse trabalho penoso, ao findar da manh, rendia quelas pessoas vrias cordas de crustceos de bocas, como o caranguejo e o siri, bastante apreciados pelos veranistas e pelos prprios nativos. Mais tarde, canoas movidas a traquetes e tripuladas por vrios pescadores aproximavam-se dos diversos portos nas enseadas. Vinham carregadas de pescado: tainha, sardinha, xumberga,11 malhadas nas redes de espera e de arrasto. Tambm traziam muitos quilos de camaro, resultado de uma tarefa iniciada nas primeiras horas da madrugada, fosse em pocas de vero ou de inverno. Ao chegarem s praias e encalharem as embarcaes, um rebulio de gente corria logo para descarregar as mercadorias. Outros queriam comprar os frutos do mar. Logo assistia-se a um sobe e desce de gente com cestos feitos de cip sobre a cabea, abarrotados de pescado e camaro para comercializar em uma pequena pracinha ou levar imediatamente para casa. Uma cena impressionante era o arranjo de vrias camas de palha dispostas frente das casas de pescadores e das marisqueiras. Sobre elas, colocava-se todo o pescado tratado e salgado que no tivesse sido comercializado at o meio-dia. A dieta era complementada com alguns legumes tirados das pequenas hortas dos quintais, e razes cultivadas nos pequenos roados. Essas lembranas ficaram gravadas na minha memria e na de muitas pessoas que conheceram Itaparica pelos idos das dcadas de 1960 e 1970.

9 Tipo de concha cnica marinha de onde se extrai um apreciado marisco, muito comum no litoral baiano. 10 Outro tipo de marisco retirado nas areias das praias. 11 Peixe muito comum na costa brasileira. Tem dorso cinza-azulado, abdome branco, com desenhos pretos e amarelos na cauda e mancha no oprculo. Tambm conhecido como xaru-pequeno, xaru-dourado, solteira ou cavaco, pode pesar at 1 kg.

36

CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Pescadores da modernagem: experincias e trajetrias nos diversos tempos...

Ao chegar vila de Tairu, j nos anos noventa, e defrontar-me com um cenrio completamente modificado, um questionamento se imps: Onde esto morando os nativos dessa vila? Aos poucos, por intermdio de um pescador, natural do Cear e residente ali havia poucos anos, fui conhecendo cada um dos chamados antigos nativos do Tairu, aqueles que se autodenominavam os descendentes do fundador do lugar. Essa afirmativa categrica denotava o sentimento de pertencimento das pessoas ao lugar. Senhores e senhoras de idade avanada logo manifestaram interesse em conceder entrevistas e falar de suas histrias de vida. Ao todo, foram 16 entrevistados. Exceto o cearense Antonio Joaquim Pedrosa, todos os demais eram parentes, descendentes do antigo proprietrio da fazenda que originara a vila de Tairu. Ao tomar a histria oral como fonte e recurso metodolgico para acessar a experincia daquelas pessoas nativas da vila de Tairu, tive a oportunidade de mergulhar num universo desconhecido, pouco comentado, silenciado pelos ventos da modernagem,12 quase invisvel ao olhar de veranistas e no explicado entre os no pertencentes ao lugar. Para grande parte dos entrevistados, falar de Tairu, da fazenda Matange e das suas trajetrias de vida significou, por vezes, um desabafo, em outras situaes houve tristeza, melancolia, ou ainda alegria por recordar um tempo no qual as formas de solidariedade, a unio no trabalho, as maneiras menos individualistas de se apropriar dos resultados de uma pescaria esse mosaico de experincias relatadas de forma desconexa precisava ganhar sentido numa narrativa historiogrfica coerente. O trato com a memria desses dois pescadores colocou-me diante de um desafio terico-metodolgico do eu qual no poderia escapar. Pessoas narram o passado de maneira bastante peculiar e, como assinalou Thomson, explorar os significados subjetivos das experincias vividas, a natureza da memria individual e da memria coletiva, pode ser a chave para o entendimento das diferentes conotaes que cada um atribui ao passado (Thomson, 1997, p. 52). Uma questo central norteou o sentido que a maioria dos entrevistados deu sua prpria histria e histria do lugar. Os tempos histricos, inscritos na memria de cada um, sempre tiveram incio e um final demarcados por um ou mais eventos trgicos ou vultosos. Um dos grandes
12 Modernagem foi a palavra recorrentemente empregada pelos moradores da vila de Tairu para designar o tempo de grandes transformaes ocorridas na Ilha de Itaparica, a partir dos anos de 1970.

Histria Oral, v. 16, n. 2, p. 27-53, jul./dez. 2013

37

ensinamentos aprendidos numa pesquisa com fonte oral que as temporalidades das memrias no convergem, na maioria quase absoluta das vezes, com os tempos histricos convencionalmente cristalizados pela histria oficial, ou mesmo por uma histria que busca estabelecer rupturas baseando-se em episdios considerados de grandes propores internacionais. Via de regra, enquanto guerras mundiais, revolues e golpes de Estado podem definir o final de uma era e dar incio a outra, no campo das memrias so outros acontecimentos que do sentido vida e definem as mudanas, as passagens para outro tempo histrico, o tempo da narrativa. O que define as temporalidades so os significados atribudos s coisas que mudaram e conformaram a vida e as formas de se viver numa localidade, ou mesmo a maneira como cada narrador constri um passado que d sentido sua vida no presente (Thomson, 1997). Assim que, nas recordaes dos moradores de Tairu, trs tempos bem distintos foram sempre enfatizados: o tempo do cativeiro, o tempo da Matange Grande e o tempo da modernagem. O primeiro deles foi realado como uma rememorao dos relatos dos antepassados uma poca que nenhum deles viveu, porm todos ainda mantinham vivas lembranas de histrias contadas por seus avs e pais, quando costumavam descrever as dimenses da fazenda Matange, cujos limites se estendiam da costa contracosta de Itaparica , quando predominava o trabalho escravo nas roas e na pescaria. De modo mais enftico, todos os entrevistados se ativeram mais s duas ltimas temporalidades, muito embora cada um narrasse, a seu modo, como vivenciou a experincia do que eles denominaram de modernagem. Por volta da dcada de 1950, o proprietrio da Fazenda Matange era Clementino Maximiliano de Lima, o patriarca dos Lima sobrenome de todos os entrevistados. Na fazenda, plantava-se aipim, mandioca, inhame, coletava-se piaava, cultivava-se dend, faziam-se pacotes de lenha, enviados para a capital e para cidades do interior, onde serviam de combustvel para as fornalhas das padarias e de algumas fbricas. A pesca litornea era praticada sobre enormes canoas, os conhecidos bateles. Deles, os pescadores lanavam as redes de espera, as caoeiras e as arraeiras, e davam amplo lance da admirvel rede de arrasto, cuja puxada exigia a participao de significativa quantidade de pessoas. A puxada do calo, a fabulosa rede de arrasto, representava uma marca simblica do trabalho coletivo e da partilha do pescado entre todos os participantes da empreitada (Osrio, 1979, p. 252-260).

38

CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Pescadores da modernagem: experincias e trajetrias nos diversos tempos...

poca, praticamente todos os moradores da fazenda tinham entre si relaes de parentesco, exceto alguns trabalhadores contratados para os afazeres da roa, da criao de porcos e do trato dos pesqueiros. Durante mais de quatro dcadas, trs geraes viveram nessa fazenda trabalhando na lavoura e na pesca e, a despeito da distncia em relao capital e da ausncia de meios de comunicao e de transporte eficientes como os atuais, aquela comunidade nunca viveu de maneira completamente isolada. Os filhos do proprietrio faziam frequentes viagens para o Recncavo Baiano e para a capital, j que, alm de entregarem os produtos retirados da terra e do mar, era nas feiras livres da praa do mercado de Salvador e de Nazar das Farinhas, por exemplo, que adquiriam certos produtos necessrios vida das pessoas do lugar. Foram essas e outras recordaes que puseram Epitcio Monteiro de Lima e Joo Lima o primeiro, irmo, e o segundo, filho do antigo proprietrio da fazenda Matange como figuras centrais da pesquisa. Suas trajetrias de vida e a maneira como cada um rememorou o passado e decodificou o presente demarcaram singularmente os horizontes dessa fascinante trama histrica. Filho de uma relao extraconjugal de Clementino Lima, Joo Lima, mais conhecido pela alcunha de Barreira, foi o primeiro entrevistado da srie de pesquisa de campo. Na poca, Barreira era um homem de meia-idade (tinha 62 anos) calejado da labuta e reconhecidamente possuidor de fortes ligaes com a vida martima. Com todos os filhos j adultos e apenas dois deles trabalhando e vivendo da pesca, Barreira me recebeu, ao lado da sua esposa, em sua arejada residncia, localizada no centro da vila e vizinha a um bar de sua propriedade. Orgulhoso de ser celebrado como um dos principais pescadores da localidade e detentor de grandes feitos na pesca como a faanha de ter trazido um tubaro-lixa para as areias do Tairu , ele, durante a entrevista, dispensou modstia e no se acanhou para afirmar com convico a sua afinidade com a profisso: Eu adoro a pescaria. Na sua trajetria de vida esto as explicaes dessa ligao com o oceano: aos quinze anos, ainda garoto, decidiu vender um animal de carga, presenteado por seu pai, fazendo seu primeiro investimento na pesca. De modo enftico e sorridente, ante a presena de sua esposa, que achava tudo engraado, ele assim explicou a iniciao na pescaria:
Numa jega que meu pai me deu, uma jega que meu pai me deu, eu vendi essa jega e comprei cinco quilo de fio, cordo, cordo. Vendi essa jega por

Histria Oral, v. 16, n. 2, p. 27-53, jul./dez. 2013

39

25 mil reis s deu pra compr 5 quilo de fio. Eu mermo cosi ela toda, cosi ela toda e quando cabei, botava a aval nas pedra. ( Joo Lima, 1996).

Naqueles idos tempos, as redes eram manualmente costuradas com um tipo de cordo resistente s intempries martimas; sua manuteno era feita por meio da aplicao rotineira de um tipo de tinta retirada do caule de uma espcie de planta existente nos mangues da regio. Assim que Barreira fazia a manuteno de sua rede todas as vezes que a retirava do mar, logo aps desmalhar o pescado e a lagosta capturadas nos rochedos, bem prximos praia do Tairu. Com o passar dos anos, Barreira, com os prprios recursos da pesca, comprou um batelo e, conforme a sua eloquente narrativa, logo aps a sua to sonhada aquisio, j por volta dos anos 1960, recebeu de um engenheiro de obras do DERBA (Departamento de Estradas e Rodagem da Bahia) uma rede de nylon para o trabalho no mar. Nos anos que se seguiram, de cima do batelo, ele armava a rede nos rochedos prximos praia e todo final de tarde dividia o resultado da pesca com o scio engenheiro. Foram tempos em que havia fartura, muita fartura no mar, segundo suas suaves recordaes. Contudo, vnculos dessa natureza denotavam, naquele perodo, os primeiros contatos e relaes de trabalho com sujeitos provenientes de outras regies e j apontavam tambm para a desestruturao do trabalho familiar no seio da povoao de Tairu. A prpria introduo da rede de nylon alteraria significativamente, com o passar do tempo, o modo como era realizada a pesca, promovendo uma espcie de individualizao do trabalho e condicionando os indivduos a novas rotinas de trabalho, sujeitas, inclusive, s demandas e presses do mercado. No demorou muito para que Joo Lima, s custas de seus prprios esforos nas guas de Tairu, conseguisse levantar recursos suficientes para a compra de suas redes de nylon, adquiridas a pagamento ou seja, de maneira parcelada numa casa comercial do ramo de pesca, localizada na Cidade Baixa de Salvador. Da para frente, Barreira sustentou a si prprio e a sua famlia sempre por meio da atividade da pesca. Orgulhoso por se considerar um vencedor na histria, ele trouxe em suas ativas recordaes momentos que de alguma forma marcaram sua experincia. Com a morte de seu pai, e a consequente partilha das terras da fazenda Matange, Barreira assistiu e tambm participou das negociaes com os corretores imobilirios que, logo aps a concluso

40

CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Pescadores da modernagem: experincias e trajetrias nos diversos tempos...

das vias de acesso a Itaparica no final dos anos 1960, passaram a se interessar pelas terras litorneas da ilha.13 Esse momento demarcou a passagem para um novo tempo: o tempo da modernagem, ou tempo das incertezas, solidificado na memria de muitos dos moradores da localidade. Em outra passagem de seu depoimento, o falante Barreira, sem acanhamento perante o gravador, falou firmemente, sem restries, sobre a forma com que ele e seus irmos foram se desfazendo das faixas de terras, principalmente aquelas situadas no litoral:
As minhas irmandades, inclusive eu, ns vendemo uma besteira de dinheiro, mas vendeu, no deu! Agora, argum que fez arguma resguarda, ainda tem onde mor, conforme eu digo. Eu ainda t morando aqui no que meu. No paguei, no comprei, mas tem outros a que at lug pra mor no tem. ( Joo Lima, 1996).

Falando com certa ironia e com veemncia, Barreira demonstra intensa satisfao por ter alcanado a situao estvel em que vivia. Diferentemente de alguns irmos, ele foi vendendo parte do seu esplio ao longo dos anos, mas guardou uma faixa de terra encravada no centro da vila onde construiu sua moradia - uma casa de alvenaria e cimento armado com uma varanda lateral, onde costuma guardar alguns equipamentos de pesca e o motor de saveiro. Ao lado de sua residncia ele tambm construiu outra casa, local onde ps em funcionamento um bar, no qual se revezava com os seus filhos, na poca da entrevista. Do bar Barreira conseguia tirar, de vez em quando, recursos que complementavam o oramento familiar; houve tambm situaes em viu-se obrigado a canalizar os recursos da pesca para a manuteno do estabelecimento. Apesar das muitas mudanas ocorridas na velha Matange e em sua prpria vida, Barreira ainda mantinha, poca da entrevista, a tradio do trabalho familiar como um genuno pescador artesanal (Maldonado, 1994). Em outro momento de sua fala um tanto desconcertada , ele traz boas recordaes de seu pai, um homem que dava pra faz estripulia e teve trs famlias. Homem trabalhador: nas lembranas de Barreira ainda paira
13 As praias de Itaparica situadas de frente para a Baa de Todos os Santos tornaram-se as mais cobiadas pelo mercado imobilirio no decorrer da onda de especulao desencadeada em finais dos anos 1960. O outro lado da ilha, a chamada contracosta, por ser uma regio dominada por manguezais e solo argiloso, no logrou grande interesse foi justamente nessas reas que a populao nativa encontrou possibilidade de refgio.

Histria Oral, v. 16, n. 2, p. 27-53, jul./dez. 2013

41

a trajetria daquele que ficou conhecido como o desbravador das matas da Matange. Sensato, Joo Lima falou com segurana sobre como resguardou para o futuro parte da herana deixada por seu pai. E, como que por uma necessidade de explicitar a origem de tudo, veio-lhe a recordao de como surgiu o Tairu:
Meu pai foi o introdutor. Nisso, hoje se ele fosse vivo, ele tinha na faixa de cento e tantos neto. Filho, ele deix quatorze. E neto, hoje teria cento e tanto ou mais. Quer diz que eu sou o mais moderno, e acho que filho dele... j tem acho que vinte e dois neto. Eu sou... porque meu pai teve trs famlia, ouviu? Meu pai era um! Foi um homem que dava pra faz estripulia! Teve trs famlia, todo mundo aqui, nessa vila, nessa vila. Era uma fazenda e ele era o dono. No era Tairu, era Matange! Porque hoje Matange o fundo da fazenda, mas de primeira, o fundo era aqui e a frente era l. Isso a t na faixa de uns quarenta ano ou cinquenta. Agora, que ele tom posse, tom h muitos ano, muitos ano porque eu nasci aqui e t com sessenta e dois. Quer diz que t com muitos ano que ele tom posse aqui. ( Joo Lima, 1996).

Foram suas hesitaes e meias palavras, quando se referia ao desmembramento familiar, que, por vezes, me levaram a perceber que se tratava de um momento delicado da vida desses sujeitos, sobre o qual outros membros da famlia preferiram no se recordar, ou no se pronunciar. Houve, tambm, apropriada resistncia em avanar nos pormenores da diviso da propriedade. Apesar de se mostrar receptivo e externar satisfao por falar de sua vida e do lugar, Joo Lima estudou cautelosamente aquilo que deveria e como poderia ser dito. Ao contrrio de Barreira, como ele prprio salientou, boa parte de seus irmos e demais parentes foram vendendo suas terras litorneas e fixando-se em locais distantes do ncleo do povoado. medida que os terrenos prximos praia iam sendo vendidos pelos nativos, o cenrio da vila sofria modificaes paisagsticas e sociais. Nesse processo, as antigas casas de pau a pique foram substitudas pelas novas construes de alvenaria e cimento armado, com telhas vista, tanto nas residncias da vila quanto nos condomnios que iam aparecendo a cada temporada de veraneio. A experincia dos anos 1960 e 1970 com atravessadores e corretores imobilirios, que barganharam grande parte dos terrenos dos nativos,

42

CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Pescadores da modernagem: experincias e trajetrias nos diversos tempos...

modificou sensivelmente o panorama arquitetnico e social da vila, alm de criar nos nativos uma incrvel percepo de perda da territorialidade, da identidade e dos velhos costumes e tradies locais. Essas mudanas estavam inscritas nos projetos de adequao espacial do governo, que pleiteava suprimir a cultura e os costumes do povo local, tornando os territrios lisos e distendidos medida que arrancavam marcas e rugas do lugar (Rolnik, 1992). Disso resultou uma srie de mudanas nos modos de vida dos moradores nativos, sobretudo nas relaes de trabalho e nas formas de ocupao espacial. Todavia, para Barreira, a despeito dessas transformaes, aquelas dcadas foram o momento de rever provveis injustias sofridas nos tempos idos. Herdeiro de uma pequena parte da fazenda, Barreira conseguiu o que considera um feito: manter sua residncia no ncleo da vila e sustentar dignamente a sua famlia por meio da vida no mar. Em 1996, quando o entrevistei, Joo Lima falou de ter criado seus filhos, de morar numa casa confortvel e ser o retrato de um homem que fez sua vida na pescaria. Suas mos calejadas e cheias de cicatrizes ainda retratavam o duro trabalho de colher redes em alto-mar, de cos-las constantemente e de cuidar do seu saveiro. Trabalhando ainda sobre seu barco em companhia de seus filhos, Barreira no escondia, na poca, os significados que a pesca possua em sua vida: Das irmandade, mermo, quem gosta de pesc sou eu, mermo. Adoro a pescaria. T satisfeito quando vejo de manh o mar bonito, que eu t em cima dele, a fico! ( Joo Lima, 1996). No foram raras as vezes em que presenciei Barreira numa das antigas palhoas em frente ao mar esperando a mar chegar no ponto certo para sair embarcado em seu saveiro. Ali ele observava o movimento das mars, suas idas e vindas, visualizava os cardumes de xumbergas, de sardinhas e tainhas, fitando o horizonte espera da partida para mais um dia de labuta sobre a embarcao. Foi desse mar que Barreira retirou o sustento para si e para os seus filhos durante mais de trinta anos. Assim que a casa e muitas vezes, tambm o bar ainda mantida pelo que retirado do oceano, dos rochedos, dos corais. isso que confere a Barreira a identidade de um homem do mar, embora suas origens remontem ao mundo rural. Contava-me Barreira que as viagens para os centros urbanos, no tempo da Matange, eram demasiadamente difceis e penosas. Na inexistncia de uma estrada de rodagem, a nica possibilidade para se ir a Salvador era caminhando pela praia at o cais da cidade de Mar Grande, onde se atravessava a Baa de Todos os Santos em lanchas de madeira. Para o interior, o nico

Histria Oral, v. 16, n. 2, p. 27-53, jul./dez. 2013

43

meio de transporte eram os saveiros procedentes da praia de Barra Grande que faziam paradas para pegar e deixar passageiros em toda a costa da ilha. No havia horrio previsto para se chegar ou retornar vila, pois o tempo da viagem dependia das condies climticas sobretudo dos ventos, fora propulsora que empurrava os saveiros na direo da cidade ou de Itaparica. Ainda que muitas dificuldades existissem naquela poca, a maior parte dos entrevistados relembrou o tempo da fazenda Matange com certo saudosismo. Sublimaram essa poca por consider-la um tempo em que as coisas eram razoavelmente previsveis, planejveis, diferentemente do tempo posterior, o tempo das incertezas. No tempo da Matange, havia, segundo eles, um esprito de coletividade, bem como fartura do pescado e dos mariscos, o que permitia uma boa qualidade de vida e variedade na dieta, alm da realizao de festas e de momentos de lazer. Como disse uma das entrevistadas no curso da pesquisa: Naquela poca o povo era mais civilizado, no tinha essa ganncia. E hoje em dia tem mais gente do que comida... (Maria do Rosrio Pereira da Conceio, 1998). Ademais, a ausncia de cercas e muros permitia o livre trnsito de pessoas, que usufruam das reas descampadas em frente ao mar para piquenique, enquanto os pescadores esticavam as suas redes de cordo para a manuteno semanal. Porm, se para a maior parte dos entrevistados o tempo da Matange foi retratado de maneira melanclica e sublimadora, para Barreira esse passado foi interpretado de outra forma. De modo enftico e com elevao no tom de voz, ele disse com segurana o seguinte:
Aqui, eu no sei, porque o povo viveu... porque era bem... difcil, viu? Para ir a Salvador, ento, tinha que sair daqui doze horas da noite. Pegava a praia vazia, ou vazia ou cheia, conforme a necessidade dele. Ele esperava a mar cheg na posio. Saa daqui pra Mar Grande, Jaburu, pra tom a lancha. Atravessava pra Salvador, fazia o que tinha de faz, retornava duas horas da tarde. Pegava ela no Mercado Modelo, tornava atravess; saltava em Mar Grande, chegava dez, onze horas da noite. Era uma vida sofrida, antigamente. Que que voc t pensando que essa vida? Que era sofrida mermo! ( Joo Lima, 1996).

Observando em retrospectiva, Barreira relata as dificuldades de locomoo e de acesso aos centros urbanos. Talvez devido ao fato de hoje ele possuir um saveiro a motor, a sua interpretao das distncias e dos percalos

44

CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Pescadores da modernagem: experincias e trajetrias nos diversos tempos...

seja bem peculiar. A fora propulsora das modernas embarcaes encurtou distncias e promoveu melhorias na qualidade de vida de alguns, a despeito de excluir outros. Todavia, se no entendimento de Barreira o tempo da Matange foi um tempo difcil e de isolamento, por seu irmo, Epitcio Monteiro de Lima, as coisas foram vistas de modo bastante diferente. Mais conhecido por Zinho apelido carinhoso entre os nativos , Epitcio Monteiro de Lima um dos filhos mais velhos do dono da antiga fazenda. Ele foi um dos primeiros entrevistados da srie e aquele com maior tempo de gravao no conjunto das narrativas. Quando o conheci, Zinho Lima j era um senhor de idade, vivendo dos parcos recursos da aposentadoria, adquirida com muito sacrifcio junto ao INSS, numa pequena e modesta residncia. Certamente Zinho foi a pessoa que mais fez questo de contar cada detalhe de como era a vida dos antigos como gostava de se reportar ao tempo da Matange. Todas as vezes em que me aproximava da sua singela residncia, localizada numa das ruas do centro da vila, ele me recebia com satisfao, e, sem que eu solicitasse a permisso da gravao de suas recordaes, ele simplesmente comeava a falar de um tempo considerado por ele como uma poca em que as coisas eram mais humanas e havia uma espcie de senso de justia e de cordialidade entre as pessoas. Epitcio Lima foi certamente um dos entrevistados que mais se aproximou e demonstrou simpatia para com a minha pessoa. Foi por meio dele que tive a satisfao de conhecer a sua esposa, carinhosamente chamada de dona Roxinha. Nas recordaes de Zinho h registros de um tempo em que as pessoas compartilhavam o resultado do trabalho coletivo, mas as mudanas ocorridas em um determinado momento alteraram velozmente a organizao da pesca e de outras dimenses da vida em Tairu. Assim foi numa ensolarada tarde de outono, na sombra em frente porta de sua casa , que ele expressou, melanclica e resumidamente, de que modo vivenciou e interpretou tudo isso:
Naquela poca todo mundo trabalhava, ningum ficava de fora, no. Todo mundo fazia fora. Depois de tudo vinha o mestre e dividia tudo, e dava o quinho a todo mundo. Agora, depois que passou pra modernagem, cachaa, cigarro. Eu vou fazer fora para os outros ficarem vermelhos? Ainda depois de tudo, fica um olhando o quinho do outro, pra, se tiver mais, tomar...(Epitcio Lima, 1997).

Histria Oral, v. 16, n. 2, p. 27-53, jul./dez. 2013

45

Nos vrios momentos em que juntos construmos a entrevista, Zinho sempre mostrou certo ar de tristeza no seu semblante. Sua fala cadenciada por pausas acompanhadas de breves olhares ao longe manifestava consternao em virtude da desagregao familiar e da perda da identificao de muitos moradores com a arte da pesca. Em uma de suas entrevistas contou, de maneira triste, como ocorreu a diviso da antiga Matange:
Ns dividimo. Cada um tem doze braas e meia, eu mermo tenho desse muro at aquele rio ali. Doze braas e meia. Meu outro irmo Carrinho, dali ali, subida que tinha dali pra l de uma irm minha que morreu, onde a filha mora, a filha dela mora ali. Dali pra l j uma irm minha que mora em Barra Grande chamada Yon, a mais via. Dali pra l outro terreno de um irmo meu que morreu, ficou a ponte e os fio tom conta, tem quatro fio. Eles agora vendero, a um rapaz... vendero e fic de nada, sem um lug. (Epitcio Lima, 1997).

A entrevista com Zinho Lima colocou questes que vo alm da simples coleta de informaes e da narrativa. Ao se referir mais adiante na mesma entrevista aos irmos por parte de pai, numa completa mudana de tom de voz, ele deixou transparecer que a partilha da antiga propriedade gerou conflitos e mudanas no seio da comunidade:
E l em cima de tudo, no encostado na ponte de uma irmandade que ele tinha uma mul a por fora, e tinha parece que quatro ou cinco fio. o que Barreira pertence, que meu irmo por parte de pai, esse terreno que dividido com os irmo de Barreira. Ele mand em vida que desse a parte que coubesse, desse a eles, eles l que dividisse. Eles queria at que cada um, acho que sete fio, que a gente desse, e pronto. Acab! Ele mandou d uma parte pra vocs dividi. Entreguemo, pronto, a eles vendero, t vendendo a, o mais sabido bot as irm pra trs, vir mais sabido, vendeu tudo: Gir, meu irmo que tinha a, um irmo de Barreira. Vendeu a metade, os terreno tudo a dos irmo, as irm boba, ele mais sabido, vendeu, vendeu, vendeu tudo, fizeram um cabuu c pro fundo, ele vendeu quase tudo. O terreno dela a parece que tem quatro ou cinco irmo, toda vida teve, pertenceu o terreno. (Epitcio Lima, 1997).

46

CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Pescadores da modernagem: experincias e trajetrias nos diversos tempos...

O segundo filho mais velho, vindo depois de seu Reginaldo, Zinho possui uma trajetria de vida muito diferente da de seus parentes. Apesar da tradio da famlia, ele no chegou a se dedicar exclusivamente pescaria; em toda a sua vida, contentou-se em ajudar no arrasto de rede e no trabalho sobre as canoas, satisfazendo-se com a parte que lhe cabia pela ajuda dada: o quinho. Seu ramo, na verdade, era o trabalho de roa, e em pocas de coleta de piaava e de coco seco, ele costumava contratar prestadores de servios, que vinham da parte continental do Recncavo para labutar nas terras da Matange. No decorrer de sua entrevista, Zinho revelou tenses e conflitos entre os irmos do primeiro e do segundo casamento de seu pai pela posse das terras da Matange. Segundo ele, a fazenda teria sido dividida em sete partes medindo cada pedao doze braas e meia , e coube aos filhos do primeiro casamento seis stimos de toda a herana, enquanto Barreira e suas irmandades herdaram a stima parte da propriedade. Dessa maneira, a partilha da fazenda representou um impacto, um momento de desestruturao familiar, e, em certa medida, uma alterao nos modos de viver daqueles sujeitos, sobretudo no que toca aos laos de sociabilidade no trabalho de acordo com suas memrias, ancorados nos modos tradicionais da diviso do labor entre homens e mulheres (Maldonado, 1986). Com o desmembramento da famlia ligado, entre outras coisas, disputa pelas terras ,a vida pautada nas formas de organizao e nos laos de solidariedade do trabalho familiar alterou-se de maneira significativa. Como salientou Barreira, na sua entrevista: A agora, cada qual tom um distino ( Joo Lima, 1996). Desse modo, a consolidao da partilha de terras rompeu com os vnculos entre os membros da famlia patriarcal e a individualizao do trabalho passou a prevalecer nas diferentes esferas da vida cotidiana. O trabalho artesanal e coletivo, aos poucos, foi sendo substitudo por outros que apesar de coletivo[s], transforma[m] o trabalhador em indivduo isolado dos outros e do processo mais global da produo (Borelli, 1992). As fronteiras, porm, no foram forjadas apenas no mbito familiar, e as novas e emergentes formas de relaes sociais viriam a demonstrar isso. Pela falta de perspectiva de vida na localidade, muitos migraram em direo capital ou a cidades interioranas em busca de emprego e de vida

Histria Oral, v. 16, n. 2, p. 27-53, jul./dez. 2013

47

nova (Santana, 1998; Arajo, 1986).14 Sinais de desestruturao da organizao do trabalho, antes pautada na coletividade, tambm foram sentidos por meio de uma sutil e constante mudana nos padres organizacionais de tarefas, principalmente na pesca. A introduo do saveiro a motor e das redes de nylon tornou a atividade pesqueira mais prtica e passvel de ser realizada individualmente. No tabuleiro do movimento histrico, alguns membros da comunidade se apropriaram de tais instrumentos e incorporaram prticas culturais anunciadas pelos ventos da modernagem. Outros, por diferentes razes, mergulharam na completa pobreza aps se desfazerem paulatinamente de suas terras, herana da antiga Matange Grande que, aos poucos, se tornava minscula. Nesse contexto, as trajetrias de vida de Zinho Lima e de Joo Lima foram cruzadas por fenmenos sociais emblemticos que resultaram na construo de uma memria individual que expressa no s a experincia da modernagem, mas, sobretudo, a maneira peculiar como cada um dos sujeitos sociais reelabora e ajusta o passado conforme as condies do tempo presente. Aqui, contudo, faz-se necessrio retomar e discutir trs conceitos at aqui debatidos, para que se compreenda o modo como a linguagem oral expressou uma memria resultante da imbricao dos significados atribudos a esses mesmos conceitos. Famlia, relaes de trabalho e mediao cultural precisam aqui ser esquadrinhados. No passado, a famlia era a instituio aglutinadora e responsvel por todo o ordenamento das relaes de trabalho e demais aes da vida quotidiana. Portanto, era a entidade responsvel pela definio das relaes de poder, na maior parte das vezes diludas ou enfraquecidas pela seiva do senso de coletividade. A ausncia de registros formais que regulamentassem as relaes de trabalho tambm evidencia a fora do costume e da oralidade como elementos reguladores das rotinas laborais na localidade. Era o costume que ditava o modo como a pesca seria executada, quais as atribuies do mestre e dos ajudantes e como o resultado do esforo coletivo seria dividido entre os participantes.

14 Fundamentam este estudo tambm os relatrios da Bahiatursa (Bahia, 1977), da CONDER (Bahia, 1994a) e do CEPLAB (Bahia, 1994b); os recenseamentos de Itaparica feitos pelo IBGE (1970, 1980, 1991); os documentos escritos e fotografias constantes das pastas dos municpios de Itaparica e Mar Grande (informaes Gerais dos Municpios) no Arquivo Pblico Municipal de Salvador.

48

CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Pescadores da modernagem: experincias e trajetrias nos diversos tempos...

Lembremos ento que tanto Zinho quanto Barreira reportam-se, nas suas lembranas, ao tempo os anos de 1950 a 1960 em que a consolidao das leis trabalhistas estava na ordem do dia e era justamente a principal motivao para as intensas mobilizaes sociais ocorridas nas cidades brasileiras. A fora de lei, em geral, no alterou rapidamente as convenes, fortemente ancoradas nas tradies orais passadas de gerao em gerao. Nesse particular, eram os costumes que definiam as obrigaes e os direitos de cada membro da comunidade. Por ltimo, a mediao: notrio que a vila de Tairu jamais foi um lugar onde as pessoas viveram completamente isoladas dos principais centros urbanos do seu entorno. As narrativas dos nativos sempre fizeram referncia aos contatos espordicos com pessoas procedentes das mais variadas localidades seria ingenuidade acreditar que a ilha de Itaparica como um todo se constitua numa espcie de den at o advento das modernas vias de acesso que vieram a lig-la capital e ao interior. Porm, no resta dvida de que a intensificao dessas conexes, dos contatos que foram se aprofundando medida que a modernagem avanava, colaboraram para uma maior interao entre populao nativa e sujeitos adventcios. Ao tornarem mais intensas as suas relaes com indivduos procedentes de outros espaos, os moradores da vila de Tairu foram levados no s a dialogar com esses sujeitos, mas a decodificarem signos, incorporando seletivamente, rejeitando ou reelaborando elementos de uma cultura distinta da deles. Vm da, tambm, os significados atribudos por cada um famlia, modernagem e moral do trabalho. Todos esses conceitos foram modificados, alterados, muitas vezes perderam os seus significados para a comunidade. Ao final da dcada de 1960, portanto, todas essas instituies e categorias foram colocadas em xeque e ganharam diferentes significados, ou deixaram de possuir fora de coeso e organizao comunitria. Foram esses os sinais que anunciaram a chegada de um novo tempo: o tempo da modernagem.

ltimas consideraes
A histria da expropriao territorial e das mudanas dramticas ocorridas na vila de Tairu apenas uma entre as centenas de experincias vivenciadas pelas inmeras comunidades litorneas e ribeirinhas do Brasil contemporneo. Em nome do progresso, da modernizao e do desenvolvimento

Histria Oral, v. 16, n. 2, p. 27-53, jul./dez. 2013

49

do pas, essas populaes so sistematicamente violentadas em seus direitos, assistem atnitas transformao de seus territrios, na forma de dragagem, de imploso de recifes, de destruio de mangues para a construo de portos, plataformas e marinas que acomodam embarcaes de gente endinheirada. Essa tem sido, por exemplo, a leitura que muitos membros das comunidades de pescadores da regio de So Roque do Paraguau tm expressado em seus depoimentos quando participam de audincia pblica para discutir a implantao do polo naval na Barra do Paraguau. Na formulao e implementao de polticas de interveno nas reas ocupadas pelas populaes litorneas e ribeirinhas, dificilmente h qualquer tentativa por parte do Estado de dialogar com as pessoas. Menor ainda a preocupao com o futuro e o destino da maioria delas diante do esgotamento das possibilidades de sobrevivncia, baseadas na pesca Recentes estudos realizados por pesquisadores sobre populaes litorneas e ribeirinhas no entorno da Baa de Todos os Santos, na regio de Ilhus, em Salvador e no Recife tm demonstrado o impacto que as intervenes governamentais em reas tradicionalmente ocupadas por pescadores, marisqueiras, oleiros e pequenos agricultores tm provocado na vida desses sujeitos (Caroso; Tavares; Pereira, 2011). Ao cercarem reas pesqueiras, escavarem praias, dragarem rios, implantarem sistemas de criao de mariscos em cativeiro, a iniciativa privada e os rgos governamentais tm provocado drsticas mudanas na vida das comunidades litorneas e ribeirinhas. Algumas dessas mudanas foram imediatamente percebidas tambm pelos ambientalistas e consumidores de crustceos e mariscos. O desaparecimento de caranguejos de quase todo o litoral baiano no foi obra do acaso. A destruio dos manguezais tem levado os tubares a procurarem novas reas para se alimentarem e procriarem, uma vez que os esturios por eles habitados h sculos foram destrudos para a ampliao do porto de Suape. Na contramo das prprias polticas de reparao social, o prprio poder pblico imprime aes contra as comunidades compostas hegemonicamente por descendentes de escravos e indgenas, as quais deveriam ter assegurados os seus territrios por meio de mecanismos legais. Esses fenmenos, que j tinham sido percebidos e anunciados em finais dos anos 1960, foram interpretados posteriormente tanto por Zinho Lima quanto por Joo Lima, o Barreira. As suas trajetrias de vida, registradas em suas narrativas, descrevem momentos de angstias, frustraes, alegrias, sucessos, conquistas, decepes, aflies, alm de outros sentimentos guardados nos cantos da memria de cada um deles. O modo como cada um narrou

50

CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Pescadores da modernagem: experincias e trajetrias nos diversos tempos...

o passado e vislumbrou o presente esto, em certa medida, vinculados s suas condies materiais de existncia e prpria experincia que eles tiveram com o que comumente denominaram de modernagem. Talvez uma das grandes contribuies deste estudo de caso tenha sido realar dimenses da vida de sujeitos que, de modo geral, no aparecem na construo de um discurso histrico que valoriza episdios de grandes propores, desconsiderando o impacto das transformaes microscpicas na vida de pessoas comuns. Trata-se de uma perspectiva que parte da valorizao dos pormenores sem perder de vista a sua relao com as conjunturas mais amplas, numa relao dialtica entre o local, o regional e o geral, buscando possibilidades para estabelecer, futuramente, comparaes com processos histricos similares. Com base tambm nos resultados deste trabalho, acredito que o grande desafio colocado neste novo sculo o de conciliar um suposto desenvolvimento econmico com a preservao dos mananciais, das florestas, dos mangues, da fauna e com o respeito aos modos de vida das comunidades tradicionais. Para tanto, preciso pensar nas consequncias sociais que os grandes projetos de interveno em reas de preservao ambiental, podem provocar na vida das populaes litorneas e ribeirinhas do Brasil. Certamente, se Joo Lima e Epitcio Monteiro de Lima estivessem vivos, eles diriam algo muito semelhante ao que afirmo nestas ltimas linhas. Afinal, eles e seus familiares viveram uma epopeia da qual jamais se esqueceriam, aquilo que chamaram tempo da modernagem.

Referncias
ANDRADE, Fabiana Santana. Tecer redes, tecer histrias: a experincia de vida e trabalho das pescadoras em Ilhu BA, 1980-2007. Dissertao (Mestrado em Histria) , UEFS, Feira de Santana, BA, 2010. ARAJO, Nelson de. Pequenos mundos: um panorama da cultura popular da Bahia. Salvador: UFBA; Fundao Jorge Amado, 1986. T. 1. BAHIA. Bahiatursa. [Relatrios]. Salvador: Bahiatursa, 1977. ______. Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia. [Relatrios]. Salvador: CONDER, 1994a. p. 249-255. ______. Centro de Planejamento da Bahia. Informaes bsicas dos municpios baianos: por microrregies homogneas. Salvador: SEPLANTEC/CEPLAB, 1994b.

Histria Oral, v. 16, n. 2, p. 27-53, jul./dez. 2013

51

BARRETO, Virgnia Queiroz. Viver do barro: trabalho e quotidiano de oleiros de Maragogipinho (1960-1990). Dissertao (Mestrado em Histria Social) PUC-SP, So Paulo, SP, 2000. BLUME, Luiz Henrique dos Santos. Viver de tudo que tem na mar: tradies, memrias de trabalho e vivncias de marisqueiras em Ilhus, BA, 1960-2008. Tese (Doutorado em Histria) PUC-SP, So Paulo, 2011. BORELLI, Silvia Helena Simes. Memria e temporalidade: dilogo entre Walter Benjamin e Henri Bergson. Margem, So Paulo, n. 1, mar. 1992. BRAUDEL, Fernand. Escritos sobre a Histria. So Paulo: Edusp, 1991. CAROSO, Carlos; TAVARES, Ftima; PEREIRA, Cludio. Baa de Todos os Santos: aspectos humanos. Salvador: EDUFBA, 2011. CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Pescadores da modernagem: cultura, trabalho e memria em Tairu, BA (1960-1990). So Paulo: Annablume, 2007. DELUMEAU, Jean. Histria do medo no Ocidente: 1300-1800. So Paulo: Cia das Letras, 1999. DIEGUES, Antonio Carlos SantAna. Pescadores, camponeses e trabalhadores do mar. So Paulo: tica, 1983. ELLIS, Miriam. A baleia no Brasil colonial. So Paulo: Edusp, 1968. FENELON, Da Ribeiro. O historiador e a cultura popular: histria de classe ou histria do povo? Histria e Perspectiva, Uberlndia, n. 6, jan./jun. 1992. GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. So Paulo: Cia. das Letras, 1982. HOBSBAWM, Eric. A inveno das tradies. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. IVO, Anete Brito Leal. Pesca: tradio e dependncia. Dissertao (Mestrado em Cincias Sociais) UFBA, Salvador, BA, 1975. ITAPARICA, o horizonte de Salvador. Tribuna da Bahia, Salvador, 3 nov. 1984. ITAPARICA: uma ilha cercada de atraes. A Tarde, Salvador, 14 out. 1979. LEVI, Giovanni. A herana imaterial: trajetria de um exorcista no Piemonte do sculo XVII. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. MALDONADO, Simone Carneiro. Mestres e mars: espao e indiviso na pesca martima. 2. ed. So Paulo: Annablume, 1994. ______. Os pescadores do mar. So Paulo: tica; Princpios, 1986.

52

CASTELLUCCI JUNIOR, Wellington. Pescadores da modernagem: experincias e trajetrias nos diversos tempos...

MANESCHY, Maria Cristina. Ajuruteua, uma comunidade pesqueira ameaada. Belm: EDUFPA, 1995. MEDITERRANE, a ilha da fantasia ali em Itaparica. Correio da Bahia, Salvador, 9 jun. 1981. MARQUES, Xavier. Praieiros, Jana e Joel, A noiva do golfinho, o Arpoador e Maria Rosa. Salvador: Edies GRD, 1969. OSRIO, Ubaldo. A Ilha de Itaparica: histria e tradio. Salvador: Fundao Cultural do Estado da Bahia, 1979. PEREIRA, Jorge dos Santos. Tempo azul de Itaparica. Salvador: Editora Literatura Brasileira, 1978. PROGRESSO a bordo de ferrys. Tribuna da Bahia, Salvador, p. 10, 21 out. 1992. RAMALHO, Cristiano Wellington N. Ah, esse povo do mar! Um estudo sobre trabalho e pertencimento na pesca artesanal pernambucana. So Paulo: Plis, 2006. REVEL, Jaques (Org.). Jogos de escalas: a experincia da microanlise. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1998. RIBEIRO, Joo Ubaldo. Viva o povo brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. ROLNIK, Raquel. Histria urbana: histria na cidade? In: FERNANDES, Ana; GOMES, Marco Aurlio F. Cidade e histria: modernizao das cidades brasileiras nos sculos XIX e XX. Salvador: UFBA, 1992. p. 27-30. SAMUEL, Raphael. Histria local e histria oral. Revista Brasileira de Histria, So Paulo, v. 9, n. 19, p. 219-243, fev. 1990. SANTANA, Charles DAlmeida. Fartura e ventura camponesas: trabalho, cotidiano e migraes Bahia:1950-1980. So Paulo: Annablume, 1998. SILVA, Luiz Geraldo. A faina, a festa e o rito: uma etnografia histrica sobre as gentes do mar (scs. XVII ao XIX). Campinas: Papirus, 2001. SILVA, Luiz Geraldo (Coord.). Os pescadores na histria do Brasil. Petrpolis: Vozes, 1987. THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. So Paulo: Cia. das Letras, 1998. THOMPSON, Paul Richard. Living the fishing. Londres: History Workshop Series, 1983. THOMSON, Alistair. Recompondo a memria: questes sobre a relao entre histria oral e as memrias. Projeto Histria, So Paulo, , abr. 1997. THOMSON, Alistair; FRISCH, Michael; HAMILTON, Paula. Os debates sobre memria e histria: alguns aspectos internacionais. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janana (Org.). Usos & abusos da histria oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996. p. 65-91.

Histria Oral, v. 16, n. 2, p. 27-53, jul./dez. 2013

53

WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. Rio de Janeiro: Cia. Ed. Nacional, 1969. ZARUR, George de Cerqueira Leite. Os pescadores do Golfo: antropologia econmica de uma comunidade norte-americana. Rio de Janeiro: Achiane, 1984.

Fontes orais
LIMA, Epitcio Monteiro de. Sobre a vida em Tairu. Entrevista concedida a Wellington Castellucci Junior. Tairu, 9 abr. 1996. LIMA, Joo. A vida no tempo da Matange Entrevista concedida a Wellington Castellucci Junior. Tairu, 16 ago.1996. CONCEIO, Maria do Rosrio Pereira da. Sobre o Tairu dos tempos dos mais velhos. Entrevista concedida a Wellington Castellucci Junior. Tairu, 29 jul. 1998.

Resumo: O presente trabalho discute aspectos das transformaes no espao e na vida quotidiana da vila de pescadores de Tairu (na Ilha de Itaparica, BA) entre as dcadas de 1960 e 1990. O texto debate a importncia do uso da fonte oral como mtodo de investigao histrica para acessar certas dimenses dos modos de vida de sujeitos comumente preteridos pela historiografia tradicional. So enfocados ao longo do artigo os processos de expropriao territorial sofridos por essa comunidade litornea, bem como os seus impactos nas formas tradicionais de organizao do trabalho. Palavras-chave: cultura, trabalho, memria e territorialidade, populaes litorneas. Fishermen of modern times: experiences and movements in different times of the village of Tairu Itaparica (1960-1990) Abstract: This paper discusses aspects of the space transformations and the daily life in a village of fishermen, named Tairu, in the Island of Itaparica, Brazil, between the years of 1960-1990. The text discusses the importance of using oral sources as a method of historical investigation in order to capture the dimensions of the way of living of people often neglected by traditional historiography. The processes of territorial dispossession suffered by this coastal community, as well as their impact on traditional forms of work organization are addressed throughout this article. Keywords: culture, work, memory and territoriality, coastal populations.

Recebido em 14/05/2013 Aprovado em 24/10/2013

You might also like