You are on page 1of 3

Pedro Bettencourt_aluno_1200134_turma_05 Um dos principais objetivos de uma sociedade a reproduo.

. Consequentemente torna-se imperativo definir regras de filiao que identifiquem a que grupo pertencero os novos membros da sociedade, bem como, determinar com quem se pode ou no casar. Todas as sociedades, independentemente da sua dimenso, nvel econmico, costumes ou crenas, distinguem de base o sistema de parentesco, (Levi-Strauss, 2012: 82). Por parentesco entende-se a forma com os indivduos se interrelacionam, podendo aquelas relaes serem estabelecidas por via da consanguinidade, afinidades ou na forma putativa. Os sistemas de parentesco encerram um conjunto de requisitos que embora independentes devem ser considerados na sua plenitude na aferio do respetivo sistema, como: nomenclatura (a forma como as pessoas relacionadas se tratam entre si), as regras de aliana matrimonial (considerando o tabu incesto), o tipo de filiao, modelo de residncia e por ltimo a herana e sucesso. A descendncia difere da filiao, pois a filiao nem sempre corresponde ao parentesco biolgico, (Santos, 2002: 154), a filiao incorpora uma dimenso mais social, que demonstrarei adiante. Por descendncia usualmente reconhecido o conjunto de pessoas que tem origem em determinado individuo, conforme refere Aleksandra Berg, et al, 2013, no seu working papernotas sobre descendncia e filiao. A filiao define relaes de consanguinidade, reais, ou fictcias, (Santos, 2002:154) e consequentemente no quadro da herana e da sucesso, os direitos, deveres e obrigaes respeitantes a determinados indivduos e grupos aparentados, decidindo os que so excludos, (Santos, 2002:154). Nas regras de filiao unilinear o individuo pertence ao grupo agntico do pai ou grupo uterino da me. No primeiro caso, na designada filiao patrilinear tipologia mais representativa das sociedades com 42%1,a descendncia exclusiva na linha masculina, onde os filhos pertencem ao grupo do pai. Nestas sociedades o papel de pai social desempenhado simultaneamente pelo pai biolgico, sendo transmitido ainda o mesmo patronmio, cujo exemplo so os Kemak de TimorLeste1. Inversamente no segundo caso, filiao matrilinear com uma representatividade de 21%1, os filhos pertencem ao grupo da me, sendo que a relao com o pai biolgico ignorada e este tambm no desempenha qualquer papel social relativamente ao seu filho/a, quem o faz o irmo da me que desempenha efetivamente o papel social de pai, exemplo na sociedade melansia das ilhas Trobriand, (Santos, 2002: 157) ou os Bunak de Timor-Leste1. A filiao bilinear ou dupla filiao unilinear cuja representatividade de 7,2%1, onde se reconhece a pertena quer ao grupo agntico do pai quer ao grupo uterino da me, mas com funes distintas inclusivamente ao nvel da sucesso e herana, sendo um exemplo os yako da Nigria, (Santos, 2002: 159).

Pag 1 de 3
1 - Aleksandra Berg, et al, 2013, no seu working paper- notas sobre descendncia e filiao.

Pedro Bettencourt_aluno_1200134_turma_05 Existe ainda a filiao Indiferenciada, com 30%1 de representatividade, onde ego pertence quer ao grupo do pai quer ao grupo da me, sem existir diferenas quer ao nvel do tratamento, quer mesmo ao nvel dos deveres e obrigaes. Acresce que no caso portugus a atribuio ao filho/a do nome do pai e nome da me vinca concretamente o caracter indiferenciado da filiao. Franoice Hritier refere ainda duas outras tipologias que praticamente j no so observadas: filiao alternada e paralela. A primeira quando direitos e deveres se transmitiriam do pai filha e da me ao filho. A segunda o pai transmitiriam direitos e deveres aos filhos e a me s suas filhas, exclusivamente, (Hritier, 2000:100). Dos variados exemplos de inmeras sociedades, resulta claramente definida a forma como a sociedade reconhece a paternidade, bem como, que existem relaes de parentescos estabelecidas por via social onde no necessrio existir uma relao de consanguinidade, contudo, a norma social dominante define a parentalidade como sendo a consequncia natural de relaes biolgicas (Machado, et al, 2011: 834) e aquelas esto de fato na base da construo social do parentesco, (Santos, 2002:127). As sociedades colocam determinadas expetativas em relao aos papis biolgicos e sociais que os homens e as mulheres devem desempenhar. Desde as sociedades ditas primitivas s sociedades modernas e nestas as ocidentais, que reconhecida a importncia da determinao e reconhecimento social da paternidade, porm, importa realar que a mesma no tem base exclusivamente biolgica, de fato inexistente em muitas situaes como a adoo, ou em todas as restantes situaes onde a sociedade procurou resolver o problema da esterilidade de um ou de ambos os membros do casal, como: inseminao artificial, doao de vulo, aluguer de tero, fecundao in vitro, etc. Em muitos casos no sequer o pai biolgico que assume o papel social da paternidade, provindo a criana com afetos e suportes de vria ordem, como o material. Atento importncia da parentalidade, algumas sociedades identificaram a necessidade e/ou vantagem de desdobrar o papel de pai social em diferentes nveis de responsabilidade, nomeadamente o de progenitor, o que providencia afeto e os bens necessrios ao desenvolvimento da criana e por ltimo quem detm a autoridade sobre esta mesma, como no caso referido dos Nayar do sul da ndia, (Santos, 2002: 154). No texto de apoio ao presente trabalho so abordadas as modalidades de intencionalidade da paternidade biolgica de crianas sem pai oficial, (Machado, et al,2011: 823), imposta para atual lei portuguesa e tornadas possveis pela tecnologia do DNA (composto orgnico cujas molculas contm instrues genticas dos seres vivos). Nele foram identificados trs tipos-ideais de coproduo da intencionalidade da parentalidade biolgica, validada pelos tribunais: reconhecimento da relao biolgica onde no existe envolvimento social com a criana por deciso do pai e da me e por ltimo, nos casos em que
Pag 2 de 3
1 - Aleksandra Berg, et al, 2013, no seu working paper- notas sobre descendncia e filiao.

Pedro Bettencourt_aluno_1200134_turma_05 existe algum envolvimento, o mesmo negociado com a me. Nestes casos por vezes surge um novo tipo de relao biogentica entre os progenitores e a criana e emergem do conhecimento do lao biolgico formas de paternidade e de vida familiar complexas e flexveis, (Machado, et al,2011: 841). Consequentemente do conhecimento do resultado dos testes de paternidade no resulta o estabelecimento de relaes sociais entre o pai biolgico e o seu filho/a, ao invs, consegue-se apenas a identificao do nome do pai biolgico e menos frequente que o desejvel, proporcionase suporte afetivo e financeiro. Concorda-se que o possvel estabelecimento de relaes sociais entre pai biolgico e filho/a est diretamente relacionado com a relaes sociais de gnero negociadas no quotidiano, (Machado, et al,2011: 840), entre ambos os progenitores e quase nunca decorre do simples conhecimento dos resultados dos testes de DNA. Nas situaes onde no estabelecida qualquer relao com o filho/a, por deciso do pai e da me, esta ltima exerce simultaneamente ambos os papis sociais, situao de extrema precariedade e sobrecarga nas suas responsabilidades emocionais, financeiras e de prestao de cuidados aos filhos, , (Machado, et al,2011: 843), num claro reconhecimento que o exerccio da paternidade no exclusivamente masculino, situao que encontra analogia nas sociedades matrilineares. Por outro lado, com o surgimento de novas formas de famlia, para alm das monoparentais acima referidas, existem as famlias de escolha, (Giddens, 2010: 194) ou seja os casais homossexuais onde a parentalidade no de certeza, no caso dos casais formados por duas mulheres, papel exclusivamente masculino. Todos estes esforos, apesar de preconizarem a tese de essencialismo gentico, que norteia as relaes de parentesco nas sociedades ocidentais, (Machado, et al,2011: 840), traduzem-se numa real confirmao da importncia que as sociedades atribuem ao reconhecimento da paternidade. Bibliografia BERG, Aleksandra et al. 2013, Documento de trabalho (working paper) - notas sobre descendncia e filiao, texto de apoio. Universidade Aberta. GIDDENS, Anthony, 2010, Sociologia. 8 Edio. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian LEVI-STRAUSS, Claude. 2012, A Antropologia face aos problemas do mundo moderno Temas e Debates. Maia: Crculo de Leitores. MACHADO, Helena et al. 2011, Biogentica e gnero na construo da intencionalidade da paternidade: o teste de DNA nas investigaes judiciais de paternidade, In: Revista Estudos feministas [on line]. 2011, vol19, n.3, pp 823-848. ISSN 0104-026X, disponvel em hhppt://www.scielo.br/pdf/ref/v19n3/09.pdf SANTOS, Armindo. 2002, Antropologia Geral- Etnografia, Etnologia, Antropologia Social. Lisboa: Universidade Aberta.
Pag 3 de 3
1 - Aleksandra Berg, et al, 2013, no seu working paper- notas sobre descendncia e filiao.

You might also like