You are on page 1of 15

Citar: ALVES, Marco Antnio Sousa. O autor e a obra como funes do discurso em Michel Foucault. Disponvel em: http://www.academia.edu/2543068/O_autor_e_a_obra_como_funcoes_do_discurso_em_Michel_Foucault.

Acesso em: [data de acesso] Contato: marcofilosofia@ufmg.br

O autor e a obra como funes do discurso em Michel Foucault Author and work as functions of discourse on Michel Foucault

Marco Antnio Sousa Alves


Doutorando em Filosofia na UFMG Bolsista da CAPES Contato: marcofilosofia@ufmg.br

Resumo:

O objetivo deste artigo analisar o pensamento de Michel Foucault acerca das noes de autor e de obra, pensadas como funes variveis e complexas do discurso. A primeira parte do artigo pretende conectar a figura do autor com o problema do sujeito e com a ordem do discurso. Na segunda parte, o objetivo indicar como essa problemtica aparece em outros textos de Foucault, em momentos nos quais ele analisa os modos de circulao e apropriao dos discursos, tanto na Antiguidade quanto em seu presente (com relao s suas prprias obras). Palavras-chave: Foucault; Autor; Obra; Discurso.

Abstract: This paper aims to analyze Michel Foucaults thinking about the notions of author and work, which are regarded as variable and complex functions of discourse. The first part of the paper connects the notion of author with the problem of subjectivity and the order of

discourse. In the second part, the aim is to stress how the same question appears in other works of Foucault, when he analyzes the kinds of circulation and appropriation of discourses, both in ancient times as well as during his time (in relation to his own works). Keywords: Foucault; Author; Work; Discourse.

Introduo

Apesar da variedade temtica dos estudos de Foucault e de suas transformaes metodolgicas, podemos afirmar que a noo de sujeito constitui sua preocupao central, ou pelo menos um fio que permite unir muitos de seus escritos1. A maneira como Foucault aborda essa questo sofre diversas inflexes ao longo dos anos e aprofunda-se em diferentes direes. O objetivo do presente artigo no ser defender uma interpretao global de Foucault, conferindo-lhe uma suposta unidade temtica centrada no problema do sujeito, nem consistir em seguir suas inflexes e seus desdobramentos, o que implicaria em um estudo de grande flego. Trata-se aqui de algo mais modesto, que se limita anlise de uma especificao da funo-sujeito, realizada em um importante momento de inflexo nas pesquisas desenvolvidas por Foucault. Deixando mais claro: o objetivo do artigo estudar o autor (que est intimamente associado noo de obra) como uma especificao da funo-sujeito, analisado por Foucault como uma funo varivel e complexa do discurso. Pretende-se abordar esse tema em dois momentos. Na primeira parte, o objetivo ser conectar a figura do autor com o problema do sujeito e com a ordem do discurso. Para estudar esse tema, apio-me particularmente na aula inaugural proferida por Foucault no Collge de France em 1970, intitulada A ordem do discurso, e na apresentao realizada por Foucault um ano antes na Sociedade Francesa de Filosofia, intitulada O que um autor?. Ao analisar esses textos, pretendo

Foucault afirma isso no ensaio intitulado Porque estudar o poder: a questo do sujeito nos seguintes termos: Eu gostaria de dizer de incio qual foi o objetivo de meu trabalho nesses ltimos vinte anos. No foi analisar os fenmenos de poder, nem fixar as bases de uma tal anlise. Eu procurei sobretudo produzir uma histria dos diferentes modos de subjetivao do ser humano em nossa cultura. [...] No o poder, mas o sujeito que constitui o tema geral de minhas pesquisas. (In: DREYFUS & RABINOW, 1984, p.297-8, traduo nossa).

ento mostrar como a anlise da funo-autor ilustra um importante momento de inflexo nas pesquisas desenvolvidas por Foucault. Na segunda parte, pretendo mostrar como essa problemtica aparece em outros textos de Foucault. O objetivo realizar uma pequena aproximao ilustrativa, para mostrar o interesse de Foucault pela figura do autor e pelos modos de circulao e apropriao dos discursos. Essa segunda parte ser dividida em dois momentos. Em primeiro lugar, ser feita uma anlise da aula dada por Foucault em trs de maro de 1982, parte do curso A hermenutica do sujeito, na qual se aborda as prticas da leitura na poca helenstica. Por fim, ser feita uma breve considerao acerca da relao que Foucault estabelece com sua prpria obra, a partir, sobretudo, do prefcio escrito por ele em 1972 para a segunda edio da Histria da loucura na idade clssica.

1. Autor, Sujeito e Discurso

Logo no incio de sua aula inaugural no Collge de France, Foucault expe sua hiptese de trabalho nos seguintes termos:
Suponho que em toda sociedade a produo do discurso ao mesmo tempo controlada, selecionada, organizada e redistribuda por certo nmero de procedimentos que tm por funo conjurar seus poderes e perigos, dominar seu acontecimento aleatrio, esquivar sua pesada e temvel materialidade. (FOUCAULT, 1996, p.8-9)

Essa passagem ilustra bem a inflexo ocorrida nas pesquisas desenvolvidas por Foucault, que faz com que ele conceda menos importncia s anlises formais intradiscursivas em favor de uma preocupao mais aguda com as prticas sociais e as relaes de poder anteriormente consideradas como algo simplesmente extra-discursivo. O discurso visto ento como algo que s se efetiva em funo de certos procedimentos de controle e delimitao, sem os quais ele se desfaz em um rudo indefinido ou um murmrio descontrolado. Essa organizao ou controle do discurso se faz atravs de certos procedimentos, que so mecanismos que impem limites, agindo tambm de forma coercitiva. A aula inaugural de Foucault aborda justamente esses procedimentos, que so divididos em externos (que incluem os trs grandes sistemas de excluso: a interdio, a

segregao da loucura e a vontade de verdade) e internos (como o comentrio, a figura do autor e as disciplinas). Os procedimentos internos de controle e delimitao do discurso so assim chamados uma vez que so os discursos eles mesmos que exercem seu prprio controle. Segundo Foucault, podemos tom-los como procedimentos que funcionam, sobretudo, a ttulo de princpios de classificao, de ordenao, de distribuio, como se se tratasse, desta vez, de submeter outra dimenso do discurso: a do acontecimento e do acaso (FOUCAULT, 1996, p.21). O discurso ganha, com a figura do autor e outros procedimentos, uma suposta unidade, uma coerncia, uma inteligibilidade. O acaso do discurso ganha uma identidade na figura do autor, associada a uma individualidade. Na apresentao realizada por Foucault um ano antes na Sociedade Francesa de Filosofia, intitulada O que um autor?, fica ainda mais clara a inflexo ocorrida em seu pensamento, bem como a incluso da questo do autor nesse momento:
Talvez seja tempo de estudar os discursos no somente pelo seu valor expressivo ou pelas suas transformaes formais, mas nas modalidades da sua existncia: os modos de circulao, de valorizao, de atribuio, de apropriao dos discursos variam com dada cultura e modificam-se no interior de cada uma; a maneira como se articulam sobre relaes sociais decifra-se de forma mais direta, parece-me, no jogo da funo autor e nas suas modificaes do que nos temas ou nos conceitos que empregam. (FOUCAULT, 1992, p.689).

Vemos assim que o estudo arqueolgico limitado s condies de possibilidade dos discursos passa a ser permeado por questes extra-discursivas, relacionadas a determinadas prticas, que tomam corpo em um conjunto de tcnicas, instituies, comportamentos, maneiras de transmisso e difuso, formas pedaggicas, etc. Foucault dirige sua ateno para o estudo das modalidades de existncia dos discursos, inserindo o problema da noo de autor em um quadro mais amplo, que vai muito alm do espao literrio e aborda as formas de criao e circulao de discursos em geral e as prticas de constituio da subjetividade. Podemos dizer que a questo sobre o que um autor atinge em Foucault um nvel mais propriamente filosfico ou transcendental, pois questiona a funo no interior da qual qualquer coisa como um autor pode existir. O autor justamente aquele que tem a funo de criar e organizar certos discursos em determinada poca e cultura, exercendo tambm um papel coercitivo, como qualquer outro

procedimento de controle. Resumindo, o nome de autor serve para caracterizar um certo modo de ser do discurso (FOUCAULT, 1992, p.45). Relacionando a figura do autor com as prticas de constituio da subjetividade, Foucault coloca a seguinte questo: No ser igualmente a partir de anlises deste tipo que se poder reexaminar os privilgios do sujeito? (FOUCAULT, 1992, p.69). A crtica noo de autor insere-se assim na crtica mais geral noo de sujeito, mais especificamente funo fundadora atribuda ao sujeito. Ressaltando essa associao, afirma Angle Kremer-Marietti que um saber sem sujeito, essa seria a obra despojada de seu autor. [...] Dizer que o autor desapareceu como dizer que Deus est morto ou que o homem est morto (KREMER-MARIETTI, 1977, p.98). Essa aproximao , ao final da apresentao de 1969, explicitamente assumida por Foucault nesses termos:
Como, segundo que condies e sob que formas, algo como um sujeito pode aparecer na ordem dos discursos? Que lugar pode o sujeito ocupar em cada tipo de discurso, que funes pode exercer e obedecendo a que regras? Em suma, trata-se de retirar ao sujeito (ou ao seu substituto) o papel de fundamento originrio e de o analisar como uma funo varivel e complexa do discurso. O autor ou o que tentei descrever como a funo autor com certeza apenas uma das especificaes da funo sujeito. (FOUCAULT, 1992, p.69-70).

Nessa passagem fica evidente o status conferido ao autor e ao sujeito por Foucault: no so noes evidentes, espontneas, que servem de fundamento ao discurso. Pelo contrrio, so vistos como funes variveis e complexas. Ressaltando o carter histrico e cultural da figura do autor, Foucault enftico ao rejeitar sua suposta naturalidade. Nem sempre e nem todos os discursos organizam-se em funo do autor. Kremer-Marietti refora esse ponto dizendo que longe de ser dado e primeiro, o autor ou sujeito aparece como o resultante de circunstncias culturais, mas ainda de atos de leitura, de interpretao, de condicionamento de um certo discurso (KREMER-MARIETTI, 1977, p.100). claro, contudo, que no se trata de cometer o absurdo de negar a existncia do indivduo que escreve e inventa ( FOUCAULT, 1996, p.28). No devemos confundir o mero fato de haver um criador ou escritor com a funo desempenhada pelo autor na circulao e no funcionamento de certos discursos no interior de uma determinada sociedade, conferindo um modo especfico de ser aos discursos. Como resume Foucault na apresentao:

A funo autor est ligada ao sistema jurdico e institucional que encerra, determina, articula o universo dos discursos; no se exerce uniformemente e da mesma maneira sobre todos os discursos, em todas as pocas e em todas as formas de civilizao; no se define pela atribuio espontnea de um discurso ao seu produtor, mas atravs de uma srie de operaes especficas e complexas; no reenvia pura e simplesmente para um indivduo real, podendo dar lugar a vrios eus em simultneo, a vrias posies-sujeito que classes diferentes de indivduos podem ocupar. (FOUCAULT, 1992, p.56-7).

Embora o autor seja uma figura que no natural e necessria, de modo que podemos analisar seu surgimento e prever seu desaparecimento, isso no leva Foucault a simplesmente fazer coro declarao da morte do autor feita por Barthes pouco antes. Foucault demonstra certa resistncia tese j corrente do desaparecimento ou morte do autor, dizendo: no estou, porm, muito seguro de que se tenha extrado todas as conseqncias que a constatao exigiria, nem que se tenha avaliado com exatido o alcance do acontecimento (FOUCAULT, 1992, p.37). Como fica claro, Foucault pretende levar a questo a outro nvel. Ele se nega a simplesmente repetir a afirmao oca de que o autor desapareceu e procura localizar o espao deixado vazio pelo desaparecimento do autor, seguir de perto a repartio das lacunas e das fissuras e perscrutar os espaos, as funes livres que esse desaparecimento deixa a descoberto (FOUCAULT, 1992, p.41). Fica mais uma vez claro o interesse de Foucault, que consiste no estudo dos procedimentos internos de controle e delimitao do discurso. Se no mais o autor que exerce a funo unificadora e controladora, ento cabe analisar quem ou o que exerce essa funo e como o faz. Juntamente com a figura do autor, tambm a noo de obra colocada em questo por Foucault. Novamente no estamos diante de algo natural e espontneo. Pelo contrrio, Foucault observa que uma obra uma curiosa unidade, que inclui certos textos e exclui outros. As coletneas ou obras completas so mecanismos mais ou menos aleatrios, que ajuntam uma certa quantidade de textos sob a pretensa unidade de uma obra. A prpria idia de uma obra pode ser pensada como sendo fruto de uma determinada forma de organizao textual, linear e autoral, difundida pela impressora e o formato do livro. Em uma conferncia pronunciada em Bruxelas em 1964, intitulada Linguagem e literatura, Foucault distingue a obra da linguagem e da literatura, descrevendo-a nesses termos:
H uma coisa estranha, no interior da linguagem, essa configurao da linguagem que se detm em si prpria, se imobiliza e constri um espao que

lhe prprio, retendo nesse espao o fluxo do murmrio que d espessura transparncia dos signos e das palavras. Erige-se, desse modo, o volume opaco, provavelmente enigmtico, que constitui a obra (FOUCAULT, 2005, p.140).

Voltando aula inaugural de 1970, apresento em linhas gerais as consideraes que Foucault tece ao final, quando apresenta as tarefas e temas que gostaria de abordar nos prximos anos. Foucault estabelece alguns princpios que seriam exigidos pelo novo mtodo, a comear pelo princpio da inverso, que faz com que tomemos o autor como um recorte e um instrumento de rarefao do discurso ao invs de reconhecer nele a fonte dos discursos. Feito isso, pergunta-se Foucault: Mas, uma vez descobertos esses princpios de rarefao, uma vez que se deixe de consider-los como instncia fundamental e criadora, o que se descobre por baixo deles? (FOUCAULT, 1996, p.52). Para responder essa pergunta, Foucault diz ser preciso avanar outros princpios de seu mtodo. O princpio da descontinuidade nos obriga a recusar a idia de que haveria um reino do no-dito ou do impensado, uma espcie de grande discurso ilimitado que foi reprimido e recalcado. O princpio da especificidade, por sua vez, nos obriga a recusar a idia de que haveria uma significao prvia que nos cabe decifrar, posto que o discurso deve ser concebido como uma violncia que fazemos s coisas, como uma prtica que lhes impomos em todo o caso ( FOUCAULT, 1996, p.53). J o princpio da exterioridade nos obriga a no buscar nos discursos uma espcie de ncleo interior e escondido, seu mago, mas ater-se sua apario e sua regularidade. Foucault conclui ento a apresentao de seu novo mtodo indicando que quatro noes devem regular suas anlises, as noes de acontecimento, de srie, de regularidade e de condio de possibilidade. Ao estipular isso, Foucault recusa as noes de significao, originalidade, unidade e criao, que teriam dominado a histria tradicional das idias. Sendo assim, Foucault prope que no se procure mais pelo ponto da criao (a fonte ou origem do discurso), pela marca da originalidade individual (o autor e sua inteno), pela unidade da obra (a coerncia e delimitao do discurso) e pelo tesouro indefinido das significaes ocultas (o grande objetivo da hermenutica ou exegese moderna). dentro desse projeto que Foucault distingue o conjunto crtico (que pe em prtica o princpio da inverso) e o conjunto genealgico (que pe em prtica os princpios da descontinuidade, especificidade e exterioridade). Em suas palavras: A crtica analisa os processos de rarefao, mas tambm de reagrupamento e de unificao

dos discursos; a genealogia estuda sua formao ao mesmo tempo dispersa, descontnua e regular (FOUCAULT, 1996, p.65-6). Apesar de traar a distino, Foucault enftico ao ressaltar o carter inseparvel dessas pesquisas, posto que, no h , de um lado, as formas da rejeio, da excluso, do reagrupamento ou da atribuio; e, de outro, em nvel mais profundo, o surgimento espontneo dos discursos que, logo antes ou depois de sua manifestao, so submetidos seleo e ao controle (FOUCAULT, 1996, p.66). Em outras palavras, os procedimentos de controle so integrados na formao mesma dos discursos, o que no permite pensar em um discurso puro, sem qualquer controle, bem como no seria possvel simplesmente repelir todo controle como algo simplesmente externo e repressor. Dreyfus e Rabinow consideram que, nesse momento, Foucault tenta preservar a arqueologia, complementado-a com a genealogia. Essa tentativa transitria explicaria, segundo essa interpretao, o carter um pouco confuso de cer tas observaes (DREYFUS & RABINOW, 1984, p.156, traduo nossa), como a que distingue o conjunto crtico do genealgico e a que considera complementar a rarefao do discurso e a formao efetiva do discurso pelas prticas no discursivas.

2. O interesse de Foucault pela figura do autor e pelos modos de circulao e apropriao dos discursos

Na parte anterior, foi realizada uma breve apresentao de como Foucault problematiza a figura do autor. Agora, o objetivo mostrar como essa problemtica aparece em outros textos de Foucault. Trata-se, em verdade, de um tema que perpassa vrios de seus escritos e de suas falas, de modo que o que se segue apenas uma amostragem dessa apario, sem qualquer pretenso exaustiva. Em primeiro lugar, ser feita uma anlise da aula dada por Foucault em trs de maro de 1982, parte do curso A hermenutica do sujeito, na qual se aborda as prticas da leitura e da escrita na poca helenstica. Na seqncia, ser feita uma breve considerao acerca da relao que Foucault estabelece com sua prpria obra.

2.1. O autor e as prticas de leitura e escrita na poca helenstica

No curso Hermenutica do Sujeito, mais especificamente na aula de trs de maro de 1982, Foucault apresenta uma interessante anlise da prtica da leitura e da escrita na poca helenstica. Segundo Foucault, havia ento um princpio tico que orientava tanto a leitura quanto a escrita. Assim explica Foucault o efeito que se esperava da leitura: no a compreenso do que o autor queria dizer, mas a constituio para si de um equipamento de proposies verdadeiras, que seja efetivamente seu (FOUCAULT, 2006, p.431). Ou seja, o que importava era se apropriar dos pensamentos (lgoi), de modo a incorporar princpios de comportamento e a provocar uma mudana da existncia. A leitura vista assim como uma prtica eticamente orientada, na qual os pensamentos so apropriados e organizados atravs de diversos exerccios: ler em voz alta, reler, anotar, reler as anotaes, meditar, etc., de maneira a efetivamente incorporar os pensamentos e torn-los seus. No contexto helenstico, o autor e a obra no tm a aura que tero na modernidade, no possuem a autoridade que lhes ser concedida pelo renascimento e pelo romantismo, eles no constrangem o leitor e nem exercem qualquer privilgio hermenutico. No cabe ao criador delimitar sua criao na forma de uma obra bem definida e circunscrita, pois compete ao leitor operar essa juno livremente. Geralmente os textos no eram assinados e pouco se sabia da fonte ou da autenticidade do que se lia. Podemos dizer que nesse contexto a funo de controle e delimitao do discurso no exercida pelo autor, posto que o leitor quem, em sua apropriao, impe uma determinada organizao e utilizao ao que l ou escuta. A tcnica seletiva de leitura sugerida aos alunos na poca helenstica, que os incentivava a ler algumas passagens de poucos autores e obras, ilustra bem esse ponto. Vemos assim o quo longe estamos do esforo crtico moderno, que nos convida a uma abordagem do conjunto de uma obra de modo a decifrar a inteno do autor e o sentido por ele conferido aos seus escritos. Temos assim uma relao muito diversa com a leitura e a escrita, em comparao com o leitor e o escritor modernos. No cabe ao criador impor um sentido ltimo, um percurso linear a ser seguido e um limite e unidade sua obra. E quanto ao leitor, ao invs da obrigao de respeitar a inteno do autor e a integridade e o conjunto de sua obra, cabe a ele se apropriar do discurso, conformando-o livremente e fazendo-o seu sua maneira. As questes hermenuticas modernas acerca da inteno do autor e os problemas acerca da autenticidade das obras antigas algo completamente alheio ao modo de circulao e organizao do discurso no helenismo.

O leitor da poca helenstica no realiza verdadeiramente um comentrio, no sentido de uma duplicao do discurso, e nem uma exegese, entendida como a busca pela origem ou pelo sentido ltimo. Como ressalta Foucault em sua aula: a leitura recolhe oraciones, logi (discursos, elementos de discursos); preciso disto fazer um corpus. a escrita que vai constituir e assegurar este corpus (FOUCAULT, 2006, p.431). Portanto, o leitor no assume uma posio passiva diante da obra, que traz consigo um sentido ltimo dado. Pelo contrrio, ele que exerce ativamente a funo de controle e organizao do discurso. Foucault enfatiza como a leitura no era algo fcil, mas constitua um complexo exerccio. Segundo Foucault, a palavra utilizada para se referir leitura, anagignskein, significa precisamente reconhecer, reconhecer nesta miscelnea de signos que so to difceis de repartir, de distribuir como convm e, conseqentemente, de compreender (FOUCAULT, 2006, p.433). Podemos ver assim como a tarefa de domesticar a selvageria e periculosidade do discurso exercida pelo leitor no momento da meditao (melte, meditatio) e no pela figura do autor. Os hypomnmata (anotaes de leitura, suporte de lembranas) ilustram bem essa outra prtica de leitura, escrita e releitura. Foucault comenta em sua aula a publicao que Arrianus fez de seus hypomnmata, escritos enquanto escutava os colquios de Epicteto. Arrianus ressalta que se trata de uma verso com suas prprias palavras. Como comenta Foucault em sua aula: Publicando os hypomnmata que fez para si, Arrianus atribui-se como tarefa, portanto, restituir o que as outras publicaes no souberam fazer: dinoia, o pensamento, o contedo de pensamento que era, pois, o de Epicteto em seus colquios (FOUCAULT, 2006, p.441). Como fica evidente, o objetivo no preservar a autoria e a autoridade de Epicteto, mas antes se apropriar de uma verdade pronunciada. Em uma entrevista concedida a Dreyfus e Rabinow em abril de 1983, Foucault esclarece que, mesmo sendo a cultura antiga marcada pelo valor da tradio e da autoridade (como a de Epicteto), o objetivo dos hypomnmata fazer da recordao de um logos fragmentrio, transmitido pelo ensino, a escuta ou a leitura, um meio para estabelecer uma relao consigo mesmo a mais adequada e per feita possvel (DREYFUS & RABINOW, 1984, p.341, traduo nossa).

2.2. A relao de Foucault com sua prpria obra

10

Foucault mostra-se, em vrios momentos, desconfortvel ao falar de sua obra. Ele parece pedir sempre aos seus leitores e ouvintes que assumam uma outra posio diante de seus textos e de suas palavras. Mas qual a razo desse desconforto? Proponho ento refletir sobre essa questo a partir, sobretudo, do prefcio escrito por ele em 1972 para a segunda edio da Histria da loucura na idade clssica. Ao redigir um prefcio, o autor normalmente assume uma outra posio diante de seu texto, explicando seus limites e indicando como o mesmo deve ser compreendido. Trata-se de uma posio de autoridade exercida pelo autor diante de sua obra. Foucault mostrava-se geralmente incomodado com o fato de ter de elaborar prefcios para suas obras. O incmodo vinha, em grande medida, do fato de Foucault entender que no prefcio o autor se colocava em uma curiosa posio diante de sua obra, como algum que pode falar dela com algum privilgio hermenutico, cabendo a ele dar a ltima palavra e proferir o verdadeiro sentido de seu discurso. No prefcio acima mencionado, Foucault expressa esse desconforto em um curto texto de apenas duas pginas. Logo no incio, Foucault confessa repugnar a obrigao que tem diante de si: prefaciar sua obra escrita h mais de dez anos para uma nova edio. Ao final, Foucault tenta justificar o novo prefcio dizendo que ao menos ele suprimiu o anterior e escreveu algo bem curto. Ao longo do curto prefcio, Foucault apresenta a idia da monarquia ou tirania do autor, que se v no direito de determinar a maneira como sua obra deve ser lida e compreendida, e diz querer evitar essa tentao de assumir a posio do Autor-Deus, da fonte originria do significado ltimo da obra, que o leitor deve esforar-se por decifrar. Segue abaixo o trecho em que essas consideraes so feitas:
A tentao grande para quem escreve o livro de fazer a lei de todo esse lampejo de simulacros, de lhe prescrever uma forma, de lhe atribuir uma identidade, de lhe impor uma marca que lhe d um certo valor constante. Eu sou o autor: olhem meu rosto ou meu perfil. Aqui est a que devero parecer todas essas figuras redobradas que vo circular sob meu nome, as que se distanciarem disso no valero nada, e em razo de seu grau de semelhana que vocs podero julgar acerca do valor dos outros. Eu sou o nome, a lei, a alma, o segredo, a balana de todos esses duplos. Assim se escreve o prefcio, ato primeiro pelo qual comea a se estabelecer a monarquia do autor, declarao de tirania: minha inteno deve ser seu preceito, vocs curvaro suas leituras, anlises e crticas quilo que eu quis fazer. Entendam bem minha modstia: quando eu falo dos limites de minha empresa, eu pretendo limitar sua liberdade, e se eu proclamo meu sentimento de ter sido imperfeita minha tarefa, que eu no quero deixar a vocs o privilgio de objetar ao meu livro o fantasma de um outro, bem prximo dele, mas mais belo que aquilo que ele .

11

Eu sou o monarca das coisas que eu disse e eu tenho sobre elas uma eminente soberania: a da minha inteno e do sentido que eu quis lhe dar. (FOUCAULT, 1972, p.9-10, traduo nossa).

Trata-se de um texto bastante irnico e contundente, que deixa clara a inteno de Foucault de renunciar ao seu trono, de no exercer o poder monrquico que se espera que o autor desempenhe. Na seqncia desse mesmo prefcio, Foucault indica como gostaria que sua obra fosse tomada. Ele pede para que suas palavras no sejam unificadas atravs da funo autoritria do autor, mas que sejam acolhidas como discursos fragmentrios e abertos:
Eu gostaria que um livro, ao menos por parte daquele que o escreveu, fossem apenas as frases das quais ele feito, que ele no se desdobre nesse primeiro simulacro de si mesmo que um prefcio, que pretende dar sua lei a todos aqueles que podero no futuro ser formados a partir dele. Eu gostaria que esse objeto-evento, quase imperceptvel no meio de tantos outros, copiasse-se novamente, fragmentasse-se, repetisse-se, simulasse-se, desdobrasse-se, desaparecesse finalmente sem que aquele a quem ocorreu de produzi-lo pudesse jamais reivindicar o direito de ser o seu mestre, de impor aquilo que ele quis dizer, nem de dizer aquilo que ele deveria ser. Em suma, eu gostaria que um livro no se desse a si mesmo esse estatuto de texto ao qual a pedagogia e a crtica sabero bem reduzi-lo, mas que ele tenha a desenvoltura de se apresentar como discurso, ao mesmo tempo batalha e arma, estratgia e choque, luta e trofu ou ferida, conjunturas e vestgios, encontro irregular e cena repetvel. (FOUCAULT, 1972, p.10, traduo nossa).

Foucault deixa assim clara sua vontade de ver seus discursos serem apropriados de uma forma distinta, diferente da apropriao realizada pela crtica e pelo nosso sistema educacional. Ao sugerir que seu livro seja tomado como um conjunto de frases, oraes, pensamentos a serem livremente copiados, repetidos, desdobrados, fragmentados, etc, Foucault parece sugerir algo prximo prtica helenstica de leitura e escrita, na qual no se perguntava pelo autor e por sua inteno. Essa aproximao tambm reforada quando Foucault sugere que o leitor se aproprie de seu discurso como uma arma, um instrumento de batalha, algo que venha a provocar uma mudana em nossa existncia e em nossa realidade. Foucault o tipo de filsofo que pede para ser usado, distorcido, empregado como um instrumento, uma ferramenta para os mais diversos e imprevisveis fins. No cabe fazer dele um guru, um mestre espiritual. Foucault renunciou ao posto de autor, de fonte ltima do significado, de elemento organizador e controlador que unifica e confere coerncia a uma obra. Ao invs de respeito integridade de sua obra e de

12

reverncia sua inteno originria, Foucault pede para ser trado, deformado, maltratado e esquecido. Encontramos uma sugesto nesse sentido tambm na introduo da Arqueologia do Saber. Ao final da introduo, Foucault diz ironicamente aos seus leitores e crticos: eu no estou ali onde vocs me encurralaram, mas aqui de onde eu os vejo rindo (FOUCAULT, 1969, p.28, traduo nossa). Foucault explicita seu desejo de no assumir a posio do autor, de no dar um rosto definido ou uma cara prpria aos seus escritos, dizendo:
Mais de um, como eu sem dvida, escrevem para no ter mais um rosto. No me perguntem quem sou eu e no me digam para permanecer o mesmo: essa uma moral do estado civil, ela rege nossos documentos. Que ela nos deixe livres quando se trata de escrever. (FOUCAULT, 1969, p.28, traduo nossa).

O mesmo tipo de considerao fez Foucault quando do incio de sua carreira como professor no Collge de France. Em sua aula inaugural de dois de dezembro de 1970, Foucault inicia sua fala dizendo como gostaria que a mesma fosse tomada pelo pblico: sem o exerccio tirnico e unificador da funo autor e negando a si mesmo a condio de origem do discurso e fonte privilegiada de sua compreensibilidade. Assim inicia Foucault:
Gostaria de me insinuar sub-repticiamente no discurso que devo pronunciar hoje, e nos que deverei pronunciar aqui, talvez durante anos. Ao invs de tomar a palavra, gostaria de ser envolvido por ela e levado bem alm de todo comeo possvel. Gostaria de perceber que no momento de falar uma voz sem nome me precedia h muito tempo: bastaria, ento, que eu encadeasse, prosseguisse a frase, me alojasse, sem ser percebido, em seus interstcios, como se ela me houvesse dado um sinal, mantendo-me, por um instante, suspensa. No haveria, portanto, comeo; e em vez de ser aquele de quem parte o discurso, eu seria, antes, ao acaso de seu desenrolar, uma estreita lacuna, o ponto de seu desaparecimento possvel. (FOUCAULT, 1996, p.5-6).

Em suma, percebemos como Foucault recusa sua condio de autor, na medida que no pretende realizar essa funo diante de seus discursos. Da mesma maneira, tambm no pretende que sua obra seja unificada segundo a funo autor, o que faz de suas palavras e textos algo sem incio determinado e sem limites precisos, sem qualquer restrio imposta de antemo por parte de seu escritor/orador.

13

Concluso

A questo do autor e da obra ganha com as reflexes de Foucault uma profundidade e riqueza que a suposta naturalidade e evidncia dessas noes no deixa entrever. Ao longo da primeira parte do artigo, esperamos ter conseguido mostrar como essa questo se relaciona com o problema do sujeito e com a ordem do discurso, na medida que so funes variveis e complexas que caracterizam um modo especfico de ser do discurso. O autor representa um modo particular e privilegiado de o sujeito se apropriar do discurso, de forma a control-lo e domestic-lo. E na segunda parte, esperamos ter mostrado como o tema reaparece em outros textos de Foucault, seja quando analisa as prticas helensticas, seja quando coloca em questo sua prpria obra e a forma como gostaria que seu discurso fosse apropriado e controlado.

Bibliografia

DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, un parcours philosophique : audel de lobjectivit et de la subjectivit. Traduo de Fabienne Durand-Bogaert e Gilles Barbedette. Paris: Gallimard, 1984. FOUCAULT, Michel. Larchologie du savoir. Paris: Gallimard, 1969. _____. Histoire de la folie lge classique . Paris: Gallimard, 1972. _____. O que um autor? Traduo de Jos A. Bragana de Miranda e Antnio Fernando Cascais. Lisboa: Passagem, 1992. _____. A ordem do discurso: aula inaugural no Collge de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Traduo de Laura Fraga de Almeida Sampaio. So Paulo: Loyola, 1996. _____. Foucault (Dictionnaire des philosophes). In: Philosophie: anthologie. Paris: Gallimard, p.42-49, 2004. (Foucault assina como M.F., de Maurice Florence). _____. Linguagem e literatura. Traduo de Jean-Robert Weisshaupt e Roberto Machado. In: MACHADO, Roberto. Foucault, a filosofia e a literatura. 3a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, p.137-174, 2005.

14

_____. A hermenutica do sujeito: curso no Collge de France (1981-1982). Traduo de Mrcio A. da Fonseca e Salma Tannus Muchail. So Paulo: Martins Fontes, 2006. KREMER-MARIETTI, Angle. Introduo ao pensamento de Michel Foucault . Traduo de Csar Augusto Chaves Fernandes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1977.

15

You might also like