You are on page 1of 19

5

A - PROBABILIDADE 1 INTRODUO Embora o clculo das probabilidades pertena ao campo da matemtica, sua incluso neste captulo se justifica pelo fato de a maioria dos fenmenos de que trata a Estatstica ser de natureza aleatria ou probabilstica. Consequentemente, o conhecimento dos aspectos fundamentais do clculo de probabilidade uma necessidade essencial para o estudo da Estatstica Indutiva ou Infe encia!. !rocuramos resumir aqui os conhecimentos que jul"amos necessrios para termos um ponto de apoio em nossos primeiros passos no caminho da Estatstica #nferencial. Esses passos sero apresentados no caminho se"uinte, que trata da conceituao de va i"ve! a!eat# ia e das duas principais distribui$es de probabilidades de va i"veis disc etas e contnuas. $ E%PERI&ENTO ALEAT'RIO Em quase tudo, em maior ou menor "rau, %islumbramos o acaso. &ssim, da afirmao ' pro%%el que o meu time "anhe a partida de hoje( pode resultar) a* que , apesar do fa%oritismo, ele perca+ b* que, como pensamos, ele "anhe+ c* que empate Como %imos, o resultado final depende do acaso. ,enmenos como esse so chamados fen()enos a!eat# ios ou e*+e i)entos a!eat# ios. E*+e i)entos ou fen()enos a!eat# ios so aqueles que, mesmo repetidos %rias %ezes sob condi$es semelhantes, apresentam resultados impre%is%eis. , E-PAO A&O-TRAL & cada e-perimento correspondem, em "eral, %rios resultados poss%eis. &ssim , ao lanarmos uma moeda, h dois resultados poss%eis) ocorrer ca a ou ocorrer co oa. . ao lanarmos um dado h seis resultados poss%eis) 1. $. ,. /. 0 ou 1. &o conjunto desses resultados poss%eis damos o nome de es+a2o a)ost a! ou con3unto unive so, representado por /. 0s dois e-perimentos citados anteriormente t1m os se"uintes espaos amostrais) i* lanamento de uma moeda) / 2 3Ca, Co4+ ii* lanamento de um dado) / 2 35, 6, 7, 8, 9, :4.

;o mesmo modo, como em dois lanamentos sucessi%os de uma moeda podemos obter ca a nos dois lanamentos, ou ca a no primeiro e co oa no se"undo, ou co oa no primeiro e ca a no se"undo, ou co oa nos dois lanamentos, o espao amostral ) / 2 3<Ca, Ca*, <Ca, Co*, <Co, Ca*, <Co,Co*4. Cada um dos elementos de / que corresponde a um resultado recebe o nome de +onto a)ost a!. &ssim) 6 / 6 ponto amostral de /. / E4ENTOChamamos de evento qualquer subconjunto do espao amostral / de um e-perimento aleatrio. &ssim, qualquer que seja E, se E / <E est contido em /*, ento E um e%ento de /. /e E 2 /, E chamado evento ce to. /e E / e E um conjunto unitrio, E chamado evento e!e)enta . /e E 2 , E chamado evento i)+ossve!. E-emplo) =o lanamento de um dado, onde / 2 35, 6, 7, 8, 9, :4, temos) & 2 36, 8, :4 /+ lo"o, & um e%ento de /. > 2 35, 6, 7, 8, 9, :4 /+ lo"o, > um e%ento certo de / <>2/*. C 2 384 /+ lo"o, C um e%ento elementar de /. ; 2 /+ lo"o, ; um e%ento imposs%el de /. ?m e%ento sempre definido por uma sentena. &ssim, os e%entos acima podem ser definidos pelas sentenas) '0bter um n@mero par na face superior.( '0bter um n@mero menor ou i"ual a : na face superior.( '0bter o n@mero 8 na face superior.( '0bter um n@mero maior que : na face superior.( 0 PROBABILIDADE ;ado um e-perimento aleatrio, sendo / o seu espao amostral, %amos admitir que todos os elementos de / tenham a mesma chance de acontecer, ou seja, que / um con3unto e5ui+ ov"ve!. Chamamos de probabilidade de um e%ento & <& /* o n@mero real de !<&*, tal que)
!<&* = n <& * n </*

onde)

n<&* o n@mero de elementos de &+ n</* o n@mero de elementos de /. E-emplos) a* Considerando o lanamento de uma moeda e o e%ento & 'obter cara(. Aemos. / 2 3Ca, Co4 n</* 26 & 2 3Ca4 n<&* 2 5 Bo"o)
!<& * =

0 resultado acima nos permite afirmar que, ao lanarmos uma moeda equilibrada, temos 9CD de chance de que aparea cara na face superior. b* Considerando o lanamento de um dado, %amos calcular) a probabilidade do e%ento & 'obter um n@mero par na face superior(. Aemos. / 2 35, 6, 7, 8, 9, :4 n</* 2 : & 2 36, 8, :4 n<&* 2 7 Bo"o)
!< &* = 7 5 = : 6

5 6

c* & probabilidade do e%ento > 'obter um n@mero menor ou i"ual a : na face superior(. Aemos. / 2 35, 6, 7, 8, 9, :4 n</* 2 : > 2 35, 6, 7, 8, 9, :4 n<>* 2 : Bo"o)
!< >* = : =5 :

d* & probabilidade do e%ento C 'obter um n@mero 8 na face superior(. Aemos. / 2 35, 6, 7, 8, 9, :4 n</* 2 : C 2 384 n<C* 2 5 Bo"o)
! < C* = 5 :

e* & probabilidade do e%ento ; 'obter um n@mero maior que : na face superior(. Aemos. / 2 35, 6, 7, 8, 9, :4 n</* 2 : ; 2 n<;* 2 C Bo"o)
! < ;* = C =C :

!elos e-emplos acima, podemos concluir que, sendo n</* 2 n) a* a probabilidade do evento ce to 6 i7ua! a 1)

!</* =5

b* a probabilidade do evento i)+ossve! i"ual a zero)


P( )= 0

c* a probabilidade de um evento E 5ua!5ue <E /* tal que)


C !< E * 5

um n@mero real !<E*,

d* a probabilidade de um e%ento elementar E qualquer , lembrando que n<E* 2 5)


!< E * = 5 n

1 E4ENTO- 8O&PLE&ENTARE/abemos que um e%ento pode ocorrer ou no. /endo p a probabilidade de que ele ocorra <sucesso* e q a probabilidade de que ele no ocorra <insucesso*, para um mesmo e%ento e-iste sempre a relao)
p + q =5 q =5 p

&ssim, se a probabilidade de se realizar um e%ento probabilidade de que ele no ocorra )


5 8 q =5 p q =5 = 9 9 5 p= . :

p=

5 , 9

/abemos que a probabilidade de tirar o 8 no lanamento de um dado Bo"o, a probabilidade de no tirar o 8 no lanamento de um dado )
q =5 5 9 = : :

9 E4ENTO- INDEPENDENTE;izemos que dois eventos so inde+endentes quando a realizao ou a noErealizao de um dos e%entos no afeta a probabilidade de realizao do outro e %iceE%ersa. !or e-emplo, quando lanamos dois dados, o resultado obtido em um deles independe do resultado obtido no outro. /e dois e%entos so independentes, a probabilidade de que eles se realizem si)u!tanea)ente i"ual ao produto das probabilidades de realizao dos dois e%entos. &ssim, sendo p5 a probabilidade de realizao do primeiro e%ento e p 6 a probabilidade de realizao do se"undo e%ento, a probabilidade de que tais e%entos se realizem simultaneamente dada por)
p = p5.p 6

E-emplo) Banamos dois dados. & probabilidade de obtermos 5 no primeiro dado )


p5 = 5 :

& probabilidade de obtermos 9 no se"undo dado )


p6 = 5 :

Bo"o, a probabilidade de obtermos, simultaneamente, 5 no primeiro e 9 no se"undo )


5 5 5 p= . = : : 7:

: E4ENTO- &UTUA&ENTE E%8LU-I4O;izemos que dois ou )ais eventos so )utua)ente e*c!usivos quando a realizao de um e-clui a realizao do<s* outro<s*. &ssim, no lanamento de uma moeda, o e%ento 'tirar cara( e o e%ento 'tirar coroa( so mutuamente e-clusi%os, j que, ao se realizar um deles, o outro no se realiza. /e dois e%entos so mutuamente e-clusi%os, a probabilidade de que um ou outro se realize i"ual F soma das probabilidades de que cada um deles se realize)
p = p5 + p 6

E-emplo) Banamos um dado. & probabilidade de se tirar o 7 ou o 9 )


p= 5 5 6 5 + = = : : : 7

pois, como %imos, os dois e%entos so mutuamente e-clusi%os.

E*e ccios da !ista 1 5* ;etermine a probabilidade de cada e%ento) a. um n@mero par aparece no lanamento de um dado+ b. uma fi"ura aparece ao se e-trair uma carta de um baralho de 96 cartas+ c. uma carta de ouro aparece ao se e-trair uma carta de um baralho de 96 cartas+ d. uma s coroa aparece no lanamento de 7 moedas. 6* ?m n@mero inteiro escolhido aleatoriamente dentre os n@meros 5, 6, 7,..., 8G, 9C. ;etermine a probabilidade de ) a. o n@mero ser di%is%el por 9+ b. o n@mero terminar em 7+ c. o n@mero ser di%is%el por : e H+ d. o n@mero ser di%is%el por : ou H+

e. o n@mero ser di%is%el por 8 e :+ f. o n@mero ser di%is%el por 8 ou :. 7* ;ois dados so lanados simultaneamente. ;etermine a probabilidade de) a. a soma ser menor que 8+ b. a soma ser G+ c. o primeiro resultado ser maior que o se"undo+ d. a soma ser menor ou i"ual a 9. 8* ?ma moeda lanada 6 %ezes. Calcule a probabilidade de) a. no ocorrer cara nenhuma %ez+ b. obterEse cara na primeira ou na se"unda jo"ada, sendo as faces diferentes. 9* ?m inteiro entre 7 e 55 ser escolhido ao acaso. a. qual a probabilidade de que este n@mero seja mparI b. qual a probabilidade de que este n@mero seja mpar e di%is%el por 7I :* ?ma carta retirada ao acaso de um baralho de 96 cartas. Jual a probabilidade de que a carta retirada seja uma dama ou uma carta de copasI K* =o lanamento de dois dados, qual a probabilidade de se obter um par de pontos i"uaisI H* Em um lote de 56 peas, 8 so defeituosas. /endo retiradas aleatoriamente 6 peas, calcule) a. a probabilidade de ambas serem defeituosas+ b. a probabilidade de ambas no serem defeituosas+ c. a probabilidade de ao menos uma ser defeituosa. G* E-traiEse ao acaso uma bola de uma cai-a que cont m : bolas %ermelhas, 8 brancas e 9 azuis. ;etermine a probabilidade de a bola e-trada ser) a. %ermelha+ b. branca+ c. azul+ d. noE%ermelha+ e. %ermelha ou branca 5C* ;isp$eEse de 6 urnas <urnas # e ##*, sendo que na urna # temos 9 bolas azuis, 7 pretas e 8 brancas. =a urna ## temos : azuis, 8 pretas e 5C brancas. /e uma bola retirada de cada urna, qual a probabilidade de ambas serem da mesma corI 55* ?ma cai-a cont m 6C canetas i"uais, das quais K so defeituosas, e a outra cai-a cont m 56, das quais 8 so defeituosas. ?ma caneta retirada aleatoriamente de cada cai-a. ;eterminar a probabilidade de) a. ambas no serem defeituosas+ b. de uma ser perfeita e a outra no+ 56* ?ma urna cont m 9 bolas %erdes, H azuis, 8 pretas e 6 brancas. Calcular a probabilidade de)

a. sair 7 bolas %erdes+ b. sair 8 bolas azuis+ c. sair 6 bolas pretas+ d. sair 6 bolas brancas 57* ?ma loja disp$e de 56 "eladeiras do mesmo tipo, das quais 8 apresentam defeitos. a. /e um fre"u1s %ai comprar uma "eladeira, qual a probabilidade de le%ar uma defeituosaI b. /e um fre"u1s %ai comprar duas "eladeiras, qual a probabilidade de le%ar duas defeituosasI c. /e um fre"u1s %ai comprar duas "eladeiras, qual a probabilidade de le%ar pelo menos uma defeituosaI Res+ostas dos e*e ccios da !ista 1 5* a. 6* a. 7* a. 8* a. 9* a. :* K*
8 57 5 :

5 6
5 9

b. b. b. b. b.

7 57 5 5C 5 G

c. c. c.

5 8
5 69

d. d. d.

7 H : 69 9 5H

e.

6 69

f.

H 69

5 56 5 8
7 K

9 56

5 6
5 K

H* a. G* a. 5C*

5 55
6 9

b. b.

58 77 8 59

c. c.

5G 77 5 7

d.

7 9

e.

6 7

85 56C 57 7C 5C G:G

55* a. 56* a.

b. b.

G 6C 79 5G7H

c.

6 9K

d.

5 5K5

57* a.

5 7

b.

5 55

c.

5G 77

B PROBABILIDADE 8ONDI8IONAL 1 INTRODUO /eja / um espao amostral e consideremos 6 e%entos, & e >. Com o smbolo !<& L >* indicamos a probabilidade do e%ento &, dado que o e%ento > ocorreu, isto , !<& L >* a probabilidade condicional do e%ento &, uma %ez que > tenha ocorrido. Juando calculamos
!<& L >* = n <& c >* , n < >*

onde

n < & c >*

n@mero de elementos de & condicionados a > e n <>* o n@mero de elementos de >. Audo se passa como se > fosse o no%o espao amostral ' reduzido( dentro do qual queremos calcular a probabilidade de &. E*e)+!o1; Consideremos o lanamento de um dado e obser%ao da face de cima. Reso!u2<o 1 / = {5,6,7,8,9,:} n </* = : /ejam os e%entos)

&) ocorrer um n@mero mpar. & = {5,7,9} n <& * = 7 >) ocorrer um n@mero maior ou i"ual a 6
> = 36,7,8,9,:4 n <>* = 9 & c > ) ocorrer um n@mero & c > = 37,94 n <& c >* = 6 !< & L >* ser ento

mpar e maior ou i"ual a 6

a probabilidade de ocorrer nmero mpar no novo espao amostral reduzido !ortanto)


!< & L >* = n < & c >* 6 = n < >* 9

Reso!u2<o $ & probabilidade condicional pode ser calculada por)


!< & L >* = !< & >* !< >*

sendo

!< >* > C

em que tanto !<& >* como !<>* so calculadas em relao ao espao ori"inal /. Mesol%endo o mesmo e-emplo, usando a frmula acima. /ejam os e%entos) &) ocorrer um n@mero mpar.
& = {5,7,9} n <&* = 7

>) ocorrer um n@mero maior ou i"ual a 6


> = 36,7,8,9,:4 n < >* = 9

e e

! < >* =

n < >* 9 = n </* :

& > ) o n@mero obtido


& > = 37,94 n <& >* = 6

mpar e maior ou i"ual a 6


!< & >* =

n <& >* 6 = n </* :

Ento)
6 !<& >* : 6 : 6 !<& L >* = = = . = 9 : 9 9 !< >* :

E*e)+!o $; ;ois dados d5 e d6 so lanados. Consideremos o espao amostral)


<5,5* <6,5* <7,5* /= <8,5* <9,5* <:,5* <5,6* < 6,6* <7,6* < 8,6* <9,6* <:,6* <5,7* <6,7* <7,7* <8,7* <9,7* <:,7* <5,8* <6,8* <7,8* <8,8* <9,8* <:,8* <5,9* < 6,9* <7,9* < 8,9* <9,9* <:,9* <5,:* < 6,:* <7,:* < 8,:* <9,:* <:,:*

Reso!u2<o 1

5C

/ejam os e%entos) &) 0 dado d5 apresentar a face 6,

& = 3< 6,5*, <6,6*, <6,7*, <6,8*, <6,9*, < 6,:*4 n <&* = : > = 3<5,9*, < 6,8*, <7,7*, < 8,6*, <9,5*4 n < >* = 9

>) & soma dos pontos nas faces dos dois dados :
&c> )

a probabilidade do dado d1 apresentar a face 2 no novo espao amostral reduzido


!< & L >* =

& c > = 3< 6,8*4 n <& c >* = 5 !< & L >* ser ento

o dado d5 apresentar a face 6 e a soma dos pontos nas faces dos dois dados :

Reso!u2<o $;

!< & L >* =

!< & >* !< >*

n < & c >* 5 = n < >* 9

Aemos) & = { < 6,5*, <6,6*, <6,7*, <6,8*, <6,9*, < 6,:*} n <&* = : > = { <5,9*, <6,8*, <7,7*, <8,6*, <9,5*} n <>* = 9 e
& > = { <6,8*} n <& >* = 5

n <>* 9 = n </* 7: n <& >* 5 !<& >* = = n </* 7: !< >* =

Bo"o)

5 !< & >* 7: 5 7: 5 !< & L >* = = = . = 9 !< >* 7: 9 9 7:

$ TEORE&A DA &ULTIPLI8AO ?ma consequ1ncia importante da definio formal de probabilidade condicional a se"uinte)
! <& >* !<& >* = ! <>*.!<& L >* ! <>* !<& >* !<> L &* = !< & >* = !< &*.!<> L &* !<&* !< & L >* =

#sto , a probabilidade da ocorr1ncia simultNnea de 6 e%entos <!<& >** o produto da probabilidade de um deles pela probabilidade do outro, dado o primeiro. !ara n e%entos, temos) E*e)+!o 1; ?ma urna # cont m 6 bolas %ermelhas e 7 bolas brancas, a urna ## cont m 8 bolas %ermelhas e 9 bolas brancas. ?ma urna escolhida ao acaso e dela uma bola e-trada ao acaso. Jual a probabilidade de obser%armos urna # e bola %ermelhaI !elo dia7 a)a da " vo e, temos)

55

Como cada urna selecionada ao acaso , a probabilidade


5

5 6

para cada

urna # e ## <escre%emos 6 em cada ramo que parte do ponto inicial para a urna obtida*. ;ada a urna escolhida, escre%emos as probabilidades condicionais de e-trairmos da mesma, uma bola de determinada cor. Aais probabilidades so colocadas nos ramos que partem de cada urna para cada resultado do 6o e-perimento <e-trao da bola*. /ejam) ? # , o e%ento escolher urna # e O , o e%ento escolher bola %ermelha Estamos interessados no e%ento ? # O . Bo"o, pelo teo e)a da )u!ti+!ica2<o; Aemos) Bo"o,
5 , e 6 5 6 5 !< ? # O* = . = 6 9 9 !< ? # * =

!< ? # O * = ! < ? # *.! <O L ? # *


!<O L ? # * = 6 9

#sto , a probabilidade da ocorr1ncia simultNnea de ? # e O o produto das probabilidades que aparecem nos ramos da r%ore onde esto situados # e O.

56

&nalo"amente, indicando por bola branca, teremos)


5 7 7 !< ? # >* = . = 6 9 5C 5 8 6 !< ? ## O * = . = 6 G G 5 9 9 ! < ? ## >* = . = 6 G 5H

? ##

o e%ento urna ## e por > o e%ento

E*e)+!o $; ?m lote cont m 9C peas boas <>* e 5C defeituosas <;*. ?ma pea escolhida ao acaso e , sem reposio, outra pea escolhida ao acaso. 0 dia7 a)a da " vo e correspondente )

!elo dia"rama, conclumos que a probabilidade de ambas serem defeituosas )


5C G GC 7 . = = :C 9G 798C 55H

, TEORE&A DA PROBABILIDADE TOTAL #nicialmente, consideremos n e%entos >5, >6, ...., >n . ;iremos que eles formam uma partio do espao amostral /, quando) P i* !<>P * > C ii* >i > j = para i j iii* ? >i = / #sto , os e%entos >5, >6, ...., >n so dois a dois mutuamente e-clusi%os <sua unio /*. #lustrao para n 2 55
i =5 n

57

/eja / um espao amostral, & um e%ento qualquer de / e partio de /. Q %lida a se"uinte relao)
& = <>5 &* <> 6 &* <>7 &* ... <> n &*

>5, > 6, ...., > n

uma

& fi"ura abai-o ilustra o fato para n = 9

& = <>5 &* <> 6 &* < >7 &* <> 8 &* < >9 &* =otemos que <>5 &*+ <> 6 &*...+ <> n &*

=esse caso)

so 6 a 6 mutuamente e-clusi%os,

portanto)

!< &* = !< >5 &* + !< >6 &* + ... + !<>n &*

Este resultado conhecido como teorema da probabilidade total. Ele utilizado quando !<&* difcil de ser calculada diretamente, por m simples se for usada a relao acima. E*e)+!o 1; ?ma urna # tem 6 bolas %ermelhas e 7 brancas+ outra urna ## tem 7 bolas %ermelhas e uma branca e a urna ### tem 8 bolas %ermelhas e 6 brancas. ?ma urna selecionada ao acaso e dela e-trada uma bola. Jual a probabilidade de a bola ser %ermelhaI

58

=otemos que os e%entos, ?5 <sair urna #*, ? ## <sair urna ##* e ? ### <sair urna ###* determinam uma partio de /. /eja O o e%ento sair bola %ermelha. Ento, pelo teorema da probabilidade total,
!<O* = !< ?5 O* + !< ? ## O* + !< ? ### O*
5 6 6 ! < ?5 O* = . = 7 9 59 5 7 5 !< ? ## O * = . = 7 8 8 5 8 6 !< ? ### O * = . = 7 : G !< O* =

!or m, pelo teorema da multiplicao)

;ecorre ento que)

6 5 6 5CG + + = 59 8 G 5HC

/ TEORE&A DE BA=E- E PARTI>E/uponha que os e%entos &5, & 6, ...., & n formam uma partio de um espao amostral /+ ou seja, os e%entos & i so mutuamente e-clusi%os e sua unio /. /eja > outro e%ento qualquer. Ento onde
> = / > = <&5 & 6 ... & n * > = <&5 >* <& 6 >* ... <& n >* os & i > so tamb m mutuamente

e-clusi%os.

59

Consequentemente,

!< >* = !<&5 >* <& 6 >* ... <& n >*

!<>* = !<&5 *.!<> L &5 * + !<& 6 *.!<> L & 6 * + ... + !<& n *.!<> L & n *

&ssim pelo Teo e)a da &u!ti+!ica2<o,

<5* !or outro lado, para qualquer i, a probabilidade condicional de definida como
!< & i L >* = !<& i >* !<>* substituir !<>*

&i

dado >

=esta equao, usamos <5* para e !<& i >* = !<& i *.!<> L &i * para substituir !<&i >* , obtendo assim o) Teo e)a de Ba?es; -u+on@a &5, & 6, ...., & n se u)a +a ti2<o de - e B. u) evento 5ua!5ue A Ent<o. +a a 5ua!5ue i.
!< & i L >* = !<& i *.!<> L & i * !<&5 *.!< > L &5 * + !<& 6 *.! <> L & 6 * + ... + !< & n *.!<> L & n *

E*e)+!o; Ar1s mquinas, &, > e C, fabricam um mesmo produto nas se"uintes propor$es. & produo da mquina & 9CD do total e das mquinas > e C so 69D do total cada. /abeEse ainda que 9D do produto fabricado em &, KD do fabricado em > e 5CD do fabricado em C so defeituosos. Este produto armazenado em determinado almo-arifado, na proporo da produo de cada mquina. MetirouEse um produto deste almo-arifado e %erificouEse que era defeituoso. Jual a probabilidade de este produto ter sido produzido pela) a* Rquina &I b* Rquina >I c* Rquina CI /oluo) Rquinas & !rodu$es em D 9C D de ;efeituosos 9

> C

69 69

K 5C

5:

!<&* 2 C,9C 2 probabilidade de o produto ser produzido pela mquina & <proporo da produo de &* !<>* 2 C,69 2 probabilidade de o produto ser produzido pela mquina > <proporo da produo de >* !<C* 2 C,69 2 probabilidade de o produto ser produzido pela mquina C <proporo da produo de C* !<;L&* 2 C,C9 2 probabilidade da produo defeituosa da mquina & < proporo de produtos defeituosos produzidos pela mquina &* !<;L>* 2 C,CK 2 probabilidade da produo defeituosa da mquina > < proporo de produtos defeituosos produzidos pela mquina >* !<;LC* 2 C,5C 2 probabilidade da produo defeituosa da mquina C < proporo de produtos defeituosos produzidos pela mquina C* a* Rquina & !<&L;* 2 I2 <queremos a probabilidade de o produto ter sido produzido pela mquina & e ser defeituoso*. Bo"o,
! < & L ;* = ! <& *.!< ; L & * !< & *.!< ; L & * + ! < >*.! < ; L >* + !<C*.!< ; L C*

! < & L ;* =

C,9C.C,C9 C,C69 = = C,7KC8 = 7K,C8D C,9C.C,C9 + C,69.C,CK + C,69.C,5C C,C:K9

b* Rquina > !<>L;* 2 I2 <queremos a probabilidade de o produto ter sido produzido pela mquina > e ser defeituoso*. Bo"o,
! < > L ;* =
! < > L ;* =

!< >*.!< ; L >* !< & *.!< ; L & * + !< >*.!< ; L >* + !<C*.!< ; L C*

C,69.C,CK C,C5K9 = = C,69G6 = 69,G6D C,9C.C,C9 + C,69.C,CK + C,69.C,5C C,C:K9

c* Rquina C !<CL;* 2 I2 <queremos a probabilidade de o produto ter sido produzido pela mquina C e ser defeituoso*. Bo"o,

!<C*.!< ; L C* ! <C L ;* = !< & *.!< ; L & * + !< >*.!< ; L >* + !<C*.!< ; L C*
! <C L ; * = C,69.C,5C C,C69 = = C,7KC8 = 7K,C8D C,9C.C,C9 + C,69.C,CK + C,69.C,5C C,C:K9

5K

Oemos que
!< & L ;* + !< > L ;* + !<C L ;* = C,7KC8 + C,69G6 + C,7KC8 = 5

E*e ccios da !ista $ P oBaBi!idade condiciona! 5* ?m dado lanado e o n@mero da face de cima obser%ado. a* /e o resultado obtido for par, qual a probabilidade de ele ser maior ou i"ual a 9I b* /e o resultado obtido for maior ou i"ual a 9, qual a probabilidade de ele ser parI c* /e o resultado obtido for mpar, qual a probabilidade de ele ser menor que 7I d* /e o resultado obtido for menor que 7, qual a probabilidade de ele ser mparI 6* ?m n@mero sorteado ao acaso entre os 5CC inteiros de 5 a 5CC. a* Jual a probabilidade de o n@mero ser parI b* Jual a probabilidade de o n@mero ser par, dado que ele menor que 9CI c* Jual a probabilidade de o n@mero ser di%is%el por 9, dado que parI 7* ;ois dados d5 e d6 so lanados. a* Jual a probabilidade de a soma dos pontos ser :, se a face obser%ada em d5 foi 6I b* Jual a probabilidade de o dado d5 apresentar face 6, se a soma dos pontos foi :I c* Jual a probabilidade de a soma dos pontos ser menor que K, sabendo que em ao menos um dado apareceu o resultado 6I d* Jual a probabilidade de a soma dos pontos ser menor ou i"ual a :, se a soma dos pontos nos dois dados foi menor ou i"ual a 8I Teo e)a da )u!ti+!ica2<o 8* ?ma urna # tem 7 bolas %ermelhas e 8 pretas. 0utra urna ## tem : bolas %ermelhas e 6 pretas. ?ma urna escolhida ao acaso e dela escolhida uma bola tamb m ao acaso. Jual a probabilidade de obser%armos) a* ?rna # e bola %ermelhaI b* ?rna # e bola pretaI c* ?rna ## e bola %ermelhaI d* ?rna ## e bola pretaI

5H

9* ?ma urna tem H bolas %ermelhas, 7 brancas e 8 pretas. ?ma bola escolhida ao acaso e, sem reposio desta, outra escolhida, tamb m ao acaso. Jual a probabilidade de) a* & 5a bola ser %ermelha e a 6a brancaI b* & 5a bola ser branca e a 6a %ermelhaI c* & 5a e a 6a serem %ermelhasI Teo e)a da + oBaBi!idade tota! :* & urna # tem 7 bolas %ermelhas e 8 brancas+ a urna ## tem 6 bolas %ermelhas e : brancas e a urna ### tem 9 bolas %ermelhas, 6 brancas e 7 amarelas. ?ma urna selecionada ao acaso e dela e-trada uma bola, tamb m ao acaso. Jual a probabilidade de a bola ser) a* OermelhaI b* >rancaI c* &marelaI K* Em um lote da fbrica & e-istem 5H peas boas e 6 defeituosas. Em outro lote da fbrica >, e-istem 68 peas boas e : defeituosas, e em outro lote da fbrica C, e-istem 7H peas boas e 6 defeituosas. ?m dos 7 lotes sorteado ao acaso e dele e-trada uma pea ao acaso. Jual a probabilidade de a pea ser) a* >oaI b* ;efeituosaI H* & urna # tem 6 bolas %ermelhas e 7 amarelas e a urna ## tem 8 bolas %ermelhas, 9 amarelas e 6 brancas. ?ma bola escolhida ao acaso na urna # e colocada na urna ##, em se"uida uma bola escolhida na urna ## ao acaso. Jual a probabilidade de essa se"unda bola ser. a* OermelhaI b* &marelaI c* >rancaI Teo e)a de Ba?es e +a ti2Ces G* Ar1s mquinas &, > e C produzem um determinado tipo de pea. & mquina & produz 8CD do total, apresentando 6D de defeitos+ a mquina > produz 79D do total, apresentando 5,9D de defeitos e finalmente, a mquina C produz 69D do total, apresentando 5,8D de defeitos. ;o total da produo mensal foi tirada uma pea e %erificouEse que era defeituosa. Jual a probabilidade de que essa pea tenha sido produzida) a* na mquina &+ b* na mquina >+ e c*na mquina CI Res+ostas dos e*e ccios da !ista $ 5* a*
5 7

b*

5 6

c*

5 7

d*

5 6

5G

6* 5 a* 6 7* 5 a* : 8* 7 a* 58 9* 8 a* 79 :* 55 a* 6H K* 97 a* :C H* 55 a* 7C G* a* 8K,K:D

b* b* b* b*

68 8G 5 9 6 K 8 79 K5

c*

5 9

c* 55 c*
7 H 8

d* 5 d*
5 H

c* 59 c* 5C
5

b* 58C b*
K :C K

b* 59 b* 75,78D

c*

5 :

c* 6C,GCD

You might also like