You are on page 1of 77

1

T t u l o : Supercrebro A u t o r i a : Deepak Chopra e Rudolph E. Tanzi Esta edio 2013 Self Desenvolvimento pessoal Ttulo original Super Brain 2012 Deepak Chopra e Rudolph E. Tanzi. Publicado originalmente nos Estados Unidos por Harmony Books, 2012 T r a d u o : Teresa Martins de Carvalho R e v i s o : Self Desenvolvimento Pessoal C o m p o s i o : Banian Design, em carateres Minion Pro, corpo 12 D e s i g n d a c a p a : Banian Design D e s i g n d o i n t e r i o r : Banian Design I m p r e s s o e a c a b a m e n t o : Guide - Artes Grficas, Lda. 1 e d i o : Junho, 2013 I S B N : 978-989-98288-4-1 D e p s i t o L e g a l : 359544/13 S e l f D e s e n vo lv i m e n t o p e s s oa l Av. da Republica, 861, Bloco A, 5 Andar, 2775-274 Parede, Portugal E-mail: editora.self@gmail.com Self Desenvolvimento Pessoal Editora Banian Design E-mail: editar.banian@gmail.com

Manifesto Self

Num mundo cada vez mais competitivo, muito importante olharmos para ns e cuidarmos de ns prprios. No apenas da aparncia mas cuidar de ns como um todo, como algo que devemos proteger, acarinhar e conduzir ao caminho dos nossos sonhos e objetivos. Sem grandes radicalismos ou barreiras no que respeita linha editorial, a Self procura contedos que contribuam para um melhoramento das nossas capacidades como indivduos, nos mais variados gneros literrios. Ajudar-nos a ir mais longe, ensinar-nos a fazer melhor, procurar ser o nosso treinador pessoal em tudo o que so reas de aprendizagem. O desenvolvimento pessoal algo que pode ser potenciado por cada um de ns. Acreditamos que ser melhor ter mais capacidade para enfrentar obstculos, lidar com dificuldades, tirar o melhor partido das nossas capacidades, saber gerir as nossas vidas e como consequncia ser mais feliz. A Self no uma chancela hermtica ou fechada sobre si prpria. A escolha dos seus ttulos cuidadosamente ponderada por um conselho editorial, constitudo por pessoas bem posicionadas e profundamente conhecedoras das temticas que publicam. Pelo pluralismo do seu conselho editorial, consegue encontrar os trabalhos dos melhores profissionais nas mais diversas reas de conhecimento. Porque ns no somos seres unidimensionais, importante preencher alguns dos campos mais prticos da vida como: a carreira, a famlia, o exerccio fsico, a alimentao e culinria, as finanas pessoais, etc. Mas nunca esquecendo o quo importante cuidar das reas mais subjetivas das nossas vidas, como a espiritualidade, a meditao, o autoconhecimento, entre outras. O objetivo da Self , portanto, promover a ideia do Ser mais, Ser melhor. Dizer ao leitor que a nossa vida est nas nossas mos e que no h limites para o que podemos fazer ou alcanar. Estamos atentos s tendncias e s necessidades, para sermos o melhor veculo do seu Coaching pessoal. Seja melhor. Por si e pelos outros.

Traduo de Teresa Martins de Carvalho

A presente obra respeita as regras do Novo Acordo Ortogrfico.

s nossas mulheres e amadas famlias

Aristteles ensinava que o crebro existe meramente para arrefecer o sangue e no est envolvido no processo de pensar. Isto verdade apenas para certas pessoas. Will Cuppy

NDICE
PARTE 1 - DESENVOLVENDO O SEU MAIOR DOM 15
UMA IDADE DE OURO PARA O CREBRO 17 CINCO MITOS A DISSIPAR 30 HERIS DO SUPERCREBRO 53
SOLUES DO SUPERCREBRO: DEPRESSO 67 SOLUES DO SUPERCREBRO: PERDA DE MEMRIA 49

PARTE 2 - FAZENDO A REALIDADE 79


O SEU CREBRO, O SEU MUNDO 81
SOLUES DO SUPERCREBRO: EXCESSO DE PESO 96

O SEU CREBRO EST A EVOLUIR 103


SOLUES DO SUPERCREBRO: ANSIEDADE 116

O CREBRO EMOCIONAL 128


SOLUES DO SUPERCREBRO: CRISES PESSOAIS 136

DO INTELECTO INTUIO 142


SOLUES DO SUPERCREBRO: ENCONTRANDO O SEU PODER 162

A MORADA DA FELICIDADE 171


SOLUES DO SUPERCREBRO: AUTOCURA 184

PARTE 3 - MISTRIO E PROMESSA 191


O CREBRO ILUMINADO 220

O CREBRO ANTIENVELHECIMENTO 193


SOLUES DO SUPERCREBRO: LONGEVIDADE MXIMA 204 SOLUES DO SUPERCREBRO: TORNANDO DEUS REAL 236

A ILUSO DA REALIDADE 245


SOLUES DO SUPERCREBRO: BEM-ESTAR 263

EPLOGO DE RUDY
OLHANDO PARA A DOENA DE ALZHEIMER COM ESPERANA E LUZ 269

EPLOGO DE DEEPAK
ALM-FRONTEIRAS 275

AGRADECIMENTOS 280 SOBRE OS AUTORES 281

PARTE 1

DESENVOLVENDO O SEU MAIOR DOM

UMA IDADE DE OURO PARA O CREBRO

que sabemos ns realmente acerca do crebro humano? Nas dcadas de 1970 e 1980, quando os autores faziam o seu percurso acadmico, a resposta honesta era muito pouco. poca corria um dizer: estudar o crebro era como aplicar um estetoscpio do lado de fora do Astrodome1 para apurar as regras do futebol. O seu crebro contm, grosso modo, cem mil milhes de clulas nervosas formando por toda a parte um bilio a talvez mesmo mil bilies de conexes chamadas sinapses. Estas conexes esto em constante e dinmico estado de remodelao em resposta ao mundo sua volta. Como maravilha da natureza que , esta minscula e contudo monstruosa. Todos olham com assombro para o crebro, em tempos apelidado de o universo de quilo e meio2. E com toda a razo. O seu crebro no se limita a interpretar o mundo, cria-o. Tudo o que voc v, ouve, toca, degusta e cheira no teria nenhuma dessas qualidades sem o crebro. Seja o que for que vivencie hoje o seu caf da manh, o amor que sente pela sua famlia, uma ideia brilhante no trabalho , foi especificamente personalizado sua medida nica.
O primeiro estdio fechado e um dos mais famosos dos EUA, inaugurado em 1965 em Houston, Texas, e oficialmente encerrado em 2005. (N. da T.) 2 Adaptao portuguesa da popular expresso em lngua inglesa three-pound universe, ou universo de trs libras. (N. da T.)
17
1

De imediato nos confrontamos com uma questo crucial. Se o seu mundo nico e personalizado sua medida e de mais ningum, quem est por trs de to notvel criatividade, voc ou o prprio crebro? Se a resposta for voc, ento abre-se de par em par a porta para uma maior criatividade. Se a resposta for o seu crebro, ento poder haver limitaes fsicas drsticas quanto ao que ser capaz de alcanar. Talvez os seus genes o estejam a refrear, ou memrias txicas, ou uma baixa autoestima. Talvez fique aqum por expetativas limitadas lhe terem contrado a conscincia, ainda que no o veja acontecer. A matria de facto do processo poderia facilmente enunciar ambas as histrias, de ilimitado potencial ou limitao fsica. Comparativamente com o passado, a cincia atual acumula nova matria de facto com espantosa velocidade. Entrmos numa idade de ouro para a investigao do crebro. A cada ms que passa, fazem-se novas conquistas, mas no meio de to entusiasmantes avanos, o que dizer do indivduo, da pessoa que depende do crebro para tudo? Ser esta uma idade de ouro para o seu crebro? Detetamos uma enorme lacuna entre uma brilhante investigao e a realidade de todos os dias. Vem-nos mente um outro dizer da Faculdade de Medicina de tempos idos: cada pessoa usa tipicamente apenas 10% do seu crebro. Literalmente falando, isso no verdade. Num adulto saudvel, as redes neuronais operam em plena capacidade o tempo todo. At os mais sofisticados exames imagiolgicos cerebrais disponveis no revelariam qualquer diferena detetvel entre Shakespeare escrevendo um solilquio de Hamlet e um aspirante a poeta escrevendo o seu primeiro soneto. Mas o crebro fsico no nem de perto a histria toda. Para criar uma idade de ouro para o seu crebro, tem de usar o dom com que a natureza o dotou de uma nova maneira. No o nmero de neurnios ou algum passe de mgica dentro da sua matria cinzenta que torna a vida mais vital, inspiradora e bem-sucedida. Os genes desempenham o seu papel, mas os seus genes, tal como o resto do crebro, so igualmente dinmicos. Diariamente, voc d entrada na tempestade de fogo invisvel de atividade eletroqumica que constitui a atmosfera cerebral. Desempenha o papel de condutor, inventor, professor e utilizador do seu crebro, tudo ao mesmo tempo. Como condutor, passa as ordens do dia ao seu crebro. Como inventor, cria novos trilhos e conexes dentro do seu crebro que no existiam ontem. Como professor, treina o seu crebro na aprendizagem de novas aptides.
18

Como utilizador, responsvel por manter o seu crebro em boa ordem de funcionamento. Nestes quatro papis jaz toda a diferena entre o crebro de todos os dias apelidemo-lo de crebro base e aquilo a que chamamos supercrebro. A diferena abissal. Ainda que voc no se relacione com o crebro pensando Que ordens hei de dar hoje? ou Que novos trilhos quero criar?, precisamente isso que faz. O mundo personalizado em que vive tem necessidade de um criador. O criador no o seu crebro, voc. O supercrebro equivale a um criador plenamente consciente usando o crebro com a mxima vantagem. O seu crebro infinitamente adaptvel, e voc poderia desempenhar os seus quatro papis condutor, inventor, professor e utilizador com resultados muitssimo mais satisfatrios do que aqueles que agora alcana. Condutor: As ordens que voc d no so simplesmente dados de comando de um computador como apagar ou rolar para o fundo da pgina. Esses so comandos mecnicos inseridos numa mquina. As suas ordens so recebidas por um organismo vivo que muda de cada vez que envia uma instruo. Se pensar Quero os ovos com bacon que comi ontem, o seu crebro no muda de todo. Se em vez disso pensar O que hei de comer hoje ao pequeno-almoo? Quero algo diferente, de sbito estar a abrir um manancial de criatividade. A criatividade uma inspirao viva, com flego, sempre renovada, que computador algum pode igualar. Porque no tirar o mximo partido disso? Pois o crebro tem a miraculosa capacidade de dar tanto mais quanto mais lhe pedir. Traduzamos esta ideia em como se relaciona com o seu crebro agora e como se poder vir a relacionar. Veja as listas abaixo. Com qual dos dois se identifica?

CREBRO BASE
No me levo a comportar de modo muito diferente hoje do de ontem. Sou uma criatura de hbitos. No estimulo a mente com coisas novas muito frequentemente. Gosto da familiaridade. a maneira mais confortvel de viver. Para ser honesto, tudo uma entediante repetio em casa, no trabalho, e nos meus relacionamentos.

SUPERCREBRO
Encaro cada dia como um novo mundo. Tomo ateno para no cair em maus hbitos, e se algum se
19

instala, com facilidade lhe ponho fim. Gosto de improvisar. Abomino o tdio, que para mim significa repetio. Deixo-me atrair por coisas novas em muitas reas da minha vida. Inventor: O seu crebro est em constante evoluo. Isto acontece individualmente, faceta nica do crebro (e um dos seus mais profundos mistrios). O corao e o fgado com que nasceu sero essencialmente os mesmos rgos quando morrer. No o crebro. capaz de evoluir e aperfeioar-se ao longo de toda a sua vida. Invente coisas novas para ele fazer, e voc tornar-se- fonte de novas aptides. Uma impressionante teoria tem por slogan dez mil horas, segundo a noo de que possvel adquirir-se qualquer exmia aptido se nela se aplicar esse perodo de tempo, at aptides como pintura e msica dantes reservadas apenas s pessoas de talento. Se alguma vez assistiu ao Cirque du Soleil, poder ter assumido que aqueles espantosos acrobatas provm de famlias circenses ou trupes estrangeiras. Na realidade, cada ato do Cirque du Soleil, com poucas excees, ensinado a gente comum que frequenta uma escola especial em Montreal. A um determinado nvel, a sua vida uma srie de aptides, comeando com o andar, falar e ler. O erro que cometemos o de limitar essas aptides. E contudo o mesmo sentido de equilbrio que lhe permitiu dar os primeiros passos, andar, correr e guiar uma bicicleta, se lhe derem dez mil horas (ou menos), pode permitir-lhe transpor um arame entre dois arranha-cus. Est a pedir muito pouco ao seu crebro quando deixa de lhe pedir que aperfeioe novas aptides diariamente. Com qual dos dois se identifica?

CREBRO BASE
No posso propriamente dizer que esteja a crescer tanto como quando era mais novo. Se aprendo uma nova aptido, levo-a s at certo ponto. Resisto mudana e s vezes sinto-me ameaado por ela. No vou para alm daquilo em que j sou bom. Passo grande parte do tempo em atividades passivas como ver televiso.

SUPERCREBRO
Continuarei a evoluir durante toda a minha vida. Se aprendo uma nova aptido, levo-a o mais longe possvel. Adapto-me rapidamente mudana.
20

Se no sou bom numa coisa primeira tentativa, tudo bem. Gosto do desafio. A atividade que me faz vicejar, apenas com uma dose mdica de inao. Professor: O conhecimento no est enraizado em factos; est enraizado na curiosidade. Um professor inspirado pode alterar um aluno para toda a vida instilando-lhe curiosidade. Voc est na mesma posio para com o seu crebro, mas com uma grande diferena: tanto aluno como professor. Instilar curiosidade responsabilidade sua, e quando ela surge, voc igualmente aquele que se sente inspirado. Crebro algum foi alguma vez inspirado, mas quando voc o , desencadeia uma cascata de reaes que iluminam o crebro, ao passo que o crebro desprovido de curiosidade est basicamente adormecido. (E pode estar igualmente a desmoronar; h provas de que podemos prevenir sintomas de senilidade e envelhecimento cerebral permanecendo socialmente adaptados e intelectualmente curiosos ao longo de toda a vida.) Tal como um bom professor, voc tem de controlar erros, encorajar pontos fortes, reparar quando o aluno est pronto para novos desafios, e por a fora. Tal como um aluno brilhante, tem de se manter aberto s coisas que desconhece, ser recetivo e no mentalmente fechado. Com qual dos dois se identifica?

CREBRO BASE
Estou bastante instalado na minha abordagem vida. Estou casado com as minhas crenas e opinies. Deixo que os outros sejam os peritos. Raramente vejo programas de televiso educativos ou assisto a palestras. J se passou um bom tempo desde que me senti realmente inspirado.

SUPERCREBRO
Gosto de me reinventar. Alterei recentemente uma crena ou opinio h muito sustentada. H pelo menos uma coisa em que sou perito. Deixo-me atrair por vias educativas na televiso ou em universidades locais. Sinto-me diariamente inspirado pela minha vida.

21

Utilizador: No existe manual de instrues para o crebro, mas ele precisa de alimento, reparao e da devida manuteno ainda assim. Certos nutrientes so fsicos; a atual mania dos alimentos para o crebro faz as pessoas correrem para vitaminas e enzimas. Mas o devido alimento para o crebro tanto mental como fsico. O lcool e o tabaco so txicos, e sujeitar o crebro sua exposio fazer mau uso dele. A raiva e o medo, o stress e a depresso so igualmente uma forma de m utilizao. No momento em que escrevemos este livro, um novo estudo revela que uma rotina de stress dirio fecha o crtex pr-frontal, a parte do crebro responsvel pela tomada de decises, correo de erros e avaliao de situaes. por isso que as pessoas do em doidas em engarrafamentos. um stress rotineiro, e contudo a fria, frustrao e impotncia que alguns condutores sentem indicam que o crtex pr-frontal deixou de dominar os impulsos primrios por cujo controlo responsvel. Damos constantemente connosco a voltar mesma questo: use o seu crebro, no deixe que o seu crebro o use a si. As frias com o trnsito so um exemplo do seu crebro a us-lo, mas o mesmo se passa com as memrias txicas, as feridas de antigos traumas, maus hbitos que no conseguimos quebrar, e mais trgico que tudo, vcios descontrolados. Esta uma rea de extrema importncia a ter em conta. Com qual dos dois se identifica?

CREBRO BASE
Senti-me recentemente descontrolado em pelo menos uma rea da minha vida. O meu nvel de stress muito elevado, mas eu dou conta dele. Preocupo-me com depresses ou estou deprimido. A minha vida est a ponto de ir numa direo que eu no quero. Os meus pensamentos podem ser obsessivos, assustadores ou ansiosos.

SUPERCREBRO
Sinto-me confortavelmente detentor do controlo. Fao por evitar situaes stressantes afastando-me e deixando ir. Estou consistentemente de bom humor. No obstante acontecimentos inesperados, a minha vida est encaminhada na direo que quero. Gosto da forma como a minha mente pensa.

22

Ainda que o seu crebro no venha com um manual de instrues, pode us-lo para seguir um trilho de crescimento, realizao, satisfao pessoal e novas aptides. Sem se dar conta disso, capaz de dar um salto quntico na forma como usa o seu crebro. O nosso destino final o crebro iluminado, que vai para alm dos quatro papis por si representados. uma rara espcie de relao, na qual voc serve de observador, de silenciosa testemunha de tudo o que o crebro faz. Aqui jaz a transcendncia. Quando capaz de ser a testemunha silenciosa, no se deixa enredar na atividade cerebral. Permanecendo em total paz e silenciosa conscincia, encontra a verdade quanto s eternas questes respeitantes a Deus, alma, e vida aps a morte. A razo porque cremos ser real este aspeto da vida que, quando a mente deseja transcender, o crebro est pronto a segui-la.

Uma Nova Relao


Quando Albert Einstein morreu em 1955 aos setenta e seis anos de idade, houve uma tremenda curiosidade quanto ao mais famoso crebro do sculo XX. Partindo do princpio de que algo fsico deveria ter criado tal gnio, foi efetuada uma autpsia ao crebro de Einstein. Desafiando as expetativas de que grandes pensamentos requerem um crebro grande, o crebro de Einstein na realidade pesava 10% menos que o crebro mdio. Estava-se ento ainda no limiar da era de explorao dos genes, e as mais avanadas teorias sobre o modo como novas conexes sinpticas se formam jaziam a dcadas de distncia no futuro. Uma coisa e outra representam avanos dramticos no conhecimento. No podemos ver os genes em funcionamento, mas podemos observar como os neurnios formam novos axnios e dendrites, as finssimas extenses que permitem a uma clula cerebral conectar-se com outra. Sabe-se agora que o crebro pode formar novos axnios e dendrites at aos ltimos anos de vida, o que nos d uma esperana tremenda para a preveno da senilidade, por exemplo, e para a indefinida preservao da nossa capacidade mental. (To espantosa a capacidade que o crebro tem de estabelecer novas conexes que um feto prestes a nascer forma 250.000 novas clulas cerebrais por minuto, levando a milhes de novas conexes sinpticas por minuto.) E contudo, ao assim falarmos, somos to ingnuos como reprteres de jornal ansiosos por dizer ao mundo que Einstein possua um crebro estramblico continuamos a enfatizar o fsico. No de mais sublinhar a importncia da forma de nos relacionarmos com o crebro. Parece-nos que sem uma nova relao, no se pode pedir ao crebro que faa coisas novas e inesperadas. Consideremos por exemplo as crianas desencorajadas na escola. Tais alunos existiam em todas as classes que todos ns frequentmos,
23

encontrando-se em geral sentados na fila de trs. O seu comportamento segue um triste padro. Primeiro a criana tenta manter-se a par dos colegas. Quando esses esforos falham, seja por que motivo for, instala-se o desencorajamento. A criana deixa de se esforar tanto como as crianas imbudas de sucesso e encorajamento. A fase seguinte o dar nas vistas, a desestabilizao custa de barulho ou disparates para chamar a ateno. Qualquer criana necessita de ateno, ainda que negativa. As desestabilizaes podem ser agressivas, mas, com o tempo, a criana acaba por constatar que nada de bom acontece. Dar nas vistas leva a desaprovao e castigos. De modo que entra na terceira fase, que o silncio amuado. No se volta a esforar por se manter a par da classe. Os colegas pem-lhe o rtulo de atrasado ou estpido, um pria. A escola tornou-se uma priso sufocante em vez de local enriquecedor. No difcil ver como este ciclo de comportamento afeta o crebro. Sabemos agora que os bebs nascem com 90% dos seus crebros formados e milhes de conexes extra. De modo que os primeiros anos de vida so passados a joeirar de parte as conexes no utilizadas e a desenvolver as que conduziro a novas aptides. Uma criana desencorajada, podemos ns conjeturar, aborta este processo. As aptides proveitosas no so desenvolvidas, e as partes do crebro que caem em desuso atrofiam. O desencorajamento holstico, abarcando crebro, psique, emoes, comportamento, e posteriores oportunidades na vida. Para operar bem, qualquer crebro requer estimulao. Mas claramente a estimulao secundria face ao modo como a criana se sente, que mental e psicolgico. Uma criana desencorajada relaciona-se com o seu crebro de forma diferente de uma criana encorajada, e os seus crebros podem responder de maneira diferente tambm. O supercrebro assenta no credo de conectar a mente e o crebro de uma nova forma. No o lado fsico que faz a diferena crucial. a resoluo de uma pessoa, a sua inteno, pacincia, esperana e diligncia. Todas elas so uma questo de como a mente se relaciona com o crebro, para melhor ou para pior. Podemos resumir esta relao em dez princpios.

COMO A MENTE SE RELACIONA COM O CREBRO


1. O processo envolve sempre circuitos de retroalimentao. 2. Estes circuitos de retroalimentao so inteligentes e adaptveis. 3. A dinmica cerebral equilibra-se e desequilibra-se mas
24

O CREDO DO SUPERCREBRO

favorece sempre o equilbrio conjuntural, conhecido como homeostase. 4. Usamos o nosso crebro para evoluir e desenvolvermo-nos, guiados pelas nossas intenes. 5. A autorreflexo impulsiona-nos para territrio desconhecido. 6. Muitas diversas reas do crebro so coordenadas em simultneo. 7. Temos a capacidade de monitorizar muitos nveis de conscincia, ainda que o nosso foco esteja em geral confinado a um nvel (i.e., viglia, sono ou sonho). 8. Todas as qualidades do mundo conhecido, tais como viso, som, textura e paladar so misteriosamente criadas pela interao de mente e crebro. 9. A mente, no o crebro, a origem da conscincia. 10. S conscincia pode entender conscincia. No h explicao mecnica, operando a partir de factos respeitantes ao crebro, que baste. Estas so ideias gerais. Temos muito que explicar, mas queramos que visse logo partida as ideias gerais. Com o simples exaltar de duas palavras da primeira frase circuitos de retroalimentao , voc poderia magnetizar uma classe da Faculdade de Medicina por um ano. O corpo um imenso circuito de retroalimentao constitudo por bilies de minsculos circuitos. Cada clula fala com todas as outras e escuta as respostas recebidas. essa a simples essncia da retroalimentao, um termo retirado da eletrnica. O termstato na sua sala de estar sente a temperatura e liga o aquecimento se a diviso arrefece demasiado. medida que a temperatura sobe, o termstato recebe essa informao e responde desligando o aquecimento. O mesmo sistema c-e-l opera atravs de interruptores no organismo que regulam igualmente a temperatura. Nada de fascinante, at data. Mas quando voc pensa um pensamento, o seu crebro envia informao para o corao, e se a mensagem for de entusiasmo, medo, excitao sexual, ou muitos outros estados, pode fazer o corao bater mais depressa. O crebro enviar uma contramensagem dizendo ao corao para abrandar de novo, mas se este circuito de retroalimentao se romper, o corao pode continuar disparado como um carro sem traves. Os doentes que tomam esteroides esto a substituir os esteroides naturais feitos pelo sistema endcrino. Quanto mais tempo se tomar esteroides artificiais, mais diminuem os naturais, e consequentemente as glndulas endcrinas atrofiam. As glndulas endcrinas so responsveis por enviar a mensagem que faz abrandar um corao disparado. De modo que se um doente parar
25

de tomar um medicamento esteroide de repente em vez de ir reduzindo, o organismo poder ser deixado sem traves. A glndula endcrina no teve tempo para voltar a crescer. Nesse caso, algum poderia vir sub-repticiamente por detrs de si, gritar Buu! e fazer o seu corao disparar descontrolado. Resultado? Um ataque cardaco. Com tais possibilidades, subitamente os circuitos de retroalimentao comeam a tornar-se fascinantes. Para os tornar magnetizantes, h formas extraordinrias de usar a retroalimentao cerebral. Qualquer pessoa comum ligada a uma mquina de biorretroalimentao pode rapidamente aprender a controlar os mecanismos orgnicos que de costume funcionam automaticamente. Poder baixar a presso arterial, por exemplo, ou alterar a frequncia cardaca. Poder induzir o estado de ondas alfa associado meditao e criatividade artstica. No que seja necessria uma mquina de biorretroalimentao. Experimente o seguinte exerccio: olhe para a palma da sua mo. Sinta-a enquanto a observa. Agora imagine que est a ficar mais quente; veja a cor a tornar-se mais rosada. Se se mantiver focado nesta inteno, a palma da sua mo ficar de facto mais quente e rosada. Os monges budistas tibetanos usam este simples circuito de biorretroalimentao (uma avanada tcnica de meditao chamada tumo) para aquecerem o corpo inteiro. uma tcnica to eficaz que os monges que dela fazem uso se podem sentar em glidas grutas a meditar uma noite inteira nada mais envergando do que as suas finas tnicas de seda aafro. Aqui o simples circuito de retroalimentaco tornou-se completamente abrangente, pois aquilo que podemos induzir pelo simples intento no tem limite. Os mesmos monges budistas atingem estados de compaixo, por exemplo, que dependem de alteraes fsicas no crtex pr-frontal do crebro. Os seus crebros no o fazem sozinhos; seguem ordens da mente. Transpomos assim uma fronteira. Quando um circuito de retroalimentao mantm uma normal frequncia cardaca, o mecanismo involuntrio est a us-lo a si. Mas se voc alterar intencionalmente a sua frequncia cardaca (por exemplo, imaginando determinada pessoa que o excite romanticamente), ser voc a us-lo em vez disso. Levemos este conceito para o ponto em que a vida se pode tornar miservel ou feliz. Considere as vtimas de acidentes vasculares cerebrais. A cincia mdica fez enormes avanos na sobrevivncia de doentes acometidos de acidentes vasculares cerebrais, mesmo massivos, alguns dos quais podem ser atribudos a melhores medicamentos e disseminao de unidades de trauma, dado que estes acidentes devem idealmente ser assistidos o mais rapidamente possvel. O pronto tratamento est a salvar incontveis vidas, comparativamente ao passado.
26

Mas sobrevivncia no o mesmo que recuperao. Droga alguma revela comparvel sucesso ao permitir a recuperao de vtimas de paralisia, o efeito mais comum de um acidente vascular cerebral. Tal como com as crianas desencorajadas, com as vtimas destes acidentes tudo parece depender da retroalimentao. Dantes ficavam maioritariamente confinadas a uma cadeira e sujeitas ateno mdica, e o seu curso de resistncia mnima era usar o lado do corpo que no fora afetado pelo acidente vascular cerebral. Agora a reabilitao toma ativamente o curso da resistncia mxima. Se a mo esquerda de uma doente ficou paralisada, por exemplo, o terapeuta f-la- usar apenas essa mo para pegar numa chvena de caf ou pentear o cabelo. A princpio estas tarefas so fisicamente impossveis. O simples levantar de uma mo paralisada causa dor e frustrao. Mas se o doente repetir a inteno de usar a mo debilitada, uma e outra vez, novos circuitos de retroalimentao so desenvolvidos. O crebro adapta-se, e lentamente verifica-se uma nova funo. Vemos hoje notveis recuperaes em doentes que andam, falam e usam normalmente os seus membros com reabilitao intensiva. H nem vinte anos, tais funes teriam definhado ou mostrado apenas progressos mnimos. E tudo o que temos feito at data foi explorar as implicaes de duas palavras. O credo do supercrebro faz a ponte entre dois mundos, a biologia e a experincia. A biologia fantstica a explicar os processos fsicos, mas totalmente inadequada a falar-nos no significado e propsito da nossa experincia subjetiva. Qual ser a sensao de ser uma criana desencorajada ou uma vtima paralisada de acidente vascular cerebral? A histria comea com essa pergunta, e a biologia vem a seguir. Precisamos de ambos os mundos para nos compreendermos a ns prprios. De contrrio, camos na falcia biolgica que sustenta que os seres humanos so controlados pelos seus crebros. Deixando de lado incontveis argumentos entre vrias teorias de mente e crebro, a meta clara: queremos usar o nosso crebro, no deixar que ele nos use a ns. Alongar-nos-emos sobre estes dois princpios com o desenrolar do livro. Conquistas significativas na neurocincia apontam todas na mesma direo. O crebro humano pode fazer muitssimo mais do que alguma vez se pensou. Contrariando crenas estafadas, as suas limitaes so impostas por ns, no pelas suas debilidades fsicas. Por exemplo, aquando da nossa formao mdica e cientfica, a natureza da memria era um completo mistrio. Por essa altura circulava um outro dizer: Sabemos mais ou menos tanto acerca da memria como se o crebro estivesse cheio de serradura. Afortunadamente, os exames imagiolgicos cerebrais estavam no
27

horizonte, e os investigadores de hoje podem observar em tempo real as reas do crebro a iluminar-se, exibindo a deflagrao dos neurnios, medida que as pessoas examinadas se lembram de determinadas coisas. O telhado do Astrodome agora feito de vidro, poder-se-ia dizer. Mas a memria permanece esquiva. No deixa vestgios fsicos nos neurnios, e ningum sabe realmente como so armazenadas as memrias. Mas isso no razo para pr quaisquer limitaes quilo que os nossos crebros podem recordar. Uma jovem prodgio indiana da matemtica deu uma demonstrao onde lhe foi pedido que multiplicasse dois nmeros, cada um com trinta e dois algarismos, de cabea. Ela deu a resposta, de sessenta e quatro ou sessenta e cinco algarismos, segundos depois de ouvir os nmeros enunciados. Em mdia, a maior parte das pessoas consegue lembrar-se apenas de seis ou sete algarismos de relance. Qual deveria ento ser a norma no que toca memria, a da pessoa mdia ou a da excecional? Em vez de se dizer que a menina-prodgio da matemtica tem melhores genes ou um dom especial, faa-se outra pergunta: treinou o crebro para ter uma supermemria? Existem cursos de aprendizagem dessa aptido, e as pessoas mdias que os frequentam podem levar a cabo feitos como recitar de cor a Bblia Sagrada, no usando mais que os genes e os dons com que nasceram. Tem tudo a ver com a forma como se relaciona com o seu crebro. Ao estabelecer expetativas mais elevadas, entra numa fase de mais elevado funcionamento. Uma das coisas nicas do crebro humano que pode fazer apenas o que pensa poder fazer. No momento em que diz A minha memria j no o que era ou Hoje no me lembro de uma s coisa, est de facto a treinar o crebro para corresponder s suas diminudas expetativas. Baixas expetativas equivalem a baixos resultados. A primeira regra do supercrebro que o seu crebro est sempre a espiar os seus pensamentos. Assim escuta, assim aprende. Se lhe ensinar limitao, o seu crebro ficar limitado. Mas, e se fizer o oposto? E se ensinar o seu crebro a ser ilimitado? Pense no seu crebro como sendo um piano de cauda Steinway. Todas as teclas esto no lugar, prontas a soar ao toque de um dedo. Seja um principiante a sentar-se ao teclado ou um virtuoso de renome mundial como Vladimir Horowitz ou Arthur Rubinstein, o instrumento fisicamente o mesmo. Mas a msica que dele ressoar ser inteiramente diferente. O principiante usa menos de 1% do potencial do piano; o virtuoso transcende os limites do instrumento. Se o mundo da msica no dispusesse de virtuosos, ningum jamais adivinharia as coisas espantosas que um Steinway de cauda pode fazer. Afortunadamente, a investigao ao funcionamento do crebro est a facultar-nos exemplos surpreendentes de inexplorado potencial vindo
28

brilhantemente luz. S agora esto esses espantosos indivduos a ser estudados com exames imagiolgicos cerebrais, o que torna mais assombrosas e simultaneamente mais misteriosas as suas capacidades. Consideremos Magnus Carlsen, o prodgio noruegus do xadrez. Conquistou o ttulo mais elevado do xadrez, gro-mestre, com treze anos de idade, o terceiro mais novo da histria. Por essa altura, numa partida relmpago, ele forou a um empate Gary Kasparov, o ex-campeo mundial de xadrez. Estava nervoso e intimidado, recorda Carlsen, seno t-lo-ia derrotado. Para jogar xadrez a este nvel, um gro-mestre tem de poder reportar-se, instantnea e automaticamente, a milhares de jogos armazenados na sua memria. Sabemos no estar o crebro cheio de serradura, mas o modo como uma pessoa capaz de recordar to vasta armazenagem de jogadas individuais num total de muitos milhes de possibilidades um total mistrio. Numa demonstrao televisionada das suas capacidades, o jovem Carlsen, que tem agora vinte e um anos, jogou simultaneamente uma partida relmpago contra dez adversrios de costas viradas para os tabuleiros. Por outras palavras, teve de ter em mente dez tabuleiros de xadrez distintos, com as suas trinta e duas peas, enquanto o relgio concedia apenas segundos por cada jogada. O desempenho de Carlsen define o limite da memria, ou uma pequena fatia dela. Se difcil para uma pessoa normal imaginar ter uma tal memria, o facto que Carlsen no esfora o crebro. O que faz, diz ele, f-lo com total naturalidade. Acreditamos que cada notvel faanha um sinal a apontar o caminho. Voc no saber o que o seu crebro pode fazer at testar os seus limites e tentar ir mais alm. Por mais deficiente uso que esteja a fazer do seu crebro, uma coisa certa: ele a porta de entrada para o seu futuro. O seu sucesso na vida depende do seu crebro, pela simples razo de que toda a experincia nos chega atravs do crebro. Queremos que Supercrebro seja o mais prtico possvel, pois pode solucionar problemas de longe muito mais difceis, ou mesmo impossveis, para o crebro base. Cada captulo terminar com a sua prpria seco Solues do Supercrebro, com uma hoste de sugestes inovadoras para superar muitos dos mais comuns desafios da vida.

29

CINCO MITOS A DISSIPAR

elacionar-se com o seu crebro de uma nova forma o modo de mudar a realidade. Quanto mais os neurocientistas aprendem, mais parece que o crebro tem poderes ocultos. O crebro processa a matria-prima da vida, como um servo atento a qualquer desejo seu, qualquer viso que tenha. O mundo fsico slido no pode resistir a este poder, e contudo destranc-lo requer novas convices. O seu crebro no pode fazer o que pensa no poder fazer. Cinco mitos em particular tm provado ser limitativos e obstrutores mudana. Todos foram em tempos aceites como factos, nem h uma ou duas dcadas.

O crebro lesado no se pode autocurar.


Sabemos agora que o crebro tem espantosos poderes de cura, de que no passado no se suspeitava sequer.

A cablagem fixa do crebro no pode ser alterada.


De facto, a linha entre cablagem fixa e mvel est sempre a mudar, e a nossa capacidade de religarmos o nosso crebro permanece intacta desde o nascimento at ao fim da vida.

O envelhecimento cerebral inevitvel e irreversvel.


A contrariar esta crena obsoleta, surgem diariamente novas tcnicas para manter o crebro jovem e preservar a acuidade mental.
30

O crebro perde milhes de clulas por dia, e os neurnios perdidos no podem ser substitudos.
De facto, o crebro contm clulas estaminais capazes de amadurecer sob a forma de novos neurnios ao longo de toda a vida. O modo como perdemos ou ganhamos neurnios uma questo complexa. A maior parte das descobertas so boas notcias para quem quer que tenha medo de perder a capacidade mental com a idade.

As reaes primrias (medo, raiva, cime, agressividade) predominam sobre o crebro superior.
Dado que o nosso crebro tem impressa uma memria gentica que atravessa milhares de geraes, o crebro inferior continua connosco, gerando impulsos primitivos e frequentemente negativos como medo e raiva. Mas o crebro est em constante evoluo, e ns conquistmos a capacidade de controlar o crebro inferior atravs da escolha e do livre-arbtrio. O novo campo da psicologia positiva est a ensinar-nos a forma de melhor usar o livre-arbtrio para promover a felicidade e ultrapassar a negatividade. uma boa-nova a demolio destes cinco mitos. A antiga viso fazia o crebro parecer fixo, mecnico e em constante deteriorao. O que est longe de ser o caso. Voc est a criar realidade neste preciso minuto, e se esse processo permanecer vivo e dinmico, o seu crebro ser capaz de se manter a par, ano aps ano. Discutamos agora em detalhe como dissipar estes velhos mitos uma vez aplicados sua prpria experincia e expetativas.

Mito 1. O crebro lesado no se pode autocurar.


Quando o crebro lesado devido a trauma de um acidente automvel, por exemplo, ou devido a um acidente vascular cerebral, os neurnios e respetivas conexes entre si (sinapses) perdem-se. Durante muito tempo acreditou-se que, uma vez lesado o crebro, as vtimas ficavam confinadas a usar apenas as funes cerebrais que lhes restavam. Mas ao longo das duas ltimas dcadas, foi feita uma descoberta significativa, e incontveis estudos confirmaram-na. Quando se perdem neurnios e sinapses devido a uma leso, os neurnios vizinhos compensam a perda e tentam restabelecer as conexes perdidas, o que reconstri eficazmente a rede neuronal lesada. Os neurnios vizinhos reforam a sua ao e sofrem uma regenerao compensatria das suas principais partes de projeo (o tronco principal, ou axnio, e as numerosas e tnues ramificaes, ou dendrites).
31

Este novo crescimento recompensa as conexes perdidas na complexa rede neuronal de que cada neurnio faz parte. Olhando para trs, parece-nos bizarro que a cincia tenha em tempos negado aos neurnios uma capacidade comum aos outros nervos. Desde finais do sculo XVIII, era do conhecimento dos cientistas que os neurnios do sistema nervoso perifrico (os nervos que percorrem o corpo fora do crebro e da espinal medula) se podiam regenerar. Em 1776, William Cumberland Cruikshank, anatomista de origem escocesa, cortou uma seco de pouco mais de um centmetro do nervo vago ou vagueador do pescoo de um co. O nervo vago corre para o crebro ao longo da artria cartida na garganta, e est envolvido na regulao de algumas funes importantes frequncia cardaca, transpirao, movimentos musculares da fala e na manuteno da laringe aberta para respirar. Se ambas as ramificaes do nervo forem cortadas, o resultado letal. Cruikshank cortou apenas uma e descobriu que o vazio por ele criado rapidamente foi preenchido com novo tecido nervoso. Quando submeteu o seu artigo Real Sociedade, contudo, o mesmo foi acolhido com ceticismo e no foi publicado durante dcadas. Por essa altura, provas adicionais iam confirmando que os nervos perifricos como o vago se podem curar quando cortados. (Voc pode experimentar o mesmo fenmeno se um corte profundo lhe deixar um dedo dormente; passado algum tempo o tato volta.) Mas durante sculos as pessoas tinham acreditado que os nervos do sistema nervoso central (crebro e espinal medula) careciam da mesma capacidade. verdade que o sistema nervoso central no se pode regenerar com a mesma robustez e rapidez do sistema nervoso perifrico. Contudo, devido neuroplasticidade, o crebro pode remodelar e remapear as suas conexes na sequncia de uma leso. Este remapeamento a definio funcional de neuroplasticidade, que agora matria mais que sensvel. Neuro vem de neurnio, enquanto plasticidade reporta a maleabilidade. A velha teoria era a de que os bebs mapeavam as suas redes neuronais como parte natural do seu desenvolvimento, aps o que o processo parava e o crebro ficava equipado da sua cablagem fixa. Agora vemos as projees dos neurnios no crebro como longos e finos vermes reconfigurando-se continuamente em resposta experincia, aprendizagem, e leses. A cura e a evoluo esto intimamente ligadas. O seu crebro est em autorremodelao neste preciso momento. No necessria uma leso para desencadear o processo basta estar vivo. Voc pode promover a neuroplasticidade, alm disso, expondo-se a novas experincias. Melhor ainda dispor-se deliberadamente a aprender novas aptides. Se mostrar paixo e entusiasmo, tanto melhor. O simples passo de
32

DIAGRAMA 1: NEURNIOS E SINAPSES

As clulas nervosas (neurnios) so verdadeiras maravilhas da natureza com a sua capacidade de criar o nosso sentido de realidade. Os neurnios interconectam-se entre si formando vastas e intrincadas redes neuronais. O seu crebro contm cerca de cem mil milhes de neurnios e at mil bilies de conexes, chamadas sinapses. Os neurnios projetam fios vermiformes conhecidos por axnios e dendrites, que emitem sinais simultaneamente qumicos e eltricos atravs da lacuna entre sinapses. Um neurnio contm muitas dendrites para receber informao das outras clulas nervosas. Mas tem apenas um axnio, que se pode estender at mais de um metro (sensivelmente 39 polegadas) de comprimento. O crebro de um adulto humano contm bem mais de 100.000 milhas (160.000 quilmetros) de axnios e incontveis dendrites bastantes para dar mais de quatro voltas Terra.

33

se dar a uma pessoa mais velha um animal de estimao do qual cuidar instila mais vontade de viver. O facto de o crebro estar a ser afetado faz a diferena, mas temos de nos lembrar de que os neurnios so simples servos. O bisturi de dissecao revela alteraes ao nvel das projees nervosas e dos genes. O que realmente revigora uma pessoa mais velha, no entanto, adquirir um novo propsito e algo novo para amar. Neuroplasticidade mais que mente sobre matria. mente transformando-se em matria medida que os seus pensamentos criam novo crescimento neuronal. Em tempos idos, o fenmeno era escarnecido e os neurocientistas eram menosprezados por usarem o termo neuroplasticidade. Ainda assim, muitos novos conceitos que provavelmente daro fruto e se revelaro correntes daqui a dcadas so hoje considerados destitudos de sentido e inteis. A neuroplasticidade ultrapassou um incio acidentado para se tornar uma estrela. Que a mente tivesse tal poder sobre a matria foi significativo para ambos na dcada de 1980. Deepak estava focado no lado espiritual da conexo mente-corpo, promovendo a meditao e a medicina alternativa. Era inspirado por um dizer com que se deparara em tempos: Se quer saber quais eram os seus pensamentos no passado, olhe para o seu corpo hoje. Se quer saber como ser o seu corpo no futuro, olhe para os seus pensamentos hoje. Para Rudy, esta descoberta derrubadora de paradigmas calou fundo quando era estudante graduado da Faculdade de Medicina de Harvard no programa de neurocincia. Trabalhando no Hospital Peditrico de Boston, estava a tentar isolar o gene que produz a principal toxina cerebral da doena de Alzheimer, a protena beta-amiloide peptdeo A-beta para encurtar , a substncia adesiva que se acumula no crebro e se correlaciona com os neurnios que se esto a tornar disfuncionais e a colapsar. Rudy passava furiosamente em revista cada artigo que conseguia encontrar sobre a doena de Alzheimer e a sua txica amiloide. Esta pode tomar a forma de beta-amiloide na doena de Alzheimer, ou de prio amiloide nas doenas relacionadas com a das Vacas Loucas. Certo dia leu um artigo que demonstrava como o crebro de um doente de Alzheimer lidara com a acumulao de beta-amiloide, num esforo de remodelar a parte atingida do crebro responsvel pela memria de curto prazo, o hipocampo, localizado no lobo temporal (assim chamado por se situar no crnio sob as tmporas). O facto de que o crebro pudesse tentar encontrar maneira de contornar leses devastadoras alterou toda a perspetiva de Rudy sobre a doena que vinha estudando, dia e noite, num exguo laboratrio do tamanho de uma pequena arrecadao no quarto piso do hospital. Entre 1985 e 1988,
34

ele focou-se em identificar o gene que faz com que a beta-amiloide se acumule excessivamente no crebro dos doentes de Alzheimer. Trabalhava diariamente lado a lado com a sua colega Rachel Neve, com msica por pano de fundo, especialmente de Keith Jarrett, incontestavelmente o melhor pianista de jazz de todos os tempos. Rudy adorava os concertos de Keith Jarrett pela sua brilhante improvisao. Jarrett tinha a sua prpria palavra para isso: extemporizado. Por outras palavras, vivendo o momento, radicalmente espontneos. Para Rudy, Jarrett expressava em msica a forma como o crebro funciona no mundo do dia-a-dia respondendo no momento em direes criativas com base no alicerce de toda uma vida de experincias. A sabedoria autorrenovando-se no momento. A memria vivificando-se. justo dizer que quando Rudy descobriu o primeiro gene de Alzheimer, a protena precursora amiloide (PPA), naquele pequeno laboratrio do quarto piso, a sua musa foi Keith Jarrett. Com este pano de fundo, entra em cena o artigo de 1986 que deu a esperana de regenerao do tecido cerebral aos doentes de Alzheimer. Estava um dia extemporaneamente frio mesmo para um inverno de Boston, e Rudy encontrava-se sentado na zona de estantes de livre consulta no terceiro piso da biblioteca da Faculdade de Medicina de Harvard, inalando o familiar odor de papel antigo bafiento alguns destes documentos cientficos no viam a luz do dia h dcadas. Entre os novos artigos sobre a doena de Alzheimer havia um da revista Science, reportado por Jim Geddes e colegas, com o intrigante ttulo Plasticidade da Circuitagem do Hipocampo na Doena de Alzheimer. Depois de o folhear de relance, Rudy correu disparado para a mquina de trocos a fim de obter um punhado de moedas para a fotocopiadora. (O luxo das revistas computorizadas ainda era coisa do futuro.) Depois de o ler atentamente com Rachel, entreolharam-se de olhos arregalados pelo que lhes pareceu horas, exclamando finalmente: do outro mundo! O mistrio de um crebro capaz de se autocurar acabara de dar entrada nas suas vidas. A essncia daquele estudo que se revelou crucial era esta. Na doena de Alzheimer, uma das primeiras coisas a descambar a memria de curto prazo. No crebro, as projees neuronais-chave que permitem que a informao sensorial seja armazenada so literalmente cortadas. (Estamos no mesmo campo de Cruikshank quando cortou o nervo vago do co.) Mais especificamente, h uma pequena bolsa dilatada de neurnios no crebro chamada crtex entorrinal, que atua como estao intermediria de toda a informao sensorial que absorvemos, repassando-a ao hipocampo para armazenao de curto prazo. (Se se lembra de que Rudy trabalhava com
35

uma colega chamada Rachel, isso o hipocampo a fazer o seu trabalho.) O hipocampo deriva o seu nome do termo latino para cavalo-marinho, ao qual se assemelha. Desenhe dois Cs com os indicadores e polegares com uma mo em frente da outra e enganche-os num plano paralelo, e basicamente essa a forma certa. Digamos que chega a casa vinda das compras e quer falar a uma amiga de uns sapatos encarnados que seriam perfeitos para ela. A imagem desses sapatos, passando pelo crtex entorrinal, repassada atravs de projees neuronais a que se d o nome de via perfurante. Chegmos agora razo fisiolgica para uma pessoa com a doena de Alzheimer no se lembrar desses sapatos. Nos doentes de Alzheimer a regio exata em que a via perfurante perfura o hipocampo contm rotineiramente uma abundncia de beta-amiloide neurotxica, que provoca um curto-circuito na transferncia da informao sensorial. Para cumular os estragos, as terminaes nervosas comeam a atrofiar e colapsar na mesma regio, rompendo efetivamente a via perfurante. Os neurnios do crtex entorrinal de onde deveriam germinar essas terminaes nervosas depressa morrem, j que dependem da derivao de fatores de crescimento, as protenas que sustentam a sua sobrevivncia, pelas terminaes nervosas que dantes faziam a ligao com o hipocampo. Com o tempo, a pessoa deixa de poder processar memria e aprendizagem de curto prazo, e instala-se a demncia. O resultado devastador. Como diz um ditado: No sabemos que temos Alzheimer por nos termos esquecido onde pusemos as chaves do carro. Sabemos que temos Alzheimer quando nos esquecemos para que que elas servem. No seu estudo crucial, Geddes e os seus colegas demonstraram que, nesta rea de massiva extino neuronal, algo puramente mgico ocorre. Dos neurnios sobreviventes das vizinhanas comeam a germinar novas projees para compensar as que se perderam. Esta uma forma de neuroplasticidade chamada regenerao compensatria. Pela primeira vez, Rudy deparava-se com uma das mais miraculosas propriedades do crebro. Era como se uma rosa fosse colhida de um arbusto, e o arbusto ao lado lhe estendesse uma nova rosa. Rudy sentiu subitamente um profundo apreo pelo refinado poder e resilincia do crebro humano. Nunca ds o crebro por vencido, pensou. Com a neuroplasticidade, o crebro evoluiu para um rgo maravilhosamente adaptvel e notavelmente regenerativo. Existia a esperana de que mesmo no caso de um crebro j em processo de leso pela doena de Alzheimer, fosse uma questo de a apanhar a tempo para a neuroplasticidade poder ser desencadeada. uma das mais brilhantes possibilidades para investigao futura.
36

Mito 2. A cablagem fixa do crebro no pode ser alterada.


Durante todo o tempo anterior comprovada legitimidade da neuroplasticidade, a medicina poderia ter dados ouvidos ao filsofo suo Jean-Jacques Rousseau, que alegou em meados do sculo XVIII no ser a natureza estagnada ou maquinal mas viva e dinmica. Ele avanou com a proposta de que o crebro estava a ser continuamente reorganizado segundo as nossas experincias. Por conseguinte, as pessoas deviam praticar exerccio mental tal como exerccio fsico. Para todos os intentos e propsitos, esta pode ter sido a primeira declarao de que o nosso crebro flexvel e plstico, capaz de se adaptar s mudanas do meio ambiente. Bastante mais tarde, em meados do sculo XX, o psiclogo norte-americano Karl Lashley facultou a prova para este fenmeno. Lashley treinou ratos a procurarem num labirinto recompensas em comida, removendo-lhes ento grandes pores do crtex cerebral, pedao a pedao, para verificar quando que eles se esqueceriam do que tinham aprendido previamente. Partiu do princpio, dada a delicadeza do tecido cerebral e da total dependncia de qualquer criatura do seu crebro, que a remoo de uma pequena poro acarretaria uma severa perda de memria. Com abaladora surpresa, Lashley descobriu que podia remover 90% do crtex de um rato e o animal continuava a orientar-se com sucesso no labirinto. Conforme se verificou, ao tomarem conhecimento do labirinto, os ratos criam muitos tipos diferentes de sinapses redundantes com base em todos os seus sentidos. Muitas diferentes partes dos seus crebros interagem formando uma variedade de associaes sensoriais sobrepostas. Por outras palavras, os ratos no viam apenas o caminho para a comida no labirinto; cheiravam e sentiam de igual forma o caminho. Quando eram removidos pedaos do crtex cerebral, do crebro germinavam novas projees (axnios) formando novas sinapses para tirar partido dos outros sentidos, usando as pistas que restavam, por mais nfimas que fossem. Aqui temos a primeira forte pista de que o termo cablagem fixa deveria ser encarado com ceticismo. O crebro tem circuitagem mas no cabos; os circuitos so constitudos de tecido vivo. Mais importante ainda, so reformatados por pensamentos, memrias, desejos e experincias. Deepak recorda-se de um controverso artigo mdico de 1980 intitulado, meio a brincar, Ser o Crebro Realmente Necessrio? Baseava-se no trabalho do neurologista britnico John Lorber, que vinha trabalhando com vtimas de um distrbio cerebral conhecido por hidrocefalia (gua no crebro), em que se forma um excesso de fluidos. A presso da resultante espreme as clulas cerebrais da sua vida. A hidrocefalia leva a retardamento bem como a outros severos danos e at mesmo morte.
37

Lorber escrevera anteriormente a respeito de dois bebs nascidos sem crtex cerebral. Apesar desta deficincia rara e fatal, contudo, pareciam estar a desenvolver-se normalmente, sem quaisquer sinais exteriores de danos. Uma das crianas sobreviveu por trs meses, a outra por um ano. Como se isto no fosse j por si digno de nota, um colega da Universidade de Sheffield enviou a Lorber um jovem com uma cabea anormalmente grande. Licenciara-se em matemtica com distino e tinha um QI de 126. No tinha sintomas de hidrocefalia; o jovem levava uma vida normal. No entanto uma TAC revelou, segundo as palavras de Lorber, que ele no tinha virtualmente crebro. O crnio estava revestido por uma fina camada de clulas cerebrais com cerca de um milmetro de espessura (menos de um dcimo de polegada), enquanto o restante espao do crnio estava preenchido por fluido cerebral. Estarrecedor distrbio de contemplar, este, mas Lorber foi mais longe, registando mais de seiscentos casos. Dividiu os seus objetos de estudo em quatro categorias dependendo da quantidade de fluido existente no crebro. A categoria mais severa, que constitua apenas 10% da amostra, consistia em pessoas cuja cavidade cerebral estava 95% preenchida de lquido. Destas, metade eram gravemente retardadas; a outra metade, contudo, tinha QI superiores a 100. Como no era de admirar, os cticos passaram ao ataque. Alguns duvidaram de que Lorber tivesse lido corretamente as TAC, mas ele assegurou-lhes que as suas provas eram slidas. Outros argumentaram que ele no pesara de facto a restante matria do crebro, ao que ele respondeu secamente: No posso dizer se o crebro do estudante de matemtica pesa 50 ou 150 gramas, mas claro que nem de perto se aproxima do normal quilo e meio. Por outras palavras, duas a seis onas podem estar envolvidas, mas isso no so nem de perto quase trs libras. Neurologistas mais compreensivos declararam que estes resultados eram mais que prova da redundncia do crebro muitas funes so copiadas e sobrepem-se. Mas outros descartaram esta explicao, fazendo notar que redundncia uma sada para se contornar algo que no se entende. At hoje, todo o fenmeno est envolto em mistrio, mas ns temos de o manter presente medida que a nossa discusso se desenrola. Poderia isto ser um exemplo radical do poder da mente para fazer o crebro at mesmo um crebro drasticamente reduzido levar a cabo ordens? Apenas temos de considerar mais que leses cerebrais. Num exemplo mais recente de religao neuronal, o neurocientista Michael Merzenich e colegas da Universidade da Califrnia, So Francisco, pegaram em sete pequenos macacos que foram treinados para usar os dedos na procura de comida. Pequenos gros com aroma a banana eram colocados no fundo
38

de pequenos compartimentos, ou poos de comida, num painel de plstico. Alguns dos poos eram largos e rasos; outros eram estreitos e fundos. Naturalmente que ao tentarem apanhar a comida, os macacos eram mais bem-sucedidos com os poos largos e rasos e quase sempre falhavam nos poos estreitos e fundos. No entanto, com o passar do tempo, todos os macacos se tornaram extremamente hbeis, acabando por ser sempre bem-sucedidos, por mais que os seus dedinhos tivessem de se esticar para apanhar os gros. A equipa tirou ento exames imagiolgicos cerebrais de uma rea especfica conhecida por crtex somatossensorial, que controla os movimentos dos dedos das mos, esperando demonstrar que a experincia de aprender uma habilidade alterara de facto os crebros dos macacos. Foi um sucesso. Esta regio do crebro religava-se a outras regies a fim de aumentar as probabilidades de encontrar mais comida no futuro. Merzenich argumentou que, medida que as regies do crebro comeam a interagir de novo, a religao cria um novo circuito. Nesta forma de neuroplasticidade, neurnios que deflagram juntos, ligam-se juntos. Na nossa vida de todos os dias, se intencionalmente nos dispusermos a aprender coisas novas ou fazer coisas familiares de maneiras diferentes (como ir para o trabalho por um caminho diferente ou apanhar o autocarro em vez de ir de carro), religamos efetivamente o nosso crebro e melhoramo-lo. O exerccio fsico faz msculo; o exerccio mental cria novas sinapses para fortalecerem a rede neuronal. Muitos outros exemplos reforam a ideia de que a tradicional doutrina do crebro estagnado e esttico era falsa. As vtimas de acidente vascular cerebral no tinham de ficar emperradas na leso cerebral causada por um vaso sanguneo obstrudo ou cogulo. medida que as clulas cerebrais morrem, as clulas vizinhas podem compensar isso, mantendo a integridade do circuito neuronal. Para tornar isto mais pessoal, voc v a casa onde cresceu, recorda o seu primeiro beijo, e acalenta o seu crculo de amigos graas a um circuito neuronal altamente personalizado que levou toda uma vida a criar. Um exemplo da miraculosa capacidade de o crebro se autorreligar o caso de um mecnico de automveis que sofreu um grave trauma cerebral depois de ser cuspido do carro num acidente de viao. Ficou paralisado e apenas capaz de comunicar por piscares de olhos ou acenos de cabea. Aps dezassete anos, contudo, este homem saiu espontaneamente do seu estado semicomatoso. Na semana que se seguiu, passou por uma espantosa recuperao, ao ponto de readquirir um discurso fluente e alguns movimentos nos membros. No ano e meio seguinte, os seus exames imagiolgicos cerebrais forneceram provas evidentes de que ele estava a
39

regenerar novos trilhos capazes de restaurar a sua funo cerebral. Das saudveis clulas nervosas germinavam novos axnios (troncos principais) e dendrites (numerosas e finas ramificaes) para criar circuitagem neuronal que compensasse as clulas mortas neuroplasticidade clssica! A ideia subjacente que no dispomos de cablagem fixa. O nosso crebro incrivelmente resiliente; o maravilhoso processo de neuroplasticidade d-lhe a si a capacidade, nos seus pensamentos, sentimentos e aes, de se desenvolver em qualquer direo sua escolha.

Mito 3. O envelhecimento cerebral inevitvel e irreversvel.

A sociedade est a ser varrida por um movimento chamado nova velhice3. A norma social para as pessoas de idade era passiva e sombria; confinadas a cadeiras de baloio, esperava-se que entrassem em declnio fsico e mental. Agora o inverso verdade. As pessoas mais velhas tm expetativas mais elevadas de que permanecero ativas e com vitalidade. Consequentemente, a definio de velhice mudou. Num inqurito perguntou-se a uma amostra de baby boomers: Quando tem incio a velhice? A resposta mdia foi aos 85. medida que aumentam as expetativas, o crebro deve claramente manter-se a par e adaptar-se nova velhice. A antiga teoria do crebro fixo e estagnado sustentava ser inevitvel um crebro que envelhecesse. Supostamente as clulas cerebrais morriam continuamente ao longo do tempo medida que uma pessoa envelhecia, e a sua perda era irreversvel. Agora que compreendemos quo flexvel e dinmico o crebro, a inevitabilidade da perda celular j no vlida. No processo de envelhecimento que progride razo de 1% ao ano depois dos trinta anos de idade no h duas pessoas que envelheam de maneira igual. At os gmeos idnticos, nascidos com os mesmos genes, tero muito diferentes padres de atividade gentica aos setenta anos, e os seus corpos podero ser acentuadamente diferentes em consequncia de escolhas de estilo de vida. Tais escolhas nada acrescentaram ou subtraram aos genes com que eles nasceram; em vez disso, quase cada aspeto da vida dieta, atividade, stress, relacionamentos, trabalho e ambiente fsico alterou a atividade desses genes. Com efeito, no h um nico aspeto do envelhecimento que seja inevitvel. Para cada funo, mental ou fsica, podemos encontrar pessoas que melhoraram com o tempo. H corretores da bolsa de 90 anos de idade que levam a cabo complexas transaes com cada vez melhor memria ao longo do tempo.
New old age, no original; jogo de palavras com a conhecida expresso New Age (Nova Era). (N. da T.)
40
3

O problema que demasiados de ns aderimos norma. medida que avanamos na idade, tendemos a ficar preguiosos e apticos ante a aprendizagem. Deixamo-nos perturbar por menores focos de tenso, e esses focos de tenso perduram por mais tempo. O que dantes era descontado como manias de velho pode agora ser reportado conexo mente-crebro. Por vezes o crebro dominante nesta parceria. Suponha que um restaurante est demorado a sentar as pessoas com reservas previamente feitas. Uma pessoa mais nova obrigada a esperar na fila sente-se minimamente aborrecida, mal-estar que se dissipa uma vez sentada. Uma pessoa mais velha poder reagir com um acesso de clera e permanecer ressentida mesmo depois de ser encaminhada ao seu lugar. Esta a diferena na resposta ao stress fsico pela qual o crebro responsvel. De igual modo, quando as pessoas mais velhas se sentem subjugadas por demasiada informao sensorial (um ruidoso engarrafamento, um grande armazm apinhado de gente), os seus crebros exibiro provavelmente uma funo diminuda para aguentarem os tsunmis de dados do mundo fervilhante de atividade. Em grande parte do tempo, no entanto, a mente que domina a conexo mente-crebro. medida que avanamos na idade, tendemos a simplificar as nossas atividades mentais, frequentemente como mecanismo de defesa ou cobertor de segurana. Sentimo-nos seguros com o que conhecemos, e desviamo-nos do caminho para evitar aprender qualquer coisa nova. O comportamento sentido pelos jovens como irritabilidade e teimosia, mas a verdadeira causa pode ser reportada dana entre a mente e o crebro. Para muitas, embora no todas, pessoas mais velhas, a msica abranda. O que mais importante que no saiam da pista de dana o que aplanaria o caminho para o declnio da mente e do crebro igualmente. Em vez de fazer novas sinapses, o seu crebro persiste em fixar-se nas que j tem. Nesta espiral decrescente de atividade mental, a pessoa mais velha ter eventualmente menos dendrites e sinapses por neurnio no crtex cerebral. Afortunadamente podem ser feitas escolhas conscientes. Voc pode escolher estar consciente dos pensamentos e sentimentos evocados pelo seu crebro minuto a minuto. Pode escolher seguir uma curva ascendente de aprendizagem, independentemente da idade que tenha. Ao faz-lo, criar novas dendrites, sinapses, e trilhos neuronais que realcem a sade do seu crebro e ajudem mesmo a prevenir a doena de Alzheimer (como sugerem as descobertas das mais recentes investigaes). Se a inevitabilidade tem sido posta em questo, o que dizer da irreversibilidade dos efeitos do envelhecimento? medida que avanamos na idade, muitos de ns sentimos cada vez mais que a nossa memria est a declinar. No nos lembramos porque entramos numa sala e brincamos,
41

na defensiva, quanto nossa senilidade. Rudy tem um gato maravilhoso que o segue para todo o lado como um co. Por mais de uma vez, Rudy levantou-se do seu maple na sala de estar e dirigiu-se cozinha com o gato a reboque, s para dar, uma vez l chegado, consigo e o gato a olharem estupidamente um para o outro. Nenhum deles sabe o propsito da viagem. Conquanto nos possamos referir a estes lapsos como exemplos de perda de memria relacionada com a idade, eles devem-se na realidade a uma falta de aprendizagem de registo de novas informaes no crebro. Em muitos casos, ficamos to embotados ou abstrados quanto ao que estamos a fazer que o simples dfice de ateno leva a uma falta de aprendizagem. Quando no nos conseguimos lembrar de um simples facto como onde pusemos as chaves, isso significa que no aprendemos ou registmos onde as pusemos para comear. Como utilizadores do nosso crebro, no registmos ou consolidmos a informao sensorial numa memria de curto prazo durante o processo de pousar as chaves. No se pode lembrar aquilo que nunca se aprendeu. Se permanecer alerta, um crebro saudvel continuar a servi-lo com o avanar da idade. Deve contar com pronta vigilncia, e no com o pavor da debilitao e senilidade. No nosso entender Rudy fala como eminente investigador da doena de Alzheimer , uma campanha pblica que causasse alarme quanto senilidade teria um efeito nocivo. As expetativas so poderosos estmulos para o crebro. Se conta perder a memria e repara no mais nfimo lapso com ansiedade, est a interferir no natural, espontneo e destitudo de esforo ato de se lembrar. Biologicamente, at 80% das pessoas com mais de setenta anos no tm perda de memria significativa. As nossas expetativas devero seguir essa descoberta, e no o nosso pavor oculto e amplamente infundado. Se se tornar aptico e embotado quanto sua vida, ou se simplesmente for perdendo o entusiasmo pelas suas experincias de momento a momento, o seu potencial de aprendizagem est debilitado. Como evidncia fsica, um neurologista pode apontar as sinapses que tm de ser consolidadas para a memria de curto prazo. Mas na maior parte dos casos um acontecimento mental precedeu a evidncia fsica: nunca chegmos a aprender o que acreditamos ter esquecido. Nada como a emoo solidifica a memria. Quando crianas, aprendemos sem esforo pois a gente nova naturalmente apaixonada e entusiasta no que toca aprendizagem. Emoes de jbilo e maravilhamento, mas igualmente de horror e pavor, intensificam a aprendizagem. Isso tranca as memrias, frequentemente para toda a vida. (Tente lembrar-se do seu primeiro passatempo ou do seu primeiro beijo. Agora tente lembrar-se em quem votou pela primeira vez, ou da marca do carro do vizinho quando
42

tinha dez anos. Habitualmente uns so coisa fcil e outros no to fcil assim a no ser que tivesse uma paixo precoce por poltica e carros.) Por vezes o fator surpresa que conta para as crianas conta tambm para os adultos. Uma forte emoo frequentemente a chave. Todos nos lembramos de onde estvamos aquando dos ataques do 11 de setembro, tal como as pessoas mais velhas se lembram de onde estavam no dia 12 de abril de 1945, quando o Presidente Roosevelt morreu subitamente de frias na pequena Casa Branca em Warm Springs, Gergia. Dado a memria permanecer um terreno to inexplorado, no sabemos dizer, em termos de funo cerebral, porque que as emoes intensas podem fazer que nela se depositem memrias ricamente detalhadas. Algumas emoes intensas podem ter o efeito oposto: no abuso sexual infantil, por exemplo, esse poderoso trauma suprimido e apenas pode ser recuperado com terapia intensiva ou hipnose. Estas questes no se podem resolver at que se d resposta a algumas perguntas bsicas: o que uma memria? Que tipo de vestgio fsico, se que o h, deixa uma memria dentro de uma clula cerebral? At que surjam as respostas, cremos que o comportamento e as expetativas so a chave. Quando nos apaixonamos e entusiasmamos de novo por aprender, semelhana das crianas, formam-se novas dendrites e sinapses, e a nossa memria pode de novo ficar to forte como quando ramos mais novos. De igual modo, quando recordamos uma antiga memria por recuperao ativa (i.e., procedemos a uma reviso mental para recordarmos o passado com preciso), fazemos novas sinapses, o que refora as velhas sinapses, aumentando as probabilidades de que nos venhamos a recordar da mesma memria novamente no futuro. Tem tudo a ver connosco, condutores e utilizadores dos nossos crebros. Ns no somos o nosso crebro; somos muito mais. No fim de contas, isso que importa sempre lembrar.

Mito 4. O crebro perde milhes de clulas por dia, e os neurnios perdidos no podem ser substitudos.
O crebro humano perde cerca de 85.000 neurnios corticais por dia, ou cerca de um por segundo. Mas isto uma frao infinitesimal (0,0002%) dos cerca de 40 mil milhes de neurnios do crtex cerebral. A este ritmo, levaramos mais de seiscentos anos a perder metade dos neurnios do nosso crebro! Crescemos todos a dizerem-nos que, assim que perdemos clulas, elas se vo para sempre e nunca sero substitudas. (Na nossa adolescncia, este aviso fazia parte dos sermes parentais sobre os perigos do lcool.) Ao longo das ltimas dcadas, contudo, demonstrou-se no ser esse a perda permanente o caso. O investigador Paul Coleman, da Universidade de Rochester, demonstrou que o nmero total de clulas nervosas no nosso
43

crebro aos vinte anos de idade no se altera significativamente quando chegamos aos setenta. Ao crescimento de novos neurnios chama-se neurognese. Foi pela primeira vez observada h cerca de vinte anos nos crebros de certas aves. Por exemplo, quando os diamantes-mandarins se esto a desenvolver e a aprender novos trinados para propsitos de acasalamento, os seus crebros aumentam visivelmente de tamanho novos neurnios so produzidos para acelerar o processo de aprendizagem. Depois de o diamante-mandarim aprender o trinado, muitos dos novos neurnios morrem, restituindo o crebro ao seu tamanho original. Este processo conhecido por morte celular programada, ou apoptose. Os genes no s sabem quando est na altura de novas clulas nascerem (digamos, como quando nos crescem os dentes definitivos para substituir os dentes de leite ou quando passamos pelas alteraes da puberdade), mas igualmente quando est na altura de uma clula morrer, tal como quando renovamos as clulas da pele, perdemos os glbulos sanguneos ao fim de uns meses, e muitos outros casos. A maioria das pessoas fica admirada ao saber deste facto. A morte existe ao servio da vida voc pode resistir ideia, mas as suas clulas compreendem-no perfeitamente. Nas dcadas que se seguiram a estas frutferas descobertas, os cientistas observaram a neurognese no crebro dos mamferos, particularmente no hipocampo, que usado para a memria de curto prazo. Sabemos agora que vrios milhares de novas clulas nervosas nascem diariamente no hipocampo. O neurocientista Fred Gage do Instituto Salk demonstrou que o exerccio fsico e o enriquecimento ambiental (circunstncias de vida estimulantes) estimulam o crescimento de novos neurnios nos ratos. O mesmo princpio se v em funcionamento nos jardins zoolgicos. Os gorilas e outros primatas definham se forem mantidos em jaulas confinadas sem nada que fazer, mas florescem em vastos cercados com rvores, baloios e brinquedos. Se pudssemos aprender ao certo como induzir em segurana a neurognese no crebro humano, mais eficazmente poderamos tratar condies em que se perderam ou lesaram gravemente clulas cerebrais: doena de Alzheimer, leso traumtica cerebral, acidente vascular cerebral e epilepsia. Poderamos tambm confiantemente manter a sade do nosso crebro com o avanar da idade. O investigador de Alzheimer Sam Sisodia da Universidade de Chicago demonstrou que o exerccio fsico e a estimulao mental protegem os ratos de desenvolver a doena de Alzheimer, mesmo quando induzidos a carregar uma mutao humana de Alzheimer no seu genoma. Outros estudos com roedores oferecem encorajamento para o crebro normal, tambm. Ao escolher fazer exerccio todos os dias, voc pode aumentar o nmero
44

de novas clulas nervosas, tal como faz quando procura ativamente aprender novas coisas. Ao mesmo tempo, promove a sobrevivncia destas novas clulas e conexes. Em contraste, o stress e trauma emocional conduzem produo de glucocorticoides no crebro, toxinas que inibem a neurognese em animais de laboratrio. Podemos com segurana descartar o mito quanto perda de milhes de clulas cerebrais por dia. At o aviso parental de que o lcool mata os neurnios se revelou ser uma meia-verdade. O consumo casual de lcool na realidade apenas mata um nmero mnimo de neurnios, mesmo entre alcolicos (que, no entanto, incorrem em muitos reais riscos de sade). A verdadeira perda resultante da bebida ocorre nas dendrites, mas estudos parecem indicar que este dano maioritariamente reversvel. A ideia subjacente por agora a de que, medida que avanamos na idade, reas-chave do crebro envolvidas na memria e aprendizagem continuam a produzir novas clulas nervosas, e que este processo pode ser estimulado pelo exerccio fsico, atividades mentalmente estimulantes (como a leitura deste livro) e interao social.

Mito 5. As reaes primrias (medo, raiva, cime, agressividade) predominam sobre o crebro superior.
A maioria das pessoas j ouviu pelo menos um rumor de que os quatro primeiros mitos so falsos. O quinto mito, contudo, parece estar a ganhar terreno. A base racional para declarar que os seres humanos so movidos por impulsos primrios parcialmente cientfica, parcialmente moral, e parcialmente psicolgica. Para o resumir numa frase: Nascemos maus porque Deus nos est a castigar, e at a cincia concorda. Demasiadas pessoas acreditam pelo menos em parte desta frase, se no em toda ela. Examinemos o que parece ser a posio racional, o argumento cientfico. Todos ns nascemos com memria gentica que nos providencia os instintos bsicos necessrios sobrevivncia. A evoluo visa assegurar a propagao da nossa espcie. As nossas necessidades instintivas funcionam a par dos nossos impulsos emocionais de recolher alimento, encontrar abrigo, buscar poder e procriar. O nosso medo instintivo ajuda-nos a evitar situaes perigosas que ameaam a nossa vida e a das nossas famlias. Um argumento evolucionrio assim usado para nos persuadir de que os nossos medos e desejos, instintivamente em ns programados desde a gestao, esto no comando, predominando sobre o nosso crebro superior, mais evoludo, com a sua razo e lgica (interpretando a por demais bvia ironia de que o crebro superior inventou a teoria que o rebaixa). Indubitavelmente, as reaes instintivas esto implantadas na estrutura
45

cerebral. Alguns neurocientistas acham convincente o argumento de que certas pessoas so programadas para se tornarem antissociais, criminosas ou raivodependentes, assim como outras so programadas para a ansiedade, depresso, autismo e esquizofrenia. Mas o enfatizar do crebro inferior negligencia uma poderosa verdade. O crebro multidimensional, de forma a permitir que qualquer experincia ocorra. Qual a experincia que dominar no algo automtico nem geneticamente programado. H um equilbrio entre desejo e conteno, escolha e compulso. Aceitar que a biologia destino deita por terra todo o propsito de se ser humano: devemos submeter-nos ao destino apenas como ltima e desesperada escolha, mas o argumento para um crebro inferior dominante faz da submisso a primeira escolha. Como pode isso ser tolerado? Encolhemos os ombros ao facto de os nossos antepassados se terem resignado ao pecado humano pois diz-se ter ele sido herdado da desobedincia de Ado e Eva no Jardim do den. A herana gentica corre o risco de induzir mesma resignao, ataviada de garbo cientfico. Embora experimentemos diariamente medo e desejo como reaes naturais ao mundo, no temos de ser governados por eles. Um condutor frustrado retido na autoestrada de Los Angeles no meio de asfixiante poluio sentir a mesma resposta lutar-ou-fugir dos seus antepassados caa do antlope na savana africana ou do tigre-dente-de-sabre na Europa do Norte. Esta resposta ao stress, um mpeto instintivo, foi-nos incutida, mas no faz os condutores abandonarem em massa os seus veculos para fugirem ou atacarem-se uns aos outros. Freud sustentava que a civilizao depende de dominarmos os nossos impulsos primrios para que mais altos valores possam prevalecer, o que soa razoavelmente verdadeiro. Mas ele acreditava pessimisticamente que pagamos um preo elevado por isso. Reprimimos os nossos mpetos inferiores mas nunca os extinguimos ou nos reconciliamos com os nossos medos e agressividades mais profundos. O resultado so erupes de violncia em massa como as duas guerras mundiais, quando toda essa energia reprimida cobra o seu tributo de formas horrendas e incontrolveis. No podemos resumir os milhares de livros que tm sido escritos sobre este tema, ou oferecer a resposta perfeita. Mas seguramente que rotular seres humanos como fantoches do instinto animal est errado, em primeiro lugar por ser algo to desequilibrado. O crebro superior simplesmente to legtimo, poderoso e evolutivo como o crebro inferior. Os maiores circuitos do crebro, que formam circuitos de retroalimentao entre as reas superior e inferior, so maleveis. Se voc for um enforcer do hquei profissional e a sua tarefa for iniciar brigas no gelo, provavelmente ter escolhido moldar a sua circuitagem cerebral de modo a favorecer a agressividade.
46

Mas foi sempre uma escolha, e se o dia alguma vez chegar em que venha a lamentar a sua escolha, pode retirar-se para um mosteiro budista, meditar sobre a compaixo e modelar a circuitagem cerebral numa nova e mais elevada direo. A escolha est sempre l. Com rara exceo, a liberdade de escolha no interditada pela programao previamente instalada. O crebro levou-me a faz-lo tornou-se uma explicao automtica para quase todos os comportamentos indesejveis. Podemos estar conscientemente cientes das nossas emoes e escolher no nos identificarmos com elas. Isto mais fcil de dizer do que de fazer para uma pessoa que sofra de distrbio bipolar, toxicodependncia ou de qualquer fobia. Mas a estrada para o bem-estar cerebral comea com a conscincia. Termina igualmente na conscincia, e a conscincia possibilita cada passo do caminho. No crebro, a energia flui para onde vai a conscincia. Quando a energia deixa de fluir, emperramos. O emperramento uma iluso, mas quando nos acontece a ns, parece bem real. Considere uma pessoa com um medo mortal de aranhas. As fobias so reaes fixas (i.e., emperradas). Um aracnofbico no pode ver uma aranha sem sentir uma onda automtica de medo. O crebro inferior desencadeia uma complexa cascata qumica. As hormonas disparam atravs da corrente sangunea para acelerar o corao e fazer subir a presso arterial. Os msculos preparam-se para lutar ou fugir. Os olhos semicerram-se bem focados, com a viso assestada em tnel na coisa que se teme. A aranha torna-se enorme aos olhos da mente. To poderosa a reao de medo que o crebro superior a parte que sabe quo pequenas e inofensivas so a maioria das aranhas fica bloqueado no escuro. Aqui est um excelente exemplo do crebro a us-lo a si. Impe uma falsa realidade. Todas as fobias so no fundo distores da realidade. As alturas no so automaticamente motivo para pnico; nem os espaos abertos, andar de avio e a mirade de outras coisas de que os fbicos tm medo. Ao abrirem mo do poder que tm de usar o crebro, os fbicos ficam emperrados numa reao fixa. As fobias podem ser tratadas com sucesso trazendo-as conscincia e restituindo o controlo ao utilizador do crebro, que o seu lugar. Uma tcnica fazer a pessoa imaginar aquilo de que tem medo. A um aracnofbico, por exemplo, pedido que veja uma aranha e que v aumentando e diminuindo a imagem. Depois, que faa a imagem andar para trs e para diante. Este simples ato de emprestar movimento ao objeto temido pode ser muito eficaz na disperso do seu poder de induo, pois o medo imobiliza a mente. Gradualmente, a terapia pode passar para uma aranha numa caixa de vidro. Ao fbico pedido que se aproxime o mais que puder sem
47

entrar em pnico. -lhe permitido alterar a distncia de acordo com o seu nvel de conforto, e com o tempo esta liberdade de alterar as coisas restabelece igualmente o controlo. O fbico aprende que tem mais opes do que simplesmente desatar a fugir. Obviamente, o crebro superior pode dominar at os medos mais instintivos; de contrrio, no teramos alpinistas (medo das alturas), funmbulos (medo de cair), e domadores de lees (medo da morte). O mais triste, contudo, que somos todos como o fbico que no pode sequer imaginar a imagem de uma aranha sem ser tomado de suores frios. Rendemo-nos aos medos, no de aranhas, mas daquilo a que chamamos normal: fracasso, humilhao, rejeio, velhice, doena e morte. tragicamente irnico que o mesmo crebro capaz de conquistar o medo nos sujeite igualmente a medos que nos assombram ao longo das nossas vidas. As denominadas criaturas inferiores gozam da liberdade do medo psicolgico. Quando uma chita ataca uma gazela, esta entra em pnico e luta pela vida. Mas no se encontrando presente predador algum, a gazela leva uma vida despreocupada, pelo que nos dado saber. Ns, humanos, contudo, sofremos terrivelmente no nosso mundo interior, e este sofrimento traduz-se em problemas fsicos. Os riscos so muito elevados no que toca a deixar-se usar pelo seu crebro. Mas se for voc a comear a us-lo em vez disso, as recompensas so ilimitadas.

48

SOLUES DO SUPERCREBRO: PERDA DE MEMRIA


Temos vindo a insistir na tecla de que precisa de se relacionar com o seu crebro de uma nova forma. Isto especialmente verdadeiro para a memria. No podemos esperar que a memria seja perfeita, e o modo como reage s suas imperfeies consigo. Se v cada pequeno lapso como um sinal de aviso de inevitvel declnio da idade, ou uma indicao de que lhe falta massa cinzenta, est a criar as condies para que a sua crena se torne realidade. De cada vez que se queixa Est a faltar-me a memria, refora essa mensagem no crebro. No equilbrio de mente e crebro, a maior parte das pessoas demasiado lesta a culpar o crebro. Aquilo em que deveriam pr os olhos no hbito, comportamento, ateno, entusiasmo e focalizao, tudo coisas essencialmente mentais. Assim que deixa de prestar ateno e desiste de aprender coisas novas, no est a dar qualquer encorajamento memria. Um simples axioma sustenta: Seja o que for a que d ateno, cresce. Portanto, para encorajar a sua memria a crescer, precisa de prestar ateno forma como se desenrola a sua vida. O que significa isto, especificamente? A lista longa, mas contm atividades que vm naturalmente. A nica diferena medida que avana na idade que tem de fazer escolhas mais conscientes do que fazia mais cedo na vida:

UM DELIBERADO PROGRAMA DE MEMRIA


Encare com paixo a sua vida e as experincias com que a preenche. Aprenda entusiasticamente coisas novas. Preste ateno s coisas de que ter de se lembrar mais tarde. A maioria dos lapsos de memria so na realidade lapsos de aprendizagem. Recupere ativamente antigas memrias; apoie-se menos em muletas da memria, como listas.
49

Conte manter a memria intacta. Resista s expetativas mais baixas das pessoas que racionalizam a perda de memria como normal. No deplore nem tema ocasionais lapsos. Se uma memria no vier de imediato, no a descarte como perdida. Seja paciente e aproveite os segundos suplementares para que o sistema de recuperao do crebro funcione. Foque-se em coisas ou pessoas que associe memria perdida, e provavelmente recordar-se-. Todas as memrias esto associadas a outras memrias anteriores. Esta a base da aprendizagem. Seja diversificado nas suas atividades mentais. O exerccio de palavras cruzadas usa uma parte diferente do sistema da memria do que o lembrar-se das compras que precisa de fazer, e ambos so diferentes de aprender uma lngua nova ou recordar caras de pessoas acabadas de conhecer. Exercite ativamente todos os aspetos da memria, no apenas aqueles que lhe surgem com mais facilidade. O fio condutor deste programa acompanhar a conexo mente-crebro. Cada dia conta. O seu crebro nunca deixa de prestar ateno ao que lhe diz, e pode responder muito rapidamente. Um amigo de longa data de Deepak, um editor mdico, gaba-se da memria que tem desde a infncia. Como lesto a salientar, no tem uma memria fotogrfica (ou eidtica). Em vez disso, mantm as antenas estendidas, tal como ele o descreve. Desde que continue a prestar ateno sua existncia diria, capaz de recuperar memrias rapida e fiavelmente. Este homem completou recentemente sessenta e cinco anos, tal como a maioria dos seus amigos. Comearam a trocar piadas retorcidas sobre os seus episdios de senilidade. (Amostra: A minha memria est to boa como sempre. Simplesmente no tenho entrega no prprio dia.) O homem comeou a dar por lapsos ocasionais em si prprio, embora no tivesse problemas em usar a memria quando fazia investigao para o seu trabalho. Sem me preocupar verdadeiramente com o caso, diz, decidi comear a fazer listas de compras. At ento, nunca as fizera. Ia s compras e
50

simplesmente lembrava-me do que queria. Isto era vlido mesmo quando tinha de abastecer a despensa depauperada com vrios sacos de mercearias. Comecei a manter uma lista de compras na secretria, e aconteceu uma coisa espantosa. Um ou dois dias depois, no conseguia lembrar-me do que queria comprar. Sem a minha lista na mo, ficava impotente, vagueando pelos corredores do supermercado na esperana de que, ao avistar batatas ou xarope de cer, me lembrasse de que era disso que ia procura. A princpio ri-me despreocupado, at uma semana em que me esqueci de comprar acar em duas idas ao supermercado. Agora estou a tentar fazer o desmame das listas. Fao os possveis, mas ficamos dependentes de listas muito rapidamente. Aprendendo com o exemplo dele, sente-se e considere as coisas a que poderia estar a prestar mais ateno usando enquanto isso menos muletas. O nosso Deliberado Programa de Memria gui-lo-, dado que inclui as reas mais significativas a que vale a pena prestar mais ateno. As coisas mais familiares podem parecer destitudas de importncia, mas contam. Ser capaz de fazer o desmame de listas para coisas de que se consegue lembrar? Tente levar a sua lista de compras para o supermercado mas no olhar para ela. Compre o mais que puder de memria, e s ento consulte a sua lista. Quando chegar ao ponto de nada lhe escapar, faa o desmame completo das listas. Ser capaz de parar de se censurar por lapsos de memria? Morda a lngua da prxima vez em que estiver para dizer automaticamente No consigo lembrar-me de uma coisa ou Mais um episdio de senilidade. Seja paciente e espere. Se contar que as memrias surjam, elas quase sempre o fazem. Deixe de bloquear a memria. Recuperar uma memria tarefa delicada: voc pode facilmente intrometer-se no processo de lembrana estando atarefado, distrado, preocupado, stressado, cansado por falta de sono ou mentalmente sobrecarregado por fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo. Examine essas coisas primeiro, antes de censurar o crebro. Providencie um ambiente que seja bom para a memria, que tenha o oposto daquilo que acabmos de mencionar como obstculos. Por outras palavras, tome cuidado com o stress, durma o suficiente, seja regular nos seus hbitos, no se sobrecarregue mentalmente com mltiplas tarefas, e por a adiante. O desenvolvimento de hbitos regulares ajuda, dado que o crebro opera mais facilmente pela repetio. Se vive de maneira dispersa e distrada, a sobrecarga sensorial para o seu crebro nociva e desnecessria. Se est a ficar mais velho e sente que pode estar a dar-se uma perda de memria, no entre em pnico nem se resigne ao inevitvel. Em vez disso, centre o seu esforo em atividades mentais que estimulem a funo
51

cerebral. Determinado software, incluindo os denominados ginsios cerebrais, e livros como Keep Your Brain Alive4 (Neurbica), de que o neurobilogo Larry Katz, da Universidade Duke, coautor, so concebidos para exercitar o crebro de uma forma sistemtica. Os relatos de reverso de memria branda a moderada com o exercitar do crebro so por enquanto episdicos, mas encorajadores todavia. Finalmente, encare como natural todo este projeto. O seu crebro foi concebido para o seguir a si, e quanto mais descontrado estiver, melhor ser para a sua parceria mente-crebro. A melhor memria aquela em que voc se apoia com simples confiana.

Mantenha o Seu Crebro Vivo, na edio em portugus da Editora Sextante brasileira. (N. da T.)
52

HERIS DO SUPERCREBRO

gora que dissipmos alguns falsos mitos, o caminho para o supercrebro parece mais desimpedido. Mas um novo obstculo mais adiante est a obstruir a estrada: complexidade. A rede neuronal do seu crebro o computador do seu corpo, mas igualmente o computador da sua vida. Absorve e regista cada experincia, por mais diminuta que seja, e compara-a com experincias passadas, armazenando-a depois. Pode dizer Esparguete outra vez? J comemos isso duas vezes na semana passada pois o seu crebro armazena informao comparando-a constantemente com a de ontem. Ao mesmo tempo, voc desenvolve gostos e desgostos, enfastia-se, anseia por variedade, e chega ao fim de uma fase da sua vida, pronto para a prxima. O crebro possibilita que tudo isso tenha lugar. Conecta constantemente nova informao com aquilo que voc aprendeu no passado. Voc remodela e refina a sua rede neuronal ao segundo, mas tambm o mundo que voc experiencia o faz. O maior supercomputador existente no pode igualar este feito, que todos ns tomamos por garantido. O crebro no se deixa intimidar pelas suas mltiplas tarefas. Quanto mais lhe pedir que faa, mais ele pode fazer. O seu crebro capaz de fazer um trilio (um milho de bilies) de sinapses. Cada uma como um telefone microscpico, contactando qualquer outro telefone da linha quantas vezes desejar. O bilogo laureado com o Prmio Nobel Gerald Edelman salienta que o nmero de possveis circuitos neuronais no crebro de 10 seguido de um milho de zeros. Considere que o nmero de

53

partculas no universo conhecido estimado ser apenas de 10 seguido de setenta e nove zeros! Pode pensar que est a ler esta frase neste preciso momento, ou a espreitar pela janela para ver como est o tempo, mas na realidade no est. O que na realidade est a fazer a sobrepor-se ao universo. um facto, no fico-cientfica. Ocasionalmente este facto invade a vida de todos os dias com resultados espantosos. Quando o faz, a complexidade um amigo ou inimigo, e por vezes um pouco de ambos. Um dos clubes mais exclusivos do mundo consiste num punhado de pessoas que partilham uma condio misteriosa que s recentemente, em 2006, foi descoberta: hipertimesia. Elas lembram-se de tudo. Tm uma capacidade de lembrana absoluta. Quando se renem, podem levar a cabo jogos mentais como: Qual o melhor 4 de abril da sua vida? Cada pessoa folheia rapidamente o seu Rolodex mental, s que em vez de fichas com notas, veem os factos passados de cada dia 4 de abril das suas vidas. Numa questo de um minuto algum dir: Oh, 1983, definitivamente. Vesti um fato de banho novo, e eu e a minha me bebemos laranjada na praia enquanto o meu pai lia o jornal. Isso foi tarde; s seis horas fomos comer lagosta a uma marisqueira. So capazes de se lembrar de cada dia das suas vidas com completa e infalvel preciso. (Timesia, uma das palavras-raiz de hipertimesia, o termo grego para ato de recordar. A outra palavra, hiper, significa excessivo.) Os investigadores localizaram apenas sete ou oito norte-americanos at data que evidenciam esta condio, mas no se trata de uma molstia. Nenhuma destas pessoas tem qualquer leso cerebral, e nalguns casos a sua capacidade de se lembrarem de cada detalhe das suas vidas comeou subitamente, num determinado dia em que a memria vulgar deu um salto quntico. Para se qualificar ao diagnstico de hipertimesia, uma pessoa tem de passar por testes de memria que parecem impossveis. A uma mulher deu-se a ouvir o tema musical de uma srie que passou na televiso apenas em dois episdios na dcada de 1980, mas, tendo visto um deles, soube dizer instantaneamente o nome do programa. Outra candidata era uma f de basebol. Foi-lhe pedido que recordasse a pontuao de um determinado jogo entre Pittsburgh e Cincinatti anos antes. uma resposta ardilosa, replicou ela. O avio da equipa de Pittsburgh avariou e a equipa no chegou. No houve jogo. Discutimos a memria no captulo anterior deste livro, e a hipertimesia o exemplo consumado de uma capacidade por todos partilhada extrapolada a nveis sobre-humanos no deixando contudo de ser muito humana ainda assim. Quando inquirida se gostava de se lembrar perfeitamente de tudo, uma mulher suspirou: Lembro-me de cada vez que a minha me me disse que eu era gorda de mais. As pessoas com hipertimesia
54

concordam que revisitar o passado pode ser intensamente doloroso. Evitam pensar nas piores experincias das suas vidas, desagradveis lembrana de qualquer um mas extraordinariamente vvidas para elas, to vvidas como se estivessem de facto a viv-las. A maior parte do tempo, a sua total lembrana incontrolvel. A mera meno de uma data provoca-lhes um desbobinar de imagens na imaginao, em paralelo com as vises normais. ( como um ecr dividido; estou a falar com algum e a ver outra coisa qualquer, explica um indivduo.) Voc e eu no temos hipertimesia, portanto qual a relao disso com o objetivo do supercrebro? ento que entra o problema da complexidade. A cincia tem estudado a lembrana total e os centros cerebrais da memria; vrios deles esto alargados nas pessoas com hipertimesia. Desconhece-se a causa. Os investigadores suspeitam de ligaes ao distrbio obsessivo-compulsivo (DOC), dado que as pessoas com hipertimesia apresentam frequentemente comportamentos compulsivos; ou a vrias formas de dfice de ateno, dado que os portadores de lembrana total no podem pr fim s memrias quando elas comeam a afluir. Talvez sejam pessoas que nunca desenvolveram a capacidade de esquecer. Pode-se sempre contar com uma coisa no que toca ao crebro humano: no se pode olhar para lado algum sem se olhar para todo o lado.

procura de heris
A forma de contornar o problema da complexidade dar-lhe a volta completa. Se o seu crebro est adiante do universo, ento o seu potencial oculto dever ser muito maior do que se supe. Podemos deixar esse trilio de conexes aos cientistas. Escolhamos trs reas onde, num crebro saudvel normal, seja alcanvel um desempenho perfeito. Em cada rea haver algum que abriu caminho. Estes so heris do supercrebro, ainda que possa nunca os ter visto dessa maneira.

PELA ADAPTABILIDADE
O nosso primeiro heri o fsico Albert Einstein, mas no o escolhemos pelo seu intelecto. Einstein como os gnios em geral um modelo de sucesso. Tais pessoas possuem uma inteligncia e criatividade muito alm da norma. Se soubssemos o seu segredo, cada um de ns teria mais sucesso independentemente do que fizssemos. As pessoas muitssimo bem-sucedidas no tm meramente sete hbitos5. Usam o crebro de uma
5

ALBERT EINSTEIN

HERI #1

Aluso a The Seven Habits of Highly Effective People, editado em portugus com o ttulo
55

maneira afinada para o sucesso. Se se restringir maneira de Einstein usar o seu crebro, limita as suas possibilidades de sucesso. No uma questo de bons genes apenas. Einstein usava o seu crebro de uma maneira que qualquer pessoa pode aprender. A chave adaptabilidade. O supercrebro tira partido da sua capacidade inata de se adaptar. Esta capacidade necessria sobrevivncia. De todas as coisas vivas, os humanos tm-se adaptado a todos os ambientes do planeta. Confrontem-nos com os climas mais duros, as mais estranhas dietas, as piores doenas, ou as mais temveis crises desencadeadas por foras naturais, e ns adaptamo-nos. O Homo sapiens f-lo to incrivelmente bem que o tomamos por garantido at nos aparecer frente algum que extrapola a adaptabilidade a um novo nvel, algum como Einstein. Einstein adaptava-se encarando o desconhecido e conquistando-o. O seu campo era a fsica, mas toda a gente diariamente confrontada com o desconhecido. A vida est cheia de inesperados desafios. Para se adaptar ao desconhecido, Einstein desenvolveu trs foras e evitou trs obstculos: Trs foras: Deixar-se ir, ser flexvel, relaxar Trs obstculos: Hbitos, condicionamentos, emperramento Pode-se medir a adaptabilidade de uma pessoa pela sua capacidade de se deixar ir, permanecer flexvel e relaxar diante das dificuldades. Pode-se medir a falta de adaptabilidade de uma pessoa pela predominncia de velhos hbitos e condicionamentos que a mantm emperrada. Memrias nocivas de choques e adversidades do passado dizem-lhes repetidamente quo limitadas so. Einstein era capaz de ignorar velhos hbitos de pensamento que o rodeavam. Relaxava e deixava vir a si novas solues atravs dos sonhos e da intuio. Apurava tudo o que podia a respeito de um problema, depois rendia-se a possibilidades desconhecidas. No assim que o pblico v Einstein, que imaginado como um descabelado manaco cerebral a encher o quadro negro de equaes matemticas. Mas olhemos para a sua carreira de uma perspetiva pessoal. Como ele prprio diz, a maior motivao de Einstein era o assombro e maravilhamento que sentia perante os mistrios da natureza. Este era um estado espiritual, e ele costumava dizer que penetrar nos segredos do universo era como ler a mente de Deus. Vendo o cosmos primeiro como um mistrio, Einstein estava a rejeitar o hbito de o ver como uma mquina gigante cujas peas mveis podem ser identificadas e mensuradas. Fora assim que Isaac
Os Sete Hbitos das Pessoas Altamente Eficazes pela editora brasileira Best Seller. (N. da T.)
56

Newton visionara a fsica. Notavelmente, Einstein pegou nas noes mais bsicas do sistema newtoniano, como a gravidade e o espao, e reinventou-as totalmente. F-lo, como o mundo inteiro depressa apurou, atravs da teoria da relatividade e da sua famosa equao, E=mc2. Estava envolvida uma matemtica superior, mas isso era uma manobra de diverso. Einstein disse certa vez a uns jovens estudantes: No se preocupem com os problemas que tm com a matemtica. Asseguro-vos que os meus so muito maiores. No se tratava de falsa modstia. O seu mtodo criativo era mais como sonhar do que cogitar; assim que viu como funcionavam o tempo e o espao, seguiu-se mais tarde o urdir da prova matemtica, com grande dificuldade. Quando enfrenta um novo problema, voc pode resolv-lo de velhas maneiras ou de uma nova maneira. O primeiro de longe o caminho mais fcil de seguir. Pense num casal de longa data que passa o tempo a discutir. Sentem-se frustrados e bloqueados. Nenhum quer ceder um centmetro que seja. O resultado um ritual em que repetem as mesmas obstinadas opinies, fazem as mesmas queixas rezingonas, exibem a mesma incapacidade de aceitar o ponto de vista do outro. Qual seria uma nova maneira de tirar um casal de longa data da sua infelicidade? Em vez de ficarem emperrados em velhos comportamentos, programados nos seus crebros, poderiam usar os seus crebros das seguintes maneiras:

COMO SER ADAPTVEL


Pare de repetir o que nunca resultou em primeiro lugar. Recue e pea uma nova soluo. Pare de se debater ao nvel do problema a resposta nunca est a. Trabalhe no seu prprio emperramento. No se preocupe com a outra pessoa. Quando forem desencadeados velhos focos de tenso, desande. Veja a raiva justificada pelo que realmente raiva destrutiva mascarada para soar positiva.

57

Reconstrua os laos que se foram esfiapando. Assuma uma parte maior do fardo do que julga merecer. Pare de pr tanto peso em ter razo. No esquema maior das coisas, ter-se razo insignificante em comparao com ser-se feliz. A tomada destes passos no simplesmente pura psicologia: cria um espao de forma a que o seu crebro possa mudar. A repetio cola os velhos hbitos no crebro. Acalentar uma emoo negativa a maneira mais certa de bloquear emoes positivas. De modo que, de cada vez que um casal de longa data revisita os mesmos ressentimentos, est a ativ-los ainda mais nos seus crebros. Ironicamente, Einstein, um mestre a aplicar to espantosa adaptabilidade fsica, via-se como um falhado como marido e pai. Divorciou-se da sua primeira mulher, Mileva, em 1919 aps uma separao de cinco anos. Uma filha nascida fora do casamento em 1902 desapareceu das pginas da histria. Um dos seus dois filhos era esquizofrnico e morreu num hospcio; o outro, que sofreu em criana quando os pais se separaram, foi alienado do pai por duas dcadas. Estas situaes causaram grande dor a Einstein. Mas at para um gnio, as emoes so mais primitivas e urgentes do que os pensamentos racionais. Os pensamentos movem-se como relmpagos; as emoes movem-se bem mais devagar e por vezes quase impercetivelmente. Aqui est um bom lugar para salientar que o separar das emoes e da razo totalmente artificial. Ambas se fundem. Os exames imagiolgicos cerebrais afirmam que o sistema lmbico, uma parte do crebro inferior que desempenha um papel importante nas emoes, se ilumina quando as pessoas pensam estar a tomar decises racionais. Isto inevitvel dado que a circuitagem do crebro est inteiramente interconectada. Estudos tm demonstrado que quando as pessoas se sentem bem, esto dispostas a pagar preos exorbitantes por determinadas coisas. (Pagar trezentos dlares por uns tnis de jogging? Porque no, sinto-me timo hoje!) Mas esto igualmente dispostas a pagar mais quando se sentem deprimidas. (Seis dlares por um biscoito com pedaos de chocolate? Porque no, animar-me-.) A questo que tomamos decises contra um pano de fundo emocional, ainda que racionalizemos que no o fazemos. Parte da adaptabilidade estar consciente da componente emocional em vez de a negar. De contrrio, corremos o risco de que o crebro comece a usar-nos. O economista Martin Shubik concebeu um leilo fora do vulgar em que o objeto posto venda era uma nota de dlar. Talvez deduza que
58

a licitao vencedora foi de $1, mas no foi, pois neste leilo o vencedor ganhava a nota de dlar, mas quem fizesse a segunda licitao mais elevada tinha de pagar essa quantia ao leiloeiro. Assim se eu ganho licitando $2, e voc perde licitando $1.50, dever entregar essa quantia, sem nada em troca. Quando foi feita esta experincia, a licitao foi muito acima de um dlar. Tipicamente, dois estudantes masculinos foram os ltimos licitadores a fazer os seus lances. Sentiam-se competitivos; cada um queria punir o outro; nenhum dos dois queria ser o perdedor a ser punido. Quaisquer que fossem os seus motivos, fatores irracionais foram aumentando mais e mais as licitaes. ( de admirar que no tivessem disparado, terminando apenas quando um licitador ficasse sem dinheiro.) Igualmente interessante o facto de que quando os experimentadores tentam eliminar o lado emocional da tomada de decises, falham. Ningum levou a cabo ainda um estudo em que os participantes tomassem decises puramente racionais. Pagamos um prmio elevado por nos apegarmos teimosamente s nossas opinies, sustentados por emoes, memrias, crenas e hbitos emperrados. Concluso: Se quer alcanar sucesso nalgum campo, faa como Einstein. Maximize a capacidade de adaptao do seu crebro.

VOC EST A TORNAR-SE MAIS ADAPTVEL QUANDO


capaz de rir de si prprio. Percebe que h mais na situao do que julga. As outras pessoas deixam de parecer antagonistas s porque discordam de si. Negociar comea a resultar, e voc participa genuinamente nisso. Compromisso torna-se uma palavra positiva. Consegue relaxar num estado de descontrada vigilncia. V as coisas de uma maneira que no via antes, e isso encanta-o.

UM BEB RECM-NASCIDO
PELA INTEGRAO
O nosso prximo heri no famoso nem gnio algum, nem sequer dotado. qualquer beb recm-nascido. Os bebs so modelos de sade e bem-estar. Cada clula dos seus corpos vibra de vida. Veem o mundo como um lugar de infindvel descoberta. Cada dia, seno cada minuto, como um novo mundo. O que contribui para o seu estado de robusto bem-estar
59

HERI #2

no o facto de nascerem de bom humor. Os seus crebros esto, isso sim, em constante movimento, remodelando-se medida que o mundo se expande. Hoje um novo mundo, seja voc um beb ou no, se o mesmo se expandir sobre o que voc vivenciou ontem. Os bebs no se fecharam nem se deixaram emperrar em velhos e estafados condicionamentos. Seja o que for que os seus crebros absorveram ontem permanece no lugar enquanto novos horizontes continuam a abrir-se: andar, falar, aprender a relacionar-se e sentir. Quando crescemos, tornamo-nos nostlgicos ante a inocncia da infncia. Temos uma sensao de perda. O que foi que perdemos que os bebs tm em abundncia? A chave integrao. Entre todas as coisas vivas, os seres humanos absorvem cada possvel entrada de informao e integram-na isto , fazemos um quadro global. Neste preciso minuto, tal como um beb recm-nascido, voc est a passar em revista milhares de milhes de bits de dados brutos para formar um mundo coerente. O psiquiatra Daniel Siegel prope um termo tcnico para este passar em revista: sisp6. Refere-se a S Sensao I Imagem S Sentimento P Pensamento Nada real se no passar por estes canais: ou o sente com uma sensao (como dor ou prazer), o imagina visualmente, o sente emocionalmente ou o pensa. O processo d-se constantemente, e contudo por demais misterioso. Visualize em imaginao um belo pr-do-sol. Nenhuns fotes de luz tocam a sua retina, como aconteceria se estivesse a contemplar um pr-do-sol real. Luz alguma ilumina o seu crtex visual, que est imerso na mesma escurido do resto do crebro. E, contudo, microvolts de eletricidade bombeando ies para trs e para diante ao longo dos seus neurnios produzem magicamente uma imagem plena de luz, para no falar da beleza e da cascata de associaes com todos os outros pores-do-sol que voc j viu. (A forma como o crebro correlaciona esta imagem por meios fsicos com a sua imaginao um mistrio central na conexo mente-crebro.) Integrar bits de dados brutos em imagens da realidade um processo que vai bem at ao nvel celular, pois tudo o que o crebro faz comunicado ao resto do corpo. Muito literalmente, quando se sente deprimido ou tem uma ideia luminosa ou pensa correr perigo, as suas clulas acorrem em
6

Em ingls sift, peneirar: Sensation, Image, Feeling, Thought. (N. da T.)


60

reunio. Tecnicamente, o que est em funcionamento um circuito de retroalimentao que integra mente, corpo e o mundo exterior num s processo. Os dados que do entrada estimulam o sistema nervoso. Surge uma resposta. O relatrio desta resposta enviado para cada clula, e por sua vez as clulas dizem o que pensam do assunto. Os bebs so perfeitas mquinas de retroalimentao. Pode aprender com eles o que significa integrar a sua prpria realidade pessoal com maior sucesso. Simplesmente fazer em conscincia o que a natureza concebeu no crebro da criana.

COMO INTEGRAR A RETROALIMENTAO


Permanea aberto ao mximo de informao possvel. No feche o circuito de retroalimentao com juzos de valor, crenas rgidas e preconceitos. No censure a entrada de informao por negao. Examine outros pontos de vista como se fossem seus. Tome posse de tudo na sua vida. Seja autossuficiente. Trabalhe os bloqueios psicolgicos como vergonha e culpa eles emprestam uma falsa cor sua realidade. Liberte-se emocionalmente ser emocionalmente resiliente a melhor defesa contra a progressiva rigidez. No acalente segredos eles criam lugares escuros na psique. Esteja na disposio de se redefinir diariamente. No lamente o passado nem tema o futuro. Ambos trazem infelicidade pela dvida em si prprio. De uma forma ou de outra, criar inevitavelmente uma realidade em torno do seu prprio ponto de vista. Ningum perfeito a integrar o mundo sem predisposio. Mas os bebs ensinam-nos como tornar a nossa realidade mais completa. Desde o nascimento, a natureza concebeu-nos
61

para abordarmos o mundo como um todo, e quando desmembramos a experincia aos pedaos, essa inteireza quebra-se. Ento, em vez de viver na realidade, voc passa a ser enganado por uma iluso da realidade. Pense num ditador que se habituou a deter um poder inquestionvel. Mantm-se no lugar atravs do terror e de uma polcia secreta. Suborna os seus inimigos ou f-los desaparecer no meio da noite. Tipicamente, tais ditadores ficam pasmados quando a oposio se subleva, e at ao momento de serem depostos ou assassinados pela turba, acreditam ser legtimos. Fantasiam mesmo que o povo oprimido num estado policial ama o seu opressor. Isto a iluso da realidade levada ao extremo. A queda de ditadores fascina-nos a outro nvel pois pressentimos, algures no ntimo, que o poder ilimitado nos poderia fazer o mesmo a ns. Uma magia negra parece passar um vu ante os olhos do iludido. Mas quando se trata da iluso da realidade em que toda a gente vive, no h magia negra. H apenas um falhano a integrar. Nascemos com a capacidade de criar o todo, e contudo escolhemos em vez disso a negao, represso, esquecimento, inateno, memria seletiva, predisposio pessoal e velhos hbitos. Estas influncias so difceis de superar. Desde j porque a inrcia est do lado delas. Mas voc no se poder sentir equilibrado, seguro, feliz e harmonizado enquanto no reconquistar a inteireza que surge naturalmente para cada recm-nascido. esta a chave tanto do bem-estar como da sade fsica. Ser-se uma pessoa plenamente integrada significa ter-se trs foras que reflitam a abordagem de um beb ao mundo e evitar trs obstculos que nos assolam quando adultos. Trs foras: Comunicar, permanecer equilibrado, ver o quadro global Trs obstculos: Isolamento, conflito, represso Quando est num estado integrado, tanto de corpo como de esprito, voc comunica abertamente. Sabe o que sente; expressa-o; capta sinais de todos sua volta. Mas incontveis adultos experimentam um colapso de comunicao. Sentem-se isolados de todo o tipo de coisas: dos seus sentimentos, das outras pessoas, dos empregos para onde vo todas as manhs. Deixam-se enredar em conflitos, e como resultado aprendem a reprimir o que realmente sentem e todos os seus reais desejos. Estes sentimentos no so meros fatores psicolgicos. Afetam o crebro e, por sua vez, cada clula do corpo. Concluso: Se quer regressar ao natural estado de sade e bem-estar, faa-o como um beb acabado de nascer. Integre as suas experincias no todo em vez de viver na separao e no conflito.

62

VOC EST A FICAR MAIS INTEGRADO QUANDO


Cria um espao seguro onde pode ser voc mesmo. Convida os outros para o mesmo espao seguro de forma a que eles possam ser eles mesmos. Deseja conhecer-se a si prprio. Encara as reas de negao, aceita as verdades duras, e enfrenta a realidade. Faz as pazes com o seu lado obscuro, no o usando nem como aliado secreto nem como temido inimigo. Avalia honestamente e cura culpa e vergonha. Um sentido de mais elevado propsito comea a despontar. Sente-se inspirado. Oferece-se para prestar servio aos outros. Uma realidade superior parece real e atingvel.

PELA EXPANSO DE CONSCINCIA


Usamos o nosso crebro antes de tudo e acima de tudo para sermos conscientes, e algumas pessoas levam a sua conscincia muito mais longe que outras. Os nossos heris, os nossos modelos de crescimento interior, so os guias espirituais da humanidade onde quer que apaream. Um heri em particular, o Buda, e a espcie que ele representa santos, sbios e visionrios exibem at perfeio um trao nico dos seres humanos: viver com o fito do sentido, o que conduz a uma nsia pelo mais alto sentido. O sentido vem de dentro. Vai para alm dos factos irracionais da vida. Os dados brutos que se escoam para os cinco sentidos so destitudos de sentido por si s. Olhando para as vidas breves e brutais dos homens das cavernas do Paleoltico ou dos primitivos caadores e coletores, voc jamais suspeitaria que os seus crebros fossem capazes de matemtica, filosofia, arte e razo superior. Essas capacidades estavam ocultas, e uma figura como o Buda, que viveu entre a pobreza e luta pela vida na ndia de h mais de dois mil anos indica que muita coisa permanece oculta dentro de ns, se ao menos pudssemos dar conta da nossa nsia de sentido. A chave expanso de conscincia. Independentemente do tipo de experincia que esteja a ter, t-la pressupe que se encontra consciente. Ser humano ser consciente a nica questo quo consciente. Pondo de lado todas as implicaes da religio e misticismo, o estado de mais elevada conscincia que Buda exemplifica faz
63

O BUDA

HERI #3

parte da herana de todos. Um velho adgio indiano compara a conscincia a uma lmpada porta, irradiando luz para dentro de casa e para fora para o mundo ao mesmo tempo. Torna-o consciente das coisas l fora e aqui dentro simultaneamente. O estado de conscincia cria uma relao entre ambos. Ser essa relao boa ou m? Os cus e infernos concebidos na mente humana so todos produtos do pensamento. Abrimos caminho com o pensamento para dentro deles, e abrimos caminho com o pensamento para fora. s apenas to seguro como os teus pensamentos, diz um sbio aforismo. Mas de onde vm os pensamentos tanto os perigosos e de risco, como os tranquilizadores e de confiana? Tm origem no domnio invisvel da conscincia. Para a mente, a conscincia o tero da criao. Para alcanar uma vida plena de sentido, voc tem de descortinar como ser mais consciente; s ento se transforma no autor do seu prprio destino.

COMO EXPANDIR A SUA CONSCINCIA


D maior valor a estar desperto, consciente e alerta. Resista conformidade. No pense e aja como toda a gente. Valorize-se. No espere pela aprovao dos outros para o validar. Em vez de desejar validao externa, esforce-se por ajudar os outros. Exponha a sua mente a uma viso superior atravs da arte, poesia, e msica. Leia amplamente Escrituras do mundo e textos sagrados. Questione as suas convices mais ntimas. Faa por reduzir as exigncias do ego. Expanda-se para alm dos limites do Eu, mim, meu. Almeje o mais elevado sentido que a sua vida pode ter. Mantenha a f de que o crescimento interior um processo sem fim. Trilhe a senda espiritual, seja como for que a defina, com sinceridade e esperana.
64

A conscincia uma coisa curiosa; todos a temos, mas nunca temos o suficiente. E no entanto a proviso infinita. Por representar este eterno desenrolar, o Buda mais que o Budismo. Os maiores guias espirituais exemplificam trs foras e evitam trs obstculos. Trs foras: Evoluo, expanso, inspirao Trs obstculos: Contrao, limites fixos, conformidade Nenhum destes termos declaradamente religioso. Tm a ver com encarar a existncia com mais conscincia. Segundo a lenda, quando o Buda era um atormentado buscador chamado Siddhartha, o rei seu pai queria que o filho, nascido prncipe, crescesse e se fizesse num grande governante. Para suprimir os anseios espirituais de Siddhartha, o seu pai manteve-o aprisionado atrs das paredes do palcio, rodeou-o de luxo e recusou-se a permitir-lhe qualquer contacto com o sofrimento da vida de todos os dias. Isto uma parbola para o que ns fazemos nossa conscincia. Contramo-nos atrs das paredes do ego. Recusamo-nos a olhar para alm de limites fixos mentais. Perseguimos os prazeres e posses que uma sociedade de consumo nos estende. Uma mais elevada conscincia no necessariamente um estado espiritual um estado expandido. A espiritualidade chega no devido tempo, dependendo de quo contrado voc estava quando comeou. Uma vida plena de stress e pesar faz naturalmente que a conscincia se contraia; uma resposta de sobrevivncia, como uma manada de antlopes juntando-se aproximao de um leo. Voc tem de se aperceber de que a contrao pode criar uma espcie de primitiva segurana, mas custa de conteno, medo, constante vigilncia e insegurana. S expandindo a sua conscincia poder ser uma lmpada porta, vendo o mundo sem medo e a si mesmo sem insegurana. Concluso: Se quer atingir o crescimento interior, seja mais como o Buda na sua abordagem conscincia. Expanda a sua tomada de conscincia e veja para alm das paredes instaladas na mente.

VOC EST A FICAR MAIS CONSCIENTE QUANDO


capaz de dizer a sua prpria verdade. Deixa de ver o bom e o mau como opostos fixos. Emergem reas cinzentas e voc aceita-as. Perdoa com mais facilidade pois compreende de onde vm as outras pessoas. Sente-se mais seguro no mundo. V que o mundo como voc . Sente-se menos isolado e s, o que demonstra que est a basear
65

a sua felicidade em si prprio, no nos outros. O medo deixa de ser to persuasivo como era. V que a realidade um campo rico de possibilidades, e anseia por explor-lo. Escapa s muletas do pensamento ns versus eles no que toca a religio, poltica e estatuto social. No se sente ameaado pelo desconhecido nem o teme. O futuro nasce no desconhecido e em nenhum outro lugar. Pode ver sabedoria na incerteza. Esta atitude permite que a vida flua naturalmente, sem a necessidade de tornar as coisas pretas ou brancas. V o facto de aqui estar como uma recompensa por si s. Heris do supercrebro no so o mesmo que super-heris. So modelos realistas de mudana. Acreditamos que o desenvolvimento contnuo do supercrebro conduzir a um crebro mais saudvel e de mais elevada funcionalidade. Voc permitir s suas emoes e pensamentos que sirvam o seu legtimo propsito, criar a realidade em que no fundo deseja viver. Deixar de se identificar com repetitivos padres cclicos do crebro ou com o comportamento limitado a que eles conduzem. Ser livre de experimentar uma mais elevada conscincia e um sentido mais poderoso de quem pode realmente ser.

66

SOLUES DO SUPERCREBRO: DEPRESSO


Neste captulo, demos mais um passo para lhe mostrar como usar o seu crebro em vez de deixar que ele o use a si. Aplicar este princpio depresso, que aflige milhes de pessoas a primeira incapacidade entre os norte-americanos dos quinze aos quarenta e cinco anos , resultar num imenso bem. Este o exemplo mais doloroso de pessoas a serem usadas pelo crebro. Tal como um antigo doente o descreveu, Sentia-me como se estivesse a cair e a ponto de bater no cho, s que em vez de durar um segundo, o sentimento de pnico durava dias e dias, e eu no sabia sequer do que tinha medo. Os que sofrem de depresso sentem-se vitimizados por um crebro retorcido. Embora a depresso seja classificada como um distrbio de humor, atribuvel incapacidade de o crebro reagir apropriadamente ao stress interior e exterior, afeta o corpo inteiro. Pe de pantanas os ritmos do organismo, em termos de regularidade de sono. Provoca uma perda de interesse pelo sexo e diminui o apetite. As pessoas deprimidas encaram os atos de comer e fazer amor com fatigada indiferena. Nas interaes sociais sentem-se desligadas. No entendem claramente o que as outras pessoas lhes dizem; no conseguem exprimir aos outros o que sentem estar com outras pessoas como que uma mancha indistinta. O crebro est envolvido em todos estes sintomas do corpo inteiro. Os exames imagiolgicos cerebrais de pessoas deprimidas mostram um padro nico em que algumas reas do crebro esto mais ativas e outras menos. A depresso afeta tipicamente o crtex cingulado anterior (envolvido nas emoes negativas, mas igualmente na empatia), a amgdala (responsvel pelas emoes e pela resposta a situaes novas as pessoas deprimidas em geral no respondem bem a coisas novas) e o hipotlamo (envolvido em impulsos como o sexo e o apetite). Estas reas interconectadas ligam-se numa espcie de circuito deprimido a rede que queremos afetar positivamente a fim de regressar ao normal. A depresso acionada por um estmulo, mas o estmulo pode ser to pequeno que passa despercebido. Uma vez desencadeado o estmulo pela primeira vez, o crebro muda, e depois no futuro precisa de disparos cada vez menores para entrar em depresso, at que finalmente quase nenhum seja necessrio. Quando isso sucede, a pessoa torna-se prisioneira das emoes em fuga que podem conduzir a distrbios de humor.
67

Est deprimido? Todos usamos a palavra casualmente, mas estar triste ou em baixo no o mesmo que estar deprimido. Para ser diagnosticado com depresso, aguda (curto prazo) ou crnica (longo prazo), os seus humores param o padro normal de oscilar para trs e para diante. No lhe possvel sacudir um sentimento de tristeza, impotncia e desespero, ou interessar-se por coisas ao seu redor. As atividades de todos os dias parecem subjugadoras. Freud associou a depresso a desgosto, e ambas as condies so similares. Em muitos casos, tal como o desgosto naturalmente se dissipa ao fim de um tempo, o mesmo acontece com a depresso. Mas se perdura, a pessoa encara o dia-a-dia sem esperana de alvio. A pessoa v a sua vida como um fracasso total e pode no ver razo para continuar a viver. (Cerca de 80% dos suicdios so causados por um acesso de profunda depresso.) As pessoas com depresso de longo prazo frequentemente no conseguem assinalar quando comearam os sintomas, ou porqu. Podero sentir que a chave gentica se a famlia dada a depresses, ou podero ter uma reminiscncia solta de quando notaram pela primeira vez que estavam sempre tristes ou se sentiam sem esperana sem motivo aparente. A depresso, a par do autismo, considerada o mais gentico dos distrbios psicolgicos; at 80% das vtimas tm algum na famlia que tem ou teve depresso. Mas na maior parte dos casos, os genes apenas predispem uma pessoa para distrbios de humor no assegurando contudo a sua concretizao. Para a manifestao de uma doena psiquitrica, genes e ambiente trabalham combinados. Muitas pessoas deprimidas dir-lhe-o que o problema delas no o sentimento de depresso em si mas a subjugadora fadiga que sentem como algum disse, o oposto de estar deprimido no estar feliz, ter vitalidade. A fadiga, por sua vez, conduz a mais depresso. Uma vez que decide com lcida conscincia e inabalvel inteno que voc no o seu crebro, pode estar em unssono com as suas emoes e reaes ao mundo exterior. Agindo como condutor do seu crebro, pode ativamente reprogramar a sua prpria neuroqumica e at atividade gentica, no mais escravo de distrbios de humor. A chave fazer com que as partes emperradas ou desequilibradas do seu crebro se movimentem de novo. Assim que isso acontece, pode contar com o tempo para trazer o crebro de volta ao equilbrio natural. essa a meta que ns gostaramos de ajudar a antecipar, e igualmente a abordagem mais holstica.

Trs Passos na Depresso


Uma vez treinado o crebro, as suas respostas passam a ser sentidas como normais. Por vezes as pessoas deprimidas adaptaram-se to bem que ficam
68

admiradas quando um amigo, mdico ou terapeuta lhes diz que esto deprimidas. Vrias teorias sobre a influncia gentica e os desequilbrios qumicos no crebro das pessoas deprimidas so ainda generalizadas, mas tais explicaes caram sob uma sombra de dvida. (Investigao bsica tem revelado que os doentes deprimidos no diferem geneticamente dos outros. Assim como no claro que os antidepressivos funcionem corrigindo um desequilbrio qumico. Mas quando os doentes deprimidos recebem a psicoterapia certa, desabafando sobre os seus sentimentos, os seus crebros mudam de forma similar s mudanas provocadas por drogas. Portanto mais um mistrio acrescentado: como podem os atos de falar e tomar um comprimido produzir o mesmo resultado fisiolgico? Ningum sabe.) Se conhecesse um jovem com ms maneiras mesa, a que que o atribuiria? O mais provvel que supusesse ter este comportamento comeado algures na infncia e tornado-se um hbito. Se o hbito persistiu, porque a pessoa no viu uma razo vlida para o alterar. E se a depresso tiver o mesmo perfil? Poderamos refazer para trs os passos de como ela se desenvolveu e ento desfaz-los. Encaremos pois a depresso como um comportamento fixo. Os comportamentos fixos tm trs componentes: 1. Uma causa exterior precoce, frequentemente desde ento esquecida. 2. Uma resposta a essa causa, que por qualquer razo no saudvel ou devidamente examinada. 3. Um hbito de longa durao que se torna automtico. Livremos a nossa mente de chamar a cada tipo de depresso uma doena, particularmente a depresso ligeira a moderada que a maior parte das vtimas experimenta. (Certamente que a depresso crnica severa dever ser abordada como outros graves distrbios mentais.) Se ficou deprimido aps um divrcio difcil, no est doente. Se chora uma perda ou se se sente aborrecido por perder o emprego, isso no uma enfermidade. Quando algum perde o cnjuge bem-amado, podemos dizer Ela est fora de si com o desgosto, mas o desgosto natural, e a depresso que ele acarreta igualmente natural. O que isto nos diz que a depresso uma resposta natural que pode dar terrivelmente para o torto. Quando a depresso d para o torto, todas as trs componentes so culpadas: 1. Causas exteriores. Os acontecimentos exteriores podem deixar qualquer um deprimido. Durante a severa recesso
69

econmica de 2008, 60% das pessoas que perderam o emprego dizem ter ficado ansiosas ou deprimidas. O nmero bem mais elevado entre aqueles que tinham sido dispensados do trabalho h mais de um ano. Se se submeter a uma dose de stress durante um longo perodo de tempo, bem mais provvel que tenha uma depresso. O stress de longa durao pode ser provocado por um emprego enfadonho, um relacionamento azedo, pocas prolongadas de solido e isolamento social, e doena crnica. Em certa medida, uma pessoa deprimida est a reagir a circunstncias ms, seja de agora ou do passado. 2. A resposta. Uma causa exterior no o pode deixar deprimido a menos que responda de certa forma. As pessoas que esto deprimidas aprenderam h muito tempo a ter uma resposta enviesada, tal como a que se segue, quando algo deu para o torto nas suas vidas: A culpa toda minha. No sou suficientemente bom. Nada d certo. Eu sabia que as coisas iam descambar. Nada posso fazer. Era apenas uma questo de tempo. As crianas pequenas que tm qualquer uma destas respostas acham que elas fazem sentido. Esto a reportar aos seus crebros com um ponto de vista da realidade. O crebro conforma-se imagem da realidade que treinado para ver. As crianas tm pouco controlo sobre as suas vidas; so fracas e vulnerveis. Um pai ou me que no d amor pode provocar qualquer uma destas respostas, assim como algum desastroso incidente de famlia, como uma morte. Mas quando os adultos tm estas respostas, ento o passado est a minar o presente. 3. O hbito de estar deprimido. Assim que se tem uma resposta deprimida, ela refora a resposta seguinte quando se enfrenta um novo stress vindo do mundo exterior. O seu primeiro namorado deixou-a? Ento natural recear que o segundo o faa tambm. Algumas pessoas conseguem gerir este medo, mas para outras ele ganha uma grande dimenso. Em vez de ousarem encontrar um segundo namorado que seja mais amoroso e leal, viram a culpa e o medo para dentro. Persistem em ter
70

respostas deprimidas, geradas no interior, e passado algum tempo estas respostas tornam-se um hbito.

Desfazendo o Passado
Assim que a depresso de uma pessoa se torna um hbito, o que provavelmente acontece anos antes de reconhecer que est triste e sem esperana, ela deixa de requerer um estmulo exterior. As pessoas deprimidas esto deprimidas por estarem deprimidas. Uma pelcula cinzenta reveste tudo; o otimismo impossvel. Este estado derrotado diz-nos que o crebro formou trilhos fixos, e que talvez ou provavelmente estaro envolvidos dados genticos e neurotransmissores. Todo o sistema de suporte da pessoa para criar a sua realidade pessoal entra em ao. Quando a resposta deprimida interiorizada, como carvo em brasa que se inflamar mais pequena mexida. Um incidente menor como um pneu furado ou um cheque devolvido no deixa pessoa espao para decidir: Isto vai incomodar-me ou no? A resposta deprimida j est programada. As pessoas deprimidas at com boas notcias se podem sentir tristes; esto sempre espera que o outro sapato caia, pois esto encurraladas no hbito da depresso. O desequilbrio do crebro pode ser reportado atividade mental. Os exames imagiolgicos cerebrais das pessoas deprimidas parecem sustentar esta associao. Demonstram que as mesmas reas que se iluminam devido aos efeitos benficos de antidepressivos iluminam-se igualmente se a pessoa participa de psicoterapia e desabafa com sucesso sobre a sua depresso. A fala uma forma de comportamento. Se o comportamento nos pode tirar da depresso, mais que razovel supor que o comportamento nos pode fazer entrar nela. (De momento poremos de lado o tipo de depresso que tem causas fsicas ou, segundo a terminologia mdica, orgnicas , tal como muitas doenas e demncia senil, bem como dieta pobre e toxinas ambientais. Quando a causa fsica corrigida, a depresso desaparece em geral automaticamente.) Dado que esta explicao parece razovel, as questes-chave so como evitar entrar na resposta deprimida e como reverter a depresso uma vez instalada. Podemos abordar as questes da preveno e melhoria usando as mesmas trs categorias que temos vindo a discutir. Acontecimentos exteriores: as pessoas diro Viste as notcias da noite? Estou to deprimido com o estado do mundo. Ou Estive deprimido durante todo o perodo do 11 de setembro. Os acontecimentos exteriores podem deixar-nos deprimidos, mas de facto so o ingrediente menos poderoso da causa da depresso. Perder o emprego pode ser deprimente se voc for pro71

penso resposta deprimida, mas, se no for, poder acicat-lo a elevar-se ainda mais alto. No h como evitar as coisas ms, mas alguns fatores ainda as pioram mais: O stress repetido. O stress imprevisvel. Voc no tem qualquer controlo sobre o stress. Considere uma mulher cujo marido seja um abusador raivodependente. J lhe bateu repetidas vezes; ela no pode prever quando que lhe dar um dos seus acessos de raiva; ela no encontra o nimo nem a fora para o deixar. Tal mulher ser uma forte candidata depresso pois todos os trs elementos de um grande stress esto presentes. O abuso que lhe dirigido repetido, imprevisvel e est alm do seu controlo. Todo o seu sistema mente-corpo comear a fechar-se se ela permanecer nesta situao. o que acontece quando se d aos ratos ligeiros choques eltricos. Quando os investigadores distanciam os choques a intervalos aleatrios, lhos aplicam repetidamente e no facultam sada de escape aos ratos, no importa que os choques sejam inofensivos. Os ratos depressa desistiro, adotando uma atitude letrgica e impotente, e a seu tempo morrem. Por outras palavras, a sua depresso induzida to extrema que destruiu a vontade de viver. O que que isto lhe diz a si, a pessoa que quer evitar a depresso? Primeiro, deixe de se expor a fatores de stress que se esto sempre a repetir. Isto pode significar um mau patro, um marido abusivo, ou qualquer outro stress que seja diariamente reforado. Segundo, evite imprevisibilidade do tipo stressante. Sim, a vida incerta, mas h um limite para as incertezas que so aceitveis. Um patro que imprevisivelmente tenha ataques de clera no aceitvel. Para muita gente, um emprego de vendedor, onde qualquer cliente pode perder as estribeiras ou fechar-lhe a porta na cara, algo demasiado incerto para se suportar. Um cnjuge, dado a aventuras ou no, imprevisvel no mau sentido. Segundo o mesmo prisma, dever aumentar as rotinas previsveis que ajudam a defender contra o stress. Toda a gente precisa de uma boa noite de sono, exerccio regular, uma relao firme e um emprego com que possa contar. Os hbitos regulares no so apenas bons para si de uma vaga forma geral ajudam-no a evitar a depresso treinando-lhe o crebro numa direo positiva. Como parte de se sentirem impotentes e sem esperana, as pessoas deprimidas tendem a ser passivas em situaes de stress. Incapazes de
72

ver uma forma proveitosa de resolver tal situao, negam a si prprias decises-chave que poderiam funcionar; em vez disso inclinam-se a no tomar deciso alguma, coisa que raramente funciona. Aguentam demasiado tempo a m situao. Quando a depresso no est presente, voc pode em geral descortinar o que resolver, o que aguentar, e o que deixar para trs. Essas so escolhas bsicas que ter de fazer ao longo da vida. Se sabe ter propenso para a depresso, importante que lide com os problemas mais pronta e diretamente do que talvez fizesse de outro modo, pois quanto mais esperar, mais hiptese d resposta deprimida de se instalar. Falo de situaes comuns como um potencial conflito no trabalho, um adolescente em casa que desrespeita a hora imposta de recolher, ou um parceiro que no faz a sua parte do trabalho domstico. A depresso deixa-o excessivamente sensvel a pequenos estmulos, levando a uma sensao de resignao impotente. Mas se agir atempadamente, antes de chegar a este estdio, tem espao para gerir um stress dirio e energia para levar a cabo a deciso de o fazer. Aprenda como tomar prontamente tais decises, ignorando a vozinha que lhe diz para no fazer ondas. Voc no est a fazer ondas; est a barrar o caminho resposta deprimida. A resposta deprimida: as causas mais subtis de depresso so mais difceis de desfazer do que o stress exterior. Se no quer ter excesso de peso, bem mais fcil evitar de incio os quilos a mais do que perd-los uma vez instalados. O mesmo se aplica depresso. bem mais fcil aprender a resposta certa ao stress do que desemaranhar a errada. A resposta certa envolve resilincia emocional, o que lhe permite deixar ir o stress em vez de o deixar vir a si. Desfazer a resposta errada requer um novo treino do crebro. Mas, mesmo assim, algumas pessoas com excesso de peso conseguem perder os quilos a mais, e um crebro que foi treinado a responder com depresso pode ser destreinado. Todos ns temos respostas derrotistas, e no gostamos do que elas nos fazem. Requer tempo e esforo substitu-las por melhores alternativas. No caso da depresso, agora bem reconhecido que mudar as crenas derrotistas de uma pessoa deprimida pode levar recuperao. As crenas so como programas de software que esto sempre a repetir os mesmos comandos, s que as crenas so mais perniciosas, dado que a cada repetio se enterram mais fundo. Eis alguns exemplos da arraigada programao que se ativa automaticamente quando voc se sente deprimido, seguidos de crenas alternativas que contrariam a resposta deprimida:

73

SUBSTITUIO DE CRENAS TXICAS

1. A culpa toda minha.


Em vez disso, pode pensar: no culpa minha, no culpa de ningum, a culpa no foi determinada ainda, pode no ser culpa de ningum, ou o descobrir da culpa de nada serve devemos focar-nos na soluo.

2. No sou suficientemente bom.


Em vez disso, pode pensar: eu sou bom o bastante, no preciso de me comparar com os outros, no tem a ver com bom ou mau, bom o bastante relativo, amanh estarei melhor, ou estou numa curva de aprendizagem.

3. Nada d certo.
Em vez disso, pode pensar: alguma coisa me h de ocorrer, as coisas resolvem-se por si, posso pedir ajuda, se uma coisa no resulta h sempre outra qualquer, ou ser pessimista no me ajuda a encontrar a soluo.

4. Eu sabia que as coisas iam descambar.


Em vez disso, pode pensar: no, no sabia nada, estou a fazer conjeturas, sinto-me apenas ansioso, h de passar, ou olhar para trs apenas serve se conduzir a um futuro melhor.

5. Nada posso fazer.


Em vez disso, pode pensar: posso fazer alguma coisa, sim, posso descobrir algum capaz de fazer alguma coisa, tenho sempre a opo de sair desta, preciso de estudar mais apuradamente a situao, ou ser derrotista no me ajuda a melhorar as coisas.

6. Era apenas uma questo de tempo.


Em vez disso, pode pensar: no sou fatalista, isto era imprevisvel, isto tambm h de passar, depois da tempestade vem a bonana, ou ser fatalista destitui-me de livre-arbtrio. No estamos a dizer que todas as crenas alternativas resultam sempre. H que ser flexvel. O pernicioso truque da resposta deprimida que pinta tudo da mesma cor. Voc sente-se impotente quanto a reparar a transmisso do seu carro (quem no se sentiria?) mas tambm quanto a sair da
74

cama para enfrentar o dia (um sinal de depresso). Para se tornar flexvel, tem de derrotar a resposta deprimida no seu prprio jogo. Como fazer isso? Se a sua reao automtica estiver associada a tristeza, impotncia e desespero, recuse-se a aceit-la. D-se um momento, respire fundo e recorra nossa lista de respostas alternativas. Encontre uma que funcione. algo que requer tempo e esforo, mas compensa. Aprender uma nova resposta forma novos trilhos neuronais no crebro. E abre igualmente portas. Que espcie de portas? Quando est deprimido, tende a isolar-se, ser solitrio, aptico, inativo, passivo e fechado mudana. As novas portas tm exatamente o efeito oposto. Ao introduzir uma nova resposta, resiste tentao de cair de novo em crenas velhas e cedias. Em vez de se isolar, constata que as outras pessoas lhe so benficas. Em vez de ficar passivo, v que assumir a responsabilidade lhe benfico tambm. Outra estratgia reduzir a resposta deprimida, que to subjugadora parece, a pedaos manejveis. A melhor ttica dar um passo de cada vez, escolhendo um pedao com o qual se sinta pronto a lidar. A inrcia a melhor amiga da depresso. Ter sempre um esforo a superar antes de poder realmente fazer algo positivo. Por isso no transforme o esforo num pico dos Himalaias. Levar-se a superar o mais pequeno esforo incita o crebro a abrir mo de um velho padro por um novo. Voc est de facto a expandir a sua conscincia quando deixa entrar impulsos novos e frescos da fonte, que o seu eu real. Atrs da mscara de depresso, que um comportamento atado a uma resposta fixa, jaz o seu eu real, a essncia do ser capaz de dirigir o processo de cura. Dito simplesmente, s voc tem o poder de criar a cura. A depresso cria a iluso de que todo o poder lhe foi arrancado. Na verdade, assim que d com uma abertura, pode reclamar o seu eu real, passo a passo. O hbito da depresso: se j alguma vez viveu ao p de um alcolico ou outro viciado qualquer, sabe que eles se comportam em previsveis movimentos pendulares. Quando esto sbrios ou limpos, arrependem-se sinceramente e nunca mais querem retomar o hbito. Mas quando o viciado se confronta com uma tentao de beber ou injetar-se ou passar-se dos carretos ou ter um acesso de fria (dependendo de qual o seu hbito), as boas intenes voam pela janela fora. A fora de vontade desaparece, o hbito toma o controlo, e s satisfazer o vcio importa. A depresso tem igualmente um lado viciante, em que a tristeza e a impotncia tomam o controlo. No posso ser diferente do que sou o grito comum tanto do viciado como da pessoa habitualmente deprimida. Em muitos casos, um eu bom e um eu mau guerreiam-se entre si. Para o alcolico, o eu mau bebe, enquanto o eu bom permanece sbrio.
75

Para a pessoa deprimida, o eu mau triste e impotente, enquanto o eu bom feliz e otimista. Mas na verdade a depresso lana a sua sombra sobre tudo. Os melhores momentos so meramente preldios de uma recada. O eu mau acabar por ganhar no fim; o eu bom meramente o seu peo. A guerra invencvel, cada vitria apenas temporria, e o pndulo continua a oscilar para trs e para diante. Quando uma guerra invencvel, porqu lutar? O segredo para derrotar qualquer hbito enraizado deixar de lutar consigo mesmo, encontrar um lugar interior que no esteja em guerra. Em termos espirituais, esse lugar o verdadeiro eu. A meditao abre caminho para o alcanar; as tradies de sabedoria de todo o mundo afirmam que a ningum pode ser negada paz, calma, silncio, a plenitude do jbilo e reverncia pela vida. Quando as pessoas torcem o nariz e me dizem que no acreditam em meditaes, a minha resposta a de que no devem acreditar no crebro, j que quatro dcadas de investigao cerebral provaram que o crebro transformado pela meditao, e agora novas evidncias sugerem que os dados genticos melhoram igualmente com a meditao. Isto , os genes certos so ligados e os errados desligados. Para desafiar a resposta deprimida, no suficiente virar-se simplesmente para dentro. Tem de ativar o seu eu real e traz-lo para o mundo. At que possa provar a utilidade de novas respostas e crenas, as velhas mantero um finca-p na sua conscincia. Voc est muito acostumado a elas, e elas sabem a forma mais rpida de retornar. Portanto, quebrar o hbito da depresso envolve fazer um misto de trabalho interior e trabalho exterior, como se segue:

TRABALHAR OS DOIS LADOS TRABALHO INTERIOR: MUDAR O QUE PENSA E SENTE


Medite. Examine as suas crenas negativas. Rejeite reaes derrotistas aos desafios da vida. Aprenda novas respostas em prol da vida. Adote uma viso mais elevada da sua vida e viva por ela. Reconhea o autojulgamento e rejeite-o. Pare de acreditar que o medo tem razo de ser s porque poderoso. No confunda estados de esprito com realidade.

76

TRABALHO EXTERIOR: MUDAR DE COMPORTAMENTO


Reduza as condies stressantes. Encontre um trabalho que o preencha. No se associe a pessoas que aumentam a sua depresso. Descubra pessoas que estejam perto de quem voc quer ser. Aprenda a dar de si. Seja generoso de esprito. Adote bons hbitos de sono, e faa exerccio ligeiro uma vez por dia. Foque-se nos relacionamentos em vez de distraes e consumismo sem fim. Aprenda a reeducar-se descobrindo pessoas maduras e emocionalmente saudveis capazes de amar, que pratiquem a aceitao, e que no formulem julgamentos. Qualquer mdico ou terapeuta j conheceu centenas de pessoas deprimidas desesperadas por ajuda, mas quantas estavam no caminho para a recuperao? A maioria depunha a sua f num comprimido ou deixara-se cair num estado de exausta resignao. Nalguns casos, as drogas podem aliviar os sintomas, mas a depresso ligeira a moderada no requer um modelo de doena, que frequentemente nenhum bem faz. As atuais descobertas corroboram isto: em casos de depresso ligeira a moderada, os antidepressivos mal superam a resposta placebo (que leva a uma melhoria em mdia de 30% dos doentes). Apenas se tornam mais eficazes quando a depresso se torna mais grave. Os trs elementos em que nos temos vindo a focar causas exteriores, a resposta deprimida e o hbito da depresso oferecem uma nova abordagem. Do-lhe o poder de reverter as condies subjacentes sua depresso. No estamos a dizer que a causa da depresso foi descoberta, pois em ltima anlise a sua depresso funde-se com tudo o mais na sua vida, inclusive tudo o que se passa no seu corpo. Devido a isso, tem de reformatar a sua vida a muitos nveis, coisa que s poder fazer conscientemente. Por vezes necessrio muito pouco para se sair da depresso, se que escapar de um mau emprego ou de um casamento txico pode ser visto como simples. Pelo menos direto. Outras vezes a depresso como uma neblina que no pode ser agarrada num dado lugar. Mas as neblinas podem levantar. A melhor notcia de todas que o seu eu real no est nem nunca esteve deprimido. Ao dispor-se a percorrer o caminho para descobrir o seu eu real, conseguir mais do que curar a sua depresso. Emergir luz e ver a vida de uma nova forma.

77

You might also like