You are on page 1of 49

TICA NO SERVIO PBLICO PROF.

LEANDRO BORTOLETO
1

INTRODUO

TICA
Atualidade do tema Brasil: mistura do pblico e privado Corrupo; atos de improbidade; Estudo da importncia
3

tica

vem

ganhando

bastante

TICA
A vida em grupo prpria do ser humano um ser social No consegue satisfazer as necessidades sozinho Primeiro grupo a que pertence: famlia Famlia, por si s, no suficiente.
4

TICA
As famlias vo se unindo e formam grupos maiores que, por sua vez, se renem em forma de sociedade Convivncia sem regras? No possvel. Os desejos e vontades individuais, por vezes, so conflitantes entre os indivduos que esto convivendo.
5

TICA
Regras de condutas e valores para que todos: a sociedade estabelece (naturalmente ou por conveno) com objetivo de pacificao social.

Alm disso: indivduo cria regras individuais.

TICA

As regras so as mesmas nas vrias sociedades?

TICA
No! H diferentes valores. Com isso, regras variam conforme o grupo social que o indivduo faz parte. Uma sociedade pode impor seus valores a outra?

TICA
No! Disso, surgem conflitos diferentes sociedades. entre pessoas de

As diferenas devem ser toleradas. Mais: devem ser compreendidas.


9

TICA
Mas, quais os motivos de escolha de alguns valores? A busca pela resposta tarefa da tica.

10

TICA E MORAL
tica - uma rea da filosofia - Busca explicar, compreender os motivos pelos quais as pessoas comportam-se num determinado sentido entender porque determinados valores foram escolhidos como parmetros em determinada sociedade.

11

TICA E MORAL
tica - para Divaldo Franco, tica "a conscincia tica a conquista da iluminao, da lucidez intelecto moral, do dever solidrio e humano. ou a parte da filosofia que se ocupa do estudo do comportamento humano e investiga o sentido que a pessoa d a suas aes para ser verdadeiramente feliz e alcanar o "Bem viver (gregos).
12

TICA E MORAL
tica

- a reflexo sobre as noes e princpios que fundamentam a vida moral. Busca responder, por exemplo, o que o bem?.

13

TICA E MORAL
Moral - o conjunto valores escolhidos como guia de comportamento em certa sociedade, ou seja, admitidos como corretos socialmente - responde questes como: como devo me comportar?
14

TICA E MORAL
tica x Moral - A palavra tica tem origem no grego Ethos e quer dizer modo de ser. -A palavra Moral tem origem no latim mos ou mores e significa costume, hbito, modo de ser. - Etimologia: no serve para distingu-las.
15

TICA E MORAL
tica x Moral tica: permanente (eterna); universal; teoria.

Moral: temporria; relativa; prtica.

16

QUESTO DE CONCURSO
Cespe CEF Tcnico Bancrio - 2006 Texto para os itens seguintes. tica e moral tica tem origem no grego ethos, que significa modo de ser. A palavra moral vem do latim mos ou mores, ou seja, costume ou costumes. A primeira uma cincia sobre o comportamento moral dos homens em sociedade e est relacionada Filosofia. Sua funo a mesma de qualquer teoria: explicar, esclarecer ou investigar determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes. A segunda, como define o filsofo Vzquez, expressa um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que 17

QUESTO DE CONCURSO
regulam o comportamento individual dos homens. Ao campo da tica, diferente do da moral, no cabe formular juzo valorativo, mas, sim, explicar as razes da existncia de determinada realidade e proporcionar a reflexo acerca dela. A moral normativa e se manifesta concretamente nas diferentes sociedades como resposta a necessidades sociais; sua funo consiste em regulamentar as relaes entre os indivduos e entre estes e a comunidade, contribuindo para a estabilidade da ordem social. (com Internet: <www.espacoacademico.com.br> adaptaes).
18

QUESTO DE CONCURSO
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir. Compete moral, como conjunto de normas reguladoras de comportamentos, chegar, por meio de investigaes cientficas, explicao de determinadas realidades sociais.

19

QUESTO DE CONCURSO
Certo

20

QUESTO DE CONCURSO
A distino fundamental entre tica e moral decorre de explicao etimolgica.

21

QUESTO DE CONCURSO
Errado

22

QUESTO DE CONCURSO
Cespe Depen - Agente Penitencirio 2013) A tica refere-se a um conjunto de conhecimentos advindos da anlise do comportamento humano e dos valores morais, enquanto a moral tem por base as regras, a cultura e os costumes seguidos ordinariamente pelo homem.

23

QUESTO DE CONCURSO

Certo

24

TICA, PRINCPIOS E VALORES


Valores Conjunto de normas que corporificam um ideal de perfeio buscado pelos seres humanos. So exemplos: Solidariedade, Honestidade, Verdade, Lealdade, Bondade, Altrusmo. Classificam a conduta como honesta ou desonesta ou como bem e mal. Identificam as pessoas que agem buscando o bem.
25

TICA, PRINCPIOS E VALORES


Princpios Conceitos transferidos de gerao para gerao. Cdigos de conduta que direcionam a vida das pessoas. So requisitos de otimizao na aplicao de regras.
26

TICA E DEMOCRACIA: exerccio da cidadania Exercer a cidadania no se restringe a participar do processo eleitoral. No basta votar. A finalidade pblica o que move a atuao do Poder Pblico. O cidado deve exigir o cumprimento da Constituio Federal. Para isso, existem diversas formas de controle popular.
27

TICA E DEMOCRACIA: exerccio da cidadania No modelo da democracia representativa, os representantes do povo no so livres para agirem como bem entenderem. Devem efetivar o interesse pblico. O gestor pblico est gestor. transitrio e os bens administrados no so dele; coisa pblica.

28

TICA E DEMOCRACIA: exerccio da cidadania Por isso, os agentes pblicos devem bem representar o povo, atuando de forma tica e, tambm, moral. A populao no considera como um valor aceitvel, como uma conduta admitida que o administrador use o bem pblico como se privado fosse ou que gerencie os servios pblicos de qualquer forma, sem buscar eficincia na sua prestao.
29

QUESTO DE CONCURSO
(Cespe Depen - Agente Penitencirio 2013) No que se refere tica e ao exerccio da cidadania, julgue os prximos itens. Configura um dos elementos indispensveis para o exerccio da cidadania o efetivo conhecimento a respeito dos direitos.
30

QUESTO DE CONCURSO
Errado

31

QUESTO DE CONCURSO
A atitude de ceder um assento a um idoso em um transporte coletivo constitui um exemplo de comportamento relacionado cidadania, cuja concepo comporta no apenas a titularidade de direitos pelo indivduo, mas tambm a transformao de valores e princpios em atitudes que atendam aos interesses coletivos.

32

QUESTO DE CONCURSO

Certo

33

TICA NO SERVIO PBLICO


O descaso com o bem pblico, a confuso do pblico com o privado, os casos de corrupo cada vez mais vm sendo refutados pela sociedade. O objeto de estudo so as normas que positivaram as exigncias ticas do agente pblico.

34

TICA NO SERVIO PBLICO


Constituio Federal: art. 37, caput Lei 8.429/92: lei de improbidade Na esfera federal (entre outros): Lei 8.112/90: estatuto (regime disciplinar) Decreto 1.171/94 Decreto 6.029/07
35

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37, CF


36

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37 Conceito Conjunto de princpios que atribuem Administrao Pblica, de um lado, prerrogativas e, de outro, sujeies. Binmio ou bipolaridade
37

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37 Conceito Princpios - [...] o fundamento de regras jurdicas e tm uma idoneidade irradiante que lhes permite <ligar> ou cimentar objectivamente todo o sistema constitucional (Canotilho)
38

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37 Conceito Princpios norma das normas, penhor da constitucionalidade das regras de uma Constituio (Bonavides)
39

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37 Princpios constitucionais que compem o regime jurdico administrativo vinculam diretamente a Administrao Pblica no dependem de lei STF: vedao do nepotismo no depende de lei formal (RE 579.951)
40

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37 Princpios constitucionais que compem o regime jurdico administrativo Pedras angulares (Celso Antnio): princpios da supremacia do interesse pblico e da indisponibilidade do interesse pblico Demais princpios: decorrncia
41

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37 Princpio da Supremacia do Interesse Pblico sobre o Privado Superioridade do interesse pblico interesse pblico primrio x interesse pblico secundrio; ex: ADI 3583 (sede do licitante) Direitos fundamentais x interesse pblico Aplicao: clusulas exorbitantes, interveno na propriedade privada
42

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37 Princpio da Indisponibilidade do Interesse Pblico Interesse pblico: indisponvel Aplicao: renncia multa sem lei; alienao de bem pblico contrariando a lei;

43

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37 Princpio da Legalidade Princpios expressos na CF: LIMPE Atuao administrativa: conforme a lei Alargamento: fora normativa dos princpios Autonomia da vontade: no

44

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37 Princpio da Impessoalidade Em relao aos administrados: finalidade pblica - Aplicao: concurso, licitao, art. 100 CF; STJ (Resp 615432): relacionamento scia da empresa e licitante

45

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37 Princpio da Impessoalidade Em relao Administrao Pblica: imputao - CF, art. 37, 1: proibio de meno a nomes, smbolos ou imagens - Aplicao: pintura de prdios pblicos na cor do partido; nome de pessoa viva a bem pblico - Atos praticados por funcionrio de fato
46

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37 Princpio da Moralidade Boa-f, lealdade, moral, tica Alm de ser legal, tem que ser moral Aplicao: nepotismo: Smula vinculante n 13: cnjuge, parente at 3 grau (primo pode) Aplicao: conluio entre licitantes

47

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37 Princpio da Publicidade Transparncia dos atos administrativos Regra: atos administrativos devem ser publicados Exceo: art. 5, XXXIII, CF: ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado

48

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37 Princpio da Eficincia Presteza, rapidez, perfeio e rendimento Em relao ao modo de atuao do agente pblico e em relao ao modo de organizao da Administrao Pblica Aplicao: art. 41, CF: avaliao de desempenho; agncia executiva
49

You might also like