You are on page 1of 5

QUESTES DE DIREITO PBLICO DIREITO ADMINISTRATIVO FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao 1.

Considerando as regras de licitao e contratao previstas na Lei n. 8.666/93, assinale a afirmativa correta.

a) O convite para participar de licitao ter que ser enviado com antecedncia mnima de 30 dias teis da realizao do evento. b) O fracionamento de uma obra admitido para efeito de enquadrar cada parte dela em uma modalidade mais simples de licitao. c) O edital de licitao de uma concorrncia pelo tipo menor preo, havendo empate quanto ao preo, s pode estabelecer como critrio de desempate o sorteio. d) O vencedor da licitao ficar liberado do compromisso, caso a Administrao Pblica no o contrate no prazo de 60 dias, contados da homologao do certame. e) O vencedor da licitao no podendo contratar, poder ser convocado o 2 colocado para assinar o contrato nos prazos e condies previstos na sua proposta.

FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao 2. As autarquias que integram a Administrao Pblica Indireta apresentam as caractersticas listadas a seguir, exceo de uma. Assinale- a. a) So pessoas jurdicas de direito pblico. b) So dotadas de relativa autonomia. c) Possuem servidores contratados sobre regime estatutrio. d) Possuem foro privilegiado na Justia Federal. e) So criadas por lei.

FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao 3. Sobre as caractersticas dos atos administrativos , analise os itens a seguir.

I. Os atos administrativos so dotados de imperatividade, auto-executoriedade e presuno de legitimidade. II. Os elementos dos atos administrativos so a competncia, a finalidade, a forma, o motivo e o objeto, sendo os dois ltimos sempre vinculados. III. Os atos administrativos devem possuir uma motivao, que, no entanto, pode ser modificada pela Administrao sempre que houver outra melhor para defender seus interesses. Assinale: a) se somente o item I estiver correto. www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO b) se somente o item II estiver correto. c) se somente os itens I e II estiverem corretos. d) se somente os itens I e III estiverem corretos. e) se todos os itens estiverem corretos.

FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Direito 4. O prefeito recm- eleito do Municpio "X", visando tornar a administrao municipal mais eficiente, resolve elaborar uma nova forma de atuao da Administrao Pblica e, para tanto, precisa reorganiz-la. Considerando a situao acima, assinale a afirmativa correta. a) O prefeito pode criar qualquer rgo pblico sem necessitar de lei para tanto, desde que no implique em aumento de despesa. b) O prefeito no pode criar ou extinguir rgo pblico, somente podendo reestruturar a administrao pblica desde que no crie despesa c) O prefeito pode criar rgo pblico somente por lei, a qual ser de sua iniciativa ou do secretrio municipal ao qual o rgo estiver vinculado. d) O prefeito pode extinguir qualquer rgo pblico sem necessitar de lei para tanto, j que isso, necessariamente, no implicar em aumento de despesa. e) O prefeito pode criar ou extinguir rgo pblico desde que no crie nova despesa, somente necessitando de lei caso deseje criar ente da administrao pblica indireta.

GABARITOS: 1-C 2-D 3-A 4-B www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO DIREITO CONSTITUCIONAL] FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao 5. Com relao ao controle de constitucionalidade, analise as afirmativas a seguir.

I. No prevalece, em nosso ordenamento, a tese da desconstitucionalizao das normas constitucionais anteriores nova Constituio e que sejam com ela compatveis. II. As normas infraconstitucionais anteriores so consideradas recepcionadas pela nova Constituio, salvo incompatibilidade formal ou material com a nova Constituio. III. por mutao constitucional entende- se o conjunto de processos que leva alterao do texto constitucional, englobando a reviso constitucional e as emendas constitucionais. Assinale: a) se apenas a afirmativa I estiver correta.. b) se apenas a afirmativa III estiver correta. c) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. d) se as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao 6. Acerca do controle externo da Administrao, assinale a afirmativa correta.

a) O Tribunal de Contas, no exerccio de suas atribuies, no pode apreciar a constitucionalidade das leis e dos atos do poder pblico. b) O Tribunal de Contas no tem competncia para julgar as contas das empresas pblicas e sociedades de economia mista, por ausncia de previso constitucional. c) A competncia dos Tribunais de Contas dos Estados pode ser reduzida em relao ao modelo federal, em decorrncia da capacidade de auto-organizao do Estado-membro. d) As decises do Tribunal de Contas, de que resulte imputao de dbito ou multa, tero eficcia de ttulo executivo. e) O controle externo da Administrao exercido pelo Poder Legislativo, com o auxlio do Tribunal de Contas, e pelo Ministrio Pblico de cada ente da Federao.

GABARITOS: 5-A 6-D www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO DIREITO PENAL FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X - Primeira Fase 7. Jos, rapaz de 23 anos, acredita ter poderes espirituais excepcionais, sendo certo que todos conhecem esse seu dom, j que ele o anuncia amplamente. Ocorre que Jos est apaixonado por Mari a, jovem de 14 anos, mas no correspondido. Objetivando manter relaes sexuais com Maria e conhecendo o misticismo de sua vtima, Jos a faz acreditar que ela sofre de um mal espiritual, o qual s pode ser sanado por meio de um ritual mgico de cura e purificao, que consiste em manter relaes sexuais com algum espiritualmente capacitado a retirar o malefcio. Jos diz para Maria que, se fosse para livr-la daquilo, aceitaria de bom grado colaborar no ritual de cura e purificao. Maria, muito assustada com a notcia, aceita e mantm, de forma consentida, relao sexual com Jos, o qual fica muito satisfeito por ter conseguido engan-la e, ainda, satisfazer seu intento, embora tenha ficado um pouco frustrado por ter descoberto que Maria no era mais virgem. Com base na situao descrita, assinale a alternativa que indica o crime que Jos praticou. a) Corrupo de menores (Art. 218, do CP). b) Violncia sexual mediante fraude (Art. 215, do CP). c) Estupro qualificado (Art. 213, 1, parte final, do CP). d) Estupro de vulnervel (Art. 217-A, do CP).

FGV - 2013 - OAB - Exame de Ordem Unificado - X - Primeira Fase 8. Jane, dirigindo seu veculo dentro do limite de velocidade para a via, ao efetuar manobra em uma rotatria, acaba abalroando o carro de Lorena, que, desrespeitando as regras de trnsito, ingressou na rotatria enquanto Jane fazia a manobra. Em virtude do abalroamento, Lorena sofreu leses corporais. Nesse sentido, com base na teoria da imputao objetiva, assinale a afirmativa correta. a) Jane no praticou crime, pois agiu no exerccio regular de direito. b) Jane no responder pelas leses corporais sofridas por Lorena com base no princpio da interveno mnima. c) Jane no pode ser responsabilizada pelo resultado com base no princpio da confiana. d) Jane praticou delito previsto no Cdigo de Trnsito Brasileiro, mas poder fazer jus a benefcios penais.

FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao 9. A respeito dos efeitos penais a serem aplicados na Administrao Pblica, assinale a afirmativa incorreta.

a) Considera- se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce caro, emprego ou funo pblica. b) No considerado funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. c) Equipara- se a funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal. d) Ter sua pena aumentada, quando autor de crime contra a administrao pblica, o funcionrio pblico que exerce cargo em comisso. www.concursovirtual.com.br

QUESTES DE DIREITO PBLICO e) Pode tambm responder por crime contra a administrao pblica, em casos especiais, aquele que no funcionrio pblico.

FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao 10. O funcionrio pblico que por indulgncia deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no leva o fato ao conhecimento da autoridade competente, deve em tese responder pelo crime de a) prevaricao. b) corrupo passiva. c) insubordinao. d) condescendncia criminosa. e) desobedincia.

GABARITOS: 7-B 8-C 9-B 10 - D www.concursovirtual.com.br

You might also like