You are on page 1of 11

Atividade pratica de transferncia de calor para ser aplicado em sala de aula

TRANSFERNCIA DE CALOR A propagao de calor pode ocorrer de trs modos: por conduo, conveco e irradiao. Enquanto a propagao por irradiao se d mesmo na ausncia de matria (vcuo), a propagao por conduo exige o contato entre os objetos que trocaro calor e a propagao por conveco envolve a movimentao da matria. Quando colocamos uma panela com gua no fogo para esquentar, podemos observar a propagao de calor dos trs modos. Por conduo: o calor do fogo se propaga para a panela que est em contato com ele; este calor se propaga tambm por conduo para a gua, que est em contato com a panela. Por conveco: a gua que est em contato com o fundo da panela se aquece, sua densidade diminui (fica mais leve) e ela sobe, enquanto a gua fria da superfcie (mais pesada) desce para o fundo. Por irradiao: se tiramos a panela do fogo e aproximamos a mo de seu fundo, sentiremos um aumento de temperatura. O calor sentido no chegou por conduo (pois no havia contato) nem por conveco (pois o ar quente sobe), pois a radiao independe da existncia ou movimentao de matria para se propagar. Outro exemplo de propagao por irradiao a energia trmica do sol, que chega at ns pela propagao atravs do espao, que quase um vcuo perfeito. Ao olhar para gua fervendo, temos a impresso que ela est pulando dentro da panela, ou seja, a movimentao da gua fica bastante visvel. Porm a movimentao no ocorre apenas quando a gua est fervendo; a movimentao ocorre durante todo o aquecimento. Quando a gua est fervendo ela faz conveces to rpidas que podemos v-las. A gua, assim como os demais fluidos, sofre conveco durante o aquecimento porque a parte aquecida, que em geral a parte de baixo, fica mais leve (passa a ter menor densidade) do que as demais partes. Ento a parte aquecida sobe, enquanto que outra desce para ocupar o lugar da que subiu. A figura 1 est representando exemplos dos trs modos de propagao do calor.

Figura 1 - Propagao de calor

Figura 2- Propagao de calor por conduo

Para explicar a propagao de energia trmica por conduo, vamos pegar um exemplo bem simples: imaginem uma barra de ferro em temperatura ambiente, segure-a em uma de suas pontas, aproxime a outra a uma chama de fogo. A barra no ficar quente de uma vez, ir aquecer primeiro a ponta mais prxima da chama depois de um tempo a barra estar na mesma temperatura que a chama. Esse processo de propagao de calor citado nesse exemplo chamado de conduo, pois a energia trmica passa de partcula por partcula, essas permanecem em suas posies de equilbrio.
Figura 3 -Propagao do calor por conveco

A propagao de calor por meio da conveco ocorre em meios fluidos (que ocorre ou expande maneira de um lquido ou gs) de densidades diferentes. Por exemplo: como ocorre a conservao dos alimentos dentro da geladeira? A temperatura dos alimentos maior que a temperatura do ar dentro da geladeira, ento os alimentos transferem para o ar certa quantidade de energia trmica, esse ar fica aquecido, ficando menos denso que antes do contato com os alimentos. Assim, esse ar sobe, quando ar quente sobe encontra-se com o congelador que tem o ar frio consequentemente mais denso. Assim o ar resfria e volta (desce) conservando os alimentos. Esse processo a propagao de calor por conveco. Conclumos que as partculas se movimentam junto com a energia trmica.
Figura 4 - Propagao do calor por irradiao

O melhor exemplo de irradiao o aquecimento da Terra pelo Sol. O Sol aquece a Terra pelo processo de irradiao que um tipo de transmisso de energia trmica que ocorre atravs de ondas eletromagnticas.

DILATAO TRMICA NA SALA DE AULA

muito difcil observar a olho nu a expanso trmica de um slido. Ainda assim, existem demonstraes desse fenmeno que podem ser realizadas em ambientes escolares, mesmo sem laboratrios didticos bem equipados. Talvez a demonstrao mais antiga seja a da bola e anel, proposta no sculo 18 por Willem s Gravesande, filsofo, fsico e matemtico holands. O procedimento est descrito na figura 5.

Figura 5 - Demonstrao da expanso trmica com o anel e bola de Gravesande: (a) a bola passa pelo anel; (b) a bola aquecida; (c) devido dilatao, a bola no passa mais pelo anel.

(a)

(b)

(c)

Na demonstrao de Gravesande, a bola metlica passa pelo anel com facilidade, embora com pouca folga. A bola aquecida, e em seguida mostra-se que ela no consegue mais passar por dentro do anel. difcil observar diretamente a dilatao da bola: uma esfera de lato com 10 cm de dimetro, aquecida at 400 C, aumenta seu dimetro em menos de 1mm. No se consegue ver esse aumento a olho nu, mas ele se torna evidente quando tentamos fazer a bola atravessar o anel.

DEMONSTRAO DA DILATAO TRMICA

Vamos apresentar nesta seo mais uma demonstrao sobre dilatao trmica. Sua montagem muito simples, mais at que aquelas mostradas na seo anterior. O experimento est esquematizado na figura 6. Uma barra metlica, cuja expanso trmica desejamos estudar, apoiada sobre dois suportes. Uma das extremidades da barra est fixa, enquanto a outra pode rolar livremente sobre um alfinete. Nesse alfinete est preso um canudinho de refrigerante, que atua como um ponteiro. A barra aquecida por uma vela, e a expanso resultante faz com que o alfinete e o ponteiro girem. Essa rotao pode ser facilmente observada, como veremos a seguir.

Figura 6 - Demonstrao da dilatao trmica de uma barra metlica

Montagem da demonstrao

A demonstrao usa apenas materiais de fcil aquisio, listados a seguir: 1. Barra de alumnio de aproximadamente um metro 2. Transferidor 3. Suportes 4. Canudinho de refrigerante 5. Alfinete 6. Cola plstica 7. Velas

O primeiro suporte deve ter um ressalto, de modo a fixar uma extremidade da barra, fazendo com que a expanso se d em apenas um sentido (figura 7).

Figura 7 - Suporte com ressalto para fixar uma extremidade da barra.

No segundo suporte, onde ficar o alfinete, colado um transferidor que servir para medir a rotao do canudinho (figura 8). A parte superior desse suporte deve ser bem plana, para que o alfinete role sobre ela sem encontrar obstculos. Pode-se fazer isso colando sobre o suporte uma pequena lmina de vidro (figura 8).

Figura 8 - Suporte onde colocado o alfinete. O transferidor mede a rotao do canudinho. Uma placa de vidro foi colada sobre o suporte para facilitar o movimento do alfinete.

Entre esses dois suportes ficam as velas que aquecem a barra de metal. Se a barra for muito fina, pode ser conveniente colocar um suporte intermedirio para evitar que ela vergue. Na montagem do ponteiro, o alfinete deve ser fixado bem no meio do canudinho, para evitar que o desequilbrio force uma rotao, causando um deslizamento entre a barra e o alfinete. Tambm necessrio colocar cola plstica entre o canudinho e o alfinete para impedir o deslizamento entre eles (figura 9).

Figura 10 - Ponteiro formado pelo alfinete e canudinho. Um pouco de cola plstica impede que o canudinho gire em torno do alfinete.

A montagem completa da demonstrao est mostrada na figura 11. A barra utilizada tem cerca de 1 m e feita de alumnio. Note que trs velas foram usadas, e um suporte extra foi colocado sob a barra.

Figura 11 - Montagem da demonstrao

Resultados

As fotos na figura 12 mostram posies sucessivas do ponteiro-canudinho durante o aquecimento da barra de alumnio. Pode-se notar claramente a rotao gerada pela dilatao da barra.

Figura 12 - Expanso trmica da barra de alumnio, tornada visvel pela rotao do canudinho fixado ao alfinete

A relao entre o ngulo de rotao do ponteiro e a dilatao L da barra dada por: L = 2R

Onde R o raio do alfinete. A demonstrao desse resultado pode ser vista na figura 13. Com a expanso, o alfinete desloca-se R e a extremidade da barra fica a R sua frente a soma dessas distncias igual dilatao L.
Figura 13 - Deslocamento da barra e do alfinete durante a dilatao trmica

O dimetro de um alfinete utilizado na demonstrao 0,6 mm. Como o ponteiro girou cerca 114 graus (ver a ltima foto da figura 12), a expanso da barra foi de aproximadamente 1,19 mm. Usando o coeficiente de expanso linear do alumnio dado na tabela 1, = mdia da barra. A demonstrao de dilatao trmica descrita nesta seo a mais indicada para uma sala de aula com muitos alunos, j que o movimento do ponteiro pode ser facilmente observado a distncia.
Tabela 1 - Coeficientes de dilatao linear de slidos

, isso correspondente a um aumento de cerca de 50 C na temperatura

SUGESTO DE EXPERIMENTO

Conduo

Pegue uma barra de ferro ou de qualquer material que seja bom condutor. Com uma vela, pingue gotas de parafina uniformemente distribudas em toda a barra. Aps ter verificado que os pingos de parafina esto frios, acenda a chama e aproxime em uma das extremidades da barra e segure a outra com sua mo. Observe o que acontece com as gotas de parafina que esto mais prximas e mais distantes da chama. Explique o que voc observou. Qual a forma de propagao de calor nesse experimento?

Figura 14 - Propagao de Calor por Conduo

Conveco Quando se coloca uma panela com gua no fogo, o fogo fica embaixo da panela. Ento, de que modo o calor chega parte de cima, esquentando toda a gua?

Vamos ver na prtica? Pegue uma panela, coloque de gua fria e de um copo de p de serragem, leve ao fogo. Verifique o que acontece com o p de serra medida que a gua vai aquecendo. Explique o que voc observou. De que forma o calor se propaga?

Figura 15 - Propagao de Calor por Conveco

Inicialmente h uma transferncia de calor por conduo da chama para o fundo da panela. A camada de gua que se encontra no fundo da panela aquecida por conduo e suas molculas se afastam mais umas das outras, aumentando seu volume e ficando menos densa que a gua mais fria da parte de cima. Por isso, a poro de gua mais quente e menos densa do fundo da panela sobe e a poro de gua mais fria e mais densa desce. Esse processo se repete, e a gua fica circulando pela panela, formando correntes de gua que sobem e descem aquecendo toda a gua da panela. Essa forma de transmisso de calor, que se d pelo deslocamento de matria de uma regio para outra, conhecida como conveco trmica. Como se formam os ventos e as brisas?

You might also like