You are on page 1of 3

PESQUISA SOBRE A TRIBO MARAJOARA REGIO ONDE VIVERAM Habitou a ilha de Maraj, no estado brasileiro do Par.

chamada de ilha de Maraj a ilha localizada na regio norte do Brasil entre os estados do Par e do Amap e banhada pelo oceano Atlntico, alm dos rios Amazonas e Tocantins. A teoria mais aceita sobre a origem do nome Maraj faz meno s observaes dos ndios nativos da ilha, que a denominaram de Mibarai, e que em lngua tupi significa anteparo do mar ou tapamar. SUA CULTURA A cultura Marajoara originou-se localmente, a partir de um processo de mudana cultural que ocorreu entre as comunidades que j habitavam a Ilha desde h 3.500 anos atrs. Uma srie de dataes radiocarbnicas permitem situar o perodo de maior crescimento e expanso da cultura Marajoara entre os sculos V e XIV, colocando-a como a mais antiga fase da tradio polcroma amaznica, um estilo cermico caracterizado por uma cermica cerimonial altamente elaborada em forma e decorao (pintura preta e vermelha sobre branco, bordas ocas, uso de tcnicas de modelagem, inciso e exciso), encontrada associada a enterramentos secundrios e contextos rituais. A ARTE MARAJOARA A arte marajoara representa a produo artstica, sobretudo em cermica, dos habitantes da Ilha de Maraj, no Par, considerada a mais antiga arte cermica do Brasil e uma das mais antigas das Amricas. As pesquisas realizadas pelos arquelogos Betty Meggers (1921) e Clifford Evans (1920 - 1981), entre as dcadas de 1940 e 1960, identificam distintas tradies cermicas amaznicas pelos tipos de decorao empregados. A hachurada, que remonta s primeiras ocupaes da ilha, pelos ananatubas, ceramistas mais antigos da regio (primeiro milnio a.C.); a borda-incisa, caracterstica da regio do Solimes; a inciso-ponteada, do baixo e mdio Amazonas; a de Santarm, atribuda aos ndios tapajs; e a policrmica, notvel pela riqueza da decorao, complexidade de motivos, uso de cores (vermelha, branca e preta) e tcnicas variadas, como modelagem, inciso e exciso. A essa tradio pertence a fase marajoara dos povos que se instalam na ilha, na regio do lago Arari. O perodo conhecido ento como a "fase marajoara da tradio policrmica da cermica amaznica" (datada de 400 a 1350 de nossa era) caracteriza-se pela ampla e sofisticada quantidade de objetos rituais, utilitrios e decorativos produzida por antigos ocupantes da Ilha de Maraj, na poca em que se formam os grandes cacicados. So confeccionados vasilhas, potes, urnas funerrias, tangas (ou tapa-sexo), chocalhos, estatuetas, bancos etc.,

que podem ser acromticos ou cromticos e zoomorfizados ou antropomorfizados. De modo geral, a cermica marajoara apresenta padres decorativos com desenhos labirnticos e repetitivos, traos grficos simtricos, em baixo ou alto-relevo, alm de entalhes e aplicaes.

Tanga cermica, momentos depois de ter sido encontrada dentro de urna funerria (ao fundo) na rea de enterramentosdo aterro Belm, rio Camutins.

As urnas funerrias marajoarasigaabas- eram feitas em cermica com formatos que lembram entidades mticas.

O Muiraquit, smbolo das culturas amaznicas, um amuleto feito de pedra verde (nefrita)

Os objetos produzidos pelas culturas antigas estavam, muitas vezes, associados a rituais que eram verdadeiros espetculos artsticos, pois reuniam todas as manifestaes (msica, dana, adereos, vasos, urnas, estatuetas) que representavam as crenas, os mitos e as formas de expresso daquelas culturas. Muitos dos desenhos antigos servem de modelo para a cermica artesanal que produzida hoje na Amaznia e que encanta os turistas.

FONTES
http://eemoparte.blogspot.com.br/2010/09/arte-marajoara-e-tapajo.html http://www.yurileveratto.com/po/articolo.php?Id=167 http://www.marajoara.com/Cultura_Marajoara.html

You might also like