You are on page 1of 23

ENEM EM FASCCULOS - 2013 LINGUAGENS, CDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Neste fascculo de Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias, dando continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos fascculos 3, 7 e 11, nalizaremos o trabalho com os Dez Mandamentos da Interpretao Textual. Nas Mltiplas Linguagens, abordaremos a Linguagem da Pintura. Na Produo Textual, trataremos do pargrafo nal da Redao: a concluso e os 10 conselhos para sair-se bem na prova de redao do Enem. Nas lnguas estrangeiras modernas, apontaremos as tcnicas que devemos pr em prtica na interpretao de um texto. Bom estudo!

15
Fascculo

CARO ALUNO,

2.

INTRODUO
Caro estudante, a leitura de um texto no um mero ato de decifrar smbolos. O ato de ler envolve no apenas a decodicao da mensagem, mas tambm a interao com o texto, produzindo sentidos durante a leitura. nesse processo que se estabelece a interpretao textual, habilidade muito exigida pelo Enem e a chave para um bom resultado nesse exame. Muitas vezes, os elementos necessrios para a resposta certa de uma questo encontram-se no prprio enunciado e, por nervosismo ou aodamento, o candidato no os percebe e erra. Faltam-lhe hbito de leitura e discernimento para enfrentar as questes com desembarao e ecincia.
Para interpretar bem um texto, o candidato precisa tirar o maior rendimento possvel da leitura. O Enem elaborado nessa perspectiva, pois a competncia leitora o que mais se exige do candidato. Sabe-se que no existe frmula mgica para garantir uma boa interpretao de texto. Ler qualitativamente e manter-se atualizado acerca dos fatos nacionais e internacionais um excelente exerccio. O Enem tambm demanda a capacidade de ler grcos, imagens, mapas e tabelas e de extrair desses elementos os dados para responder a certas questes. Mas a leitura do texto literrio representa um desafio maior, naturalmente por ter uma linguagem prpria, que exige sensibilidade e argcia especiais do candidato. Por isso fundamental acostumar-se a ler textos literrios em prosa e em versos a m de aguar a percepo e a sensibilidade. Apresentaremos a seguir os dez mandamentos da interpretao textual elaborados pelo estudioso da nossa lngua e gramtico Evanildo Bechara.

Observar que um pargrafo em relao ao outro pode indicar uma continuao ou uma concluso ou, ainda, uma falsa oposio. Sublinhar, em cada pargrafo, a ideia mais importante (tpico frasal). Ler com muito cuidado os enunciados das questes para entender direito a inteno do que foi pedido. Sublinhar palavras como: erro, incorreto, correto etc., para no se confundir no momento de responder questo. Escrever, ao lado de cada pargrafo ou de cada estrofe, a ideia mais importante contida neles. No levar em considerao o que o autor quis dizer, e sim o que ele disse, escreveu. Se o enunciado mencionar tema ou ideia principal, deve-se examinar com ateno a introduo e/ou a concluso. Se o enunciado mencionar argumentao, deve preocupar-se com o desenvolvimento.

3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

10. Tomar cuidado com os vocbulos relatores (os que remetem a outros vocbulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos etc.).

Compreenso e interpretao de texto


Compreenso ou inteleco de texto consiste em analisar o que realmente est escrito, ou seja, coletar dados do texto. O enunciado normalmente assim se apresenta: As consideraes do autor se voltam para ... Segundo o texto est correta ... De acordo com o texto, est correta ... Tendo em vista o texto, correto ... O autor sugere ainda que ... O autor arma que ... Interpretao de texto consiste em saber o que se infere (conclui) do que est escrito. O enunciado normalmente encontrado da seguinte maneira: O texto possibilita o entendimento de que... Com apoio no texto, infere-se que... O texto encaminha o leitor para... Pretende o texto mostrar que o leitor ... O texto possibilita deduzir-se que ...
Gramtica Escolar da Lngua Portuguesa, Evanildo Bechara, Editora Nova Fronteira, 2010.

OBJETO DO CONHECIMENTO

Os dez mandamentos da interpretao textual


Os dez mandamentos para anlise de textos
1. Ler duas vezes o texto. A primeira para tomar contato com o assunto; a segunda para observar como o texto est articulado, desenvolvido.

Enem em fascculos 2013


Comentrio

QUESTO COMENTADA
Compreendendo a Habilidade
Reconhecer a presena de valores sociais e humanos atualizveis e permanentes no patrimnio literrio nacional.

C-5

H-17

Leia o poema Satlite, de Manuel Bandeira, para responder questo seguinte:

Pode-se entender a expresso desencantamento do mundo como a retirada da aura mgica e misteriosa das coisas. O enunciador do poema manifesta desencantamento na medida em que aprecia a Lua como uma coisa em si, despojada de todas as atribuies sentimentais da tradio literria de matriz romntica. Resposta: d

EXERCCIOS DE FIXAO
C-7

H-22

Compreendendo a Habilidade
Relacionar, em diferentes textos, opinies, temas, assuntos e recursos lingusticos.

Leia o texto de Mrio Quintana para responder questo 01.

SATLITE Fim de tarde. No cu plmbeo A Lua baa Paira Muito cosmogracamente Satlite. Desmetaforizada, Desmiticada, Despojada do velho segredo de melancolia, No agora o golfo de cismas, O astro dos loucos e dos enamorados, Mas to somente Satlite. Ah Lua deste m de tarde, Demissionria de atribuies romnticas, Sem show para as disponibilidades sentimentais! Fatigado de mais-valia, gosto de ti, assim: Coisa em si, Satlite.
Manuel Bandeira

Mrio Quintana

DOCUMENTO Encontro um caderno antigo, de adolescente. E, em vez das simples anotaes que seriam preciosas como documento, descubro que eu s fazia literatura. Anal, quando que um adolescente j foi natural? E, folheando aquelas velhas pginas, vejo, compungido, como as comparaes caducam. At as imagens morrem, dizia Brs Cubas. Quero crer que caduquem apenas. Eis aqui uma amostra daquele dirio: Era tal qual uma noite de tela cinematogrfica. Silenciosa, parada, de um suave azul de tinta de escrever. O perfil escuro das rvores recortava-se cuidadosamente naquela imprimadura* unida, igual, que estrelinhas azuis picotavam. Os bangals dormiam. Uma? Duas? Trs horas da madrugada? Nem a lua sequer o sabia. A lua, relgio parado... Pois vocs j viram que mundo de coisas perdidas?! O cinema no mais silencioso. No se usa mais tinta de escrever. No se usam mais bangals. E ningum mais se atreve a invocar a lua depois que os astronautas se invocaram com ela.
Mrio Quintana, Na volta da esquina. Porto Alegre: Globo, 1979. *imprimadura: s.f. art. plst. 1 ato ou efeito de imprimar 1.1 primeira demo de tinta em tela, madeira etc.

Um aspecto em que se manifesta a liao desse poema de Bandeira mentalidade propriamente moderna a) o fato de realizar uma reexo de carter cosmolgico. b) o emprego sistemtico de antteses e paradoxos. c) o uso imoderado e extensivo de citaes de pocas longnquas. d) o reconhecimento do desencantamento do mundo. e) a liquidao da instncia do sujeito individual ou reexivo.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


01. Ao parafrasear Brs Cubas, que armou que At as instituies morrem, o autor alude a uma caracterstica da personagem machadiana, que pode ser mais bem denida como A) saudosista e, ao mesmo tempo, trgica. B) cnica e, em geral, sarcstica. C) convencional, porm um tanto cmica. D) ingnua e, por isso mesmo, risvel. E) condescendente e levemente sentimental.
C-7

H-21

Compreendendo a Habilidade
Reconhecer, em textos de diferentes gneros, recursos verbais e no verbais utilizados com a nalidade de criar e mudar comportamentos e hbitos.

02. Quanto linguagem utilizada, o texto I evidencia a) o uso de sinnimos (coca-cola / cola) e antnimos (cola / caco) cujo sentido produz efeito cmico. b) a inverso de slabas (babe / beba) como recurso expressivo diretamente relacionado ao emprego de palavras que designam aes opostas. c) o uso de slogan publicitrio (beba coca cola) na sua funo original, ou seja, funo apelativa da linguagem. d) a repetio de palavras (beba / beba; coca / coca) para criar tom grandiloquente e dissimular o efeito conotativo das palavras do texto. e) o uso de anagrama isto , jogo verbal baseado na transposio de letras (coca cola / cloaca) , a m de valorizar o produto a que se refere.

Textos para a questo 02.

DE OLHO NO ENEM

Trs erros capitais na anlise de textos


1. Extrapolao
o fato de se fugir do texto. Ocorre quando se interpreta o que no est escrito. Muitas vezes so fatos, mas que no esto expressos no texto. Deve-se ater somente ao que est relatado.
Dcio Pignatari

Texto I

2. Reduo

beba coca cola babe cola beba coca babe cola caco caco cola cloaca
Poema de Dcio Pignatari

o fato de se valorizar uma parte do contexto, deixando de lado a sua totalidade. Deixa-se de considerar o texto como um todo para se ater apenas parte dele.

3. Contradio
o fato de se entender justamente o contrrio do que est escrito. bom que se tome cuidado com algumas palavras, como: pode; deve; no; verbo ser etc.

ANOTAES

Texto II

Criao estampada em camisas

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


OBJETO DO CONHECIMENTO
As transformaes sociais e tecnolgicas inuenciaram o artista de diferentes modos. O processo de intercmbio cultural e o contexto social foram responsveis pelas profundas mudanas na produo artstica, gerando a diversidade cultural, a criao de novas tcnicas e o surgimento de estilos. Assim, o contexto de produo de uma obra pode nos oferecer pistas passeiweb.com. importantes sobre o seu signicado e sobre as intenes de quem a produziu. Tomemos como exemplo a pintura renascentista, produzida no Renascimento perodo da Histria em que a arte traz o ser humano para o centro dos acontecimentos, recriando os ideais da Antiguidade Greco-latina. Observe a tela de Rafael Sanzio, pintada entre 1509-1511. Entrecortada, portanto, pelo contexto cultural, pela religio, pela ideologia e pela realidade social a criao artstica procura ser reveladora desse conjunto de fatores, exprimindo o olhar individual do artista bem como representando valores e costumes de uma determinada poca, estabelecendo, por meio de obras, uma releitura do ambiente sociocultural e uma reexo sobre o contexto em que est inserida.

Linguagem no verbal Pintura


Quanta coisa eu contaria se pudesse E soubesse ao menos a lngua como a cor...
Candido Portinari

Ao longo da histria da humanidade, nenhuma sociedade, por mais primitiva que fosse, deixou de exprimir atravs das artes seus valores, sentimentos, concepes, rituais, crenas, pensamentos, ideologias e representaes estticas da realidade. Essa necessidade simblica de manifestar a vida em sua pluralidade de signicaes constitui o fundamento da produo artstica. Desde as primeiras formas de arte at a produo contempornea, a arte vem ocupando um espao signicativo no contexto de todas as sociedades humanas.

Um olhar sobre o panorama esttico da pintura


A prova de Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias tem dado destaque a algumas correntes estticas em suas ltimas edies, dentre elas merecem a ateno do vestibulando o Renascimento, o Expressionismo, o Impressionismo, o Cubismo, o Surrealismo, a Pintura Modernista brasileira, o Pop Art. Embora esses temas tenham uma certa recorrncia, vale ressaltar que o conhecimento sobre os diferentes momentos da produo plstica na histria da arte indiscutivelmente um instrumento que garantir o sucesso do candidato. Faamos ento uma rpida incurso pelos diferentes momentos da pintura.

Guernica, Pablo Picasso.

Quando imprimiu suas representaes nas cavernas (Pintura Rupestre), o ser humano comeou a se valer do signo visual para esboar sua percepo do mundo e da sua prpria realidade, expressando crenas comuns e exercendo papel fundamental em rituais da comunidade.

A Pintura no Renascimento
Os artistas do Renascimento compartilhavam da filosofia humanstica, que colocava o homem e as realizaes da humanidade no centro de todas as coisas (o Antropocentrismo). Essa viso est ilustrada pelos desenhos e estudos anatmicos de Leonardo da Vinci (1452-1519), principalmente pt.wikpedia.org. no desenho Propores da imagem do homem (segundo Vitruvius), mais conhecido como O homem vitruviano. Observe a imagem acima. A viso do homem como medida de todas as coisas disseminou-se pelas artes plsticas, produzindo uma substancial mudana de mentalidade na concepo das artes em relao Idade Mdia. Esse novo conceito chega ao apogeu com o Renascimento, o termo prope uma renovao losca, artstica, econmica e poltica, recriando, na Europa, uma sociedade organizada a partir de princpios da Antiguidade Clssica.(ABAURRE, Maria Luiza. p.112). Nas obras dos grandes

cultura.culturamix.com.

Com o surgimento das naes obedecendo a uma hierarquia clara, a arte assumiu uma posio privilegiada. Estava a servio dos ricos, para embelezar palcios, prestigiando as conquistas dos governantes. Tambm serviu ao propsito das religies organizadas, decorando templos e recontando mitos religiosos por meio de imagens.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


mestres gregos e romanos, os renascentistas buscaram as fontes para denir a potica de sua arte, baseando-se no princpio aristotlico da mimese como fundamento da produo artstica. A referncia cultura clssica (mitologia) foi outro aspecto importante na produo renascentista. Observe, ao lado, a tela Baco e Ariadne de Ticiano (1485-1576) como exemplo perfeito da esttica renascentista. Essa obra foi inspirada na histria de dois amantes escrita por Oviedo e Catulo. A tela revela o momento em que Baco, o deus do vinho, encontra Ariadne, lha do rei de Creta. Esta, que depois de ajudar seu namorado Teseu a escapar do labirinto do Minotauro, foi abandonada na ilha de Naxos. quando entra Baco, numa carruagem puxada por guepardos, acompanhada de uma multicolorida corte de bbados.

A Pintura Impressionista
O Impressionismo foi um movimento artstico que revolucionou profundamente a pintura e deu incio s grandes tendncias da arte no sculo XX.

Principais caractersticas da pintura impressionista


A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos adquirem ao reetir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza se modicam constantemente, dependendo da incidncia da luz do Sol. As guras no devem ter contornos ntidos, pois a linha uma abstrao do ser humano para representar imagens. As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como a impresso visual que nos causam. Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. As cores e tonalidades no devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. o observador que, ao admirar a pintura, combina as vrias cores, obtendo o resultado nal. A mistura deixa, portanto, de ser tcnica para ser ptica. Um dos mais importantes nomes da pintura impressionista foi Claude Monet. Foi uma de suas pinturas, Impresso: Nascer do Sol, que deu nome ao movimento artstico impressionista. Veja a tela.

A Pintura Expressionista
O Expressionismo foi uma corrente artstica concentrada especialmente na Alemanha, entre os anos de 1905 e 1930. Esses artistas tentaram transmitir sua arte, utilizando uma forma psicolgica em que pudessem expressar seus sentimentos ntimos, mais do que o mundo exterior o fazia. Era uma pintura pessoal e intensamente apaixonada. O Expressionismo a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramtica, subjetiva, expressando sentimentos humanos. Utilizando cores, d forma plstica ao amor, ao cime, ao medo, solido, misria humana, prostituio. Deforma-se a gura, para ressaltar o sentimento, predominando os valores emocionais sobre os intelectuais. Assim, o artista utiliza a tela como um meio de comunicao para manifestar suas emoes. As pinceladas eram rpidas, demonstrando enorme vitalidade. Um dos grandes inspiradores dos pintores expressionistas foi Van Gogh, com suas tcnicas e cores extraordinrias. Dentre os expressionistas mais importantes, citamos tambm Heckel e Schiele. Um dos grandes representantes dessa esttica foi o pintor noruegus Edvard Munch (1863-1944), cujos quadros e obra grca, tristes e angustiantes representaes, baseadas em suas obsesses e frustraes pessoais, abriram o caminho para o desenvolvimento do Expressionismo. A sua obra mais conhecida O grito (1893).

A Pintura Cubista
A tela Les demoiselles dAvignon , ao lado, do pintor espanhol Pablo Picasso, em 1907, deu incio ao movimento cubista. Os representantes dessa esttica opem-se objetividade e linearidade da arte de herana clssica e realista. Propondo novas experincias para a arte com uma nova perspectiva, os artistas desconstroem a matria esttica, representando-a em diferentes planos geomtricos e ngulos retos, com espaos mltiplos e descontnuos, que se interceptam e se sucedem. Essa obra de Picasso retrata prostitutas em um bordel em Barcelona. A modernidade da tela resulta de uma srie de estratgias artsticas e audaciosas. Corpos e fundo so reduzidos a formas geomtricas. H pouco senso de profundidade espacial. A perspectiva deslocada perturbadora, forando o olhar do espectador a se mover pelo quadro em busca de sentido. possvel notar a inuncia de mscaras africanas, observadas em alguns rostos.

O Grito exprime grandiosamente o mais elementar desespero humano. um retrato arquetpico do sentimento de desamparo a que o ser humano est sujeito. Da a sua forte impresso sobre quem quer que o olhe.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


Outras correntes estticas
A Pintura Surrealista Nascido da psicanlise, este movimento artstico pretende transpor para as artes plsticas o mundo dos sonhos/ pesadelos. Salvador Dal foi, sem dvida, o maior pintor surrealista. Observe a tela de Salvador Dal A Persistncia da Memria (1931).

A Pintura de Candido Portinari


Candido Portinari, o mais conhecido pintor da histria do Pas tornou-se, para o povo brasileiro, sinnimo de arte. Esta identificao de um artista com a prpria essncia de sua atividade o maior reconhecimento pblico imaginvel. Na histria recente da arte, poucos artistas obtiveram esta identificao popular entre o fazer e a natureza da atividade, como o notvel caso, por exemplo, de Vincent Van Gogh, com o sculo XIX, e Pablo Picasso, com o sculo XX. Sua obra guarda traos do Expressionismo e do Cubismo. Outro fundamento presente em suas obras foi o abstracionismo geomtrico. A temtica social revela-se como um o condutor de quase toda a sua obra. Esse carter social associado ao trgico possvel de se observar na srie denominada Retirantes (Figura acima).

A Pintura Abstracionista
O Abstracionismo a arte no gurativa. Ela pode, tal como arma Kandinsky, sugerir emoes atravs das cores ou, simplesmente, como defende Mondrian, no traduzir coisa nenhuma, porque a arte deve, somente, ser bela. Observe a tela a seguir de Wassily Kandisnky (1866-1944)

QUESTO COMENTADA
Compreendendo a Habilidade
Reconhecer diferentes funes da arte, do trabalho da produo dos artistas em seus meios culturais.

C-4

H-12

Observe as imagens e o texto a seguir e estabelea uma leitura comparativa.

Fauvismo
Amarelo, vermelho, azul, 1925 leo sobre tela 128 x 201,5 cm

A Pintura Modernista Brasileira


A Pintura de Tarsila do Amaral O crtico de arte Jacob Klintowitz foi preciso ao armar que Tarsila do Amaral tornou-se o smbolo de um acontecimento do qual esteve ausente: a Semana de Arte Moderna. Tarsila, esprito inquieto, despontou margem da Semana, integrando-se ao iderio modernista tempos depois, primeiro com obras de inuncias nitidamente cubistas e mais tarde com as estranhas guras da chamada fase antropofgica. Suas telas so inuenciadas pelo Cubismo e Surrealismo, mas impregnadas de uma brasilidade que se manifesta sobretudo nas cores, que Carlos Drummond to bem deniu: O amarelo vivo, o rosa violceo, o azul pureza, o verde cantante. A ltima fase foi a do engajamento, em que chegou a ser presa por causa de suas ideias polticas. Observe a tela acima Abaporu smbolo do Movimento da Antropofagia de Tarsila do Amaral.

Andr Derain, O Porto de Colliure (1905)

Cubismo

Pablo Picasso, Les Demoiselles dAvignon.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


Dadasmo a) Fauvismo a exaltao da cor pura e seu uso no realista. b) Cubismo a busca da expresso do inconsciente, dos sonhos e da fantasia, que est alm do real e do racional. c) Modernismo a proposio da antiarte pela concretizao da falncia da civilizao ocidental ps-guerra. d) Dadasmo a decomposio da estrutura do objeto: a fragmentao da forma, cando entre a representao e a abstrao. e) Surrealismo a forma expressa por temas como o movimento e a tecnologia.

Comentrio
A Fonte e Roda de Bicicleta, obras dadastas de Marcel Duchamp

Surrealismo

Mulher com cabea de rosas, de Salvador Dal pintura surrealista

Modernismo

O Ovo e o Urutu Tarsila do Amaral

A arte moderna do sculo XX foi um perodo de muitas transformaes, produzindo a maior ruptura com o passado: retratava-se a vida contempornea e no mais eventos histricos. A arte caracterizava-se pelo seu dinamismo e sua agitao, um estilo se colocava sobre o outro com muita rapidez. Isso gerou o surgimento de inumeros movimentos de vanguarda. Observe, ento, os movimentos a seguir e verique qual deles est corretamente associado sua caracterstica principal.

O Fauvismo foi uma corrente artstica do incio do sculo XX aliada pintura, tendo como uma das caractersticas a mxima expresso pictrica, onde as cores so utilizadas com intensidade, alm de outras, como a simplicao das formas, o estudo das cores. Os seus temas eram leves, e no tinham inteno crtica, revelando apenas emoes e alegria de viver. O Cubismo foi um tipo de arte considerada mental, ou seja, desliga-se completamente da interpretao ou semelhana com a natureza, a obra tem valor em si mesma, como maneira de expresso das ideias. A desvinculao com a natureza obtida atravs da decomposio da gura em seus pequenos detalhes, em planos que sero estudados em si mesmos no na viso total do volume. As formas geomtricas invadem as composies, as formas observadas na natureza so retratadas de forma simplificada, em cilindros, cubos ou esferas. O Modernismo foi um movimento artstico do incio do sc. XX, cujo objetivo era o rompimento com a esttica tradicional, a libertao esttica, a experimentao constante e, principalmente, a independncia cultural do Pas. Apesar da fora do movimento literrio modernista, a base desse movimento se encontra nas artes plsticas, com destaque para a pintura. O Dadasmo O movimento artstico conhecido como Dadasmo surge com a clara inteno de destruir todos os sistemas e cdigos estabelecidos no mundo da arte. Trata-se, portanto, de um movimento antipotico, antiartstico, antiliterrio, visto que questiona at a existncia da arte, da poesia e da literatura. O Dadasmo uma ideologia total, usada na forma de viver e como a absoluta rejeio de todo e qualquer tipo de tradio ou esquema anterior. contra a beleza eterna, contra as leis da lgica, contra a eternidade dos princpios, contra a imobilidade do pensamento e contra o universal. Os adeptos deste movimento promovem uma mudana, a espontaneidade, a liberdade da pessoa, o imediato, o aleatrio, a contradio, defendem o caos perante a ordem e a imperfeio frente perfeio. O Surrealismo Os surrealistas deslizam pelas guas mgicas da irrealidade, desprezando a realidade concreta e mergulhando na esfera da absoluta liberdade de expresso, movida pela energia que emana da psique. Eles almejam alcanar justamente o espao no qual o Homem se libera de toda a represso exercida pela Razo, escapando assim do controle constante do Ego. Os adeptos do Surrealismo se valem dos mesmos instrumentos que a Psicanlise, o mtodo da livre associao e a investigao profunda dos impulsos onricos, embora se esforcem para adaptar este manancial de recursos aos seus prprios ns. Desta forma eles objetivavam retratar o espao descoberto por Freud no interior da mente humana, o inconsciente, atravs da abstrao ou de imagens simblicas.
Resposta correta: a

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


EXERCCIOS DE FIXAO
C-4 C-4

H-12

Compreendendo a Habilidade
Reconhecer diferentes funes da arte, do trabalho da produo dos artistas em seus meios culturais.

H-12

Compreendendo a Habilidade
Reconhecer diferentes funes da arte, do trabalho da produo dos artistas em seus meios culturais.

04. Observe a pintura a seguir.

03. Observe a tela e leia o texto a seguir.

Degas, Escola de Dana, 1879

Salvador Dali El Sueo, 1937, leo sobre lienzo, 51 cm 78 cm, propriedad particular.

O Sonho, obra do pintor surrealista Salvador Dal, trata de um dos temas de maio fascinao para os integrantes dessa corrente esttica: o mundo dos sonhos. Acreditavam os surrealistas que a liberdade do subconsciente dentro do universo do sonho era expressada no seu limite. Dessa maneira, os sonhos podiam funcionar como impulsionadores da fora criadora. Com relao ao Surrealismo, correto armar: a) um movimento artstico de vanguarda surgido na Frana que buscava a exteriorizao, lingustica ou plstica baseado no princpio da ordem racional ou moral. b) Apoia-se no impulso anrquico de destruio proposto pelos dadastas, tomando uma viso crtica da realidade como fundamento esttico. c) O manifesto do Surrealismo, props aos artistas e escritores para que expressassem o pensamento de maneira livre, espontnea e irracional, externando os impulsos da vida interior, sem exercer sobre ele qualquer controle, inclusive de ordem esttica ou moral. d) Como esttica, o Surrealismo defendeu que toda expresso artstica deve referir-se ao modelo externo, condicionado por modelos culturais vigentes na arte tradicional. e) Para alcanar uma arte que reetisse o mundo interior , os surrealistas propuseram uma srie de tcnicas (racionalismo esttico, associaes ordenadas, naturalismo gurativo etc.) destinadas a liberar o potencial imaginativo e criativo do consciente.

O termo Impressionismo foi cunhado como um insulto. Apoderando-se do ttulo de uma marinha (pintura que tematiza motivos relacionados ao mar) de Claude Monet, Impresso, sol nascente, o crtico de arte Louis Leroy escreveu: Impresso...qualquer papel de parede mais bem-acabado do que esta marinha!. O ferino artigo de Leroy intitulava-se A exposio dos impressionistas. Assim, batizava-se uma nova esttica cujas caractersticas fundamentais so a) tcnica da colagem; geometrizao das formas; uso de tons pastis. b) emprego do esfumao; ausncia de perspectiva; tom dramtico e angustiante. c) nfase na cor, na luz e no movimento; apelo sensorial; a pintura retrata algo em permanente mutao. d) apelo ideolgico; princpio da fotograa; arte anticlerical; e) valorizao do nonsense e do acaso; repdio habilidade artstica: a esttica da antiarte.

DE OLHO NO ENEM
O Pop Art Movimento principalmente americano e britnico, sua denominao foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crtico ingls Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilizao ocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos. Com razes no Dadasmo de Marcel Duchamp, o Pop Art comeou a tomar forma no nal da dcada de 1950, quando alguns artistas, aps estudarem os smbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transform-los em tema de suas obras. Representavam, assim, os componentes mais ostensivos da cultura popular, de poderosa inuncia na vida cotidiana na segunda metade do sculo XX. Era a volta a uma arte gurativa, em oposio ao expressionismo abstrato que dominava a cena esttica desde o nal da Segunda Guerra. Sua iconograa era a da televiso, da fotograa, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


Com o objetivo da crtica irnica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustraes e designs, usando como materiais principais, tinta acrlica, polister, ltex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real. Mas ao mesmo tempo que produzia a crtica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetos de consumo, nos quais se inspirava e, muitas vezes, no prprio aumento do consumo, como aconteceu, por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol, um dos principais artistas da Pop Art.

OBJETO DO CONHECIMENTO

A Redao no Enem
O PARGRAFO DE CONCLUSO
Caro estudante, nos dois fascculos anteriores de Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias, tratamos da estrutura dos pargrafos de introduo e desenvolvimento. Agora, vamos nos dedicar nalizao de seu texto, preparando-o bem para escrever o pargrafo de concluso. A concluso a parte nal do texto, em que h o fechamento das ideias discutidas, com a retomada do assunto principal ou da tese de forma nalizadora, acrescentando-se necessariamente propostas de soluo ao problema discutido ao longo do texto, conforme est escrito na Competncia 5 do Enem: Elaborar proposta de interveno para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos. A proposta de soluo ou interveno, de modo algum, deve estar desconectada ou desarticulada do restante do texto. Ela deve privilegiar, antes de tudo, a unidade dos argumentos, sendo consequncia natural da abordagem ou discusso realizada, das provas e argumentos apresentados. Muitos candidatos perdem pontos importantes em suas redaes, porque chegam cansados ao final da prova e querem simplesmente se livrar do texto, redigindo de qualquer maneira o ltimo pargrafo. importante lembrar, no entanto, que o pargrafo de concluso o ltimo a ser lido pela banca, gerando a impresso nal antes de a nota ser lanada. Assim, de suma importncia caprichar nesse fechamento, de modo a impressionar o corretor no ltimo momento antes de ele atribuir um valor a seu texto. Entre os erros mais frequentes com relao concluso, destacam-se os textos que apresentam, nesse pargrafo, apenas uma frase, porque no h mais linhas ou tempo para um aprofundamento das ideias. A fim de que esse tipo de problema no acontea com voc, preciso praticar bastante, cronometrando o tempo e contando as linhas, em uma folha padronizada. Alm disso, um bom planejamento antes de comear a escrever garante que voc esteja mais atento necessidade de reservar certo tempo e determinada quantidade de linhas para cada parte de seu texto. preciso, enm, ter cuidado com o momento de transio entre o ltimo pargrafo de argumentao e o pargrafo conclusivo. Um mecanismo interessante para evitar uma transio abrupta entre desenvolvimento e concluso rearmar a tese ou ponto de vista defendido (cuidado para no introduzir novos argumentos) e propor uma soluo inovadora para o problema discutido ao longo do texto, com base nos argumentos apresentados. importante tomar cuidado para no fazer sugestes utpicas e vagas como cada um deve fazer a sua parte para um mundo melhor. Devem tambm ser evitados clichs, frases feitas e ditados populares, bem como concluses exageradamente enfticas, repletas de interrogaes ou exclamaes.

Principais Artistas:
Robert Rauschenberg (1925): Depois das sries de superfcies brancas ou pretas reforadas com jornal amassado do incio da dcada de 1950, Rauschenberg criou as pinturas combinadas, com garrafas de Coca-Cola, embalagens de produtos industrializados e pssaros empalhados. Roy Lichtenstein (1923-1997): Seu interesse pelas histrias em quadrinhos como tema artstico comeou provavelmente com uma pintura do camundongo Mickey, que realizou em 1960 para os lhos. Em seus quadros a leo e tinta acrlica, ampliou as caractersticas das histrias em quadrinhos e dos anncios comerciais, e reproduziu a mo, com delidade, os procedimentos grcos. Andy Warhol (1927-1987): Ele foi a figura mais conhecida e mais controvertida do Pop Art, Warhol mostrou sua concepo da produo mecnica da imagem em substituio ao trabalho manual numa srie de retratos de dolos da msica popular e do cinema, como Elvis Presley e Marilyn Monroe. Warhol entendia as personalidades pblicas como guras impessoais e vazias, apesar da ascenso social e da celebridade.

NO BRASIL
A dcada de 60 foi de grande efervescncia para as artes plsticas no Pas. Os artistas brasileiros tambm assimilaram os expedientes da Pop Art como o uso das impresses em silkscreen e as referncias aos gibis. Dentre os principais artistas esto Duke Lee, Baravelli, Fajardo, Nasser, Resende, De Tozzi, Aguilar e Antonio Henrique Amaral.
http://www.historiadaarte.com.br

10

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


Resumindo, como devo concluir minha redao?
Voc s pode concluir sua redao depois de ter feito sua argumentao. Portanto, a concluso, para ser lgica, deve ser elaborada de maneira a seguir, coerentemente, o que foi exposto nos pargrafos anteriores. A concluso o desfecho necessrio em relao quilo que voc argumentou. Trata-se de pura lgica. Assim, voc deve sugerir na sua redao uma soluo para o problema discutido. Essa soluo nunca mgica, isto , nunca deve passar uma ideia de que o problema facilmente resolvido, pois seria simplicar, de maneira excessiva, uma realidade muito complexa. muito comum, por exemplo, os alunos dizerem que a culpa do governo, para praticamente tudo que abordam. No se deve esquecer que a sociedade organizada tambm tem poder e, por isso, pode (e deve) buscar solues para os seus problemas, inclusive cobrando de seus representantes (governo, deputados ...) aes concretas para o assunto em pauta. Ateno!

O que se prope na concluso como soluo deve ter sido discutido como causa do problema no desenvolvimento. Constituiria erro, por exemplo, apontar como uma das solues para o problema do trnsito investimentos em engenharia de trfego se no se considerasse, no desenvolvimento, a falta de investimento nesse setor como causa relevante desse problema. Fique atento(a).

PROPOSTA DE REDAO
Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da lngua portuguesa sobre o tema: a vida no sculo XXI e a realidade da superpopulao, apresentando experincia ou proposta de ao social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Textos Motivadores Texto I Deus criou o homem sua imagem; criou-o imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abenoou: Fruticai, disse Ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do cu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
Bblia Sagrada, Editora Ave-Maria.

Erro geralmente cometido na concluso


O candidato discute, de forma dolorosa, o notrio problema da fome no mundo e naliza suas consideraes armando que, com f e coragem, o ser humano, dentro de pouco tempo, far com que ela desaparea.

Fique atento!

De nada adianta uma concluso bem escrita, se no for compatvel com a argumentao anterior, se contrariar ou ignorar a tese ou desviar-se dela, acrescentando ideia nova que crie expectativa para o leitor.

Texto II
Droga! Hoje dia de feira! ... Droga! Hoje no dia de feira! ...

EXEMPLO DE CONCLUSO
Exemplo de uma possvel concluso para um texto dissertativo-argumentativo que tenha por tema o problema a que chegou o trnsito brasileiro: Portanto, a soluo para o caos no trnsito nas principais cidades brasileiras implica mudana de cultura e postura dos que fazem o trfego neste Pas, o que exige do Poder Pblico e da sociedade organizada aes permanentes de educao e valorizao da vida, por meio de campanhas em escolas, desde o Infantil, voltadas para o respeito s sinalizaes; cursos de aperfeioamento e atualizao dos agentes de scalizao. preciso tambm investir em engenharia de trfego e reformar ruas e estradas, alm de qualicar os condutores dos sistemas de txi, lotao e nibus, intensificando aes educativas voltadas para motociclistas e pedestres. Acrescente-se ainda a necessidade de reforar as blitz com foco maior no Se beber, no dirija. Somente assim, os cidados brasileiros tero paz e segurana ao transitarem por ruas e avenidas deste Pas.

Folha de S.Paulo, 2002.

Texto III

Chega, irmos! No procurem a origem da violncia, do cinismo, da falta de tica, da corrupo, das guerras, locais e internacionais, em razes, sempre irracionais. Olhem em volta. Todo o mal do mundo est na superpopulao.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

11

Enem em fascculos 2013


Seis bilhes e trezentos milhes de pessoas! Vocs j so trezentos milhes de pessoas a mais! Repito: olhem em volta! Texto V SUPERPOPULAO: PROBLEMA OU SOLUO? As famlias de antigamente costumavam ser bem numerosas, e isso gerava o famoso comentrio de que se essas famlias no se preocupassem com o controle de natalidade, os ndices de misria aumentariam consideravelmente. No contesto a teoria, anal so muitas bocas para serem alimentadas, muitos cadernos e livros a serem comprados, e no futuro muitas pessoas para serem empregadas... Ento, seria controle da natalidade, a soluo para os problemas sociais do terceiro mundo? Mas existe um aspecto contraditrio, porm verdadeiro. Os pases europeus, que tiveram um boom econmico com o m da Segunda Guerra Mundial, experimentaram uma preocupante queda da natalidade aps essa melhoria de vida. So o que chamamos de pases de idosos... Por outro lado, pases com superpopulao tendem a dominar a economia no futuro. Certamente voc j ouviu falar na sigla BRIC... Mas aqui eu fecho a ideia do post. Brasil, Rssia, ndia e China sero no conjunto a maior potncia econmica mundial em 40 anos. A China j d sinais bem claros de que pode atingir esse posto bem antes, mas aqui no Brasil se discute a possibilidade de crescer 3,5%... Mas pensando com otimismo, se o PIB desses 4 pases for mesmo o maior do mundo no futuro, nem assim d para concluir que essa caracterstica de ser superpovoado indique maior renda por habitante. a maldita m distribuio!!!
http://legendaurbana.blogspot.com/2006/. Adaptado

(http://veja.abril.com.br/080807/imagens/millor2.

Texto IV INFLAO HUMANA Aconteceu tudo em tempo recorde. Num abrir e fechar de olhos, a contar no relgio da Histria da espcie, ou numa frao innitesimal disso, no calendrio da Histria do Planeta, o homem disse adeus a um modo de vida que inventara h uns 10 mil anos, quando pela primeira vez plantou uma semente, e escolheu crescer e multiplicar- se em aglomeraes de pedra e cal as cidades, um mundo de maravilhas, mas tambm um mundo literalmente parte da natureza desta Terra. () Na vertente ecolgica, o aumento acelerado da populao mundial que simplesmente dobrou (...) em menos de quarenta anos apontado como principal responsvel pelos desastres acumulados que ameaam a vida na Terra, desde o Efeito Estufa at a extino em escala sem precedentes de espcies animais e vegetais, do buraco na camada de oznio ao esgotamento dos solos e de recursos minerais. Um desses servios, ameaados no s pelo aumento fsico das populaes como tambm pelas condies em que se d a expanso da presena humana na Terra, o que determina a qualidade da mistura de gases na atmosfera. () A gua potvel, outro recurso natural no renovvel, tampouco fica imune superpopulao. Mais gente, logicamente, usa mais gua e a velocidade do crescimento do consumo j maior que o tempo necessrio recuperao dos mananciais. () De todas as doenas que acometem a metrpole, nenhum sintoma parece to desconfortvel como o sufoco no trnsito que asxia o cotidiano de ricos e pobres e para o qual no h medicamento ecaz vista em parte alguma a menos que se adotassem cirurgias sociais to severas que atropelariam o sagrado direito de ir e vir. Onde foi que homem errou, ao ocupar tanto e de forma to desigual a superfcie do Planeta? Eis uma questo sujeita a chuvas e trovoadas, para a qual os especialistas oferecem as mais disparatadas explicaes, muitas vezes em funo das ideias polticas de cada um. Os conservadores, por exemplo, diro que a culpa dos pobres, sempre to frteis e to imprevidentes. Os progressistas acusaro as injustias na distribuio da renda, tanto dentro de cada pas como entre os pases. Para alm dessas simplicaes, no entanto, pode-se dizer com alguma margem de conana que tudo comeou com os avanos da Medicina.
(http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/. Adaptado.)

DE OLHO NO ENEM

10 CONSELHOS PARA SAIR-SE BEM NA PROVA DE REDAO DO ENEM


1. 2. Use a norma culta do idioma ao escrever; Para no zerar na prova de redao, o texto precisa ter pelo menos oito linhas e no mximo 30; 3. No tocante ao tempo, procure treinar em casa produzindo a redao em, no mximo, uma hora; 4. A redao deve apresentar uma proposta de interveno na sociedade, que seja tica; 5. O tema sempre se relaciona a uma das competncias exigidas pela prova objetiva, como, a questo da biodiversidade e da sade pblica; ou, na rea das cincias humanas, questes ligadas cultura, identidade, cidadania e democracia; 6. No que se refere ao tema, interprete a proposta com cuidado para no cometer desvios e falhas de abordagem; 7. Construa um roteiro do que vai abordar, com todos os argumentos e etapas a serem desenvolvidas; 8. Procure utilizar argumentos e referncias que envolvam conhecimentos de outras reas, promovendo a interdisciplinaridade; 9. Apresente propostas especcas e aplicveis, sempre relacionadas s causas do problema; 10. Revise atentamente o texto, vericando possveis erros e repetio de palavras.
Revista Lngua, Editora Segmento www.revistalingua.com.br

12

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


INTRODUO
Ol, caros leitores. Antes de considerarmos nossas questes de hoje, vejamos algumas dicas de Rogers que deveramos pr em prtica antes da anlise de cada questo.

QUESTO COMENTADA
Compreendendo a Habilidade
Associar vocbulos e expresses de um texto em LEM ao seu tema. Relacionar um texto em LEM, as estruturas lingusticas, sua funo e seu uso social.

C-2

H-5 H-7

Leia o texto a seguir. COCKNEY RHYMING SLANG

OBJETO DO CONHECIMENTO

A LNGUA ESTRANGEIRA MODERNA NO ENEM LEM (INGLS)


Nos fascculos anteriores, mostramos as principais tcnicas de interpretao de texto que possam contribuir para uma melhor performance nas questes de Lngua Estrangeira Moderna (LEM) no Exame Nacional do Ensino Mdio. Todos os itens requerem a compreenso de um texto, normalmente curto, que trata de assuntos relacionados ao uso prtico do idioma no cotidiano das pessoas. Os aspectos culturais, tecnolgicos e de sade so os temas mais abordados, no esquecendo das tirinhas e charges que sempre aparecem para dar um toque de comicidade s questes propostas. A leitura dos textos deve ser feita de forma segura e objetiva, e isso conseguido com uma boa abordagem das informaes perifricas do texto (gravuras, ttulos, subttulos, fonte) e um apego aos cognatos e palavras que sejam do seu conhecimento. Atente tambm para aquelas palavras que se repetem ao longo do texto, mesmo em forma de sinnimo, pois, por meio delas, podemos formar uma melhor ideia do assunto central daquele texto disponvel para a resoluo da questo. Alm de uma leitura atenta e uma abordagem segura dos textos, importante ressaltar que o tempo disponvel para cada questo muito pequeno, o que nos leva a sugerir uma forma de resoluo um pouco diferente do que poderia ser considerado convencional. Inicie a questo com a leitura e compreenso do enunciado, sabendo que, normalmente, ele dividido em duas partes: a primeira destaca uma situao problema que revela para o leitor o assunto a ser tratado no texto, e a segunda indica o que deve ser retirado do texto para encontrar a alternativa correta daquela questo. Em seguida leia cada uma das cinco alternativas e, mesmo que elas paream muito parecidas ou plausveis entre si, tente identicar aquela que melhor coordena-se com o que voc compreendeu do enunciado. A partir da inicie a leitura do texto, e voc perceber que a compreenso do texto parecer mais clara e a informao necessria para responder a questo poder aparecer de maneira mais simples. Essa estratgia de resoluo da questo se aplica muito bem ao Exame Nacional do Ensino Mdio pelo fato das questes serem feitas em portugus, e a disponibilidade de tempo para resolv-las ser muito pequena. Boa sorte, boa leitura e cone no potencial que voc tem para acertar todas as questes propostas.

Cockney rhyming slang is a form of speech originating in the East End of London. It is an amusing and arguably a widely under-estimated part of the English language. Some slang has become so prevalent in everyday speech that many Londoners wouldnt realize they are using it. As a predominantly spoken tradition the exact origins of Rhyming slang is difcult to trace. The rst written references to a Cockney dialect and culture date back to the 17th century when regional folk traditions first started to be recorded by writers and academics. There are, however, few explicit references to Rhyming Slang itself in this time. The rst detailed account of the actual phrases came in 1859 when John Camden Hotten published his book: The Slang Dictionary. Cockneys are well known for their eloquent wit, gift for phrase making and nicknaming. This has enriched the English tongue with new forms of speech; clichs and catchwords that have not only spread through the housing estates of East London but have travelled many, many miles out of earshot of the sound of Bow Bells around the English speaking world.
http://www.cockney.co.uk/cockney-rhyming-slang

Um cockney, no sentido menos estrito da palavra, um habitante do lado mais oriental de Londres. De acordo com uma antiga tradio, a denio limita-se queles que nascem ao soarem os sinos de Bow, ou seja, os sinos da igreja de St. Mary-le-Bow. Os cockneys possuem uma cultura e um dialeto prprios, e a passagem acima destaca que esses habitantes da capital britnica a) se utilizam de uma forma rimada de falar que serviu tambm para o enriquecimento do idioma. b) se utilizam de uma linguagem incompreensvel para a maioria, apesar da natureza criativa que caracteriza suas falas. c) se utilizam de grias prprias, de forma rimada, para destacar a capacidade inventiva, o bom humor e a tradio regionalista do lado oriental de Londres. d) se utilizam de uma linguagem obsoleta, criada no sculo XVII, repleta de clichs e grias e de profunda inutilidade para o ingls moderno. e) se utilizam de um dicionrio escrito no sculo XIX que serve como ferramenta de compreenso para a comunicao com os outros habitantes da capital inglesa.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

13

Enem em fascculos 2013


Comentrio
Os Cockneys so tradicionais moradores do lado mais oriental da cidade de Londres que possuem uma forma bem original de comunicao, usando uma forma de gria rimada, que, segundo o texto, serviu para enriquecer cada vez mais o idioma ingls, como se pode ler na frase This has enriched the English tongue with new forms of speech. Presente no incio do ltimo pargrafo do texto. comum encontrarmos na capital britnica turistas a procura desses habitantes para ouvi-los falar e tentar aprender um pouco desse estranho mas genial dialeto.
Resposta correta: a
C-2

H-5

Compreendendo a Habilidade
Associar vocbulos e expresses de um texto em LEM ao seu tema. e seu uso social.

H-7 Relacionar um texto em LEM, as estruturas lingusticas, sua funo

EXERCCIOS DE FIXAO
MAGIC AND LOSS
C-2

H-5

Compreendendo a Habilidade
Associar vocbulos e expresses de um texto em LEM ao seu tema. e seu uso social.

H-7 Relacionar um texto em LEM, as estruturas lingusticas, sua funo

Leia o texto abaixo. A NEVER-ENDING JOB ENDS

They call it the job that never ends: painting the Forth Bridge across the Firth of Forth near Edinburgh, Scotland. But in December 2011, painters nally completed the work. A team of 200 painters worked for the past decade to paint the 2.5-kilometer-long Victorian bridge and its 6.5 million rivets. They used a triple layer of special paint, so the bridge will not need painting for at least another 25 years. This means that the Forth Bridge is nally free of scaffolding for the rst time since it opened in March 1890. And the well-known British idiom for an endless task, like painting the Forth Bridge, may have to change too
Speak Up Ano XXIV No 296 Pg 45

It has been more than 20 years since Tim Berners-Lee rst proposed the World Wide Web as a shared system that would give anyone access to the resources of the Internet. Nearly 2 billion people now surf the Web. They join up around the world from cellphones, tablets, laptops and desktops. Lately there has been a big effort to show that the new social media Facebook, especially, but there are certainly others are just reworkings of earlier forms of social organization, like the elite clubs of the Ivy League. But whether we admit it or not, the Internet and its artifacts are not just like their cultural precedents. Theyre not even a rough translation of those precedents. The Internet has a logic, a tempo, an idiom, a color scheme, a politics and an emotional sensibility all its own. This transformation of everyday life includes moments of magic and an unavoidable experience of profound loss. Any discussion of the Internet that merely catalogs its wonders and does not acknowledge these two central themes is propaganda, and it no longer does it justice.
Speak Up Ano XXIV N 295 Pgs 14 - 15

05. No texto acima, que relata uma reforma atravs da pintura de uma famosa ponte na cidade escocesa de Edinburgh, a expresso never-ending usada no ttulo para fazer referencia a) grande quantidade de prossionais envolvidos no projeto de pintura da ponte. b) herclea tarefa de pintar uma ponte to extensa e to cheia de detalhes. c) dificuldade de encontrar uma tinta especial que pudesse ser utilizada em uma tarefa to difcil. d) difcil tarefa de pintar uma ponte to antiga e de arquitetura to complexa. e) rdua tarefa de terminar um servio que nunca tinha sido tentado em toda a histria da famosa ponte.

06. Nas ltimas duas dcadas a Internet tem tomado conta, quase que totalmente, da vida da maioria dos habitantes do planeta Terra. A discusso levantada na passagem acima permite concluir que a) a Internet nada mais do que uma mera imitao de reunies sociais que j existem h muito tempo. b) a Internet criou uma nova forma de propagar relaes humanas que no se via h muito tempo, desde os primrdios da convivncia social. c) a Internet serve muito como propaganda de ideias que no se v mais na convivncia social entre os indivduos. d) a Internet, apesar de toda a praticidade que propicia, tem comeado a causar um grande sentimento de nostalgia e perda entre seus usurios. e) a Internet chegou a um estgio de independncia e de limite, no havendo mais para onde prosperar.

14

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


DE OLHO NO ENEM
ENGLISH - THE UNIVERSAL LANGUAGE ON THE INTERNET? Generally speaking, English is the universal language on the Internet, but it has no ofcial status, and it will never have. The reasons for the position of English are the imperialism and economical and political importance of English-speaking countries. Linguistically, English is extremely unsuitable for international communication, and the actual wide use of English tends to polarize the world into Internet users and Internet illiterates. The position of English can only be altered by major world-scale political and economical changes, such as increasing importance of the European Union or a coalition between Japan and China. Such powers might wish and be able to promote a language other than English, possibly a constructed language, for international communication. Alternatively, or in addition to this, the technology of machine translation may allow people to use their own language in international communication. In general, the universal language on the Internet is English, or more exactly a vague collection of languages called English because their common origin is the national language spoken in England by the English. That national language has spread over the world, and several variants such as American (US) English, Australian English, etc exist. A great number of people whose native language is none of the variants know English as a foreign language. They typically use a more or less simplied variant, e.g. excluding most of the idioms of British, American, Australian etc English. Of course, they make mistakes, and sometimes the English used by people as a foreign language on the Internet is almost incomprehensible to anyone else. In addition, people who use English as their native language do not know how to spell difcult words, since they basically know English as a spoken language. Thus, roughly speaking, the universal language of the Internet is clumsy, coarse and misspelled English. There are exceptions, most importantly national newsgroups in such countries where English is not the native language of the majority. Even in such groups English is used, for instance when people from other countries wish to participate. And a few international groups have a theme like discussing a particular language or culture so that it is natural to assume that the participants have a common language other than English. Moreover, a group which is partly international in the sense of not being purely national might use a language other than English, for instance if the group is intended for people in German-speaking countries.
http://www.cs.tut./~jkorpela/lingua-franca.html

OBJETO DO CONHECIMENTO

COMPREENDENDO O TEXTO
COMPRENSIN DE TEXTOS DEFINICIONES TERICAS
COMPRENSIN
(Del latn comprehendere, de cum, con y prehendere, coger). Accin y efecto de comprender. Facultad, capacidad o perspicacia para entender y penetrar las cosas. Actitud comprensiva o tolerante. Es el conjunto de cualidades que integran una idea. Asumindose como entendimiento, inteleccin, aprehensin, agudeza, inteligencia o talento.

LECTURA
(Del latn lectura). Accin de leer. Interpretacin de una obra, especialmente literaria, y por su extensin, de un suceso o acontecimiento. Interpretacin del sentido de un texto segn ms valores y estudio de l de acuerdo a sus variantes.

LEER
(Del latn legere). Mirar los signos escritos o impresos en un texto entendiendo lo que signica. Comprende el sentido de cualquier tipo de signos.

COMPRENSIN DE TEXTOS
En el campo pedaggico es la serie de ejercicios de lectura que tiene como objetivo que el alumno comprenda el texto que lee. Es un aspecto esencial para la posterior comprensin de las enseanzas. La lectura se considera como la organizacin y transformacin de estructuras semnticas en la cabeza del lector. El texto constituye parte de un proceso de comunicacin indirecta entre el autor y su lector. Est considerada como la actividad ms importante que se realiza en todo proceso de real aprendizaje. El proceso intelectual por medio del cual se aprende el sentido de un texto. Sin el conocimiento preciso del signicado de los trminos contenidos en la lectura es difcil lograr la comprensin total, as como un avance lento del mismo. La pobreza de vocabulario maniesta una defectuosa comprensin.

EL TEXTO Y SU ESTRUCTURA
La distribucin y orden del texto u obra se presenta de la siguiente manera: 1. EL TEXTO (Del latn textus). Documento escrito general; conjunto de palabras que constituyen el contenido o el cuerpo de una obra. Viene a ser una unidad semntica estructural cuyo elemento bsico es el prrafo. El texto es una estructura totalizada con elementos ordenados que dan a conocer un mensaje.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

15

Enem em fascculos 2013


2. ESTRUCTURA DEL TEXTO a) La idea principal Es la que se destaca sobre el resto, por ser la ms importante del texto, tiene concordancia con el anlisis temtico. Se aplica tambin a la oracin o proposicin de la que dependen sintcticamente una o ms oraciones o proposiciones. No formula ejemplos, no entra en detalles o especicaciones. b) La idea secundaria Son aquellas de menor importancia en comparacin con la consideracin fundamental, complementan la idea principal. En un texto pueden existir una o varias, aportan criterios especcos. Su nalidad argumentar, vericar, comparar, ejemplicar, repetir y enunciar. c) El tema Es la idea o asunto del que trata un texto. Es un enunciado que resume todo lo expuesto, de manera general. En otras palabras es el motivo, fondo o contenido del texto. d) El ttulo Es la palabra o palabras con que se da a conocer el contenido del texto (encabezamiento o cabecera). Una frase nominal (no tiene ncleo), es ms precisa y clara en relacin con el tema y la idea principal.
http://pt.scribd.com/doc/

traducir estos benecios en una reduccin acelerada de los niveles de pobreza. Este argumento no es nuevo, pero cobra un sentido rabiosamente actual al considerar algunos de los asuntos centrales de la agenda internacional como el encarecimiento de las materias primas, la reduccin de la ayuda al desarrollo o la combinacin de corrupcin e ingeniera nanciera que permite a numerosos gobernantes y empresas multinacionales multiplicar sus benecios y evadir buena parte de sus impuestos. La ltima dcada ha visto cmo los precios medios de los recursos energticos y minerales que se producen en frica llegaban a triplicarse. Este encarecimiento ha estado directamente vinculado a los niveles sostenidos de crecimiento econmico que ha experimentado la regin, por encima del 5% anual. Sin embargo, los datos muestran que este crecimiento ha sido capturado en buena medida por el 10% ms rico de pases como Gabn, Nigeria, Angola o Guinea Ecuatorial, en donde las compaas internacionales se han compinchado con una clase dirigente corrupta para depredar a las sociedades africanas los monumentales benecios de este negocio.
Por: Gonzalo Fanjul | 27 de mayo de 2013 http://blogs.elpais.com/3500-millones/2013/05/

Texto I
3500 MILLONES Ideas irreverentes contra la pobreza. 3500 millones es la mitad de la poblacin mundial. 3500 millones de personas condenadas cada da a la pobreza. O no? Este blog es el relato de la contra-crisis y de sus protagonistas. Vivencias e iniciativas desde cada rincn del planeta que demuestran que lo ms correcto es tambin lo ms inteligente. CORRUPTOS Y MULTINACIONALES SAQUEAN FRICA

QUESTO COMENTADA
Compreendendo a Habilidade
Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informaes, tecnologias e culturas.

C-2

H-6

Segundo o fragmento: la inequidad impide a los pases africanos ricos en recursos naturales traducir estos beneficios en una reduccin acelerada de los niveles de pobreza, somente no podemos armar sobre la inequidad: a) O contrrio de equidad, desigualdade, injustia, causadora do acelerado aumento da pobreza. b) Seu conceito tem sido considerado sinnimo de desigualdade. c) Enquanto desigualdade implica diferena entre indivduos ou grupos de populao, inequidad representa a qualicao desta diferena como injusta. d) a falta de equidade. e) Os bandidos cometem crimes, como sequestrar, violar, roubar, pr uma bomba em um carro e deton-la perto de uma escola.

Espaa y el Gobierno de Guinea festejan sus lazos imperecederos en el Congreso de los Diputados (febrero de 2011). Foto: EFE.

Comentrio
La falta de equidad es inequidad. Iniquidad es maldad o injusticia grandes. La situacin social del pas muestra inequidad. Los bandidos cometen iniquidades, como matar, secuestrar, violar, poner un carro bomba o una mina antipersonal. La inequidad social se reere a una situacin en la que no todas las personas y ciudadanos de una misma sociedad, comunidad o pas, tienen los mismos derechos.
Resposta correta: e

Cmo se explica que Guinea Ecuatorial se encuentre en el nmero 45 del ranking de pases por renta per capita y en el 136 cuando se trata de medir su desarrollo humano (que considera los niveles de educacin y salud, adems de la riqueza)? Por qu Angola, cuya renta por habitante es casi el doble de la de Vietnam, soporta niveles de mortalidad infantil siete veces ms altos? La respuesta a estas preguntas est en un imprescindible informe publicado hace unos das por el Africa Progress Panel, una comisin internacional presidida por el exsecretario general de la ONU Ko Annan. El Africa Progress Report 2013 ofrece una avalancha de datos y argumentos que apuntalan un mensaje fundamental: la inequidad impide a los pases africanos ricos en recursos naturales

16

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


EXERCCIOS DE FIXAO
C-2

H-5

Compreendendo a Habilidade
Associar vocbulos e expresses de um texto em LEM ao seu tema.

Texto II

WEALTH/WELLBEING GAP WEALTH


GNIPER CAPITA RANK 2011 (2005 PPPS) Equatorial Guinea 45 HDI: Human Developmente Index GNI: Gross Mational Income Countries are ranked from 1-187 with 1 being the richest or highest

Botswana 62 Gabon 66

South Africa 79

WELLBENG
Namibia 99

HDI RANK 2011 HDI CHANGE 2006-2011


106

Ranking positions

Angola 110 118 120 123 Congo 131 135 136 137 148 150 152 156 164 173 175 178 179 180 183 186 187 2 2 4 2 1 2 1 5

Nigeria 144 Cameroon 146 Ghana 155 Tanzania Zambia Mali Chad Guinea 162 164 169 171 176

1 7

Sierra Leone Cantral African Republic Niger Zimbabwe Dac

180 181 182 184 186

Source: UNDP (2011), Humon Development Report.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

17

Enem em fascculos 2013


Tras analizar cinco contratos realizados entre 2010 y 2012 en la RD del Congo, los investigadores del informe llegan a la conclusin de que la infravaloracin de los recursos incluidos en las concesiones a compaas registradas en las Islas Vrgenes Britnicas y otros parasos scales supuso para los congoleos una prdida de 1.360 millones de dlares, ms del doble del presupuesto total destinado a salud y educacin. Como sealan los autores, en un pas en el que 7 millones de nios estn fuera de la educacin primaria y la desnutricin es endmica, prdidas de esta envergadura suponen costes humanos altos. Desgraciadamente, el ejemplo de la RD del Congo es la regla, ms que la excepcin. Junto con la incapacidad de gobiernos e inversores para vincular las actividades extractivas a los mercados locales (tras una dcada de boom de las materias primas, la parte fundamental de las exportaciones sigue siendo en forma de productos no procesados, lo que deja el valor aadido de la cadena de produccin en pases ms ricos), la preocupacin fundamental de los investigadores est centrada en la estructura de las inversiones: concesiones y vacaciones scales o regalas inaceptablemente bajas que se benecian de la opacidad del sistema. Para muestra, un botn: entre 2005 y 2009, medio milln de trabajadores de las minas de cobre de Zambia soportaron tipos scales ms altos que los de las grandes empresas mineras que les contrataban. Por si fuera poco, las compaas extranjeras que operan en frica (chinas, indias, brasileas u occidentales) hacen un uso intensivo de artimaas scales como las transacciones entre subsidiarias de la misma compaa (comercio intra-empresa), lo que permite acumular los benecios en pases en los que los impuestos son mucho ms bajos. Solo esta prctica puede haberle costado a frica 38.000 millones de dlares anuales entre 2008 y 2010, ms de la ayuda bilateral total que recibe el continente, lo que da una idea de la importancia que la comunidad del desarrollo concede a este asunto.
http://blogs.elpais.com/3500-millones/2013/05/
C-2

H-5

Compreendendo a Habilidade
Associar vocbulos e expresses de um texto em LEM ao seu tema.

08. Conforme o texto, assinale a informao correta sobre a atual situao de alguns pases africanos: a) Investigadores descobriram que infravalorizao dos recursos investidos nas Ilhas Virgens e em outros parasos scais supe uma perda de mais de um bilho de dlares para os congolenses. b) Em um pas em que 7 milhes de crianas esto fora da educao primria e a desnutrio considerada leve, perdas desta envergadura supem custos humanos altos. c) Os governos africanos possuem uma incapacidade congnita para vincular as atividades extrativas aos mercados locais. d) As companhias estrangeiras que operam na frica fazem uso intensivo de artimanhas scais como as transaes entre subsidirias de uma mesma empresa, o que permite acumular altos nveis de impostos. e) A ajuda frica tem custado j 38 bilhes de dlares comunidade internacional.

DE OLHO NO ENEM
Numerais cardinais 1 2 3 4 5 6 uno (un, una) dos tres cuatro cinco seis siete ocho nueve diez once doce trece catorce quince diecisis diecisiete dieciocho diecinueve veinte 29 30 31 40 50 60 70 80 90 100 101 110 200 300 400 500 600 700 800 900 veintinueve treinta treinta y uno (un, una) cuarenta cincuenta sesenta setenta ochenta noventa cien ciento uno (un, una) ciento diez doscientos/as trescientos/as cuatrocientos/as quinientos/as seiscientos/as setecientos/as ochocientos/as novecientos/as

07. O fragmento: Solo esta prctica puede haberle costado a frica 38.000 millones de dlares anuales entre 2008 y 2010, faz referncia a: a) Por si fuera poco, las compaas extranjeras que operan en frica (chinas, indias, brasileas u occidentales) hacen un uso intensivo de artimaas scales como las transacciones entre subsidiarias de la misma compaa (comercio intraempresa). b) Junto con la incapacidad de gobiernos e inversores para vincular las actividades extractivas a los mercados locales. c) en un pas en el que 7 millones de nios estn fuera de la educacin primaria y la desnutricin es endmica, prdidas de esta envergadura suponen costes humanos altos. d) concesiones y vacaciones fiscales o regalas inaceptablemente bajas que se benecian de la opacidad del sistema. e) ms de la ayuda bilateral total que recibe el continente, lo que da una idea de la importancia que la comunidad del desarrollo concede a este asunto.

7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

18

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


21 22 23 24 25 26 27 28 veintiuno veintids veintitrs veinticuatro veinticinco veintisis veintisiete veintiocho 1.000 1.001 1.010 1.100 2.000 1.000.000 100.000.000 1.000.000.000 mil mil uno (un, una) mil diez mil cien dos mil un milln cien millones mil millones

EXERCCIOS PROPOSTOS
Leia a crnica a seguir, de Mrio Quintana, para responder s questes 01 e 02.

Uno, antes de substantivo masculino singular, torna-se un, e, antes de substantivo feminino singular, torna- se una. Ex.: Estoy leyendo un libro muy bueno / Estou lendo um livro muito bom. Me llam una amiga por telfono / Uma amiga me chamou pelo telefone. Os cardinais de 1 a 30 so escritos em uma s palavra. Ex.: diecisis (dezesseis), dieciocho (dezoito), veintitrs (vinte e trs) etc. De 31 at 99, so escritos em trs palavras, unindo-se a unidade e a dezena com a conjuno y. Ex.: treinta y dos (trinta e dois), cuarenta y cinco (quarenta e cinco), noventa y siete (noventa e sete) etc. De 101 em diante no h conjuno entre os nmeros. Ex.: ciento uno (cento e um), trescientos veinte (trezentos e vinte), mil veintitrs (mil e vinte e trs) etc. Os milhares so separados por ponto (.) e os decimais por vrgula (,). Ex.: 3.000 (tres mil / trs mil), 2,5 (dos coma cinco / dois vrgula cinco). O cardinal mil millones corresponde a um bilho em portugus.
http://michaelis.uol.com.br/escolar/espanhol/

ANOTAES

Desde pequeno, tive tendncia para personicar as coisas. Tia Tula, que achava que mormao fazia mal, sempre gritava: Vem pra dentro, menino, olha o mormao! Mas eu ouvia o mormao com M maisculo. Mormao, para mim, era um velho que pegava crianas! Ia pra dentro logo. E ainda hoje, quando leio que algum se viu perseguido pelo clamor pblico, vejo com estes olhos o Sr. Clamor Pblico, magro, arquejante, de preto, brandindo um guarda-chuva, com um gog protuberante que se abaixa e levanta no excitamento da perseguio. E j estava devidamente grandezinho, pois devia contar uns trinta anos, quando me fui, com um grupo de colegas, a ver o lanamento da pedra fundamental da ponte Uruguaiana-Libres, ocasio de grandes solenidades, com os presidentes Justo e Getlio, e gente muita, tanto assim que fomos alojados os do meu grupo num casaro que creio fosse a Prefeitura, com os demais jornalistas do Brasil e Argentina. Era como um alojamento de quartel, com breve espao entre as camas e todas as portas e janelas abertas, tudo com os alegres incmodos e duvidosos encantos de uma coletividade democrtica. Pois l pelas tantas da noite, como eu pressentisse, em meu entredormir, um vulto junto minha cama, sentei-me estremunhado* e olhei atnito para um tipo de chiru*, ali parado, de bigodes cados, pala pendente e chapu descido sobre os olhos. Diante da minha muda interrogao, ele resolveu explicar-se, com a devida calma: Pois ! No v que eu sou o sereno...
Mrio Quintana, As cem melhores crnicas brasileiras.

GLOSSRIO: estremunhado: mal acordado. chiru: que ou aquele que tem pele morena, traos acaboclados (regionalismo: Sul do Brasil).

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

19

Enem em fascculos 2013


C-7

H-22

Compreendendo a Habilidade
Relacionar, em diferentes textos, opinies, temas, assuntos e recursos lingusticos.

C-4

H-12

Compreendendo a Habilidade
Reconhecer diferentes funes da arte, do trabalho da produo dos artistas em seus meios culturais.

01. No incio do texto, o autor declara sua tendncia para personicar as coisas. Tal tendncia se manifesta na personicao dos seguintes elementos: a) Tia Tula, Justo e Getlio. b) mormao, clamor pblico, sereno. c) magro, arquejante, preto. d) colegas, jornalistas, presidentes. e) vulto, chiru, crianas.
C-7

04. Leia o texto a seguir.

H-22

Compreendendo a Habilidade
Relacionar, em diferentes textos, opinies, temas, assuntos e recursos lingusticos.

02. A caracterizao ambivalente da coletividade democrtica (L. 11-12), feita com humor pelo cronista, ocorre tambm na seguinte frase relativa democracia: a) Meu ideal poltico a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivduo, e nenhum, venerado. (A. Einstein) b) A democracia a pior forma de governo, com exceo de todas as demais. (W. Churchill) c) A democracia apenas a substituio de alguns corruptos por muitos incompetentes. (B. Shaw) d) uma coisa santa a democracia praticada honestamente, regularmente, sinceramente. (Machado de Assis) e) A democracia se estabelece quando os pobres, tendo vencido seus inimigos, massacram alguns, banem os outros e partilham igualmente com os restantes o governo e as magistraturas. (Plato)
C-7

H-21

Compreendendo a Habilidade
Reconhecer, em textos de diferentes gneros, recursos verbais e no verbais utilizados com a nalidade de criar e mudar comportamentos e hbitos.

Mulher com o violo Georges Braque

MAFALDA
ELA TINHA QUE DEIXAR SUA OPINIO SOBRE O MUNDO...

Ao lado de Pablo Picasso, liderou o desenvolvimento do cubismo. Braque e outros cubistas tentaram representar as formas geomtricas bsicas dos temas, estes, s vezes, tornam-se irreconhecveis. Foi um dos primeiros criadores de colagens, colava pedaos de pano, jornais e outros materiais nas pinturas para enriquecer a composio. Assim Braque deniu seu trabalho: Amo a regra que corrige a emoo. Amo a emoo que corrige a regra. Junto com Pablo Picasso, ele inventou o cubismo, revolucionando a pintura. Com relao ao Cubismo, esttica a que pertenceu Braque, correto armar que a) ilustrou o conceito de quadro-objeto, convidando o observador ao raciocnio mais demorado, por obrig-lo a considerar as estruturas da composio e dos contrastes de elementos. b) os integrantes desse importante movimento tomaram o conceito naturalista como padro esttico na produo de suas obras. c) o movimento se afastou da pesquisa esttica em funo do carter dramtico e passional na produo da obra de arte. d) essa esttica buscava dar forma ao mundo dos sonhos, baseando-se no automatismo psquico, distanciando-se de qualquer conceito esttico rgido. e) buscava um efeito visual produzido pela ausncia do esboo prvio e utilizao de cores puras.

03. O efeito de sentido responsvel pela comicidade na tirinha acima, da personagem Mafalda (do cartunista argentino Quino) a) a oscilao entre dois diferentes sentidos para a palavra sobre (indicando ora lugar, ora assunto), os quais vm se somar construo do sentido da tirinha. b) a onomatopeia referente ao sopro de Mafalda, metaforizando a necessidade de novos ares, para novos caminhos sobre o mundo. c) a inclinao do globo para a direita, indicando a postura e os caminhos de uma globalizao neoliberal (a qual vitimizou a economia argentina). d) o voo impreciso da mosca em torno do lustre, aceso, sugerindo ora a efemeridade, ora a inconstncia da razo, sobretudo a losco-poltica. e) a inconstncia sionmica de Mafalda, indicando as incertezas sobre o mundo que assolam os pases em desenvolvimento representados na tirinha.

20

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


C-4

H-12

Compreendendo a Habilidade
Reconhecer diferentes funes da arte, do trabalho da produo dos artistas em seus meios culturais.

C-4

H-12

Compreendendo a Habilidade
Reconhecer, em textos de diferentes gneros, recursos verbais e no verbais utilizados com a nalidade de criar e mudar comportamentos e hbitos.

05. Observe as imagens a seguir.

06. Observe a imagem e o texto que a segue:

Insercion en Circuito Ideologico, do colombiano Edwin Snchez

Hlio Oiticica, Parangol. Capas de vestir que envolvem passista de uma escola de samba em dana improvisada em espao com formas expressivas.

Di Cavalcante Carnaval II, 1965, leo sobre tela, 114 cm 146 cm

Tarsila do Amaral Carnaval em Madureira, 1924, leo sobre tela, 76 cm 63 cm, Fundao Jos e Paulina Nemirovsky, So Paulo, SP.

Glauco Rodrigues Samba-enredo, 1929-2004, leo sobre tela, acervo da CEF

A instalao Insercion en Circuito Ideologico , do colombiano Edwin Snchez, remete s violentas lutas em seu pas de origem, exibindo imagens de uma arma adquirida no mercado negro. Essa concepo de arte insere-se no contexto da esttica conceitual. Com relao a essa corrente artstica, assinale a alternativa em que identicamos um aspecto inerente a ela. a) A arte conceitual considera o carter mental da criao acima da aparncia e existncia nal de uma obra, produzindo uma releitura do objeto. b) A arte conceitual destaca o conceito base de obra de arte inferior prpria obra concebida. Valorizando o gurativismo abstrato. c) A arte conceitual ressalta as caractersticas funcionais da obra de arte e seu potencial decorativo, resgatando o elemento naturalista da produo acadmica. d) A arte conceitual resgata o gurativismo, retomando a importncia do objeto e sua beleza esttica, fundamentado na tradio da arte. e) A arte conceitual inspira-se nas obras da esttica dadasta, valorizando o objeto como forte elemento de comunicao gurativa e naturalista, afastando-se da subjetividade artstica.
C-2

Goeth (1949-1822) sublinhou com justeza que o carnaval a nica festa que o povo se d a si mesmo, o povo no recebe nada, no sente venerao por ningum, ele se sente o senhor, e unicamente o senhor (no h convidados, nem espectadores, todos so senhores); em segundo lugar, a multido tudo, menos melaclica: desde que o sinal da festa soa, todos, mesmo os mais graves, depem sua gravidade.
Mikhail Bekhtin. A cultura popular na Idade Mdia e no Renascimento. Braslia ed. UnB, 1996, p. 217-8 (adaptado)

H-6

Compreendendo a Habilidade
Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informaes, tecnologias e culturas.

Leia o texto a seguir.


THE COMPUTER IS A WONDERFUL FOR INSTANCE... IF I TURN IT OFF, I CAN SEE AN EXCELLENT REFLECTION OF MYSELF

Considerando as imagens e o texto apresentados, assinale a opo correta. a) A obra Parangol, de Hlio Oiticica, convergente com a ideia de livre participao popular na festa de carnaval. b) A obra Carnaval em Madureira evidencia o repdio de Tarsila do Amaral aos princpios formais cubistas, principalmente aos formulados por Lger. c) Na obra Caranaval II, Di Cavalcante representou, por meio de guras exclusivas da cultura carioca, o ambiente catico e desordenado do carnaval. d) Para criar profundidade espacial na obra Samba-enredo, Glauco Rodrigues utilizou recursos tcnicos da perspectiva linear. e) As obras de Di Cavalcante e Tarsila rompem com a lgica do gurativismo naturalista, situando-se no fundamento meramente conceitual.

04. O gnero textual tirinha ilustra muito bem o cotidiano de maneira bem humorada e objetiva. Na tirinha acima Gareld demonstra a) desconforto quanto ao uso do computador e preocupao com sua aparncia reetida na tela. b) insegurana quanto ao uso do computador e narcisismo exacerbado. c) intimidade com o uso do computador e descontentamento com sua aparncia reetida na tela. d) desconhecimento quanto ao uso prtico do computador e contentamento com a sua imagem reetida na tela. e) incapacidade quanto ao uso do computador e menosprezo sua imagem reetida na tela.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

21

Enem em fascculos 2013


C-2

H-5

Compreendendo a Habilidade

Associar vocbulos e expresses de um texto em LEM ao seu tema. H-6 Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informaes, tecnologias e culturas.

Leia o anncio a seguir.

09. De acordo com a charge a) a desigualdade social tem sido tratada com equidade e justia. b) a desigualdade social tem sido tratada de forma coerente. c) a desigualdade social tem sido tratada com inequidade. d) a desigualdade social tem sido tratada com fraternidade. e) a desigualdade social tem sido tratada com descaso.
C-2

H-6

Compreendendo a Habilidade
Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informaes, tecnologias e culturas.

Texto BRASIL CONDONA 900 MILLONES DE DLARES EN DEUDA AFRICANA Entre los 12 pases que se beneciarn estn Tanzania, Zambia y Repblica del Congo. LEANING TOWER... OF LONDON A surveyors report has revealed that one of Britains bestloved landmarks has a signicant lean. Big Ben, Londons most famous clock tower, is suffering from subsidence and already leaning almost half a metre from vertical. The 96.3-metrehigh tower, which stands at the north end of the Palace of Westminster and Houses of parliament, was built in 1858 to a Gothic Revival design by Augustus Pugin. It is expected to cost hundreds of millions of euros to repair. Speak Up Ano XXIV N 296 Pg 45 05. A palavra subsidence foi utilizada na passagem acima a) para revelar um problema estrutural na torre do Big Ben. b) para enfatizar o estilo arquitetnico da torre do Big Ben. c) para destacar a altura da torre do Big Ben. d) para ressaltar a importncia turstica da torre do Big Ben. e) para demonstrar respeito pela histria do Big Ben.
C-2

Dilma Rousseff saluda al egipcio Mohamed Morsi. / Simon Maina (AFP)

H-8

Compreendendo a Habilidade
Reconhecer a importncia da produo cultural em LEM como representao da diversidade cultural e lingustica.

LA DESIGUALDAD

malcomiks@yahoo.com.br

DGAME JOVEN, A UD. CMO LO TRATA LA DESIGUALDAD SOCIAL?

venuschkas.blogspot.com

El Gobierno brasileo ha anunciado este sbado la cancelacin de casi 900 millones de dlares en deuda externa de pases africanos en el marco de un plan para aumentar la nanciacin del continente. Casi toda es cancelacin, ha sealado un portavoz de la Presidencia brasilea, Thomas Traumann, en declaraciones desde Addis Abeba, la capital de Etiopa, donde se celebran este sbado los actos por el 50 aniversario de la fundacin de la Unin Africana. Traumann ha sealado que ser la presidenta, Dilma Rousseff, quien anunciar la creacin de una nueva agencia de desarrollo y conrmar la cancelacin de esta deuda externa africana con Brasil. La legislacin brasilea impide la concesin de crditos y ayuda nanciera a pases con deudas importantes. La nueva ayuda brasilea se destinar principalmente a infraestructuras, agricultura y programas sociales, segn Traumann. Entre los 12 pases que se beneficiarn de la medida est Tanzania, que debe a Brasil 237 millones de dlares, Zambia o la Repblica del Congo, todos ellos con importantes recursos naturales como gas, petrleo o cobre. Esta deuda procede sobre todo de los aos setenta y ya haba sido renegociada. Brasil tiene el conocimiento de lo que llamamos tropicalizar los cultivos europeos. Tenemos la tecnologa. La idea es buscar un modo de transferir esa tecnologa de Brasil a los pases africanos, ha explicado Traumann. Los pases del bloque BRIC (Brasil, China, India y Rusia) son los principales inversores en frica. Brasilia es la capital de Amrica Latina con el mayor nmero de embajadas de pases africanos, que hoy suman

22

U$S

S.O.S

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

Enem em fascculos 2013


18, segn EFE. Ese inters diplomtico va unido a un fuerte crecimiento de los vnculos comerciales con el continente africano, que pasaron de 5.000 millones de dlares en 2000 hasta los 26.500 millones de dlares en 2012. Este es el tercer viaje de Rousseff a un pas africano en lo que va de ao, lo que, segn el ministro brasileo de Relaciones Exteriores, Antonio Patriota, rearma el inters estratgico que su pas le otorga a ese continente.
REUTERS Addis Abeba 26 MAY 2013 - 02:45 CET http://economia.elpais.com/economia/2013/05/26/actualidad/

10. Pelo que se percebe no texto, tropicalizar los cultivos signica a) perdoar toda a dvida africana para com o Brasil. b) transferir tecnologia de cultivo europeu do Brasil aos pases africanos. c) interesse diplomtico unido a um forte crescimento de vnculos comerciais entre Brasil e frica. d) aumentar o nanciamento agrcola por parte do governo brasileiro junto ao continente africano. e) criar uma agncia de desenvolvimento e de cancelamento da dvida externa africana para com o Brasil.

GABARITOS
EXERCCIOS DE FIXAO 01 b 02 b 03 c 04 d 05 b 06 d 07 a 08 a

EXERCCIOS PROPOSTOS 01 b 06 a 02 b 07 d 03 a 08 a 04 a 09 c 05 c 10 b

Expediente
Superviso Grca: Andra Menescal Superviso Pedaggica: Marcelo Pena Gerente do SFB: Fernanda Denardin Coordenao Grca: Felipe Marques e Sebastio Pereira Projeto Grco: Joel Rodrigues e Franklin Biovanni Editorao Eletrnica: Erbnio Rodrigues Ilustraes: Erbnio Rodrigues Reviso: Iakob Mota, Tesoro Hinojosa, Wagner Ximenes.
OSG.: 74858/13

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias

23

You might also like