You are on page 1of 11

HISTRIA

01. Durante o reinado de Hamurbi na Babilnia (1792 1750 a.C.), foi escrita uma relao de sentenas legais que, modernamente, conhecida pelo nome de Cdigo de Hamurbi. O objetivo da obra era (A) estabelecer uma ordem constitucional para fundar o Estado imperial mesopotmico. (B) enaltecer a pessoa do rei, associando-a ao poder, justia e sabedoria. (C) proporcionar aos cidados do imprio um cdigo legal universal e aplicvel a todas as situaes conflituosas. (D) impor a lei do Talio como norma exclusiva para a ordem constitucional mesopotmica. (E) promover a igualdade jurdica entre todos os sditos do rei. 02. No bloco superior abaixo, so listados alguns lderes que atuaram no perodo republicano da Antiga Roma; no inferior, so citadas aes desses lderes. Associe corretamente o bloco inferior ao superior. 1 - Otvio 2 - Caio Mrio 3 - Tibrio Graco 4 - Pompeu ( ) Operou uma reforma militar que permitiu o recrutamento de soldados entre a populao mais pobre de Roma. ( ) Acumulou uma srie de ttulos e cargos e acabou por estabelecer em Roma o sistema poltico imperial. ( ) Tentou implementar uma reforma que permitisse a distribuio de terras pblicas entre os cidados mais pobres de Roma. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) 2 1 4. (B) 1 2 4. (C) 2 1 3. (D) 1 2 3. (E) 3 4 2.
2

03. Um dos elementos essenciais nas relaes sociais da Idade Mdia Ocidental foi a instituio da vassalagem, difundida desde o reinado de Carlos Magno, que consistia em (A) um juramento de compra de terras por um vassalo a um senhor, as quais eram trabalhadas por servos. (B) uma relao de dependncia pessoal que vinculava, por meio de um juramento, um senhor a um subordinado, vassalo. (C) uma concesso temporria de terras do rei a funcionrios especializados da alta administrao, que exploravam o trabalho dos servos da gleba. (D) uma relao contratual entre um senhor e seus servos, que prestavam servios em troca de proteo. (E) um contrato revogvel de prestao de servios temporrios por parte de um cavaleiro profissional, a servio de um senhor. 04. Leia o enunciado abaixo. A expanso portuguesa no pode nem deve ser vista como um processo acumulativo: foi marcado por continuidades e descontinuidades, e por quebras e transformaes nos padres das suas atividades, do Atlntico ao ndico, da ndia ao Atlntico Sul, do Brasil frica.
BETHENCOURT, Francisco; CURTO, Diogo Ramada (dir.). A expanso martima portuguesa, 14001800. Lisboa: Edies 70, 2010. p. 8.

A partir da leitura do enunciado, considere as seguintes afirmaes. I - A reduzida capacidade demogrfica da metrpole portuguesa no impediu a constante emigrao com destino, principalmente, ao Brasil. II - O trfico de escravos, iniciado pelos portugueses, no tardou a envolver, na Amrica, os domnios coloniais de Espanha, Inglaterra, Frana e Holanda. III- A Amrica Portuguesa foi um exemplo de colnia de povoamento, que serviu para o envio dos excedentes populacionais da metrpole. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas Apenas Apenas Apenas Apenas I. II. I e II. I e III. II e III.
UFRGS CV/2013 HIS

05. Leia o segmento abaixo. O rei tomou o lugar do Estado, o rei tudo, o Estado no mais nada. Ele o dolo a quem se oferecem as provncias, as cidades, as finanas, os grandes e os pequenos, em uma palavra, tudo.
JURIEN, Pierre. Apud ELIAS, Norbert. A sociedade de corte. Rio de Janeiro, Zahar, 2001. p. 133.

Essa afirmao de um contemporneo de Lus XIV, na Frana, diz respeito a uma forma de governo que ficou conhecida como (A) monarquia constitucional. (B) autocracia desptica oriental. (C) autocracia parlamentar. (D) monarquia absolutista. (E) tirania teocrtica. 06. Leia o enunciado abaixo. A sede insacivel do ouro estimulou a tantos a deixarem suas terras e a meterem-se por caminhos to speros como so os das minas, que dificultosamente se poder dar conta do nmero de pessoas que atualmente l esto (...). Cada ano, vm nas frotas quantidades de portugueses e de estrangeiros para passarem s minas. Das cidades, vilas e recncavos e sertes do Brasil, vo brancos, pardos e pretos, e muitos ndios, de que os paulistas se servem.
ANTONIL, Andr Joo. Cultura e opulncia do Brasil. So Paulo: Melhoramentos; Braslia: INL, 1976. p. 167. [1 edio: 1711].

A descrio acima refere-se sociedade formada na regio das Minas Gerais, no sculo XVIII. A respeito dessa sociedade, considere as seguintes afirmaes. I - A possibilidade de ascenso social era mais facilitada do que na atividade aucareira empreendida no Nordeste. II - A riqueza gerada promoveu o desenvolvimento de uma agricultura em grande escala, voltada para a exportao. III- O desenvolvimento acarretou uma sociedade urbana, heterognea, composta por comerciantes, funcionrios reais, profissionais liberais e escravos. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) Apenas II e III.

UFRGS CV/2013 HIS

07. Observe o mapa abaixo.

Adaptado de: MAEDER, Ernesto. Los problemas de limites entre Espaa y Portugal en el Rio de la Plata. Resistencia: Instituto de Investigaciones Geohistricas, 1986. p. 29.

A anexao de sete redues guaranis aos domnios lusitanos na Amrica, em 1801, significou a concretizao de uma expanso idealizada, pelo menos, desde meados do sculo XVIII. A respeito dessa anexao, considere as seguintes afirmaes. I - Foi uma campanha militar coordenada desde Lisboa, que contou com a presena de oficiais de alta patente, dada a importncia estratgica do territrio. II - Representou um significativo impacto demogrfico no Rio Grande de So Pedro, diante do acrscimo de milhares de ndios populao da capitania. III- Houve, por parte das lideranas indgenas missioneiras, uma participao destacada na conquista, pois sem a sua colaborao tal fato no seria possvel. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E)
4

Apenas Apenas Apenas Apenas Apenas

I. II. I e II. I e III. II e III.


UFRGS CV/2013 HIS

08. Em 1815, foi encerrado o Congresso de Viena que tinha como propsito reorganizar o mapa poltico da Europa. A respeito desse Congresso, considere as seguintes afirmaes. I - Foi realizado aps a derrota de Napoleo Bonaparte, que havia alterado o equilbrio de foras na Europa. II - Resultou na formao da Santa Aliana para coibir qualquer tentativa de revoluo liberal. III- Garantiu a Portugal e Espanha ganhos territoriais na Europa, por terem lutado contra as foras napolenicas. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III. 09. Em 1824, outorgada a Constituio do Imprio do Brasil. Entre suas caractersticas, podemos afirmar que (A) dividia os poderes do Estado exclusivamente em Executivo, Legislativo e Magistratura. (B) separava a Igreja Catlica do Estado Laico. (C) previa a Ministro. eleio direta do Primeiro

10. Sobre o trabalho escravo no Rio Grande do Sul do sculo XIX, considere as seguintes afirmaes. I - Deixou de ser utilizado nas estncias de criao de gado, pois a atividade pecuria tornou-se exclusiva dos trabalhadores livres. II - Promoveu o desenvolvimento da produo de charque e incrementou o trfico de escravos para o Rio Grande do Sul. III- Esteve presente tambm nos espaos urbanos, para execuo de servios domsticos. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I. Apenas II. Apenas I e II. Apenas II e III. I, II e III.

11. Leia o enunciado abaixo. A escravido levou consigo ofcios e aparelhos, como ter sucedido a outras instituies sociais. (...) Um deles era o ferro ao pescoo, outro o ferro ao p; havia tambm a mscara de folha de flandres.(...) Era grotesca tal mscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcana sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, venda, na porta das lojas.
ASSIS, Machado de. Pai contra me. Disponvel em: <http://www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 14 nov. 2012.

Com base no texto de Machado de Assis, considere as seguintes afirmaes. I - Sem ser participante de movimentos abolicionistas, abordou o tema da escravido, criticando-a em algumas de suas obras. II - Por viver durante a vigncia do sistema escravocrata, condenou o engajamento na causa abolicionista. III- Por ser negro, explorou o sistema escravista como tema recorrente de suas obras, no perodo final do Imprio brasileiro. Quais esto corretas? (A) (B) (C) (D) (E) Apenas I. Apenas II. Apenas III. Apenas II e III. I, II e III.
5

(D) estabelecia o voto universal e secreto para a populao masculina. (E) dividia os Executivo, Moderador. poderes do Estado em Legislativo, Judicirio e

UFRGS CV/2013 HIS

12. A Primeira Repblica no Brasil (1889-1930) iniciou com um golpe militar que derrubou a monarquia. Depois de alguns anos de profundas crises, o novo regime foi-se consolidando. A esse respeito, considere as afirmaes abaixo. I - Uma figura muito comum no perodo a do coronel, geralmente um dos grandes proprietrios rurais nos municpios interioranos, o qual controlava parte da populao local, que o apoiava em lutas polticas. II - Com a ampla autonomia permitida pela Constituio de 1891, estados mais ricos e populosos, e com economia integrada ao mercado, acabaram impondo seus interesses ao restante do pas. III- A instabilidade gerada pelo golpe de 15 de novembro de 1889 acarretou uma sucesso de governos militares que caracterizaram a poltica brasileira ao longo de todo o perodo da Primeira Repblica. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

13. Leia os versos abaixo, referentes conjuntura de contestao do domnio do Partido Republicano Rio-grandense, no governo do Rio Grande do Sul. Veio ao mundo to flaquito, To esmirrado e chochinho, Disse espantada a comadre: Virgem do cu, Santo Padre! Isto gente ou passarinho? Tinha j mudado os dentes E andava de camisola O Chimango, um tramanzola, Molhava noite o pelego; Tinha medo de morcego, Corria, vendo pistola. No meio da gurizada, Quando brincava de lao, Era o Chimango o paiao, Nunca acertava pealo; E se montava a cavalo, No troteava... era no passo.
JUVENAL, Amaro. Antonio Chimango: Poemeto campestre (stira poltica). Pseud. de Ramiro Fortes Barcellos. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1982. p. 14 e 24. (estrofes 12, 44 e 45).

Esses versos, publicados por Ramiro Barcelos, influenciaram a designao de chimangos, aplicada a um grupo poltico identificado com a (A) Revoluo Farroupilha. (B) Revoluo Federalista de 1893. (C) Revolta da Armada. (D) Revoluo de 1923. (E) Revolta de Canudos.

UFRGS CV/2013 HIS

14. Em 1918, encerrava-se a Primeira Guerra Mundial, que se caracterizou pelo confronto armado direto entre as principais potncias europeias. A respeito do trmino dessa guerra, considere as seguintes afirmaes. I - Alm da adoo do regime republicano, a Alemanha foi forada a pagar indenizaes pelos danos causados aos pases vencedores. II - Apesar das perdas econmicas e demogrficas, a guerra no abalou a hegemonia da Europa que manteve seu poderio intato. III- A ustria e a Hungria como estados independentes surgiram do colapso do Imprio Habsburgo. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

15. Em 1924, grupos de militares rebeldes, que ficaram conhecidos como tenentes, revoltaram-se em So Paulo e no Rio Grande do Sul. O movimento paulista liderado por Miguel Costa; e o rio-grandense, por Lus Carlos Prestes, unidos, iniciaram uma marcha de protesto que percorreu o pas at 1927 e ficou conhecida como Coluna Prestes. Uma das principais movimento foi caractersticas do

(A) a alta mobilidade dos rebeldes que percorreram o interior do pas, evitando os choques diretos com as foras legalistas. (B) o combate s tropas legalistas em batalhas constantes, demoradas e sangrentas. (C) o levante das massas urbanas descontentes, provocado pela passagem do grupo nas grandes cidades do litoral do pas. (D) a extino da hierarquia interna do Exrcito, ocasionando a revolta dos sargentos e dos cabos. (E) a cooptao de operrios, ligados ao movimento anarquista.

16. A Revoluo de 30 promoveu uma ruptura da ordem constitucional, levando ao poder o riograndense Getlio Vargas. A esse respeito, considere as afirmaes abaixo. I - A Revoluo foi uma reao das oligarquias dos Estados da regio sul contra os desmandos e desperdcios do governo da Unio, controlado pelos Estados da regio norte. II - O movimento era em sua maioria composto por militares de alto escalo, desgostosos com os rumos polticos do governo de Washington Luiz. III- A Revoluo foi sustentada por uma coalizo de antigas lideranas poltico-partidrias, militares de baixas patentes e grupos urbanos descontentes. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

UFRGS CV/2013 HIS

17. Observe a figura abaixo.

18. Entre 1939 e 1945, o mundo esteve envolvido na Segunda Guerra Mundial. A respeito dessa guerra, considere as seguintes afirmaes. I - Caracterizou-se pela perseguio de vrios grupos populacionais, sendo alguns deles vtimas de prticas sistemticas de extermnio. II - Trouxe o enfraquecimento geral dos pases europeus e o avano do processo de descolonizao, principalmente na sia e na frica.

Cartaz produzido pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o Estado Novo. In: FAUSTO, Boris. Histria do Brasil. So Paulo: Edusp, 2009. p. 377.

III- Teve como consequncia o fim da diviso ideolgica mundial entre os pases com sistemas polticos inspirados no liberalismo e aqueles baseados no marxismo. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) Apenas II e III.

Em 1 de maio de 1943, por decreto presidencial, foi aprovada uma legislao, at hoje em vigor, que marcou o governo Getlio Vargas. A respeito dessa legislao, correto afirmar que (A) garantiu a extenso dos direitos trabalhistas a todos os trabalhadores rurais do pas Lei da Reforma Agrria. (B) desregulamentou a relao entre o capital e o trabalho, consolidando a livre negociao trabalhista Lei do Trabalho Remunerado. (C) atendeu a demanda no somente dos trabalhadores, mas tambm de muitos setores da sociedade, interessados em ver o pas novamente sob o Estado de Direito Emenda Constitucional. (D) regulamentou o acesso s terras devolutas pertencentes ao Estado, o que beneficiou especialmente os pequenos proprietrios rurais Lei de Terras. (E) reuniu e racionalizou a legislao vigente e introduziu e regulamentou novos direitos na rea trabalhista Consolidao das Leis do Trabalho.

UFRGS CV/2013 HIS

19. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes abaixo, referentes Repblica Popular da China. ( ) No final da dcada de 1950, o Partido Comunista Chins contestou a hegemonia sovitica sobre o bloco comunista, mas nunca rompeu diretamente com Moscou. ( ) A Grande Revoluo Cultural perseguiu diversos intelectuais e tinha, como objetivo, depurar o Partido Comunista Chins das propostas revisionistas. ( ) O lder Deng Xiaoping promoveu mudanas a partir de um plano de reformas que reestruturou a economia chinesa. ( ) A China, aps as reformas econmicas, entrou em uma fase de crescimento acelerado, tornando-se a segunda potncia econmica mundial. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, (A) V V F F. (B) F V V V. (C) F F V V. (D) V V F V. (E) V F V F.

20. Entre 1970 e 1973, o Chile viveu uma experincia de profundas transformaes socioeconmicas, a partir da vitria nas urnas de Salvador Allende. Sobre esse processo, considere as seguintes afirmaes. I - A vitria de Allende foi o resultado de uma aliana de partidos populares, com tendncia marxista, representada pela Unidade Popular. II - O governo da Unidade Popular nacionalizou as riquezas bsicas do pas, especialmente o cobre, iniciando tambm a reforma agrria. III- A derrubada do governo de Allende contou com o apoio do governo norteamericano, caracterizando a interveno militar mais violenta na Amrica Latina. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

21. A reforma partidria brasileira (Lei Orgnica dos Partidos, de dezembro de 1979) visou dividir a oposio e dar uma nova roupagem legenda de apoio ao regime ento vigente. A respeito dessa reforma, correto afimar que uma de suas disposies foi (A) o retorno do pluripartidarismo. (B) o ressurgimento do bipartidarismo. (C) a proibio da criao de novos partidos. (D) o fim do pluripartidarismo. (E) a proibio de legendas de oposio.

UFRGS CV/2013 HIS

22. O colapso da Unio Sovitica, reconhecido oficialmente em dezembro de 1991, foi o resultado da introduo de medidas reformistas que visavam modernizar o socialismo sovitico. A respeito dessas medidas considere as afirmaes abaixo. reformistas,

I - Resultaram no surgimento de novas repblicas, outrora submetidas a Moscou, que exigiam autonomia poltica e territorial. II - Decorreram da ascenso de Mikhail Gorbachev, que instaurou as aes conhecidas como perestroika e glasnost. III- Tinham um ntido carter conservador, e foram gestadas por presso de setores populares insatisfeitos com o rumo do pas. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) Apenas II e III. 23. Na Argentina, os dois mandatos presidenciais de Carlos Menem (1989 a 1999) so considerados como o auge da adoo de medidas de orientao neoliberal. correto afirmar que, no seu conjunto, essas medidas resultaram em (A) desindustrializao do pas devido perda de competividade, o que gerou desemprego. (B) retrao da atividade agropecuria diante da desvalorizao do peso. (C) ampliao de recursos destinados aos programas sociais de combate fome. (D) nacionalizao de empresas e monoplio, por parte do Estado, dos hidrocarburetos. (E) ampliao da capacidade da indstria voltada ao mercado interno.
10

Na 24. Observe a charge abaixo.


Adaptado de: <http://www.nanihumor.com/2012_ 02_01_archive.html>. Acesso em: 31 ago. 2012.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. A charge diz respeito crise pela qual os pases da ........ esto passando desde alguns anos. Entre eles, um dos mais afetados ........, a quem tm sido impostas duras medidas de conteno de gastos pblicos, tanto por seus parceiros de bloco, quanto por organismos internacionais de crdito, entre os quais est ......... . Um dos problemas graves enfrentados pelo pas o alto ......... . (A) Unio Europeia a Inglaterra a Organizao do Tratado do Atlntico Norte (OTAN) custo dos Jogos Olmpicos (B) Unio Europeia a Grcia o Fundo Monetrio Internacional (FMI) ndice de desemprego (C) Amrica do Norte o Canad o Fundo Monetrio Internacional (FMI) ndice de inadimplncia no setor de crdito imobilirio (D) Amrica do Sul o Paraguai a Organizao do Tratado do Atlntico Norte (OTAN) custo da instabilidade poltica (E) Unio Europeia a Itlia o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) ndice de desemprego

UFRGS CV/2013 HIS

25. Observe o mapa abaixo. Resultado das eleies presidenciais norte-americanas (novembro 2012)

As afirmaes abaixo esto relacionadas Guerra da Secesso (1861-1865) e situao polticoeleitoral atual dos EUA. I - O sistema eleitoral norte-americano, desde o final da Guerra da Secesso, passou a utilizar o voto direto nas eleies presidenciais. II - Alguns dos estados que votaram no candidato republicano fizeram parte dos Estados Confederados. III- Os estados que votaram no candidato democrata fizeram parte, na sua maioria, dos Estados da Unio. Quais esto corretas? (A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) Apenas II e III.

UFRGS CV/2013 HIS

11

12

UFRGS CV/2013 HIS

You might also like