You are on page 1of 3

www.observatoriodacritica.com.

br

Resenha do livro Crtica Cult de Eneida Maria de Souza Boletim UFMG N 1361 - Ano 28 - 08.08.2002 Disponvel em: http://www.ufmg.br/boletim/bol1361/oitava.shtml Acesso em 25 jan. 2010.

A crtica da crtica
Livro da Editora UFMG rene ensaios culturais Por Ana Siqueira

Ao longo da dcada de 90, a professora Eneida Maria de Souza produziu reflexes e textos sobre questes relacionadas crtica literria, a partir de sua vinculao crtica cultural e literatura comparada. Os textos foram apresentados em seminrios e congressos e publicados em revistas, algumas vezes a partir de iniciativa pessoal, outras sob encomenda. A perspectiva poltica, presente no trabalho da professora, aposentada pela Faculdade de Letras, permeia todas as discusses, que tambm evocam a transdisciplinariedade e o dilogo com outras tendncias tericas da Amrica Latina, Europa e Estados Unidos. Os textos foram agora reunidos no livro Crtica cult, recentemente lanado pela Editora UFMG.

A obra rene 13 ensaios, que discutem conceitos e tendncias da crtica, como a biogrfica, histrica e poltica, alm de debruar-se sobre reflexes de crticos renomados como Antonio Candido, Silviano Santiago, Beatriz Sarlo, Roberto Schwarz e Ricardo Piglia. Entre os principais autores estrangeiros presentes nos ensaios esto Michel Foucault, Jacques Derrida e Roland Barthes, entre outros. Os ensaios desenvolvem-se a partir de vrios temas. Em Jeitos do Brasil, por exemplo, Eneida de Souza analisa a obra de Caetano Veloso, suas interlocues com a literatura, com a cultura popular e com outros artistas, particularmente com o cantor Joo Gilberto e o cineasta Glauber Rocha. A pesquisadora tambm discute a insero poltica do artista baiano e o dilogo que estabelece com a cultura latino-americana. Em outro ensaio, intitulado Nem samba nem rumba, Eneida de Souza aborda a construo da figura de Carmem Miranda e sua relao com a cultura de massa e o imaginrio que constitui a identidade nacional. Segundo a professora Eneida de Souza, a obra fecha um ciclo em seu prprio trabalho, compreendido pelo contexto histrico de grandes acontecimentos ocorridos nas dcadas de 80 e 90, e incio do sculo 21, como a Perestroika sovitica, a queda do muro de Berlim e os atentados de 11 de setembro. "Eles nos mostraram que temos que reavaliar conceitos que tomvamos como permanentes", explica a professora. Pioneirismo Os estudos culturais comearam a ser sistematizados na dcada de 50 na Inglaterra, sob a influncia do pensamento do terico jamaicano Stuart Hall, e hoje so comuns em quase todo o mundo. No Brasil, a rea comeou a adquirir contornos de objeto de pesquisa na dcada de 70 e a Faculdade de Letras da UFMG foi uma das primeiras a enfoc-la, o que se intensificou com a criao do doutorado em Literatura Comparada, em 1985. A pesquisa em crtica cultural no Brasil levou elaborao de conceitos e interpretaes apropriadas realidade local. "No podemos nos submeter s idias trazidas de pases hegemnicos sem considerar as especificidades de nossa cultura", defende a pesquisadora. Crtica cult situa-se na tendncia da crtica cultural de se aproximar da produo de outros lugares do subcontinente. Esse intercmbio intensificou-se h cerca de dez anos, com o surgimento de projetos conjuntos, com o incremento de nmero de ttulos traduzidos, com a participao de tericos de pases latino-americanos em congressos e outros encontros propcios troca de idias e produo de conhecimento transnacional. "O dilogo com a crtica latino-americana deve levar em conta o imaginrio terico comum ao continente e o que distinto em

sua essncia", diz. A partir desse dilogo e das formulaes prprias da realidade nacional, Eneida de Souza preocupa-se em adotar o "ponto de vista das margens". O livro tambm carrega a marca da superao das fronteiras e da hierarquizao entre as diferentes disciplinas. "No analiso a literatura apenas do ponto de vista intrnseco, mas tambm como valor cultural, que no se ope a outras disciplinas e integrada a uma dimenso histrica e contextual", conclui a professora. Crtica Cult Editora UFMG Autora: Eneida Maria de Souza Nmero de pginas: 186 Preo: R$ 21 (R$ 14,70, se comprado nas Livrarias UFMG: Praa de Servios, telefone 3499-4642, ou no Conservatrio UFMG entrada pela rua Guajajaras,100 telefone: 3218-9346)

You might also like