You are on page 1of 230

O Ano em Que Meus Pais Saram de Frias

O Ano em Que Meus Pais Saram de Frias

Cludio Galperin, Brulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburger

So Paulo, 2008

Governador

Jos Serra

Imprensa Oficial do Estado de So Paulo Diretor-presidente Hubert Alqures

Coleo Aplauso Coordenador Geral Rubens Ewald Filho

Apresentao

A relao de So Paulo com as artes cnicas muito antiga. Afinal, Anchieta, um dos fundadores da capital, alm de ser sacerdote e de exercer os ofcios de professor, mdico e sapateiro, era tambm dramaturgo. As 12 peas teatrais de sua autoria que seguiam a forma dos autos medievais foram escritas em portugus e tambm em tupi, pois tinham a finalidade de catequizar os indgenas e convert-los ao cristianismo. Mesmo assim, a atividade teatral somente se desenvolveu em territrio paulista muito lentamente, em que pese o marqus de Pombal, ministro da coroa portuguesa no sculo 18, ter procurado estimular o teatro em todo o imprio luso, por consider-lo muito importante para a educao e a formao das pessoas. O grande salto foi dado somente no sculo 20, com a criao, em 1948, do TBC Teatro Brasileiro de Comdia, a primeira companhia profissional paulista. Em 1949, por sua vez, era inaugurada a Companhia Cinematogrfica Vera Cruz, que marcou poca no cinema brasileiro, e, no ano seguinte, entrava no ar a primeira emissora de televiso do Brasil e da Amrica Latina: a TV Tupi. Estava criado o ambiente propcio para que o teatro, o cinema e a televiso prosperassem

entre ns, ampliando o campo de trabalho para atores, dramaturgos, roteiristas, msicos e tcnicos; multiplicando a cultura, a informao e o entretenimento para a populao. A Coleo Aplauso rene depoimentos de gente que ajudou a escrever essa histria. E que continua a escrev-la, no presente. Homens e mulheres que, contando a sua vida, narram tambm a trajetria de atividades da maior relevncia para a cultura brasileira. Pessoas que, numa linguagem simples e direta, como que dialogando com os leitores, revelam a sua experincia, o seu talento, a sua criatividade. Da, certamente, uma das razes do sucesso desta Coleo junto ao pblico. Da, tambm, um dos motivos para o lanamento de uma edio especial, dirigida aos alunos da rede pblica de ensino de So Paulo e encaminhada para 4 mil bibliotecas escolares, estimulando o gosto pela leitura para milhares de jovens, enriquecendo sua cultura e viso de mundo. Jos Serra
Governador do Estado de So Paulo

Coleo Aplauso
O que lembro, tenho. Guimares Rosa

A Coleo Aplauso, concebida pela Imprensa Oficial, visa a resgatar a memria da cultura nacional, biografando atores, atrizes e diretores que compem a cena brasileira nas reas de cinema, teatro e televiso. Foram selecionados escritores com largo currculo em jornalismo cultural, para esse trabalho em que a histria cnica e audiovisual brasileiras vem sendo reconstituda de maneira singular. Em entrevistas e encontros sucessivos estreita-se o contato entre bigrafos e biografados. Arquivos de documentos e imagens so pesquisados, e o universo que se reconstitui a partir do cotidiano e do fazer dessas personalidades permite reconstruir sua trajetria. A deciso sobre o depoimento de cada um na primeira pessoa mantm o aspecto de tradio oral dos relatos, tornando o texto coloquial, como se o biografado falasse diretamente ao leitor. Um aspecto importante da Coleo que os resultados obtidos ultrapassam simples registros biogrficos, revelando ao leitor facetas que tambm caracterizam o artista e seu ofcio. Bigrafo e biografado se colocaram em reflexes que se estenderam sobre a formao intelectual e ideolgica do artista, contextualizada naquilo que caracteriza e situa tambm a histria brasileira, no tempo e espao da narrativa de cada biografado.

So inmeros os artistas a apontar o importante papel que tiveram os livros e a leitura em sua vida, deixando transparecer a firmeza do pensamento crtico ou denunciando preconceitos seculares que atrasaram e continuam atrasando nosso pas. Muitos mostraram a importncia para a sua formao terem atuado tanto no teatro quanto no cinema e na televiso, adquirindo, portanto, linguagens diferenciadas analisando-as com suas particularidades. Muitos ttulos extrapolam os simples relatos biogrficos, explorando quando o artista permite seu universo ntimo e psicolgico, revelando sua autodeterminao e quase nunca a casualidade por ter se tornado artista como se carregasse desde sempre, seus princpios, sua vocao, a complexidade dos personagens que abrigou ao longo de sua carreira. So livros que, alm de atrair o grande pblico, interessaro igualmente a nossos estudantes, pois na Coleo Aplauso foi discutido o intrincado processo de criao que concerne ao teatro, ao cinema e televiso. Desenvolveram-se temas como a construo dos personagens interpretados, bem como a anlise, a histria, a importncia e a atualidade de alguns dos personagens vividos pelos biografados. Foram examinados o relacionamento dos artistas com seus pares e diretores, os processos e as possibilidades de correo de erros no exerccio do teatro e do cinema, a diferena entre esses veculos e a expresso de suas linguagens.

Gostaria de ressaltar o projeto grfico da Coleo e a opo por seu formato de bolso, a facilidade para ler esses livros em qualquer parte, a clareza e o corpo de suas fontes, a iconografia farta e o registro cronolgico completo de cada biografado. Se algum fator especfico conduziu ao sucesso da Coleo Aplauso e merece ser destacado , o interesse do leitor brasileiro em conhecer o percurso cultural de seu pas. Imprensa Oficial e sua equipe coube reunir um bom time de jornalistas, organizar com eficcia a pesquisa documental e iconogrfica e contar com a disposio, o entusiasmo e o empenho de nossos artistas, diretores, dramaturgos e roteiristas. Com a Coleo em curso, configurada e com identidade consolidada, constatamos que os sortilgios que envolvem palco, cenas, coxias, sets de filmagem, cenrios, cmeras, textos, imagens e palavras conjugados, e todos esses seres especiais que nesse universo transitam, transmutam e vivem tambm nos tomaram e sensibilizaram. esse material cultural e de reflexo que pode ser agora compartilhado com os leitores de todo o Brasil. Hubert Alqures
Diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de So Paulo

Introduo
A confeco deste roteiro teve um caminho longo e trabalhoso. Talvez as dificuldades tenham surgido exatamente pela forma como o processo comeou. Eu estava morando em Londres, e como muitas vezes olhar para o outro uma forma de olhar para ns mesmos, o olhar de estrangeiro teve um resultado inverso e acabei me voltando para a minha prpria origem, minha infncia e minha cultura. Um amontoado de idias, lembranas, temas, intenes, aparentemente desconexas, comeou a rondar minha cabea. Comecei a tomar notas e tambm a pesquisar. Foi quando li o livro Minha Vida de Goleiro, de Luiz Schwartz, que me deu muita inspirao. Cheguei at a pensar em escrever o roteiro baseado no livro. Decidi procurar um roteirista para me ajudar. Pensei: Preciso de um cara que tenha mais ou menos a minha idade, que tenha morado no bairro do Bom Retiro, de ascendncia judaica, que goste de futebol, escreva bem e seja talentoso.
11

Parecia impossvel reunir todos esses quesitos. Mas, por incrvel que parea, encontrei. Logo no primeiro encontro com Cludio Galperin, contei minhas idias e ele se identificou imediatamente. Trs dias depois, o contratei. Voltei para a Inglaterra e por e-mail e telefone, comeamos a dar forma quele amontoado de idias, que a essa altura havia crescido com todas as idias e lembranas do Cludio. Com muito esforo e inspirao, Cludio alinhavou todas elas, delineou personagens, transformou um amontoado de boas intenes em uma boa histria. Tnhamos ali a base para um bom roteiro: uma narrativa forte, personagens vivos e cativantes, cenas articuladas e situaes bem construdas e saborosas. Escrevemos, ento, trs tratamentos do roteiro e fomos selecionados para participar do Laboratrio de Roteiros do Sundance Institute. A partir de ento, o trabalho foi no sentido de estruturar, limpar, dar ritmo e adensar os personagens e a relao entre eles. Brulio Mantovani entrou no time com todo o seu talento e experincia para trabalhar nesse sentido. Com ele fizemos mais trs tratamentos. Os personagens cresceram, as relaes entre eles se definiram, as intenes dramticas foram clareando e o ritmo encontrando seu equilbrio.

12

Finalmente chegamos a uma verso muito boa e demos o roteiro como acabado e pronto para filmar. Mas por motivos de agenda, tive que adiar a filmagem em um ano, durante o qual fiz a srie Filhos do Carnaval, para a HBO. E um ano muito para estar longe de um roteiro. Quando voltei, achei que gostaria de mexer mais um pouco antes de filmar. Mas Brulio j no tinha mais agenda. Pedi ento para a Anna Muylaert, parceira em diversos trabalhos, ler e comentar a histria.
13

Com sua incrvel sensibilidade para analisar e entender roteiros, Anna me mostrou a possibilidade de mexer em um ponto estrutural que melhoraria o ritmo e a dramaticidade, mantendo a essncia. J estvamos em fase de preparao para as filmagens e mexer no roteiro naquela altura poderia ser perigoso, poderia atrapalhar toda a organizao da equipe e da produo. Mas fiquei convencido de que a sugesto da Anna seria importante e j no conseguiria filmar sem ao menos tentar. Avisei a equipe e a produo e mergulhamos mais uma vez no universo labirntico e misterioso de um roteiro cinematogrfico.

Em uma delicada operao cirrgica, reestruturamos o filme, principalmente do meio para o final. O projeto me pareceu to slido e maduro que pude at modificar ou inventar novas cenas durante a filmagem, com segurana. Gosto muito do roteiro de O Ano em Que Meus Pais Saram de Frias, ganhamos muitos prmios com ele. E posso dizer que foi um privilgio trabalhar com esses trs craques Cludio, Brulio e Anna e cada um foi fundamental para o resultado final.
14

Contamos tambm com a colaborao decisiva de Christiane Riera, a quem chamo de madrinha do filme, porque alm de sua colaborao como dramaturgista, em meus momentos de desnimo, sempre me incentivou e mostrou seu carinho e apreo pelo projeto. A parceria dos co-produtores Rodrigo Saturnino, Caio e Fabiano Gullane, de toda equipe e elenco do filme, em especial Sonia Hamburger, que acompanhou o processo desde as primeiras idias, foi fundamental para o resultado final do trabalho. Franois Truffaut diz que fazer um filme como fazer trs filmes. O primeiro, a base de tudo, o roteiro.

Em O Ano em Que Meus Pais Saram de Frias, essa etapa foi cumprida, em minha opinio, com louvor. Cao Hamburger

Um Ano Incomum Introduzindo o Roteiro


Cao me convidou para acompanhar o desenvolvimento do roteiro de O Ano em Que Meus Pais Saram de Frias quando j havia um terceiro tratamento. A essncia da histria, com todo o seu potencial para virar um grande filme, estava ali. Em se tratando de dramaturgia, o que chamou minha ateno, desde o incio, foi a sutileza e a sensibilidade em abordar um momento to dramtico de nossa histria. Os anos de chumbo da ditadura so mostrados pela contramo de nossa expectativa: atravs do olhar de um menino que sofre com o distanciamento de seus pais, ao mesmo tempo em que se angustia com sua entrada numa nova comunidade e com a participao do Brasil na Copa do Mundo. Havia muitas bolas no ar, mas todas mirando para um nico gol. Apesar de vrias vertentes aparentemente disparatadas, todas se apresentavam da mesma forma. Apresentavam-se como uma espcie de deslocamento das tenses histricas do momento, que se manifestavam no roteiro atravs de opes mais simblicas ou metafricas do que de maneira explcita. Os efeitos do terror da ditadura apareciam no drama domstico e ntimo de Mauro, cuja posio de goleiro no time de bairro traduzia sua dor da

17

18

incerteza e da espera. Esperar no gol, esperar os pais, esperar pela vitria do Brasil. Mauro era um menino de mos atadas, vtima da situao poltica ameaadora e cruel. Essa era uma maneira de se tratar o incio dos anos 70 com muito frescor, como eu jamais havia visto em nosso cinema. O assunto poltico, contundente por excelncia, estava traduzido na intimidade e subjetividade de um menino. Da mesma maneira, tais efeitos avassaladores se disseminavam pela comunidade judaica do bairro que se dividia entre ajud-lo ou no, s vezes por questes religiosas e outras vezes por razes polticas. O dilema tambm era tratado com humor e otimismo, algo corajoso num pas onde o patrulhamento ideolgico das artes ainda parece reinar. Alm disso, era intrigante como a trajetria de Mauro, de certa forma, refletia e sintetizava a questo da dispora judaica, num mbito menor, mas no menos doloroso. Por causa de uma perseguio (no caso, poltica), Mauro fora afastado de seus pais e agora passava pela incerteza do desmantelamento e iminente colapso de sua famlia, tendo que descobrir uma nova maneira de enfrentar a vida. A ironia, e talvez riqueza desse roteiro, estava no fato de Mauro reproduzir um drama de contexto poltico brasileiro ao mesmo tempo em que reproduzia um drama maior tnico, que diz respeito a uma histria universal. Ao fim e ao cabo, as histrias

que pareciam dspares confluam para um nico vetor dramtico. Mauro era vtima de vrias ditaduras... Da ditadura poltica ditadura do prprio Shlomo, sua trajetria como protagonista poderia se dar em um outro momento da histria onde h deslocamentos impostos e em qualquer lugar. Ciente de tudo isso, Cao sabia que tinha em suas mos muitos elementos para serem orquestrados. Tambm no queria perder o potencial dessas histrias, mesmo sabendo que teria de optar por um vis mais claro. A entrada de outros roteiristas ao longo do processo criativo potencializou, aos poucos, aspectos especficos da trama. Questes judaicas ganharam vida no roteiro, no dia-a-dia entre Mauro e Shlomo. Num dado momento, Mauro virou gi, aumentando seu conflito de aceitao dentro do Bom Retiro. Como um paradoxo potico, Mauro enfrentava, por no ser judeu, aquilo que seus ancestrais judeus, os pais de seu pai, haviam enfrentado. E alm de uma histria mais especfica da comunidade judaica no Brasil, o esforo foi tambm em manter a proposta inicial do roteiro, a de retratar uma comunidade de imigrantes, como outra em qualquer parte do mundo, onde h aproximaes e distanciamentos culturais de vrias ordens. Ali tambm conviviam italianos, gregos e mais tarde, coreanos. O prximo desafio seria combinar a ansiedade e vibrao causada

19

pela Copa do Mundo com o compasso de espera em que vivia Mauro. Seu mundo melanclico pessoal era rodeado por vitrias no futebol que funcionavam de forma utpica, j que entravam em contradio com a mais dura realidade brasileira da poca. O roteiro foi evoluindo e algo que era desconectado da trama at ento os jogos da Copa e que aparecia como um episdio do terceiro ato, ganhou fora e dramaticidade ao se dissolver ao longo do roteiro: cada jogo da Copa passou a representar a distncia dos pais. O futebol passou a significar o abandono, em certo sentido, ou, o efeito cruel da ditadura na vida do menino at ento inocente. Se seu sonho era ver o Brasil tricampeo, a Copa revelava a impossibilidade de completude de alegria em Mauro. O dia da vitria passou a ser o seu dia de maior tristeza, da descoberta da queda de uma famlia idealizada. A famlia traduzida no nosso Pas de ento. A montagem de Daniel Rezende fez com que os minutos finais do filme ganhassem o significado buscado ao longo do processo de roteirizao: a mistura aparentemente improvvel entre futebol e ditadura. No me lembro de algo mais melanclico do que a contradio entre a comemorao da vitria do Brasil nos anos 70 e a tristeza de Mauro caminhando solitrio pelas ruas. Esse era o Brasil em que vivamos. A estava a impossibilidade de se acreditar na propaganda

20

ideolgica do sucesso poltico brasileiro atravs do futebol. Drama e trama resolvidos, a nova questo seria encontrar o tom do filme. E Cao nunca desistiu de alcanar o equilbrio que queria: tratar um assunto j estigmatizado por nossa histria atravs de uma abordagem nova. A pegada do roteiro era retratar a ditadura pelo ponto de vista no s de Mauro, mas da maioria das pessoas que viveram aquela poca, gente como a gente, que mesmo margem da histria, sofria conseqncias. Era o drama poltico pela vida privada. O tema j era forte o suficiente e as pinceladas teriam de ser leves e respeitosas. Alm de tudo isso, o ano da vida desse menino tambm se revelou autobiogrfico para muitos quarentes que participaram do desenvolvimento do roteiro, o que dificultava ainda mais a descoberta desse tom mais sutil. Depois de mais de dez tratamentos, o roteiro conseguiu, com maestria, aliar sutileza profundidade. E isso se deve colaborao de todos os envolvidos nesse processo, cada um com seu talento e com sua preocupao, acrescentando detalhes imprescindveis ao roteiro final. Com a estrutura amarrada, o ritmo mais acertado, com o encaixe dos jogos da Copa na trama, os conflitos entre os personagens principais mais definidos e maiores questes ideolgicas esclarecidas, estava na hora de partir para mais uma

21

etapa. O roteiro estava pronto para receber a colaborao do time criativo e dos atores durante a filmagem. O resultado harmonioso do processo pde ser visto na fluidez e beleza dessa histria nas telas. Christiane Riera

22

Pequena Nota Sobre a Verso Publicada


Esta verso do roteiro foi utilizada para as filmagens. Compar-la com o filme acabado mostrar como o processo de realizao de um filme dinmico e vivo. Para efeito de publicao, o roteiro teve sua formatao original ligeiramente alterada.

Flyer do filme em hebraico, quando lanado em Israel

Roteiro
EXT. TNEL DE ESTDIO DE FUTEBOL DIA (FLASHBACK 1969) MO DE HOMEM ADULTO segura MO DE CRIANA: pai e filho de mos dadas enquanto caminham pelo tnel que d acesso s arquibancadas do estdio. Burburinho de VOZES. TORCEDORES passam a caminho das arquibancadas. Todos vestidos com a camisa do uniforme do time do Santos. Aos poucos, revelam-se os donos das mos: MAURO menino branco e franzino, de 10, 11 anos olha para seu pai, DANIEL 30 e poucos anos enquanto andam em direo sada no tnel, na contraluz. INT. SALA DE JANTAR, CASA DE MAURO / ARQUIVO JOGO MONTAGEM ALTERNA: ARQUIVO SANTOS VERSUS VASCO DA GAMA (MARACAN, 1969) O ESTDIO DO MARACAN est lotado. Closes de CHUTEIRAS disputando jogadas e dos torcedores. PEL entra na grande rea e derrubado. O JUIZ marca pnalti. Euforia da torcida. MAURO (V.O.) O maior jogador de todos os tempos pode estar prestes a marcar seu milsimo gol.

25

Os jogadores do Santos se dirigem para o meiode-campo. NA MESA DE JANTAR A MO de MAURO reproduz a cena que acontece no estdio, num jogo de futebol de boto. NO MARACAN Pel apanha a bola e a posiciona na marca do pnalti. Mauro narra as aes do jogo com grande emoo. NA MESA DE JANTAR MAURO (V.O.) Pel vai bater o pnalti! Mauro coloca o boto de Pel na posio para bater o pnalti. NO MARACAN O juiz apita. Pel corre, d sua famosa paradinha, e chuta para dentro do gol. MAURO (V.O.) goooooooooool! NA MESA DE JANTAR Forte RUDO do telefone batendo no gancho distrai Mauro. Ele vacila no controle da PALHETA quando dispara o boto de Pel em direo bola. A pequena BOLINHA DE PLSTICO passa por cima do gol. MRIAM (30) a me de Mauro com cara de preocupada, junto ao telefone, fala em tom bem srio com o filho.

26

MRIAM Vamos ter que viajar... MAURO Agora? MRIAM Agora. MAURO Mas e o papai? MRIAM Pra variar est sempre atrasado. Mriam est apreensiva: ouve um SOM DE CARRO. Vai at a JANELA Mriam espia pela janela e v

JANELA P.V. DE MRIAM Um FUSCA AZUL estaciona diante da casa. JUNTO JANELA Mriam suspira aliviada. PELA PORTA DANIEL, pai de Mauro, entra aflito na sala. DANIEL Pega suas coisas. Ns vamos sair de frias! Mauro fica perplexo e animado ao mesmo tempo, e comea a recolher seus botes e a coloclos em sacos. MAURO Como frias? Amanh tem aula.
28

Enquanto Mauro guarda os botes, os pais carregando roupas e objetos pessoais. MRIAM Anda Mauro! Mauro pega os sacos com botes e caminha em direo porta. Pra. Volta para mesa. Coloca os sacos com os botes sobre a mesa. Mauro se abaixa e pega, sob a mesa, uma BOLA DE FUTEBOL. Daniel volta sala carregando as malas. DANIEL No ouviu o que a sua me t dizendo? Isso aqui no brincadeira! Vamos embora!

Na pressa, Mauro se atrapalha ao recolher os sacos de botes que esto sobre a mesa. Daniel volta e puxa o filho pelo brao. Mauro vai com o pai, deixando para trs um dos sacos com os botes. I/E. ESTRADA / FUSCA AZUL FIM DE TARDE NA ESTRADA O fusca da famlia de Mauro segue por uma estrada asfaltada. Entram CRDITOS PRINCIPAIS em sobreposio. DENTRO DO CARRO, NO BANCO DA FRENTE Daniel dirige, tenso. Mriam vai ao lado. O RDIO transmite um programa esportivo.
30

COMENTARISTA (V.O.) A grande dvida se Pel e Tosto podem jogar juntos... A tenso dos pais permanece a mesma ao longo de toda a viagem. NO BANCO DE TRS Mauro olha a paisagem e masca chicletes. NA ESTRADA FUSCA AZUL desliza pela estrada. DENTRO DO CARRO Daniel est tenso. Mriam acende um cigarro e passa para Daniel. Os dois fumam o mesmo cigarro. Mriam abre a sua janela. O vento invade o carro, despenteando os cabelos dos trs. Mriam e Daniel fumam sem dizer nada.

Por um tempo, o nico som que se escuta no carro o da ventania. Mauro masca chiclete enquanto olha a paisagem, com o vento forte batendo na cara dele. NA ESTRADA O fusca azul corre em alta velocidade pela estrada vazia. PASSAGEM DE TEMPO DENTRO DO CARRO Mauro est entediado, olhando pelo vidro traseiro. MAURO Quero fazer xixi.
31

MRIAM Segura mais um pouco, t bom? MAURO T chegando? MRIAM Mais um pouquinho. NO VOLANTE DANIEL Vem c... Esquisito... Esse marcador de gasolina t funcionando direito? MRIAM s vezes.

DANIEL Como, s vezes? MRIAM s vezes. DANIEL Mas como eu vou saber se tem ou no gasolina? MRIAM Tem. DANIEL Como voc sabe?
32

MRIAM Eu pus ontem. PASSAGEM DE TEMPO Mauro se apia entre os dois bancos da frente. PELO PRA-BRISA Ele v um fusca ultrapassando o carro. MAURO FUSCA! Quatro a um pra mim! MRIAM Assim c vai ganhar, hein, filho! Daniel est absorto, desconectado da conversa.

MAURO Pai! Quatro a 1 pra mim! DANIEL Parabns, filho! Parabns! PELO PRA-BRISA Mauro v um CAMINHO DO EXRCITO, parado no acostamento, mais frente. Ele aponta na direo do caminho. MAURO Olha! DANIEL Putz! O semblante de Daniel fica srio. Mriam e Daniel se entreolham preocupados. A tenso aumenta medida que PELO PRA-BRISA O caminho do exrcito fica cada vez mais e mais prximo. Mriam olha para Daniel, que segura tenso o volante, enquanto o fusca passa pelo caminho parado no acostamento. NA ESTRADA O fusca azul segue sozinho. O caminho do exrcito fica para trs. DENTRO DO CARRO Daniel e Mriam se olham aliviados. NA ESTRADA
33

O fusca passa por um OUTDOOR com a famosa frase que caracterizou o esprito da ditadura militar: BRASIL, AME-O OU DEIXE-O. FIM DOS CRDITOS. INT. FUSCA AZUL FIM DE TARDE ((CENA OPCIONAL)) NO BANCO DE TRS Mauro dorme, deitado no colo de Mriam. Daniel continua ao volante. DANIEL Estamos chegando. J vou parar, filho. EXT. MOTEL DE BEIRA DE ESTRADA FIM DE TARDE O fusca azul pra diante de um motel de beira de estrada. INT. QUARTO DO MOTEL NOITE Mauro, Mriam e Daniel entram no frio quarto do motel. Daniel logo se deita na cama. Mriam abre a mala. Mauro, cansado, observa o pai. DANIEL Puta dor nas costas... MRIAM Quer tomar um remdio? Mriam se volta para Mauro.
35

MRIAM Vai tomar banho. MAURO O qu? Mriam d uma toalha para Mauro. MRIAM Agora, vai tomar banho. MAURO Banho? Ah, me! J tomei banho ontem. MRIAM Nem vem, Mauro! Vai tomar banho agora!
36

Mauro vai pro banheiro. Enquanto Mriam d o remdio para Daniel. INT. QUARTO DO MOTEL MAIS TARDE Mriam, Daniel e Mauro dormem, os trs, na mesma cama. Silncio. Tempo. Sem abrir o olho, Mauro fala: MAURO Pai... DANIEL Humm? MAURO No consigo dormir. Tempo.

DANIEL Tambm no. Mauro se mexe na cama. EM UM CANTO DO QUARTO Um ESCORPIO se move lentamente. I/E. FUSCA AZUL / RUAS DE SO PAULO DIA Mriam agora dirige o carro. Daniel vai no banco do carona. NO BANCO DE TRS Mauro dorme, deitado no banco. Ele abre os olhos. Olha pelo vidro e se impressiona com o que v PELO VIDRO TRASEIRO Os EDIFCIOS de So Paulo. NO RETROVISOR DO CARRO

Uma AMBULNCIA se aproxima do fusca em alta velocidade. Daniel v a ambulncia passar. EXT. RUAS DA CIDADE DIA A AMBULNCIA cruza ruas da cidade em alta velocidade. EXT. PRDIO RESIDENCIAL MAIS TARDE A mesma ambulncia passa agora diante de um modesto prdio de apartamentos. E assim que ela sai de cena, surge JUNTO CALADA DIANTE DO PRDIO O FUSCA AZUL dos pais de Mauro est estacionado diante da entrada do prdio. NA CALADA

Mriam ajeita a roupa de Mauro, acerta o cabelo dele com a mo, como se estivesse passando um pente, e d um beijo no rosto do filho. Daniel tira a mala de Mauro do carro apressadamente. Ele pra um instante e olha para O PRDIO, diante dele. O olhar de Daniel de nostalgia: ele reconhece o lugar. MAURO Me, eu no quero ficar. MRIAM Mauro, a gente j falou, no falou? MAURO Mas eu no quero ficar.

Daniel traz a mala para junto de Mauro. DANIEL Meu pai t te esperando. MRIAM Filho, entende, a gente no t indo porque a gente quer. MAURO Por que, ento? Mriam no sabe o que responder. Ela abraa Mauro. JUNTO AO CARRO Daniel retira do porta-malas uma BOLA DE FUTEBOL.

MAURO Quando vocs vo voltar? MRIAM A gente no sabe direito. Daniel entrega a bola para o filho e improvisa uma resposta, fala sem pensar. DANIEL Na Copa. MAURO Mas falta muito para a Copa chegar... Daniel abraa Mauro. Os olhos dele esto marejados. DANIEL Vai dar tudo certo. A gente volta na Copa. Mauro se controla para segurar o choro. MAURO E se o vov no tiver chegado? Daniel caminha em direo ao carro. DANIEL Mauro, seu av no atrasa nem morto. Vamos embora Mriam! MRIAM Vamos!

41

Daniel e Mriam entram no carro. Mriam fecha a porta. O fusca azul arranca. Mauro fica sozinho na calada: a bola, debaixo do brao; a mala, aos ps dele. MONTAGEM ALTERNA P.V. DE MAURO O carro se afasta. P.V. DE MRIAM Mauro vai ficando para trs. MAURO (V.O.) Comeou to mal que eu j estava ficando preocupado com o futuro do Brasil... Na Copa do Mundo, claro. INT. PRDIO, CORREDOR DO TRREO DIA Mauro caminha pelo longo corredor, carregando a bola e a mala. Do meio do corredor, Mauro vira-se para trs, como se esperasse ver o fusca azul parado ali. Suspira resignado, como se j tivesse passado antes por essa situao. Segue em frente. No final do corredor, Mauro se depara com um ELEVADOR ANTIGO. Antes que alcance a porta, ela aberta pelo lado de dentro. Do elevador saem RUTH (35) e sua filha HANNA (13), apenas um pouco mais alta que Mauro. Ambas olham de passagem para ele.

42

Mauro mal devolve o olhar: parece assustado com a violncia com que a PORTA PANTOGRFICA do elevador fechou-se atrs delas. Encara a porta por uns poucos segundos, chega a tocar sua estrutura metlica, hesita. Prefere no abri-la. INT. PRDIO, ESCADARIA DIA Mauro sobe o primeiro lance de escadas, do trreo para o primeiro andar, puxando a mala desajeitadamente. Enquanto sobe, Mauro ouve VOZES de diferentes pessoas, em conversas, reclamaes, risadas. So vozes estranhas, que falam um idioma que ele no reconhece: IDICHE.

Ele sussurra bem baixinho para si mesmo, como se tivesse medo de ser descoberto. MAURO Puta que pariu! Ser que eu no t mais no Brasil? No primeiro andar, Mauro cruza com um morador do prdio. Mauro checa os nmeros dos apartamentos e retoma a subida pela escada do primeiro para o segundo andar. E continua subindo, subindo, subindo at chegar ao INT. PRDIO, CORREDOR DO STIMO ANDAR DIA Mauro pra na frente dos apartamentos geminados 70 e 71. Coloca a mala e a bola no cho. Tira do bolso um pedao de papel e confere o nmero do apartamento. Toca a campainha. Aguarda um pouco. Toca novamente. Ningum responde. FUSO PARA: MAIS TARDE Mauro espera em frente porta, sentado com a bola. Ele levanta, vai at a janela e volta a se sentar. FUSO PARA: MAIS TARDE Mauro joga boto no cho, a mala est aberta e revirada. As vozes em idiche ainda podem ser ouvidas pelo vo da escada. s vezes, msicas tradicionais judaicas se intercalam s vozes.

44

FUSO PARA: INT. PRDIO, CORREDOR DO STIMO ANDAR NOITE Mauro dorme com o rosto colado na porta. SOM DE ELEVADOR EM MOVIMENTO ecoa pelo corredor. BARULHO DA PORTA PANTOGRFICA se abrindo. Mauro desperta. As PERNAS de um homem com calas pretas saem do elevador e caminham em sua direo. Mauro esfrega os olhos para enxergar melhor. P.V. DE MAURO A figura vestida de preto (a roupa est molhada) cresce em sua direo, fora de foco. JUNTO PORTA Mauro esfrega os olhos.

P.V. DE MAURO Mauro enxerga melhor agora. Ele v a figura de um velho SHLOMO, 70 , vestido com roupas tpicas de um judeu religioso. JUNTO PORTA Mauro se levanta devagar. MAURO V? Por alguns segundos, um olha para o outro. Shlomo no reconhece Mauro. Mauro percebe que aquele no seu av. Shlomo tira um chaveiro repleto de chaves do bolso, olha os jogadores de boto de Mauro espalhados no cho. Ele fala com Mauro em idiche, num tom enrgico. SHLOMO (EM IDICHE) Aqui no lugar pra brincar! Mauro recua, sem compreender o que Shlomo diz. Contrariado, Shlomo abre a porta do apartamento ao lado, entra, e fecha a porta atrs dele. Mauro se levanta e volta a tocar a campainha do apartamento do av enquanto chuta, violentamente, a porta. A porta do apartamento ao lado se abre. Shlomo sai de l aos berros.

46

SHLOMO (CONT.) Shrai nit! Shequet! Mauro vira o rosto de lado e sussurra para si mesmo. MAURO Chereque a sua me! Shlomo fala em portugus, com um sotaque no muito carregado. SHLOMO O qu? Mauro finge no ter dito nada. MAURO Nada. Shlomo olha desconfiado. Por um instante, o velho e o menino se encaram sem dizer nada. Shlomo quebra o silncio, novamente em portugus. SHLOMO Quem voc? Mauro olha para baixo, em silncio. Shlomo insiste. SHLOMO (CONT.) Como voc se chama?
47

MAURO Mauro... SHLOMO O que voc est fazendo aqui? Mauro fica quieto. SHLOMO (CONT.) N? Perdeu a lngua? MAURO Eu vim ficar com meu av... SHLOMO
48

Que av? MAURO O Mtel. SHLOMO O barbeiro? Mauro acena que sim com a cabea. SHLOMO (CONT.) Onde est sua me? Mauro permanece calado fitando o cho. SHLOMO (CONT.) E seu pai? Voc est sozinho?

Os olhos de Mauro abandonam o cho para fitar os de Shlomo, que suspira num lamento. SHLOMO (CONT.) Hoy vei... Meshiguene velt... Shlomo amassa a cara inteira dentro da concha da mo. Soa um TROVO. INT. APARTAMENTO DO SHLOMO, SALA NOITE Mauro dorme no sof de Shlomo. Shlomo soturno, abalado observa o menino dormir, enquanto escuta a chuva, que parece soar como uma triste melodia. EXT. CEMITRIO ISRAELITA DIA Mauro acompanha o cortejo fnebre do av. Shlomo vai ao lado de Mauro. Atrs, seguem as PESSOAS da comunidade judaica e da vizinhana. EXT. CEMITRIO ISRAELITA DIA RABINO SAMUEL (60) conduz a cerimnia religiosa, rezando em hebraico. RABINO SAMUEL (Orao em hebraico que ouvida ao longo de toda a cena.) Mauro, a nica criana presente, est ao lado de Shlomo.
49

50

Shlomo apanha um SOLIDU da mo de Mauro e o arruma sobre a cabea do menino. Mauro olha para cima, para Shlomo, e o solidu cai no cho. Atrs dele, RAQUEL BEREZOVSKI (47) apanha o solidu e, com o auxlio de um grampo, prende-o nos cabelos de Mauro. MUITAS PESSOAS assistem cerimnia fnebre. Entre elas, moradores do prdio onde morava o av: as irms RAQUEL, IDA (45) e ESTER BEREZOVSKI (49); SEU MACHADO (58) e DONA ROSA (50); DONA EIDEL (85); ISAAC ROSENBLITZ (80), com aspecto ultra-ortodoxo; ANATOL (55), figura que chama a ateno de Mauro pelo seu aspecto sinistro e mal-encarado, que inclui uma barba por fazer e um CURATIVO NO PESCOO. Ruth, a me de Hanna, que cruzou com Mauro no elevador do prdio, tambm est presente. As primeiras ps de terra comeam a recobrir o caixo. Todos olham muito para Mauro, com uma mistura de pena e curiosidade. Mauro percebe e fica meio sem jeito. PASSAGEM DE TEMPO As pessoas fazem uma fila para cumprimentar Mauro e expressar seus psames. Mauro, parado, vai tomando contato com os membros da comunidade judaica que passam por ele.

RAQUEL Puxa, menino, voc a cara do seu av! Meus psames, viu? ESTER Fora, filhinho! Seu av ia gostar muito de ver voc aqui. IDA Meus psames. Mauro est em estado de choque. MAURO (V.O.) Demorou um tempo at eu entender o que que tinha acontecido com o meu v... FUSO PARA: INT. FACULDADE, SALA DE ANATOL DIA (FLASHBACK) Um RELGIO DE BOLSO enche a tela. Os PONTEIROS andam para trs. Os ponteiros param quando o relgio marca: 10 MINUTOS PARA AS 9. JUNTO A UMA MESA, CHEIA DE LIVROS Anatol, o tipo mal-encarado que chamou a ateno de Mauro no enterro, deixa o relgio sobre a mesa. Ele tem a BARBA POR FAZER, mas no tem o curativo no pescoo como no enterro. Anatol organiza os livros e objetos que esto sobre a mesa. Anatol se levanta, guarda o relgio, que acertou, no bolso e caminha em direo porta.
51

FUSO PARA: INT. BARBEARIA DIA (FLASHBACK) O RELGIO ANTIGO em uma parede da barbearia marca 9 HORAS. PELA PORTA Anatol entra pela porta da barbearia. FUSO PARA: EXT. MOTEL / POSTO DE GASOLINA DIA Um RELGIO DE PAREDE marca 9 HORAS E 5 MINUTOS. JUNTO A UM ORELHO Daniel, tenso, preocupado, disca um nmero no telefone. NO POSTO, JUNTO AO MOTEL O fusca azul parado. Mriam est na direo e Mauro, no banco de trs. Um funcionrio do posto calibra os pneus do carro.

NO ORELHO Daniel fala ao telefone. DANIEL T combinado. Ento, em duas horas a gente t a. Tudo bem... (despede-se com uma palavra em polons) Daniel desliga o telefone. INT. BARBEARIA DIA (FLASHBACK) MTEL, um senhor de aproximadamente 70 anos, vestido com avental de barbeiro, desliga o telefone com semblante muito preocupado. Olha para o relgio de parede, que marca 9H15. Mtel caminha at a porta e vira a placa de FECHADO em direo rua.

MAURO (V.O.) Meu av ficou um tempo sem falar com meu pai... Mtel, trmulo, coloca um avental em Anatol e comea a lhe fazer a barba. MAURO (V.O.) (CONT.) Minha me dizia que ele implicava com o meu pai s porque eles eram muito diferentes. Mtel passa a navalha na altura do pescoo de Anatol. MAURO (V.O.) (CONT.) Mas que um dia eles iam se entender... De repente, a navalha corta a pele do pescoo de Anatol, fazendo o sangue escorrer. MAURO (V.O.) (CONT.) No deu tempo. Anatol move-se instintivamente para trs, levantando as mos assustado e deixando cair seu RELGIO DE BOLSO, ao mesmo tempo em que Mtel cai desacordado no cho. AVANO DE UDIO: SOM DE SIRENE DE AMBULNCIA faz transio para: EXT. PRDIO RESIDENCIAL DIA (FLASHBACK) A ambulncia passa diante do prdio de Mtel.

54

Ao sair de quadro, revela a mesma situao da despedida de Mauro e os pais dele. MAURO (V.O.) Minha me tinha razo: meu av no atrasava nem morto. A mesma cena vista anteriormente, mas de um ponto de vista mais afastado e acelerada (edio com elipses), chegando rapidamente ao momento em que Fusca azul arranca. Mauro fica sozinho com a mala e a bola de futebol. CORTA PARA: EXT. PRDIO RESIDENCIAL DIA Mauro pisca ao SOM DE UMA PORTA DE CARRO BATENDO. Shlomo despede-se do motorista com um aceno de mo. O carro parte. Eles esto vestidos com as mesmas roupas do enterro. Mauro ainda tem o solidu na cabea. Sozinhos na calada, frente da entrada do prdio, Shlomo e Mauro esto visivelmente embaraados com a situao. SHLOMO (EM IDICHE) Eu no vou demorar... Mauro claramente no entende o que Shlomo diz. Shlomo d alguns passos, vira-se para Mauro que permanece imvel.

55

Shlomo pra, volta at Mauro, retira uma CHAVE DO CHAVEIRO e a estende em sua direo. Mauro apanha a chave. SHLOMO (CONT.) Pode subir. Eu j volto. Shlomo vai embora. Mauro permanece parado na frente do prdio. O prdio alto, a cidade grande e Mauro est totalmente sozinho com uma chave na mo. Sentada na porta do edifcio est Hanna, centro das atenes de um bando de GAROTOS. Todos falam com ela ao mesmo tempo. Mauro troca olhares com Hanna enquanto caminha em direo entrada do edifcio. Ele fica envergonhado com o solidu que est usando, e o arranca rapidamente. Mauro entra no prdio. Hanna entra logo em seguida. Os garotos vo embora. A entrada do prdio fica vazia. EXT. SINAGOGA DIA Shlomo entra na sinagoga. INT. SINAGOGA, CMARA PRINCIPAL DIA Shlomo cruza a cmara principal e cumprimenta a MULHER DA FAXINA, que est enxugando o cho molhado com uns panos. SHLOMO Por que t limpando com essa pano? J disse pra usar aqueles velhos.

56

Shlomo olha para o teto, depois para uns baldes cheios de gua, colocados em diferentes partes. O rabino Samuel se aproxima de Shlomo e inspeciona as goteiras no teto. Os dilogos so em idiche com legendas em portugus. RABINO SAMUEL Choveu demais ontem noite... Shlomo olha para o teto. SHLOMO I... RABINO SAMUEL Quanto eles pediram?

SHLOMO Quarenta e cinco cruzeiros. RABINO SAMUEL Pra consertar umas goteiras?! SHLOMO Ainda t vendo, ainda t vendo... Shlomo suspira desanimado. RABINO SAMUEL E o menino? Shlomo se irrita.
58

SHLOMO Eu que pergunto... E o menino? RABINO SAMUEL Que menino? SHLOMO (EXASPERADO) O menino t na minha casa! Mas onde ele vai ficar? RABINO SAMUEL Cad os pais dele? SHLOMO Nem aqui, nem ali... O rabino tenta se esquivar do problema.

RABINO SAMUEL Um pouco de pacincia. SHLOMO Como pacincia? Eu quero saber quem vai ficar com o menino? O TELEFONE TOCA. RABINO SAMUEL Pode atender voc. O rabino se afasta. SHLOMO (INCONFORMADO) Rabino...
59

RABINO SAMUEL Eu vou falar com as pessoas. Todo mundo vai ajudar. Shlomo faz cara de descrente. RABINO Fica tranqilo. Os pais vo ligar. RABINO sai. Shlomo fica parado, em estado de choque. O telefone toca, toca, toca. Shlomo caminha em direo ao INT. SINAGOGA, ESCRITRIO DE SHLOMO DIA Shlomo coloca o terno na poltrona e, de birra, no atende o telefone.

INT. APARTAMENTO DE SHLOMO, SALA DIA A capa do LBUM DE FIGURINHAS da Copa do Mundo de 1970. SOM DE TELEFONE que toca. O lbum abaixado, revelando O rosto de Mauro, que escuta o telefone tocar. Mauro se levanta e vai at a janela. Ele percebe que o telefone que est tocando o do apartamento de seu av. Mauro sai correndo. INT. PRDIO, CORREDOR DO STIMO ANDAR DIA Corredor vazio, SOM DE TELEFONE tocando. Mauro abre a porta do apartamento de Shlomo, aflito com o SOM DO TELEFONE que no pra de tocar. Mauro corre at a porta do apartamento de Mtel. Cola a orelha na porta e se certifica que de l que vem o som da campainha do telefone. Fica ansioso. Bate na porta. Fora a maaneta da porta, sem sucesso. Mauro volta correndo para o apartamento de Shlomo deixando a porta aberta. EXT. AP. DE SHLOMO / AP. DE MTEL, REAS DE SERVIO DIA Da pequena varanda, Mauro pode ver, bem ao lado, a varanda do apartamento do av. O TELEFONE CONTINUA TOCANDO. Mauro pula a grade, fica do lado de fora, tentando alcanar a varanda do av.

60

MAIS ACIMA, EM OUTRA VARANDA Hanna, da rea de servio do apartamento dela, observa Mauro e logo sai. DE VOLTA A MAURO Que continua tentando chegar varanda do av. Um PEDAO DE CIMENTO em que ele pisa cede, precipitando-se sete andares para baixo. Mauro se assusta. Agarra-se grade, paralisado de medo. Olha para baixo e v Seu Machado, o zelador que estava no enterro, no ptio interno do prdio, de vassoura em punho, olhando atnito para cima. Hanna surge na varanda do apartamento de Shlomo. HANNA Eeeeeei! Surpreso com a presena de algum, Mauro toma impulso conseguindo voltar para dentro da varanda. Desaba ofegante no cho. O TELEFONE PRA DE TOCAR. HANNA (CONT.) Onde que voc pensa que vai? MAURO No da tua conta! Hanna fala em tom de provocao. HANNA Eu aposto que vai ser da conta do Shlomo.
61

MAURO Eu preciso entrar na casa do meu av. HANNA (IRNICA) Voc j ouviu falar numa coisa chamada... porta? MAURO Muito engraado. HANNA O que que tem l de to importante? Mauro fica em silncio. NA JANELA DO APARTAMENTO DE HANNA Ruth a me de Hanna grita o nome da filha.

RUTH Hanna! Hannale! NA VARANDA DE SHLOMO HANNA (GRITANDO) J vou! (para Mauro) Fala com o seu Machado. Ele tem a chave de todos os apartamentos. Hanna sai correndo. INT. PRDIO, CORREDOR DO STIMO ANDAR DIA Hanna sai do apartamento de Shlomo. Seu Machado vem subindo as escadas correndo, completamente sem flego. HANNA Oi, seu Machado! Hanna sobe as escadas enquanto Mauro sai do apartamento atrs dela. Seu Machado chega muito ofegante. Procura falar com Mauro, mas no consegue. Parece beira de um colapso. Curva-se com as mos nos joelhos e encosta-se na parede. MAURO (PREOCUPADO) O senhor t se sentindo bem? INT. APARTAMENTO DO MTEL, SALA DIA Seu Machado abre a porta do apartamento.

63

64

Mauro entra cautelosamente, sozinho. Tudo est fechado, mido. Morto. Mauro entra com cuidado e medo, observa a poeira, as janelas fechadas, ouve o som de uma torneira que pinga. Mauro se comporta como se estivesse na tumba dos seus antepassados, cheio de receio e respeito. PASSAGEM DE TEMPO DEDO de Mauro disca um nmero. JUNTO AO TELEFONE Mauro, em p, segura o fone junto orelha. Escuta atentamente. O telefone chama. Ningum atende. Mauro pega uma cadeira e se senta ao lado do telefone, ainda escutando o rudo de chamada.

INT. CASA DE MAURO, SALA DIA A sala est intacta, tal como foi deixada por Mauro e seus pais no dia em que partiram. O telefone toca. INT. PRDIO, CORREDOR DO STIMO ANDAR DIA Shlomo sai do elevador. A porta entreaberta do apartamento de Mtel chama a sua ateno. Aproxima-se dela com cuidado, troca olhares com seu Machado, que est na soleira da porta. SHLOMO (PREOCUPADO) Que foi, seu Machado? Seu Machado aponta para dentro. Shlomo v Mauro de pernas cruzadas, ao lado do telefone. Shlomo entra no apartamento. Seu Machado vai embora. INT. APARTAMENTO DE MTEL, SALA DIA Shlomo se aproxima de Mauro, que olha para o velho com raiva. MAURO O telefone tocou. Mas o apartamento tava trancado. Shlomo no responde. Ele vai at o quarto de Mtel. Mauro olha de soslaio. Shlomo volta para a sala com LENIS na mo e comea a cobrir, um a um, os ESPELHOS da casa. Mauro olha para Shlomo sem entender.
65

66

INT. AP. DE MTEL / CORREDOR / AP. DE SHLOMO NOITE Onde antes estava o telefone h agora apenas o FIO DO TELEFONE que emerge da parede da sala. O fio segue por toda extenso do apartamento at CORREDOR O FIO sai por debaixo da porta do apartamento de Mtel, corre pelo corredor e entra por debaixo da porta do APARTAMENTO DE SHLOMO O FIO segue pelo interior do apartamento de Shlomo, passa pela COZINHA FIO segue pela cozinha at entrar na SALA FIO corre pela sala, at, finalmente, encontrar o APARELHO DE TELEFONE ao p de um sof que funciona como cama improvisada, onde Mauro dorme. INT. APTO DE SHLOMO, SALA / QUARTO DIA Um MURMRIO monocrdio perturba o sono de Mauro. Mauro se levanta. Cuidadosamente, caminha pela sala at uma porta que est apenas encostada e sob a qual se pode entrever uma plida LUZ. O murmrio se torna mais audvel: a voz de Shlomo. Mauro empurra a porta, que se abre com um leve ranger e revela

P.V. DE MAURO Shlomo reza em hebraico. Ele veste um TLIT, traje religioso. Shlomo percebe a presena de Mauro. Faz cara de bravo e bate a porta, que se fecha a poucos centmetros do nariz de Mauro. INT. APARTAMENTO DO SHLOMO, SALA DIA Mauro est com vontade de fazer xixi. Ouve um som de CANTORIA. Ele se aproxima da porta do banheiro: est trancada. Descobre que do banheiro que vem a cantoria. SHLOMO (O.S.) [Canta em idiche.] MAURO (V.O.) O Shlomo era um velho cheio de manias engraadas... INT. APARTAMENTO DE SHLOMO, BANHEIRO / SALA NOITE (FLASHBACK) Shlomo conserta a luminria na mesa da sala. Mauro sai do banheiro e deixa a LUZ ACESA e a porta aberta. Shlomo, com jeito rabugento, vai at o banheiro, apaga a luz e fecha a porta. MAURO (V.O.) (CONT.) No gostava de luz acesa e nem de porta aberta...
67

INT. APARTAMENTO DE SHLOMO, COZINHA / SALA DIA (FLASHBACK) Shlomo chega com uma jarra com gua e rega uma RVORE DA FELICIDADE, que est num vaso, enquanto conversa com a planta, em idiche. SHLOMO (EM IDICHE) Como estamos nesta manh, abenoada por Deus? MAURO (V.O.) Ele conversava mais com aquela planta dele do que comigo...
68

Mauro est na cozinha espiando Shlomo. Os dois se cruzam quando Shlomo vai para a cozinha. VOLTA PARA: INT. APARTAMENTO DE SHLOMO DIA JUNTO PORTA DO BANHEIRO Mauro escuta Shlomo cantar alegremente. MAURO (V.O.) E s ficava contente quando cantava no banheiro. E como cantava aquele velho... Mauro no agenta mais segurar o xixi. Ele corre pelo apartamento, procura de um lugar para urinar NA COZINHA

Considera a pia, mas desiste. NA REA DE SERVIO O tanque est cheio de roupas. Mauro volta para a SALA E ento percebe a RVORE DA FELICIDADE E faz xixi no vaso. Nesse exato momento A porta do banheiro se abre. Shlomo sai, de roupo. Ele se aproxima de Mauro, pronto para dar o flagrante. Shlomo olha na direo do pnis de Mauro e leva as mos cabea, gritando desesperadamente. SHLOMO (EM IDICHE) Oh, Deus! Que criana esta? DO PONTO DE VISTA DE MAURO A figura de Shlomo gigantesca e assustadora. Mauro olha srio para Shlomo. MAURO Desculpa, no deu para esperar. SHLOMO O bris! Voc no fez o bris! Mauro no entende. MAURO Mas que eu tava muito apertado.
69

SHLOMO Voc no judeu! Voc gi! Mauro fica perplexo. Olha para o prprio pnis. MAURO Eu no. Eu sou mineiro. INT. APARTAMENTO DO SHLOMO, COZINHA DIA Shlomo e Mauro tomam caf da manh em completo silncio. H um certo constrangimento no ar. Shlomo serve caf preto nas duas xcaras. J esto na mesa o matz (po zimo) e uma pequena poro de arenque em conserva. Enquanto Shlomo se serve, Mauro pega um pedao de matz como se aquilo no fosse comida, molha no caf, e morde um pedao. Mauro faz uma careta: no gostou. MAURO Tem leite? Shlomo, irritado, se levanta e pega uma garrafa de leite na geladeira. Coloca-a na frente de Mauro e senta-se novamente. MAURO (CONT.) Frio? Shlomo no responde. MAURO (CONT.) Voc come peixe de manh?

70

Shlomo serve um pouco do peixe para Mauro. SHLOMO Come. Faz bem pra cabea. Mauro empurra o peixe para o lado de Shlomo, que se ofende. Mauro se levanta da mesa sem comer. Shlomo levanta as mos para o alto, se dirigindo a Deus. SHLOMO (CONT.) (em idiche) Por que, meu Deus? Por que comigo? INT. APARTAMENTO DE SHLOMO, SALA DIA Shlomo caminha na sala empunhando uma pasta. Sem querer, ele pisa nos botes do Mauro. MAURO Cuidado! Mauro se aproxima dos botes e v que um deles est QUEBRADO. MAURO (CONT.) Voc quebrou meu boto! Shlomo olha irado para Mauro, que se encolhe de medo. Shlomo pega suas coisas e sai sem dar tchau. Mauro fica sozinho no apartamento. Ele espia os objetos de Shlomo: mquina de escrever, livros, objetos religiosos.

71

PASSAGEM DE TEMPO. Mauro joga boto sozinho. Escuta as VOZES das crianas brincando do lado de fora. Ele se levanta, vai at a janela e espia P.V. DE MAURO PELA VARANDA, O PTIO CRIANAS brincam com uma bola no ptio. Hanna est entre elas. As crianas olham para cima e vem Mauro na VARANDA Mauro se esconde dos olhares das crianas. PASSAGEM DE TEMPO. Com um ar maroto, Mauro caminha em direo porta que Shlomo fechou na cara dele. Abre a porta lentamente. Espia o interior do QUARTO Onde v, sobre uma cadeira, o TLIT de Shlomo. INT. PRDIO, ELEVADOR DIA Shlomo est no elevador que sobe. Ele ouve um BARULHO DE BOLA QUICANDO e a VOZ de Mauro, progressivamente mais altos. MAURO (O.S.) (imita locutor esportivo) Tosto dribla o marcador, passa para Pel que devolve para Tosto... A torcida delira... INT. PRDIO, CORREDOR DO STIMO ANDAR DIA Shlomo sai do elevador, com a pasta na mo, e v

72

Mauro joga bola, trajando o seu TLIT, como se fora o uniforme de um time de futebol. Mauro no se importa com a presena de Shlomo. Avana com a bola na direo dele, e avana com a bola. MAURO (imita locutor esportivo) Tosto est cara a cara com o goleiro, vai chutar, vai chutar, vai ser no meio das pernas... Mauro chega bem perto de Shlomo, para chutar a bola no meio das pernas de Shlomo SHLOMO (GRITA) O que isso? Mauro pra de jogar. Shlomo desfere um TAPA no rosto de Mauro. Mauro fica paralisado, como que anestesiado, com o olhar fixo em Shlomo. Aps um instante de silncio constrangedor, Shlomo arranca o tlit do corpo do menino. SHLOMO (CONT.) Voc no tem respeito? Mauro fica catatnico, sai fugindo pelas escadas. INT. SINAGOGA NOITE Os MORADORES judeus do prdio e outros JUDEUS da comunidade do Bom Retiro esto em

73

uma espcie de assemblia com Shlomo e o rabino Samuel. Shlomo est colrico. Raquel e Ester Berezovski indignadas. Alguns dos presentes fazem gestos que revelam apoio atitude de Shlomo. COLUNA Hanna espia a reunio escondida atrs da coluna. NA ASSEMBLIA O rabino Samuel fica impassvel. E at BOCEJA. Os dilogos so em idiche, com legendas em portugus. SHLOMO Eu no sou da famlia dele e no tenho culpa se os pais no ligam pro filho. Isaac Rosenblitz defende Shlomo. ISAAC ROSENBLITZ Conta a verdade pra eles, Shlomo. Conta o que voc viu. As irms Berezovski protestam em coro, vaiando o velho. EIDEL Que verdade? ISAAC ROSENBLITZ A criana gi!

74

Todos reagem chocados. ESTER BEREZOVSKI Mas a me dele no judia? ISAAC ROSENBLITZ No! S o pai ! Shlomo d de ombros, dando a entender que aquele o menor dos problemas. ISAAC ROSENBLITZ (CONT.) Manda pro orfanato! SHLOMO Que orfanato? Shlomo fica pensativo com cara de quem gostou da idia. EIDEL O que que isso?! Ele neto do Mtel! ISAAC Se voc acha que fcil, por que voc no convida ele pra ficar na sua casa? EIDEL (APAVORADA) O qu? Isaac aponta sucessivamente para todos que o criticam. ISAAC (CONT.) E voc? Ou voc? A senhora? Ningum quer ficar com o menino, n?
75

VOZES fazem um coro de protesto, que logo se transforma num bate-boca cacofnico. Calmamente, o rabino Samuel se levanta e faz um gesto que todos entendem: ficam quietos. RABINO SAMUEL O problema no o menino. O problema saber por que os pais dele no voltam. Shlomo faz cara de preocupado. SHLOMO (MAL-HUMORADO) Do que voc est falando? RABINO SAMUEL Shlomo, Shlomo... Onde voc pensa que est morando? Vocs no ouvem falar das coisas que andam acontecendo? Todos ficam em silncio, pensando em como responder pergunta do rabino. At que ISAAC O rabino acha que eles to metidos com poltica? Shlomo bate na testa, como se fizesse uma grande descoberta. RAQUEL J que vocs to falando, eu vou dizer: t todo mundo dizendo que o Daniel Stein virou comunista!

76

IDA Comunista? O Dan? RAQUEL Comunista, sim. E vocs sabiam que muito perigoso ficar com um menino nessa situao? ISAAC Comunista! Meu Deus, para que terra desgraada o Senhor me enviou! Silncio. Constrangimento. Shlomo fica exasperado. RABINO SAMUEL Comunista!? Meu Deus! Agora vocs esto passando dos limites. O Daniel, filho do nosso querido Mtel Stein, avisou que est de frias, todos entenderam? Frias! RAQUEL Certo. Frias! O rabino se dirige a Shlomo. RABINO SAMUEL Shlomo, se Deus deixou esse menino na sua porta, ele deve ter as razes dEle. Ningum pode fugir s responsabilidades que Deus nos d. Ou voc esqueceu da histria de Moishe Rabeinu?
77

Ester Berezovski leva a mo boca, num gesto de piedade. ESTER BEREZOVSKI Ai, pobre Moishale Shlomo faz cara de quem est contrariado. ATRS DA COLUNA Hanna continua a observar com interesse. INT. PRDIO, HALL DE ENTRADA NOITE Shlomo volta pra casa exaurido, vitimado. Encontra seu Machado, tambm cansado.
78

SHLOMO Boa noite. SEU MACHADO Boa noite. Seu Machado abre a porta pantogrfica para Shlomo, que suspira. SEU MACHADO (CONT.) Menino d trabalho, hein? Shlomo suspira forte, com ar de vtima, e entra. INT. APARTAMENTO DE SHLOMO NOITE Shlomo abre a porta. O apartamento est escuro. Shlomo sai procurando por Mauro pelos cmodos do apartamento.

SHLOMO Moishale! Acende luzes em todos os cmodos, vai ficando tenso. Procura as coisas de Mauro, no acha nada. Nem a mala. Shlomo v que o fio do telefone no est. Shlomo olha pela janela para o apartamento de Mtel e sai. INT. APARTAMENTO DO MTEL, SALA NOITE Mauro est trancado no sombrio apartamento do av, sentado junto mesa, com uma navalha de barbeiro nas mos. Ele risca a mesa com raiva. SHLOMO (O.S.) Moishale! Moishale! Abre a porta, menino! Mauro no se mexe. INT. PRDIO, CORREDOR DO STIMO ANDAR NOITE Shlomo bate mais algumas vezes na porta. SHLOMO Moishale, vem dormir! SILNCIO. Shlomo desiste e volta para o seu apartamento. INT. APARTAMENTO DO MTEL, SALA NOITE Mauro percebe que Shlomo foi embora.
79

SILNCIO. Mauro comea a chorar baixinho, sentado no cho, encostado em sua mala, que est encostada em uma POLTRONA iluminada pela luz de um ABAJUR. Exceto por essa luz, o apartamento est todo s escuras. INT. APARTAMENTO DO SHLOMO NOITE MONTAGEM Noite de culpa de Shlomo: Shlomo olha para o sof onde Mauro dormiu. Passeia pelo apartamento e apaga uma a uma as luzes de todos os cmodos. Entra no seu quarto. Suspira. Senta para fazer seu ritual de reza.
80

INT. APARTAMENTO DO MTEL, SALA NOITE MONTAGEM Noite de medo de Mauro: Mauro, deitado na sof, no consegue dormir. Ouve baixinho a reza (O.S.) de Shlomo. Acende as luzes da sala. Volta a se deitar no sof, de olhos abertos. Mauro se levanta, vai at a janela, e v P.V. DE MAURO PELA JANELA RUA TALO jovem estudante universitrio, de barba e cabelos longos pichar um muro com a frase: ABAIXO A DITADURA. EXT. FACHADA DO PRDIO RESIDENCIAL NOITE O prdio imenso, com quase todas as luzes apagadas. Exceto pelo apartamento de Mtel, onde

a luz da sala est acesa e Mauro, pequenininho, espia a rua pela janela. INT. APARTAMENTO DO MTEL, QUARTO / SALA MANH Mauro dorme na cama do av. Ele ouve BATIDAS NA PORTA. Por um instante, ele se anima. Corre at a porta da sala e ouve a voz que vem do outro lado da porta. SHLOMO (O.S.) Menino Mauro faz cara de dio. INT. PRDIO, CORREDOR DO STIMO ANDAR MANH Shlomo encosta o ouvido na porta, esperando uma resposta de Mauro, enquanto INT. APARTAMENTO DO MTEL, SALA MANH Do outro lado da porta, Mauro faz o mesmo gesto: cola o ouvido porta e fica em compasso de espera. Ele ouve o SOM DE PASSOS. Em seguida, ouve O ELEVADOR subir. A porta PANTOGRFICA sendo aberta e em seguida fechada. O ELEVADOR descer. Mauro corre at o quarto. Abre a JANELA. A luz que entra revela poeira no cmodo.
81

EXT. APARTAMENTO DO MTEL, VARANDA / RUA MANH Mauro v Shlomo sair contrariado do prdio. Shlomo encontra Ruth na calada e conversa com ela. Em volta deles, as janelas e lojas esto decoradas com bandeiras do Brasil e enfeites em verdeamarelo. A certa altura ele aponta para a janela de Mtel, onde est Mauro. Shlomo e Ruth confabulam. INT. APARTAMENTO DO MTEL, QUARTO DIA Mauro abre o armrio e encontra um CHAPU e um PAR DE LUVAS de couro envelhecidas. Ele pe o chapu e cala as luvas. Na frente do espelho, Mauro brinca com o chapu e o par de luvas do av. Mauro continua vasculhando o apartamento at que encontra um punhado de NOTAS de dinheiro. Feliz, guarda-as no bolso. MAURO Putz! Som de BATIDAS NA PORTA. Mauro fica quieto, sem se mexer. HANNA (O.S.) Ei, garoto! Voc no vai almoar l em casa, hein? Mauro fica imvel.

82

HANNA (O.S.) (CONT.) Mauro? MAURO No t com fome. Rudo de elevador. MAURO (V.O.) (CONT.) Meus pais me abandonaram, meu av morreu, o vizinho me batendo, quem que vai pensar em comida numa hora dessas? INT. APARTAMENTO DO MTEL, COZINHA DIA Mauro est em p sobre uma cadeira que permite que ele alcance um armrio sobre a pia. Ele v uma PILHA DE PANELAS que tem como base uma FRIGIDEIRA COM CABO DE FERRO. Apressado, puxa a frigideira pelo cabo enquanto tenta manter equilibradas as panelas. Quando ele finalmente consegue arrancar a frigideira da base da pilha, as panelas caem todas sobre ele, e ele quase cai da cadeira. PASSAGEM DE TEMPO. A frigideira est sobre uma das bocas do fogo. Mauro acende um fsforo, abre o gs e leva o fsforo at uma boca de gs sob a frigideira. Nada acontece. Ele move o nariz no gesto de cheirar e percebe que est tentando acender a boca errada. Rapidamente, leva o fsforo at outra boca, que se ACENDE imediatamente, produzindo por um instante uma GRANDE LABAREDA.

83

Mauro se assusta. Rapidamente, coloca a frigideira sobre a boca que se acendeu, como se quisesse baixar o fogo. CORTA PARA: A porta da GELADEIRA se abre. O interior est quase vazio: um pote de manteiga quase no fim, uma garrafa de gua e DOIS OVOS. Mauro pega os ovos. CORTA PARA: Muito desajeitado, quebra um dos ovos na beirada da pia. Uma parte acaba no cho, outra na frigideira, junto com vrios pedaos de casca. Mauro quebra o segundo ovo com mais jeito, e consegue aproveitar todo o contedo, que vai para a frigideira. Sem leo, os ovos comeam a queimar, produzindo muita fumaa. Mauro desliga apressadamente o gs. A fumaa continua. Confuso, Mauro agarra o CABO DE FERRO da frigideira para tir-la do fogo. O cabo est quente, e ele queima a mo. Estabanado e sentindo muita dor, Mauro pega um copo de gua da torneira e joga sobre os ovos na frigideira. CORTA PARA: Mauro, com um garfo numa das mos e um pano enrolado na outra, come o ovo frito encharcado e queimado.

84

INT. AP. DE SHLOMO / AP. DE MTEL, SALAS NOITE Shlomo est em seu apartamento, falando ao telefone. SHLOMO Mas 30 cruzeiros ele no vai pagar! A telha nova? V, ento, a gente se fala. Shlomo desliga o telefone e levanta-se suspirando. Vai at sua janela e fica tentando observar Mauro no apartamento de Mtel. Mauro percebe e fecha a cortina. INT. APARTAMENTO DE MTEL, QUARTO DIA Lentamente, Mauro comea a tirar do armrio uma profuso de roupas e objetos. Entre os objetos que encontra, chamam a ateno de Mauro um ESTOJO COM ANTIGOS INSTRUMENTOS DE BARBEIRO, LIVROS COM CARACTERES HEBRAICOS, FOTOS DO PAI PEQUENO, ADOLESCENTE E ADULTO, AO LADO DA ME e, sobretudo, uma srie de CARTES-POSTAIS da dcada de 50, exibindo MULHERES NUAS. Ele pega os postais e vai para INT. APARTAMENTO DE MTEL, SALA DIA Mauro, com a mo queimada enrolada num pano, est sentado na poltrona, olhando para as mulheres nuas dos postais. BARULHO DE PORTA se abrindo. Hanna, vestindo uniforme escolar, entra pela cozinha carregando um embrulho.

85

HANNA Oi! MAURO Oi. Ao v-la, Mauro rapidamente esconde os postais sob a almofada do sof. Hanna no percebe a manobra. Sua ateno est concentrada na baguna da sala: lenis no cho, lbum de fotografias aberto, fotos espalhadas, jogo de botes armado sobre a mesa. Hanna coloca o embrulho sobre a mesa. HANNA Linda essa sua decorao, hein?
86

MAURO Como que voc entrou aqui? HANNA Mgica... Hanna mostra o molho de chaves de seu Machado e segue para a cozinha, volta trazendo alguns talheres. Hanna abre o embrulho: uma BUREKA (massa folhada recheada). HANNA (CONT.) Vem comer a bureka que minha me fez, que t uma delcia. Mauro se levanta, olha para a bureka tentando disfarar a fome.

MAURO No t com fome. Mauro se senta no sof. HANNA Voc nunca sai daqui? MAURO No. HANNA Nunca? Mauro no responde. Hanna vai at o sof e se senta ao lado de Mauro. Hanna percebe o curativo de Mauro. HANNA (CONT.) O que isso na sua mo? MAURO Nada... HANNA Deixa eu ver? Hanna se senta ao lado de Mauro no sof. Ento, pega a mo machucada de Mauro, desenrola o pano que est amarrado e olha surpresa. HANNA (CONT.) Queimadura. Como voc fez isso?

87

Mauro no responde. HANNA (CONT. IRNICA) Nossa! T feio. Coitadinho... Mauro sorri satisfeito: gosta de ser mimado. HANNA (CONT.) Vem c. H quanto tempo voc no toma banho? MAURO P, voc t chata, hein! Mauro se levanta e vai para a varanda. Silncio. Hanna se apresenta:
88

HANNA Meu nome Hanna. MAURO Eu sei. HANNA Como voc sabe? INSERT FLASHBACK Fim da cena em que Mauro tenta pular da varanda de Shlomo para a de Mtel. A me de Hanna chama por ela, da janela mais acima. RUTH (O.S.) Hanna! Hannale!

DE VOLTA A MAURO E HANNA HANNA Bom, preciso ir. Hoje tem prova de matemtica. Tchau. MAURO Tchau. Hanna sai apressada. Mauro a segue at a porta. NA COZINHA MAURO (CONT.) Hanna, Hanna! Faz um favor pra mim? HANNA Fala! MAURO Compra uns 20 pacotinhos de figurinhas do lbum da Copa do Mundo? A nica que falta pra mim a do Everaldo... Mauro retira algumas notas de seu bolso. HANNA Pra voc e pra todo mundo, cara-plida! Acho que esqueceram de fazer a figurinha dele... Mauro d as notas para Hanna, que conta o dinheiro.
89

MAURO (V.O.) Hanna era uma mulher de negcios. Hanna pega mais uma nota das mos de Mauro. MAURO (V.O.) (CONT.) A mais durona que eu j conheci... Hanna abre a porta e sai. NO CORREDOR Mauro coloca a cabea para fora e olha em direo porta do apartamento de Shlomo. Hanna j est subindo pela escada HANNA Ele foi pra sinagoga. INT. APARTAMENTO DO MTEL, QUARTO DIA NO CHO A MALA de Mauro est aberta. As roupas dele, reviradas. NO PORTA-RETRATO Uma foto do av Mtel de chapu abraado ao filho Daniel. Na foto, Daniel aparenta ter menos de 20 anos. Eles so muito parecidos. Outra foto da mesma seqncia, onde pai e filho brincam e o chapu de Motel est na cabea de Daniel. Mauro com o chapu do av se olha no espelho.
91

NO TELEFONE Mauro disca novamente um nmero. INT. CASA DE MAURO, SALA DIA A casa est intacta. O telefone toca. Ningum atende. INT. APARTAMENTO DE MTEL, SALA NOITE Mauro assiste TV: NACIONAL KID. Shlomo entra na sala, e Mauro leva um susto. Sente-se invadido. Os dois se olham em silncio. SHLOMO Vamos, Moishale!
92

MAURO Meu nome Mauro! Mauro! SHLOMO No est com fome? Mauro cruza os braos e olha para a TV em silncio. Shlomo v a mesa toda riscada. SHLOMO (CONT.) (em idiche) O que isso, menino? (em portugus) Estragando a mesa? MAURO A mesa minha. do meu av. Eu fao o que quiser com ela.

SHLOMO Se voc quer ficar... Ento fica. MAURO (V.O.) Eu achei que o apartamento era do meu av, mas na verdade... Shlomo sai e deixa a porta aberta. Mauro levanta, fecha a porta e passa o trinco. Ele ouve os rudos de Shlomo abrindo a porta. Em segundos, Mauro ouve a VOZ de Shlomo rezando em hebraico. INT. APARTAMENTO DE MTEL, SALA DIA Hanna olha para a foto de Mtel que est em cima do piano enquanto Mauro joga futebol de boto na mesa. MAURO Esse meu av. Ele lutou na Segunda Guerra Mundial. HANNA E na primeira? MAURO No sei. HANNA Voc sabe jogar futebol? MAURO Claro. Quer ver?

93

Mauro faz um passe de futebol de boto. HANNA No esse... O de verdade! MAURO Sei! HANNA Mas voc joga bem? Mauro no consegue disfarar que mente. MAURO Sou da seleo da escola!
94

HANNA Que escola? MAURO (ORGULHOSO) Escola Estadual Arcelino de Menezes. HANNA (DEBOCHADA) S se for... MAURO (IRRITADO) S se for o qu? HANNA Eu nunca ouvi falar dessa escola. MAURO Ah ? Voc vai ver!

Mauro se levanta, apanha a bola no quarto, volta, e, meio desajeitado, faz umas cinco embaixadas desajeitadas antes de deix-la cair no cho. Cheio de si, apanha a bola. HANNA (IRNICA) Puxa! Voc bom mesmo! Hanna olha para o relgio de parede e percebe que est atrasada. HANNA (CONT.) Eu tenho que ir. Quer vir comigo? Mauro olha o telefone dentro do apartamento do av; depois volta-se para Hanna. MAURO No posso... HANNA Por qu? MAURO Eu t muito ocupado. HANNA T bom. Fica a! Hanna faz uma cara irnica, e sai pela cozinha; Mauro fica sozinho. Olha pra o telefone e senta na poltrona.

95

96

EXT. RUA DIA Mauro e Hanna andam altivamente pelas ruas. Mauro respira fundo. MAURO (V.O.) Era a primeira vez que eu saa de casa desde o enterro do meu av... Um grupo de JUDEUS HASSDICOS passa por eles. Mauro os observa atentamente, como se visse seres de outro planeta. Hanna retoma a conversa. HANNA E os seus pais? MAURO Que que tem?

HANNA Pra onde eles foram viajar? MAURO Hamm? Nesse exato momento, Mauro e Hanna passam por uma BANCA DE JORNAL Mauro olha as manchetes ali estampadas. P.V. DE MAURO JORNAL Manchete de a Gazeta Esportiva: BRASIL J EST NO MXICO
97

VOLTA PARA MAURO E HANNA Mauro dispara a resposta no improviso... MAURO (CONT.) ...pro Mxico. HANNA Pro Mxico!? Uau! Eles foram ver a Copa do Mundo e no te levaram? MAURO (AFLITO) que eles foram trabalhar. HANNA Mas eles no estavam de frias?

MAURO No... Quer dizer. Eles vo voltar pra ver a Copa... aqui... Comigo! HANNA Ah, ento eles vo voltar logo! MAURO ! Mauro leva um tremendo susto quando DOIS CES FURIOSOS comeam a latir atrs do porto de uma casa. Ele sai correndo. Hanna balana a cabea sorrindo e sai correndo atrs dele.
98

EXT. BECO DIA Mauro e Hanna chegam na frente de uma PORTA DE FERRO onde se encontram trs garotos: BRIS, CACO e DUDA, todos mais ou menos da idade de Mauro. HANNA Oi, gente! Este aqui meu amigo Mauro. Mauro, estes so meus fregueses favoritos, o Caco, o Duda e o Bris. DUDA Ah, eu j ouvi falar. CACO No voc que gi?

Mauro no responde. BRIS verdade que seu pai sumiu? DUDA No, Bris! Ele t preso! Mauro fica chocado e trava, sem conseguir responder nada, enquanto Hanna corta o papo, protegendo Mauro. HANNA E a, gente, tem alguma coisa pra mim?
100

Sob o olhar atnito de Mauro, os trs garotos, um a um, passam notas de dinheiro e moedas para ela. Com uma chave que retira do bolso, Hanna abre, com cuidado, a porta. HANNA (CONT.) Entra, Mauro. Mauro no se move. BRIS Que foi, t com medo? MAURO No! HANNA Vem. A primeira vez de graa!

Mauro fica ainda mais assustado. Relutante, acaba entrando com os outros. A porta fecha-se atrs deles. INT. DEPSITO DIA Na penumbra, cada um dos trs garotos retira um pedao de papel numerado da mo de Hanna. Caco mostra o seu pedao de papel. CACO Dois! Duda mostra o papel dele. DUDA Um!
102

Bris aperta as plpebras uma contra a outra tentando ler o nmero no papel. Caco d uma cotovelada em Bris. CACO Trs BRIS Trs! HANNA Vocs j sabem. Cada um por si, Deus por todos. Eu no devolvo dinheiro. SOM DE UMA CORTINA DE CORRER SENDO ABERTA. Os trs saem correndo, tomando posio, atrs de uma DIVISRIA DE EUCATEX. Seus lugares

esto determinados por nmeros, de um a trs, escritos com giz na divisria. Desajeitado, Bris saca os culos do bolso da camisa e os ajeita no rosto. Caco, Duda e Bris espreitam por minsculos buracos. Bris fica animado P.V. DE BRIS. Uma JOVEM ATRAENTE na entrada do provador. Parece que ela vai entrar. Porm, a jovem abre caminho para uma mulher com idade para ser sua av: Ida Berezovski. De costas, ela comea a tirar a roupa. VOLTA PARA BRIS Bris, decepcionado, fecha os olhos atrs dos culos. MAURO (V.O.) Duda e Caco no tiveram sorte tambm... P.V. DE CACO. Raquel Berezovski tira a blusa. P.V. DE DUDA. Ester Berezovski experimenta um vestido. MAURO (V.O.) (CONT.) Para azar dos trs, as irms Berezovski tinham decidido fazer compras justo naquele dia.
103

EXT. BECO DIA Caco, Duda e Bris partem contrariados. MAURO (V.O.) Aquele era um negcio muito lucrativo para Hanna... Hanna despede-se deles na porta de ferro. DUDA Quero meu dinheiro de volta! Hanna acena com o dinheiro na mo. HANNA Eu avisei que no tem devoluo!
104

RUTH (O.S.) Hanna! Hannale! HANNA Xi... Minha me! Tenho que ir! Hanna volta pra dentro do depsito. Duda, Caco e Bris saem correndo. Mauro fica parado. DUDA Vem, Mauro! Mauro se espanta com o convite e sai correndo atrs dos meninos, feliz. EXT. RUAS DO BOM RETIRO DIA Os meninos saem correndo pelas ruas do Bom Retiro. Mauro corre atrs feliz. Mas logo os meni-

nos o sacaneiam, correndo muito rpido, virando esquinas misteriosas e fazendo Mauro suar a camisa, quase no limite. De repente eles somem do mapa. Mauro pra, ofegante e perdido. Os meninos esto escondidos atrs de uma banca. Mauro fica confuso. MAURO Duda!? Os meninos aparecem e saem correndo de novo. DUDA Vem, Mauro, vem! Mauro, sentindo-se ao mesmo tempo meio sacaneado e meio feliz, volta a correr.
105

MAURO Ei, me espera! DUDA Que espera! Corre! MAURO Onde vocs esto indo? BRIS Descobre, u! Os meninos entram correndo na INT. LANCHONETE SKORPIOS DIA Os garotos entram correndo na lanchonete e se escondem atrs de uma mesa. Mauro entra

bufando atrs. Procura pelos meninos, mas eles saem da lanchonete escondidos, sem que Mauro perceba. IANIS (50) o dono da lanchonete instala uma TELEVISO NOVA. Mauro observa os fregueses ROBSON (25), CARLO (21), ALFREDO (29) e FARIAS (30), que acompanham atentos Ianis tentando ligar a TV. Outro que observa a cena talo o mesmo jovem que Mauro viu antes, pichando a frase Abaixo a ditadura. A aparncia de talo destoa da dos demais fregueses: enquanto os outros tm um jeito proletrio, talo est vestido como um estudante universitrio, tem barba e cabelos longos.
106

ROBSON Bonita, hein? Quanto c pagou nela? SEU IANIS E eu vou dizer? A TV no funciona. ROBSON Viu se o boto t pra 110 ou 220? Mauro observa. Atrs do balco, IRENE (19), muito bonita e sexy, lava loua e serve os clientes. SEU IANIS Consegui!

A TV funciona. Na TV, comentaristas esportivos debatem sobre a possvel escalao do time titular do Brasil na Copa do Mundo que se aproxima e a demisso do tcnico Joo Saldanha. ROBSON J vai tarde! CARLO Voc acha que o Zagalo melhor do que ele?! ROBSON O Saldanha um bosta! ALFREDO E comunista! Mauro percebe que talo olha para Alfredo com uma expresso de desconfiana. ROBSON Eu t pouco ligando se ele comunista, Alfredo! O que me preocupa a seleo entrando em campo amanh nessa indefinio! IANIS Pelo menos a TV t boa! Todos riem. A ateno de Mauro interrompida por uma voz suave, bem ao lado dele.
107

IRENE (CONT.) Quer alguma coisa? Mauro vira-se e d de cara com Irene. Mauro fica mudo, com o olhar fixo no DECOTE de Irene. MAURO Voc viu meus amigos? IRENE Acho que eles j foram embora. Quer tomar um refrigerante? Mauro levanta a cabea, envergonhado. MAURO Coca-Cola.

Irene vai buscar a Coca-Cola. SEU IANIS (EM GREGO) Filha! Voc viu os meus culos? IRENE (EM GREGO E DE SACO CHEIO) Em cima da cabea, papai! Ianis leva a mo cabea e encontra os culos; balana a cabea sem jeito. Os fregueses continuam discutindo futebol. Um deles interpela Irene. ROBSON Irene, ajuda a gente a resolver esse problema: o Carlo, aqui, acha que o Pel no pode jogar no mesmo time que o Tosto. O Robson acha que o Carlo no fala coisa com coisa... O que que voc acha? IRENE Eu l entendo de futebol? MAURO Eu acho que o Carlo no fala coisa com coisa... Todos riem. Irene traz uma Coca-Cola para Mauro. IRENE Voc mora por aqui?

109

Mauro faz que sim com a cabea. IRENE (CONT.) Onde? MAURO Voc sabe onde mora o Mtel? Eu sou o neto dele. talo se aproxima. TALO Ah, voc que o filho do Daniel Stein? MAURO
110

Sou. TALO Eu sou amigo do seu pai. MAURO Ele t de frias. TALO Ah, eu ouvi dizer. Bom se precisar de alguma coisa... MAURO Legal. IRENE T tudo bem com voc, Mauro?

MAURO Eu no sei voltar pra casa. Irene vai tirando o avental. Faz um telefonema rpido, sob o olhar de Mauro. Vai at o pai, atrs do balco. IRENE O garoto t perdido. Eu vou levar ele pra casa. Ianis faz uma cara feia IANIS Volta logo.
111

Irene joga um beijo para talo. Mauro e Irene saem. EXT. RUAS DO BOM RETIRO FIM DE TARDE Irene leva Mauro pra casa. Ela linda e ele est se sentindo o mximo. Outros HOMENS na rua olham para Irene. Eles passam por PESSOAS que esto preparando DECORAO DE COPA DO MUNDO. Os dois caminham lado a lado. Irene est com a cabea em outro lugar. Mauro, ao contrrio, quer falar algo, mas no consegue. Eles caminham sem dizer nada, por um tempo, at que Irene quebra o silncio

IRENE Voc vem assistir aos jogos aqui com a gente? MAURO A Copa j vai comear, n? IRENE Semana que vem! MAURO ... No sei se vai dar pra eu ver jogos aqui... Meus pais vo chegar. IRENE T gostando do Bom Retiro? MAURO T.
113

Mauro olha para Irene, animado. MAURO (CONT.) O Bom Retiro muito legal! Uma sensualidade no ar. Irene pra diante da LOJA DE ROUPAS DE RUTH. Ela observa um vestido lindo que est na vitrine. EXT. PRDIO FIM DE TARDE Irene e Mauro caminham pela calada e chegam frente do prdio, onde esto sentados Hanna, Caco, Duda e Bris batendo figurinha.
114

IRENE Oi, Bris. Oi, Hanna. BRIS (ENTUSIASMADO) Oi, Irene! Hanna cumprimenta Irene com m-vontade, com uma ponta de cimes. HANNA Oi, Irene... (para Mauro) Ei, aonde voc foi? Mauro faz pose, bota banca. MAURO Fui dar uma volta...

Caco e Bris arregalam os olhos. Hanna d de ombros. Altivo, surge EDGAR na sua MOTO, sempre usando capacete e luvas. Fica parado. Irene olha para ele e se despede de Mauro. Irene se abaixa de maneira que o rosto dela fica bem prximo ao de Mauro. IRENE Vem ver um jogo na lanchonete, Mauro! Irene despede-se dele com um beijo, monta na garupa de Edgar e parte. A moto se afasta. Hanna d de ombros. Os garotos observam A BUNDA de Irene, que realmente sexy. Mauro est triunfal. Irene vira-se para trs. IRENE (CONT.) Hanna! Avisa tua me que depois eu vou l ver aqueles vestidos!

Os garotos se entreolham com cumplicidade, no conseguem disfarar a animao. No fundo da cena, Anatol entra no prdio. ANATOL (MAL-HUMORADO) D licena! INT. PRDIO, ESCADARIA / CORREDOR DO TRREO FIM DE TARDE Mauro entra no prdio, felicssimo. Cumprimenta seu Machado, que est varrendo a entrada. MAURO Oi, seu Machado. Mauro caminha at o elevador. Quando vai entrar, Anatol que est l dentro fecha a porta na cara dele, fazendo um barulho que assusta Mauro. Ele fica parado. O elevador sobe. Seu Machado v o que acontece e consola Mauro. SEU MACHADO O Anatol no gosta de criana. Mauro fica paralisado. Seu Machado entrega uma pilha de cartas para o menino. SEU MACHADO (CONT.) Aproveita e leva isso pro Shlomo, faz favor? Mauro pega as cartas e sobe as escadas.
117

INT. CORREDOR STIMO ANDAR FIM DE TARDE Mauro chega no stimo andar pelas escadas. Pra na frente do apartamento de Shlomo e enfia as cartas bem vagarosamente sob a porta. Em seguida, entra no apartamento de Mtel. Shlomo sai do apartamento dele, mas j no v Mauro. Pela porta aberta, soa o programa de notcias do governo federal: a Hora do Brasil. LOCUTOR DE RDIO (V.O.) A primeira etapa do programa de integrao nacional ser constituda pela construo imediata das rodovias Cuiab Santarm e Transamaznica.
118

Shlomo olha para os dois lados do corredor, com a correspondncia na mo. Ele vai at o apartamento de Mtel e bate na porta. SHLOMO T com fome, Moishale? Mauro no responde. Shlomo volta para seu apartamento. Tempo. Mauro abre a porta e vai at o apartamento de Shlomo, bate na porta e entra. INT. APARTAMENTO DE SHLOMO, COZINHA NOITE Vagarosamente, Shlomo pe um prato de sopa sobre a mesa. O RDIO transmite a Hora do Brasil.

Mauro e Shlomo tomam sopa, em silncio. Quando termina, Mauro se levanta, decidido. MAURO Vou tomar banho. Onde tem toalha? INT. APARTAMENTO DO SHLOMO, BANHEIRO / SALA NOITE Mauro tira a roupa. Liga o chuveiro. MAURO Essa gua t fria. Ele sai do chuveiro, pingando, abre a porta do banheiro. MAURO (CONT.) A gua t fria! NA SALA Shlomo est consertando a luminria. SHLOMO bom pra no pegar resfriado. NO BANHEIRO Mauro toma um bom de um banho gelado. Solta gritinhos, treme. INT. PRDIO, CORREDOR DO STIMO ANDAR DIA Shlomo abre a porta empunhando sua mala e pega o elevador.
119

MAURO (V.O.) O tempo passou, a Copa j tava chegando e nada dos meus pais ligarem. Eu continuava a sofrer todo o dia com o caf da manh e o jantar na casa do Shlomo. Porta se abre novamente, Mauro sai, empunhando o telefone. MAURO (CONT.) Mas pelo menos agora, o almoo era cada dia numa casa diferente. Mauro vai pra escada deixando atrs de si um rabo de FIO DO TELEFONE.
120

INT. APARTAMENTO DAS IRMS BEREZOVSKI DIA A decorao e os objetos de cena so tpicos de classe mdia dos anos 70. O apartamento se parece com um mostrurio do Mappin. Raquel, Ida e Ester Berezovski colocam a mesa para Mauro comer. Elas fingem naturalidade. Falam todas ao mesmo tempo, sem deixar tempo para Mauro responder. IDA T gostando do Bom Retiro? RAQUEL E sua me? Como ela foi deixar voc aqui sozinho? Coitadinho.

ESTER Sabia que voc a cara do seu pai quando ele tinha seu tamanho? No Ida? Ele no a cara do Dan? IDA Igualzinho! S que t muito magrinho. No t magrinho? RAQUEL Pra gente, deixa o menino! ESTER Deixa nada, ele tem que comer, no tem? Pra ficar forte, engordar um pouco, coitadinho... Mauro adora ser mimado. As comidas so todas decoradas com enfeites, conferindo-lhes uma aparncia mais kitsch do que sofisticada. Disfaradamente, Mauro cospe a comida dentro do guardanapo. INT. APARTAMENTO DE DONA EIDEL DIA Mauro est sentado na mesa de dona Eidel, esperando a comida. Dona Eidel vem da cozinha trazendo um generoso pedao de torta para Mauro. Distrada, coloca-o sobre a mesa em vez de servi-lo no prato. Enquanto ela se serve, Mauro pe a torta no prato, sem que ela perceba. Sorridente, dona Eidel observa Mauro comer:

121

DONA EIDEL Moishale, Moishale... MAURO O que esse Moishale que vocs tanto falam? DONA EIDEL Moishale era um beb de apenas trs meses. Os assassinos do fara queriam mat-lo. Ento sua me o colocou num cestinho e o deixou ser levado pelas guas de um rio muito grande, o Nilo. MAURO Eu sei. J aprendi.
122

DONA EIDEL Mas o que seria uma morte certa no foi. Deus quis que Moishale fosse resgatado das guas pela prpria filha do fara. E assim ele foi salvo, at um dia reencontrar sua me verdadeira. Dona Eidel pega a jarra de gua e comea a vertla. Mauro evita que ela inunde a mesa, empurrando o copo para debaixo do fluxo da gua. APARTAMENTO DE SHLOMO, COZINHA NOITE Shlomo e Mauro tomam sopa. Mauro imita o barulho que Shlomo faz quando toma sopa. MAURO Se eu sou Moishale, voc a filha do fara?

Os dois riem. INT. APARTAMENTO DE SEU MACHADO DIA Mauro almoa com seu Machado e dona Rosa. Nos pratos, o tradicional arroz e feijo. Mauro est feliz da vida. INT. APARTAMENTO DE SHLOMO NOITE Mauro dorme no sof. Shlomo passa por ele, abre a porta e sai. INT. PRDIO, CORREDOR / APARTAMENTO ANATOL NOITE Shlomo bate na porta de Anatol. Anatol abre. L dentro v-se muita fumaa. Luz baixa: vrias pessoas esto reunidas na sala. Entre elas, o jovem talo. Shlomo entra. Anatol espia o corredor. No h ningum por perto. Ele fecha a porta. INT. APARTAMENTO DE MTEL, SALA DIA MONTAGEM Mauro coloca a tabela da Copa na parede, ao lado do pster da seleo. Mauro arruma a baguna que tinha feito no apartamento do av. EXT. RUAS DO BOM RETIRO DIA MONTAGEM Comerciantes fecham as lojas, decoram os carros e as janelas com motivos brasileiros. As ruas esto enfeitadas. Muitos estabelecimentos comerciais esto com as portas fechadas ou sendo fechadas.

123

INSERT JORNAL DA POCA Primeira pgina de jornal da poca com MANCHETE que anuncia o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo de 1970. MAURO (V.O.) At que no demorou tanto assim. E o grande dia tinha chegado. INT. APARTAMENTO DO RABINO SAMUEL, SALA FIM DE TARDE Rabino Samuel mexe nos controles da TV, tentando, sem muito sucesso, melhorar a imagem cheia de chuviscos.
124

MAURO (V.O.) O Brasil parou pra ver o jogo. INT. APARTAMENTO DO SEU MACHADO FIM DE TARDE Dona Rosa e seu Machado penduram uma bandeira do Brasil na janela. EXT. MURO FIM DE TARDE Frase pichada por talo: ABAIXO A DITADURA FUNDE PARA: BANDEIRA DO BRASIL pintada no mesmo muro. INT. APARTAMENTO DE DONA EIDEL ANOITECER Dona Eidel passa pelo FILHO, sintonizando a TV, enquanto os NETOS, crianas pequenas, fazem

a maior baguna pela casa. Ela entra pela porta da cozinha. Dona Eidel volta para a sala trazendo uma torta. Ela se aproxima do Filho e serve um pedao da torta em cima do CINZEIRO onde repousa um cigarro aceso. INT. FACULDADE DE ODONTOLOGIA, CENTRO ACADMICO NOITE talo est junto com outros ESTUDANTES DE ESQUERDA muitos deles barbudos, todos diante de uma TV desligada. TALO Se a Tchecoslovquia ganha, uma vitria socialista. Os estudantes aplaudem. MAURO (V.O.) Todo mundo estava esperando o grande momento. E eu estava o esperando o grande momento e os meus pais! INT. APARTAMENTO DO MTEL, QUARTO NOITE Mauro, de banho tomado, veste roupa da seleo brasileira. Olha-se no espelho e penteia o cabelo. INT. APARTAMENTO DO MTEL, SALA NOITE O apartamento j est organizado. Mauro est vestido com o uniforme da seleo.

125

Ele liga a TV. Hanna entra sem bater. NA SOLEIRA DA PORTA HANNA Vamos pra lanchonete? MAURO No posso. Meus pais vo chegar hoje. HANNA Deixa um bilhete. Mauro olha para o telefone. MAURO
126

No posso. HANNA Deixa um bilhete! Mauro grita, irritado. MAURO NO POSSO! Mauro vai at a janela e v P.V. DE MAURO CALADA DIANTE DO PRDIO Hanna, Caco, Duda e Bris indo assistir ao jogo. DE VOLTA A MAURO O jogo vai comear. Mauro se senta na poltrona. Shlomo chega.

SHLOMO J testou a TV? Mauro olha para Shlomo, enquanto ele se senta no sof. Shlomo l jornal e no d a mnima para o que acontece na TV A seleo perfilada ouve o Hino Nacional. Mauro levanta e olha na janela. As ruas esto vazias. Comea o jogo. Mauro est nervoso. EXT. PRDIO, PTIO INTERNO NOITE Nervoso com o desempenho da seleo, seu Machado no consegue ver o jogo e fica andando sozinho no ptio, feito um leo enjaulado.

INT. LANCHONETE SKORPIOS NOITE NA TV O primeiro gol do Brasil. EM VOLTA DA TV Ianis, Irene, Hanna, os garotos e OUTROS CLIENTES que formam uma pequena torcida vibram de alegria. MONTAGEM ALTERNA NA TV Lances do jogo, com udio dos comentaristas esportivos. EM VOLTA DA TV Os torcedores reagem s jogadas.
128

INT. APARTAMENTO DE MTEL, SALA NOITE Mauro vibra com o ltimo gol. Shlomo olha para ele como se o menino fosse um ET. O jogo est terminando. Mais uma vez, Mauro vai para janela. DA JANELA Mauro v as ruas do Bom Retiro vazias e enfeitadas. A cara de Mauro na janela. A VOZ do comentarista de TV anunciando o fim da partida e o 4 a 1 para o Brasil soa ao fundo. MAURO (V.O.) E assim foi o primeiro jogo do Brasil na Copa. Um gol atrs do outro: 4 x 1 contra a Tchecoslovquia. E da?

INT. LANCHONETE SKORPIOS NOITE Todos na lanchonete vibram com o final da partida, aos gritos de BRASIL, BRASIL! EXT. RUA DO PRDIO NOITE Da VARANDA, Mauro observa a rua P.V. DE MAURO CARROS passam com bandeiras e tocam suas BUZINAS. TORCEDORES pulam e cantam. INT. APARTAMENTO DO MTEL, SALA NOITE SONS das BUZINAS, GRITOS e CANTORIA invadem a sala. Mauro, em silncio, triste, entra na sala e desliga a TV. Ele pega seu lbum da copa e marca o placar do jogo: 4x1. Mauro fecha o lbum, triste e decepcionado. INT. AP. DE SHLOMO, QUARTO DOS FUNDOS / SALA NOITE Srio, Shlomo pega a cama de armar no quarto dos fundos, e leva-a at a sala. Escolhe um lugar, e monta a cama. Shlomo olha para Mauro, preocupado. Nenhum dos dois diz nada. Shlomo pega uma mala e vai para o quarto. INT. APARTAMENTO DO SHLOMO, QUARTO NOITE Sempre com a cara fechada, Shlomo arruma uma mala pequena. Ele se vira e percebe que Mauro o observa.

129

SHLOMO Eu vou viajar. Mauro no diz nada. SHLOMO (CONT.) Eu vou viajar. Seu Machado vai ficar aqui com voc, enquanto eu estiver fora, t bom? Mauro olha para Shlomo, desolado. INT. APARTAMENTO DO SHLOMO, SALA NOITE Mauro pega o telefone e disca.
130

INT. CASA DE MAURO, BH NOITE O telefone toca, toca, toca. A casa no mais a mesma. Foi vasculhada e parcialmente destruda: mveis quebrados, objetos e roupas espalhados pelo cho. INT. APARTAMENTO DO SHLOMO, SALA NOITE Mauro, deitado na sua nova cama de armar, olha o teto. INT. APARTAMENTO DO SHLOMO, QUARTO NOITE Shlomo, deitado na sua cama, olha o teto. INT. APARTAMENTO DE HANNA DIA Mauro, desolado, est sentado mesa com Ruth e Hanna. Ele no toca na comida do almoo.

RUTH Come, filho. MAURO No t com fome. HANNA (IMITANDO SHLOMO) No fica assim, Moishale. MAURO Moishale voc! Ruth ri docemente. RUTH Come filho, seus pais vo chegar logo. Eles no disseram que iam chegar no primeiro jogo, disseram? Mauro balana a cabea negativamente. RUTH (CONT.) Ento... A Copa grande. Come, agora come, seno voc fica doente, no Hanna? HANNA Posso comer mais feijo? EXT. ARQUIVO, JOGO DA COPA DE 70 O goleiro ingls BANKS faz uma grande defesa na partida do Brasil contra a Inglaterra. INT. LANCHONETE SKORPIOS DIA Os torcedores berram ao ver a defesa de Banks.

131

Mauro agora acompanha a partida pela TV da lanchonete, junto com os fregueses que assistiram ali ao primeiro jogo. Mauro nota um JOVEM NEGRO, que troca olhares disfaradamente com Irene. Hanna, Caco, Duda e Bris tambm esto l. Os torcedores berram ao ver a defesa de Banks. Mauro fica maravilhado. INSERT NA TV ARQUIVO Gol do Tosto. NA LANCHONETE Mauro e os outros torcedores comemoram o gol. INT. CENTRO ACADMICO DIA talo assiste ao jogo com os colegas universitrios. Todos agora torcem entusiasmados pelo Brasil. INT. APARTAMENTO DE MTEL DIA Mauro escreve o resultado do jogo na tabela: BRASIL 1 X 0 INGLATERRA EXT. CAMPINHO DIA Caco, Duda, Bris, Hanna e Mauro esto jogando futebol, inspirados na Copa do Mundo. Mauro meio ruim de bola. Os garotos se entreolham. Subitamente, o jogo esquenta: Bris pega a bola e passa para Mauro, que se atrapalha. DUDA Ah, assim no d!

132

HANNA O que que no d? BRIS Hanna, faz tempo que a gente t precisando de um goleiro, certo? Hanna pra e olha para Mauro. Mauro no aceita o desafio, abandona o campo e senta no banco, com cara de mau humor. O jogo continua. Hanna boa de bola. Mauro observa Hanna jogar e vai ficando boquiaberto com o excelente desempenho dela. Irene passa pelo campinho na garupa da moto de Edgar, com o rosto sempre oculto pelo capacete, causando comoo entre os meninos, que a sadam em coro: MENINOS Oi, Irene! EXT. BECO DIA Diante da porta do depsito, MUITOS GAROTOS aguardam Hanna, ansiosos. MAURO (V.O.) Aquele dia a Hanna deve ter ficado rica. Tinha tanto menino que parecia at final de campeonato. Hanna surge, retira uma CHAVE do bolso e abre cuidadosamente a porta.

133

INT. DEPSITO / LOJA DA RUTH, PROVADORES DIA A mo de Hanna abre espalmada, revelando trs PEDAOS DE PAPEL DOBRADOS. Cada garoto apanha um deles. Conferem seus nmeros: CACO Dois! Bris aperta as plpebras uma contra a outra tentando ler o nmero no papel. BRIS Um!
134

Mauro v na mo dele o PAPEL com o nmero 3. SOM DE UMA CORTINA DE CORRER SENDO ABERTA. Caco e Bris correm at as posies marcadas com nmeros escritos com giz em uma DIVISRIA DE EUCATEX. Mauro os imita, indo at a posio de nmero 3. HANNA Nada de fazer barulho, hein! Eu vou ajudar minha me e j volto. Hanna sai. Desajeitado, Bris saca os culos do bolso da camisa e os ajeita no rosto. Caco e Bris espreitam por minsculos buracos. Mais uma vez, Mauro os imita.

MONTAGEM alterna CLOSES dos garotos que espiam pelos buracos a P.V. DOS GAROTOS PROVADORES Bris fica animado com a presena de uma JOVEM ATRAENTE, na entrada do provador. Seu entusiasmo, no entanto, transforma-se em desespero quando v que se trata de Dona Eidel, de costas. Ela tira a roupa. Bris fecha os olhos atrs dos culos. Caco se frustra ao ver DONA TERUKO, uma senhora japonesa magricela, tirar a blusa. O provador que Mauro espia est vazio. Mauro tira o olho do buraco e percebe, com estranheza, que Caco e Bris esto com as calas abaixadas. RUTH (O.S.) Oi, Irene! Que bom que voc veio. Eu j trago o vestido pra voc. Caco e Bris se aproximam do buraco de Mauro, mas ele imediatamente coloca o olho no buraco e firma os ps no cho. Em franco desespero, Bris faz meno de se juntar a Mauro para espiar com ele. Ao ensaiar os primeiros passos, Bris tropea na cala ao redor dos tornozelos e vai ao cho. INT. LOJA DA RUTH DIA Ruth d o vestido para Irene.

135

Irene caminha, em slow motion, em direo aos provadores. INT. DEPSITO DIA Mauro est com os olhos grudados na divisria de Eucatex. P.V. DE MAURO PROVADOR Irene segue caminhando em slow motion, com o vestido na mo, em direo ao provador observado por Mauro. Irene entra no provador em que Mauro espia. NO DEPSITO Sem tirar o olho do buraco, Mauro ergue, em silncio, os braos pra cima.
136

P.V. DE MAURO PROVADOR Irene comea a se despir, de costas. Fica apenas de calcinha. Ao virar-se para apanhar o vestido, pendurado num gancho, seus seios ficam vista. Por pouqussimo tempo, pois INT. LOJA DA RUTH, PROVADOR DIA Hanna irrompe no provador, colocando-se propositalmente frente do orifcio por onde Mauro espia. Irene leva um susto. IRENE Oi, Hanna! HANNA Oi, Irene!

INT. DEPSITO DIA Mauro no acredita no que est acontecendo. A nica coisa que consegue ver o tecido do vestido de Hanna. MAURO (SUSSURRANDO) Sai da frente, Hanna! INT. LOJA DA RUTH, PROVADOR DIA Hanna, com um sorriso maroto, fala alto para Mauro ouvir. HANNA Puxa, Irene, voc tem o corpo to bonito! Irene agradece o elogio com um sorriso. De repente Um BARULHO SECO e RECORRENTE, vindo de trs da divisria onde se encontra Hanna, chama a ateno de Irene. IRENE Nossa! O que isso? HANNA Nada no, Irene... To consertando umas coisas no fundo da loja... INT. DEPSITO, FUNDOS DIA Mauro bate com a cabea, repetidas vezes, contra a divisria de Eucatex.
137

INT. PRDIO, CORREDOR DO TRREO FIM DE TARDE Mauro entra no prdio e segue pelo corredor bastante contrariado. Abre a porta de madeira do elevador, depois a porta pantogrfica e ENTRA. MAURO (V.O.) Eu decidi que, a partir daquele dia, eu no ia ter mais medo de enfrentar ningum: nem a chata da Hanna, nem aquela porta idiota... INT. ELEVADOR FIM DE TARDE Mauro aperta o boto do stimo andar. Quando o elevador est prestes a subir, a porta pantogrfica se abre. Mauro olha. Quem entra Anatol e logo fecha a porta pantogrfica, sem dar tempo de Mauro sair. Mauro morre de medo de Anatol. ANATOL Menino, qual seu nome? Mauro demora um tempo para responder. MAURO (NERVOSO) Milton! Mauro aperta o boto do primeiro andar. O elevador pra, Mauro abre a porta e desce rapidamente. Anatol fecha a porta e o elevador sai.

138

INT. APARTAMENTO DO SHLOMO, SALA NOITE Mauro entra e v Shlomo sentado. MAURO Oi. Mauro percebe um SACO DE BOTES sobre a mesa. o mesmo saco de botes que tinha ficado para trs quando ele e seus pais saram correndo de casa, em Belo Horizonte. MAURO (CONT.) Foi voc que trouxe? Mauro derrama os botes e os examina. Percebe que algo est faltando. MAURO (CONT.) Voc esqueceu os goleiros. SHLOMO E seus pais no ensinaram voc a dizer obrigado? MAURO Voc encontrou com eles? SHLOMO Vem c. Senta aqui, Moishale. Shlomo aponta para o sof. Os dois se sentam lado a lado.

139

EXT. APARTAMENTO DE SHLOMO, JANELA DA SALA NOITE Atravs da janela, a distncia, Shlomo fala seriamente com Mauro, que presta muita ateno. Ouvem-se os poucos RUDOS que vm da rua. EXT. PRDIO RESIDENCIAL DIA Mauro e Shlomo cruzam com Hanna na calada. Mauro olha para ela com raiva, de soslaio, no a cumprimenta. EXT. RUAS DO BOM RETIRO DIA Mauro e Shlomo caminham pelas ruas do bairro, enfeitadas de verde e amarelo. COMERCIANTES fecham as portas. dia de jogo do Brasil.

EXT. RUAS DO BOM RETIRO DIA Mauro e Shlomo caminham na calada. Quando vai atravessar a rua, Mauro levanta suavemente uma mo e pega na mo de Shlomo. Shlomo estranha um pouco, mas no solta a mo. Mauro e Shlomo cruzam a rua de mos dadas. Quando chegam outra calada, Shlomo solta a mo de Mauro. Eles entram no restaurante italiano Cantina Del Poppoli. INT. CANTINA DEL POPPOLI DIA GARONS instalam uma TV no restaurante decorado para a Copa do Mundo com bandeiras e cores do Brasil e da Itlia. DINO (60), o dono do restaurante, supervisiona o trabalho at ver que Shlomo entrou no restaurante. DINO Shlomo, mio! Cosa fa qui? SHLOMO Oi, Dino, como est? Dino fala portugus com forte sotaque italiano. DINO Tutto bene. E contigo? tuo bambino? SHLOMO No, no. neto do Mtel Stein.

141

DINO Ah si.. Bon giorno, piccolo! Cosa voi? SHLOMO Eu estou precisando falar com o talo. DINO talo? Dio mio! Non st qui neste horrio. Deve essere en la facult. Andato l? EXT. RUAS DO BOM RETIRO / FACULDADE DE ODONTOLOGIA DIA Mauro e Shlomo caminham pelas ruas, at a faculdade de odontologia. INT. FACULDADE DE ODONTOLOGIA DIA Mauro e Shlomo caminham dentro da faculdade de odontologia, passando por muros pichados e jovens de tendncias variadas, especialmente barbudos. A figura de Shlomo contrasta com o cenrio. Chegam ao Centro Acadmico. INT. FACULDADE DE ODONTOLOGIA, CENTRO ACADMICO DIA Mauro e Shlomo entram no Centro Acadmico. talo os v e caminha at eles. TALO Quem vem l! talo bate mos com Mauro. Shlomo olha. SHLOMO Vocs se conhecem?

142

TALO A gente se conheceu outro dia, no foi, Mrio? MAURO Mauro. TALO Isso. Mauro. Eu sou amigo do pai dele. SHLOMO Certo. TALO Vieram ver o jogo com a gente? MAURO Posso?

TALO Claro. T comeando. Shlomo olha para talo, querendo dizer alguma coisa. Mauro senta na frente da TV. Os comentaristas j comearam seu bate-bola. COMENTARISTA 1 , mas hoje o Brasil tem que ir com calma, porque esse time da Romnia... talo vai com Shlomo para um canto. Mauro observa de longe. Shlomo tira um envelope do bolso e entrega para talo que sem olhar guarda em seu prprio bolso. Eles continuam a conversa. Um TIPO SUSPEITO observa dissimuladamente a conversa.

TALO O senhor no deveria vir aqui. SHLOMO Eu no sei mais onde procurar os pais desse menino. Mauro se aproxima de talo e Shlomo. MAURO O jogo vai comear! Mauro sai. SHLOMO muito difcil saber? TALO Calma, calma, o senhor tem que esperar. O juiz apita. Comea o jogo. INT. APARTAMENTO DO MTEL, SALA / ARQUIVO DIA MONTAGEM ALTERNA Mauro preenche sua tabela da Copa. INSERTS de cenas de arquivos dos jogos da Copa de 70 cujos resultados so marcados por Mauro na tabela da competio. As imagens dos jogos e o preenchimento da tabela sinalizam passagem de tempo. BRASIL 3 X 2 ROMNIA ITLIA 0 X 0 ISRAEL
145

AVANO DE UDIO: SONS DE ROJO. EXT. CAMPO DE FUTEBOL DE VRZEA DIA As PESSOAS vo chegando e lotando as arquibancadas. A batucada de um GRUPO DE JOVENS d o tom festivo. Continua o som de ROJES. MAURO (V.O.) Enquanto na Copa do Mundo o jogo Itlia versus Israel terminava num empate sem gols, no Bom Retiro o clssico judeus versus italianos esquentava as torcidas... De um lado, forma-se a TORCIDA DOS JUDEUS. Entre os torcedores, h vrios membros da comunidade que j apareceram antes. O mais empolgado o Rabino Samuel. E o mais resmungo Isaac Rosenblitz, o mesmo rabugento que, na reunio da sinagoga, queria que Mauro fosse para o orfanato. PERTO DE UMA DAS TRAVES Mauro, ao lado de Hanna, observa as arquibancadas. EM OUTRA PARTE DA ARQUIBANCADA Vai se formando a TORCIDA DOS ITALIANOS. O TIME DOS ITALIANOS faz aquecimento e bate bola prximo da arquibancada. Um dos jogadores talo. DO LADO JUDEU Chega Irene. Ela cumprimenta a todos.

146

MAURO (V.O.) (CONT.) A Irene era grega, mas eu logo ia descobrir que ela tinha um bom motivo para torcer pelos judeus... Shlomo chega logo em seguida. Vai at Irene e conversa com ela, sem que Mauro possa ouvir o que eles dizem. Irene aponta para algum no meio do time dos italianos. Sob o olhar atento de Mauro, Shlomo sai da arquibancada dos judeus e caminha at a ARQUIBANCADA DOS ITALIANOS Junto qual esto os jogadores italianos. Shlomo chama talo de lado. Eles conversam com expresses srias no rosto. JUNTO TRAVE Mauro observa intrigado. P.V. DE MAURO talo ouve atentamente o que Shlomo diz. Um RUDO DE MOTO desvia a ateno de Mauro para Uma MOTO que se aproxima do campo, vindo para o lado da torcida judaica, que vibra como se algum tivesse marcado um gol. a mesma moto que leva Irene na garupa, pilotada pelo mesmo misterioso motoqueiro, cujo rosto est sempre oculto pelo capacete. Irene fica ansiosa.

149

Mauro olha atentamente para Irene e para o motoqueiro. MAURO (V.O.) (CONT.) Os italianos tinham mais craques no time deles. Mas a gente tinha uma arma secreta... A moto chega em alta velocidade. Com um cavalo-de-pau ousado, pra atrs da trave onde esto Mauro e Hanna. O motoqueiro desce da moto e, finalmente, ele tira o capacete. Mauro v a cara dele: o mesmo negro que trocou olhares com Irene na lanchonete: Edgar. Novamente, Irene e Edgar trocam olhares.
150

PASSAGEM DE TEMPO. O JUIZ apita. O jogo comea. Em poucas jogadas, Mauro percebe que o time dos italianos est massacrando o time da casa. Mas o goleiro Edgar defende tudo. De soco, de mo trocada, com os ps, com a cabea... A torcida est apreensiva. Mauro, maravilhado. MAURO (V.O.) (CONT.) Eu sempre quis jogar no ataque, como todo mundo. Mas nunca fui muito bom. At que aquele jogo mudou a minha vida... Seguem-se cenas entrecortadas do jogo at que um pnalti assinalado. O atacante prepara-se

para cobr-lo contra o gol de Edgar. Edgar faz o sinal da cruz. Da arquibancada, Mauro imita o gesto lentamente. O Rabino Samuel, sentado atrs dele, lhe desfere um tapa na cabea. O ATACANTE cobra o pnalti. A bola est prestes a entrar na gaveta quando Edgar, numa belssima defesa, evita o gol. A torcida delira. Mauro fica pensativo e esboa um sorriso. MAURO (V.O.) (CONT.) E de repente eu descobri o que eu queria ser. Eu queria ser negro e voador..

152

INT. APARTAMENTO DO MTEL DIA NO QUARTO Mauro coloca as LUVAS DO AV. Em seguida, sobe na cama e treina pulos de goleiro, usando um uniforme improvisado e as luvas do av. Ele joga a bola na parede e pula na cama para agarr-la. Mauro agarra a bola. Ele se empolga, rola a bola no cho e sai jogando. Num movimento contnuo, seguimos Mauro at o CORREDOR Onde conduz a bola num jogo imaginrio, do qual protagonista. Sussurrando, narra sua prpria jogada e imita os torcedores vibrando. MAURO L vai Mauro, carregando a pelota... H... INSERT ARQUIVO MONTAGEM Imagens de arquivo de lances dos jogos do Brasil sinalizam passagem de tempo. INT. LANCHONETE SKORPIOS DIA MONTAGEM ALTERNA LANCHONETE SKORPIOS A habitual torcida da lanchonete Skorpios comemora gols em diferentes jogos do Brasil, enquanto na

SALA DO APARTAMENTO DE MTEL Mauro marca os resultados dos jogos em sua tabela da Copa: Jogo 4 Brasil 4 x 2 Peru (14/06) Jogo 5 Brasil 3 x 1 Uruguai (17/06) INT. IGREJA CATLICA DIA Shlomo conversa com um PADRE. A conversa inaudvel. EXT. IGREJA CATLICA DIA Mauro est sentado nas escadarias da porta da igreja, cansado de esperar. INT. APARTAMENTO DE MTEL, SALA DIA Mauro ganha a sala e dribla as cadeiras, perde e recupera a bola de um adversrio imaginrio. MAURO (CONT.) O temmmpo paaaassa, torcida brasileira... 44 do segundo tempo. Agora tudo ou nada! Mauro cruza a sala driblando, um a um, os jogadores adversrios imaginrios. MAURO (CONT.) E deu a louca no goleiro do Santos. Mauro sai driblando todo o time do Palmeiras! Ol! Ool! Ooool!
153

Mauro pra na frente de uma CRISTALEIRA, talvez o nico mvel de algum valor na casa de Mtel. Mauro trata sua imagem refletida no espelho da cristaleira como se fosse um adversrio. Ginga de um lado para o outro. MAURO (CONT.) O juiz olha para o relgio! Vai apitar o final da partida! Mauro finta pra direita, pra esquerda, se livra do marcador, vai chutar... P de Mauro d um BICO NA BOLA. Mauro grita empolgado:
154

MAURO (CONT.) goooool! Mauro fecha os olhos ao ouvir o BARULHO DO VIDRO ESTILHAANDO. MAURO (V.O.) (CONT.) Eu devia saber. Goleiro no pode sair da rea. EXT. RUA DO PRDIO DIA Mauro, vestido de goleiro, passa pela banca de jornais e v, em um JORNAL PENDURADO, a MANCHETE: Brasil derrota o Uruguai e est na final da Copa.

MAURO (V.O.) O Brasil ganhou do Uruguai e foi para a final. EXT. CAMPINHO IMPROVISADO DIA Mauro, com as luvas do av e um uniforme de goleiro improvisado, est sob a trave, muito atento ao jogo. Ele imita os movimentos dos goleiros profissionais. MAURO (V.O.) Atacar fcil... Difcil ficar se defendendo o tempo todo... Ali onde a grama no cresce... A bola chega rolando at ele. Mauro se abaixa e segura a bola.

Mauro lana a bola para o MEIO DO CAMPINHO Onde Hanna, Bris, Caco e outros garotos esto jogando contra um time de outra vizinhana. Hanna dribla alguns adversrios e faz um excelente passe. NO GOL Mauro se movimenta de forma garbosa, segura. Mauro d uns passos para frente. MAURO (V.O.) (CONT.) O goleiro o nico jogador que pode pegar a bola com a mo. Se estiver adiantado, gol por cobertura. Mauro recua rapidamente at a linha do gol. MAURO (V.O.) (CONT.) Se estiver muito recuado, gol nos cantos. Mauro avana dois passos. MAURO (V.O.) (CONT.) Ser goleiro no fcil... Tem que ficar ligado no jogo o tempo todo. Se vacilar... O time adversrio ataca. A ateno de Mauro desviada para NA RUA, ATRS DO GOL ADVERSRIO Um FUSCA AZUL, idntico ao dos pais de Mauro, passa bem devagar.
157

MAURO (V.O.) (CONT.) ... a jogada que ele mais espera acontece na hora que ele menos espera... NO CAMPINHO A BOLA chutada em direo ao gol de Mauro. HANNA Mauro! Olha pra bola! SOM de Hanna e dos garotos some. O BARULHO DO MOTOR DO FUSCA toma conta da cena. Mauro sai do gol e comea a correr em direo ao fusca azul.

A BOLA passa perto de Mauro, e entra no gol. Mauro continua a correr, passando por entre os outros jogadores. Todos olham para ele, alguns rindo, outros bravos. Hanna passa uma RASTEIRA em Mauro, que cai no cho e rola. Por um instante, Mauro fica perplexo. Um GAROTO do time adversrio se aproxima de Mauro. GAROTO ADVERSRIO Tinha que ser judeu. Hanna parte para cima do garoto. HANNA Que que c falou a? Hanna empurra o garoto, que a empurra de volta. Ela d um SOCO na cara dele. Em um instante, todos os garotos esto trocando socos e pontaps. Alheio briga, Mauro se levanta e corre rumo ao fusca azul, que se afasta lentamente do campinho. EXT. RUA DO BOM RETIRO DIA Mauro corre atrs do fusca. P.V. DE MAURO Ele pode ver, atravs do vidro traseiro, que h MALAS no interior do fusca.
159

NA RUA Mauro se anima. Ganha velocidade. O fusca segue devagar e Vira em uma ESQUINA. Mauro aumenta o ritmo da corrida e logo Vira a ESQUINA A tempo de ver o fusca que Vira outra esquina. O quarteiro parece longussimo, mas Mauro no se cansa. Continua a correr, agora com lgrimas nos olhos. MAURO (GRITA) Pai! Espera! Mauro vira a esquina e v

O fusca estaciona quase em frente ao prdio do apartamento de Mtel, porm, na calada oposta. Mauro corre mais, corre, corre e v A porta do fusca se abrir. Uma MULHER comea a sair do fusca. Mauro acelera, com LGRIMAS nos olhos. MAURO (CONT.) (GRITA) Me! Mauro se aproxima do fusca e v que a mulher que sai dele COREANA. Mauro diminui o ritmo pouco a pouco. Ele pra prximo ao fusca e v AO VOLANTE Um JOVEM COREANO. NO BANCO DE TRS Um MENINO (7) e uma MENINA (4), tambm coreanos. Mauro volta pra casa, desconsolado. INT. APARTAMENTO DO MTEL, SALA DIA Mauro est apoiado na mesa da sala, olhando o JOGO DE BOTES armado, parado: uma partida inacabada. Ele est usando o CHAPU DO AV. Est deprimido, sem vontade de jogar. Ele recoloca mecanicamente a bolinha e o jogador do time dele na mesma posio em que chutou a gol antes.

161

Mauro afasta um pouco o goleiro adversrio para o lado, de modo a tornar mais fcil seu intento de marcar o gol. Quando vai bater a falta, Mauro decide afastar o goleiro um pouco mais. Faz mira para chutar. Desiste. Afasta o goleiro ainda mais um pouco para o lado. Mauro afasta o goleiro para o lado uma ltima vez. Com o gol escancarado, os olhos molhados, Mauro se prepara para chutar a gol, porm Algum bate na porta. Mauro larga a palheta, vai at a porta e a abre. Hanna. Ela entrega para Mauro a figurinha que faltava para completar o lbum: Everaldo. Mauro olha, incrdulo.

MAURO O Everaldo! Hanna sorri. MAURO (CONT.) Quanto custa? HANNA de graa.... Hanna acena que sim com a cabea. HANNA (CONT.) Feliz aniversrio. MAURO Meu aniversrio em outubro... Hanna d de ombros e sorri com ternura.

Shlomo entra. Olha para a roupa de Mauro com uma expresso de reprovao. SHLOMO Vamos Moishale, t na hora. INT. SINAGOGA DIA A sinagoga se ilumina ao som da Voz do hazan, que canta uma MSICA RELIGIOSA JUDAICA. O HAZAN (cantor que ajuda na conduo do servio religioso) canta no altar, ao lado do rabino Samuel, que veste trajes cerimoniais. Enquanto o hazan canta, o habino Samuel retira um VIDRO DE ANTICIDO do bolso e toma, furtivamente, uns goles. NA PRIMEIRA FILA

Ao lado de Shlomo, Mauro observa o ritual com olhos muito atentos, mas com um ar de revolta. Mauro est chique com solidu. Entre as pessoas que chegam para a cerimnia, aparecem Ruth e Hanna, de cabelo preso num lao, vestido e sapatos de festa. Mauro se surpreende por v-la vestida daquela forma. Enquanto Ruth cumprimenta Shlomo, Hanna quebra o gelo, do jeito dela. HANNA Se voc fizer alguma gracinha, eu te mato! Hanna parte e senta com a me. Mauro ri. O CORO irrompe por toda a sinagoga lotada de FIIS, surpreendendo e encantando Mauro.
165

INT. SINAGOGA, HALL DE ENTRADA DIA As pessoas comeam a sair da sinagoga. Mauro est postado porta, ao lado de uma CAIXA DE GRATIFICAES e de Shlomo, para quem ele olha com uma certa ternura. MAURO (V.O.) (CONT.) As festas religiosas eram a grande realizao do Shlomo... A maioria dos que se despedem de Shlomo deixa algum dinheiro na caixa de gratificaes. MAURO (CONT.) Alm do mais, agora, ele tinha uma arma secreta: EU!

Todos que deixam a gratificao olham piedosamente para Mauro, que, por sua vez, capricha na cara de coitadinho. Um FIEL acaba de colocar DINHEIRO na caixa. FIEL (PARA SHLOMO) Ficou muito bom o telhado! Shlomo sorri satisfeito. FIEL vai saindo e v Mauro. Tira mais DINHEIRO do bolso e o coloca na caixa. Mauro sorri satisfeito. As pessoas passam por ele e o cumprimentam carinhosamente. MAURO (V.O.) Finalmente eu estava conseguindo pagar a dvida do aluguel... Surge mais um conhecido: talo, com um leno na cabea (na falta de um quip). Ele deposita uma nota na caixa de gratificaes e passa, discretamente, um BILHETE para Shlomo. Mauro percebe o que acaba de acontecer e fica intrigado. INT. SINAGOGA, SALO DE FESTAS DIA Baile com msicas pop da poca. Mauro, Duda, Caco, Bris e outros garotos e garotas danam de maneira comportada, contidos. Mauro percebe que Hanna no est danando e, de repente, comea a avacalhar, movendo o corpo de maneira engraada e desinibida.

Hanna percebe a brincadeira e tambm comea a danar de modo louco. Todo mundo entra na dana louca. Caco aparece numa janela e chama os amigos. CACO Ei! Vamos... Mauro, Hanna, Duda e Bris saem da festa e seguem Caco. EXT. RUAS DO BOM RETIRO DIA Hanna, Mauro, Duda, Bris e Caco correm pela rua quando, subitamente Um SOM GRAVE, uma espcie de ESTRONDO contnuo chama a ateno dos garotos. PERTO DALI PATAS DE CAVALO cavalgam pelo asfalto. Os garotos ficam em silncio. Olham assustados para a ESQUINA A rua est vazia. O som das PATAS DE CAVALO que batem no asfalto vai ficando mais alto, mais alto, mais alto at que Surge a CAVALARIA DA TROPA DE CHOQUE, seguida de um CAMINHO ABERTO, cheio de SOLDADOS com capacetes, escudos e cassetetes. Eles percorrem a rua e passam pelos garotos, que se entreolham, e, sem dizer nada, saem correndo atrs dos cavalos.

167

EXT. RUA DIA Mauro, Hanna, Caco e Bris correm pela rua, seguindo o caminho da cavalaria. Chegam at a ENTRADA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA O prdio est cercado por um BATALHO DA POLCIA MILITAR. Caco e Bris saem correndo, apavorados. Hanna puxa Mauro pelo brao. HANNA Vamo embora, Mauro. Mauro no ouve. Ele se aproxima da confuso, deixando Hanna para trs. Guardando certa distncia, Mauro v ESTUDANTES serem presos e colocados no interior de VIATURAS.

Contrastando com o uniforme trajado pelos policiais, um DELEGADO, paisana, parece exercer certo comando junto aos soldados. Em seguida, Mauro v um dos estudantes, amigo de talo, ser algemado por um SOLDADO DA PM. Atendendo a um comando do Delegado, o PM coloca o Estudante no interior de uma viatura. De repente, SOLDADOS DA PM MONTADOS A CAVALO passam rente a Mauro, assustando-o. Um BRAO envolve Mauro, puxando-o para trs. Mauro olha para cima e v que Edgar quem o protege. Ao olhar novamente para frente, Mauro v os cavalos passarem diante dele, a galope, depois se distanciarem cada vez mais. MAURO Eles apareceram de repente.. (pausa) Eram cavalos gigantes... (pausa) Eram muitos cavalos... EXT. RUA DO PRDIO NOITE A rua est quase deserta. Mauro chega na garupa da moto pilotada por Edgar. INT. PRDIO, CORREDOR DO STIMO ANDAR NOITE A porta pantogrfica se abre e Mauro sai do elevador. O corredor est um pouco escuro. Mauro caminha at a porta do apartamento de Shlomo quando ouve UM RUDO DE RESPIRAO OFEGANTE.
169

A primeira reao no rosto e nos gestos de Mauro de medo. Ele chega a dar alguns passos rumo ao elevador, pronto para fugir, mas no vai at o fim. Corajosamente, Mauro caminha at a escada que liga o stimo ao sexto andar. Mais uma vez se assusta ao ver NA ESCADA Um VULTO MASCULINO que se esconde na penumbra. MAURO Quem ta? VULTO MASCULINO Shhhhh! Subitamente, a expresso de Mauro passa a ser de expectativa: MAURO Pai? Mauro desce alguns degraus, com grande expectativa. Quando chega perto do vulto masculino, percebe que talo quem est ali. E v que a cabea dele est ensangentada MAURO (CONT.) Puta que pariu! C levou um tiro? talo leva a mo cabea.

170

TALO Tiro no, uma cacetada. MAURO T doendo? talo faz que sim com a cabea. MAURO (CONT.) Quer que eu chame um mdico? TALO No, no! INT. APARTAMENTO DO MTEL, SALA NOITE A porta se abre e a luz se acende. Mauro entra, seguido de perto por talo, que mal consegue se manter em p. MAURO Fica escondido aqui. Exaurido, talo entra no apartamento e se deita no sof, tremendo. INT. PRDIO, CORREDOR DO STIMO ANDAR NOITE Mauro sai correndo do apartamento de Mtel e bate a porta. Em seguida, abre a porta do apartamento de Shlomo e entra correndo. O corredor fica vazio. Mauro sai do apartamento. Shlomo sai em seguida, bate a porta atrs de si. Os dois entram no apartamento de Mtel e batem a porta.

171

EXT. FACHADA DO PRDIO NOITE Shlomo fecha as cortinas da sala do apartamento de Mtel. INT. APARTAMENTO DE MTEL, SALA DIA Mauro entra na sala e olha para o sof, onde talo dorme. Mauro v a bolsa de talo no cho. Vai at ela. Pega a bolsa, abre-a, e encontra dentro dela uma LATA DE TINTA spray. INT. APARTAMENTO DE MTEL, QUARTO DIA Mauro usa a lata de tinta spray para desenhar uma trave na parede. PASSAGEM DE TEMPO Mauro treina pulos de goleiro junto trave desenhada. talo entra no quarto, com cara de quem acabou de acordar, e v o treino de Mauro. INT. APARTAMENTO DE MTEL, BANHEIRO DIA talo escova os dentes com o dedo. Examina o ferimento na cabea, olhando-se no espelho. Lava o ferimento. MAURO Quanto voc vai ficar? TALO No sei. MAURO Se voc quiser pode ficar morando aqui.

172

TALO Obrigado. MAURO T com fome? TALO Um pouco... INT. APARTAMENTO DE MTEL, COZINHA DIA talo se surpreende ao ver SOBRE A MESA Suco de laranja, arenque defumado e outros ingredientes de um caf da manh judaico. Mauro mostra o ARENQUE para talo, que ainda est meio grogue de sono. talo se surpreende com a desenvoltura de Mauro na cozinha. TALO Isso aqui peixe?

MAURO . Come que faz bem pra cabea. talo experimenta o arenque. TALO Erghhh! Mauro se aproxima com o caf. MAURO Toma esse caf que eu acabei de coar... talo toma o caf e comea a comer. Mauro observa.
174

MAURO (CONT.) Voc sabe jogar boto? TALO Eu no t com cabea pra isso, Mauro... MAURO (PROVOCANDO) T com medo? INT. APARTAMENTO DE MTEL, SALA DIA talo vai at a mesa de boto. MAURO Pode ficar com o Santos. Eu fico com o Brasil. TALO E em que time o Pel vai jogar?

MAURO No meu, u! talo ri e posiciona os jogadores do Santos. Mauro, os do Brasil. MAURO (CONT.) Eu comeo! Mauro se posiciona para comear o jogo. Meio desanimado, talo tenta se concentrar na partida. Mauro est pronto para tentar o gol. MAURO (CONT.) Vai pro gol. talo posiciona cuidadosamente o goleiro.
175

TALO Chuta. Mauro capricha na pose. Faz cara de satisfao, como se o gol fosse certo. Chuta e A bola toca no GOLEIRO de talo. TALO (COMEMORANDO) Grande defesa. MAURO No vale! C mexeu. TALO Mexi nada.
176

MAURO Mexeu, sim. C no sabe jogar. talo se cansa da brincadeira e se senta no sof. Mauro senta ao lado de talo e o interpela, num mpeto: MAURO (CONT.) Voc sabe alguma coisa da minha me e do meu pai? talo engole seco. MAURO (CONT.) Onde eles esto, talo? talo tenta falar num tom paternal.

TALO Eles esto de frias. MAURO (IRNICO) T bom... Esto de frias... TALO Tem muita gente de frias igual a eles. MAURO Eles vo voltar, talo? TALO Claro que vo. Eles vo voltar. Silncio. Mauro respira.
177

MAURO Meu pai t sempre atrasado. Nesse momento, BATEM PORTA. Mauro e talo ficam assustados. talo se esconde, em pnico. TALO (SUSSURRANDO) Abre. Mauro fica com medo. TALO (CONT.) E no fala que eu t aqui. Mauro vai at a porta e abre apenas um pouco.

DO OUTRO LADO DA PORTA DOIS HOMENS de culos escuros tentam espiar o que acontece dentro do apartamento. HOMEM 1 O Geromo t a? MAURO Quem? HOMEM 2 Cheromo. MAURO Shlomo?
178

HOMEM 1 Ele t a? MAURO Aqui a casa do Mtel. Desconfiado, o HOMEM 1 tenta espreitar pela porta. O HOMEM 2 o cutuca no ombro. HOMEM 2 Deve ser aqui do lado. Eles vo at a porta do apartamento de Shlomo. Mauro fecha a porta, nervoso e v talo treme de medo. TALO Eles esto atrs de mim.

MAURO No. Eles falaram Shlomo. talo e Mauro conversam sussurrando. TALO Fala baixo, Mauro. Esses caras so da polcia. Acabou a brincadeira, c t entendendo? MAURO E o que eles vo fazer com o Shlomo? talo no responde. Apenas abaixa a cabea, desolado. MAURO (CONT.) Voc no vai ajudar ele? TALO Eu no posso ajudar! talo est muito nervoso. Mauro sai correndo at E/I. AP. DE MTEL / AP. DE SHLOMO, VARANDAS / SALA DIA Mauro sai na varanda. No ptio l embaixo, seu Machado varre o cho. Mauro toma coragem e pula rapidamente para o apartamento de Shlomo, demonstrando muita habilidade. Ele se aproxima da janela que d para a sala de Shlomo e v
179

P.V. DE MAURO SALA DE SHLOMO Shlomo conversa com os DOIS HOMENS. Mauro no consegue ouvir o que eles dizem. Calmamente, Shlomo abre a porta para os dois. Eles saem. Shlomo sai atrs. Discretamente, olha na direo de Mauro. NA VARANDA Mauro tenta abrir a janela, mas no consegue. Salta de volta para a varanda do apartamento de Mtel e entra no INT. APARTAMENTO DE MTEL, SALA DIA Mauro entra ofegante na sala e fala com talo desesperadamente.
180

MAURO talo! Eles levaram o Shlomo! Mauro corre at a JANELA Por onde v P.V. DE MAURO RUA Shlomo entra num CARRO PRETO, seguido pelos homens que o levaram. DE VOLTA SALA Mauro se vira assustado. No v talo. MAURO (CONT.) talo?

Mauro v que a porta que d para o corredor est aberta. INT. PRDIO, CORREDOR DO TRREO DIA Mauro sai do elevador a toda velocidade, mas pra ao ver NA PORTA DE ENTRADA Anatol, com a barba bem grande, que o torna ainda mais sinistro. Ele caminha ao encontro de Mauro. Mauro olha para trs e v A porta do elevador. Mauro olha para a frente Anatol se aproxima. Mauro ganha coragem, caminha ao encontro de Anatol e quando esto bem prximos ele faz um movimento de corpo como num drible de futebol. Anatol fica confuso, Mauro passa por ele, e sai correndo. EXT. RUA DO BOM RETIRO DIA Mauro corre pela rua. MAURO (V.O.) No dava mais pra ter medo. Nem pra ficar parado, esperando. INT. SINAGOGA DIA Mauro irrompe esbaforido. MAURO Rabino! Rabino!

181

RABINO SAMUEL Moishale? MAURO O Shlomo... RABINO SAMUEL Respira fundo, Moishale. MAURO Prenderam o Shlomo. O rabino Samuel arregala os olhos, preocupado. RABINO SAMUEL Volta pra casa. Eu vou cuidar disso.
182

MAURO A gente tem que ir atrs dele agora. Se no, ele no volta mais. RABINO SAMUEL Moishale, voc ainda muito pequeno. Volta pra casa. Mauro no se move. Est inconformado. INT. APARTAMENTO DO SHLOMO, SALA DIA Mauro rega a rvore da felicidade, imitando o jeito de Shlomo. MAURO No se preocupa, no, planta. O Shlomo vai voltar. Ele s saiu de frias, t?

INT. APARTAMENTO DO SHLOMO, COZINHA DIA Mauro lava cuidadosamente a loua. INT. APARTAMENTO DE SHLOMO, BANHEIRO NOITE A luz do banheiro est acesa. Mauro anda at a porta do banheiro e, como o prprio Shlomo teria feito, apaga a luz. INT. DELEGACIA POLTICA DIA Shlomo est sentado num banco apertado e desconfortvel. A delegacia tem muito movimento. PESSOAS passam por ele indo de um lado para outro. ESCRIVES trabalham diante de mquinas de escrever. O Delegado que apareceu antes, na Faculdade de Odontologia se aproxima de Shlomo com uma FICHA nas mos. DELEGADO O senhor deve ser o tal do judeu comunista. Shlomo encara o Delegado com um olhar de desafio. DELEGADO (CONT.) A moa parente sua? Shlomo balana a cabea, em sinal de negativa.

183

I/E. APARTAMENTO DE MTEL / RUA, MURO NOITE As luzes do apartamento esto apagadas. No sof, dorme seu Machado. Ronca muito. Mauro vai at a janela e contempla P.V. DE MAURO O bairro escuro e quieto. O silncio da noite quebrado apenas pelo ronco de seu Machado. DA JANELA Mauro olha para baixo e v NA RUA, JUNTO AO MURO talo usa a lata de tinta spray para pichar o muro, onde j se l: ABAIXO A DITADU talo chacoalha a lata, tenta escrever o resto da palavra, mas no h mais tinta na lata. talo olha para cima, na direo da JANELA DO APARTAMENTO DE MTEL Mauro se esconde, envergonhado. EXT. RUAS DO BOM RETIRO DIA As ruas esto coloridas, enfeitadas. Muitos estabelecimentos comerciais esto com as portas fechadas ou sendo fechadas. MAURO (V.O.) Tudo acontecia to depressa... De repente, o grande dia tinha chegado... INT. APARTAMENTO DO RABINO SAMUEL, SALA DIA Rabino Samuel toma um anticido na frente da TV.

184

INT. APARTAMENTO DO SEU MACHADO DIA Seu Machado anda pelo apartamento, nervoso, enquanto dona Rosa varre a casa. INT. APARTAMENTO DAS IRMS BEREZOVSKI DIA Raquel, Ida e Ester fazem a corte para DOIS HOMENS e Anatol, vestidos de terno. Raquel serve uns petiscos muito exticos, envoltos num papel brilhante. Os dois homens fazem um esforo sobrenatural para conseguir engolir a comida. Anatol gosta da comida. INT. APARTAMENTO DE DONA EIDEL DIA Dona Eidel e seus familiares se preparam para assistir ao jogo. INT. FACULDADE DE ODONTOLOGIA, CENTRO ACADMICO DIA Centro Acadmico vazio, destrudo. MAURO (V.O.) Todo mundo estava esperando o grande momento. Inclusive eu... EXT. PRDIO RESIDENCIAL DIA Mauro, sozinho na entrada do prdio, olha para o lado de onde vm os carros. Quando o sinal vai abrir, Mauro fecha os olhos e repete baixinho. MAURO (CONT.) (BAIXINHO PARA SI) Fusca azul, fusca azul, fusca azul...

185

O sinal se abre e nenhum fusca azul dobra a esquina. A rua j est vazia. Mauro agora caminha at a esquina. Hanna sai correndo do prdio. HANNA (O.S.) (GRITANDO) Vem, MAUROoooo! Mauro vira-se na direo de Hanna. HANNA (CONT.) O jogo t comeando! Hanna e Mauro saem correndo.
186

INT. LANCHONETE SKORPIOS DIA NA TV, INSERT ARQUIVO Os jogadores da seleo brasileira, perfilados, ouvem o Hino Nacional. EM VOLTA DA TV A lanchonete est lotada. NA TV, INSERT ARQUIVO O juiz apita. MONTAGEM ALTERNA Torcedores na lanchonete reagem a Momentos mais emocionantes do jogo na TV: o Brasil faz um gol. A Itlia empata. Os torcedores vo da alegria histrica ao desespero. EM UM CANTO Mauro assiste ao jogo, meio retrado, sozinho.

Hanna, ao contrrio, est entrosada e animadssima. Mauro olha para Hanna com um certo desdm. Irene est com o vestido novo o mesmo que experimentou na loja de Ruth. Edgar est com ela, de mos dadas, fora do alcance da viso de Ianis. Irene percebe a solido de Mauro e se aproxima dele. IRENE E a, Mauro? MAURO Oi, Irene. IRENE No t gostando do jogo? MAURO T. IRENE Muito ou pouco? Hanna percebe que Irene se aproximou de Mauro. MAURO Mais ou menos. Hanna observa os dois. Irene abraa Mauro maternalmente. Ele, no entanto, recebe o afago com entusiasmo. Hanna v
187

NA RUA Passa um TXI, que leva Shlomo no banco de trs. NA LANCHONETE Hanna grita. HANNA Mauro! O Shlomo! Mauro vai at a porta olhar, mas no v nada. Volta e indaga Hanna. MAURO Tem certeza? HANNA Tenho.
188

NA TV Uma jogada sensacional culmina com o segundo gol do Brasil. EM VOLTA DA TV A torcida vibra. TODOS Gooooool! Mauro assiste ao gol, volta at a porta da lanchonete, olha para rua, mas no v nada. Hesita um pouco. Acaba saindo. EXT. RUAS DO BOM RETIRO DIA Mauro sai andando, apreensivo, pelas ruas vazias. De repente, ouve-se comemorao em off. Mais um gol do Brasil.

EXT. PRDIO RESIDENCIAL DIA O txi pra diante do prdio. Shlomo salta, d a volta e abre a outra porta traseira para mais algum sair. EXT. LANCHONETE SKORPIOS DIA NA TV O terceiro gol do Brasil. EM VOLTA Os torcedores vibram de alegria. Hanna olha em volta, procura de Mauro, mas no o encontra. INT. PRDIO, CORREDOR DIA Mauro entra no corredor. Seu Machado est varrendo, nervoso com o jogo.

MAURO verdade que o Shlomo chegou? SEU MACHADO No sei. Eu tava vendo o jogo. INT. APARTAMENTO DO SHLOMO, SALA DIA A porta do apartamento se abre. Mauro encontra Shlomo, com cara de cansado, comendo po. Os dois se olham demoradamente. Shlomo se levanta. MAURO O Brasil t ganhando... Mauro caminha at Shlomo e o abraa. Shlomo, um pouco atrapalhado, retribui o abrao, moderadamente.

SHLOMO Que bom, Moishale. Ficam assim por alguns instantes. At que Shlomo rompe o abrao e coloca as mos sobre os ombros de Mauro. SHLOMO (CONT.) Vem comigo.... INT. PRDIO, CORREDOR DO STIMO ANDAR DIA Shlomo e Mauro saem do apartamento de Shlomo e entram no apartamento de Mtel. INT. APARTAMENTO DE MTEL, SALA DIA Mauro e Shlomo entram no apartamento. Na sala, DR. DOITCH estetoscpio pendurado no pescoo assiste TV sem som, nervoso com o jogo. Mauro atravessa a sala guiado por Shlomo, sob o olhar curioso do mdico. INT. APARTAMENTO DE MTEL, QUARTO DIA A porta se abre e Mauro v uma mulher deitada na cama do av. Vagarosamente, ele se aproxima da cama e descobre que quem est ali Mriam, a me dele. Ela est com um cabelo diferente. NO CRIADO MUDO Caixas de remdios e uma jarra com gua.
191

Mauro olha para Shlomo, que sorri para Mauro e faz um sinal com o dedo para que o menino no acorde Mriam. Mauro, emocionado e ao mesmo tempo cerimonioso, toca na me, nos cabelos, na mo dela. Mriam acorda. Os dois se abraam. E choram. Shlomo sai do quarto e, nesse mesmo instante Soam os GRITOS DE GOL, que vm da rua e dos apartamentos vizinhos. MRIAM Que saudades.. MAURO Por que vocs demoraram tanto? Mriam fica em silncio, com o semblante srio. MAURO (CONT.) Cad o papai? Mriam continua em silncio, tentando conter o choro. MAURO (CONT.) Por que ele no voltou com voc? MRIAM Ele vive atrasado. ROJES estouram. Mriam se assusta e chora mais.

192

MAURO o Brasil, me! Mriam chora mais. Mauro a consola. MAURO (CONT.) No fica assim... o Brasil, me. a Copa... INSERT ARQUIVO O replay do quarto gol do Brasil contra a Itlia. E/I. LOCAES DIVERSAS DIA MONTAGEM Comemorao da vitria do Brasil Nas RUAS. Na LANCHONETE SKORPIOS. Nos apartamentos de Rabino Samuel. Seu Machado. Dona Eidel. Irms Berezovski. NAS RUAS DO BOM RETIRO Chove papel picado nas ruas. ARQUIVO FINAL DA COPA Ao som da msica-tema da seleo de 1970, entra uma montagem de imagens de arquivo com Outros lances e GOLS do jogo. Comentaristas esportivos. Balbrdia no campo. Carlos Alberto, capito do time, beija o trofu Jules Rimet.

193

Comemoraes nas ruas do Brasil. INT. APARTAMENTO DE MTEL, QUARTO NOITE Mriam acaba de arrumar a mala. Mauro olha pelo vidro da janela. Vemos em seu rosto o reflexo dos fogos de artifcio da comemorao. Mriam se aproxima dele. MAURO (V.O.) E assim foi o ano de 1970: o Brasil virou tricampeo mundial por 4 x 1 em cima da Itlia... Shlomo observa os dois da porta e sai.
194

EXT. JARDIM DA LUZ DIA Shlomo e Mauro andam lado a lado pelo parque at chegarem junto a um fotgrafo lambelambe. O fotgrafo se prepara para tirar a foto, mas tem que parar, pois Mauro faz caretas. O fotgrafo perde a pacincia. FOTGRAFO Pra com isso, menino! Shlomo olha a cena compadecido. Esboa um sorriso. O fotgrafo desiste. Shlomo chama a ateno de Mauro carinhosamente SHLOMO Moishale...

Mauro e Shlomo se olham por alguns instantes. O olhar de cumplicidade, carinho, respeito e entendimento. Mauro finalmente se posiciona diante da cmera e, muito srio, faz pose para a foto. Shlomo agora se junta a Mauro. SHLOMO (CONT.) Essa para retrato. Shlomo e Mauro, lado a lado, se olham e, no momento em que o fotgrafo bate a foto, os dois produzem caretas malucas. INT. AP. DE MTEL / AP. DE SHLOMO, SALAS NOITE MESA com vrios tipos de tortas e quitutes judaicos. PORTA Chegam as irms Berezovski, dona Eidel e Ruth, que carrega um bolo de papoula. Mriam pega o bolo. MRIAM No precisava JUNTO MESA Mauro e Hanna comem. O clima de despedida. Mauro v PELA JANELA Que uma luz se acende.

196

NA SALA DO APARTAMENTO DE SHLOMO Shlomo observa a luminria que finalmente conseguiu consertar. NA SALA DO APARTAMENTO DE MTEL Mauro vai at a janela. PELAS JANELAS DOS RESPECTIVOS APARTAMENTOS Mauro e Shlomo se olham. INT. APARTAMENTO DE MTEL, SALA DIA Junto mesa de jantar, Mauro recolhe seus jogadores de boto. Mriam entra na sala. MRIAM Vamos, Mauro!
197

JUNTO PORTA Shlomo observa a me e o filho, algo angustiado. Mriam se aproxima da porta. MRIAM (CONT.) Vamos filho! SHLOMO Moishale! Mauro vai at a porta. MAURO Esqueci uma coisa! Mauro volta, pega o chapu do av e sai. Shlomo fecha a porta.

INT. PRDIO, CORREDOR DO STIMO ANDAR DIA Mauro e Mriam saem do apartamento abraados. Mauro usa o chapu de Mtel. Shlomo vem logo atrs, carregando as malas. O silncio impera. Mauro educadamente abre a porta do elevador para Mriam e Shlomo entrarem. Mauro entra em seguida. INT. PRDIO, CORREDOR DO TRREO DIA A porta do elevador se abre. Mauro, Mriam e Shlomo saem e passam por seu Machado, que varre o cho. Quando v Mauro, seu Machado abre um sorriso. SEU MACHADO Eta... menino.. Vai embora!

Mauro sorri amarelo. SEU MACHADO (CONT.) D aqui um abrao no velho... Vai fazer falta, sabia? Seu Machado olha para Shlomo, que desvia o olhar. EXT. PRDIO DIA Mauro e Mriam, de mos dadas saem do prdio com Shlomo. Na rua, um txi j os aguarda. Shlomo fica cada vez mais triste. Mauro, tambm. Os trs param antes do porto. Mauro pega as malas e as entrega para o TAXISTA. Mriam e Shlomo se abraam desajeitadamente. MRIAM Muito obrigado. SHLOMO O seu filho um garoto muito esperto. Mauro j est junto do txi. MAURO Vem me! Mriam anda at o txi. Mauro volta at Shlomo. Mauro e Shlomo se abraam. E, ento; Mauro vai at o txi, e entra desolado. Shlomo acena para Mauro, despedindo-se.

199

O txi arranca e se afasta, deixando para trs o velho Shlomo, profundamente emocionado. INT. TXI DIA Mauro e Mriam vo em silncio, no banco de trs. MAURO (V.O.) ...E mesmo sem querer, nem entender direito, eu acabei virando uma coisa chamada exilado. Eu acho que exilado quer dizer quem tem um pai to atrasado, mas to atrasado que acaba nunca mais voltando pra casa. PELA JANELA DO TXI Mauro v o campinho onde Hanna joga futebol com os outros garotos. MAURO (CONT.) Pra! O taxista olha para Mriam. MRIAM Pode parar. O txi pra. EXT. CAMPINHO DIA Mauro salta do txi. Ele v que a bola dele est com Hanna.
201

MAURO Minha bola! Hanna pe a bola no cho. Mauro olha. Eles se entreolham. Hanna toma distncia e chuta pra valer. Mauro agarra a bola em uma belssima defesa. A IMAGEM CONGELA. FIM

202

Ficha Tcnica
Gullane Filmes, Caos Produes, Miravista, Globo Filmes e Petrobras apresentam O Ano em Que Meus Pais Saram de Frias Um filme de Cao Hamburger Produo Gullane Filmes, Caos Produes e Miravista Co-Produo Globo Filmes, Lereby, Teleimage e Locall Distribuio Buena Vista International Ficha Tcnica Direo Cao Hamburger Produo Caio Gullane, Cao Hamburger e Fabiano Gullane Co-produo Daniel Filho e Fernando Meirelles Histria Original Cao Hamburger e Cludio Galperin Roteiro Cludio Galperin, Brulio Mantovani, Anna Muylaert e Cao Hamburger Fotografia Adriano Goldman Direo de Arte Cssio Amarante
203

Montagem Daniel Rezende Trilha Sonora Beto Villares Colaborao no Roteiro Adriana Falco Dramaturgia Chris Riera Figurino Cristina Camargo Maquiagem Anna Van Steen Cenografia Fbio Goldfarb Som Direto Romeu Quinto Desenho de Som Alessandro Laroca Mixagem Armando Torres Jr. Produo de Elenco Patrcia Faria
204

Preparao de Elenco Las Correa Coordenao de Ps-Produo Alessandra Casolari Coordenao de Lanamento Manuela Mandler Direo de Produo Andr Montenegro Produo Executiva Caio Gullane, Fabiano Gullane, Snia Hamburger Produtores Associados Dbora Ivanov, Paulo Ribeiro e Patrick Siaretta Co-Produo Globo Filmes, Lereby, Teleimage e Locall Uma Produo Gullane Filmes, Caos Produes e Miravista Distribuio Buena Vista International

Elenco SHLOMO Germano Haiut BIA Simone Spoladore TALO Caio Blat DANIEL Eduardo Moreira IRENE Liliana Castro EDGAR Rodrigo dos Santos Participao especial Paulo Autran como MTEL Apresentando: Michel Joelsas como MAURO e Daniela Piepszyk como HANNA

Prmios e Festivais
Do Roteiro Prmio ACIE 2007 (Associao dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira) Melhor Roteiro Melhor Filme Melhor Filme Pblico Festival de Lima 2007 Melhor Roteiro Prmio APCA 2006 (Associao de Crticos de So Paulo) Prmio Contigo do Cinema Nacional (2007) Melhor Roteiro
207

Do Filme 57o Festival de Berlim 2007 Competio oficial Tribeca Film Festival 2007 Competio oficial Festival do Rio 2006 Melhor Filme Pblico 30a Mostra Internacional de So Paulo 2006 Melhor Filme Pblico Meno Especial do Jri 3o Prmio Fiesp/Sesi Award So Paulo 2007 Melhor Filme Melhor Diretor Melhor Atriz Coadjuvante: Daniela Piepszyk Melhor Ator Coadjuvante: Germano Haiut Prmio Contigo do Cinema Nacional 2007 Melhor Filme Jri Oficial Melhor Diretor Jri Oficial Prmio ABC de Cinematografia 2007 Melhor Direo de Arte Melhor Direo de Fotografia Melhor Montagem Melhor Som Festival Sesc Melhores Filmes de 2006 Melhor Filme Pblico

208

Melhor Diretor Festival de Biarritz - Frana 2007 Filme de abertura Competio Festival Internacional de Guadalajara 2007 Convidado especial Filme de abertura Festival de Lima - Peru 2007 Melhor Filme Pblico Jerusalem Film Festival 2007 Competio Shangai Film Festival 2007 Sesso Panorama Festival de Santiago 2007 Competio Prmio SIGNIS Reconhecimento da Academia Festival do Cinema Brasileiro em Israel 2007 Filme de abertura Melhor Filme Pblico Toronto Jewish Film Festival 2007 Filme de abertura Festival do Cinema Brasileiro em Paris 2007 Filme de abertura
209

Festival Internacional de Cine para Nios y Jvenes, DIVERCINE 2007 Unicef Award Melhor Longa de Fico Meno Especial International Film Festival for Children and Youth - Czech Republic 2007 Sesso Informativa Festival de Amazonas 2006 Filme de abertura

210

ndice
Apresentao Jos Serra Coleo Aplauso Hubert Alqures Introduo Cao Hamburger Um Ano Incomum Christiane Riera Pequena Nota Sobre a Verso Publicada Roteiro Ficha Tcnica Prmios e Festivais 5 7 11 17 23 25 203 207

Crdito das Fotografias


Divulgao: Fotos de Beatriz Lefevre e Lucia Maria Lorb.

Coleo Aplauso
Srie Cinema Brasil Alain Fresnot Um Cineasta sem Alma
Alain Fresnot

Anselmo Duarte O Homem da Palma de Ouro


Luiz Carlos Merten

Ary Fernandes Sua Fascinante Histria


Antnio Leo da Silva Neto

Batismo de Sangue
Roteiro de Helvcio Ratton e Dani Patarra

Bens Confiscados
Roteiro comentado pelos seus autores Daniel Chaia e Carlos Reichenbach

Braz Chediak Fragmentos de uma vida


Srgio Rodrigo Reis

Cabra-Cega
Roteiro de Di Moretti, comentado por Toni Venturi e Ricardo Kauffman

O Caador de Diamantes
Roteiro de Vittorio Capellaro, comentado por Mximo Barro

Carlos Coimbra Um Homem Raro


Luiz Carlos Merten

Carlos Reichenbach O Cinema Como Razo de Viver


Marcelo Lyra

A Cartomante
Roteiro comentado por seu autor Wagner de Assis

Casa de Meninas
Romance original e roteiro de Incio Arajo

O Caso dos Irmos Naves


Roteiro de Jean-Claude Bernardet e Luis Srgio Person

O Cu de Suely
Roteiro de Mauricio Zacharias, Karim Anouz e Felipe Bragana

Chega de Saudade
Roteiro de Luiz Bolognesi

Cidade dos Homens


Roteiro de Paulo Morelli e Elena Sorez

Como Fazer um Filme de Amor


Roteiro escrito e comentado por Luiz Moura e Jos Roberto Torero

Crticas de Edmar Pereira Razo e Sensibilidade


Org. Luiz Carlos Merten

Crticas de Jairo Ferreira Crticas de Inveno: Os Anos do So Paulo Shimbun


Org. Alessandro Gamo

Crticas de Luiz Geraldo de Miranda Leo Analisando Cinema: Crticas de LG


Org. Aurora Miranda Leo

Crticas de Rubem Bifora A Coragem de Ser


Org. Carlos M. Motta e Jos Jlio Spiewak

De Passagem
Roteiro de Cludio Yosida e Direo de Ricardo Elias

Desmundo
Roteiro de Alain Fresnot, Anna Muylaert e Sabina Anzuategui

Djalma Limongi Batista Livre Pensador


Marcel Nadale

Dogma Feijoada: O Cinema Negro Brasileiro


Jeferson De

Dois Crregos
Roteiro de Carlos Reichenbach

A Dona da Histria
Roteiro de Joo Falco, Joo Emanuel Carneiro e Daniel Filho

Os 12 Trabalhos
Roteiro de Claudio Yosida e Ricardo Elias

Fernando Meirelles Biografia Prematura


Maria do Rosrio Caetano

Fome de Bola Cinema e Futebol no Brasil


Luiz Zanin Oricchio

Guilherme de Almeida Prado Um Cineasta Cinfilo


Luiz Zanin Oricchio

Helvcio Ratton O Cinema Alm das Montanhas


Pablo Villaa

O Homem que Virou Suco


Roteiro de Joo Batista de Andrade, organizao de Ariane Abdallah e Newton Cannito

Joo Batista de Andrade Alguma Solido e Muitas Histrias


Maria do Rosrio Caetano

Jorge Bodanzky O Homem com a Cmera


Carlos Alberto Mattos

Jos Carlos Burle Drama na Chanchada


Mximo Barro

Liberdade de Imprensa O Cinema de Interveno


Renata Fortes e Joo Batista de Andrade

Luiz Carlos Lacerda Prazer & Cinema


Alfredo Sternheim

Maurice Capovilla A Imagem Crtica


Carlos Alberto Mattos

No por Acaso
Roteiro de Philippe Barcinski, Fabiana Werneck Barcinski e Eugnio Puppo

Narradores de Jav
Roteiro de Eliane Caff e Lus Alberto de Abreu

Onde Andar Dulce Veiga


Roteiro de Guilherme de Almeida Prado

Pedro Jorge de Castro O Calor da Tela


Rogrio Menezes

Ricardo Pinto e Silva Rir ou Chorar


Rodrigo Capella

Rodolfo Nanni Um Realizador Persistente


Neusa Barbosa

O Signo da Cidade
Roteiro de Bruna Lombardi

Ugo Giorgetti O Sonho Intacto


Rosane Pavam

Viva-Voz
Roteiro de Mrcio Alemo

Zuzu Angel
Roteiro de Marcos Bernstein e Sergio Rezende

Srie Crnicas Crnicas de Maria Lcia Dahl O Quebra-cabeas


Maria Lcia Dahl

Srie Cinema Bastidores Um Outro Lado do Cinema


Elaine Guerini

Srie Cincia & Tecnologia Cinema Digital Um Novo Comeo?


Luiz Gonzaga Assis de Luca

Srie Teatro Brasil Alcides Nogueira Alma de Cetim


Tuna Dwek

Antenor Pimenta Circo e Poesia


Danielle Pimenta

Cia de Teatro Os Satyros Um Palco Visceral


Alberto Guzik

Crticas de Clvis Garcia A Crtica Como Oficio


Org. Carmelinda Guimares

Crticas de Maria Lucia Candeias Duas Tbuas e Uma Paixo


Org. Jos Simes de Almeida Jnior

Joo Bethencourt O Locatrio da Comdia


Rodrigo Murat

Leilah Assumpo A Conscincia da Mulher


Eliana Pace

Lus Alberto de Abreu At a ltima Slaba


Adlia Nicolete

Maurice Vaneau Artista Mltiplo


Leila Corra

Renata Palottini Cumprimenta e Pede Passagem


Rita Ribeiro Guimares

Teatro Brasileiro de Comdia Eu Vivi o TBC


Nydia Licia

O Teatro de Alcides Nogueira Trilogia: pera Joyce Gertrude Stein, Alice Toklas & Pablo Picasso Plvora e Poesia
Alcides Nogueira

O Teatro de Ivam Cabral Quatro textos para um teatro veloz: Faz de Conta que tem Sol l Fora Os Cantos de Maldoror De Profundis A Herana do Teatro
Ivam Cabral

O Teatro de Noemi Marinho: Fulaninha e Dona Coisa, Homeless, Cor de Ch, Plantonista Vilma
Noemi Marinho

Teatro de Revista em So Paulo De Pernas para o Ar


Neyde Veneziano

O Teatro de Samir Yazbek: A Entrevista O Fingidor A Terra Prometida


Samir Yazbek

Teresa Aguiar e o Grupo Rotunda Quatro Dcadas em Cena


Ariane Porto

Srie Perfil Aracy Balabanian Nunca Fui Anjo


Tania Carvalho

Ary Fontoura Entre Rios e Janeiros


Rogrio Menezes

Bete Mendes O Co e a Rosa


Rogrio Menezes

Betty Faria Rebelde por Natureza


Tania Carvalho

Carla Camurati Luz Natural


Carlos Alberto Mattos

Cleyde Yaconis Dama Discreta


Vilmar Ledesma

David Cardoso Persistncia e Paixo


Alfredo Sternheim

Denise Del Vecchio Memrias da Lua


Tuna Dwek

Emiliano Queiroz Na Sobremesa da Vida


Maria Leticia

Etty Fraser Virada Pra Lua


Vilmar Ledesma

Gianfrancesco Guarnieri Um Grito Solto no Ar


Srgio Roveri

Glauco Mirko Laurelli Um Arteso do Cinema


Maria Angela de Jesus

Ilka Soares A Bela da Tela


Wagner de Assis

Irene Ravache Caadora de Emoes


Tania Carvalho

Irene Stefania Arte e Psicoterapia


Germano Pereira

John Herbert Um Gentleman no Palco e na Vida


Neusa Barbosa

Jos Dumont Do Cordel s Telas


Klecius Henrique

Leonardo Villar Garra e Paixo


Nydia Licia

Llia Cabral Descobrindo Llia Cabral


Analu Ribeiro

Marcos Caruso Um Obstinado


Eliana Rocha

Maria Adelaide Amaral A Emoo Libertria


Tuna Dwek

Marisa Prado A Estrela, o Mistrio


Luiz Carlos Lisboa

Miriam Mehler Sensibilidade e Paixo


Vilmar Ledesma

Nicette Bruno e Paulo Goulart Tudo em Famlia


Elaine Guerrini

Niza de Castro Tank Niza, Apesar das Outras


Sara Lopes

Paulo Betti Na Carreira de um Sonhador


Tet Ribeiro

Paulo Jos Memrias Substantivas


Tania Carvalho

Pedro Paulo Rangel O Samba e o Fado


Tania Carvalho

Reginaldo Faria O Solo de Um Inquieto


Wagner de Assis

Renata Fronzi Chorar de Rir


Wagner de Assis

Renato Borghi Borghi em Revista


lcio Nogueira Seixas

Renato Consorte Contestador por ndole


Eliana Pace

Rolando Boldrin Palco Brasil


Ieda de Abreu

Rosamaria Murtinho Simples Magia


Tania Carvalho

Rubens de Falco Um Internacional Ator Brasileiro


Nydia Licia

Ruth de Souza Estrela Negra


Maria ngela de Jesus

Srgio Hingst Um Ator de Cinema


Mximo Barro

Srgio Viotti O Cavalheiro das Artes


Nilu Lebert

Silvio de Abreu Um Homem de Sorte


Vilmar Ledesma

Sonia Maria Dorce A Queridinha do meu Bairro


Sonia Maria Dorce Armonia

Sonia Oiticica Uma Atriz Rodrigueana?


Maria Thereza Vargas

Suely Franco A Alegria de Representar


Alfredo Sternheim

Tatiana Belinky ... E Quem Quiser Que Conte Outra


Srgio Roveri

Tony Ramos No Tempo da Delicadeza


Tania Carvalho

Vera Holtz O Gosto da Vera


Analu Ribeiro

Walderez de Barros Voz e Silncios


Rogrio Menezes

Zez Motta Muito Prazer


Rodrigo Murat

Especial Agildo Ribeiro O Capito do Riso


Wagner de Assis

Beatriz Segall Alm das Aparncias


Nilu Lebert

Carlos Zara Paixo em Quatro Atos


Tania Carvalho

Cinema da Boca Dicionrio de Diretores


Alfredo Sternheim

Dina Sfat Retratos de uma Guerreira


Antonio Gilberto

Eva Todor O Teatro de Minha Vida


Maria Angela de Jesus

Eva Wilma Arte e Vida


Edla van Steen

Gloria in Excelsior Ascenso, Apogeu e Queda do Maior Sucesso da Televiso Brasileira


lvaro Moya

Lembranas de Hollywood
Dulce Damasceno de Britto, organizado por Alfredo Sternheim

Maria Della Costa Seu Teatro, Sua Vida


Warde Marx

Ney Latorraca Uma Celebrao


Tania Carvalho

Raul Cortez Sem Medo de se Expor


Nydia Licia

Rede Manchete Aconteceu, Virou Histria


Elmo Francfort

Srgio Cardoso Imagens de Sua Arte


Nydia Licia

TV Tupi Uma Linda Histria de Amor


Vida Alves

Victor Berbara O Homem das Mil Faces


Tania Carvalho

Formato: 12 x 18 cm Tipologia: Frutiger Papel miolo: Offset LD 90 g/m2 Papel capa: Triplex 250 g/m2 Nmero de pginas: 228 Editorao, CTP, impresso e acabamento: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo

Coleo Aplauso Srie Cinema Brasil Coordenador Geral Coordenador Operacional e Pesquisa Iconogrfica Projeto Grfico Editor Assistente Assistentes Editorao Tratamento de Imagens Reviso Rubens Ewald Filho Marcelo Pestana Carlos Cirne Felipe Goulart Edson Silvrio Lemos Viviane Vilela Aline Navarro dos Santos Jos Carlos da Silva Dante Pascoal Corradini

2008

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao Biblioteca da Imprensa Oficial do Estado de So Paulo O ano em que meus pais saram de frias / Cludio Galperin... et al. So Paulo : Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2008. 228p. : il. (Coleo aplauso. Srie cinema Brasil / coordenador geral Rubens Ewald Filho) ISBN 978-85-7060-572-6 1. Cinema Roteiros 2. Cinema Brasil 3. O ano em que meus pais saram de frias (Filme cinematogrfico) I. Galperin, Cludio. II. Mantovani, Brulio. III. Muylaert, Anna IV. Hamburger, Cao. V. Ewald Filho, Rubens. VI.Ttulo. VII. Srie. CDD 791.437 098 1 ndices para catlogo sistemtico: 1. Filmes cinematogrficos brasileiros : Roteiros 791.437 098 1

Foi feito o depsito legal na Biblioteca Nacional (Lei n 10.994, de 14/12/2004) Direitos reservados e protegidos pela lei 9610/98

Imprensa Oficial do Estado de So Paulo Rua da Mooca, 1921 Mooca 03103-902 So Paulo SP www.imprensaoficial.com.br/livraria livros@imprensaoficial.com.br Grande So Paulo SAC 11 5013 5108 | 5109 Demais localidades 0800 0123 401

Coleo Aplauso | em todas as livrarias e no site www.imprensaoficial.com.br/livraria

You might also like