You are on page 1of 4

CONCORDNCIA VERBAL (A) se apenas I no contm erros. (B) se apenas II no contm erros. (C) se apenas III no contm erros.

01) Observe a concordncia verbal nas frases a seguir e assinale a alternativa correta: I- Qual de ns contaremos a verdade? II- Dois teros dos coveiros receberam aumento salarial. III- No relgio da escola bateu onze horas, ento samos para o ptio. IV- No devem haver muitas reas verdes neste bairro. (A) Somente a frase I est correta. (B) Somente a frase II est correta. (C) As frases I e II esto corretas. (D) As frases II e III esto corretas. (E) As frases III e IV esto corretas. 05) Est certa a concordncia verbal de: (A) DEIXARAM DE HAVER conflitos amorosos entre eles. (B) 02) Assinale a alternativa em que no h erro de concordncia: (A) Aceita-se jornais velhos. (B) Era quatro horas da manh, quando fomos dormir. (C) Desde ontem, aconteceu muitos fatos 06) (CESPE / UnB / SESI / 2008) Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de O Estado de S.Paulo de 4/3/2008. Assinale a opo em que h estabelecimento, consertam-se erro de concordncia. (A) A histria nos informa que, no sculo 19, operrios europeus destruam as mquinas, pois consideravam 03) I - O problema do menor abandonado precisa ser resolvido sria e urgentemente, porque uma imoralidade. II - O negro "Pel" tomava conta de carros, na Rua Maria Antnia, h mais de 30 anos. III - Os anos 60 e 70 so considerados mgicos, porque neles se sonhava com a liberdade e lutava-se por ideais. que elas concorriam com eles, A maioria das pessoas AMAM 04) A alternativa que contm forma verbal INADEQUADA norma culta : (A) Vai fazer dois meses que no nos vemos. (B) Chegam de besteiras, pensem em coisas srias! (C) Choveu trs dias sem parar um minuto. (D) Nessa cidade, faz frio e calor no mesmo dia. (E) Pelo que nos consta, h duas pginas ilegveis. (D) se todas contm erros. (E) se nenhuma contm erros.

CONCORDNCIA VERBAL

inconscientemente. (C) Honduras FICAM na Amrica Central. (D) Qual deles NAMORAM mais?

importantes. (D) Neste

televisores. (E) O pessoal chegaram muito tarde.

reduzindo a necessidade de mo-de-obra. (B) Hoje, no Brasil, verifica-se que o grande esforo de modernizao da indstria, longe de reduzir a oferta de empregos, est contribuindo para aumentla. (C) Isso o que diz uma pesquisa do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. (D) Em 2004, perodo de forte aumento da produo industrial, cada ponto percentual desse aumento

Assinale:

exigiram

contratao

de

59,4

mil

novos

-1www.grasielacabral.com.br

CONCORDNCIA VERBAL funcionrios; no ano passado, a mesma taxa de crescimento estimulou 65,8 mil novas contrataes. 10) (CESPE / UnB / TJ / TCNICO / 2008) Um dos 07) (CESGRANRIO / PROMINP / 2007) Assinale a frase em que a concordncia verbal est correta. (A) Havero muitos esforos para o desenvolvimento do biocombustvel. (B) Tm muitos agricultores envolvidos com o plantio de cana. (C) Os governos ho de fazer esforos para evitar a poluio. (D) No se perde as oportunidades de dar incentivos agricultura. (E) Planta-se muitos produtos no Brasil, que pode servir de combustveis. fundamentos do pensamento aristotlico que todas as coisas tm uma finalidade. isso que, segundo o filsofo, leva todos os seres vivos a se desenvolver de um estado de imperfeio (semente ou embrio) a outro de perfeio (correspondente ao estgio de maturidade e reproduo). Nem todos os seres conseguem ou tm oportunidade de cumprir o ciclo em sua plenitude, porm. Por ter potencialidades mltiplas, o ser humano s ser feliz e dar sua melhor contribuio ao mundo se desfrutar das condies necessrias para desenvolver o talento. A organizao social e poltica, em geral, e a educao, em particular, tm responsabilidade de 08) (CESGRANRIO / SOFH / 2007) Assinale a opo em que a concordncia verbal est corretamente estabelecida. (A) Cerca de 30 milhes de reais ser aplicado em novas obras. (B) Tero muitos novos portos na regio amaznica. (C) Existe vrias possibilidades de desenvolvimento no Amazonas. (D) As populaes crm no progresso causado pelos novos portos. (E) H muitos anos no se via tanto investimento em infraestrutura. 11) (NCE / UFRJ / SUPERIOR / 2008) Tendo em vista as regras de concordncia, assinale a opo 09) (CESGRANRIO / TCE / RO / 2007) Todas as frases abaixo esto corretas quanto concordncia verbal. Uma delas, porm, admite uma outra concordncia tambm correta. Assinale-a. (A) Atende a diferentes propsitos o uso do computador. (B) Precisa-se urgentemente de um novo em que a forma verbal entre parnteses NO completa corretamente a lacuna da frase: (A) ___ os atletas estrangeiros competir com os nossos. (Podem) (B) ___ comprovadamente roupas e mquinas de uso restrito. (Existem) (C) ___ a diferentes propsitos a criao de roupas especiais. (Atendem) (D) ___ motivo de revolta certas reaes s regras sociais. (Constituem) fornecer essas condies. As opes a seguir apresentam trechos do texto, relacionados entre si. Assinale a opo em que o segundo trecho no justifica a flexo do primeiro. (A) : Um dos fundamentos (B) leva: filsofo (C) tm: todos os seres (D) desfrutar: ser humano (E) tm: A organizao social e poltica (...) e a educao (E) Sou eu quem dependo mais dele.

computador. (C) Nunca se venderam tantos portteis. (D) Malograram todas as suas tentativas.

-2www.grasielacabral.com.br

CONCORDNCIA VERBAL (E) ___ condenao de um grupo social seus hbitos lingsticos. (Servem) 16) (CESGRANRIO / LIQUIGS / ASSISTENTE ADMINISTRATIVO / 2010) Observe:

12) (CESPE / UnB / DPU / ANALISTA / 2010) Aquilo de que se precisa, de uma vez por todas, compreende igualmente um conjunto de atividades extrajudiciais e de informao...

I Que brote as ideias luminosas! II O romance e o conto agradam aos que apreciam boas histrias. III No jornal encontra-se artigos interessantes e atuais.

A forma verbal compreende concorda com o respectivo sujeito: um conjunto de atividades De acordo com o registro culto e formal da Lngua Portuguesa, est(o) correta(s), quanto

extrajudiciais e de informao.

concordncia verbal, 13) (CESPE / UnB / DPU / ANALISTA / 2010) ...identificou-se representantes. a necessidade de eleger APENAS a(s) frase(s): (A) I. (B) II. Ainda que o vocbulo necessidade estivesse flexionado no plural, a forma verbal identificou deveria permanecer no singular. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

14) (CESPE / UnB / SEDUES / PROFESSOR / 2010) Precisam-se de operrios com experincia comprovada A forma verbal sublinhada est corretamente flexionada no plural porque concorda com o sujeito cujo ncleo est no plural.

17)

(CESGRANRIO

BIOCOMBUSTVEL

TCNICO ADMINISTRATIVO / 2010) Qual sentena est de acordo com o registro formal culto da lngua, no que tange concordncia? (A) Fazem muitos anos que Claudia Souza virou a monja Coen.

15)

(CESGRANRIO

EPE

SUPERIOR

(B) As pesquisas sobre felicidade so as mais precisas possvel. (C) Cada uma das atividades cotidianas conta para a felicidade. (D) A felicidade difcil, haja vistos nossos esforos para alcan-la. (E) Todos querem a verdadeira satisfao e no uma pseuda-felicidade.

ADVOGADO / 2010) A sentena que est escrita de acordo com o registro culto e formal da lngua : (A) Deve haver vrios escritores para quem o advento das novas tecnologias foi bom. (B) Cerca de 10% das pessoas com computador em casa usa com facilidade as novas tecnologias. (C) Cada um dos novos profissionais devem ter habilidades computacionais. (D) No vejo mais mquinas de escrever a venda fazem cinco anos. (E) Tanto o homem jovem quanto os velhos deve se adaptar s novas tecnologias.

18) (FGV / GOVERNO DO ESTADO DO AMAP / DELEGADO DE POLCIA / 2010) De acordo com as regras de concordncia verbal do padro escrito culto, assinale a alternativa incorreta.

-3www.grasielacabral.com.br

CONCORDNCIA VERBAL (A) A maioria dos brasileiros j viveram situaes violentas no cotidiano. (B) Sem dvida, devem haver formas de combater pacificamente a violncia. (C) No artigo em anlise, trata-se de questes referentes origem histrica da violncia. (D) Faz sculos que se verificam situaes de opresso na sociedade brasileira. (E) Sempre existiro pessoas dispostas a resistir ao comodismo.

19) (FCC / TRE AM / MDIO / 2010) J ...... vrias medidas para que se ...... os ndices de

desmatamento em toda a regio. (A) foi tomadas - reduzissem (B) foi tomado - reduzissem (C) foram tomadas - reduzissem (D) foram tomadas - reduzisse (E) foi tomado reduzisse

20) (FCC / TCM PA / MDIO / 2010) As normas de concordncia verbal esto plenamente observadas na frase: (A) Vejam-se que os intentos de formao de uma sociedade monorracial redundam em sentimento de intolerncia com a diversidade tnica. (B) Devem-se rigidez da formao histrica dos Estados Unidos os conflitos dramticos de 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 arbtrio das B D E B B D C E E B GABARITO 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 C E E E A B C B C B

conscincia dos indivduos. (C) Nos Estados Unidos, conferem-se aos grupos e aos indivduos o intolervel

discriminaes sociais. (D) Corresponde ao duro modelo bblico do povo eleito as brutalidades com que so tratados os estranhos. (E) No se permitem juzos e comportamentos mais flexveis quem se formou na mais rigorosa ordem legal e religiosa.

-4www.grasielacabral.com.br

You might also like