You are on page 1of 3

COMISSO DE CONSTITUIO E JUSTIA E DE CIDADANIA

PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUIO N. 37 DE 2011 (Do Senhor Deputado Federal Lourival Mendes e outros)

Autor: Deputado Lourival Mendes Relator: Deputado Arnaldo Faria de S

I Relatrio A proposta de emenda Constituio n 37/2011, de iniciativa do nobre deputado Lourival Mendes e outros, pretende acrescentar o 10 ao Art. 144 da Constituio Federal para definir a competncia para a investigao criminal pelas polcias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal. Conforme determina o Regimento Interno da Cmara dos Deputados (art. 32, IV, b, c/c art. 202), cumpre a esta Comisso de Constituio e Justia e de Cidadania pronunciar-se acerca da admissibilidade das propostas de emenda Constituio Federal. No foram apresentadas emendas proposio. o relatrio.

II Voto do Relator A proposio foi apresentada por mais de um tero dos membros da Cmara dos Deputados, conforme atestado pela Secretaria-Geral da Mesa, obedecendo-se, assim, exigncia dos artigos 60, inciso I, da Constituio Federal e 201, inciso I, do Regimento Interno. No h bice circunstancial que impea a regular tramitao da proposio e o Pas encontra-se em plena normalidade poltico institucional, no estando em vigor interveno federal, estado de defesa, ou estado de stio. A proposio em tela no afronta as clusulas ptreas, previstas no 4, do art. 60, da Constituio Federal, por no observamos qualquer tendncia para abolio do voto direto, secreto, universal e peridico, da separao dos Poderes ou dos direitos e garantias individuais.

No que concerne tcnica legislativa, a proposio no merece reparo. Portanto, sob o aspecto formal, nosso voto no sentido da admissibilidade da Proposta de Emenda Constituio n 37/2011. Passamos a apreciar a matria no que concerne admissibilidade desta proposta sob o aspecto material, ou seja, se a matria apresentada se reveste de natureza constitucional e atenta juridicidade. Em outras palavras, no basta verificar se as limitaes ao poder reformador foram observadas, preciso avaliar se o assunto objeto de discusso pode fazer parte da Lei Suprema. Sob este aspecto, inquestionvel que a matria objeto desta proposta se reveste de natureza constitucional, porque j tratada pelo art. 144 da prpria Carta Magna, desde a sua origem. Acontece que, embora os comandos constitucionais descritos nos 1 e 4 do j citado art. 144 da CF, atribuam s polcias civis e federal as funes de investigao criminal e de polcia judiciria, celeumas diversas vm sendo enfrentadas perante os tribunais acerca daqueles que possuem investidura para a realizao dessa importantssima atividade. A relevncia da tratativa dessa questo se destaca na necessidade de repudiarmos qualquer procedimento informal de investigao criminal, conduzidos por meio de instrumentos, na maioria das vezes, sem forma, sem controle e sem prazo, condies absolutamente contrrias ao estado de direito vigente, e que ferem, inclusive, as garantias do cidado, em especial o direito constitucional defesa. Nesse contesto, parece a proposio pugnar por uma investigao criminal respeitosa aos direitos individuais e voltada efetiva realizao da justia, ao exigir que so competentes para tanto, aqueles operadores do direito, cuja investidura nos respectivos cargos que compem as polcias judicirias, lhes autoriza o exerccio desse fundamental mister, por meio de instrumento legal denominado inqurito policial. Em outro diapaso, tratam os autores de competncia privativa das polcias ditas judicirias para a apurao das infraes descritas nos citados 1 e 4 do art. 144 da CF. Portando entendemos oportuno trazer colao o significado do termo competncia privativa. A doutrina pacfica e convergente no sentido de que competncias so as diversas modalidades de poder de que servem os rgos ou entidades estatais para realizar suas funes. Nessa linha, define-se COMPETNCIA PRIVATIVA como aquela especfica de um rgo, mas que ADMITE A DELEGAO para outro por meio de norma de igual hierarquia, ou, ainda, o seu exerccio de forma suplementar por outro organismo, desde que tambm prevista de igual forma. Portanto, muito diferente da competncia exclusiva que, para Manoel Gonalves, somente para quem recebeu a competncia e pode dispor sobre a matria com excluso de qualquer outro. (Filho, Manoel Gonalves Ferreira, Curso de Direito Constitucional, 22 edio, So Paulo:

Ed. Saraiva, 1995, pg.44). Como exemplo de competncia exclusiva de rgo, podemos citar a judicncia no processo judicial pelo juiz. Em suma, a proposta em tela trata de fixar para as polcias ditas judicirias a competncia privativa para o exerccio da investigao criminal de delitos, exceto os militares, que lhes cabem por determinao constitucional. luz de todo o exposto, nosso voto no sentido da admissibilidade da proposta de emenda Constituio n 37/2011, por atender aos aspectos de constitucionalidade, legalidade, juridicidade, alm de atentar s regras regimentais desta Casa e respeitar a tcnica legislativa. Sala da Comisso, em 05 de outubro de 2011.

Arnaldo Faria de S Deputado Federal So Paulo Relator

You might also like