You are on page 1of 1

ADMINISTRADOR DE SISTEMAS ,m indi#&duo que desempen-a a funo de )dministrador de .

istema precisa ter bons con-ecimentos dos componentes espec&ficos de -ard/are e de soft/are utilizados em um projeto e das poss&#eis dependncias entre esses componentes . HABILIDADES 0amb1m 1 necessrio ter con-ecimento profundo dos sistemas operacionais da plataforma de desen#ol#imento , da rede e de mecanismos , como segurana e distribuio . .olucionar problemas e diagnosticar fal-as tamb1m so -abilidades fundamentais para esta funo. GERENCIADOR DE CONTROLE DE MUDANAS !ontas e sen-as so atualmente o mecanismo de autenticao mais usado para o controle de acesso a sites e ser#ios oferecidos pela +nternet. : por meio das suas contas e sen-as que os sistemas conseguem saber quem #oc 1 e definir as a6es que #oc pode realizar . HABILIDADES ) pessoa que desempen-a a funo de *erente de !ontrole de 4udanas de#e entender os princ&pios do gerenciamento de configurao . Ela de#e ser qualificada para estimar os impactos no custo e no planejamento dos controles de mudanas . Ela de#e ter boa -abilidade de comunicao para negociar mudanas no escopo e para determinar como e quem de#e manipular cada controle de mudanas .

COORDENADOR DE PROJETO Essa funo planeja , gerencia e aloca recursos, ajusta as prioridades , coordena intera6es com clientes e usurios e mant1m a equipe do projeto concentrada . ( !oordenador de %rojetos tamb1m estabelece um conjunto de prticas que asseguram a integridade e a qualidade dos produtos de trabal-o do projeto . ,m !oordenador de %rojetos aplica o con-ecimento , as -abilidades , as ferramentas e as t1cnicas de gerenciamento de projeto a uma ampla #ariedade de tarefas para atender aos requisitos e entregar um resultado final para um projeto espec&fico.

HABILIDADES 1) genciamento de recursos e aquisio ) -abilidades de anlise de risco, de dependncias e de anlise de deciso $) -abilidades de apresentao , de comunicao e de negociao ') experincia no *erenciamento de %rojeto 7) capacidades de liderana e de construo de equipe 8) resoluo de conflitos , -abilidades de resoluo de problemas e a capacidade de tomar decis6es confi#eis sob presso 9) gerenciamento baseado em produtos entregues , com foco na agregao de #alor ao cliente, na forma de soft/are de execuo que atenda 3ou ultrapasse) as necessidades do cliente.

GERENCIADOR DE CONFIGURAO Esta funo gerencia a infra2estrutura e o ambiente do *erenciamento de !onfigurao 3!4) geral para a equipe de desen#ol#imento de produto . ) funo de !4 oferece suporte 5 ati#idade de desen#ol#imento de produtos para que os desen#ol#edores e integradores ten-am espaos de trabal-o adequados para criar e testar seus trabal-os e, dessa forma, permite que todos os produtos de trabal-o fiquem dispon&#eis para incluso na unidade de implementao , conforme necessrio. ) funo de *erente de !onfigurao tamb1m de#e assegurar que o ambiente de !4 facilite a re#iso do produto e as tarefas de controle de mudanas e de defeitos . ) funo tamb1m 1 respons#el por gra#ar o %lano !4 e relatar estat&sticas de progresso com base em controles de mudanas . HABILIDADES ) pessoa que desempen-a a funo de *erente de !onfigurao de#e entender os princ&pios de gerenciamento de configurao e, preferencialmente , ter experincia ou um m&nimo de treinamento no uso de ferramentas de *erenciamento de !onfigurao . ) funo de *erente de !onfigurao 1 mel-or desempen-ada quando o praticante presta ateno nos detal-es . Ele de#e ser asserti#o para assegurar que os desen#ol#edores no ignorem as pol&ticas e os procedimentos de gerenciamento de configurao .

UML - Funes Geren !"#$res

GERENCIADOR DE IMPLANTAO Esta funo conduz a um planejamento da transio do produto para a comunidade do usurio, assegurando que esses planos sejam cumpridos adequadamente , gerenciando problemas e monitorando o progresso. HABILIDADES 1) Experincia na implementao de sistemas. ) !omunicao "!oordenao para se manter atualizado sobre o status do desen#ol#imento do produto e comunicar as necessidades das tarefas de implementao para o restante da organizao . $) !apacidade de %lanejamento para assegurar que a implementao seja executada conforme planejamento e com os recursos dispon&#eis . ') (rientao por metas e %roati#idade para planejar e conduzir a concluso do produto pelas #rias equipes . ) funo de *erente de +mplementao de#e se concentrar em obter um produto de qualidade .

GERENCIADOR DE TESTE Essa funo orienta o esforo geral de teste. +sso inclui a defesa da qualidade e dos testes, planejamento e gerenciamento de recursos e resoluo de problemas que representam um obstculo para o esforo de teste. )s fun6es organizam a responsabilidade de executar tarefas e desen#ol#er produtos de trabal-o em grupos l;gicos . !ada funo pode ser designada a uma ou mais pessoas e cada pessoa pode desempen-ar uma ou mais fun6es. )o criar a funo *erente de 0este, 1 necessrio considerar as -abilidades exigidas para a funo e as diferentes abordagens que podem ser feitas para designar a equipe 5 funo. HABILIDADES 1) con-ecimento geral de todos os aspectos do processo de engen-aria de soft/are ) experincia em uma grande #ariedade de esforos , t1cnicas e ferramentas de teste $) -abilidades interpessoais , principalmente diplomacia e defesa ') -abilidades de planejamento e gerenciamento 7) con-ecimento do dom&nio , sistema ou aplicati#o em teste 3desej#el ) 8) experincia em programao ou gerenciamento de equipes de programao 3desej#el) RESPONSABILIDAES 1) <egociar a finalidade e os produtos liberados do esforo de teste ) )ssegurar o planejamento e o gerenciamento apropriados dos recursos de teste $) )#aliar o andamento e a eficcia do esforo de teste ') =efender o n&#el apropriado de qualidade mediante a correo de =efeitos importantes 7) =efender um n&#el apropriado de enfoque na testabilidade durante o processo de desen#ol#imento de soft/are

REVISOR DE GERENCIAMENTO Essa funo a#alia os produtos de trabal-o de planejamento e a#aliao do projeto, nos principais pontos de re#iso do ciclo de #ida do projeto . ) funo de >e#isor de *erenciamento requer muitos anos de experincia comercial 3incluindo elaborao e negociao de contratos ), t1cnica e de gerenciamento de projetos de soft/are e, al1m disso, a pessoa que preenc-er essa funo ser escol-ida por demonstrar capacidade para tomar decis6es no n&#el de gerenciamento operacional . ( >e#isor de *erenciamento de#e ter excelente con-ecimento dos princ&pios de gerenciamento de risco e de#e ser qualificado para fazer estimati#as em um ambiente com informa6es incompletas ou #agas .

You might also like