You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO PAULO DEPARTAMENTO DE CINCIAS EXATAS E DA TERRA CAMPUS DIADEMA

Escopo do projeto a ser desenvolvido

UC: Processos Qumicos Industriais

Professores: Viktor Cardenas

Alunos:

Elaine Valereto Charles Novinski Felipe Testa Sidney Paradelas

Janeiro de 2014 Diadema - SP

Projeto: Implementao de uma fbrica de Galvanizao Objetivo do projeto Implantao de uma empresa que tenha uma estrutura lucrativa por meios de processos produtivos (fabris) para fabricao e comercializao de peas galvanizadas com cromo, tendo como principal nicho de mercado autopeas para indstrias automobilsticas, devido a grande procura e baixa oferta no Brasil, o que resulta na importao em larga escala de autopeas j tratadas. Para esta estrutura, ser adquirido um galpo na regio de Diadema, no grande ABC (regio de grande concentrao de indstrias automobilsticas), o qual dever comportar o processo de galvanizao por imerso, o qual na maioria das vezes o processo qumico mais econmico se comparado a outros processos de revestimento, e estoques de matria prima e produto acabado, seguido por uma sequncia de banhos eletrolticos.

Empresa: Razo Social: Eletroplates Goods Ltda Nome Fantasia: e-Goods

Equipe de projeto: Lder de projeto: Charles Novinski Gerente de produo: Charles Novinski Gerente de compras e vendas: Felipe Testa Gerente de recursos humanos: Sidney Paradelas Gerente de custos: Elaine Valereto

Estudo de Mercado Das 28 empresas automobilsticas associadas Anfavea, as quais renem 57 unidades industriais (veculos, mquinas agrcolas, motores, componentes, outros produtos) sediadas em 10 estados brasileiros, a maior parte se concentra na regio sudeste, em destaque o estado de So Paulo com 22 unidades, sendo que a maior parte destas se encontram num raio de 120 km de Diadema. Assim, justificando, a implantao da empresa na regio de Diadema, no grande ABC (regio de grande concentrao de indstrias automobilsticas). A figura 1 apresenta dados em porcentagem que justificam a implantao de uma empresa voltada para a fabricao e comercializao de peas galvanizadas, tendo como principal nicho de mercado autopeas para indstrias automobilsticas, sendo que os dados em porcentagem apontam que o mercado automobilstico o que apresenta maior demanda, e conseguinte, lucro para as indstrias de autopea. Figura 1. Faturamento da indstria de autopeas por destino.

Fonte: ANFAVEA Anurio da indstria automobilstica Brasileira 2013. O mercado automobilstico nos ltimos anos tem-se mantido estvel como pode ser observado na figura 2, apesar de uma pequena flutuao negativa, entretanto, se mostra um mercado estvel, consequentemente, de menor risco de investimento.

Figura 2. Faturamento lquido e participao no PIB Industrial

Fonte: ANFAVEA Anurio da indstria automobilstica Brasileira 2013. Ao contrrio do que ocorre no mercado de automveis, com a reduo da importao de veculos, a importao de autopeas segue em alta. Mesmo com o novo regime automotivo em vigor no pas desde o incio de 2013, o Inovar-Auto, o qual est conseguindo frear as importaes de veculos completos, mas os efeitos ainda no fizeram sentir na rea de autopeas, pois alm da importao pura e simples, h tambm um grande volume de peas produzidas dentro do Brasil, mas com componentes importados.

01. Apresentar a relao dos principais concorrentes e discorrer sobre o padro da concorrncia no mercado; 02. Explanar sobre a estratgia de comercializao a ser adotada; 03. Informar sobre a disponibilidade de matrias-primas e sua localizao.

Investimentos previstos 01. Detalhar os investimentos a serem realizados; 02. Justificar os valores desses investimentos com plantas/oramentos das obras e instalaes, e com propostas de fornecimento de equipamentos, mveis, etc; 03. Apresentar clculo detalhado da necessidade de capital de giro.

Tecnologia e Processo Produtivo 01. Informar sobre a concepo tecnolgica escolhida, a sua adequao ao processo produtivo e aos produtos; 02. Comentar sobre o grau de modernidade dessa tecnologia; 03. Informar sobre a procedncia e a disponibilidade da tecnologia para o projeto (se de domnio pblico, se fornecida pelos fabricantes dos equipamentos, se ser adquirida por contrato, etc.); 04. Detalhar o processo produtivo a ser empregado, o ciclo de produo, o fluxo de materiais e os coeficientes de entradas e sadas por fase da produo; 05. Informar sobre a competncia da empresa com vistas ao emprego e absoro da tecnologia a ao Know-how para operacionalizar o processo produtivo; 06. Comentar sobre outras alternativas tecnolgicas justificando a escolha feita para o projeto.

Impacto Ambiental 01. Detalhar as providncias previstas no projeto para a proteo ambiental, se necessrio; 02. Informar sobre o processo de licenciamento junto aos rgos competentes (IDEMA, IBAMA, COVISA, ANVISA, etc.).

PREVISO DE FATURAMENTO 01. Projetar o faturamento anual do empreendimento desde o inicio das operaes at a sua estabilizao; 02. Informar os preos de vendas previstos para cada produto; 03. Indicar o faturamento atual quando tratar-se de empresa j existente.

PROJEES DOS CUSTOS E DESPESAS 01. Detalhar os custos variveis e os custos fixos anuais do projeto, por item, apresentando coeficientes de consumo e preos unitrios das matrias-primas, materiais secundrios e embalagens; quadro detalhado de mo-de-obra; custos tributrios; despesas de vendas; despesas administrativas; etc.

PROJEES DOS RESULTADOS

01. Projetar os resultados lquidos anuais esperados durante o perodo da vida til do empreendimento; 02. Apurar a gerao de caixa do projeto a partir dos resultados liquidados; 03. Apresentar junto a essas projees os valores atualmente obtidos quando tratarse de empresas j existente; 04. Apurar o ponto de nivelamento da empresa; 05. Apurar a taxa interna de retorno do projeto.

FONTES DE FINANCIAMENTO DOS INVESTIMENTOS 01. Especificar as fontes de recurso e respectivos valores pretendidos para financiar os investimentos previstos para o projeto; 02. Justificar/demonstrar a capacidade dos empreendedores para realizar o montante de recursos prprios previstos.

CRONOGRAMA DE USOS E FONTES 01. Com base nos investimentos e nas fontes de recursos previstos, apresentar o quadro de uso e fontes do projeto, com cronograma de realizao. Tempo X Custo X Qualidade

Resumos de ao, emprego de recursos e de esforos, bem como se especificam aes e condies necessrias para resolver problemas, alterar uma situao ou criar novas. articular todos os elementos envolvidos (pressupostos, objetivos, objeto, mtodo e seus desdobramentos, clientes, condies fsicas, materiais, financeiras e circunstncias necessrias para sua execuo), a partir de uma viso concreta da realidade e comprometimento com a sua transformao. Tabela de responsabilidades

You might also like