You are on page 1of 4

RESENHA DO DOCUMENTRIO PRO DIA NASCER FELIZ E RELAES COM TEXTOS DE POLTICA, EDUCAO E DOCNCIA

SUMRIO

1 RESENHA DO DOCUMENTRIO PRO DIA NASCER FELIZ......... 3 2.1 Os deficientes cvicos Milton Santos ....................................................... 3 2.2 Conhecimento escolar: Epistemologia e Poltica M. S. Cortella .......... 4 2.3 Onze teses sobre educao e poltica D. Saviani .................................... 4 REFERNCIAS ................................................................................................ 5

1 RESENHA DO DOCUMENTRIO PRO DIA NASCER FELIZ


Com direo de Joo Jardim o filme Pro Dia Nascer Feliz, lanado em Fevereiro de 2007, aborda a realidade de adolescentes em escolas de Pernambuco, So Paulo e Rio de Janeiro. O filme utiliza como chamada inicial uma campanha televisiva de 1962 (ver item 2.1) e dados de avaliaes do MEC de contedos alarmantes. tambm enfatizado que a situao precria, mesmo passados 44 anos desde a campanha. A primeira escola visitada fica em Manari (PE), considerada uma das cidades mais pobres do Brasil. Isso fica evidente logo que vem as primeiras imagens do estado precrio em que se encontra a escola, somado aos depoimentos de professores e alunos que ficam aglomerados em um espao mnimo durante as aulas. O prximo Estado com uma escola visitada o Rio de Janeiro, dessa vez o problema escolar a proximidade que as crianas tm da boca de fumo. Um exemplo, o depoimento de um adolescente que confessa j ter consumido drogas, ter portado armas mas, graas ao seu envolvimento com a banda da escola, est cada vez mais distante dessa realidade (ver item 2.2). As ltimas escolas visitadas ficam em So Paulo, nota-se que os alunos de famlias com melhores condies de renda tm preocupaes mais voltadas para o futuro. Diferentemente dos ltimos depoimentos que o filme exibe, que entre outros, rapazes dizem porque roubam e segundo os mesmos, no sabem nem se estaro vivos amanh. O filme cumpre bem e no fica devendo resultados, indispensvel na formao de futuros educadores para que tenham uma boa base dos desafios que a profisso reserva.

2.1 Os deficientes cvicos Milton Santos


Segundo Milton Santos, a educao deve ser concebida para atender, ao mesmo tempo, ao
interesse social e ao interesse dos indivduos. Nota-se uma defesa ao interesse social explcita na campanha de 1962 que o filme resgata de incio. A juventude, chamada de transviada apontada

como consequncia de uma falta de oportunidade de ensino e a preocupao transmitida ao expectador que esses jovens no sabero votar sem a devida instruo escolar.

Novamente, segundo Milton Santos, o interesse social se inspira no papel que a educao
deve jogar na manuteno da identidade nacional, na idia de sucesso das geraes e de continuidade da nao, na vontade de progresso e na preservao da cultura. A questo, na campanha garantir um futuro para a juventude. Certamente, um futuro pautado em um modelo de sociedade ideal, dando margem cada vez mais para uma dissociao entre individual e coletivo.

2.2 Conhecimento escolar: Epistemologia e Poltica M. S. Cortella


Neste texto, o autor trabalha com apelidos circunstanciais dentre os quais o Otimismo Ingnuo certamente tem mais peso em vrias circunstncias. como a ideia da propaganda de 1962 em que a juventude tem que ser salva e, ironicamente tambm se tem essa impresso ao final do filme. Segundo o autor, essa ideia predominou at meados dos anos 70, quando deu lugar a uma nova discusso da Educao que o autor apelida de pessimismo ingnuo, isto , a escola como instrumento de dominao. J nos anos 80 surge uma nova concepo sobre Educao que o autor chama de otimismo crtico, a qual resgata o valor da escola sem cair na noo de neutralidade. A escola por fim, tem capacidade de transformao social, como se percebe claramente nos vrios exemplos que o filme mostra.

2.3 Onze teses sobre educao e poltica D. Saviani


Neste texto o autor busca elucidar a relao entre poltica e educao, essa relao segundo o autor s pode ser captada enquanto entendidas como diferentes uma da outra. Ainda, o autor defende essa relao como sendo de autonomia relativa e de dependncia recproca. Sob esta perspectiva o autor concorda com Cortella no que diz respeito autonomia escolar. Ambos dizem que a escola no est totalmente submetida sociedade e nem que a escola por si s totalmente independente.

REFERNCIAS

Filme Pro Dia Nascer Feliz, 2007. Direo de Joo Jardim. Distribuio Copacabana Filmes

CORTELLA, M. S. Conhecimento Escolar: Epistemologia e Poltica. In: A escola e o conhecimento: fundamentos epistemolgicos e polticos. So Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 1999. p. 129-159.

SANTOS, Milton. Os deficientes cvicos. Disponvel em <http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/dc_3_9.htm>

SAVIANI, D. Onze teses sobre Educao e Poltica. In: Escola e Democracia. So Paulo: Cortez, 1989.

You might also like