You are on page 1of 13

ENTREVISTA COM O FILSOFO AMERICANO ARNOLD DAVIDSON

The Believer, vol.4, n.4, de Maio de 2006.

O MARQUS DE SADE NO PODERIA SOFRER DE SADISMO PORQUE ISSO AINDA NO HAVIA SIDO CONCEITUADO COMO UMA POSSVEL CATEGORIA DE DOENA E SUA PSICOLOGIA NO ERA AQUELA DE UM SDICO

Uma noite, no incio dos anos 1970, dois homens se encararam na Casa Branca. Um era o presidente Richard Nixon; o outro era um adolescente chamado Arnold Davidson, que estava fazendo mgica para a administrao de Nixon. Ambas as carreiras logo mudariam drasticamente: um passou a viver na infmia; o outro, foi para uma carreira de filosofia e estudos sobre religio. Davidson no permaneceu muito no seu jogo de mgica, nem seguiu sua outra ambio igualmente plausvel, uma carreira como baterista de jazz. Em vez disso, depois de uma leso em sua mo, e depois de menos de um semestre como graduado, ele saltou logo para a ps-graduao onde trabalhou e fez amizade com pensadores colossais como Jacques Derrida e Michel Foucault. Davidson professor na Divinity School e no departamento de filosofia da University of Chicago e no departamento de filosofia da Universit di Pisa, o editor executivo de Critical Inquiry, o editor em lingua inglesa dos cursos de Michel Foucault, autor de The emergence of sexuality, foi anteriormente premiado com uma bolsa Guggenhein, e um cara extremamente afvel. Ele fala francs, italiano, espanhol, ingls e portugus, e est estudando catalo. Ele no deveria ser muito acessvel. Mas ele . Eu falei com ele por telefone em sua casa em Chicago. Nossa conversa comeou com algumas brincadeiras leves sobre os estigmas comoreivindicao teolgica, histria conceitual, monstros morais e fsicos e, oh, bestialidade e sadismo, antes que se tornasse claro que todas essas coisas sobre perverso no sculo XIX fossem de relevncia central talvez obrigatrias para conversas sobre homossexualidade, casamento gay, e o estranho entrelaamento entre poltica e teologia. Benjamin Cohen

JESUS BURRITO

Como voc se interessou pelos estigmas de So Francisco de Assis? Isso parece um exemplo de pesquisa incomum.

ARNOLD DAVIDSON: Na poca eu estava interessado em estudos histricos de monstros e monstruosidades, que davam uma viso sobre emoes de horror. Mas eu tambm queria ver um caso onde a emoo era o oposto isto , uma emoo de admirao. Eu havia ido em frias para a Itlia e gostei muito, e ao mesmo tempo eu fiquei muito interessado em So Francisco de Assis, um exemplo de muitos tipos diferentes de inovaes artsticas, teolgicas e literrias. Na verdade eu passei quatro veres viajando por toda a Itlia, principalmente Toscana e Umbria, procurando toda pintura de So Francisco dos primeiros cem anos depois de sua vida. O que quer dizer que eu visitei mais cidades que muitos italianos mesmos jamais foram.

Quais eram as questes filosficas que estavam por trs?

AD: No caso dos estigmas, ns temos uma situao de explicaes conflitantes, sobre se se deveria entender o fenmeno de uma perspective moral e teolgica ou se isso deveria ser explicado mdica ou cientificamente.

Segure-se eu no deveria fingir que eu sei do que voc est falando. O que exatamente, ou so, os estigmas de So Francisco de Assis?

AD: Os estigmas so casos de produo das chagas de Cristo sobre o corpo. Francisco de Assis o primeiro caso da Igreja Catlica oficialmente reconhecido como um caso milagroso. Ento, Francisco supostamente teve as chagas de Cristo sobre suas mos, ps e laterais. Desde essa poca houveram centenas de casos com graus variados de documentao, de pessoas que supostamente tiveram os estigmas.

H uma categoria de estudo sobre as representaes das experincias de Cristo, ou imagens relacionadas, das quais os estigmas so tambm um membro? Como um Cristo do queijo grelhado ou uma imagem da Virgem Maria numa mancha de leo?

AD: Certo, e houve tambm o caso apcrifo do chamado Jesus Burrito sobre o qual frequentemente se fala com o humor que merece -

Eu vi que a frigideira para o queijo grelhado estava tambm venda

AD: De alguma forma isso no me surpreende. E sim, h um gnero para esse tipo de apario. Mas os estigmas so levemente diferentes porque ele tido por ser um milagre real produzido no corpo de algum que pode, em princpio, ser examinado por mdicos, e, de fato, para casos do sculo XX muitos deles tem relatrios mdicos ento, um caso interessante onde voc pode olhar para a dimenso teolgica e religiosa de um fenmeno ao mesmo tempo em que pode olhar para as dimenses cientficas.

Ento esse um bom exemplo de como o tpico cruza os domnios estritamente religiosos e estritamente cientficos. Parece uma coisa de escrita do corpo, como o conto de Kafka, Na colnia penal, onde o crime do prisioneiro era realmente costurado sobre ele

AD: Sim, est certo, como com o sofrimento de Cristo literalmente impresso sobre o corpo de um futuro Santo no caso de Francisco e impresso no apenas como um evento milagroso, mas um smbolo teolgico da conformidade da vida de Francisco com a vida de Cristo. Ento os estigmas so selos autenticando a vida de Francisco como imitando a de Cristo, uma imitao culminando quando ele milagrosamente recebe as mesmas chagas que Cristo recebeu na crucificao. Para aqueles que, na Idade Mdia, ele mostrou que os votos franciscanos de pobreza eram legtimos, os estigmas eram uma reivindicao daquele modo de vida.

O caso parece muito deslocado. apenas uma relquia de uma mentalidade medieval?

AD: No inteiramente, porque ns ainda vivemos em um mundo em que ns no sabemos que tipos de explicaes ns queremos. Ento sim, aqui est este refinado caso medieval dos estigmas, que se poderia considerar um problema da Idade Mdia, mas ns temos o problema ainda com monstros, com pervertidos, com todo tipo de coisas que so mais comuns para a nossa experincia moderna. Considerando que verdade que os estigmas podem parecer como uma instncia excepcional e muito rara desse problema de explicaes conflitantes teolgica e mdica ns deveramos voltarmo-nos para um exemplo muito mais cotidiano, nomeadamente um que nos preocupa a todos no curso ordinrio de nossas vidas sexualidade, por exemplo. Porque aqui, tambm, encontra-se um conflito nos modos de explicao, por um lado uma explicao moral-teolgica, por outro lado uma explicao cientfica.

HISTRIA CONCEITUAL

Eu te acompanho, mas antes de falarmos sobre sexualidade, voc pode me ajudar a entender as maneiras como voc aproxima esses problemas historicamente diferentes apesar de conceitualmente similares?

AD: Isso seria til, sim. E essa ideia de conceitos tem muito a ver com isso.

Eu tenho uma quase compreenso do que isso. Eu tenho um amigo que gosta de citar Theodor Adorno, que disse que um objeto nunca entra em seu conceito sem deixar para trs um resto, como uma forma de marcar a diferena entre o estudo de conceitos e objetos. E em qualquer parte que eu encontre a histria conceitual eu penso sobre isso.

AD: Est bem. Sim, originalmente quando eu trabalhava no material para A emergncia da sexualidade [The emergence of sexuality] eu usei a rubrica da Histria Conceitual. Eu queria olhar para o prprio conceito de sexualidade e o conjunto de conceitos que so necessrios para fazer ou formar a experincia da sexualidade e ver como aqueles conceitos emergiram em um ponto particular da histria de uma maneira particular.

Ento quando voc est dizendo isso, voc quer dizer, Como ns conhecemos essas coisas sobre as quais estamos falando? Como estamos desenvolvendo esses conceitos?

AD: Certo. De que maneira esses conceitos foram formados? Porque eu penso que no caso da sexualidade, por exemplo, a formao de conceitos crucial para uma transformao em nossa prpria experincia. Ento, OK, as pessoas frequentemente apontam que a sexualidade como uma palavra nas lnguas romnicas recente, com origem no sculo XIX. Eu penso que isso realmente apenas um fenmeno de superfcie, mas um reflexo de alguma coisa muito interessante, principalmente de que todas as ideias que fazem nosso conceito e experincia da sexualidade tm origem no sculo XIX.

O que voc quer dizer?

AD: Bem, por exemplo, h a noo de perverso as classificaes que ns temos dos chamados transtornos sexuais comearam no sculo XIX com as quatro grandes perverses da

homossexualidade, sadismo, masoquismo, fetichismo mais a maneira como ns pensamos sobre instinto sexual e seu objeto, a noo de desejo que acompanha uma teoria da sexualidade, e todas aquelas coisas, elas todas emergem juntas como um tipo de estrutura conceitual unificada em um ponto muito especfico da histria, e o que eu quis fazer foi examinar a emergncia daquela estrutura conceitual particular.

OK, a premissa bsica que os conceitos no so esses objetos eternos, mas coisas que emergm atravs de condies historicamente variveis. Talvez dito mais facilmente: eles mudam o tempo todo.

AD: Exatamente. A ideia que conceitos so essas entidades platnicas abstratas que sempre existiram um quadro comum para certos filsofos foi algo que eu critiquei explicitamente olhando como o conceito de sexualidade emerge historicamente. Ele no fixado uma vez e para sempre; esses tipos de conceitos no emergem todos por eles mesmos, mas de modos sistemticos relacionados a outros conceitos. Ento voc tem que olhar para toda a estrutura.

MONSTROS MORAIS

Voc mencionou antes que seus estudos sobre os estigmas eram um contraponto aos estudos dos monstros os primeiros sobre admirao, os ltimos sobre horror. Parece agora que isso se relaciona com o que estivemos falando, especialmente como um exemplo das maneiras conflitantes de explicar fenmenos.

AD: Certo. Eu estou interessado na mudana das classificaes de monstruosidades. No Renascimento, por exemplo, havia todo um gnero de discusses quase-mdicas sobre os monstros. Eu queria mostrar como as pessoas diferenciavam os monstros de algum outro. Diferente dos transtornos psiquitricos, monstros ou monstruosidades esto anatomicamente inscritos no corpo, ento ns temos descries detalhadas da estrutura dos monstros, se era hermafroditismo ou meio animal, meio humano que se pensava ser produzido por bestialidade ou outras coisas que reconhecemos como genunos exemplos mdicos, como gmeos siameses ou pessoas com apndices maiores ou menores que o normal. Todos naquelas condies eram classificados como monstros, e eu quis olhar para aqueles que provocaram reaes morais. Ento voc pode ver como aquelas reaes morais se tornaram uma reao natural a um monstro. E eventualmente, as explicaes cientficas empurraram a condenao moral dos monstros para longe, de modo que uma explicao causal cientfica era a nica maneira de descrever um monstro. Isto , depois desse ponto, uma reativao

moral era considerada inapropriada, meramente supersticiosa, alguma coisa expressada por algum que no conhecia a verdadeira explicao.

Sobre que perodo de tempo voc est falando?

AD: A naturalizao dos monstros? Comea no sculo XVIII e culmina no sculo XIX. Voc pode encontrar cientistas distintos tal como o embriologista Camille Dareste tentando produzir experimentalmente em embries de galinha os tipos de monstruosidade descritas nos textos mdicos. Por ser capaz de produzi-los experimentalmente, ele pensava, voc pode ver que as monstruosidades no so algum tipo de desvio moral, elas no requerem interveno sobrenatural, elas eram fenmenos puramente naturais, no diferente em tipo de qualquer outro processo natural e, portanto, como ele disse, em vez de ter horro por um monstro, devamos ter piedade.

Qual o status dos monstros hoje?

AD: Isso interessante, eu penso, porque ns usamos monstro em um sentido muito metafrico, como alguma coisa to extrema que ns no temos uma rubrica melhor para isso. Ns no usamos mais a deformidade anatmica para definir o monstro, ou, melhor, ns pensamos sobre algum que se refere deformidade anatmica como sendo um monstro, como algum ignorante ou simplesmente espantado. Isso nos diz mais sobre eles do que o objeto mesmo. Mas de maneira bastante interessante, ns ainda continuamos a falar sobre pessoas como monstros morais. E eu penso que desde que ns sabemos que as deformidades fsicas tm explicaes naturais elas no tem uma dimenso moral, e ns no precisamos explic-las em referncia ao sobrenatural ns tendemos oh, no temos uma boa palavra para isso desmonstrizar [de-monsterize] aqueles tipos de deformidades fsicas. Mas em casos em que pensamos como irredutivelmente morais, onde um fenmeno to extremo que as categorias de bom e de ruim so moralmente insuficientes, ns nos referimos quelas pessoas como monstros morais. Ns pensamos sobre torturadores como monstros morais; pensamos crimes de guerra como monstruosidades morais; crimes contra a humanidade um tpico lugar do sculo XX para a velha terminologia da monstruosidade moral; ou, se ns olharmos para as descries de pedofilia, para tomar outro exemplo, encontraremos os mesmos tipos de categorias. No alguma coisa simplesmente m. Vai para alm do que mau e requer que invoquemos a categoria de monstruoso. Esta mudou de seu lugar original nas deformidades fsicas para alguma coisa mais como desvios morais.

PERVERSIDADE

H alguma coisa em seu termo estilos de raciocnio [styles of reasoning] os modos psiquitrico, teolgico, moral e outros de explicar o mundo evoluindo historicamente que ajuda a explicar essa mudana? Ser que ela vem sob o domnio de um estilo de raciocnio psiquitrico?

AD: Isso certamente levanta uma questo ainda no centro desses debates nomeadamente, se algo como as explicaes psiquitricas poderiam sempre explicar suficientemente o fenmeno moral chamado perversidade [wickedness]. Se, por exemplo, explicaes psiquitricas poderiam explicar os campos de concentrao ou a personalidade do torturador. E eu penso que, apesar das explicaes psiquitricas isto , cientficas poderem ser teis, as categorias morais so irredutivelmente importantes. Ento h um tipo de debate interno sobre se categorias psiquitricas podem completamente substituir a necessidade por terminologia moral.

E essas so questes filosficas?

AD: Eu penso que essas so genunas questes filosficas. Ento, como por extenso das categorias psiquitricas, e no penso, por razes filosficas, que elas possam sempre fazer o trabalho da moralidade. Elas tm o objetivo de fazer algo radicalmente diferente. Agora, deixe-me dar um exemplo do modo com que as categorias psiquitricas foram estendidas para os fenmenos morais. Houve debates quando o Marqus de Sade foi detido, por exemplo, sobre se ele era malvado ou se ele sofria de um raro e dificilmente conhecido transtorno mental. Um nmero de psiquiatras testemunharam nos julgamentos, mas eles no tinham a categoria de perverso como uma categoria psiquitrica, ento houve vrias tentativas de explicar seu comportamento como monomania ertica. A categoria de sadismo no existia! Ento o Marqus de Sade no poderia sofrer de sadismo, porque isso no havia sido conceituado como uma possvel categoria de doena e sua psicologia no era aquela de um sdico. Houve outras pessoas que disseram, olhe, porque no apenas admitimos o que verdade, o cara mau, e voc no precisa de um tipo de doena para descrever aquela maldade. Ento voc tem uma gradual emergncia de uma categoria de doena chamada sadismo, que supostamente a explicao de um tipo de comportamento que no se refere a nada sobre a vontade ou a maldade. Ento, este um exemplo da extenso de uma categoria psiquitrica para substituir uma categoria moral.

E onde um estilo de raciocnio psiquitrico ultrapassa o religioso?

AD: Sim. Mas voc tem casos onde o oposto ocorre onde temos fenmenos morais deslocando o psiquitrico e ento, por um tempo, na histria da classificao das doenas na psiquiatria, a homossexualidade foi considerada uma doena. Agora, se voc olha para o Diagnostic and statistical manual (DSM) da American Psychiatric Association, voc descobre que a homossexualidade no uma doena. Ento, alguma coisa que foi uma vez classificado oficialmente como uma doena se torna parte de outras categorias, categorias que teriam a ver com escolha, por exemplo, ou estilo de vida. Alguma coisa que no est aberta para o tipo de explicao naturalstica o que voc teria se estendesse as categorias psiquitricas.

OK, estamos falando sobre sexo. A emergncia da sexualidade [The emergence of sexuality] no , de fato, um ttulo de livro enganador.

AD: Sim, porque h questes definitivamente importantes sobre as formas como categorias cientficas e morais mudam na tentativa de descrever os comportamentos sexuais nos exemplos que eu dei. No estudo dos monstros, eu quis olhar exatamente para aqueles casos onde uma explicao naturalstica era considerada insuficiente para descrever o monstro, desde que voc tambm tinha que referir atividade da vontade. No caso da sexualidade, ns precisamos pensar sobre essas categorias mutveis em grande medida da mesma maneira.

O que voc diz a algum que reivindica que a homossexualidade uma doena?

AD: O interessante, claro, haver algumas pessoas que dizem que homossexualidade uma doena. Mas se voc pede a elas para explicar realmente porque isto uma doena, no talvez surpreendente que dentro de trs segundos eles quase sempre se refiram a argumentos teolgicos que no tem nada a ver com doena. Eles dizem bem, antinatural. Mas o que antinatural aqui? Isso acontece na natureza. No, no, eles dizem, no antinatural nesse sentido. E muito depressa se chega alegao de que contra a vontade de Deus. Tem-se a invocao de categorias morais ou teolgicas, que so precisamente os tipos de categorias que se usa quando se est reivindicando que isto no uma doena!

Como isso se encaixa em padres maiores da emergncia da sexualidade?

AD: Isso interessante. Alguns estudantes diro, Bem, OK, homossexualidade no uma doena, est claro. Mas e quanto ao sadismo ou masoquismo? Essas so doenas. E voc diz, Bem, OK, mas ento me diga, em que consiste uma doena? E eles tm grande dificuldade

com isso. Tecnicamente, ns no exigimos que algum ameace realmente outra pessoa para ser considerado um sdico, ou que algum realmente seja fisicamente ameaado para ser considerado um masoquista, mas em vez disso que algum possa apenas encontrar satisfao sexual provocando alguma forma de sofrimento, ou recebendo alguma forma de sofrimento, mesmo simbolicamente - no necessariamente dor fsica, mas humilhao, no que seria contado como uma forma de depreciao. Isto a definio tcnica de sadismo e masoquismo. Ento voc pergunta aos estudantes, Como so doenas o sadismo ou o masoquismo? E se acrescenta, por exemplo, que algumas pessoas apenas tm prazer sexual se eles tem relaes sexuais com algum muito alto, ou com certa cor de cabelo, ou certo tipo de corpo. E eles no consideram isso uma doena. Bem, claro que no. E voc diz, Ento porque o masoquismo uma doena, onde voc pode apenas ter prazer sexual atravs da humilhao de si mesmo? A resposta frequentemente, Bem, isso mau, isso errado. E, novamente, tem-se a reinvocao de uma categoria moral.

Ento voc tem que estar nos departamentos de religio e filosofia.

AD: [Risos] Est certo. No h alternativa.

, voc no tem mesmo uma escolha.

AD: Isso faz parecer que a concluso a que estamos sendo levados. E eu acho que precisamente neste momento, no sculo XIX, quando as nossas categorias comeam a entrar em conflito ou se chocam, e em que voc tem que repensar: o que o fenmeno que se est tentando descrever? a sexualidade como um conceito psicolgico e como fenmeno? Ou ser que a sexualidade como uma forma de comportamento que suscetvel crtica moral, tal como qualquer outra forma de comportamento?

MASTURBAO COMO UM FATOR CAUSAL

E quanto masturbao? tambm uma doena?

AD: A coisa interessante sobre a masturbao que bem, talvez no a nica coisa interessante originalmente na histria da medicina e psiquiatria se pensou ser uma coisa que

provocava outras doenas. Era um comportamento que leva a uma degenerao progressiva anatmica e fisiolgica do corpo.

Ento era um tipo de porta de entrada para a perverso.

AD: Era um fator causal na produo de doenas. O que incrvel que, mais tarde no sculo XIX voc pode encontrar certides de bito listando como causa de morte habitual a masturbao. E voc pode encontrar relatrios de autpsia de masturbadores habituais em que mdicos bem treinados e bem conhecidos tentavam mostrar a corrente causal que leva da masturbao at a degenerao interna dos rgos.

Oh, cara.

AD: Ento, voc sabe, eu penso no caso da masturbao, apesar de ela ter sido chamada o vcio solitrio no sculo XVIII, muito mais difcil imaginar os argumentos morais contra ela. De fato, todos os argumentos convincentes em pocas histricas anteriores eram afinal teolgicos em natureza, nem mesmo argumentos morais enquanto um argumento moral contra o sadismo poderia ser o mal de infligir dano a algum, no caso da masturbao, difcil discernir qual o argumento moral suposto, e por isso que voc encontra argumentos teolgicos de que se voc se masturba voc destruir a sua prpria alma e comportamento e tem que confrontar os sinais fisiolgicos daquela destruio.

Dada essa base histrica para conceitos, o que podemos dizer sobre as atuais discusses pblicas sobre homossexualidade e sua excluso da definio de casamento? Tanto o casamento quanto a homossexualidade so tratados como eternos, objetos atemporais porque a questo to frequentemente apresentada na esfera pblica como se ela ocorresse fora da histria?

AD: Uma coisa interessante sobre essas discusses a maneira em que elas serpenteiam de razes semiteolgicas a razes morais a razes polticas para as razes chamadas cientficas. As questes variam de, nos casos mais extremos, qual era a vontade de Deus? que uma coisa a que eu no tenho acesso, apesar de algumas pessoas na conversa parecerem pensar que que eles tm para as reivindicaes de que, por exemplo, crianas criadas em famlias de casamento do mesmo sexo esto sujeitas a problemas psicolgicos de longo termo, para o que, na verdade, no h evidncia afinal. O que me interessa no mesmo o fato de que no h boa evidncia, mas o fato de que h esse tipo de argumento quasi-cientfico, voc sabe,

proteger a sade da criana, o desenvolvimento psicolgico da criana. H um tipo de componente moral e teolgico para o argumento e um componente cientfico, tudo misturado.

Ento a inconsistncia argumentativa que o problema?

AD: Frequentemente quando voc no tem um argumento convincente para alguma coisa, voc olha para qualquer coisa; voc simplesmente joga o que acha que pode contra como um argumento.

Voc est sugerindo que no existem armas de destruio em massa?

AD: Esta uma boa analogia. [Risos]

Porque Saddam era um homem mau. Usando um tipo de evidncia verdadeira, mas irrelevante para um tipo diferente de argumento.

AD: Est certo. Eu penso que a motivao para argumentos contra casamento de pessoas do mesmo sexo tem a ver com o fato de que se algum apenas reivindica que isso inaceitvel de uma perspectiva religiosa, se conheceria contra o que se est argumentando. E, consequentemente, dadas doutrinas antigas e bastante importantes sobre a separao entre Igreja e Estado, pelo menos nesse pas, o argumento no seria juridicamente convincente. Mas assim que voc comea a misturar argumentos sobre o bem estar psicolgico, e a importncia da famlia, e a estabilidade da estrutura familiar, e todos os tipos de coisas sobre a sade e bem estar da sociedade e indivduos, ento voc muda o argumento em uma direo muito diferente. E, eu penso, sem qualquer compreenso consciente do modo como o fundamento est mudando, os argumentos contra o casamento homossexual tomaro qualquer coisa que parea funcionar. E eles esto todos, no sentido tcnico, misturados juntos em alguma coisa que, afinal, no tem forma coerente alguma.

Eu mesmo nunca ouvi algum argumento plausvel contra o casamento homossexual que no tivesse, em ltimo caso em sua base algum tipo de reivindicao teolgica fundamental. Mas aquelas reivindicaes teolgicas fundamentais no possuem a fora argumentativa necessria em uma democracia constitucional contempornea. Para tomar um cenrio imaginrio, se a Suprema Corte realmente dissesse que ns no podemos permitir legalmente casamentos entre

pessoas do mesmo sexo porque Deus no o quer, ns teramos uma imensa crise nos fundamentos de nossas instituies polticas. Ns no somos uma teocracia.

Mas se um tribunal comea a invocar consideraes psicolgicas, consideraes que tem a ver com poltica, consideraes que tm a ver com a sade dos indivduos, ento muito mais complicado saber como voc deve responder ao argumento. Isto , repentinamente parece que os argumentos so afinal os tipos de coisas que so admissveis numa democracia constitucional. E isso levanta a questo histrica: como chegamos ao ponto em que, para dar outro exemplo, argumentos psicolgicos podem ser legalmente convincentes em processos criminais?

Mais, de novo com a coisa da mudana histrica, os argumentos sobre casamento e sexualidade so baseados em reivindicaes do que natural ou do que sempre foi desse jeito. Mas isso, demonstravelmente, no o caso.

AD: Certo, acho que sim.

Existe um caso em que a Administrao consciente de nossa variabilidade histrica nesse ponto e se agarrou a isso to fortemente que eles queriam criar ou produzir a realidade de sua escolha? No porque eles neguem a variabilidade histrica, mas porque eles a abracem? Desta forma, eles no tm que argumentar que o casamento sempre foi desse jeito, e por isso ele deveria ser assim agora. Em vez disso, eles podem dizer, Ns admitiremos que o casamento no uma ideia atemporal, extra histrica, mas desde que ns queremos que ele seja desse jeito, ns o faremos assim agora. E ento eles acreditam estar sendo parte da histria, enquanto em outros traos de seu argumento eles tm de estar fora dela.

AD: Mas eles precisam de ambos, sim. Esse o problema real. Porque se eles apenas dizem, ns queremos que isso seja desse jeito agora, ento ns temos um debate poltico direto. E melhor esquecermos a introduo de supostos dados psicolgicos e reivindicaes sociolgicas e teolgicas e o que moralmente certo e o que moralmente errado, e melhor reconhec-lo como diretamente poltico. O que, claro, de muitas maneiras ele . Mas eu no os vejo querendo reconhec-la como uma questo diretamente poltica, porque de outra maneira, quando Massachussets ou quando o prefeito de San Francisco legalmente autoriza casamentos entre pessoas do mesmo sexo, ento eles enfrentam um problema inequivocamente poltico. Mas eles no querem uma questo poltica direta. Em um nvel eles querem dizer: isto como as coisas devem ser, isto como elas eram no comeo, isto como

o pas foi fundado um tipo de ladainha recorrente da invariabilidade histrica e da necessidade moral-teolgica.

O que abre uma completa discusso sobre origens.

AD: Exatamente. E isso extremamente importante, porque muitas pessoas que avanam o argumento sabem muito bem que eles esto tentando impor alguma coisa politicamente, mas se eles tentassem apenas impor isso politicamente, eles poderiam perder. Onde, tomando uma citao de Bob Dylan, se Deus est do seu lado, ento eles so muito mais propensos a ganhar [if God is on their side then theyre much more likely to win].

*Traduo de Luiz F. M. Candido

You might also like