You are on page 1of 4

ginstica aerbica esportiva

Pular, abaixar, levantar, girar, correr, dobrar e esticar tudo claro, ao ritmo de uma msica contagiante. Esta a ginstica aerbica, atividade que, como o prprio nome j diz, procura aumentar a capacidade aerbica das pessoas. E j que estamos tratando de definies aerbico quer dizer com oxignio, ou seja, quem pratica ginstica aerbica consegue falar, por exemplo, durante o exerccio. Todo mundo j ouviu falar em ginstica aerbica. Afinal, desde os anos 1980 essa modalidade invadiu as academias de ginstica de todo o Brasil. Quem no quer praticar exerccio ao som de um boa msica e perder aqueles quilinhos indesejveis? S que a ginstica aerbica no ficou restrita s academias. Por ser to motivadora ela cativou tambm aqueles que gostam de competir e assim surgiu a ginstica aerbica esportiva, ou simplesmente GAE como conhecida entre seus praticantes. E o Brasil j o segundo pas do mundo em nmero de praticantes cerca de 500 mil.

Cortesia da Federao Internacional de Ginstica

A ginstica aerbica esportiva tambm se caracteriza por ser uma atividade alegre. S que aqui os praticantes agora atletas precisam aliar fora e flexibilidade com ritmo e coordenao. Em menos de dois minutos de apresentao os atletas que se apresentam sozinhos ou no precisam mostrar aos juzes habilidades de saltos, resistncia, equilbrio e muita, muita criatividade. Seja como for, a GAE veio para ficar. Atualmente essa modalidade de ginstica to importante quanto a artstica ou rtmica, por exemplo, j que todas esto sob a guarda da Federao Internacional de Ginstica. A briga agora por torn-la modalidade olmpica.

A histria da ginstica aerbica esportiva

Dr. Keneth Cooper, mdico norte-americano especializado em capacitao fsica, foi quem primeiro estudou os benefcios da atividade aerbica nos anos 1960 e 1970. Atravs de inmeros mtodos, Cooper comprovou a eficcia dos exerccios aerbicos para o emagrecimento e melhoria das condies cardiovasculares das pessoas. Ao entender que era possvel aliar esses dois benefcios as pessoas comearam a praticar exerccios aerbicos como corrida e caminhada. De olho neste novo filo de mercado as academias de ginstica incluram a msica e passos de dana nos exerccios e assim, por volta da dcada de 1980, estava criada a ginstica aerbica.

Cortesia da Federao Internacional de Ginstica

Por ser extremamente motivante, a ginstica aerbica no demorou a se difundir pelo mundo todo, inclusive no Brasil. Ainda na dcada de 1980 era a modalidade que lotava as academias de ginstica, poca que tambm ficou conhecida como febre das academias ou boom da aerbica. Para atrair ainda mais alunos, as prprias academias comearam a organizar competies internas em busca do campeo da aerbica, ou seja, o aluno que representaria a sua academia em festas e eventos. E desta forma, em muito pouco tempo a ginstica aerbica passou de demonstrativa para competitiva. Em 1989 foram realizadas as primeiras competies internacionais, onde participaram representantes do Canad, Estados Unidos, Argentina e Brasil. Duas grandes associaes foram fundadas naquela poca: a ICAF International Competitive Aerobic Federation, nos EUA, e a IAF International Aerobic Federation, no Japo. J a FIG Federao Internacional de Ginstica incluiu a nova modalidade como esporte oficial em 1994 e no ano seguinte organizou o primeiro campeonato mundial, em 1995, na Frana, e que contou com a participao de 34 pases. O Brasil desde o incio um dos pases que mais se destacam na ginstica aerbica esportiva. O primeiro campeonato oficial realizado por aqui foi o Cristal Light, em 1987, em So Paulo. Tratava-se de uma competio entre as principais academias de So Paulo. Foram muitos os ttulos brasileiros em competies internacionais no oficiais. E em 1995, o Brasil conquistou trs medalhas de ouro no primeiro campeonato mundial oficial: nas categorias trio, individual masculino e dupla.

Regras da ginstica aerbica esportiva


A FIG Federao Internacional de Ginstica a entidade responsvel por criar e regulamentar a ginstica aerbica esportiva. As apresentaes, neste caso chamadas de rotinas, acontecem em um tablado que mede 7 m x 7 m e duram entre 1 minuto e quarenta e cinco segundos a dois minutos. Dentro desse curto espao de tempo os atletas precisam apresentar exerccios executados com a melhor postura e tcnica possvel. E os atletas podem se apresentar dentro das seguintes categorias: individual masculino ou feminino, dupla mista, trios ou equipes compostas por 6 a 8 atletas.
Cortesia da Federao Internacional de Ginstica Assim como as outras modalidades de ginstica, so os juzes que decidem, baseados em uma srie de critrios, quem ser o vencedor.

Os movimentos da GAE so divididos em agrupamentos que vo do A at o F, sendo que os exerccios do grupo A so os mais simples e, portanto, tm uma pontuao mais baixa. Cada rotina (coreografia) deve obrigatoriamente apresentar 12 elementos (exerccios) para que ao final da apresentao o atleta tenha demonstrado fora, flexibilidade, equilbrio e saltos. Alm dos 12 elementos, a Federao Internacional de Ginstica inclui sete passos obrigatrios bsicos por apresentao. So eles: - marcha - jogging (corrida) - chutinho - chute alto - polichinelo - elevao de joelho - lunge

Cortesia da Federao Internacional de Ginstica

Os juzes, alm de observarem o tempo, faltas de linha (quando o atleta pisa fora da rea de competio) e a obrigatoriedade da execuo desses sete passos bsicos, analisam os aspectos artsticos, de execuo e de dificuldade. Em relao qualidade artstica os juzes analisam a integrao dos movimentos com a msica e a criatividade. Esse critrio vale 10 pontos. J em se tratando de execuo, os juzes observam a perfeio da execuo tcnica de cada movimento e descontam pontos no caso de erros. Dentro da execuo coreogrfica um grupo no pode realizar, por exemplo, mais de quatro lifts (formao) em toda a rotina, incluindo a formao inicial e final. A nota mxima para esse critrio tambm vale 10 pontos. No item dificuldade os juzes avaliam como o prprio nome j diz, a dificuldade de cada um dos 12 movimentos apresentados. Cada movimento tem uma determinada pontuao de acordo com o regulamento da FIG. Para se obter a nota geral do item em questo, os juzes somam a pontuao de cada elemento apresentado e dividem por 2. A nota final obtida ento atravs da soma das notas da qualidade artstica, execuo e de dificuldade, descontando-se os erros eventualmente cometidos.

You might also like