You are on page 1of 20

ANTROPOLOGIA JURDICA APOSTILA I

Prof. Leandro Jos de Souza Martins

1. CONCEITUAO DE ANTROPOLOGIA Antropologia (cuja origem etimolgica deriva do grego [nthropos], humano/pessoa e [lgos], estudo) a disciplina centralizada no estudo do homem. Como cincia da humanidade, ela se preocupa em conhecer cientificamente o ser humano em sua totalidade, o que lhe confere um trplice aspecto: a.) Cincia Social - prope conhecer o homem enquanto elemento integrante de grupos organizados b.) Cincia Humana - volta-se especificamente para o homem como um todo: sua histria, suas crenas, usos e costumes, filosofia, linguagem etc. c.) Cincia Natural - interessa-se pelo conhecimento psicossomtico do homem e sua evoluo. Relaciona-se, assim, com as chamadas cincias biolgicas e culturais; as primeiras visando o ser fsico e as segundas o ser cultural. Hoebel e Frost definem a antropologia como "a cincia da humanidade e da cultura. Como tal, uma cincia superior social e comportamental, e mais, na sua relao com as artes e no empenho do antroplogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos especficos, tambm uma disciplina humanstica". A Antropologia tem uma dimenso biolgica, enquanto antropologia fsica; uma dimenso sociocultural, enquanto antropologia social e/ou antropologia cultural; e uma dimenso filosfica, enquanto antropologia filosfica, ou seja, quando se empenha em responder indagao: o que o homem? Apesar da diversidade dos seus campos de interesse, constitui-se em uma cincia polarizada, que necessita da colaborao de outras reas do saber, mas conserva sua unidade, uma vez que seu foco de interesse o homem e a cultura. Pode-se afirmar que h poucas dcadas a antropologia conquistou seu lugar entre as cincias. Primeiramente, foi considerada como a histria natural fsica do homem e do seu processo evolutivo, no espao e no tempo. Se por um lado essa concepo vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo s caractersticas humanas fsicas. Essa postura marcou e limitou os estudos antropolgicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, cincia que trata das mensuraes do homem fssil e do ser vivo.

Antropologia Jurdica 2

cA Antropologia visa ao conhecimento completo do homem, o que torna suas expectativas muito mais abrangentes. Dessa forma, uma conceituao mais ampla a define como a cincia que estuda o homem, suas produes e seu comportamento. O seu interesse est no homem como um todo - ser biolgico e ser cultural -, preocupando-se em revelar os fatos da natureza e da cultura. Tenta compreender a existncia humana em todos os seus aspectos, no espao e no tempo, partindo do princpio da estrutura biopsquica. Busca, tambm, a compreenso das manifestaes culturais, do comportamento e da vida social.

1.1 Objetivo da Antropologia A Antropologia como cincia do biolgico e do cultural tem seu objeto de estudo definido: o homem e suas obras. Hoebel e Frost afirmam que a "antropologia fixa como seu objetivo o estudo da humanidade como um todo..." e nenhuma outra cincia pesquisa sistematicamente todas as manifestaes do ser humano e da atividade humana de maneira to unificada. um objetivo extremamente amplo, visando o homem como expresso global - biopsicultural -, isto , o homem como ser biolgico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade, tentando chegar, assim, compreenso da existncia humana.

1.2 Divises e campo da Antropologia A Antropologia, sendo a cincia da humanidade e da cultura, tem um campo de investigao extremamente vasto: abrange, no espao, toda a terra habitada; no tempo, pelo menos dois milhes de anos e todas as populaes socialmente organizadas. Divide-se em dois grandes campos de estudo, com objetivos definidos e interesses tericos prprios: Antropologia Fsica ou Biolgica e Antropologia Cultural. Assim fazer que o homem busque na sua origem a amplitude de conhecer a si mesmo com os costumes e instintos. Para pensar as sociedades humanas, a antropologia se preocupa em detalhar o mais completamente possvel os seres humanos que dela fazem parte, e com elas se relacionam, seja em seus aspectos fsicos, em sua relao com a natureza, seja em sua constituio cultural. Para o saber antropolgico o conceito de cultura abarca diversas dimenses: universo psquico, os mitos, os costumes e rituais, suas histrias particulares, a linguagem, valores, crenas, leis, relaes de parentesco, entre outros. Embora o estudo das sociedades humanas se remonte a Antigidade Clssica, a antropologia nasceu, como cincia, efetivamente, da enorme revoluo cultural iniciada pelo Iluminismo.

1.3 Antropologia: Cincia Recente A viso funcional da cultura repousa no principio de que em qualquer tipo de civilizao, cada costume, objeto material, idia ou crena, satisfaz alguma funo vital, assim como

Antropologia Jurdica 3

certas tarefas realizadas representam uma parte indispensvel para todo o trabalho. (B.Malinowski). Entre as diversas cincias humanas que emergiram da Revoluo Intelectual dos sculos XVIII-XIX, a antropologia foi a mais tardia de todas. A sua motivao inicial, o elemento deflagrador para que ela se tornasse uma cincia, decorreu do impacto do pensamento evolucionista e darwinista no sculo XIX. Ao colocar-se em descrena a explicao bblica exposta no Gnese, pela qual o homem nasceu de uma ao divina imediata, o Ato da Criao, abriu-se o caminho para que cientistas e demais pesquisadores sassem a campo, pelo mundo todo, atrs do chamado elo perdido, isto , do antropide ou homindeo, o ser meio animal, meio humano, que hipoteticamente teria ligado, em algum tempo remotssimo, o mundo natural ao mundo humano, a ponte sobre o riacho Rubicon que aproximara, num lugar incerto e obscuro do tempo, o smio do homem. Abandonavam desta maneira a crena na divindade do ser humano, implcita a qualquer pensamento religioso, para, aparelhados nas cincias fsicas e exatas, mergulharam atrs das suas razes naturais do homem, entendendo-o fruto da Natureza e no de Deus. Simultaneamente a esta verdadeira caada s formas pr-humanas, atrs dos vestgios ltimos dos primatas, os interesses dos investigadores ampliaram-se para o estudo das sociedades ditas primitivas, acreditando que elas tambm mereciam serem submetidas ao crivo da racionalidade ocidental. Desta forma, a antropologia comeou a alargar-se, procurando determinar qual era a organizao social das tribos e qual era o sistema de parentesco delas, como realizavam suas cerimnias de iniciao e de matrimnio, como procediam nos seus ritos religiosos e nos de sepultamento, e de que maneira viam os cus e temiam os demnios. A Antropologia , pois, o estudo do homem. Se bem que, como observou Malinowski, existam outras cincias que igualmente o fazem, tais como a sociologia, a psicologia, a historia, a leis, a economia, e a cincias polticas, ela, a antropologia, se distingue por incluir na sua rea de estudo as questes de ordem fsicas, anatmicas e estruturais do homem, atendidas pela chamada Antropologia Fsica, que tratado o homem como um organismo fsico, seguiu as pistas da sua evoluo a partir das formas mais primitivas da vida.

Antropologia Jurdica 4

2. O CAMPO E A ABORDAGEM ANTROPOLGICOS O humano nunca parou de interrogar-se sobre si mesmo. Em todas as sociedades, existiram pessoas que observavam outras pessoas. A reflexo do homem sobre o homem e sua sociedade, e a elaborao de um saber so, portanto, to antigos quanto a humanidade. Mas o projeto de fundar uma cincia do humano uma antropologia , ao contrrio, muito recente. De fato, apenas no final do sculo XVIII que comea a e constituir um saber cientfico que toma o humano como objeto de conhecimento. Este pensamento tinha sido at ento mitolgico, artstico, teolgico, filosfico. Antropolgico, em si mesmo, ainda no. Mediante esta forma, trata-se de considerar o humano, a um tempo, como sujeito do conhecimento e objeto de uma cincia. A antropologia, ou mais precisamente, o projeto antropolgico que se esboa nessa poca da histria, comea a delimitar seu campo de estudo como a reflexo sobre as populaes que no pertencem civilizao ocidental. Este objeto de estudo, entretanto, no sobreviver por muito tempo. A antropologia, assim, elabora uma nova forma de identidade, uma nova postura enquanto cincia, passando a elaborar uma sistematizao que objetive levar em conta as mltiplas dimenses do ser humano em sociedade, do ser humano nas suas estruturas mais primitivas, fundamentais. O objeto terico da antropologia no est ligado a partir de um espao geogrfico, cultural ou histrico particular: a antropologia , em verdade, certo olhar, um enfoque que consiste tanto no estudo do humano por inteiro, quanto no estudo do homem em todas as suas primitivas constituies. 2.1 O Estudo do Humano: Integralidade e Diversidade A antropologia no apenas o estudo de tudo que compe uma sociedade. Ela o estudo de todas as sociedades humanas (inclusive a nossa), ou seja, das culturas da humanidade como um todo em suas diversidades histricas e geogrficas. Inicialmente, a antropologia privilegiou as reas de civilizao exteriores nossa. Mas a antropologia no poderia ser definida por um objeto emprico qualquer (e, em especial, pelo tipo de sociedade ao qual ela a princpio se dedicou preferencialmente ou mesmo exclusivamente). Se a especificidade da contribuio dos antroplogos em relao aos outros pesquisadores em cincias humanas no pode ser confundida com a natureza das primeiras sociedades estudadas, ela indissociavelmente ligada ao modo de conhecimento que foi elaborado a partir do estudo dessas sociedades: a observao direta, por impregnao lenta e contnua de grupos minsculos com os quais mantemos uma relao pessoal. Apenas a distncia em relao a nossa sociedade nos permite fazer esta descoberta: aquilo que tomvamos por natural em ns mesmos , de fato, cultural; aquilo que era evidente infinitamente problemtico. Disso decorre a necessidade, na formao antropolgica, daquilo que se pode chamar de estranhamento, a perplexidade provocada pelo encontro das culturas que so para ns as mais distantes, e cujo encontro vai levar a uma modificao do olhar que se tinha sobre si mesmo! De fato, presos a uma nica cultura, somos no apenas cegos dos outros, mas mopes quando se trata da nossa. A experincia da alteridade (e a elaborao dessa experincia), levanos a ver aquilo que nem teramos conseguido imaginar, dada a nossa dificuldade em fixar

Antropologia Jurdica 5

nossa ateno no que nos habitual, familiar, cotidiano, que consideramos evidente. Aos poucos, notamos que o menor dos nossos comportamentos (gestos, mmicas, posturas, reaes afetivas), no tem realmente nada de natural. Comeamos, ento, a nos surpreender com aquilo que diz respeito a ns mesmos, a nos espiar. O conhecimento antropolgico da nossa cultura passa inevitavelmente pelo conhecimento de outras: devemos reconhecer que somos uma cultura possvel entre tantas outras, mas no a nica. Aquilo que, de fato, caracteriza a unidade do humano, de que a antropologia faz tanta questo, sua aptido praticamente infinita para inventar modos de vida e formas de organizao social extremamente diversos. Apenas a antropologia permite notar, com a maior proximidade possvel, que essas formas de comportamento e de vida em sociedade que tomvamos todos espontaneamente por inatas (maneiras de andar, vestir, emocionar), so, na realidade, o produto de escolhas culturais. Ou seja, aquilo que os seres humanos tm em comum sua capacidade para se diferenciar uns dos outros, para elaborar costumes, modos de conhecimento. Se h algo natural na espcie humana, sua aptido variao cultural. O projeto antropolgico consiste, portanto, no reconhecimento, conhecimento, juntamente com a compreenso de uma humanidade plural. Isso supe ao mesmo tempo a ruptura com a figura da monotonia do duplo, do igual, do idntico, e com a excluso num irredutvel alhures. As sociedades mais diferentes da nossa, que consideramos espontaneamente como indiferenciadas, so na realidade to diferentes entre si quanto o so da nossa. E, mais ainda, elas so para cada uma delas muito raramente homogneas, extremamente diversificadas, participando ao mesmo tempo de uma comum humanidade.

Antropologia Jurdica 6

3. FUNDAMENTOS ANTROPOLGICOS SOBRE NATUREZA E CULTURA 3.1 Antropologia e Cultura A Antropologia procura, antes de tudo, determinar em que momento e de que maneira os humanos se afirmam como diferentes da Natureza fazendo o mundo cultural surgir. Tradicionalmente, dizia-se que os humanos diferem da Natureza graas linguagem e ao por liberdade. O antroplogo, sem negar essa afirmao, procura algo mais profundo do que isso como incio das culturas. Assim, para muitos antroplogos, a diferena homem-Natureza surge quando os humanos decretam uma lei que no poder ser transgredida sem levar o culpado morte, exigida pela comunidade: a lei da proibio do incesto, desconhecida pelos animais. Para muitos antroplogos, a diferena homem-Natureza tambm estabelecida quando os humanos definem uma lei que, se transgredida, causa a runa da comunidade e do indivduo: a lei que separa o cru e o cozido, desconhecida dos animais. No vamos aqui entrar nos detalhes das discusses antropolgicas. O importante, para ns, perceber que os antroplogos buscam algo que demarque o momento da separao homemNatureza como instante de surgimento da Cultura. Esse algo uma regra ou norma humana que opera como lei universal, isto , vlida para todos os homens e para toda a comunidade. A lei humana um imperativo social que organiza toda a vida dos indivduos e da comunidade, determinando o modo como so criados os costumes, como so transmitidos de gerao em gerao, como fundam as instituies sociais (religio, famlia, formas do trabalho, guerra e paz, distribuio das tarefas, formas do poder, etc.). A lei no uma simples proibio para certas coisas e obrigao para outras, mas a afirmao de que os humanos so capazes de criar uma ordem de existncia que no simplesmente natural (fsica, biolgica). Esta ordem a ordem simblica. Um smbolo alguma coisa que se apresenta no lugar de outra e presentifica algo que est ausente. Quando dizemos que a Cultura a inveno de uma ordem simblica, estamos dizendo que nela e por ela os humanos atribuem realidade significaes novas por meio das quais so capazes de se relacionar com o ausente: pela palavra, pelo trabalho, pela memria, pela diferenciao do tempo (passado, presente, futuro), pela diferenciao do espao (prximo, distante, grande, pequeno, alto, baixo), pela diferenciao entre o visvel e o invisvel (os deuses, o passado, o distante no espao) e pela atribuio de valores s coisas e aos homens (bom, mau, justo, injusto, verdadeiro, falso, belo, feio, possvel, impossvel, necessrio, contingente). Comunicao (por palavras, gestos, sinais, escrita, monumentos), trabalho (transformao da Natureza), relao com o tempo e o espao enquanto valores, diferenciao entre sagrado e profano, determinao de regras e normas para a realizao do desejo, percepo da morte e doao de sentido a ela, percepo da diferena sexual e doao de sentido a ela, interdies e punio das transgresses, determinao da origem e da forma do poder legtimo e ilegtimo, criao de formas expressivas para a relao com o outro, com o sagrado e com o tempo (dana, msica, rituais, guerra, paz, pintura, escultura, construo da habitao, culinria, tecelagem, vesturio, etc.) so as principais manifestaes do surgimento da Cultura. Em termos antropolgicos, podemos, ento, definir a Cultura como tendo trs sentidos principais: 1. criao da ordem simblica da lei, isto , de sistemas de interdies e obrigaes, estabelecidos a partir da atribuio de valores a coisas (boas, ms, perigosas,

Antropologia Jurdica 7

sagradas, diablicas), a humanos e suas relaes (diferena sexual e proibio do incesto, virgindade, fertilidade, puro-impuro, virilidade; diferena etria e forma de tratamento dos mais velhos e mais jovens; diferena de autoridade e formas de relao com o poder, etc.) e aos acontecimentos (significado da guerra, da peste, da fome, do nascimento e da morte, obrigao de enterrar os mortos, proibio de ver o parto, etc.); 2. criao de uma ordem simblica da linguagem, do trabalho, do espao, do tempo, do sagrado e do profano, do visvel e do invisvel. Os smbolos surgem tanto para representar quanto para interpretar a realidade, dando-lhe sentido pela presena do humano no mundo; 3. conjunto de prticas, comportamentos, aes e instituies pelas quais os humanos se relacionam entre si e com a Natureza e dela se distinguem, agindo sobre ela ou atravs dela, modificando-a. Este conjunto funda a organizao social, sua transformao e sua transmisso de gerao a gerao. Em sentido antropolgico, no falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenas, as prticas e instituies variam de formao social para formao social. Alm disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histrica, passa por transformaes culturais amplas e, sob esse aspecto, antropologia e Histria se completam, ainda que os ritmos temporais das vrias sociedades no sejam os mesmos, algumas mudando mais lentamente e outras mais rapidamente. A esse sentido histrico-antropolgico amplo, podemos acrescentar um outro, restrito, ligado ao antigo sentido de cultivo do esprito: a Cultura como criao de obras da sensibilidade e da imaginao as obras de arte e como criao de obras da inteligncia e da reflexo as obras de pensamento. esse segundo sentido que leva o senso comum a identificar Cultura e escola (educao formal), de um lado, e, de outro lado, a identificar Cultura e belas-artes (msica, pintura, escultura, dana, literatura, teatro, cinema, etc.). Se, porm, reunirmos o sentido amplo e o sentido restrito, compreenderemos que a Cultura a maneira pela qual os humanos se humanizam por meio de prticas que criam a existncia social, econmica, poltica, religiosa, intelectual e artstica. Tudo isso constitui a Cultura como inveno da relao com o Outro. Quem o Outro? Antes de tudo, a Natureza. A naturalidade o Outro da humanidade. A seguir, os deuses, maiores do que os humanos, superiores e poderosos. Depois, os outros humanos, os diferentes de ns mesmos: os estrangeiros, os antepassados e os descendentes, os inimigos e os amigos, os homens para as mulheres, as mulheres para os homens, os mais velhos para os jovens, os mais jovens para os velhos, etc. Em sociedades como a nossa, divididas em classes sociais, o Outro tambm a outra classe social, diferente da nossa, de modo que a diviso social coloca o Outro no interior da mesma sociedade e define relaes de conflito, explorao, opresso, luta. Entre os inmeros resultados da existncia da alteridade (o ser um Outro) no interior da mesma sociedade, encontramos a diviso entre cultura de elite e cultura popular, cultura erudita e cultura de massa.

3.2 O natural Dizer que alguma coisa natural ou por natureza significa dizer que essa coisa existe necessria e universalmente como efeito de uma causa necessria e universal. Essa causa a

Antropologia Jurdica 8

Natureza. Significa dizer, portanto, que tal coisa no depende da ao e inteno dos seres humanos. Assim como da natureza dos corpos serem governados pela lei natural da gravitao universal, como da natureza da gua ser composta por H2O, ou como da natureza da abelha produzir mel e da roseira produzir rosas, tambm seria por natureza que os homens sentem, pensam e agem. A Natureza teria feito a natureza humana como gnero universal e a teria diversificado por espcies naturais (brancos, negros, ndios, pobres, ricos, judeus, rabes, homens, mulheres, alemes, japoneses, chineses, etc.). Em outras palavras, a Natureza teria feito o gnero humano universal e as espcies humanas particulares, de modo que certos sentimentos, comportamentos, idias e valores so os mesmos para todo o gnero humano (so naturais para todos os humanos), enquanto outros seriam os mesmos apenas para cada espcie (ou raa, ou tipo, ou grupo), isto , para uma espcie determinada. No pensamento ocidental, Natureza possui vrios sentidos: princpio de vida ou princpio ativo que anima e movimenta os seres. Nesse sentido, fala-se em deixar agir a Natureza ou seguir a Natureza para significar que se trata de uma fora espontnea, capaz de gerar e de cuidar de todos os seres por ela criados e movidos. A Natureza a substncia (matria e forma) dos seres; essncia prpria de um ser ou aquilo que um ser necessria e universalmente. Neste sentido, a natureza de alguma coisa o conjunto de qualidades, propriedades e atributos que a definem, seu carter ou sua ndole inata, espontnea. Aqui, Natureza se ope s idias de acidental (o que pode ser ou deixar de ser) e de adquirido por costume ou pela relao com as circunstncias; organizao universal e necessria dos seres segundo uma ordem regida por leis naturais. Neste sentido, a Natureza se caracteriza pelo ordenamento dos seres, pela regularidade dos fenmenos ou dos fatos, pela freqncia, constncia e repetio de encadeamentos fixos entre as coisas, isto , de relaes de causalidade entre elas. Em outros termos, a Natureza a ordem e a conexo universal e necessria entre as coisas, expressas em leis naturais; tudo o que existe no Universo sem a interveno da vontade e da ao humanas. Neste sentido, Natureza ope-se a artificial, artefato, artifcio, tcnico e tecnolgico. Natural tudo quanto se produz e se desenvolve sem qualquer interferncia humana; conjunto de tudo quanto existe e percebido pelos humanos como o meio e o ambiente no qual vivem. A Natureza, aqui, tanto significa o conjunto das condies fsicas onde vivemos, quanto aquelas coisas que contemplamos com emoo (a paisagem, o mar, o cu, as estrelas, terremotos, eclipses, tufes, erupes vulcnicas, etc.). A Natureza o mundo visvel como meio ambiente e como aquilo que existe fora de ns, mesmo que provoque idias e sentimentos em ns; Para as cincias contemporneas, a Natureza no apenas a realidade externa, dada e observada, percebida diretamente por ns, mas um objeto de conhecimento construdo pelas operaes cientficas, um campo objetivo produzido pela atividade do conhecimento, com o auxlio de instrumentos tecnolgicos. Neste sentido, a Natureza, paradoxalmente, torna-se algo que passa a depender da interferncia ou da interveno humana, pois o objeto natural construdo cientificamente. Esse ltimo sentido da idia de Natureza indica uma diferena entre a concepo comum e a cientfica, pois a primeira considera a Natureza nos cinco primeiros significados que

Antropologia Jurdica 9

apontamos, enquanto a segunda considera a Natureza como uma noo ou um conceito produzido pelos prprios homens e, nesse caso, como artifcio, artefato, construo humana. Em outras palavras, a prpria idia de Natureza tornou-se um objeto cultural.

3.3 O que a Cultura? Dois so os significados iniciais da noo de Cultura: 1. vinda do verbo latino colere, que significa cultivar, criar, tomar conta e cuidar, Cultura significava o cuidado do homem com a Natureza. Donde: agricultura. Significava, tambm, cuidado dos homens com os deuses. Donde: culto. Significava ainda, o cuidado com a alma e o corpo das crianas, com sua educao e formao. Donde: puericultura (em latim, puer significa menino; puera, menina). A Cultura era o cultivo ou a educao do esprito das crianas para tornarem-se membros excelentes ou virtuosos da sociedade pelo aperfeioamento e refinamento das qualidades naturais (carter, ndole, temperamento); 2. a partir do sculo XVIII, Cultura passa a significar os resultados daquela formao ou educao dos seres humanos, resultados expressos em obras, feitos, aes e instituies: as artes, as cincias, a Filosofia, os ofcios, a religio e o Estado. Tornase sinnimo de civilizao, pois os pensadores julgavam que os resultados da formao-educao aparecem com maior clareza e nitidez na vida social e poltica ou na vida civil (a palavra civil vem do latim: cives, cidado; civitas, a cidade-Estado). No primeiro sentido, a Cultura o aprimoramento da natureza humana pela educao em sentido amplo, isto , como formao das crianas no s pela alfabetizao, mas tambm pela iniciao vida da coletividade por meio do aprendizado da msica, dana, ginstica, gramtica, poesia, retrica, histria, Filosofia, etc. A pessoa culta era a pessoa moralmente virtuosa, politicamente consciente e participante, intelectualmente desenvolvida pelo conhecimento das cincias, das artes e da Filosofia. este sentido que leva muitos, ainda hoje, a falar em cultos e incultos. Podemos observar que neste primeiro sentido Cultura e Natureza no se opem. Os humanos so considerados seres naturais, embora diferentes dos animais e das plantas. Sua natureza, porm, no pode ser deixada por conta prpria, porque tender a ser agressiva, destrutiva, ignorante, precisando por isso ser educada, formada, cultivada de acordo com os ideais de sua sociedade. A Cultura uma segunda natureza, que a educao e os costumes acrescentam primeira natureza, isto , uma natureza adquirida, que melhora, aperfeioa e desenvolve a natureza inata de cada um. No segundo sentido, isto , naquele formulado a partir do sculo XVIII, tem incio a separao e, posteriormente, a oposio entre Natureza e Cultura. Os pensadores consideram, sobretudo a partir de Kant, que h entre o homem e a Natureza uma diferena essencial: esta opera mecanicamente de acordo com leis necessrias de causa e efeito, mas aquele dotado de liberdade e razo, agindo por escolha, de acordo com valores e fins. A Natureza o reino da necessidade causal, do determinismo cego. A humanidade ou Cultura o reino da finalidade livre, das escolhas racionais, dos valores, da distino entre bem e mal, verdadeiro e falso, justo e injusto, sagrado e profano, belo e feio.

Antropologia Jurdica 10

medida que este segundo sentido foi prevalecendo, Cultura passou a significar, em primeiro lugar, as obras humanas que se exprimem numa civilizao, mas, em segundo lugar, passou a significar a relao que os humanos, socialmente organizados, estabelecem com o tempo e com o espao, com os outros humanos e com a Natureza, relaes que se transformam e variam. Agora, Cultura torna-se sinnimo de Histria. A Natureza o reino da repetio; a Cultura, o da transformao racional; portanto, a relao dos humanos com o tempo e no tempo.

Antropologia Jurdica 11

4. ELEMENTOS CONCEPTUAIS E HISTRICOS DA ANTROPOLOGIA

4.1 Na Antiguidade As razes da concepo do homem que denominamos clssica e cuja expresso filosfica tentamos traar brevemente devem ser buscadas sobretudo na cultura grega arcaica que floresce nos sculos VIII e VII a.C. e apresenta uma extraordinria riqueza de manifestaes que a cultura clssica (a partir do sculo VI) recolher e organizar num universo espiritual coerente e harmonioso. Herdada por Roma e fundindo-se com elementos especificamente romanos, ir constituir a cultura clssica greco-romana, que forneceu civilizao ocidental sua primeira e permanente constelao de ideais e valores. No que diz respeito concepo do homem tal como se exprime na filosofia criao tpica do esprito grego -, a cultura clssica elabora uma imagem do homem na qual so postos em relevo dois traos fundamentais: o homem como animal que fala e discorre (zon logikn) e o homem como animal poltico (zon politikn). Esses dois traos esto, de resto, em estreita correlao, pois' s enquanto dotado do lagos o homem capaz de entrar em relao consensual com seu semelhante e instituir a comunidade poltica. E a vida poltica (bios politiks), vida humana por excelncia segundo a concepo clssica, se exerce pela livre submisso ao lagos codificado em leis justas (nomoi). Por outro lado, essas duas caractersticas fundamentais do homem se manifestam em atividades dotadas de finalidades especficas, a atividade da contemplao (theoria) e a atividade do agir moral e poltico (praxis). A harmonizao dessas duas atividades um dos problemas fundamentais que a concepo clssica do homem se prope resolver. A imagem do homem que a cultura arcaica grega nos oferece rica e complexa, e alguns de seus aspectos iro permanecer influindo profundamente na evoluo da cultura ocidental. Podemos, talvez, enfeixar a profuso de traos dessa imagem em algumas linhas dominantes: a) Linha teolgica ou religiosa. a linha que traa uma ntida diviso e mesmo uma oposio entre o mundo dos deuses e o mundo dos mortais. Os primeiros so imortais e bem-aventurados, os segundos so efmeros, isto , seres de um dia, e infelizes. O mito grego arcaico evoca o assomo orgulhoso do homem pata se igualar aos deuses e a resposta dos deuses a essa pretenso desmedida, inscrita no decreto implacvel do destino (moira) que provoca as peripcias e o desfecho trgico na vida dos mortais. Essa situao do homem diante do divino est na origem da sabedoria gnmica ou sapiencial ligada sobretudo ao templo de Apolo em Delfos e que multiplica os preceitos de moderao: medn gan, "nada em excesso", gnothi sautn, "conhece-te a ti mesmo", etc.; b) Linha cosmolgica. A contemplao da ordem do mundo e a admirao diante dessa ordem so atitudes que o esprito grego partilha com o de vrias culturas antigas. Mas essas atitudes assumem entre os gregos caractersticas originais que passaro a constituir um dos traos marcantes da imagem do homem grego. Entre essas caractersticas convm assinalar a admirao pela ordem e beleza que fazem do universo visvel um todo bem

Antropologia Jurdica 12

adornado. Dessa admirao, segundo o testemunho de Plato e Aristteles, ter origem a filosofia e, com ela, um estilo de vida que o homem grego reivindicar como prprio seu: vida teortica (theoretiks bios). A outra caracterstica est ligada descoberta da homologia ou correspondncia que deve reinar entre a ordem do universo (que ser tematizada filosoficamente no conceito de "natureza" ou physis) e a ordem da cidade regida por leis justas. Essa ser uma das fontes da idia grega de uma cincia do agir humano (tica), cuja imensa significao para a formao da idia ocidental do homem bem conhecida. A linha cosmolgica cruza-se, por sua vez, com a linha teolgica. c) Linha antropolgica. Como se reflete a condio humana na imagem que o homem grego arcaico faz de si mesmo? Uma das mais conhecidas expresses dessa condio, que articula, de resto, experincias humanas fundamentais e a relao do homem com os deuses, a oposio entre o apolneo e o dionisaco como dimenses constitutivas da alma grega. Essa oposio aparece sobretudo na tragdia. O apolneo reflete o lado luminoso da viso grega do homem, a presena ordenadora do lagos na vida humana, que a orienta para a claridade do pensar e do agir razoveis. O dionisaco traduz o lado obscuro ou terreno, onde reinam as foras desencadeadas do eros ou do desejo e da paixo. Conciliar esses dois aspectos tarefa que a filosofia tomar sobre si e qual Plato consagrar as pginas imortais do Banquete. O tema da alma, desde a alma como sopro (psych), dubl do corpo e que vai viver uma vida umbrtil no Hades, em Homero, at a representao religioso-metafsica da alma no Orfismo como entidade separada do corpo e nele reencarnando-se em sucessivas existncias (metensomatse) outra constante da viso grega arcaica do homem que transmitir Antropologia filosfica um de seus tpicos fundamentais. No que diz respeito vida social e poltica, a viso grega arcaica do homem, profundamente marcada pela idia da "excelncia" (aret), fixa-se, de um lado, na imagem do heri, dotado primeiro da aret guerreira e, depois, da aret civilizadora como heri fundador da cidade. De outro lado, a idia de aret se transpe pouco a pouco do heri para o sbio (sophs), no momento em que comea a declinar a aristocracia guerreira e a cidade se organiza segundo formas democrticas e participativas. O conceito de aret passa a se vincular intimamente ao conceito de justia e o heri fundador passa a ser celebrado como heri legislador.

4.2. Antropologia na Idade Mdia A concepo cristo-medieval do homem prevalece na cultura ocidental do sculo VI ao sculo XV, mas seu influxo permanece profundo e, sob certos aspectos, decisivo nas concepes moderna e contempornea que lhe sucedem. Na verdade, trata-se de uma concepo teolgica (no sentido especificamente cristo de teologia), mas os instrumentos conceptuais que so utilizados na sua elaborao provm, em grande parte, da filosofia grega. A concepo cristo-medieval do homem procede, assim, de duas fontes: a tradio bblica, vetero e neotestamentria, e a tradio filosfica grega. A tradio bblica goza, na formao do pensamento cristo, de uma primazia em termos de normatividade, pois constitui uma

Antropologia Jurdica 13

instncia ltima de referncia, segundo a qual deve ser julgada autenticidade crist das concepes e teorias que se apresentam no campo teolgico. Compreende-se, assim, que uma tenso permanente se estabelea entre a tradio bblica e a tradio filosfica e essa tenso que oferece um fio condutor para se acompanhar a evoluo do pensamento cristo particularmente no domnio da antropologia. Por outro lado, importante notar que, sobretudo nos primeiros sculos, a idia crist do homem no se elabora ex professo, mas emerge no contexto das grandes disputas teolgicas, sobretudo as trinitrias e cristolgicas do sculo IV ou se forma no mbito da leitura crist da Sagrada Escritura, luz de grandes temas que a se fazem presentes, como o tema da "imagem de Deus" ou do "assemelhar-se" a Deus, temas que evocam, por sua vez, problemas e conceitos da tradio filosfica. A antropologia medieval vai buscar seus temas e sua inspirao em trs fontes principais que iro constituir as auctoritates por excelncia na vida intelectual da Idade Mdia: a Sagrada Escritura ou sacra pagina, autoridade maior e incontestada; os Padres da Igreja dentre os quais se destaca a figura de Sto. Agostinho, referncia privilegiada aps a Escritura; os filsofos escritores gregos e latinos, dentre os quais Aristteles se afirmar, a partir do sculo XIII, como o Philosophus simplesmente. Por outro lado, no obstante o privilgio concedido s auctoritates no mtodo medieval do saber, a concepo do homem evolui em estreita relao com o prprio desenvolvimento da civilizao. Ora, em que pesem esteretipos historiogrficos largamente difundidos, a civilizao medieval conheceu uma evoluo complexa e passou por profundas crises, nela j se delineando muitas das linhas que se prolongaro nos tempos modernos. Assim, a concepo do homem apresenta na Idade Mdia uma surpreendente riqueza que estudos recentes tm procurado explorar.

4.3. Antropologia na Modernidade A modernidade a poca em que a alma se retira do mundo das coisas e recolhe-se no mundo dos humanos, bem como a poca em que os humanos se acreditam suficientemente fortes e poderosos, qual um novo Prometeu. Teatro de uma revoluo cientfica sem par na histria da humanidade, os tempos modernos so tambm a poca em que se instala uma nova forma de conhecimento do homem, agora em torno da cincia e no mais da filosofia ou da teologia. Mundo novo, homem novo, cincia nova, os tempos modernos so o ponto de no-retorno do problema do homem e da reflexo antropolgica. O objeto no mais o mesmo: fala-se da alma, mas esta com que se dilata, aps a ciso cartesiana, para abarcar o corpo e as pulses da carne, que passam a prevalecer sobre sua parte puramente racional. E tambm no a mesma a forma de reflexo: no lugar das antropologias do homem interior e do homem pecaminoso, as antropologias do homemmquina e do homem histrico e para sua constituio, bastam a observao emprica e a anlise lgica, diferena dos antigos e dos medievais. O novo esprito cientfico da poca reconfigura a imagem do humano: assiste-se constituio de um novo padro de racionalidade centrado nas matemticas e o abandono das causas finais na explicao dos fenmenos da natureza. Tais elementos forjaro o adquirir de uma autonomia que se apresenta como um imenso mecanismo sem alma, desprovida de toda finalidade. E mais: a interveno de uma providncia divina para garantir os mecanismos de seu funcionamento torna-se v ou intil.

Antropologia Jurdica 14

Todarevoluo deste tempo solidria de outras mudanas que ocorrem no plano econmico, cultural e poltico, pois, como se sabe, trata-se de uma poca das mais conturbadas da histria da humanidade, testemunhando grandes transformaes: em primeiro lugar, a reforma protestante; em seguida, a expanso da capital comercial, com a descoberta das Amricas; por fim, a Revoluo Industrial na Inglaterra, que vai desencadear um poderoso desenvolvimento das foras produtivas com mudanas nos planos econmico, social e poltico. A um tempo efeito e causa deste processo, uma cincia nova v-se, assim, nascer, profundamente associada com a tcnica, por um lado, e algo estranha ao ideal contemplativo da antiguidade clssica, por outro. Segundo autores da poca, o objetivo das cincias torna-se a partir de agora oferecer os meios tericos para que o humano se converta em dominao do homem sobre o homem. Com efeito, pensada como um sistema heliocntrico, esta nova cosmologia implica mudanas de fundo na concepo do homem e do universo: de um lado, faz passar de um mundo fechado a um universo infinito; de outro, o homem perde todo privilgio na nova ordem csmica (afinal, a terra, e com ela o humano, descentrada, no sendo mais centro e finalidade do universo). Entretanto, na Modernidade, o humano no est mais no mundo como prisioneiro entre muros estreitos de um universo material finito. Ele pode atravessar os espaos e ultrapassar toda as fronteiras imaginrias das esferas celestes. O universo infinito no designa nenhum limite razo humana; , ao contrrio, um grande estmulo razo. O intelecto humano toma conscincia de sua prpria infinidade medindo seu poder com o universo infinito. Assim, surge um sentimento de real otimismo quanto aos poderes e possibilidades da razo. A novidade caracterstica da idia de progresso da razo ou de progresso guiado pela razo se difunda ao longo da Modernidade e constituda por uma certeza terica, ou seja, da infalibilidade da Razo, articulada a um desgnio prtico (levar a termo as obras da razo). O progresso implica uma mudana operada pelo humano, segundo fins racionais e medida pelo critrio do melhor. Na medida em que os fios da histria se entrelaam numa complexidade maior e em que a civilizao ocidental amplia suas bases materiais e efetivamente se universaliza, as concepes sobre o humano tornam-se mais complexas e passam a enfrentar o difcil problema da chamada pluralidade antropolgica, quando a unidade cultural ou religiosa da imagem do humano desfeita pela descoberta da imensa diversidade de culturas e dos tipos humanos e pelo prprio avanadas cincias do humano que submetem seu objeto a uma anlise minuciosa e desagregadora de sua unidade. Caractersticas fundamentais da Antropologia na Modernidade: - a dignidade do homem e o homem universal: a atividade de contemplao, a operao da ao; transformaes do mundo ocidental; pluralismo antropolgico; - a subjetividade do esprito como coisa pensante e conscincia de si, mais a exterioridade corporal; - o humano como artfice de sua prpria humanidade: a influncia do mecanicismo e a capacidade superior da cognio racional; - a centralidade da experincia para a formao do humano e da sociedade na qual se encontra; - a compreenso de humanidade que se tem em vista no d primazia sua relao com o divino, mas ocupa o lugar central a relao com outros humanos e a assuno dos indivduos na majestosa hipstase Humanidade;

Antropologia Jurdica 15

- os conceitos civilizao e tolerncia, aliadas ao embate da revoluo, fazem surgir a formao de um imaginrio antropolgico, em espao-tempo-sentido humano dilatado. As idias principais sobre o homem, portanto, acercam-se em trs linhas bsicas: - a linha da estrutura sensitivo-racional: humano como ser cognoscente, capaz de formular o ideal da razo e instrumentaliza-la para o alcance da verdade, no mais metafisicamente compreendida; - a linha da estrutura fsico-pragmtica: humano como portador de uma estrutura fsica capaz de superar a natureza e acompanhar, em cada ato, a ligao aoliberdade-vontade; - linha da estrutura histrica ou o destino do humano que o acompanha enquanto ser cultural, formador e formado pelo contexto de sua existncia.

Antropologia Jurdica 16

5. DEFINIES ANTROPOLGICO-JURDICAS DE FAMLIA E PARENTESCO O casamento estabelece a famlia-natal-conjugal, um grupo que consiste nos esposos unidos e sua prole. O casamento define o conjunto de status e funes realcionadas a eles e expectativas a respeito das relaes do grupo-natal-conjugal como esposos, pais, prole, irmos. Define os status e funes deles em relao com grupos mais amplos de parentes e com o mundo mais amplo ainda dos no-parentes. O casamento a instituio; a famlia o grupo, o corpo de pessoal, cujas aes se destinam a satisfazer as metas da instituio. As funes da famlia podem ser agrupadas em quatro categorias: a) sexual; b) reprodutiva; c) econmica; d) educacional. Estas funes so universalmente desempenhadas pela famlia como unidade social. A famlia, de uma forma ou de outra, a unidade primria da cultura humana e da socialidade. No existe nenhum caso conhecido de uma sociedade que no tenha famlias como subsistema da mesma. As funes bsicas da famlia podem ser desempenhadas com diferentes graus de eficincia, de cultura a cultura, e os detalhes das maneiras como as famlias desempenham estas funes produzem as personalidades notavelmente diferentes de crianas e adultos. Neste ponto, o fato mais relevante que nenhum substituto evidentemente pode servir s funes de desenvolvimento da criana to bem como um grupo de parentesco ntimo, a famlia. Portanto, no existe nenhuma sociedade conhecida na qual no somente o conhecimento bsico inicial, mas uma parte substancial dele isto , o conhecimento que, institucionalmente, se espera seja partilhado por todos, ou virtualmente por todos os membros de uma sociedade no seja adquirido num contexto de famlia para a grande maioria dos membros da sociedade. A questo aparentemente simples da descendncia e parentesco pode ser percebida de maneiras to variadas, definida de modo intricado que pode receber uma funo central na ordenao de muitas culturas locais. Entretanto, a tendncia cultural ocidental contempornea de realizao individual da identidade parece produzir uma impacincia geral com a nfase antropolgica dada s muitas formas de complexidades das relaes de parentesco. um fato real, contudo, que simplesmente impossvel entender o funcionamento da maioria das sociedades sem compreender o enfoque do parentesco. A famlia est sempre encaixada dentro de uma srie mais vasta de grupos de parentesco. So os parentes por afinidade, a ramificao, a linhagem, o cl1, a fratria e a metade tribal. Muitas sociedades, inclusive as da Europa e as que delas se originaram na Amrica do Norte e na Amrica do Sul, e sociedades como esquims, ifugaos, comanches, estendem o parentesco somente at os parentes por afinidade. Muitas mais estendem o parentesco at linhagem e ao cl. A diviso bsica fundamenta-se na distino entre os princpios bilaterais e unilineares. Um grupo de parentesco bilateral aquele no qual os membros recebem sua identidade atravs do vnculo de descendncia dos dois progenitores. Um grupo de parentesco unilinear aquele em que os membros recebem sua identidade atravs do vnculo de parentesco considerado
Um cl constitui-se num grupo de pessoas unidas por parentesco e linhagem e que definido pela descendncia de um ancestral comum. Mesmo se os reais padres de consanginidade forem desconhecidos, no obstante os membros do cl reconhecem um membro fundador ou ancestral maior. Como o parentesco baseado em laos pode ser de natureza meramente simblica, alguns cls compartilham um ancestral comum "estipulado", o qual um smbolo da unidade do cl. Quando este ancestral no humano, referenciado como um totem animal. Em geral, o parentesco difere da relao biolgica, visto que esta tambm envolve adoo, casamento e supostos laos genealgicos. Os cls podem ser descritos mais facilmente como sub-grupos de tribos e geralmente constituem grupos de 7000 a 10000 pessoas.
1

Antropologia Jurdica 17

assimetricamente pelas linhas de indivduos do sexo masculino ou do sexo feminino. Se a descendncia considerada de pai a filhos, a filhos dos filho, etc, o sistema patrilinear. Se se considera da me a filhas, matrilinear. Um sistema de parentesco unilinear aquele em que todos os grupos de parentesco so ou matrilineares ou patrilineares. Se os grupos de parentesco linear e matrilineares existem lado a lado dentro da mesma sociedade, o sistema dual ou de descendncia dupla. A classificao dos sistemas de parentesco apresenta-se como um instrumento da mente, criado pelos indivduos coma finalidade de organizar seus conhecimentos. A classificao cientfica deve se basear num conjunto de princpios que definem os critrios de acordo com os quais os fenmenos em questo devem ser ordenados. No caso do parentesco, como no da classificao das raas humanas (j em desuso), resultam menos ou mais tipos, segundo a qualidade e o nmero de critrios empregados. Os critrios mais significativos usados pelos antroplogos para classificao geral dos sistemas de terminologias de parentesco so de duas ordens: o grau de fuso e bifurcao do parente linear e colateral na gerao dos pais e o grau de fuso e bifurcao do parente colateral na prpria gerao do ego. Juridicamente, Parentesco a relao que une duas ou mais pessoas por vnculos de sangue (descendncia/ascendncia) ou sociais (sobretudo pelo casamento). O parentesco estabelecido mediante um ancestral em comum chamado parentesco consangneo, enquanto que o criado pelo casamento e outras relaes sociais recebe o nome de parentesco por afinidade. Chama-se de parentesco em linha reta quando as pessoas descendem umas das outras diretamente (filho, neto, bisneto, trineto, tataraneto, etc), e parentesco colateral quando as pessoas no descendem uma das outras, mas possuem um ancestral em comum (tios, primos, etc). A lei brasileira s considera como parentes at o quarto grau (sendo cada grau contado a partir do nmero de intermedirios entre o ancestral em comum). A tabela de parentesco tambm muito importante para fins eleitorais. Popularmente, os primos reconhecidos pela lei (parente em quarto grau) so chamados de "primo de primeiro grau".A partir da, todos os outros primos so chamados de primos de 2,3,4 grau, etc.Por exemplo o filho do primo ou o primo do pai chamado de primo de segundo grau,sendo os dois filhos de dois primos diferentes primos de terceiro grau entre si, e assim por diante. Mas as definies variam de pessoas para pessoas. At a ainda considera parentes, embora os primos de terceiro grau j sejam parentes mais distantes. Os filhos dos primos nesse caso seriam os "primos intermedirios" (1 grau e meio, 2 graus e meio, 3 graus e meio), ou para outras pessoas so sobrinhos em segundo grau. Para outras pessoas, sobrinhos em segundo grau so netos de seus irmos, o mesmo que "sobrinhos-netos". Portanto as definies e interpretaes variam muito e todas podem ser consideradas corretas, embora nenhuma delas seja exatamente oficial, ou legal. Fora da esfera legal, a questo de considerao de parentesco varia de acordo com a percepo individual de cada um. Segundo estudo recentes, primos de 3 e 4 grau teriam uma taxa de fertilidade maior do que pessoas no-consangneas. No Brasil, o vnculos de parentesco por afinidade entre sogra e genro no se desfaz com o rompimento do vnculo matrimonial que o constituiu. Desta forma, ainda que um homem se separe de uma mulher legalmente, permanecer legalmente tendo a me de sua ex-esposa como sua sogra, inexistindo, em nvel legal, o termo "ex-sogra".Vale afirmar que afinidade no gera afinidade, ou seja, o marido de sua cunhada no seu parente. O mesmo vale para os colaterais.

Antropologia Jurdica 18

O parentesco consangneo no o nico elemento a ser avaliado pelos juzes nas decises sobre direito de famlia, especialmente quando o assunto paternidade e parentesco. Atualmente, os critrios para avaliao da existncia da paternidade levam em conta principalmente a afetividade. O parentesco scioafetivo surge da aparncia social deste parentesco, da convivncia familiar duradoura. , por exemplo, o pai que tem por filha determinada pessoa e em um momento de sua vida toma conhecimento de que no pai biolgico dela. Esta pessoa sempre recebeu os afetos e atenes de filha. Socialmente e espiritualmente este pai a concebeu como filha. tambm o caso dos chamados pais de criao, que assumem a paternidade de criana que sabem no serem pais, mas a tratam como se filha fosse. Cada vez mais os juzes esto destacando a importncia do parentesco scioafetivo nas decises pertinentes ao direito de famlia. O entendimento moderno de que o parentesco scioafetivo e o parentesco biolgico so conceitos diferentes e, portanto, a ausncia de um no afasta a possibilidade de se reconhecer o outro. Assim, mesmo que determinada pessoa no seja pai biolgico da outra, pode conseguir o reconhecimento da paternidade caso esteja presente a afetividade.

Antropologia Jurdica 19

6. REFLEXES SOBRE ANTROPOLOGIA RELIGIOSA A antropologia religiosa estuda o ser humano segundo as cincias da religio, enquanto ser aberto, que busca e acolhe o transcendente usando o mtodo cientfico e trabalhando com as fontes das matrizes religiosas. Dentre as tarefas da antropologia religiosa desataca-se o estudo do ser humano situado na existncia sociopolticoeconmica. Isso envolve dimenses do ser humano, tais como liberdade, sofrimento, mal, poltica, cultura, ecologia, trabalho, etc., dentro de um contexto moderno com referncias ps-modernidade. Alguns temas chaves da antropologia religiosa so a origem do homem (criao), como ser nativo (original), na atualidade, na histria e como ser peregrino em seu destino como ser escatolgico (finalidade, realizao). Assim, dentro da antropologia religiosa o estudo do ser humano envolve sua origem, sua atualidade e seu destino; sua criao, sua histria e sua finalidade ou realizao; sua essncia enquanto ser nativo, enquanto ser em progresso e enquanto ser escatolgico. H dois aspectos na dimenso pessoal e social que envolve o Ser: o ser humano natural e otimista e o ser desumano pessimista e realista. Enquanto ser pessoa ele est voltado para o interior e enquanto ser comunidade est voltado para a sociedade, para a cultura, poltica e histria. Se torna inegvel que este Ser um n de relaes. H ondas de relaes construdas pelo ser humano que esto direcionadas no sentido horizontal e vertical. O n de relaes se d no sentido horizontal com o mundo (cosmos) envolvendo cincia, tcnica, trabalho, meioambiente, mas tambm envolve relaes intersubjetivas e interpessoais envolvendo aspectos como sexualidade, poltica, sociedade, cultura. No sentido vertical, o n de relaes construdo pelo Ser ocorre nas dimenses do ego e do transcendente. H uma relao de profundidade na busca por si mesmo, pelo ser pessoa, pela liberdade, pelo humano no ser na relao corpo e esprito. Por outro lado h uma relao de busca pelo mistrio, pelo oculto que se d na dimenso da f, da religiosidade e da religio. Todos estes aspectos fazem parte das ondas de relaes construdas pelo ser humano para dar sentido a sua realidade. Todavia, o ser humano pode cortar relaes em qualquer eixo dimensional ou at mesmo romper com todos. O ser humano desumano aquele que corta relaes em qualquer um dos eixos ou dimenses. O ser humano pronto e acabado no existe, pois o humano no ser est sempre inserido num processo dialtico, ou seja, se fazendo, se desfazendo e se refazendo. Todavia, h um forte peso cultural nesse processo. Por exemplo, a cultura judaico-crist trabalha com o princpio dualista da distino, enquanto por outro lado a cosmoviso holstica integradora e defende um movimento interdisciplinar. A cincia parte do princpio da diviso para o controle (divide para controlar), isso caracteriza o que conhecemos como especializao, que na minha opinio significa saber cada vez mais a respeito de cada vez menos. Na cosmoviso judaico-crist significa distinguir, pois a f judaico-crist vem do conceito do Deus criador distinto. Essa concepo no desfaz a inter-relao e a integralidade. As grandes religies do Oriente no tm um Deus criador distinto, pois para eles tudo uma realidade s caindo na concepo pantesta de Deus, ou seja: tudo deus e deus tudo. Nesta concepo no distino, mas uma relao harmoniosa de interdependncia (holismo). Quando se trabalha a distino corre-se o risco de dividir as coisas, e isso que caracteriza a cincia moderna. O mtodo cientifico vai distinguindo as coisas e corre o risco de perder a cosmoviso integradora, global. Ren Descartes escreveu: penso, logo existo, em seu mtodo defende a idia do ser humano psicofsico (extenso pensante e extenso corprea), assim, o mundo algo para ser pensando, quantificado, medido, etc. a tica que est subentendida na declarao de descartes que eu sou, mas o outro no . Desta maneira o mundo ps-moderno capitalista e neoliberal justifica o individualismo em contraposio a

Antropologia Jurdica 20

alteridade como fundamentao tica, e promove no inconsciente coletivo as razes da discriminao e da excluso. O mesmo ser humano que um n de relaes no isolado, mas forma uma rede onde cada um de ns um dos ns. Tudo que ocorre na rede solidrio (solidariedade incondicional no bem o no mal). Todavia, quando um n da rede fica solto ou desamarrado, a rede fica solta e frgil. Manter a rede firme depende de cada um de ns e de todos. A solidariedade do bem estruturante, e a do mal desestruturante. Ns somos mais bem integrados no bem (unio solidria) do que no mal, assim, s pode existir o mal porque a rede est estruturada no bem. Essa condio social solidria mais radicada no bem do que no mal, porm o mal agride mais porque afeta o bem natural e comum da constituio da rede e de cada n (ser humano). Nesse contexto est situada a importncia da antropologia religiosa. Enquanto rea do conhecimento, a cincia da religio destaca-se como orientadora no processo de contato com as grandes tradies e orientaes culturais do nosso tempo (cada povo cria suas grandes orientaes culturais). Algumas teorias contemporneas causam desconfiana sobre a validade da antropologia religiosa, dentre elas a que defende o surgimento da religio como resultado de causas psicolgicas ou como determinaes do meio scio-econmico, e no como uma relao do homem com o divino. A antropologia religiosa est fundamentada nas relaes do homem com o divino na dimenso do eu e do outro como plos que se complementam. Busca os fundamentos das tradies culturais e da experincia religiosa, ou das relaes do homem com o divino, que esto presentes na inter-relao entre o eu, o outro e o sagrado (que se manifestam na comunidade). A antropologia religiosa busca uma interpretao aberta das tradies culturais e experincias religiosas fazendo uma anlise antropolgica das manifestaes religiosas. Estas manifestaes buscam a universalidade do sagrado e causam uma classificao. Contudo, so nestas manifestaes que a antropologia religiosa busca a essncia da religio. Esta essncia envolve vrios aspectos como objetos de anlise e reflexo, ou seja: fatores psicolgicos; sistema religioso; crenas; teologia; experincia existencial com o divino; fenomenologia antropolgica; descomprometimento crtico sem estabelecer juzo de valor; coletas de dados empricos, histricos, culturais, econmicos, polticos e sociais; purificao de conceitos; cincias humanas; linguagem e smbolos prprios, experincias religiosas prprias a nvel individual e coletivo. Neste sentido o cientista da religio no pode colocar na frente de seu objeto de estudo e pesquisa a sua prpria f. Se isso ocorrer ele ser um catequista ou proselitista. Para evitar este erro fundamental entender que cultura e religio esto entrelaadas, interligadas. Uma influencia a outra, so justapostas porque ambas se influenciam e so influenciadas. Tambm fundamental nortear o trabalho da antropologia religiosa pela tica que mais d conta das relaes humanas, ou seja; a tica da alteridade.

You might also like