You are on page 1of 19

107

ENTRE O SERTO REAL E O IMAGINADO: A REPRESENTAO DO SERTO EM PATATIVA DO ASSAR


BETWEEN THE REAL AND IMAGINED SERTO: REPRESENTATION OF SERTO IN PATATIVA DO ASSAR

Rafael Hofmeister de Aguiar1 Daniel Conte2

RESUMO: Este artigo analisa a representao do Serto na obra do poeta popular cearense Patativa do Assar. No entanto, pelo motivo de o Serto ser um espao latino-americano recorrente na literatura brasileira, antes de partir para a obra patativana, faz-se uma sucinta abordagem de como este espao foi representado ao longo da literatura brasileira. Posteriormente, luz da fenomenologia, analisa-se um corpus de 10 poemas do autor. Por fim, aborda-se o papel do poeta como educador que revela o Serto real para quem habita este espao como forma de reivindicar mudanas. PALAVRAS-CHAVE: Patativa do Assar. Serto. Literatura. Espao. Representao. Ivone Cordeiro Barbosa (2000, p. 33) observa que a palavra serto guarda um enorme poder de evocao de imagens, sentimentos, raciocnios e sentidos que em torno dela foram sendo construdos ao longo da experincia histrica brasileira. Isso talvez se deva por que o serto tem sido um espao recorrente na produo literria brasileira. Antes, porm, de se ilustrar a presena do serto ao longo da histria da literatura nacional, salutar explorar o significado histrico evocado pelo vocbulo serto. A palavra teve seus primeiros registros provavelmente no sculo XII, sendo, no entanto, certo o seu uso, a partir do sculo XIV, [...] para referir-se s terras situadas no interior de Portugal mas longe de Lisboa (BARBOSA, 2000, p. 35). Com a expanso martima e territorial do Imprio Portugus, iniciada no sculo XV e consolidada no sculo XVI, [...] serto tem o seu referencial emprico, passando a designar, tambm, as terras conquistadas alm-mar (BARBOSA, 2000, p. 35). Vo-se agregando, dessa forma, novos

Graduado em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e mestrando em Processos e Manifestaes Culturais pela Universidade FEEVALE. E-mail: rafael.rhofmeister@gmail.com. 2 Doutor em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor da Universidade FEEVALE. E-mail: danielconte@feevale.br. Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

108

sentidos a serto, referindo-se a [...] espaos vastos, desconhecidos, vazios ou pouco habitados, inacessveis (BARBOSA, 2000, p. 35). Ademais, segundo observa Barbosa (2000), a palavra serto carregada por uma dimenso poltica, desvelando um novelo ideolgico e plurissignificante, tal qual a concepo de Bakhtin (2010):

Pode-se perceber, assim, que desde a sua concepo mais antiga, serto uma palavra que carrega um profundo sentido poltico pois, apesar de toda a diversidade de referenciais em que se apia, tem seu significado sempre referido a uma centralidade, que pode parecer geogrfica e espacial, mas na verdade poltica. Estar distante de Lisboa implica estar longe do espao do poder (institucional, claro), supondo um espao de no poder ou de poder subordinado e p erifrico (BARBOSA, 2000, p. 35).

Tal perspectiva poltica identificvel nos significados assumidos pela palavra serto na histria brasileira. O serto, visto a partir da tradio colonial, o lugar do Outro, compreendido como aquele que no participante da racionalidade da colonizao. Este ou estes outros correspondem ao ndio, ao aventureiro, aos quilombolas, ao branco e ao mestio, que se dedicam agricultura de subsistncia, ou seja, s personagens secundrias da atividade colonial (BARBOSA, 2000). Pode-se inferir que o serto o espao daqueles indivduos de aspecto extico ao olhar do sujeito que se encontra no espao de poder e, por este motivo, ser explorado como tema no Romantismo. Se, inicialmente, o serto definido pela sua distncia a Lisboa, no Brasil, ele ser definido no afastamento do litoral. Produz-se a uma oposio entre o litoral e o serto. O litoral

[...] o lugar da colonizao e do colonizador, o lugar do poder, onde se instalam aqueles que se aproximam das terras (inclusive as do serto) por doao do rei de Portugal. O serto o lugar das gerais, da terra de ningum; o inculto p or no ser cultivado mas tambm por ser o lugar dos animais, dos homens de segunda classe, de ndios brbaros e selvagens e de negros rebeldes, enfim, dos sem poder. tambm o lugar do desconhecido, da permanncia, do extico, do mgico, das drogas e minas. O serto o espao da excluso (BARBOSA, 2000, p. 36).

Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

109

Todavia, ao invs de se continuar a fazer a recuperao dos sentidos histricos do vocbulo, salutar arriscar-se a fazer um levantamento dos autores e obras da literatura brasileira que possuem o serto como tema. Alfredo Bosi (2006), em sua Histria concisa da literatura brasileira, ao falar dos sertanistas romnticos, d a entender que o serto se constitui como um tema que perpassa a literatura brasileira. O serto se constituiria como uma espcie de leitmotiv da literatura nacional.

As vrias formas de sertanismo (romntico, naturalista, acadmico e, at, modernista) que tm sulcado as nossas letras desde os meados do sculo passado [sculo XIX], nasceram do contato de uma cultura citadina e letrada com a matria bruta do Brasil rural, provinciano e arcaico. Como o escritor no pode fazer folclore puro, limita-se a projetar os prprios interesses ou frustraes na sua viagem literria roda do campo (BOSI, 2006, p. 141).

Em um exame da obra historiogrfica de Bosi (2006) e das consideraes de Barbosa (2000), poder-se-ia citar, ao menos, quase duas dezenas de autores que se ocuparam do espao sertanejo como tema de suas obras. Esta lista compreenderia Jos de Alencar, Bernardo Guimares, Visconde Taunay, Franklin Tvora, Gonalves Dias, lvares de Azevedo, Juvenal Galeno, Manuel de Oliveira Paiva, Domingos Olmpio, Rodolfo Tefilo, Antnio Sales, Afonso Arinos, Euclides da Cunha, Rachel de Queirs, Jos Lins do Rego, Graciliano Ramos, Joo Guimares Rosa e Joo Cabral de Melo Neto. Dada a vastido de autores da listagem, no objetivo fazer aqui uma retrospectiva de todas as produes que possuem o serto como tema, mas embasar a ideia que se defende: a de que o serto se constitui um lugar-comum na literatura brasileira. Barbosa (2000) identifica o Serto, na poesia romntica3, a partir de um paradigma clssico: o bucolismo. Nas palavras da autora, as imagens

[...] referidas ao serto, ainda da primeira fase do romantismo 4, descrevem-no, de um modo geral, no a partir dos referenciais especficos da nossa experincia

A autora comete uma impreciso quando aos perodos do Romantismo brasileiro, pois identifica lvares de Azevedo e Fagundes Varela como pertencentes primeira fase do Romantismo quando so, convencionalmente, situados, inclusive na obra j citada de Bosi (2006), como pertencentes Segunda Gerao da poesia. 4 Vide nota anterior. Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

110

histrica mas de um paradigma de bucolismo clssico que ope vida na corte vida rural (BARBOSA, 2000, p. 56).

Neste sentido, encontram-se os versos abaixo de lvares de Azevedo, integrantes do poema Cantiga do sertanejo. Estes demonstram uma imagem do Serto como espao idlico bem aos moldes dos rcades e de todo modelo clssico do fugere urbem horaciano:

doce na minha terra Andar, cismando, na serra Cheia de aroma e de luz, Sentindo todas as flores, Bebendo amor nos amores Das borboletas azuis! Os veados da campina Na lagoa, entre a neblina, So to lindos a beber! Da torrente nas coroas Ao deslizar das canoas to doce adormecer! Ah! se visses, donzela, Verias que a vida bela No silncio do serto! (AZEVEDO, s/d, p. 97-98).

Se, em lvares de Azevedo assim como em Fagundes Varela, o Serto representa o local buclico protegido dos males da civilizao, em Jos de Alencar, ele adquire um carter lendrio. do Serto, ao menos na interpretao de Barbosa (2000), que emerge [...] a virgem dos lbios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da grana e mais longos que seu talhe de palmeira (ALENCAR, 1998, p. 5). Neste sentido, Iracema, me do primeiro cearense, Moacir, segundo a lenda enfabulada por Alencar, une duas tendncias do projeto romntico brasileiro de esquadrinhar e definir a nao; o indianismo e o sertanismo. Alis, de acordo com Nelson Werneck Sodr (1969), este substitui aquele na tentativa de elaborao dos romnticos de um esprito nacional5.

interessante notar a crtica que Monteiro Lobato faz a esta tendncia em Urups (LOBATO, 1994).

Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

111

Existe a preocupao fundamental do sertanismo, que vem, assim, substituir o indianismo, como aspecto formal e insistente de transfundir um sentido nacional fico romntica. Tal preocupao importa em condenar o quadro litorneo e urbano como aquele em que a influncia externa transparece, como um falso Brasil. Brasil verdadeiro, Brasil original, Brasil puro seria o do interior, o do serto, imune s influncias externas, conservando em estado natural os traos nacionais (SODR, 1969, p. 323).

O Serto, como se pode notar, passa a ser elemento integrante, seja na lenda do Cear em Iracema, seja na prosa dos sertanistas romnticos, de um projeto de literatura nacional. Segundo esta compreenso, ele considerado a terra distante, longe dos centros de poder que gozam no s dos avanos da civilizao brasileira como tambm dos advindos do exterior. Em outras palavras, no seu isolamento das experincias universais, o Serto guarda o aspecto autctone genuno, aquele buscado por um Policarpo Quaresma6 (BARRETO, 1992), mas, esteticamente, os romnticos guardam procedimentos e estilizaes advindas das literaturas europeias. Este projeto de construo da nacionalidade por meio da literatura tambm far parte da obra de Juvenal Galeno. Ele realizar, com este intuito, uma investigao da fala, costumes e dos hbitos dos sertanejos. Talvez, por este motivo, Barbosa (2000) identifique na obra de Galeno certo tom de realismo. O poeta

[...] expe o seu projeto de produo de uma literatura profundamente vinculada ao projeto de construo da nacionalidade brasileira. Filiado ao romantismo, quando ainda prevalecia a produo da poesia sobre o romance, mantm, no entanto, uma nfase na preocupao de registrar a realidade [...] (BARBOSA, 2000, p. 69, grifos nossos).

Este tom de realismo acerca do Serto vai se desenvolvendo em um crescente na literatura brasileira, o que desembocar no engajamento do Romance de 30. Neste caminho de representao realstica do Serto, no se pode deixar citar a contribuio do Naturalismo que forneceu diversos autores que escreveram sobre essa regio do Brasil.

Policarpo Quaresma personagem de Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. Policarpo Quaresma acaba enlouquecendo por no conseguir encontrar uma identidade pura e genuinamente brasileira. H, neste sentido, uma crtica ao projeto romntico de busca de uma identidade nacional sem nenhuma influncia externa. Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

112

Do Cear, terra de Adolfo Caminha, tambm provieram outros naturalistas que dariam regio da seca e do cangao uma fisionomia literria bem marcada e capaz de prolongamentos tenazes at o romance moderno. Manuel de Oliveira Paiva, Domingos Olmpio, Rodolfo Tefilo e, pouco depois, Antnio Sales, abeiram-se do interior cearense num perodo em que tudo concorria para acelerar o declnio do Nordeste, desde as repetidas secas (a de 77, por exemplo, passou a leitmotiv da poesia oral), at a conjuntura econmica, que atraa para novos ms de riqueza, como o caf em So Paulo e a borracha na Amaznia, boa parte da populao rural (BOSI, 2006, p. 194-195, grifo do autor).

A busca de caracterizar o Serto real vai passar pela prosa do perodo denominado de Pr-Modernismo, quando, de acordo com Bosi (2006), o regionalismo se constitui como um programa. Entre os escritores que compem este programa, est Afonso Arinos que escreve a obra Pelo Serto, em que histrias e quadros sertanejos se fundem com uma linguagem erudita (ou eruditizada) com um toque parnasiano.

Afonso Arinos o primeiro escritor regionalista de real importncia a considerar nesse perodo. Histrias e quadros sertanejos constituem o grosso de seu livro Pelo Serto. No se lhe pode negar o brilho descritivo, no obstante a minudncia pedante e no raro preciosa da linguagem. No af de caracterizar paisagens e ambientes, chega a distrair a ateno do leitor, perdendo em fora os efeitos patticos dos finais. Nele, evidente um compromisso entre os processos descritivos do Realismo e o sal vernaculizante dos parnasianos (BOSI, 2006, p. 209, grifos do autor).

O Romance de 30 acrescentar ao pretenso realismo das produes que falam sobre o Serto uma perspectiva crtica que leva Dacanal (2001) a dizer que, por vezes, alguns romances chegam a ser panfletrios. De todo modo, os romances de 30 passam a encarar o Serto como espao que necessita ser transformado, eliminando as desigualdades e evitando que o drama da seca se abata sobre os homens e faa com que eles tenham que tomar o caminho do Sul como o retirante Fabiano e sua famlia no clssico desse neorrealismo, Vidas secas (RAMOS, 1999).

Os romances de 30 tm uma perspectiva crtica as vezes at panfletria em relao s caractersticas econmicas, sociais e polticas das estruturas histricas apresentadas. Em resumo, a desordem reina no mundo e preciso consert-lo atravs da ao dos indivduos ou dos grupos interessados nas mudanas (DACANAL, 2001, p. 19, grifo do autor).

Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

113

Neste sucinto panorama das produes literrias brasileiras, cabe ainda mencionar a obra de Guimares Rosa. Segundo Bosi (2006), ele executou uma espcie de alquimia, executando um trabalho meticuloso com a linguagem que, em Sagarana, mostra um ficcionista Imerso na musicalidade da fala sertaneja que procurou fix-la na melopeia de um fraseio no qual soam cadncias populares e medievais7 (BOSI, 2006, p. 430). Por trs desta linguagem que cruza o narrativo e o potico, Rosa universaliza o Serto, uma vez que a linguagem do mito rompia as amarras espcio-temporais (BOSI, 2006, p. 432). Se se pensar no seu principal romance, Grande Serto: Veredas, percebe-se um Guimares Rosa voltado para questes metafsicas, em que a personagem-narradora, Riobaldo, debate-se com a possibilidade de ter feito um pacto com o diabo, da a epgrafe da obra O diabo na rua, no meio do redemunho... (ROSA, 1986, segunda capa). Alis, o Serto de Rosa o Serto mtico ou um espao mitizado, que cruza as fronteiras do realismo que se buscou desde o sculo XIX na representao desta regio geogrfica brasileira. Este breve quadro procurou traar algumas formas de representar o Serto ao longo da histria literria brasileira. Agora, passa-se anlise de como este espao representado em Patativa do Assar. Para isto, levar-se-o em conta as imagens de Bachelard (2008), expressas em A potica do espao, de casa, ninho, concha e cantos.

Em Patativa do Assar, condensam-se as imagens bachelardianas que permeiam a funo de habitar a casa, espao primevo do ser. Essa, para o poeta habilitado pelas potencialidades do sonho e do devaneio, se concretiza no Serto. Serto que concentra as imagens do ninho, da concha e dos cantos. O Serto na poesia patativana se manifesta como o espao feliz em que se quer viver. Para o sujeito potico dos poemas, mesmo que o Serto seja um lugar de privaes, ele onde se quer estar, uma vez que se constitui no lugar em que eles podem adentrar no sonho e no devaneio, de acordo com Bachelard (2008), e viver todas as potencialidades do imaginrio. Por este motivo, o Serto se constitui como a casa primordial dos eus que habitam a palavra nos poemas de Patativa do Assar.

interessante notar que ao unir as cadncias populares e medievais, Rosa (1986) acaba unindo duas faces da mesma moeda. Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

114

A dimenso do habitar o Serto como casa originria fica evidente na quadra inicial (espcie de mote) do poema Cante l que eu canto c que funciona como um manifesto metapotico de Patativa. Em uma inverso da anttese de Gonalves Dias (1995) c e l, o sujeito potico ope duas formas de habitar no s o espao fsico como tambm o espao da palavra e de fazer poesia.

Poeta, cant da rua, Que na cidade nasceu, Canta a cidade que sua, Que eu canto o serto que meu (ASSAR, 2004, p. 25).

O poeta s pode cantar o espao que lhe d o aconchego e proteo da casa, que lhe proporciona o sonho e o devaneio. Por isso, o poeta cantor da rua s a pode cantar, ou seja, poetizar sobre o urbano, e no sobre o Serto, uma vez que seu espao de habitao feliz a cidade. Da mesma forma, o poeta sertanejo s pode cantar efetivamente o Serto, uma vez que este a sua casa protegida, onde as agruras no lhe atingem com tamanha intensidade de tolher o seu ente; o Serto lhe protege. Por causa de o Serto ser o locus em que o sujeito se sente feliz, que, no poema O vaqueiro, o sujeito potico prefere seu habitat rural ao luxo da cidade. No poema, o sujeito diz que sua felicidade maior do que a do doutor que vive coberto de joias e ttulos, smbolos da opulncia da cidade em contraposio simplicidade da zona rural.

Sei que o dot tem riquza, tratado com fineza, Faz figura de grandeza, Tem carta e tem anelo, Tem casa branca jeitosa E tas coisa preciosa; Mas no goza o quanto goza Um vaquro do serto (ASSAR, 2007, 57).

A casa branca e jeitosa do doutor no interessa ao vaqueiro, pois ela no lhe d a proteo que lhe permita sonhar, o que lhe d essa proteo o Serto. Isso se deve por que o

Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

115

sujeito potico dos poemas patativanos est integrado ao seu espao; h uma imbricao entre o sujeito e sua terra, como bem demonstram os versos de O retrato do serto.

Desta gente eu vivo perto, Sou sertanejo da gema O serto o livro aberto Onde lemos o poema Da mais rica inspirao. Vivo dentro do serto E o serto dentro de mim, Adoro as suas belezas Que valem mais que as riquezas Dos reinados de Aladim (ASSAR, 2007, p. 103, grifos nossos).

Como se pode perceber, o sujeito potico e o Serto esto unidos de tal forma que um chega a habitar o outro. No s o indivduo que mora no Serto, mas tambm o Serto mora dentro dele. Isto explica por que o sujeito concebe que o espao sertanejo valha mais do que as riquezas dos reinados de Aladim; o Serto a sua casa, o seu abrigo, seu espao de sonho, como ele declara em versos anteriores do mesmo poema.

Meu serto, meu doce ninho, De tanta beleza rude, Eu conheo o teu carinho, Teu amor, tua virtude. Eu choro triste, com pena, Ao ver tua morena Sem letra e sem instruo, Boa, meiga, alegre e terna Torcendo um fuso na perna, Fiando o branco algodo. Cantei sempre e hei de cantar O que o meu corao sente, Para mais compartilhar Do sofrer da minha gente. Com rimas de meu canto Quero enxugar o meu pranto, Vivendo s na soledade Com esta gente querida, Modesta e destituda De orgulho, inveja e vaidade (ASSAR, 2007, p. 102).

Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

116

O Serto passa a ser o ninho do sujeito potico. Como o ninho o espao de proteo para o filhote de pssaro que no possui ainda a sua proteo natural, as penas, o Serto funciona como o ninho que protege o sertanejo. neste local que ele se sente seguro, apesar das privaes que lhe so impostas ausncia de uma educao formal e de outros recursos que lhe permitam uma vida mais digna por causa do seu isolamento dos ncleos civilizacionais mais avanados, retomando-se, assim, o significado originrio da palavra Serto (BARBOSA, 2000) como o espao distante e alijado das decises polticas e do progresso civilizacional. No obstante aos sofrimentos e privaes, o Serto o ninho do sertanejo e o sujeito potico brada para que este espao de proteo se desenvolva e conquiste as benesses que so gozadas pelos centros urbanos8, porm sem perder a sua essncia, suas tradies, que so listadas ao longo de O retrato do Serto. Ainda no mesmo poema, o sujeito patativano declara que quer permanecer no Serto. A vontade dele integrar-se ao seu ninho, pois nele nasceu, e, se o abandonar, ele perde a sua essncia; desterritorializando-se, saindo da sua casa originria, o sertanejo deixa de ser que , perde o que caracteriza: o seu espao de felicidade.

Se por capricho de sorte, Eu sertanejo nasci, At chegar a minha morte Eu hei de viver aqui, Sempre humilde e paciente Vendo, do meu sol ardente E a lua prateada, Os belos encantos seus E escutando a voz de Deus No canto da passarada (ASSAR, 2007, p. 100).

A vontade de permanecer no espao sertanejo tanta que, em Eu e o serto, o sujeito potico manifesta seu desejo de ficar neste espao aps a sua morte. Para ele, no basta ter sua sepultura ali, mas quer ficar vagando por cima de sua casa originria. O sujeito no se importa em cessar seu canto, desde que fique no Serto, pois o eco constitui-se a partir da imagem.

A poesia de Patativa do Assar guarda uma profunda dimenso social e poltica, fazendo com que ela possua um tom evidente de reivindicao social. Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

117

Hoje sou veio e t vendo Que j t perto da morte, Mas porm, morro dizendo Que fui caboco de sorte, No dou cavaco in morr, Somente por conhec Qui h tempo ta reservado In tu, querido serto, O meu quadrinho de cho Pra nele eu s sepultado. E mesmo depois de morto, Mesmo depois de morr, Ainda gozo conforto, Ainda gozo praz, Pois, se verdade que as arma, Mesmo as que vivero carma E alcanaro a sarvao, Fica vagando no espao, Os meus carac eu fao Pro riba do meu serto (ASSAR, 2007, p. 157-158).

Bachelard (2008) observa que a concha participa da fenomenologia do verbo sair e que ela (a concha) [...] um invlucro que se vai abandonar! (BACHELARD, 2008, p. 121). Entretanto, o molusco sai da concha, mas no a abandona totalmente, pois continua a carreg-la consigo. Da mesma forma, ocorre com o sertanejo do poema de Patativa do Assar; ele morre e sai do Serto, mas, paradoxalmente, continua nele. Como declara o prprio sujeito potico, ele no tem receio de morrer, uma vez que sabe que sua sepultura est reservada no cho do Serto. Ademais, sua permanncia garantida pela tessitura imaginria que diz que as almas aps a morte ficam vagando sobre a terra em que viveram. Dessa forma, se enquanto vivo, o sertanejo vive com os ps na sua terra, aps a morte, ele permanece sob e sobre o Serto; ora seu corpo sepultado no solo em que viveu; ora vagando por cima da sua terra querida. O Serto tambm se constitui na obra patativana como um canto de proteo. Assim como a criana, aps aprontar uma das suas travessuras, foge para se esconder em um canto da casa, construindo-se esse local como um espao protegido e de conforto ntimo, o sertanejo tambm percebe o Serto como este canto em que se v protegido dos males que podem lhe

Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

118

acometer. Por este motivo, que em Retrato do Serto, este espao nomeado com o diminutivo cantinho. Alis, preciso ressaltar que o uso do sufixo diminutivo -inho na palavra canto refora a relao emotiva entre sujeito potico e seu local de habitao estabelece em um grau acentuado de intimidade, o que fica evidente ao se perceber que o vocbulo utilizado como rima para cantinho justamente carinho.
Se o poeta marinheiro Canta as beleza do mar, Como poeta roceiro Quero meu serto cantar Com respeito e com carinho. Meu abrigo, meu cantinho, Onde viveram meus pais. O mais puro amor dedico Ao meu serto caro e rico De belezas naturais (ASSAR, 2007, p. 99).

Em O poeta da roa, o sujeito potico faz questo, ao se colocar como poeta, de se opor aos cantadores e poetas errantes, que no se fixam ao seu local. Isso evidencia o desejo do enunciador de permanecer no serto, que se constitui na sua casa em que pode viver todas as potencialidades do imaginrio sertanejo.

Sou poeta das brenha, no fao o pap De argum menestr, ou errante canto Que veve vagando, com sua viola, Cantando, pachola, percura de am (ASSAR, 2007, p. 21).

Vida sertaneja, por sua vez, mostra que o Serto o local de habitar do indivduo. Isso faz com que, em Eu e o serto, o sujeito potico componha um hino de amor ao seu locus vivendi9, no Serto tudo natural e permite que o sertanejo viva na proteo da casa originria, constitudo como um espao feliz. Na entrevista que realizou com Patativa do Assar, Gilmar de Carvalho (2009) faz uma relao entre a genialidade e a cegueira, citando Homero, o que talvez seja uma forma de comparar o poeta cearense com o grego. Todavia, a partir Debs (2000), pode-se dizer que no
9

O sujeito potico percebe o Serto como uma espcie de paraso perdido, longe da corrupo e dos males da civilizao, constituindo-se como o local do natural e do rstico em oposio ao mundo civilizado. Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

119

s na cegueira que os dois so se assemelham, mas tambm pelo fato de os dois terem se constitudo como educadores do seu povo. Conforme ensina Werner Jaeger (2001), em Paideia, no s Homero como tambm a poesia em si exercem um papel educativo junto aos gregos. Para o fillogo, o suposto autor da Ilada e da Odisseia representaria somente o exemplo insigne de tal funo da arte na Grcia antiga:

A concepo do poeta como educador do seu povo no sentido mais amplo e profundo da palavra foi familiar aos Gregos desde a origem e manteve sempre a sua importncia. Homero foi apenas o exemplo mais notvel desta concepo geral e, por assim dizer, a sua manifestao mais clssica (JAEGER, 2001, p. 61).

Diz o pensador que esttica e tica seriam duas coisas inseparveis para os gregos. Estes compreendiam que belo e bom seriam dois princpios inseparveis e, por este motivo, a poesia adquire o carter de educar para o bom atravs do belo. Todavia, como se pode pensar a poesia de Patativa do Assar como tributria de uma funo educativa do povo do Serto? Este aspecto, no entendimento aqui seguido, s pode ser cogitado se se tencionar levando em conta a ideologia que subjaz na obra patativana. Segundo o prprio poeta, sua obra social: [...] a minha poesia quase toda social (CARVALHO, 2009, p. 100 Fala de Patativa do Assar). Isto faz com que ele assuma um compromisso com os sertanejos: as suas palavras, na melhor acepo bakhtiniana, ideolgica, desnudando a luta de classes. O ethos que parece mover Patativa do Assar a busca pela igualdade social. Ele prprio afirma ser um revoltado com as injustias, revelando, inclusive, que pretende ser uma espcie de educador do seu povo, uma vez que sua obra funcionaria como um grito de alerta que acordaria aqueles que no se do conta das injustias e das desigualdades perceptveis no Serto:

Meus poemas so assim, porque eu sou muito revoltado contra a injustia. Sempre fui. Agora, sei respeitar os donos do poder. Eu no vou afrontar ningum coisa nenhuma. Tanto assim que minha poesia assim dentro desse tema do povo. assim como um grito de alerta, apresentando o estado da vida aqui... ali na... classe pobre, n? (CARVALHO, 2009, p. 61 Fala de Patativa do Assar, grifos nossos).

Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

120

O exame de aspectos formais e conteudsticos da obra podem elucidar essa ideologia educativa do poeta. No tocante questo formal, importante se voltar para a linguagem no que diz respeito mtrica e s variedades lingusticas empregadas na poesia patativana. Quanto mtrica ela extremamente rgida10. Essa pode ser considerada como parte do projeto educativo de Patativa do Assar. Tal percepo se deve pelo fato de que a utilizao de metro regular e rimas regulares facilitam a memorizao pelo indivduo, principalmente quando este no possui educao formal11. Dessa forma, como que se sua mensagem se impregne no sertanejo, ele se utiliza do expediente formal que contribua para que ele realize o seu intento. Em outras palavras, mtrica e rimas rgidas funcionam como expediente para facilitar a memorizao dos poemas, funcionando como meio de divulgao da ideologia subjacente obra. Patativa do Assar afirma que compunha dois tipos de poemas: a poesia cabocla ou matuta e a poesia em forma literria (CARVALHO, 2009). O que distingue as duas modalidades seria a variedade lingustica empregada. Enquanto a poesia cabocla/matuta se vale da variedade no padro, segundo os temos empregados por Bagno (2000), a em forma literria se utiliza da padro. A utilizao de duas modalidades lingusticas distintas e com diferente prestgio social pode ser encarada como desveladora da ideologia da potica patativana. A linguagem da poesia cabocla/matuta possui uma srie de alteraes em relao lngua portuguesa padro. A utilizao de tal variante faz com que o poeta d voz ao prprio sertanejo com sua linguagem idiossincrtica. Parece se instaurar um processo de identificao entre o que dito no poema e o receptor sertanejo por meio da lngua utilizada. Por causa dessa identificao, a poesia de Patativa do Assar revela ao povo do Serto a realidade e a verdade, seguindo a acepo da estudiosa holandesa Ria Lemaire (2009, p. 15).

Comunicar e ensinar o povo essa experincia e esse conhecimento (essas filosofias) da vida real a verdadeira misso do poeta -testemunha que, por esse
10 11

O poeta segue rigidamente os versos heptasslabos e endecasslados. Nas entrevistas, realizadas em junho de 2011 em Assar-CE, com Geraldo Gonalves e Ins Cidro Alencar, filhos do poeta, ambos ressaltam que no tiveram oportunidade de estudar. Alis, Geraldo Alencar ressalta que esta condio no se atinha somente a sua famlia, mas ao povo do Serto em geral. Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

121

motivo mesmo, tem de contar a verdade, outra palavra-chave da filosofia de Patativa.

Ademais, ao dar voz ao sertanejo por meio do emprego do dialeto regional, o poeta coloca, na boca daquele que sofre as privaes e as injustias, o desejo de mudanas; o prprio homem do Serto que revela a sua sina e seu clamor pela transformao social. o refalar o discurso sofrido. Por outro lado, como os prprios poemas do corpus revelam, h o emprego da considerada lngua padro, variante com grande prestgio social (BAGNO, 2000). Em dois poemas no ocorre nenhum metaplasmo12, seguindo a norma culta da lngua portuguesa. Este fato est ligado ao desejo de legitimar o protesto por uma vida mais digna ante as camadas cultas da populao. Nesse sentido, importante ressaltar que o ttulo de uma dessas composies Nordestino sim, nordestinado no, em que h um sentido passivo do prprio particpio: subjugado, espoliado, que no o identifica como atuante dentro do seu prprio espao. Para negar a posio do sertanejo como predestinado ao sofrimento e ao descaso social, nada melhor que o poeta se utilize daquela modalidade lingustica prestigiada com um grande valor social e civilizatrio. O outro poema composto na normatividade da lngua, O retrato do serto descreve as beleza do Serto. Entretanto, o descaso social tambm retratado; h uma anttese entre a exaltao da natureza e a denncia dos problemas sociais, como bem demonstra a estrofe abaixo.

Porm, se ele portento De riso, graa e primor Tem tambm sofrimento, Sua mgoa e sua dor. Esta gleba hospitaleira, Onde a fada feiticeira Depositou seu condo, tambm um grande abismo Do triste analfabetismo, Por falta de proteo (ASSAR, 2007, p. 103).

12

Transformaes fonticas que as palavras sofrem na sua evoluo histrica.

Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

122

A reinvindicao da justia social passa por uma conscientizao do povo. Por este motivo, em diversos poemas, o sujeito potico patativano parece incitar o povo a um entendimento mais pleno de sua condio de habitante do Serto, como acontece em Vida sertaneja, em que procura mostrar que os polticos no cumprem com as suas obrigaes e s procuram os cidados para lhes cobrar impostos ou para pedir o seus votos:

Quando aparece um sujeito, De gruvata e palit, Todo alegre e sastifeito, Como quem caa xod, O matuto experiente Repara pra sua gente E, sem t medo de err, Diz, com um certo desgosto: Ele vem cobr imposto Ou pedi pra nis vot (ASSAR, 2007, p. 119).

A postura educativa que procura revelar a verdade para o sertanejo fica mais evidente nos versos de Caboclo roceiro. Neste poema, o enunciador revela que as agruras pelas quais o seu conterrneo passa no determinadas pela mo divina:

Tu pensas, amigo, que a vida que levas De dores e trevas debaixo da cruz E as crides constantes, quais sinas e espadas So penas mandadas por nosso Jesus Tu s nesta vida o fiel penitente Um pobre inocente no banco do ru. Caboclo no guarda contigo esta crena A tua sentena no parte do cu. O mestre divino que sbio profundo No faz neste mundo teu fardo infeliz As tuas desgraas com tua desordem No nascem das ordens do eterno juiz (ASSAR, 2007, p. 146-147).

Se, como se pode perceber, em Caboclo roceiro, diz-se que a origem dos males do homem do Serto no a providncia divina, mas no deixa claro de onde provm o fardo infeliz dele, em Nordestino sim, nordestinado no, o sujeito potico aponta a origem do
Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

123

descaso que faz o sertanejo sofrer. Segundo este poema, [...] a raiz do grande mal (ASSAR, 2007, 209) origina-se na desigualdade nas ordens poltica, social e econmica:

Mas no o Pai Celeste Que faz sair do Nordeste Legies de retirantes Os grandes martrios seus No permisso de Deus culpa dos governantes J sabemos muito bem De onde nasce e de onde vem A raiz do grande mal Vem da situao crtica Desigualdade poltica Econmica e social (ASSAR, 2007, p. 209).

No entanto, no mesmo poema, o sujeito potico no se restringe a elucidar a origem da desigualdade pela qual passa o nordestino do Serto. Ele traz a proposio como mudar a realidade cruel em que se encontra o sertanejo, construindo a igualdade:

Por isso vamos lutar Ns vamos reivindicar O direito e a liberdade Procurando em cada irmo Justia, paz e unio Amor e fraternidade Somente o amor capaz E dentro de um pas faz Um s povo bem unido Um povo que gozar Porque assim j no h Opressor nem oprimido (ASSAR, 2007, p. 210).

Para Patativa do Assar, portanto, constituir-se como voz habitante do Serto tambm reivindicar mudanas sociais que permitam que no haja mais descasos, mas justia e igualdade, sem opressor e oprimido como est exposto em Nordestino sim, nordestinado no. Ele compreende, segundo a acepo de Lemaire (2009, p. 14), que [...] o papel do poeta no
Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

124

neutro [...] e que [...] nasceu no s com o dom da poesia, como tambm o da verdade e da justia [...], compreendendo [...] a misso dupla da sua poesia e a dupla misso do poeta: informar e comentar/ensinar, formar a opinio do povo.

ABSTRACT: This article analyzes the representation of Serto in the written work of Patativa do Assar, a Brazilian popular poet from Cear. However, being Serto a recurrent Latin American scenery in Brazilian literature, before going to Patativas work, there is a soft approach of how this scenery was represented along in Brazilian literature. Posteriorly, from phenomenology, a corpus with 10 authors poem is analyzed. Lastly, discusses the poets function as educator that shows the real Serto for those who inhabit this space as a way to claim changes. KEYWORDS: Patativa do Assar. Serto. Literature. Scenery. Representation. Referncias

ALENCAR, Jos de. Iracema. 35. ed. So Paulo: tica, 1998. ASSAR, Patativa. Antologia potica. 5. ed. Fortaleza: Demcrito Rocha, 2007. ______. Cante l que eu canto c: filosofia de um trovador nordestino. 14. ed. Petrpolis: Vozes, 2004. AZEVEDO, lvares de. Noite na taverna e Lira dos vinte anos. Erechim: Edelbra, s/d. BACHELARD, Gaston. A potica do espao. So Paulo: Martins Fontes, 2008. BAGNO, Marcos. A lngua de Eullia: novela sociolingustica. 8. ed. So Paulo: Contexto, 2000. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Marxismo e filosofia da linguagem.14. ed. So Paulo: HUCITEC, 2010. BARBOSA, Ivone Cordeiro. Serto: um lugar incomum: o serto do Cear na literatura do sculo XIX. Rio de Janeiro: Relume Dumar/ Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto do Estado, 2000. BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. 10. ed. So Paulo: tica, 1992. BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. 43. ed. So Paulo: Cultrix, 2006.
Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

125

CARVALHO, Gilmar de. Prefcio. In: ASSAR, Patativa. Antologia potica. 5. ed. Fortaleza: Demcrito Rocha, 2007. ______. Cem Patativa. Fortaleza: Omni, 2009. DACANAL, Jos Hidelbrando. O romance de 30. 3. ed. Porto Alegre: Leitura XXI, 2001. DEBS, Sylvie. Patativa do Assar: uma voz do Nordeste. In: ASSAR, Patativa. Patativa do Assar uma voz do Nordeste. So Paulo: Hedra, 2000, p. 9-37. DIAS, Gonalves. Cano do exlio. In: GONALVES, Magaly Trindade et al (Org.). Antologia das antologias. So Paulo: Musa, 1995. JAEGER, Werner. Paidia: a formao do homem grego. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001. LEMAIRE, Ria. Reler Patativa do Assar: redescobrir um mundo. In: CARVALHO, Gilmar de (org.). Patativa em sol maior: treze ensaios sobre o poeta pssaro. Fortaleza: UFC, 2009. LOBATO, Monteiro. Urups. 37. ed. So Paulo, SP: Brasiliense, 1994. RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 78. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999. ROSA, Joo Guimares. Grande serto: veredas. 36. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. SODR, Nelson Werneck. Histria da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1969.

Revista Literatura em Debate, v. 6, n. 10, p. 107-125, ago. 2012. Recebido em: 20 maio 2012. Aceito em: 16 jul. 2012.

You might also like