You are on page 1of 3

Valores

So as razes ou os motivos fundamentais que que justificam as nossas decisoes e aes; so os critrios que nesto na base das nossas escolhas, pois em nome de determinados valores que agimos

Caractersticas:
Polaridade:
Propriedade que os valores apresentam de e istirem sempre em pares opostos! "Positivo# $egativo %& belo#feio'

Hierarquizao:
() valores que t*m mais val*ncia que outros, ou seja, atribuimos mais import+ncia a certos valores que outros, considerando%os superiores e preferiveis a outros! ,ssa hierarquizao no contudo definitiva! ,m casos de conflitos de valores podemos alterar a nossa escala e reformul)%la

Diversidade:
-iversos tipos de valores "material e no material'

Critrios Valorativos:
".nfluenciam as nossas escolhas'

Pessoal:
/igado 0 esfera 1ntima de cada sujeito com as suas caracter1sticas pessoais, seus gostos, interesses

Cultural:
-epende da sua dimenso social, os seus costumes, ideias os formas de estar em grupo

Universal:
2 sujeito um ser%no%mundo; sens1vel aos outros

Juzo de facto e Juzo do valor:


Juzo de facto:
3firmaes ou preposies que tendem ser descritivas e objetivas "valor da verdade'

Juzo de valor:
,nunciados que e primem as prefer*ncias do sujeito que acrescentam ao fen4meno algo mais

Teorias:
Teoria sub etiva:
2 subjetivismo a iol4gico ou a teoria subjetivista classifica que os valores so subjetivos, so dependentes de um sujeito, das suas prefer*ncias e apreciaes valorativas, so criaes do homem onde os objetos no so desejados valem por si mesmos, pelas suas qualidades, os objetos valem pela estima#valorao que lhes atribu1mos, isto subjetividade e relatividade dos valores! 5as o valor dos objetos#aes depende no s4 do sujeito como tambm so condicionados pelo espao sociocultural e pelo tempo hist4rico em que o (omem se encontra, isto , a historicidade a iol4gica!

Teoria !b etiva:
Polaridade e ordenao hierrquica provam a no neutralidade da atitude valorativa 3 polaridade e a hierarquia so duas caracter1sticas dos valores! 3 Polaridade significa que os valores se agrupam aos pares, isto , a um valor corresponde um contravalor "e 6 justia#injustia'! 3 ordenao hier)rquica significa que os valores so ordenados de acordo com as prefer*ncias do sujeito! So os critrios valorativos "pessoais, culturais e universais' que permitem estabelecer uma hierarquia "escala' de valores! $a atitude valorativa cada sujeito faz as suas escolhas, prefere em funo das caracter1sticas dos valores e por isso no h) lugar para a neutralidade, iseno!

Valores e Cultura
Cultura:
o 3o dos indiv1duos em sociedade, condio de adaptao ao meio em que est) inserido "natural ou social'! o 7en4meno universal, que surge em resposta do homem 0s suas necessidades mais imediatas "sobreviv*ncia e necessidade de se relacionar com os outros'!

"ulticulturalis#o:
-e certa forma as pessoas de diferentes culturas, t*m a necessidade de se relacionar e conviver entre si

$tnocentris#o:
2bservar as outras culturas em funo da sua pr4pria cultura, considerando a sua superior

%elativis#o Cultural:
8espeita as outras culturas, mas encerra a ideia de que cada cultura deve promover os seus pr4prios valores, e iste dificuldade no di)logo entre culturas

&nterculturalidade:
3lternativa ao relativismo cultural, isto , defende a toler+ncia e o respeito entre as culturas, mas no o isolamento! 2 interculturalismo promove a divulgao de valores universais, defende os direitos humanos! 8econhece que h) diferentes culturas e defende que elas devem estar abertas e recetivas a troca de ideias e valores e a comparao, permitindo um interc+mbio de informaes levando 0 no supremacia de uma cultura, mas sim a um consenso entre culturas e ao seu enriquecimento m9tuo! Toler'ncia: :onviver pacificamente com os outros, respeitando as suas diferenas Di(lo)o: -eve ser aceite por ambas as partes, pelas diferentes culturas, tendo como base a procura da compreenso m9tua no se limitando a observar de fora a cultura dos outros criticando perante os valores insituidos pela sua cultura! $o deve haver ego1smo, mas sim um dialogo com base nas e peri*ncias comuns o que provoca um interc+mbio de opinies!

Inteno tica e Norma Moral


&nteno *tica:
8efle o ;e4rica com o objetivo de estabelecer os princ1pios, critrios, fundamentos que justificam as normas morais!

+or#a "oral:
8egras de car)ter prescritico "no punitivo' socialmente estabelecidas que ditam o dever, orientam o comportamento de cada sociedade!

Dimenso tica e Social da tica


! ,a,el do outro: 3 moralidade requer a presena de uma pessoa dotada de consci*ncia moral! 2 seu desenvolvimento est) dependente da interiorizao de normas e princ1pios morais que chegam at ao sujeito por intermdio do outro! 2 conceito de outro um conceito geral que inclui outros como a fam1lia, os amigos, a escola, a comunidade ou a sociedade em geral! < o outro que permite a construo do ser humano como pessoa e da relao com o outro que surge a moralidade! -s institui.es: 2rganizaes ou mecanismos sociais que regulam e orientam as relaes entre os outros e n4s e que controla o funcionamento da sociedade e dos indiv1duos!

You might also like