You are on page 1of 6

UNIDADE II 3.2.

A dimenso esttica
anlise e compreenso da experincia esttica

Preenche os espaos em branco:

1. O que caracteriza a experincia especificamente esttica recair sobre objectos naturais ou artsticos. Este tipo de experincia desencadeia no sujeito uma _ _ _ _ _ _ _ esttica, isto , uma postura _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ perante o objecto natural ou artstico.

2. Na atitude esttica, o sujeito faz uso de _ _ _ _ _ _ estticos ( uma formulao conceptual que exprime a relao sensvel do sujeito, observador ou criador, com um objecto) para valorar sobre o _ _ _ _ ( tudo o que objecto de uma apreciao esttica, ou que tem uma qualidade especificamente esttica, ou o critrio normativo e valorativo autntico de um objecto esttico) e o _ _ _ _ (designa uma categoria esttica que tem vindo a ganhar lugar na experincia esttica) dos objectos naturais ou artsticos.

3. Os juzos estticos so juzos de _ _ _ _ _ porque discernem sobre um objecto em termos de _ _ _ _ _ _ ou _ _ _ _ _ _ _ _ _. Podemos pensar estes juzos sob trs perspectivas: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ (uma experincia esttica vale pelos sentimentos que provoca no sujeito), _ _ _ _ _ _ _ _ _ (a experincia esttica vale pelo modo como se apreende o objecto e as suas qualidades) e _ _ _ _ _ _ _ _ (a experincia esttica subjectiva e o juzo esttico da responsabilidade do sujeito). de evidenciar, relativamente a estes juzos, o contributo de I. Kant: o juzo esttico _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ universal, isto , a experincia esttica vale pelos sentimentos _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ que provoca no sujeito. O juzo esttico um juzo _ _ _ _ _ _ _ _ _.

Introduo... | Filosofia 10 ano Carlos Sousa / Manuela Amoedo

4. A criao artstica um fazer _ _ _ _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ (porque institui uma forma nova de experincia esttica e de compreenso dessa experincia), _ _ _ _ _ _ _ _ (porque revela a singularidade do artista enquanto ser humano e uma resposta que ele d s questes da vida) e _ _ _ _ _ (o que o artista produz no precisa de estar inserido numa corrente, nalgum parmetro e ter alguma delimitao).

5. A criao artstica implica que se faa uma distino entre o que chamamos de objecto _ _ _ _ _ _ _ _ e o que chamamos de obra de _ _ _ _. O primeiro diz respeito ao _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ do sujeito perante uma coisa, artstica ou natural, abordada numa perspectiva esttica; o segundo, a _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ da produo artstica como autnoma, perfeita e desinteressada.

6. A criao artstica levanta a questo do _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ da arte e da arte ao longo dos tempos. O significado da arte tem uma dimenso de _ _ _ _ _ _ _ _ _ (a arte procura transmitir a experincia do artista, o que a sua sensibilidade capta da vida, ou seja, o mundo interior do artista), de _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ (o artista liberta-se de uma vida e de uma compreenso comum) e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ (a criao artstica intenta exprimir o indizvel e o dizvel, o invisvel e o visvel, o descontnuo e a continuidade, distncia e aproximao). Ao longo dos tempos, a obra de arte compreendida como _ _ _ _ _ _ _ _ (uma obra s arte se imitar qualquer coisa), como _ _ _ _ _ _ _ _ _ (uma obra s arte se exprimir emoes e as emoes do artista) e como _ _ _ _ _ (uma obra s arte se provocar emoes no auditrio).

Introduo... | Filosofia 10 ano Carlos Sousa / Manuela Amoedo

7. A multidimensionalidade da obra de arte designa o modo atravs do qual a obra de arte pode ser _ _ _ _ _ _ _ _ _, _ _ _ _ _ _ _ _ _ e _ _ _ _ _ _ _ _ _ _, em relao existncia do ser humano. Existem 5 aspectos onde se verifica esta

multidimensionalidade: I. O objecto _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ no mercado (refere-se anlise dos aspectos econmicos da actividade dos artistas, isto , do negcio da obra de arte e aplicao, no campo da arte, dos procedimentos econmicos); II. A _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ da esttica (diz respeito ao processo de produo, em srie, de objectos estticos e utilidade dada a esses objectos); III. A pluralidade de _ _ _ _ _ _ _ (onde se relaciona o conceito de sentido com o conceito de obra aberta, evidenciando a dimenso objectiva e subjectiva na comunidade da obra de arte); IV. A manifestao de _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ cultural dos _ _ _ _ _ (evidenciando o conceito de identidade como presena indelvel na obra de arte que caracteriza cada povo); V. A revelao de novos _ _ _ _ _ de conhecer o _ _ _ _ _ _ _ e o _ _ _ _ _ (apresenta-se a arte e a criao artstica na sua dimenso transfiguradora quer da realidade quer do sujeito).

Introduo... | Filosofia 10 ano Carlos Sousa / Manuela Amoedo

UNIDADE II 3.2. A dimenso esttica


anlise e compreenso da experincia esttica

Preenche os espaos em branco SOLUO: 1. O que caracteriza a experincia especificamente esttica recair sobre objectos naturais ou artsticos. Este tipo de experincia desencadeia no sujeito uma ATITUDE esttica, isto , uma postura VALORATIVA e APRECIATIVA perante o objecto natural ou artstico.

2. Na atitude esttica, o sujeito faz uso de JUZOS estticos ( uma formulao conceptual que exprime a relao sensvel do sujeito, observador ou criador, com um objecto) para valorar sobre o BELO ( tudo o que objecto de uma apreciao esttica, ou que tem uma qualidade especificamente esttica, ou o critrio normativo e valorativo autntico de um objecto esttico) e o FEIO (designa uma categoria esttica que tem vindo a ganhar lugar na experincia esttica) dos objectos naturais ou artsticos.

3. Os juzos estticos so juzos de GOSTO porque discernem sobre um objecto em termos de AGRADO ou DESAGRADO. Podemos pensar estes juzos sob trs perspectivas: SUBJECTIVA (uma experincia esttica vale pelos sentimentos que provoca no sujeito), OBJECTIVA (a experincia esttica vale pelo modo como se apreende o objecto e as suas qualidades) e RELATIVA (a experincia esttica subjectiva e o juzo esttico da responsabilidade do sujeito). de evidenciar, relativamente a estes juzos, o contributo de I. Kant: o juzo esttico SUBJECTIVAMENTE universal, isto , a experincia esttica vale pelos sentimentos DESINTERESSADOS que provoca no sujeito. O juzo esttico um juzo UNIVERSAL.

Introduo... | Filosofia 10 ano Carlos Sousa / Manuela Amoedo

4. A criao artstica um fazer INVENTIVO e IMAGINATIVO (porque institui uma forma nova de experincia esttica e de compreenso dessa experincia), ORIGINAL (porque revela a singularidade do artista enquanto ser humano e uma resposta que ele d s questes da vida) e LIVRE (o que o artista produz no precisa de estar inserido numa corrente, nalgum parmetro e ter alguma delimitao).

5. A criao artstica implica que se faa uma distino entre o que chamamos de objecto ESTTICO e o que chamamos de obra de ARTE. O primeiro diz respeito ao SENTIMENTO do sujeito perante uma coisa, artstica ou natural, abordada numa perspectiva esttica; o segundo, a COMPREENSO e JUSTIFICAO da produo artstica como autnoma, perfeita e desinteressada.

6. A criao artstica levanta a questo do SIGNIFICADO da arte e da arte ao longo dos tempos. O significado da arte tem uma dimenso de EXPRESSO (a arte procura transmitir a experincia do artista, o que a sua sensibilidade capta da vida, ou seja, o mundo interior do artista), de COMPREENSO (o artista liberta-se de uma vida e de uma compreenso comum) e REALIZAO (a criao artstica intenta exprimir o indizvel e o dizvel, o invisvel e o visvel, o descontnuo e a continuidade, distncia e aproximao). Ao longo dos tempos, a obra de arte compreendida como IMITAO (uma obra s arte se imitar qualquer coisa), como EXPRESSO (uma obra s arte se exprimir emoes e as emoes do artista) e como FORMA (uma obra s arte se provocar emoes no auditrio).

Introduo... | Filosofia 10 ano Carlos Sousa / Manuela Amoedo

7. A multidimensionalidade da obra de arte designa o modo atravs do qual a obra de arte pode ser ANALISADA, CRITICADA e REFLECTIDA, em relao existncia do ser humano. Existem 5 aspectos onde se verifica esta multidimensionalidade: I. O objecto PRODUZIDO VALOR no mercado (refere-se anlise dos aspectos econmicos da actividade dos artistas, isto , do negcio da obra de arte e aplicao, no campo da arte, dos procedimentos econmicos); II. A INDUSTRIALIZAO da esttica (diz respeito ao processo de produo, em srie, de objectos estticos e utilidade dada a esses objectos); III. A pluralidade de SENTIDO (onde se relaciona o conceito de sentido com o conceito de obra aberta, evidenciando a dimenso objectiva e subjectiva na comunidade da obra de arte); IV. A manifestao de IDENTIDADE cultural dos POVOS (evidenciando o conceito de identidade como presena indelvel na obra de arte que caracteriza cada povo); V. A revelao de novos MODOS de conhecer o SUJEITO e o MUNDO (apresenta-se a arte e a criao artstica na sua dimenso transfiguradora quer da realidade quer do sujeito).

Introduo... | Filosofia 10 ano Carlos Sousa / Manuela Amoedo

You might also like