You are on page 1of 2

PSICOLOGIA PROCESSOS DE INFLUNCIA ENTRE INDIVDUOS

A influncia social ramifica-se em trs grandes processos: normalizao, conformismo e obedincia. O nosso trabalho foca-se apenas num deles: a normalizao.

- NORMALIZAO
O efeito dos padres culturais no comportamento individual relaciona-se com a importncia que o meio social tem no modo como ns percecionamos o mundo, como o interpretamos e como reagimos s mais variadas situaes. A socializao integra um conjunto de regras, de normas estabelecidas na sociedade em que estamos inseridos e que regulam os nossos comportamentos. Normalizao Processo em que os indivduos constituintes de um grupo tentam elaborar normas influenciando-se uns aos outros. As normas: Estruturam as interaes com os outros e so aprendidas nos vrios contextos sociais e na sua prtica. A sua aprendizagem, muitas vezes, no consciente. So regras sociais que estabelecem o que as pessoas podem ou no podem fazer em determinadas situaes que implicam o seu comportamento. So uma expresso de influncia social. Influenciam e orientam os nossos pensamentos e comportamentos. Definem o que ou no desejvel, o que conveniente num dado grupo social, apresentando modelos de conduta. Ex.: Se pensares no que fizeste desde que acordaste, reconhecers que grande parte dos comportamentos que realizaste no solicitou reflexo ou tomadas de deciso consciente: lavaste os dentes, usaste talheres para comer As prprias relaes entre as diferentes pessoas com quem interagiste tambm esto reguladas por regras. devido ao conjunto de normas que os comportamentos dos indivduos de um dado grupo social so uniformizados, assim, sabemos o que podemos esperar dos outros e o que os outros esperam de ns. As normas permitem prever o comportamento dos outros.

Ex.: Stanley Milgram, um psiclogo da universidade de Yale, realizou uma experincia: pediu a estudantes universitrios para que se aproximassem de algum no metro e pedissem para se sentar no seu lugar. Porm, s Ira Goodman assumiu a tarefa herica. Fez o pedido a 14 pessoas, mas s cerca de metade que lhe cedeu o lugar. Quando lhe perguntaram por que desistira, explicou: Simplesmente, no consegui continuar: foi uma das coisas mais difceis que j fiz na minha vida. Milgram concluiu que o comportamento de Goodman poderia estar a revelar algo de importante sobre a conduta social em geral; ento, convenceu os seus alunos a repetirem a tarefa, ele prprio includo. Finalmente, aps diversas tentativas sem sucesso, Milgram aproximou-se de um passageiro e fez-lhe o pedido ao tomar o seu lugar, sentiu-se pressionado pela necessidade de se comportar de um modo que justificasse o seu pedido. Sentia-se realmente como se fosse desmaiar. Em quase todos os encontros sociais, como no metro, as pessoas compartilham expectativas sobre o que fazer e dizer, e at mesmo sobre o que pensar e sentir. As normas so to aceites pelos membros de uma cultura que parece natural segui-las. A experincia de Milgram no metro sugere que as pessoas consideram difcil quebrar normas. Embora as normam tendam a ser duradouras, podem mudar. Vrias geraes atrs, sexo antes do casamento, divrcio e trabalho como autorrealizao no eram aes aceitveis como o so atualmente. As normas traduzem os valores dominantes de uma sociedade ou de um grupo, constituindo elementos de coeso grupal, dado que estabelecem um sistema de referncia comum: atitudes e padres de comportamento. Ao serem interiorizadas e partilhadas pelos membros do grupo facilitam o processo de adaptao ao meio social assegurando ao grupo uma identidade. A interao grupal consiste na influncia que membros de um grupo exercem entre si. A influncia , portanto, mtua. A necessidade de criar normas advm do facto da inexistncia destas gerar desorientao e angstia aos membros de um grupo. Se no houvesse normas: as interaes sociais seriam imprevisveis, o que comprometeria a vida social, pois so as normas que asseguram a estabilidade da nossa vida quotidiana. Ao no cumprirmos as normas estaremos sujeitos a olhares reprovadores ou sanes. A normalizao exerce uma preveno contra o desvio e elimina-o quando ele se manifesta. Ela mantm e impe a norma sobre o que importante, vlido, inadmissvel, verdadeiro, errneo, imbecil e preverso. Indica os limites que no podem ser ultrapassados, as palavras que no devem de ser ditas, os conceitos que devem ser desdenhados e as teorias a pr de lado.

You might also like