You are on page 1of 5

Escola Estadual ___________________________

AVALIAO DIAGNSTICA DE CINCIAS NATURAIS Professor (a) :________________________________ Aluno (a): ______________________________________ Data:____/____/2012 9 ano Turma:_______

1 - O desenvolvimento sustentvel pode ser definido como aquele que atende s necessidades do presente sem comprometer a capacidade das geraes futuras de atender s suas necessidades. Uma conduta coerente com a idia de desenvolvimento sustentvel ! utili"ar gua potvel para limpe"a de edif#cios. $! diminuir o uso de gua em todas as atividades industriais. %! diminuir os investimentos em tratamento de esgoto. &! aumentar a produ'o de gs car()nico * - +,istem dispon#veis no mercado- panelas formadas pelos mais diversos tipos de materiais- cada qual com as suas propriedades. o se dese.ar preparar rapidamente um alimento- o ideal que o material da panela se.a um (om condutor de calor- para que o alimento co"in/e rapidamente. 0essa situa'o- a panela dever ser ! de alum#nio. $! de (arro. %! de pedra. &! de vidro. 1- O processo de separa'o das su(st2ncias que formam o petr3leo est representado na figura a(ai,o.

&e acordo com essa figura- a propriedade espec#fica da matria utili"ada para o processo de separa'o dessas su(st2ncias ! a dure"a. $! a malea(ilidade. %! o ponto de e(uli'o. &! o ponto de fus'o. 4 ta(ela a(ai,o representa o registro das atividades de uma aluna na aula de %i5ncias.

%omparando as caracter#sticas dos materiais antes e depois do e,perimento- correto afirmar que /ouve transforma'o ! somente no e,perimento 1. $! somente no e,perimento *. %! em nen/um dos dois e,perimentos. &! nos e,perimentos 1 e *. 6 - %onsiderando a descri'o dos dois e,perimentos na ta(ela da quest'o anteriorpode-se afirmar que ocorreu uma transforma'o qu#mica ! nos e,perimentos 1 e *. $! somente no e,perimento *. %! somente no e,perimento 1. &! em nen/um dos e,perimentos. 7ta(ela a(ai,o mostra os principais componentes do ar atmosfrico seco. 8U$89:0%; 0itrog5nio <0*! O,ig5nio <O*! rg)nio < r! &i3,ido de car(ono <%O*!

= poss#vel classificar o ar como ! uma su(st2ncia pura. $! uma solu'o gasosa. %! uma mistura /eterog5nea. &! uma solu'o s3lida. > ? O ar uma mistura de su(st2ncias que participam de vrias reaes qu#micas na nature"a e dentro dos organismos. O gs com(urente- presente no ar- responsvel por manter a c/ama- na ocorr5ncia de queimadas !o rg)nio. $! o @idrog5nio. %! o 0itrog5nio. &! o O,ig5nio. A - Blsticos s'o materiais classificados como polmeros pelos qu#micos. matria prima da maior parte dos plsticos que utili"amos /o.e principal

! a seiva e,tra#da de espcies vegetais. $! o petr3leo e,tra#do do su(solo. %! os minrios e,tra#dos do solo. &! o lcool o(tido a partir da cana de aCcar. D - Os solos s'o de diferentes tipos- todos eles resultado da decomposi'o ou desintegra'o das roc/as na superf#cie da 9erra. O processo que leva ao desgaste- transforma'o da roc/a e consequente forma'o do solo- c/amado de intemperismo- classificado em f#sico- qu#mico ou (iol3gico. Bode /aver tam(m a ocorr5ncia simult2nea de agentes de nature"as diferentes- gerando intemperismo f#sico-qu#mico- (iol3gico-qu#mico e assim por diante. figura a seguir mostra roc/as co(ertas de liquens- que s'o associaes entre certos fungos e algas. Os liquens li(eram cidos que desgastam a roc/a- formando de(ai,o deles um solo.

0este caso- o intemperismo do tipo ! f#sico-(iol3gico. $! (iol3gico. %! (iol3gico-qu#mico. &! qu#mico. 1E - +,istem vrias formas de energia- e a energia potencial arma"enada no corpo depende e,clusivamente da posi'o do o(.eto. Uma (arra de ferro que cai do alto de um edif#cio so(re uma c/apa metlica no passeio- causando-l/e dano- e,emplifica um tipo de energia potencial denominada ! elstica. $! gravitacional. %! nuclear. &! qu#mica.

11 -

imagem a(ai,o mostra diferentes tipos de neur)nios.

Os neur)nios apresentam formas variadas- mas todos eles t5m em comum- clulas do tecido ! epitelial. $! muscular. %! nervoso. &! con.untivo. 1* - Feia o te,to a(ai,o. &roga n'o s3 um ,ingamento- como voc5 deve sa(er. = o nome que a gente d para as su(st2ncias que modificam o comportamento e o pensamento. $e(idas alco3licas e cigarros s'o e,emplos de drogas vendidas livremente- entretanto- / outras que s'o proi(idas. daptado de /ttpGHHc/c.ciencia/o.e.uol.com.(rHa-turma-do-"e-neurimHquedrogaHmoral-da-/istoria-que-droga ssinale a alternativa que indica- corretamente- as reaes do organismo a cada tipo de droga. ! IF%OOFG no in#cio do uso- provoca euforia. 8e for usado com frequ5ncia- em doses altas- provoca e,cita'o e diminui'o dos refle,os. $! % J+K0 G inicialmente- mel/ora o desempen/o em tarefas de vigil2ncia- mas o uso dirio pode provocar alucinaes e paran3ias. %! 0 $OF;L 09+8G utili"ados em tratamentos de saCde- n'o representam nen/um risco saCde. &! %;M NNOG n'o provoca nen/um efeito negativo para a saCde do organismo. 11-Malileu Malilei- astr)nomo italiano <1674 ? 174*!- apontou para o cu uma luneta constru#da por ele- o(servou-o vrias ve"es e fe" desco(ertas importantes que a.udaram a entender como estava formado o sistema solar. ssim- a desco(erta da forma'o do sistema solar .ustificada ! OCpiter n'o tem satlites- assim como o planeta PercCrio. $! a Fua apresentava uma Cnica faseG a de Fua c/eia. %! os planetas giravam em torno do 8ol. &! a 9erra era o centro do universo.

14 - 8eres vivos que tiveram genes de outros seres vivos inseridos em si- por qualquer tcnica- s'o c/amados de

! v#rus. $! transg5nicos. %! produtores. &! clulas-tronco. 16 - Um pescador conta aos netos que- quando criana- sua pele era clara- agora- aos 6E anos- sua pele tornou-se (em mais escura. cor dessa pele alterou no decorrer do tempo devido interfer5ncia do am(iente ensolarado no ! cromossomo do pescador. $! &0 da pele do pescador. %! gen3tipo do pescador. &! fen3tipo do pescador.

Questo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Questo 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Habilidade I.0 4.1 4.1 5.0 5.0 II.0 II.1 III.0 6.0 11.1 21.0 21.3 23.2 VIII.0 28.0

Gabarito

Gabarito B A C D C B D B C B C A C B D

You might also like