You are on page 1of 11

CABINE DE PINTURA ARRANJO FSICO EQUIPAMENTO) (FOTO DO

Antes de ligar o equipamento, verificar se todas as alimentaes (ar e eltrica) esto de acordo com as especificaes solicitadas no lay-out de aprovao. Realizado esta checagem, comutar de forma sequencial os seguintes botes: ventilador, comando e iluminao, em seguida abrir o registro de acionamento da caixa de p, para se dar o funcionamento do leito fluidizado e peneira.

O painel de comando do equipamento se encontra localizado no lado direito da abertura frontal da cabina (lado do pintor).

DISPOSITIVO DE PARTIDA Para ligar o equipamento girar a chave de comando do ventilador para a posio liga, o ventilador comear a funcionar. Para desligar o equipamento girar a chave de comando do ventilador para a posio desliga, o ventilador deixar de funcionar. Obs: A iluminao ligada e desligada atravs do interruptor localizado no painel de comando. O painel de comando est provido de uma tomada monofsica com tenso de 220 V.

SISTEMA DE SEGURANA (SEGURANA DO PINTOR) Alm do uso obrigatrio de EPI, existe alguns passos que devem ser seguidos: Realizar decapagem nas gancheiras devido ao isolamento pelo p polimerizado (aterramento). Com isto vindo a abrir arcos voltaicos (efeito corona). Recomenda-se o uso de mscara com filtro duplo para partculas orgnicas, onde haja concentrao de p superior a 10g/m. No se recomenda o uso de cremes protetores para as mos a base de silicone, poder haver contaminao na pintura. Utilizar luvas condutivas ou com a palma da mo com furo para que haja o aterramento do operador com a pistola de pintura. Quando necessrio utilizar culos de proteo. Observar instrues de higiene no trabalho. Verificar recomendaes e instrues de uso e segurana com o fabricante de tinta e pistola de pintura.

DISPOSITIVO DE EMERGNCIA Em uma cabine de pintura o dispositivo de emergncia se encontra localizado na pistola de pintura, quando acontece algo onde tem que ser interrompido a tarefa, o operador (pintor) neste caso tira dedo do gatilho da pistola, parando assim a sua funo. Logo aps isto, tem que ser desligado o equipamento por meio do painel, finalizando o desligamento por meio de disjuntores.

MEIOS DE ACESSO Neste equipamento existe uma abertura frontal, sendo assim o acesso principal do operador e da materia-prima que ser trabalhada.

RISCOS ADICIONAIS Perigos / Riscos Trabalhos executados em espaos confinados e isolados risco psicossocial (devido ao isolamento e monotonia do trabalho). Risco de incndio/exploso. Risco de stresse trmico. Risco de exposio ao rudo devido s ferramentas pneumticas. Risco de intoxicao, asfixia e queimaduras. Inexistncia de ligao terra risco elctrico. Mistura de vrios solventes orgnicos no mesmo espao e consequente existncia de vapores - risco de contacto e inalao de substncias nocivas.

SINALIZAO

Perigo a Vida, a no observncia desta instruo colocar pessoas em risco imediato, ou sero colocadas em perigo devido a danos prematuros ao equipamento.

Advertncia, indicao quanto a utilizao apropriada do equipamento

ATENO, Sinalizao obrigatria quanto ao uso de EPI, deve ser de facil viso para operador, estar devidamente fixada no equipamento, ou em suas proximidades.

FURADEIRA DE BANCADA FSB 13P SCHULZ

ARRANJO FSICO (FOTO DO EQUIPAMENTO) A Furadeira Schulz Fbs 13P foi desenvolvida para uso industrial para operaes de furao at a Capacidade mxima de Furao de 50 em 60 seg.

DISPOSITIVO DE PARTIDA

SISTEMA DE SEGURANA A furadeira se utilizada inadequadamente, pode causar danos fsicos e materiais. A fim de evit-los, devem ser seguidas algumas regras tais como: Possuem componentes eltricos e peas em movimento; Possui um dispositivo, que quando removido da chave de partida, o mesmo interrompe o funcionamento da mquina; Pode provocar interferncias mecnicas e eltricas em equipamentos sensveis que estejam prximos; No deve operar em locais onde pessoas no autorizadas, crianas ou animais possam ter acesso; Requer uma pessoa autorizada para superviso no uso e manuteno, e a utilizao de equipamento de proteo individual (EPI) adequado como culos, luvas, proteo para o cabelo, etc; Deve ser instalado e operado em locais com proteo contra umidade ou incidncia de gua. Nunca opere a furadeira sem a proteo de correia ou com a mesma aberta. Ao mudar de rotao (polia/correia) nunca solicite ajuda de outra pessoa, pois isto poder causar acidente. No efetue alterao no dimetro da polia motora, pois a mesma j sai de fbrica adequada rotao conforme especificado na plaqueta de identificao. Nunca opere a furadeira com brocas em mau estado de conservao ou mau afiadas. Nunca posicione uma pea a ser furada, sem antes certificar-se que a mesma esteja devidamente firme mesa ou base da furadeira. No realize manuteno com a furadeira ligada, por medida de segurana desligue a chave de partida e remova o plugue da tomada. No limpe ou mexa na parte eltrica sem antes desconectar a furadeira da rede eltrica.

Chave de partida (liga/desliga) - aciona o motor eltrico e possui dispositivo de segurana para bloquear a partida. DISPOSITIVO DE EMERGNCIA

MEIOS DE ACESSO Fixada em uma bancada, os operadores ter acesso livre ao equipamento. Conforme norma NR 12 estebelece que so considerados meios de acesso: elevadores, passarelas, plataformas ou escadas de degraus.

RISCOS ADICIONAIS Utilizada para fazer furos em placas ou peas metlicas de manuseio fcil, com risco de acidentes mecnicos, provocados pela operao e acidentes com choque eltrico, provocado por vazamento de energia para a carcaa da furadeira. Os resduos gerados so restos de madeira ou de metal. Os restos de metal so cortantes e precisam ser removidos e descartados com cuidado, j que passam a ser prfuro cortantes. SINALIZAO

A furadeira se utilizada inadequadamente, pode causar danos fsicos e materiais. A fim de evita-los, siga as recomendaes abaixo: 1. Este equipamento: possui componentes eltricos e peas em movimento; possui um dispositivo, que quando removido da chave de partida, o mesmo interrompe o funcionamento da mquina; pode provocar interferncias mecnicas e eltricas em equipamentos sensveis que estejam prximos; no deve operar em locais onde pessoas no autorizadas, crianas ou animais possam ter acesso; requer uma pessoa autorizada para superviso no uso e manuteno, e a utilizao de equipamento de proteo individual (EPI) adequado como culos, luvas, proteo para o cabelo, etc; deve ser instalado e operado em locais com proteo contra umidade ou incidncia de gua. 2. Nunca opere a furadeira sem a proteo de EPI.

MQUINA INJETORA DE PLSTICOS Mquina injetora de plsticos o equipamento utilizado para fabricao descontnua de produtos moldados, pela injeo de material plstico no molde, que contm uma ou mais cavidades, em que o produto formado. A mquina injetora consiste, essencialmente, da unidade de fechamento, unidade de injeo, sistemas de controle e acionamento.

ARRANJO FSICO (FOTO DO EQUIPAMENTO)

DISPOSITIVO DE PARTIDA

SISTEMA DE SEGURANA Permanecer distante da rea de movimento da mquina durante a operao. Caso necessrio entrar na rea de movimento da operao da maquina, certifique-se antes de chegar a segurana. No remova os avios de segurana que so para proteo do operador e da mquina. Certifique-se de apertar as ferramentas, no deixe nenhuma ferramenta de trabalho na mquina. Ajuste a velocidade e o rpm. Utilize roupas e equipamentos adequados para a operao segura da mquina.

Istalao e manuteno da mquina devem ser executadas conforme instruido no manual.

SIRENE DE ALERTA

DISPOSITIVO DE EMERGNCIA

MEIOS DE ACESSO Os operadores ter acesso livre a maquina. Conforme norma NR 12 estebelece que so considerados meios de acesso: elevadores, passarelas, plataformas ou escadas de degraus.

RISCOS ADICIONAIS As mquinas injetoras de plstico oferecem risco de esmagamento das mos ebraos durante o fechamento do molde. Isso tambm pode ocorrer no mecanismode fechamento. Sugerimos a leitura da Norma ABNT NBR 13536 para complementodo assunto. Destacam-se ainda outros riscos: Esmagamento das m os ou dedos introduzidos no cilindro dotado de rosca sem fim, no qual o plstico derretido e homogeneizado. SINALIZAO

ESMERIL Utilizada em servios de corte, desbaste e rebarbao em metais e soldas em caldeirarias, serralherias, fundies, departamentos de manuteno industrial, funilarias, metalrgicas, etc.

ARRANJO FSICO (FOTO DO EQUIPAMENTO) 1. Interruptor/gatilho com trava; 2. Estrutura da ferramenta; 3. Boto trava do eixo de rotao; 4. Cabo auxiliar; 5. Flanges para encaixe do disco; 6. Chave 2 pinos para aperto das flanges e 7. fixao do disco; 8. Protetor de segurana com sistema de 9. troca rpida; 10. Cordo eltrico; 11. Plugue eltrico.

DISPOSITIVO DE PARTIDA

SISTEMA DE SEGURANA Antes de abrir a vlvula de controle. Assegurar de que o tubo est devidamente ligado e seguro, incluindo mangueiras. obrigatrio a utilizao de braadeiras bem apertadas. As borrachas dos engates devem ser substituidas assim que ocorrer vazamento de ar. Nunca interromper a circulao do ar, com a mesma dobrada. A s mangueiras deixadas sobre as faixas de segurana podem constituir srios perigos de queda, portanto deve-se utilizar canaletas ou dispositivos suspensos. Nunca utilize para limpeza de roupa ou pele. (Corre-se o perigo de vazar uma vista ou furar um tmpano, pode penetrar no corpo por qualquer fenda da pele: Os poros ou um ferimento suficiente para causar srias dermatites, podendo introduzir na corrente sanguinea e provocar a Embolia ( MORTE). Nunca utilizar ar comprimido sem a proteo dos olhos,assim como ter cuidado em relao s pessoas presentes. 8- O uso inadequado ou incorreto, brincadeiras, falta de cuidado e desateno quando no emprego do ar comprimido, podem trazer srias consequncias.

DISPOSITIVO DE EMERGNCIA BOTO TRAVA DO EIXO DE ROTAO

MEIOS DE ACESSO Equipamento movl podendo ser transferida de local. Conforme norma NR 12 estebelece que so considerados meios de acesso: elevadores, passarelas, plataformas ou escadas de degraus. RISCOS ADICIONAIS Poeira; Rudo; Ar Viciado (trabalho em ambiente confinado); Quebra de Disco / Escova; Corpo Estranho nos Olhos; Escoriaes; Possveis Fraturas; Choque Eltrico; Cortes. SINALIZAO

PARAFUSADEIRA

ARRANJO FSICO (FOTO DO EQUIPAMENTO)

um equipamento similar a uma furadeira eltrica destinado a apertar ou executem a funo prpria das parafusadeiras. Na industria as parafusadeiras tm disposivitos para evitar que um parafuso seja colocado s at um pedao (causando folga) ou que fique apertado de mais (podendo "remoer" o parafuso).

Quais os EPIs que tenho que usar para poder utiliza-la


Usar sempre luvas, oclos de proteo e protetor uricular.

Modo operatrio
Com a mo direita posicionar a parafusadeira at o aparelho desejado, e pressionar at que o parafuso esteja totalmente parafusado.

Principais riscos
Choque eltrico.

PROCEDIMENTOS DE SEGURANA

Quando a avaliao dos riscos mostra que uma mquina ou processo acarreta um risco de leso, o risco deve ser eliminado ou contido. A maneira pela qual isso alcanado depender da natureza da mquina e do perigo. Medidas de proteo em conjunto com guarda ou impedir o acesso de um perigo ou impedir o movimento perigoso em um perigo quando o acesso est disponvel. Exemplos tpicos de medidas de proteo so protees intertravadas, cortinas de luz, tapetes de segurana, controles bimanuais e chaves de habilitao. Sistemas e dispositivos de paragem de emergncia esto associados com sistemas de controle relacionados segurana, mas eles no so sistemas de proteo diretos, eles s devem ser consideradas como medidas de proteo complementares.

You might also like