You are on page 1of 5

A revoluo darwiniana

Daniel Dennett
No h futuro num mito sagrado. Por qu? Por nossa curiosidade. [] Seja o que for que consideremos precioso, no podemos proteg-lo da nossa curiosidade porque, sendo quem somos, uma das coisas que consideramos preciosa a verdade. O nosso amor pela verdade sem dvida um elemento central no sentido que damos nossa vida. Em qualquer caso, a ideia de que possamos preservar o sentido da nossa vida fora de nos enganarmos uma ideia mais pessimista, mais niilista do que eu, pela parte que me toca, consigo engolir. Se isso fosse o melhor que se pode fazer, concluiria que afinal nada tinha importncia. [] A nossa curiosidade sobre as coisas assume diferentes formas, como Aristteles assinalou no tratado da cincia humana. O seu esforo pioneiro para classific-las ainda faz muito sentido. Aristteles identificou quatro questes bsicas sobre qualquer coisa que queiramos responder, e chamouas aitia , um termo grego verdadeiramente impossvel de ser traduzido, tradicional mas desajeitadamente traduzido por quatro causas. 1. Podemos ter curiosidade sobre aquilo de que algo feito, a sua matria ou causa material. 2. Podemos ter curiosidade sobre a forma (ou estrutura ou configurao) que essa matria assume, a sua causa formal. 3. Podemos ter curiosidade sobre a sua origem, como comeou, ou sobre a sua causa eficiente.

4. Podemos ter curiosidade sobre o seu propsito ou objetivo ou finalidade (como na pergunta Ser que os fins justificam os meios?), a que Aristteles chamou o seu telos, que por vezes se traduz em portugus, desajeitadamente, como causa final. preciso alguma ginstica para fazer estas quatro aitia aristotlicas corresponderem a respostas s tpicas perguntas portuguesas o qu, onde, quando e por que. A correspondncia apenas aproximada. As perguntas que comeam com por que, contudo, normalmente pedem a quarta causa de Aristteles, o telos de uma coisa. Por qu?, perguntamos. Para queserve? Como dizemos s vezes: qual a sua razo de ser? Os filsofos e os cientistas reconheceram, durante centenas de anos, que estas perguntas pelo por que so problemticas e de tal modo distintas que o estudo a que do lugar merece um nome: teleologia. Uma explicao teleolgica a que explica a existncia ou ocorrncia de algo fazendo apelo a um objetivo ou propsito a que a coisa serve. Os artefatos so os casos mais bvios; o objetivo ou propsito de um artefato a funo que o seu criador concebeu para ele. No h controvrsia sobre o telos de um martelo: serve para martelar e tirar pregos. O telos de artefatos mais complexos, como cmaras de vdeo, caminhes ou scanners , na pior das hipteses, mais bvio. Mas mesmo nos casos mais simples, podemos ver que sempre h um problema de fundo presente: E E Para por Para que Por que Para para proteger razo poder queres razo ests fazer que a proteger dormir a serrar uma a minha a tua essa tbua? porta. porta? casa. casa? descansado.

por

que

razo

queres

dormir

descansado?

Vai passear e deixa de me fazer perguntas tolas. Essa troca de palavras revela um dos problemas da teleologia: para que isso tudo? Que causa final podemos apresentar para completar essa hierarquia de razes? Aristteles tinha uma resposta: Deus, o Motor Imvel, o paraqu no qual acabam todos os para-qus. A ideia, que foi aproveitada pelas tradies crists, judaicas e islmicas, que todos os nossos propsitos derivam em ltima anlise de Deus. A ideia sem dvida natural e atraente. Se olharmos para um relgio e nos perguntarmos por que razotem um vidro transparente, bvio que a resposta remete s necessidades e desejos das pessoas que usam relgios, que querem saber as horas olhando para o mostrador etc.. Se no fossem estes fatos sobre ns para quem o relgio foi criado , no haveria explicao do por que do vidro transparente. Se o universo foi criado por Deus para cumprir os seus propsitos, ento todos os propsitos que possamos encontrar no prprio universo tm, em ltima anlise, de estar subordinados aos propsitos de Deus. Mas quais so os propsitos de Deus? Isso algo misterioso. Uma maneira de afastar o desconforto acerca desse mistrio mudar ligeiramente o assunto. Em vez de responder a pergunta pelo por que com uma resposta do tipo porque (o tipo de resposta que ela parece exigir), as pessoas substituem muitas vezes a pergunta por qu? pela pergunta como?, e tentam responder esta ltima contando uma histria sobre como Deus criou a ns e ao resto do universo, sem perder demasiado tempo com a questo de saber exatamente por que razo poder Ele ter desejado fazer tal coisa. A pergunta pelo como no se encaixa na lista de Aristteles, mas j eram perguntas e respostas populares muito antes de Aristteles ter apresentado sua anlise. As respostas s maiores perguntas pelo como so cosmogonias, histrias sobre como o cosmos, o universo inteiro e tudo o que ele contm, passou a existir. O livro do Gnesis uma

cosmogonia, mas h muitos outros. Os cosmlogos que exploram a hiptese do Big Bang, e que especulam sobre os buracos negros e as supercordas, so criadores atuais de cosmogonias. Nem todas as cosmogonias seguem o padro de um artfice. Algumas envolvem um ovo do mundo depositado nas Profundezas por uma ave mtica qualquer, e outras envolvem sementes que se deitam terra e se cuidam. A imaginao humana no dispe de muitos recursos de que lanar mo quando se confronta com uma questo to intrigante. Um mito antigo da criao fala de um Senhor que existe por si e que, com um pensamento, criou as guas, depositando nelas uma semente que se transformou num ovo dourado, nascendo ele prprio desse ovo como Brama, o progenitor dos mundos (Muir 1972, Vol. IV, p. 26). E qual era o objetivo de todas essas posturas de ovos, sementeiras e construo de mundos? Ou, j agora, qual o objetivo do Big Bang? Os cosmlogos atuais, semelhana de muitos dos seus antecessores ao longo da histria, apresentam uma histria divertida, mas preferem fugir da questo teleolgica do por que. Ser que o universo existe por uma razo qualquer? Ser que as razes tm um papel qualquer que se possa compreender nas explicaes do cosmos? Ser que algo poderia existir por uma razo, sem que se tratasse da razo de algum? Ou ser que as razes as causas do tipo 4 de Aristteles s so apropriadas nas explicaes das obras e feitos de pessoas ou de outros agentes racionais? Se Deus no uma pessoa, um agente racional, um Artfice Inteligente, que sentido poder ter a mais grandiosa pergunta pelo por que? E se a maior pergunta pelo por que no tem qualquer sentido, como podero outras perguntas pelo por que, menores e mais simples, ter sentido? Uma das contribuies fundamentais de Darwin mostrar-nos uma nova maneira de dar sentido s perguntas pelo por que. Queiramos ou no, a

ideia de Darwin oferece-nos uma maneira clara, convincente e espantosamente verstil de dissolver estes velhos enigmas. preciso tempo para nos habituarmos sua ideia, e ela muitas vezes mal aplicada, mesmo pelos seus amigos mais dedicados. [] O que ganhamos , pela primeira vez, um sistema explicativo estvel que no anda s voltas nem entra numa espiral infinita de mistrios. Aparentemente, algumas pessoas preferem a regresso infinita de mistrios, mas hoje em dia o custo desta estratgia proibitivo: deixar-se enganar. Podemos enganar a ns prprios, ou deixar essa tarefa a outras pessoas, mas no h uma forma intelectualmente defensvel de reconstruir as poderosas barreiras compreenso que Darwin derrubou.

autor: Daniel Dennett

traduo: lvaro Augusto Fernandes 2001, pp. 20-24.

original: A Perigosa Ideia de Darwin. Lisboa: Temas e Debates.

fonte: Crtica

You might also like