You are on page 1of 12

CONFLITO DE BORDADOS: A RESTAURAO AUGUSTANA E O MITO DE ARACNE NA POESIA DE OVDIO

Manuel Rolph de Viveiros Cabeceiras * Resumo: O artigo apresenta uma anlise semitico-histrica do mito de Aracne, como narrado pelo poeta Ovdio (43 a.C.-17 d.C.) em Metamorphoses VI, 1-145, em confronto com a pretensa restaurao do mos maiorum e as iniciativas em favor do culto imperial promovidas por Augusto ao longo de seu governo (27 a.C.-14 d.C.), as quais acabaram por ser decisivas na constituio do regime do Principado. Palavras-cHave: Literatura Latina. Ovdio. Roma Antiga. Sculo de Augusto.
Sua parcimnia no tocante matria e maneira de mobiliar pode ser ainda verificada nas camas e nas mesas que nos restam dele e que so apenas dignas, na maior parte, de um particular elegante. No se deitava conta-se a no ser num leito baixo e modestamente coberto. No usava seno roupas feitas em casa pela mulher, pela irm, pela filha e pelas netas (Suetnio, De Vita Caesarum, II, 73).

Esta descrio do primeiro imperador dos romanos, Augusto, nos foi legada cerca de cem anos aps a sua morte: sobriedade, moderao, parcimnia; em uma palavra: frugalitas. E tal retrato nos bastante instrutivo ao buscarmos a compreenso da proposta por ele veiculada de refundao de Roma; ele
*Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Histria Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E-mail: mrcabeceiras@universia.com.br.
Politeia: Hist. e Soc. Vitria da Conquista v. 7 n. 1 p. 59-70 2007

Politeia7-final.indd 59

28/1/2009 19:54:11

60

Manuel Rolph de Viveiros Cabeceiras

o novo Rmulo. V-se, na passagem acima, como o princeps se esfora por transformar a si prprio e a sua famlia em modelos exemplares, a serem seguidos por seus coetneos, urbe et orbi, de fidelidade ao mos maiorum, isto , ao comportamento dos ancestrais. Nesse intuito, velhos templos so por ele restaurados e novos so construdos. A cidade vai sendo remodelada. Ao lado do Forum Romanum centro da vida poltica, econmica, religiosa e social da cidade j tinha sido acrescentado o Forum Julium e, agora, contguo, o Forum Augustum. No Palatino, a casa de Augusto ampliada, constri-se um templo dedicado a Apolo e uma biblioteca. E tambm os aristocratas so convocados, s suas expensas, para a tarefa de embelezar a cidade, edificando, por exemplo, novas praas. Amealhando a totalidade dos aspectos analisados anteriormente, desponta a prtica e as representaes em torno do culto imperial. Desdobrado em divinizao dos imperadores falecidos (apoteose ou consecratio) e assimilao dos prncipes viventes s divindades, tanto em mbito privado quanto pblico (e, neste ltimo, podendo ser oficial ou oficioso), o culto imperial constituiu-se em um dos mais fundamentais elementos de unio das terras conquistadas por Roma medida que incorporava nele a imagem da prpria Cidade e dos seus valores mais fundamentais. Os povos ab s s bo ao ab abot]s s aos sa
Politeia: Hist. e Soc., Vitria da Conquista, v. 7, n. 1, p. 59-70, 2007.

Conflito de bordados: a restaurao augustana e o mito de Aracne na poesia de Ovdio

61

dos magistrados (sustentados pela idia do imperium e do auspicium como prerrogativas) e a ideologia do general protegido dos deuses. Augusto procedeu com extrema cautela na escolha desses itinerrios, pois no desejava ofender a sensibilidade republicana, evitando, na mesma medida que o fazia em relao aos precedentes do Oriente helenstico, a adoo do nome Romulus, tido como demasiadamente real, o qual esteve a ponto de ser oferecido, em 27 a.C.1 Pouco antes da morte de Csar, o Senado fazia sua primeira concesso, dando-lhe o ttulo de diuus, divino, no sentido de lder privilegiado pelos deuses. E se Otvio, unido aos seus colegas de triunvirato e ao povo romano, pressionou o Senado no sentido de aprovar a deificao do pai adotivo, para consigo, neste terreno, usou sempre de bastante prudncia, em sintonia com os procedimentos do Senado. Assim, em relao a ele prprio cultuava-se e consagravam-se templos, como depois aos seus sucessores enquanto vivos, ao genius Augusti, o gnio do imperador. S depois era cogitada a apoteose, reconhecendo-o enquanto propriamente um deus. O ttulo Augustus, ou seja, abenoado, majestoso e at mesmo sagrado, enquanto para alguns estudos modernos tem algo de misterioso,2 para Ovdio bastante claro:
A lngua de nossos pais s coisas santas sempre augustas chamava, e ns augustos aos templos, que por mo dos sacerdotes conforme aos ritos dedicados foram. De Augusto, Augrio vem; em suma Augustas so quantas coisas por merc de Jove auges de pompa inslita conseguem (Fasti I, 608-612).

Politeia: Hist. e Soc., Vitria da Conquista, v. 7, n. 1, p. 59-70, 2007.

Nesse processo, o agora Augusto, entre outros meios, teve na poesia, e no gnero pico em especial, um magnfico veculo de divulgao, como bem expressa Virglio:
1 No comportando, tal atitude, qualquer impedimento comparao entre ambos, tendo em vista a nova fundao de Roma promovida por Augusto, alm de serem, um e outro, designados como pais da Ptria, como pode ser constatado na passagem de Ovdio em Fasti II, 119-144. 2 CIZEK (1990, p. 270): Le surnom dAugustus tait nouveau et mystrieux. Il avait des connotations politiques en rapport avec augur, ou bien politiques, religieuses et axiologiques en relation avec le verbe augere crotre ou avec auctoritas. Auguste est donc le vnrable, le devin, investi par les dieux et par le Snat, mais galement celui qui fait crotre, qui renforce les pouvoirs des autres organes de ltat, grce sa capacit faire grandir, bref son auctoritas. Au demeurant, augustus, notre avis, signifiait galement majestueux.

Politeia7-final.indd 61

28/1/2009 19:54:12

62

Manuel Rolph de Viveiros Cabeceiras [...] Se algo podem os meus carmes, nem um s dia jamais vos subtrair a lembrana do tempo, enquanto a casa de Enias habitar do Capitlio o rochedo inamovvel, e o senhor romano detiver o poder (Eneida IX, 446-449).

A imagem do princeps deveria estar vinculada a de restaurador das instituies republicanas (para evitar os excessos que motivaram a rejeio de Jlio Csar), entre elas o culto do lar (i.e., da deusa Vesta), das leis e dos costumes ancestrais (o mos maiorum), como antevimos em Suetnio e o prprio Augusto propalou atravs de seu Res Gestae Divi Augusti II, 8, 5: Por meio de novas leis, de minha autoria, que promulguei, restaurei muitos exemplos dos antigos [costumes] que estavam a desaparecer do nosso tempo, e eu mesmo posteridade exemplos de muitos feitos para imitar. Assim, apresentando-se com o desvelo formativo de um pai, e aclamado com o ttulo de Pater Patriae, era natural a comparao com Jpiter, pai onipotente, deus dos deuses, sendo, em Roma, o maior em auctoritas, iustitia e fides.3 Afinal, ao encerrar o templo de Jano, ele quem concede pax e gloria, de tudo decorrendo diversas homenagens, as quais por si s j beiravam a divinizao:
[...] e colocado na Cria Jlia um escudo de ouro, que testemunhava, atravs da inscrio que tinha, que o Senado e o Povo Romano mo concediam devido minha valentia [uirtus], clemncia [clementia], justia [iustitia] e piedade [pietas]. Depois dessa poca, fiquei acima de todos em autoridade [auctoritas], mas no tive mais nenhum poder [potestas] do que os outros que foram tambm meus colegas de magistratura (Res Gestae, VI, 34, 2-3).

A gloriosa origem de Roma e seu renascimento deveriam, por obra desses e de outros procedimentos de propaganda simbolizados em Augusto, contagiar a imagem de toda a sua famlia. Da a incessante busca de adeso da imagem de um ao outro, com o uso at de semelhana fsica e de atributos entre o princeps e seus familiares, como pode ser notado na Ara Pacis e nas moedas ento cunhadas.
3 Em CIZEK (1990, p. 281) alerta-se para o notvel esforo da propaganda e da mstica imperiais em legitimar a divinizao de Augusto, respaldando-a nas noes de auctoritas (noo imprecisa, de forte conotao poltico-moral e de inegvel matiz religiosa) e Pater Patriae.

Politeia7-final.indd 62

28/1/2009 19:54:12

Politeia: Hist. e Soc., Vitria da Conquista, v. 7, n. 1, p. 59-70, 2007.

Conflito de bordados: a restaurao augustana e o mito de Aracne na poesia de Ovdio

63

Politeia: Hist. e Soc., Vitria da Conquista, v. 7, n. 1, p. 59-70, 2007.

Ora, enquanto Lvia, a augusta imperatriz, entretece, nas roupas utilizadas por seu imperial esposo, o desenho da famlia e da cidade, Ovdio, por sua vez, providencia, ao mito da disputa entre a deusa Minerva e a ousada Aracne, ou, mais precisamente, aos bordados empreendidos por ambas, a incorporao de uma srie de cdigos prprios do projeto poltico-cultural da Roma Augustana. O poema acha-se tambm em Metamorphoses (neste caso em VI, 1-145). O mito nos conta como Aracne, exmia e afamada tecel, natural da Ldia (na sia Menor), enlouquecida de soberba, insiste em desafiar Minerva ou Palas Atena , a deusa que lhe ensinara o ofcio do qual tanto se ufanava. Alertada por suas amigas e tambm pela prpria deusa, esta sob a aparncia de uma idosa e gentil senhora, recusa-se Aracne a moderar a sua fala, desprezando a tudo e a todos. Aceita, ento, pela deusa, a contenda, ao fim de tudo obter a infeliz a sua punio, pois em aranha se transformar. Antes, porm, os bordados. Neles se expressa o nimo litigante da mortal, apesar dos avisos que a ela continuam a ser dados, agora atravs das imagens pela deusa tecidas. Minerva dispe criteriosamente a sua representao: de incio distribui os deuses em dois conjuntos de seis, tendo Jove ao centro, todos reunidos no Arepago, sentados em seus tronos, para decidir entre Netuno e a prpria deusa dos glaucos olhos, autora deste bordado, a quem a cidade recm-fundada deve homenagear. Ento os contendores celestiais, de p, cada um, fazem surgir o seu dom: da rocha, o primeiro faz surgir um cavalo e, da terra, a segunda, a oliveira, colhendo esta a vitria. A seguir, em cada um dos quatro ngulos do tecido, inclui, como alerta para Aracne, as punies dadas pelos deuses queles que lhes ousaram enfrentar: as glidas montanhas nas quais se transformaram Rdope e Hemo; a grou a que se converteu a me dos pigmeus, por castigo de Juno; a cegonha em que, tambm por desagrado a Juno, foi transformada a troiana Antgona; a imagem ptrea que, nos degraus do templo, eternizou o desespero de Ciniras abraado aos corpos de suas filhas. Tudo contornado por ramos de oliveira. Por outro lado, Aracne, em meio a uma efervescncia catica de imagens, registra os enganos proporcionados pelos deuses aos seres humanos. Em uma sucesso gil de flashes deparamo-nos com os momentos nos quais Jpiter, na forma de touro, arrebata a jovem Europa; na de guia, Astria; de cisne, Leda; de stiro, a nicteida Antope;4 na de seu prprio esposo Anfitrio, a rainha
4 Em outras verses Antope no filha de Nicteu, mas do deus-rio Asopo.

Politeia7-final.indd 63

28/1/2009 19:54:12

64

Manuel Rolph de Viveiros Cabeceiras

5 Parece, aqui, ter Ovdio cometido um engano. Com Netuno, por insistncia da prpria Tiro, foram gerados os gmeos Plias e Neleu. Quem por Enipeu era apaixonada, e tendo sido enganada pelo deus, foi Ifimedia. Desta unio surgiram os gigantes aladas (pois os assumira Aloeu como pai humano dos rebentos) Oto e Efialtes. 6 Aqui, para melhor visualizao da nossa hiptese interpretativa, a dispomos em um quadrado semitico como desenvolvido no mtodo da leitura isotpica, propugnado, entre outras obras, por GREIMAS (1976) e COURTS (1979) e demonstrado a sua utilidade nos estudos histricos em CARDOSO (1997). 7 COURTS (1979, p. 19), ao ensaiar a definio do que seria uma narrativa mnima: se concebermos a narrativa, intuitivamente, como qualquer coisa que acontece, a nossa concepo do ato enquanto produo de um novo estado pode servir para uma tal definio.

Politeia7-final.indd 64

28/1/2009 19:54:12

Politeia: Hist. e Soc., Vitria da Conquista, v. 7, n. 1, p. 59-70, 2007.

de Tirinto, Alcmena; na de chuva de ouro, Dnae; sob uma forma gnea, a aspida Egina; como pastor, Mnemsina e, na de serpente, Prosrpina, filha de Deo ou Ceres. Mas o desenho no permanece restrito apenas ao senhor dos deuses, outras divindades tambm so retratadas no mesmo empenho, metamorfoseadas. Como alvos do senhor dos mares, Netuno, sucedem-se: Melanipo, unida ao deus sob a forma de touro; Tiro, sob a forma do deus-rio da Tesslia Enipeu;5 como carneiro o deus une-se a Tefane, filha de Bisalte; como cavalo, Demter; ave, Medusa; golfinho, Melanto, filha de Deucalio. Do deus Apolo ou Febo registrado quando, nas sucessivas formas do aor, do leo e do pastor, acabou por arrebatar Issa. Lber ou Baco, como uva unese a Erignia e, enfim, Saturno, como cavalo, deposita, na ocenida Flira, a semente do centauro Quiro. E a contornar o bordado, em tnue limbo, flores so entrelaadas s heras flexveis. Na busca da significao de tais bordados, logramos obter do texto uma determinada estrutura constitucional (ou quadrado semitico), cuja apresentao grfica pode ser vista a seguir.6 Observando-se os termos geradores, dos quais todo o quadrado gerado, a oposio mais fundamental a entre /desrespeito aos deuses/ e /fala suplicante/, exposta de forma bem incisiva desde o incio da narrativa, quando a deusa Palas Atena ou, simplesmente, Palas, afirma como sendo inteiramente inaceitvel o tipo de louvor de Aracne: Consigo mesma falou: Louvar pouco, louvar e a si prpria?!,/ no admitamos nossa divindade seja desdenhada sem pena! (Metamorphoses, VI, 3-4). A deusa prope o abandono desta atitude e que a ousada, atravs da assuno de uma /fala suplicante/, se transforme. Toda a narrativa passa, em conseqncia, a girar em torno dessa proposio de mudana de estado, de um lado, e na sua recusa, de outro.7 Esto, pois, antevistos e devidamente configurados os dois percursos semiticos indicados no quadrado esquematizado.

Conflito de bordados: a restaurao augustana e o mito de Aracne na poesia de Ovdio


Perdo
S1 Desrespeito aos Deuses no admitamos nossa divindade seja desdenhada sem pena ...no admitir sua habilidade no tecer a l como um dom S2 Fala suplicante Cede deusa, e roga seu perdo, temerria por seus ditos, com suplicante voz; perdo ser-te- dado. Aracne a fita com olhar furioso... Persiste em seu intento e na tola ambio

65

Castigo

Recompensa

-S2 Fala Atrevida Concorra, diz, comigo; nada h que, vencida, a recuse No tens juzo, a longa velhice te arrasou... arrasou... Conselho eu mesma dou a mim

-S1 Respeito aos Deuses ...e Palas mostrou-se. Veneram a divindade as ninfas e as jovens menicas.

Advertncia

Politeia7-final.indd 65

Politeia: Hist. e Soc., Vitria da Conquista, v. 7, n. 1, p. 59-70, 2007.

O primeiro dos percursos, recomendado pela deusa, iria de /S1/ a / S2/, passando por /-S1/, consubstanciando-se na adoo de uma atitude respeitosa e, por implicao necessria, em uma fala suplicante. O respeito, deusa exigido, exemplificado, no texto, pelo comportamento das ninfas e das jovens da regio, as quais, to logo a deusa se manifesta em seu carter, a veneraram como esperado. Mas Aracne insiste em manter seu desrespeito e, ratificando-o, traspassa suas locues com falas atrevidas, conferindo visibilidade ao outro percurso: /S2(-S2)-S1/. O contedo mpio dessas falas torna-se mais patente na medida em que reconhecida habilidade de fiar, to caracterstica de Aracne, vai sendo atribuda uma origem humana (capacidade prpria), no se admitindo como proveniente da esfera divina (um dom). Identificasse Aracne sua habilidade como um dom, procederia conforme a justia, posto o poeta-narrador tomar tal partido: afinal, a sua mestra no teria sido outra seno a prpria deusa (VI, 23: [...] via-se instruda pela douta Palas). Da pode conceber a fala suplicante, /S2/, ponto terminal no primeiro percurso, como pressuposto implcito, achando-se em elipse, no segundo percurso: como discpula, no aprendizado, a sua postura inicial seria por uma fala respeitosa.

28/1/2009 19:54:13

66

Manuel Rolph de Viveiros Cabeceiras

Politeia7-final.indd 66

28/1/2009 19:54:13

Politeia: Hist. e Soc., Vitria da Conquista, v. 7, n. 1, p. 59-70, 2007.

Ainda h mais: a realizar a conjuno de /S1 e S2/ temos, como termo neutro, o sema /perdo/: ato de reconsiderar uma anterior atitude de desrespeito diante de um pedido splice. Dizemo-lo termo neutro, vimos anteriormente, por se achar em relao aos subcontrrios /-S2 e -S1/ e ao mediador encontrado, tambm dito /-S/, que lhes efetiva a conjuno, no caso o sema /advertncia/. mister, nesse ponto, o recurso a informaes extratextuais, no sentido preconizado por Greimas, e como vem sendo feito, de apelo a dados culturais, ao contexto, sem os quais a isotopia narrativa seria impossvel e estaria comprometida nossa leitura do texto. Pois bem, tal perspectiva remetenos aos quadros mentais romanos e, na tentativa de compreender as noes de perdo, desrespeito e splica, remete-nos s noes de clementia e pietas. Somente luz destas alguns passos obscuros esclarecem-se. Em todas as intervenes de Aracne, e.g., ela no tem outra atitude a no ser a de desafiar a divindade, reiterando sua fala atrevida, e impor as condies do desafio: busca, aqui, no tanto se apresentar de modo independente, mas, isto sim, colocar a deusa, Palas, sob a sua dependncia, Concorra, diz [Aracne], comigo: nada h que, vencida, a recuse (VI, 25). Tal intento estende-se s demais divindades por meio de uma outra fala atrevida, a de seu bordado e dos episdios nele narrados: enquanto as metamorfoses tecidas por Palas, soam ameaadoras, ao retrat-las como castigos imputados a quem ousou competir com os deuses, no caso de Aracne sua apresentao bem outra: no passam de um ardil dos deuses, instrumento enganoso para amealhar incautos mortais. Seu tom de permanente disputa e contestao. So expresses desse esprito: sua obstinada recusa em no prestar culto a quem de direito (VI, 24, 45 e outros), a tentativa de arrebatar da divindade a glria que lhe prpria (VI, 84) e, entre mais outras atitudes, o mpeto final do suicdio, em um ltimo gesto para se subtrair aos ditames divinos. Da, concluda a obra de Aracne, constatada a admirvel perfeio formal de que era dotada, mas mais ainda pelo contedo mpio, no havia como negar, em sua expresso, a atrevida autoria: Palas ou a Inveja [i. e., quem quer que venha a ser tomado por tal sentimento] no podiam arrancar-

Conflito de bordados: a restaurao augustana e o mito de Aracne na poesia de Ovdio

67

lhe aquela obra e, logo a seguir, a loura se doeu do sucesso [do sucesso formal, no modo como foram representados] e rompeu invectivas contra os deuses as vestes pintadas (129-131).8 De tal modo arranjados os termos do quadrado semitico, no difcil discernir quais os que se sobressaem ao longo da narrao positivados, i.e. euforizados. Entre as colunas, a dixis composta pelos termos /S2 / e /-S1/, posicionalmente indicada como negativa, nos remete a atitudes sobre as quais o poeta-narrador investe, valorizando-as, em detrimento das categorias que lhes so opostas. Neste sentido, se: 1. respeitar reconhecer algo como dom, como na dependncia de uma instncia superior, e; 2. em momento algum Aracne observa tal atitude, a conseqncia necessria : 3. a tomada de partido, pelo poeta-narrador, a favor da deusa e a total disforizao do comportamento de Aracne: sua ambio tola, levando a precipitar o seu destino (VI, 50-51a) ao perguntar a deusa sobre o preo que a tecel imagina esperar pelo seu furioso atrevimento (VI, 84). Isolada, em decorrncia de seu comportamento, sem apoio de quem quer que seja, Aracne v todas as demais personagens referidas no texto prestarem homenagem a Atena. Da coitada se diz que a ningum ouve, afrontando toda a prudncia, surda aos avisos a ponto de dispensar todo o auxlio oferecido e maldizer a veneranda fragilidade de quem na idade encontra-se avanado. Assim, pode ser detectada no texto a clara opo por um percurso, da parte da prpria narrativa, manifestada em seu decorrer por um ntido investimento tmico. A proposio de Palas Atena, /S1 (-S1) S2/, a nica conforme a natureza e a lei, ambas uma nica realidade, inexiste outro trajeto que seja, no texto, aceitvel.
8 Sobre a expresso caelestia crimina, traduzida como invectiva contra os deuses, um esclarecimento: estamos conscientes de a grande maioria optar por traduzi-la como adultrio, a nosso ver injustificada tendo em vista no ser essa uma categoria aplicvel aos deuses (e mesmo que o fosse no cobriria a totalidade dos casos descritos no bordado da menia), ou ainda como celestes crimes, traduo falsamente neutra a implicar uma condenao oblqua reao de Palas Atena, retratando-a de modo ignominioso. De tais consideraes resultou, em nossa traduo, cujo propsito foi o de ser o mais fiel ao esprito do texto, tendo como guia as isotopias, mesmo nos limites de uma certa liberdade gramatical, a opo pelo significado de acusao, delao, invectiva, amplamente registrado para o termo crimen, -anis. Tais assertivas no impediriam, porm, a usual traduo do termo se pudesse ser preservado seu emprego como expresso de um juzo mpio, estabelecido ao nvel humano.

Politeia7-final.indd 67

Politeia: Hist. e Soc., Vitria da Conquista, v. 7, n. 1, p. 59-70, 2007.

28/1/2009 19:54:13

68

Manuel Rolph de Viveiros Cabeceiras

Politeia7-final.indd 68

28/1/2009 19:54:13

Politeia: Hist. e Soc., Vitria da Conquista, v. 7, n. 1, p. 59-70, 2007.

A prpria compreenso da idia romana de offensa, nos quadros do como vislumbrada a clementia, permite-nos melhor captar a dinmica dos acontecimentos narrados. O termo offensa, para alm de apenas uma conotao moral, detm, tambm, um sentido material, fsico, o qual lhe seria at mesmo anterior, designando uma ao de bater contra, ir de encontro a ou chocar com, ferir fsica e moralmente. Tal apreciao redimensiona, no cerne, a offensa de Aracne e a reao de Palas. Aquela atingira to fisicamente a esta, com seus agravos, quanto esta quela, ao jogar-lhe a lanadeira. Esta ltima foi, portanto, unicamente reao ao gesto primeiro de Aracne, o qual nunca, no texto, foi objeto de sua reconsiderao ou abandono, ao contrrio, insistia, reiteradamente, em uma posio desafiadora: as pancadas, na fronte de Aracne representariam a contrapartida compensatria da agresso sofrida pela deusa da fronte de Jove nascida, restaurando-se, pois, a ordem csmica. Na mesma proporo em que Aracne no promove uma mudana em sua atitude, a deusa Palas se v impedida de perdo-la pelo feito. Como divindade deve zelar pelo cumprimento do destino, e no o contrrio. Mas, mesmo as pancadas divinas no provocam sofrimento a Aracne, a qual deseja ainda, em um gesto derradeiro, mostrar-se senhora absoluta de sua vontade ao decidir por seu prprio enforcamento. Atena, diante de tanta ousadia, chega a condoer-se, afinal tanta impertinncia s faz apressar a consumao de seu fado (fatum, para Ovdio, parece significar ordinariamente, destino infeliz, morte). No podendo alter-lo, age a deusa na direo de impulsionar, em Aracne, a manifestao de sua natureza mais ntima. O carter de Aracne ento externado, e o seu transformar-se a realizao fsica definitiva da psicologia que a animava. Se a atrevida, apesar de todas as advertncias, no muda de atitude, deve ser, porm, mudado o seu estado para melhor se conformar sua natureza. a metamorfose, j anunciada pela deusa, na ekiphrsis ou descrio de seu bordado, o castigo inevitvel a ousadias como as de Aracne insistidas. Destarte, se /perdo/ e /advertncia/ so os metatermos que unem os dois pares de contrrios, podem ser tambm definidos os demais metatermos, isto , aqueles que expressam a unio dos extremos de cada dixis, a saber: / castigo/ e /recompensa/. Se retornarmos s imagens bordadas, constatamos nelas confrontados a ordem e o caos, remontando-se identidade que se desejava imprimir Roma, fazendo convergir passado e futuro. Como deixar de ver no tecido de Minerva

Conflito de bordados: a restaurao augustana e o mito de Aracne na poesia de Ovdio

69

Politeia7-final.indd 69

Politeia: Hist. e Soc., Vitria da Conquista, v. 7, n. 1, p. 59-70, 2007.

a Roma Quadrata, a cidadela fortificada supostamente construda por Rmulo, na colina do Palatino, onde se iniciou o povoamento de Roma? O episdio central concebido no tecido de Minerva ocorrera quando da fundao de Atenas e, nela, o Arepago, a colina de Ares, como stio sagrado, foi palco de importantes julgamentos (o do prprio deus da guerra, e a isso se deveu o nome pelo qual a colina era designada, e o de Orestes juntam-se ao narrado entre Netuno e Minerva). No o Arepago um duplo do Palatino? A oliveira a rodear os desenhos de Minerva, em sua simblica, representa a paz, to festejada no Sculo de Augusto quanto anelada durante a guerra civil, e, simultaneamente, a fertilidade, expresso das virtudes agrrias e da estabilidade. J a hera, com a qual Aracne arremata seu traado, resulta paradoxal, pois consagrada a Baco e servindo para coroar os poetas, encerra o homenageado entre as deidades acusadas e enquadrada pelo discurso de recusa em reconhecer aos deuses tributo pelos dons concedidos, no cabendo mais a invocao preliminar das Musas. Entretanto, mesmo eliminando tais paradoxos, a reverncia a um deus em detrimento de algum outro, nesse caso de alguns outros, compromete a pax deorum, colocando a divindade como bice s aes humanas. O controle do espao, encarnando a identidade desejada, tornase imprescindvel nessa refundao de Roma. sua pretenso estancar possibilidade de guerra civil e de revolta, as quais se manifestavam no caos do traado irregular das ruas e na facilitada aglomerao do povo. Os novos fruns, diante do antigo, exguo e congestionado, so edificados de modo a controlar o fluxo das pessoas (entrada e sada), impondo disciplina multido. Ainda, com Jlio Csar, foi proibido o trfego de veculos durante o dia. Assim, contrapondo s inmeras interpretaes que pretendem ver nesse poema um libelo em prol da liberdade de criao artstica diante da autoridade inconteste, trata-se, aqui, como no espao domstico do Palatino, de tecer o projeto augustano de reordenamento espacial da cidade e, atravs, dele a (re)construo da identidade romana. A diferenciao entre as perspectivas ovidiana e augustana da romanidade mais sutil, no caminhando por uma oposio to aberta como muitos autores parecem ensejar. Na verdade, entre as duas, h uma convergncia de fins, apenas os caminhos se mostram alternativos e, em princpio, so delineados inconscientemente. Entretanto, esta uma outra histria.

28/1/2009 19:54:13

70

Manuel Rolph de Viveiros Cabeceiras

Weaving conflict: tHe Augustean restoration and AracHnes mYtH in Ovids poetrY
ABSTRACT: The paper presents a semiotic and historical analysis of Arachnes myth, in Ovids (43 b.C.-17 a.C.) words, in his poem Metamorphoses VI, 1-145, in comparison to the claimed restoration of the mos maiorum and to the initiatives in favour of the imperial cult promoted by Augustus during his rule (27 b.C.-14 a.C.), ones that were decisive for the constitution of the Principates government. KEY-WORDS: Ancient Rome. Augustus Century. Latin Literature. Ovid. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AUGUSTO. Res Gestae Divi Augusti. Trad. M. H. Rocha Pereira. In: VV.AA., Romana, antologia da cultura latina. Coimbra: Instituto de Estudos Clssicos, 1986. CARDOSO, C. F. S. Narrativa, sentido e histria. Campinas: Papirus, 1997. CIZEK, E. Mentalits et institutions politiques romaines. Paris: Fayard, 1990. COURTS, J. Introduo semitica discursiva. Coimbra: Almedina, 1979.
Politeia: Hist. e Soc., Vitria da Conquista, v. 7, n. 1, p. 59-70, 2007.

GREIMAS, A.-J. Semntica estrutural: pesquisa de mtodo. 2. ed. So Paulo: Cultrix-Edusp, 1976. OVDIO. Metamorfosis. Trad. Ruben Bonifaz Nuo. Mexico: Universidad Nacional Autnoma de Mexico, 1980. ______. Os Fastos. Trad. Antonio Feliciano de Castilho. Lisboa: Academia Real de Cincias, 1862. SUETNIO. A vida dos doze Csares. Trad. Sady-Garibaldi. Rio de Janeiro: Ediouro, [s.d.]. VIRGLIO. Eneida. Trad. Carlos Alberto Nunes. So Paulo: Montanha, 1983.

Politeia7-final.indd 70

28/1/2009 19:54:13

You might also like