You are on page 1of 5

Voc acessou como Ado Alves de Arajo (A_Fil AP13 M2) (Sair) Voc est aqui Virtual / G_FIL_LOG1_25

5 / Questionrios / EF / Tentativa 1

EF - Tentativa 1

Question 1 Notas: 1 A respeito do Organon aristotlico pode-se dizer que: Escolher uma resposta. a. Aristteles escreveu os livros que compem o conjunto muito cedo em sua carreira filosfica; por isso, no traduzem fielmente o pensamento aristotlico a respeito de muitos assuntos. b. O conjunto de livros oferece diversos problemas interpretativos perante sua possvel ordem de escrita, pois foram escritos em diferentes momentos da vida de Aristteles, sem propsito sistemtico, sendo organizado e denominado por seus alunos. c. O livro conhecido como Categorias contm a parte mais relevante dos ensinamentos aristotlicos em lgica, ao examinar detalhadamente os termos, vistos como unidade fundamental de significao. d. Formam um conjunto de cinco livros (mais um apndice), que Aristteles escreveu com o objetivo de sistematizar seus pensamentos lgicos , que at hoje permanecem na mesma ordem que foram escritos por Aristteles. Question 2 Notas: 1 Em relao maneira como Aristteles concebeu o Princpio de No-Contradio (PNC), correto afirmar que: Escolher uma resposta. a. Aristteles no considerava PNC essencial para a lgica, pois tendia sempre a fundamentar suas opinies em consideraes metafsicas. b. Aristteles acreditava que era possvel pensar o contraditrio pois, como Plato j mostrara em O Sofista, perfeitamente possvel dizer o falso.

c. Aristteles considerava a formulao lgica de PNC logicamente equivalente formulao ontolgica, porm metafisicamente dependente desta. d. Aristteles formulou PNC de trs maneira diferentes ontolgica, lgica e psicolgica , as quais considerava igualmente fundamentais. Question 3 Notas: 1 Considere a famosa afirmao de Descartes: Penso, logo existo. Pode-se dizer que: Escolher uma resposta. a. Devido a sua estrutura particular, com verbo na primeira pessoa, no pode ser posto na forma de um silogismo. b. Nenhuma das respostas anteriores c. um silogismo formalmente invlido. d. um silogismo formalmente vlido, com a concluso implcita. Question 4 Notas: 1 Considere o seguinte silogismo: Nenhum letrado inconveniente Algum professor inconveniente logo Algum professor no letrado Em relao a ele, pode-se afirmar que: Escolher uma resposta. a. um silogismo vlido. b. No vlido, pois viola a regra segundo a qual o nmero de premissas negativas deve ser igual ao nmero de concluses negativas. c. No vlido, pois viola a regra segundo a qual o termo mdio deve estar distribudo uma nica vez. d. No vlido, pois viola a regra segundo a qual nenhum dos termos extremos pode estar distribudo apenas uma vez. Question 5 Notas: 1 A respeito da anlise aristotlica do enunciado, correto afirmar que: Escolher uma resposta. a. A transitividade do enunciado garante sua significao: sem ela, o enunciado no seria capaz de garantir sua referncia realidade.

b. Aristteles adota o conceito intransitivo da significao, ao mostrar que o enunciado no necessita possuir, em todos os casos, um significado. c. O enunciado significa de maneira intransitiva: ele no aponta para nada no mundo, apenas opta por uma especfica combinao de elementos, das duas combinaes possveis (bipolaridade) que se abrem no plano ontolgico. d. Aristteles compara os mecanismos de significao do termo e do enunciado, e mostra que entre eles deve existir uma relao de transitividade: o significado do enunciado, complexo, aponta para o significado dos termos simples que o compem. Question 6 Notas: 1 O Princpio de Bivalncia afirma que:

Escolher uma resposta. a. Existem apenas dois valores de verdade, verdade e falsidade, e cada enunciado deve receber no mximo um deles. b. Existem apenas dois valores de verdade, verdade e falsidade, e cada enunciado deve receber no mnimo um deles. c. Existem apenas dois valores de verdade, verdade e falsidade, que no podem contradizer um ao outro. d. Existem apenas dois valores de verdade, verdade e falsidade, e cada enunciado deve necessariamente receber um, e apenas um, desses valores. Question 7 Notas: 1 Considere o seguinte silogismo:

Nenhum moambicano africano

Algum nigeriano moambicano

logo

Algum nigeriano no africano

Em relao a ele, pode-se afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. um silogismo invlido, pois viola a regra segundo a qual o termo mdio deve estar distribudo uma nica vez. b. um silogismo invlido, pois deriva uma concluso falsa a partir de premissas falsas. c. um silogismo vlido com concluso falsa. d. um silogismo invlido, pois viola a regra segundo a qual o nmero de premissas negativas deve ser igual ao nmero de concluses negativas. Question 8 Notas: 1 Suponhamos que um sistema lgico L satisfaa o Princpio do Terceiro excludo. Seja E um enunciado de L, e no-E sua negao. Est correto dizer que:

Escolher uma resposta. a. O enunciado no-E sempre pode ser deduzido como enunciado vlido de L. b. Se E pode ser deduzido como enunciado vlido de L, ento no-E no pode ser deduzido como enunciado vlido de L. c. O enunciado E sempre pode ser deduzido como enunciado vlido de L. d. Se E no pode ser deduzido como enunciado vlido de L, ento deve ser possvel deduzir no-E como enunciado vlido de L. Question 9 Notas: 1 Alm de estudar a argumentao formalmente vlida, Aristteles examinou o problema do significado dos enunciados. A esse respeito, est correto afirmar que:

Escolher uma resposta. a. Aristteles considera uma diferena de grau entre a significao do termo e a significao do enunciado: o primeiro refere-se a objetos simples da realidade, e o segundo a objetos complexos da realidade. b. Aristteles mostra que o enunciado possui basicamente o mesmo mecanismo de significao do termo: para ter significado, ambos precisam falar da realidade. c. Para Aristteles, somente o enunciado tem significado, pois diz alguma coisa; os termos no dizem nada, e por isso no tm significado. d. Aristteles estabelece uma distino essencial entre o mecanismo de significao do termo e o mecanismo de significao do enunciado: enquanto o primeiro precisa apontar para alguma coisa na realidade, o mesmo no acontece com o segundo. Question 10

Notas: 1 Em relao ao contedo existencial das formas categricas, est correto afirmar que:

Escolher uma resposta. a. Na forma particular afirmativa, no pode haver contedo existencial, pois nenhum dos dois termos est distribudo. b. A forma particular negativa possui contedo existencial, pois afirma a existncia de ao menos um S (sujeito) que no P (predicado). c. Na forma universal particular, o contedo existencial fica garantido pela palavra todo. d. Na forma universal negativa, o contedo existencial uma conseqncia da disjuno entre as classes referidas pelo sujeito e pelo predicado.

Voc acessou como Ado Alves de Arajo (A_Fil AP13 M2) (Sair) G_FIL_LOG1_25

You might also like