You are on page 1of 5

Bom Galera Saudaes. Vou comentar hoje sobre Redes IEEE 802.

11 tambm conhecidas como Rede WI-FI ou Wireless. Com certeza voc j deve ter se deparado com o termo Wi-Fi em vrios lugares, Hoje em dia so o padro em conectividade sem fio para redes locais. Como prova desse sucesso pode-se citar o crescente nmero de Hot Spots e o fato de a maioria dos computadores portteis, Smarttv, smartphone tabletes e uma grande variedade de Equipamentos eletrnicos novos j sarem de fbrica equipados com interfaces IEEE 802.11. Portanto, vamos conhecer hoje o significado dessa palavra, o seu funcionamento e tambm as diferenas desse tipo de rede. O que uma rede Wi-Fi?

O termo Wi-Fi uma marca registrada pela Wi-Fi Alliance, porm, a expresso um sinnimo para a tecnologia IEEE 802.11. Esse tipo de rede permite a conexo entre diversos dispositivos sem o uso fio. O termo Wi-Fi, atualmente muito usado, no possui uma definio especfica. A expresso Wi-Fi surgiu baseada na expresso High Fidelity (Hi-Fi), e est sendo usada desde a dcada de 50, ao ser lanado pelo indstria fonogrfica. Portanto, o termo Wi-Fi a contrao das palavras Wireless Fidelity. Como o Wi-Fi funciona?

As redes Wi-Fi tem seu funcionamento atravs de ondas de rdio. A transmisso se d atravs de um adaptador, o nosso conhecido roteador. O roteador tem a capacidade de receber os sinais, decodificar e aps os emitir a partir de uma antena. Porm, para que o computador, notebook, tablet, enfim, qualquer dispositivo que possa ter acesso internet, consiga capturar esses sinais necessrio que ele esteja dentro de um determinado raio, que chamado de hotspot. De acordo com o roteador e a antena, o raio de abrangncia da internet bastante varivel. Em lugares abertos poder variar at 300 metros, porm, nos fechados, poder se estender at 300 metros.

802.11a
Chega a alcanar velocidades de 54 Mbps dentro dos padres da IEEE e de 72 a 108 Mbps por fabricantes no padronizados. Esta rede opera na freqncia de 5 GHz e inicialmente suporta 64 utilizadores por Ponto de Acesso (PA). As suas principais vantagens so a velocidade, a gratuidade da freqncia que usada e a ausncia de interferncias. A maior desvantagem a incompatibidade com os padres no que diz respeito a Access Points 802.11 b e g, quanto a clientes, o padro 802.11a compatvel tanto com 802.11b e 802.11g na maioria dos casos, j se tornando padro na fabricao dos equipamentos.

802.11b
Alcana uma velocidade de 11 Mbps padronizada pelo IEEE e uma velocidade de 22 Mbps, oferecida por alguns fabricantes no padronizados. Opera na freqncia de 2.4 GHz. Inicialmente suporta 32 utilizadores por ponto de acesso. Um ponto negativo neste padro a alta interferncia tanto na transmisso como na recepo de sinais, porque funcionam a 2,4 GHz equivalentes aos telefones mveis, fornos microondas e dispositivos Bluetooth. O aspecto positivo o baixo preo dos seus dispositivos, a largura de banda gratuita bem como a disponibilidade gratuita em todo mundo. O 802.11b amplamente utilizado por provedores de internet sem fio.

802.11d
Habilita o hardware de 802.11 operar em vrios pases aonde ele no pode operar hoje por problemas de compatibilidade, por exemplo, o IEEE 802.11a no opera na Europa...

802.11e
O 802.11e agrega qualidade de servio (QoS) s redes IEEE 802.11. Neste mesmo ano foram lanados comercialmente as primeiros pontos de acesso trazendo primplementaes da especificao IEEE 802.11e. Em suma, 802.11 permite a transmisso de diferentes classes de trfego, alm de trazer o recurso de Transmission Oportunity (TXOP), que permite a transmisso em rajadas, otimizando a utilizao da rede.

802.11f
Recomenda prtica de equipamentos de WLAN para os fabricantes de tal forma que os Access Points (APs) possam interoperar. Define o protocolo IAPP (Inter-Access-Point Protocol).

802.11g
Baseia-se na compatibilidade com os dispositivos 802.11b e oferece uma velocidade de 54 Mbps. Funciona dentro da frequncia de 2,4 GHz. Tem os mesmos inconvenientes do padro 802.11b (incompatibilidades com dispositivos de diferentes fabricantes). As vantagens tambm so as velocidades). Usa autenticao WEP esttica j aceitando outros tipos de autenticao como WPA (Wireless Protect Access) com criptografia dinmica (mtodo de criptografia TKIP e AES). Torna-se por vezes difcil de configurar, como Home Gateway devido sua frequncia de rdio e outros sinais que podem interferir na transmisso da rede sem fio.

802.11h
Verso do protocolo 802.11a (Wi-Fi) que vai ao encontro com algumas regulamentaes para a utilizao de banda de 5 GHz na Europa. O padro 11h conta com dois mecanismos que optimizam a transmisso via rdio: a tecnologia TPC permite que o rdio ajuste a potncia do sinal de acordo com a distncia do receptor; e a tecnologia DFS, que permite a escolha automtica de canal, minimizando a interferncia em outros sistemas operando na mesma banda.

802.11i
Criado para aperfeioar as funes de segurana do protocolo 802.11 seus estudos visam avaliar, principalmente, os seguintes protocolos de segurana: Wired Equivalent Protocol (WEP) Temporal Key Integrity Protocol (TKIP) Advanced Encryption Standard (AES) IEEE 802.1x para autenticao e segurana

O grupo de trabalho 802.11i vem trabalhando na integrao do AES com a subcamada MAC, uma vez que o padro at ento utilizado pelo WEP e WPA, o RC4, no robusto o suficiente para garantir a segurana das informaes que circulam pelas redes de comunicao sem fio. O principal benefcio do projeto do padro 802.11i sua extensibilidade permitida, porque se uma falha descoberta numa tcnica de criptografia usada, o padro permite facilmente a adio de uma nova tcnica sem a substituio do hardware.

802.11j
Diz respeito as bandas que operam as faixas 4.9GHz e 5GHz, disponveis no Japo.

802.11k
Possibilita um meio de acesso para Access Points (APs) transmitir dados de gerenciamento. O IEEE 802.11k o principal padro da indstria que esto agora em desenvolvimento e permitir transies transparentes do Conjunto Bsico de Servios (BSS) no ambiente WLAN Esta norma fornece informaes para a escolha do melhor ponto de acesso disponvel que garanta o QoS necessrio.

802.11n
Em fase final de homologao. Opera nas faixas de 2,4Ghz e 5Ghz. Promete ser o padro wireless para distribuio de mdia, pois oferecer, atravs do MIMO (Multiple Input, Multiple Output - que significa entradas e sadas mltiplas ), taxas mais altas de transmisso (at 300 Mbps), maior eficincia na propagao do sinal (com uma rea de cobertura de at 400 metros outdoor) e ampla compatibilidade reversa com demais protocolos. O 802.11n atende tanto as necessidades de transmisso sem fio para o padro HDTV, como de um ambiente altamente compartilhado, empresarial ou no.

802.11p
Utilizado para implementao veicular.

802.11r
Padroniza o hand-off rpido quando um cliente wireless se reassocia quando estiver se locomovendo de um ponto de acesso para outro na mesma rede.

802.11s
Padroniza "self-healing/self-configuring" nas Redes Mesh (malha) fdf.

802.11t
Normas que provm mtodos de testes e mtricas.

802.11u
Interoperabilidade com outras redes mveis/celular.

802.11v
o padro de gerenciamento de redes sem fio para a famlia IEEE 802.11, mas ainda est em fase inicial de propostas. O Task Group v do IEEE 802.11 (TGv), grupo encarregado de definir o padro 802.11v, est trabalhando em um aditivo ao padro 802.11 para permitir a configurao de dispositivos clientes conectados a redes 802.11. O padro pode incluir paradigmas de gerncia similares aos utilizados em redes celulares.

Por: Antonio Miranda....

You might also like