You are on page 1of 2

FAUSTO, Boris. Histria do Brasil. 8. ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo: Fundao para o Desenvolvimento da Educao, 2000. P.

517-527; p. 553-556. Em termos polticos, para Boris Fausto, o Brasil vivia duas tenses no incio do governo Sarney: a revogao das leis que vinham do regime militar e ainda emperravam o estabelecimento da democracia; a eleio da Assemblia Constituinte, que se encarregaria de elaborar a nova constituio. Em 1985 foram restabelecidas as eleies diretas para a presidncia da Repblica, aprovando-se o direito de voto aos analfabetos, e foram legalizados todos os partidos polticos. As eleies para a Assemblia Constituinte foram marcadas para novembro de 1986. No incio do governo de Sarney o quadro econmico era um pouco melhor (menos grave) do que no incio da dcada. O grande impulso das exportaes permitira a retomada do crescimento. p. 520. J em 1986, o Pas passava por um grande risco de hiperinflao, que j era discutida abertamente. Argumentava-se que a causa da inflao era a chamada inflao inercial. Com o Plano Cruzado, foi estabelecido o gatilho salarial, i.e., quando se atingi-se 20%, de inflao os salrios seriam automaticamente reajustados. O congelamento de preos teve um profundo eco na populao, que no podia acompanhar os complicados meandros da economia e preferia acreditar nos atos de vontade de um dirigente visto agora como corajoso. p. 522. Passadas as eleies, os aumentos adiados de tarifas pblicas e dos impostos indiretos contriburam para que a inflao explodisse. A crise das contas externas levou o Brasil a declarar uma moratria em fevereiro de 1987. p. 523. Nas eleies de 1986 o PMDB foi o grande partido vencedor. O PMDB elegeu os governadores de todos os Estados, menos o de Sergipe, e conquistou a maioria absoluta das cadeiras da Cmara dos Deputados e do Senado. p. 524. A Constituio foi promulgada em 5 de outubro de 1988. O texto da Constituio, muito criticado por entrar em assuntos que tecnicamente no so de natureza constitucional, refletiu as presses dos diferentes grupos da sociedade. [...] Em um pas cujas leis valem pouco, os vrios grupos trataram assim de fixar o mximo de regras no texto constitucional, como uma espcie de garantia de seu cumprimento. p. 524-525. O texto constitucional bastante abrangente, mas, mais do que em qualquer outro campo, h aqui uma enorme distncia entre o que diz a lei e o que acontece na prtica. p. 525. Para Fausto, alguns pontos da Constituio acabaram por dificultar a flexibilidade da mquina do Estado (como a estabilidade do funcionrio pblico concursado e a manuteno da aposentadoria por idade, para qualquer profisso). Esses preceitos e outros mais concorreram para agravar a crise do Estado Brasileiro, problema gritante dos ltimos anos. p. 525.

O fato de que tenha havido um aparente acordo geral pela democracia por parte de quase todos os atores polticos facilitou a continuidade de prticas contrrias a uma verdadeira democracia. Desse modo, o fim do autoritarismo levou o pas mais a uma situao democrtica do que a um regime democrtico consolidado. p. 527. Nos ltimos trinta anos, ocorreram no mundo transformaes radicais cujos desdobramento ainda esto em curso. p. 553. Em alguns casos, chega-se a vender a idia de que a mo invisvel do mercado, com um mnimo de interveno estatal, seria capaz de superar desajustes econmicos e mesmo sociais. p. 554. O Estado brasileiro, dilapidado por elites espertas e sob o peso burocrtico, quebrou no final dos anos 80. Sua mquina apodreceu em vrias partes. p. 555. [Collor assumiria o pas nessa condio, o que ampliava as dificuldades de seu governo] A adaptao a uma nova realidade, tanto no plano interno como das relaes internacionais, vem sendo feita, ainda que com muitos percalos: a reduo das tarifas de importao facilitou a abertura do Brasil ao mercado externo; o processo de privatizao de empresas que representam um nus para o Estado prossegue. p. 556.

You might also like