You are on page 1of 4

CLASSIFICAO SEGUNDO AS NORMAS AMERICANAS (NEC)

CLASSIFICAO SEGUNDO AS NORMAS AMERICANAS (NEC)

A classificao de reas de risco nos EUA diferente da usada na Europa, pois seguem as normas tcnicas americanas National Fire Protection Association NFPA 70 Artigo 500 do Nacional Electrical Code.
Classificao em Diviso

A classificao em diviso baseia-se na fequncia de formao da atmosfera.


DIVISO DIVISO 1 DESCRIO rea onde a atmosfera explosiva, ocorre durante a operao normal dos equipamentos rea onde a atmosfera explosiva, somente ocorre em condies anormais de operao dos equipamentos. Classificao NEC em Diviso Classificao em Classes

DIVISO 2

A classificao das atmosferas explosivas em classes, determina o agrupamento dos materiais dependendo da natureza das substncias.
CLASSES CLASSE I CLASSE II CLASSE III DESCRIO Mistura de gases ou vapores inflamveis com o ar Mistura de poeiras combustveis com o ar Fibras combustveis em suspenso no ar Classificao NEC em Classes Classificao em Grupos As classes I e II podem ser subdivididas em grupos:

CLASSE

GRUPOS
GRUPO A GRUPO B GRUPO C GRUPO D Atmosfera Atmosfera Atmosfera Atmosfera de de de de gases gases gases gases da da da da famlia famlia famlia famlia

DESCRIO
o Acetileno do Hidrognio do Etileno do Propano

CLASSE I GRUPO E GRUPO F GRUPO G CLASSE II CLASSE III Atmosfera de Poeiras Metlicas (Ex: Alumnio, Magnsio, etc) Atmosfera de Poeira de Carvo Atmosfera de Poeira de Gros (Ex: trigo, farinhas, soja, etc)

Atmosfera de Fibras Combustveis (Ex: fibra de tecido, l de vidro) Classificao NEC em Grupos

COMPARAO ENTRE AS NORMAS EUROPIA E AMERICANA Quanto aos Materiais

A tabela abaixo ilustra comparativamente a classificao dos elementos representativos de cada famlia segundo as normas IEC e NEC. Apresentamos ainda a mnima energia necessria para provocar a detonao de uma atmosfera explosiva formada por estas substncias.
MATERIAL Metano Acetileno Hidrognio Etileno Propano Poeiras de Carvo Poeiras Metlicas Poeiras de Gros Fibras Combustveis GRUPO IIC GRUPO IIB GRUPO IIA Em Elaborao IEC/Europa GRUPO I NEC/Americana No Classificado CLASSE I GRUPO A CLASSE I GRUPO B CLASSE CLASSE CLASSE CLASSE CLASSE CLASSE I GRUPO C I GRUPO D II GRUPO E II GRUPO F II GRUPO G III ENERGIA DE IGNIO -

> 20 Joules > 60 Joules > 180 Joules

Comparao IEC / NEC Substncias

Nota: Para verificao da equivalncia deve-se recorrer as listagens de gases por famlia segundo as duas normas
Quanto a Periodicidade

Pode-se notar, na tabela a seguir, que a Zona 2 praticamente igual a Diviso 2, e que a Diviso 1, corresponde a Zona 1 e 0, ou seja um instrumento projetado para a Zona 1 no pode ser aplicado na Diviso 1. J um instrumento projetado para a Zona 0, no possui e nem armazena energia suficiente para causar a ignio de qualquer mistura explosiva.
FREQUNCIA IEC / Europa NEC / Americana ATMOSFERA CONTNUA ATMOSFERAINTERMITENTE CONDIES ANORMAIS Zona 0 Zona 1 Zona 2 Diviso 1 Diviso 2 Comparao IEC / NEC - Periodicidade TEMPERATURA DE IGNIO ESPONTNEA

A temperatura de ignio de um gs, a temperatura em que a mistura alto detona-se, sem que seja necessrio adicionar energia. Este parmetro muito importante, pois limita a mxima temperatura de superfcie que pode ser desenvolvida por um equipamento que deve ser instalado em uma atmosfera potencialmente explosiva. Temperatura de Superfcie

Todo equipamento para instalao em reas classificadas, independe do tipo de proteo, deve ser projetado e certificado por uma determinada categoria de temperatura de superfcie, analisando-se sob condies normais ou no de operao, e no deve ser menor que a temperatura de ignio espontnea do gs. importante notar que no existe correlao entre a energia de ignio do gs (grau de periculosidade) e a temperatura de ignio espontnea, exemplo dito o Hidrognio que necessita de 20 Joule ou 560C, enquanto o Acetaldeido requer mais de 180 Joule mas detona-se espontaneamente com 140C. evidente que um equipamento classificado para uma determinada Categoria de Temperatura de Superfcie, pode ser usado na presena de qualquer gs (de qualquer Grupo ou Classe) desde que tenha a temperatura de ignio espontnea maior que a categoria do instrumento.
TEMPERATURA DE SUPERFCIE
85C 100C 120C 135C 160C 165C 180C 200C 215C 230C 260C 280C 300C 450C

Categoria IEC/ Europa


T6 T5 T4

Categoria / Americana
T6 T5 T4A T4 T3C T3B T3A T3 T2D T2C T2B T2A T2 T1

NEC

T3

T2 T1 Tabela 1.8 Categorias de Temperatura de Superfcie

MTODOS DE PROTEO POSSIBILIDADE DE EXPLOSO

O risco de ignio de uma atmosfera existe se ocorrer simultaneamente: A presena de um material inflamvel, em condies de operao normal ou anormal. O material inflamvel encontrase em um estado tal e em quantidade suficiente para formar uma atmosfera explosiva. Existe uma fonte de ignio com energia eltrica ou trmica suficiente para causar a ignio da atmosfera explosiva. Existe a possibilidade da atmosfera alcanar a fonte de ignio.

CLASSE I GRUPO A CLASSE I GRUPO detonao de uma atmosfera explosiva formada por estas substncias.

You might also like