You are on page 1of 10

GESTO AMBIENTAL DOS ESTALEIROS DE CONSTRUO E DA SUA ENVOLVENTE

IMPACTO AMBIENTAL DOS ESTALEIROS DE CONSTRUO


Armanda Maria Ferreira Bastos Couto
Engenheira Civil, Doutoranda na Universidade do Minho, Guimares, Portugal, amcouto@sapo.pt

Joo Pedro Couto


Engenheiro Civil, Professor, Universidade do Minho, Guimares, Portugal, jpc@civil.uminho.ptl

Resumo A actividade dos estaleiros de construo em meios urbanos causa agresses ao meio ambiente, interferindo com o dia a dia dos cidados que frequentemente reclamam quanto poeira, lama, ao rudo, aos atrasos no trfego, reduo do espao, aos materiais ou entulho depositados no espao pblico, etc. Com este artigo pretende-se chamar a ateno para os diversos impactos que os estaleiros de construo provocam na sua rea de implantao e imediaes, analisando-se de forma mais pormenorizada o impacto sobre a vegetao arbrea e o impacto visual. So enumeradas e sugeridas formas de os minimizar. Palavras-chave: Centros urbanos, Estaleiros de construo, Gesto ambiental,Impacto visual, Proteco das rvores

INTRODUO
Nos Centros Histricos Urbanos (CHU) os efeitos negativos dos estaleiros de construo tm grande relevncia, uma vez que se trata de reas urbanas com caractersticas muito particulares. Como locais tursticos que so, necessrio mantlos tanto quanto possvel aprazveis para viver, trabalhar e fruir. Para alm disso, nestas reas, existem frequentemente restries significativas no que respeita ao espao disponvel, acarretando dificuldades acrescidas para a montagem e explorao dos estaleiros. Da que os CHU, pela sua especificidade, requeiram por parte dos intervenientes do sector da construo uma ateno especial, no sentido de minimizar os impactos. Os impactos provocados pelos estaleiros nos CHU fazem-se sentir no s na sua rea de implantao como nas suas imediaes, degradando o meio ambiente e a qualidade de vida dos cidados. A indstria da construo tem no nosso pas uma importncia muito significativa, quer em termos de emprego, quer em termos econmicos. No entanto, infelizmente, no so raros os exemplos de m gesto ambiental.

LNEC

QIC2006

Tema C Ambiente e sustentabilidade

Num perodo em que a actividade do sector mais reduzida, imprescindvel que as empresas de construo tenham capacidade para dar resposta a todas as exigncias que cada vez mais incluem uma componente ambiental. Neste contexto, fundamental a participao e empenhamento de todos. Este artigo pretende divulgar medidas que possam ser um auxlio para atingir uma melhor conjugao entre a gesto ambiental e actividade desenvolvida num estaleiro de construo. Este artigo pretende abordar os diversos impactos que os estaleiros de construo provocam na sua rea de implantao e imediaes. Analisam-se de forma mais pormenorizada a danificao de vegetao arbrea e o impacto visual que estes tm nos meios urbanos e em particular nos centros histricos. So enumeradas e sugeridas formas de minimizar estes impactos.

INCONVENIENTES DO ESTALEIRO DE CONSTRUO


Os inconvenientes resultantes da actividade de um estaleiro so numerosos. Um estudo [1] realizado permitiu identificar um conjunto de inconvenientes que surgem com mais frequncia quando se aborda a problemtica dos impactos dos estaleiros no seu local de implantao e imediaes, particularmente em meios urbanos. Ensaiando uma ordenao que resulta essencialmente da importncia relativa que a cada um tem sido dada nas publicaes cientficas sobre este tema, so os seguintes os mais frequentemente referidos: - produo de resduos; - lamas nos arruamentos; - produo de poeiras; - poluio do solo da gua e danificao das redes de drenagem; - danificao da vegetao arbrea; - impacto visual; - rudo; - aumento do volume de trfego e ocupao da via pblica; - danificao do espao pblico. Tal como j foi referido, neste artigo sero abordados os impactos danificao da vegetao arbrea e visual.

DANIFICAO DAS RVORES A importncia da preservao das rvores


A actividade dos estaleiros pode danificar as rvores que se encontram dentro e na vizinhana da sua implantao. Atendendo a que as rvores so elementos naturais importantes da paisagem urbana, pois embelezam-na, proporcionam sombra e conforto trmico, constituem abrigo para as aves, purificam o ar e conservam a sua humidade, reduzem a velocidade do vento etc. A sua preservao torna-se quase uma imposio.

QIC2006

LNEC

Gesto ambiental dos estaleiros de construo e da sua envolvente

Apesar do seu porte, as rvores so seres vivos delicados, pelo que os estaleiros devero ser cuidadosamente preparados. Muitas vezes, os danos provocados s se evidenciam um ano ou mesmo anos aps a execuo da obra. Na maioria dos casos os problemas com das rvores nos estaleiros resultam de [2]: desconhecimento das rvores e do seu funcionamento; desconhecimento do valor e benefcios das rvores; falta de aconselhamento de um especialista na fase de planeamento; falta de medidas para prevenir a sua danificao; falta de investigao especializada e interveno durante muito tempo.

Os danos provocados nas rvores devido actividade do estaleiro resultam de [3] [4] [5] [6] [7]: - abaixamento dos nveis de gua subterrnea; - compactao do solo; - aumento substancial do nvel de solo; - abertura de valas e trincheiras; - remoo da camada superficial do solo; - perda ou danificao das razes. Quando as razes so removidas ou danificadas ou o nvel de solo alterado, as rvores podem evidenciar sinais de declneo no espao de poucos meses, incluindo, folhas mais pequenas ou descoloridas, perda prematura de cor, morte de pequenos e mesmo grandes ramos, etc. [6]. Num inqurito realizado em 2002 aos municpios com CHU [1] em que se pretendia conhecer qual a postura municipal habitualmente adoptada face aos diversos impactos anteriormente enumerados, obteve-se para a danificao da vegetao arbrea os seguintes resultados. A preveno geralmente obrigatria habitual em apenas 36% dos municpios. No chega a 30% a percentagem de municpios que pontualmente exigem a preveno deste impacto. Em 20% a preveno habitualmente adoptada apenas eventual, fazendo-se sentir durante a execuo da obra. Cerca de 15% assinalaram que no tm qualquer preocupao com a preveno deste impacto.

Como proteger as rvores


Para proteger as rvores durante a actividade do estaleiro necessrio tomar medidas para prevenir ou pelo menos minimizar as aces que conduzem sua danificao. Algumas das medidas de proteco das rvores so em seguida apresentadas: Localizar as rvores existentes no local de implantao do estaleiro e analisar o seu estado de sade. Nem todas as rvores na rea sujeita interveno das obras, podero apresentar condies de sade que justifiquem a sua proteco, pelo que a primeira medida a tomar consultar um especialista nesta matria de modo a que identifique as rvores que devem ser protegidas. Estas devero ento ser sinalizadas, por exemplo utilizando uma fita.

LNEC

QIC2006

Tema C Ambiente e sustentabilidade

Incluir clusulas contratuais com medidas de proteco das rvores. O o contrato e/ou o caderno de encargos devero incluir medidas de proteco s rvores bem como sanes, caso as medidas preventivas apresentadas no sejam cumpridas. Manter aces de manuteno das rvores durante o perodo de desenvolvimento da obra, como por exemplo, a rega e o controlo de ervas daninhas [2]. Podar os ramos das rvores. Antes de dar incio obra, as rvores existentes dentro ou perto do estaleiro devem ser podadas para minimizar os danos provocados nas razes [3]. Esta medida pretende equilibrar o racio raz/rebento, dado que as rvores necessitam de menos razes se tiverem menos folhas. porm aconselhvel nunca podar mais de um tero da copa da rvore. Colocao de barreiras de proteco. Durante a execuo das obras necessrio proteger o tronco, mas, sobretudo essencial proteger as razes, pois a actividade de construo pode danific-las severamente. A compactao do solo provavelmente uma das causas menos bvia de danificao das rvores, contudo no menos sria. uma das principais causas responsveis pela morte de rvores nos meios urbanos [3]. Na maioria das rvores 90 a 95% das razes encontram-se acima dos 90cm medidos a partir da superfcie do solo e destas mais de metade nos 30cm superficiais [4]. entre os pequenos espaos existentes entre as partculas de solo que encontram a gua e o oxignio indispensveis sua sobrevivncia. Num solo compactado o movimento do ar e da gua so reduzidos, ficando tambm as razes impossibilitadas de explorar novas reas de solo para procurarem os elementos de que precisam. Alm disso provvel que as razes sejam esmagadas, facilitando o acesso de organismos patognicos [4]. A compactao num estaleiro de construo provocada pela passagem de maquinaria pesada, pela passagem continuada de operrios, pelo armazenamento de materiais, pela deposio de resduos, etc.. A forma mais eficaz de evitar a compactao, consiste na implantao de uma vedao em torno da rvore que se pretende proteger antes do incio dos trabalhos, ver figura 1. O dimetro da vedao aconselhado [3] dever ser ligeiramente superior rea definida pela extenso dos maiores ramos.

QIC2006

LNEC

Gesto ambiental dos estaleiros de construo e da sua envolvente

Figura 1: Representao esquemtica da vedao de proteco s rvores Fonte: City of Vancouver Tree Information, Barriers & Protection

Acontece no entanto que em muitos estaleiros o espao limitado e esta regra no pode ser implementada. Quando assim , deve ser consultado um especialista, uma vez que a proximidade a que as actividades se podem desenrolar sem comprometer seriamente a sobrevivncia da rvore depende da sade e espcie da rvore e da dimenso dos danos. Colocao de placa identificativa na barreira de proteco. Na cerca de proteco da rvore devem ser colocadas tabuletas onde se leia rea de proteco da rvore. A esta chamada de ateno podem acrescentar-se as aces que no devero desenrolar-se dentro e junto vedao, advertindo que proibido: a entrada de maquinaria ou pessoas, o armazenamento de materiais, o estacionamento de qualquer natureza, remoo ou deposio de solos ou resduos, a deposio de resduos lquidos, a lavagem de mquinas ou ferramentas contendo beto, pregar ou afixar objectos rvore e escavar ou abrir valas [2]. Colocar uma camada de aproximadamente 15cm de mulch antes do incio dos trabalhos, quando a passagem de pessoas ou equipamentos indispensvel na rea definida como de proteco rvore. Esta camada deve ser estendida em toda a rea de proteco e mantida durante a execuo da obra, s sendo retirada no final. Proceder ao transplante de rvores sempre que a manuteno das mesmas no local no seja possvel ou desejvel. O transplante deve ser considerado como um meio alternativo de preservao das rvores [8].

Podem ainda salientar-se os problemas resultantes da pavimentao efectuada demasiado perto das rvores, alm de por em causa a sade da rvore, pe tambm em causa a estabilidade dos pavimentos.

LNEC

QIC2006

Tema C Ambiente e sustentabilidade

Estes problemas podem ser evitados se se considerarem as necessidades espaciais da rvore e do seu sistema de razes quando se concebem passeios e ruas [5]. Este espao depende do tipo de rvore em questo, contudo, o melhor seria localizar os passeios fora da rea de proteco da raz. Os passeios devem ser construdos por forma a que seja garantida uma distncia mnima ao tronco da rvore de cerca de 90cm. As ruas podero cobrir at metade da distncia e entre o limite da rea de proteco e da raz, desde que no seja efectuada escavao. A escolha do tipo de pavimento tambm importante, prefervel efectuar pavimentos que so assentes sobre camada de areia ou de saibro, a pavimentos efectuados em beto. Alm de no alterarem o PH do solo, permitem a penetrao de gua e oxignio. A escolha de material tambm importante nos pavimentos destinados ao trfego automvel, quando so necessrios acrscimos das vias, os pavimentos de beto necessitam de menos escavao do que os pavimentos betuminosos. Quando se efectua a reparao de pavimentos j danificados pelas razes das rvores, deve considerar-se a hiptese de alisar o pavimento irregular com uma mini rampa de beto ou asfalto, especialmente se se tratar de rvores sensveis a perturbaes nas razes.

A IMPORTNCIA DO IMPACTO VISUAL


Vedaes dos estaleiros com pichagens, cartazes deteriorados, materiais danificados, etc., poluem o ambiente visual tornando pouco agradveis os lugares onde se encontram implantados. importante que nos Centros Urbanos e em particular nos Centros Histricos, que se pretendem divulgar como locais tursticos e de ambiente aprazvel, haja o cuidado de minimizar as agresses visuais causadas pelas obras. No inqurito atrs referido [1] obteve-se para o impacto visual os seguintes resultados. A preveno geralmente obrigatria habitual em apenas 25% dos municpios. No chega a 40% a percentagem de municpios que pontualmente exigem a preveno deste impacto. Em 20% dos municpios a preveno habitualmente adoptada apenas eventual, fazendo-se sentir durante a execuo da obra. Cerca de 15% assinalaram que no tm qualquer preocupao com a preveno deste impacto. Neste aspecto como em tantos outros, h sempre exemplos a evitar e a considerar, como se documenta nos pargrafos seguintes.

QIC2006

LNEC

Gesto ambiental dos estaleiros de construo e da sua envolvente

Figura 2: Vedao em mau estado e materiais depositados no espao pblico sem qualquer sinalizao

Como mitigar o impacto visual


Conhecem-se j algumas aces efectuadas no sentido de minimizar o impacto visual das vedaes dos estaleiros. Citam-se alguns exemplos: - Na realizao da obra Arranjo Urbanstico da Envolvente Torre de Menagem realizada no Centro Histrico na cidade de Braga em 1991, houve a preocupao de colocar um tapume que estabelecesse com os transeuntes o melhor relacionamento. Os tapumes efectuados com tbuas de madeira, foram pintados por 17 pintores, oferecendo arte cidade. - Na cidade de Portimo, onde a fisionomia da cidade se encontrava alterada devido a diversas obras que se realizam no centro e baixa da cidade, foram ...os mesmos tapumes que, os muncipes se habituaram a ver como incmodos e estranhos cidade... [9] que deram corpo a uma exposio de cerca de 100 fotografias em grande formato realizada pela Cmara Municipal [9]. Desta forma os tapumes transformaramse em paredes de galeria. - O municpio de Tomar prev nas Normas Municipais de Segurana na Construo [10] que os tapumes dos estaleiros confinantes com a via pblica na zona urbana da cidade sejam construdos em painis de chapa, com altura mnima de 2,20m, devendo ainda ser pintados de cor verde escura. - Na cidade de Lisboa a interveno na Baslica dos Mrtires, na rua Garrett constitui um bom exemplo. A fachada foi tapada com uma lona que a reproduz, fazendo com que a interveno que est a ser levada a cabo se torne quase imperceptvel.

LNEC

QIC2006

Tema C Ambiente e sustentabilidade

Figura 3: Pintura do tapume por vrios pintores Fonte: Catlogo de postais cedido pela empresa construtora

Figura 4: Interveno na Baslica dos Mrtires Lisboa (2005)

Com efeito, existem diversas formas de transformar as vedaes dos estaleiros em objectos visualmente menos agressivos. Embora as empresas tenham tambm um papel importante, caber especialmente s Cmaras Municipais adoptar posturas que apontem neste sentido. Os dados recolhidos pelo inqurito [1] permitiram tomar conhecimento que a preveno deste impacto se efectua sobretudo pontualmente em algumas circunstncias, indiciando que a preveno ainda muito pouca. No entanto,

QIC2006

LNEC

Gesto ambiental dos estaleiros de construo e da sua envolvente

a adopo por parte dos municpios de medidas como as apresentadas a seguir, podem minimizar este impacto, nomeadamente: - Exigir tapumes novos ou em muito bom estado, esta ser uma regra base, sem a qual ser difcil seno impossvel atender ao objectivo proposto. - Efectuar exigncias quanto ao tipo de material utilizado [9]. Intervir e opinar na seleco do tipo de vedao adoptar para uma zona de construo de acordo com a utilidade desejada para a mesma. - Determinar cores a que devem obedecer, de modo a que o tapume melhor se enquadre na fisionomia da cidade e da envolvente. - Proibir fixao de cartazes de publicidade [11]. - Determinar a alturas e configuraes que devem cumprir. - Utilizar os tapumes para dar a conhecer a interveno urbanstica ou o empreendimento que est a ser executado. - Fazer dos tapumes um espao de divulgao cultural. A utilizao de guarda corpos devidamente colocados e sinalizados, a organizao e comportamento dos operrios em obra, a qualidade dos trabalhos executados e o estado de limpeza da obra, ou seja, o aspecto fsico do edifcio, podero tambm por si s contribuir para um maior ou menor impacto visual sobre os habitantes e transeuntes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1] COUTO, Armanda B. Impacto dos estaleiros de construo nos centros histricos urbanos. Dissertao de Mestrado, Universidade do Minho, Setembro, 2002. CANOPY COMPANY Protection of trees on construction sites (POTOCS). Canberra - Austrlia. Consultado em Abril de 2001. Disponvel em (http://www.treexpert.com.au/POTOCS.HTM). CITY OF CHICAGO (E.U.A.) Environment Department City Trees - caring for trees. Consultado em Maio de 2000. Disponvel em (http://www.ci.chi.il.us/Environment/CityTrees/Construction.html). CITY OF HUNTSVILLE Urban Forestry Section Managing Trees on Construction Sites. Consultado em Maio de 2000. Disponvel em (http://www.ci.huntsville.al.us/Landscape/Trees/UFSubpageConstruction.htm). JOHNSON, G. R. Protecting Trees from Construction Damage: A Homeowners Guide. University of Minnesota Extension service. [1999]. Consultado em Maio de 2001. Disponvel em (http://www.extension.umn.edu/distribution/housingandclothing/DK6135.html). SAVATREE - The tree and shrub care company Protecting trees during construction: its worth the effort. [1998]. Consultado em Maio de 2000. Disponvel em (http://www.savatree.com/articleprotect.htm).

[2]

[3]

[4]

[5]

[6]

LNEC

QIC2006

Tema C Ambiente e sustentabilidade

[7]

UNIVERSITY OF MINNESOTA - Center for Urban Ecology and Sustainability Abiotic Problems Construction/Development Stresses. Consultado em Maro de 2001. Disponvel em (http://www.ent.agri.umn.edu/cues/dx/ab/ab_3.htm). CITY OF VANCOUVER British Columbia, Canada City of Vancouver Tree Information. Consultado em Dezembro de 1999. Disponvel em (http://www.city.vancouver.bc.ca/commsvcs/planning/treebylaw/treeidxj.htm). CMARA MUNICIPAL DE PORTIMO Exposio Momentos na Cidade... Tapumes Ganham Vida em Portimo. Consultado em Dezembro 2000. Disponvel em (http://www.cm-portimo.pt/Notciasnoticia.php?76).

[8]

[9]

[10] CMARA MUNICIPAL DE TOMAR Normas Municipais de Segurana. [11] CMARA MUNICIPAL DE FARO Regulamento de Higiene e Limpeza.

10

QIC2006

LNEC

You might also like