You are on page 1of 4

Estudo 1

As Cinco Linguagens do Amor


Introduo Existe uma mentira que o diabo est semeando no mundo hoje, que aps algum tempo depois do casamento tudo fica ruim e o amor tende a desaparecer. Mas na verdade a vontade de Deus para o casamento que cada dia seja melhor e o amor amadurea obedecendo suas fases naturais, onde existe respeito, carinho, ateno, sinceridade e tantas outras coisas essenciais para a felicidade conjugal. O amor e a paixo so diferentes, pois, a paixo com o tempo se acaba por que a sua base no interesse genuno ,e sim, satisfao pessoal do ego. Ela est ligada a carne e seus desejos, enquanto o amor se importa com o que h por dentro. As diferentes linguagens do amor: - Palavras de afirmao - Qualidade de tempo - Receber presentes - Formas de servir - Toque fsico 1) Diferentes linguagens de amor Muitas vezes tentamos dizer a mesma coisa a nosso cnjuge, de maneiras diferentes, aprender a comunicao certa essencial para o casamento. Voc pode dizer eu te amo de vrias formas, como dizer algo amigvel em grego para algum que no entenda esse idioma, voc no ser compreendido mesmo que tenha boa inteno de se comunicar. O amor expressado atravs de diferentes linguagens emocionais. Uma linguagem de amor a capacidade de expressar amor. Validando com aes o que afirmado com palavras. Dificilmente marido e mulher possuiro a mesma linguagem emocional. O que acontece com a lngua estrangeira tambm ocorre com a lngua emocional. Podemos falar a lngua emocional principal, mas freqentemente ela chega at a outra pessoa como uma lngua desconhecida, dizemos eu te amo em uma lngua enquanto o outro diz a mesma coisa em uma outra lngua. Como resultado, nossos esforos para demonstrar amor so frustrados e somos tentados a nos afastar emocionalmente daqueles a quem amamos, pensando que ningum nos entende.

a) Palavras de afirmao: Aqueles que falam esta linguagem de amor, necessitam no apenas ouvir a frase eu te amo mas tambm necessitam de palavras que no dia a dia revelem isto.

Palavras encorajadoras: para estmulo, desafio ou nimo. Palavras Bondosas: elogios e reconhecimentos. Palavras Humildes: pedidos gentis em vez de ordens.

Normalmente estas pessoas so muito feridas com as crticas. b) Qualidade de tempo: O aspecto central desta linguagem de amor estar juntos. - No apenas proximidade, mas ateno concentrada. - Conversa com qualidade faz parte desta linguagem. Parar tudo que est fazendo e ouvir com ateno. - diferente da primeira linguagem de amor que focaliza o que afirmamos, esta focaliza o que ouvimos. - A atividade secundria, a importncia refere-se a ateno que damos e recebemos, a atividade acaba sendo apenas o veculo que proporciona o sentimento de interao. - No o que se faz, mas sim, porque estamos fazendo. c) Receber presentes: Socilogos dizem que em praticamente todas as culturas, dar presentes expressa amor e carinho. - No importa se foi caro ou barato, e sim que ele expresse a lembrana da pessoa e seu sentimento. - Para os que falam esta linguagem os presentes so smbolos visuais deste amor. - Esta uma das linguagens mais simples de aprender. - A presena do cnjuge em tempos de crise o maior presente que se pode receber para quem tem esta linguagem. A presena fsica torna-se o smbolo visual do amor. - No necessrio que os presentes sejam caros e oferecidos semanalmente. Para algumas pessoas o valor nada tem a ver com o preo ou data especial, mas com o amor implcito. d) Formas de servir: procurar agradar fazendo coisas especiais que seu cnjuge aprecia. - Para que sejam realizadas, necessrio pensar, planejar e executar. - Para alguns o cuidado especial com as roupas ou a casa, limpeza, consertos, preparo de refeies, etc. - Seja cozinhando, limpando, consertando, ajudando a trocar fraldas, a ao refletir no apenas o cumprimento do dever, mas a tentativa de agradar e dizer que se importa com o outro. Para quem fala esta linguagem a falta de reconhecimento destas expresses de amor ou por meio do servio far com que a pessoa se sinta mero capacho. e) Toque fsico: O toque fsico tambm um poderoso veculo de comunicao para transmitir o amor conjugal. Andar de mos dadas, fazer um gostoso cafun, beijar, abraar e manter relaes sexuais so formas de comunicar o amor emocional para o cnjuge.
2

Agresses fsicas para quem tem esta linguagem de amor, so ainda pior do que aquilo que normalmente causam. Pequenos toques ao passar por seu cnjuge implicam fraes de segundo. Afagos ao sair e ao chegar em casa. Um simples beijo e abrao, falaro muito alto para os que tem essa linguagem.

2) Identificando sua primeira linguagem. Destas cinco linguagens de amor uma deve ser a sua principal, um desses modos de expresso significam mais para voc do que os outros. Pense nas ocasies em que voc reclamou ao seu cnjuge sobre como queria ser tratado(a), aquilo que voc requisitou possivelmente algo que faz parte de sua linguagem de amor. Solicitaes que provavelmente foram interpretadas como superficiais por seu cnjuge, so no entanto tentativas de assegurar o amor dele para com voc. Se voc ficar em dvida entre duas dessas linguagens, e achar que qualquer uma poderia ser a sua, existe a possibilidade de voc ser bilinge emocional. 3) Descobrindo a linguagem de seu cnjuge. As crticas de seu cnjuge sobre seu comportamento, fornecem dicas quentes a respeito de sua principal linguagem de amor. As pessoas tendem a criticar mais seus cnjuges na rea em que eles menos tem suas profundas necessidades emocionais. A observao que fazem uma forma intil de suplicar amor. Se voc no descobrir a primeira linguagem de amor de seu cnjuge corre o risco de expressar seu amor sem que a mensagem seja recebida. Pergunte a seu cnjuge o que mais o satisfaz. (Vamos gastar um tempo falando sobre a nossa linguagem de amor) Concluso Aos sete anos, a linguagem de amor de uma criana j se desenvolveu o suficiente para ser identificada. Cremos que a ordem de sua linguagem de amor dada por Deus, contudo a expresso das linguagens podem ser afetadas pela educao. Todos os dias escolhemos amar ou no, amar o seu cnjuge na linguagem de amor dele um ato de maior amor do que praticar somente a sua linguagem principal.

You might also like