You are on page 1of 33

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO LEI COMPLEMENTAR N 045 DE 20 DE ABRIL DE 2010

DISPE SOBRE A REESTRUTURAO DO REGIME PRPRIO DE PREVIDNCIA SOCIAL DO MUNICPIO DE CAMPINA GRANDE/PB E, D OUTRAS PROVIDNCIAS.

O PREFEITO MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE, fao saber que a Cmara de Vereadores aprovou e eu sanciono a seguinte

LEI CAPTULO I DO REGIME PRPRIO DE PREVIDNCIA SOCIAL Art. 1. Fica reestruturado, nos termos da presente Lei Complementar, o Regime Prprio de Previdncia Social dos Servidores do Municpio de Campina Grande, Estado da Paraba, consoante aos preceitos e diretrizes emanadas do art. 40 da CF/88, das Emendas Constitucionais n. 20/98, 41/2003 e 47/2005 bem como das Leis Federais n 9.717/98 e n 10.887/2004. SEO NICA DO RGO, NATUREZA JURDICA E SEUS FINS Art. 2 O Regime Prprio de Previdncia Social dos Servidores Pblicos do Municpio de Campina Grande/PB, gozar de personalidade jurdica de direito pblico, natureza autrquica e autonomia administrativa e financeira, com sede e foro na cidade de Campina Grande.

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO 1 O Instituto de Previdncia Social dos Servidores Pblicos Municipais de Campina Grande/PB, ser denominado pela sigla "IPSEM, e tem por objetivo assegurar aos seus segurados e aos dependentes destes, de conformidade com esta Lei, prestaes de natureza previdenciria, em caso de contingncias que interrompam, depreciem ou faam cessar seus meios de subsistncia. 2 Fica assegurado ao IPSEM, no que se refere a seus servios e bens, rendas e ao, todos os privilgios, regalias, isenes e imunidade de que gozam o Municpio de Campina Grande. CAPTULO II DAS PESSOAS ABRANGIDAS SEO I DOS SEGURADOS Art. 3. So segurados obrigatrios do IPSEM os servidores ativos e inativos dos rgos da Administrao Direta e Indireta do Municpio de Campina Grande. Pargrafo nico. Ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso, declarado em Lei de livre nomeao e exonerao, bem como de outro cargo temporrio ou de emprego pblico, aplica-se o Regime Geral de Previdncia Social, conforme o 13 do art. 40 da Constituio Federal de 1988. Art. 4. A filiao ao IPSEM ser obrigatria, a partir da publicao desta lei, para os atuais servidores e para os demais, a partir de suas respectivas posses. Art. 5. A perda da qualidade de segurado do IPSEM se dar com a morte, exonerao, demisso ou para aquele que deixar de exercer atividade que o submeta ao regime do IPSEM. Pargrafo nico. A perda da qualidade de segurado importa na caducidade dos direitos inerentes a essa qualidade. Art. 6 O servidor pblico titular de cargo efetivo do Municpio de Campina Grande, permanecer vinculado ao IPSEM nas seguintes situaes:

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO I - quando cedido, com ou sem nus para o cessionrio, a rgo ou entidade da administrao direta ou indireta de outro ente federativo; II quando afastado ou licenciado temporariamente do cargo efetivo sem recebimento de remunerao do Municpio, desde que efetue o recolhimento ao IPSEM da sua contribuio previdenciria e da respectiva contribuio patronal que seria de responsabilidade do ente, relativamente s competncias abrangidas pelo perodo de seu afastamento ou licenciamento, observado o disposto no art. 39; III - durante o afastamento do cargo efetivo para o exerccio de mandato eletivo; e IV - durante o afastamento do pas por cesso ou licenciamento com remunerao. 1 O recolhimento das contribuies relativas aos servidores cedidos e licenciados observar ao disposto no art. 37, inciso I, alneas a e b. 2 Em no ocorrendo o pagamento das contribuies previdencirias de que trata o inciso II, o perodo em que estiver afastado ou licenciado no ser computado para fins previdencirios, salvo se restar comprovado, mediante averbao, a efetivao das contribuies para outro regime de previdncia. 3 O segurado que ocupe, concomitantemente, cargo efetivo e o mandato de vereador, filia-se ao IPSEM pelo cargo efetivo, e ao RGPS pelo mandato eletivo. 4 O segurado professor ou mdico ser vinculado ao regime prprio nos limites de tempo previstos em lei e ou no edital. Se houver prorrogao de horrio ou turno, sem previso legal, o servidor ser vinculado ao RGPS em relao supracitada prorrogao.

5 O servidor efetivo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e de outros Municpios disposio do Municpio de Campina Grande/PB, permanece filiado ao regime previdencirio de origem. SEO II DOS DEPENDENTES Art. 7. So considerados dependentes do segurado, para os efeitos desta lei:
3

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO I - O cnjuge, a companheira, o companheiro, e o filho no emancipado, de qualquer condio, desde que no tenha atingido a maioridade civil ou se invlido; II - Os pais, desde que comprovada a dependncia econmica; e III - O irmo no emancipado, comprovada a dependncia, desde que no tenha atingido a maioridade civil ou se invlido. 1 A existncia de dependente indicado em qualquer dos incisos deste artigo exclui do direito ao benefcio os indicados nos incisos subseqentes. 2 Equiparam-se aos filhos, nas condies do inciso I, mediante declarao escrita do segurado e desde que comprovada a dependncia econmica, o enteado e o menor que esteja sob sua tutela e desde que no possua bens suficientes para o prprio sustento e educao.

3 O menor sob tutela somente poder ser equiparado aos filhos do segurado mediante apresentao do termo de tutela. 4 Considera-se companheira ou companheiro a pessoa que, sem ser casada, mantenha unio estvel com o segurado ou segurada. 5 Considera-se unio estvel aquela verificada entre o homem e a mulher como entidade familiar, quando forem solteiros, separados judicialmente, divorciados ou vivos, ou tenham prole em comum, enquanto no se separarem. Art. 8. A dependncia econmica das pessoas indicadas no inciso I do artigo anterior presumida, a das pessoas constantes dos incisos II e III devero comprov-la. Art. 9. A perda da qualidade de dependente ocorrer: I - para os cnjuges, pela separao judicial ou divrcio, pela anulao do casamento, pelo bito ou por sentena judicial transitada em julgado;

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO II - para a companheira ou companheiro, pela cessao da unio estvel com o segurado ou segurada, enquanto no lhe for garantida a prestao de alimentos ou pelo bito. III - para o filho e o irmo, de qualquer condio, ao atingirem a maioridade civil, salvo se invlidos, ou pela emancipao, ainda que invlido, exceto, neste caso, se a emancipao for decorrente de colao de grau cientifico em curso de ensino superior; e IV - para os dependentes em geral: a) pelo matrimnio; b) pela cessao da invalidez; c) pelo falecimento. SEO III DA INSCRIO DAS PESSOAS ABRANGIDAS Art. 10. A inscrio do segurado automtica e ocorre quando da investidura no cargo. Art. 11. Incumbe ao segurado manter atualizadas as suas informaes cadastrais e promover a inscrio de seus dependentes, mediante apresentao de documentos hbeis. 1 Ocorrendo bito do segurado sem que tenha feito a sua inscrio e a de seus dependentes, a estes ser lcito promov-la para outorga das prestaes a que fizerem jus. 2 A inscrio de dependente invlido requer a comprovao desta condio atravs de percia mdica. 3 A inscrio essencial obteno de qualquer prestao, devendo o IPSEM fornecer ao segurado, documento que a comprove. CAPITULO III DOS DIREITOS DAS PESSOAS ABRANGIDAS

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO SEO I DOS BENEFCIOS GARANTIDOS AOS SEGURADOS SUB-SEO I Da Aposentadoria Art. 12. Os servidores abrangidos pelo regime do IPSEM sero aposentados: I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuio, exceto se decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificadas no art. 13: a) a invalidez ser apurada mediante exames mdicos realizados segundo instrues emanadas do IPSEM e os proventos da aposentadoria sero devidos a partir do dia seguinte ao do desligamento do segurado do servio. b) a doena ou leso da qual o segurado filiado j era portador na data da posse no cargo no lhe conferir direito aposentadoria por invalidez, salvo quando a incapacidade sobrevier por motivo de progresso ou agravamento dessa doena ou leso. II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio; III - voluntariamente, desde que cumprido tempo mnimo de dez anos de efetivo exerccio no servio pblico e cinco anos no cargo efetivo no qual se dar a aposentadoria, observadas as seguintes condies: a) sessenta anos de idade e trinta e cinco anos de contribuio, se homem, e cinqenta e cinco anos de idade e trinta anos de contribuio, se mulher; b) sessenta e cinco anos de idade, se homem, e sessenta anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. 1 Para o clculo dos proventos de aposentadoria, por ocasio da sua concesso, sero consideradas as remuneraes utilizadas como base para as contribuies do servidor aos regimes de previdncia de que tratam os artigos 40 e 201 da CF/88, na forma do artigo 35 desta lei.

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO 2 vedada adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos segurados do IPSEM, ressalvados, nos termos definidos em lei complementar, os casos de servidores: I - portadores de deficincia; II - que exeram atividades de risco; III - cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica. 3 Os requisitos de idade e de tempo de contribuio sero reduzidos em cinco anos, em relao ao disposto no art. 12, III, a, para o professor que comprove exclusivamente tempo de efetivo exerccio das funes de magistrio na educao infantil, no ensino fundamental e mdio. 4 So consideradas as funes de magistrio, contida no pargrafo anterior, as exercidas por professores no desempenho de atividades educativas, quando exercidas em estabelecimento de educao bsica alm do exerccio de docncia tais como a funo de direo de unidade escolar, de coordenao e assessoramento pedaggico. 5 Ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumulveis na forma da Constituio, vedada a percepo de mais de uma aposentadoria conta do regime previsto no art. 40 da Constituio Federal. 6 O servidor de que trata este artigo, que tenha completado as exigncias para aposentadoria voluntria estabelecidas no inciso III, alnea a, e que opte por permanecer em atividade far jus a um abono de permanncia equivalente ao valor da sua contribuio previdenciria at completar as exigncias para aposentadoria compulsria contidas no inciso II. 7 O segurado aposentado por invalidez est obrigado, sob pena de suspenso do benefcio, a qualquer tempo, e independentemente de sua idade, ressalvada apenas a idade mxima de permanncia no servio publico, a submeter-se anualmente a exames mdicos-periciais a cargo do IPSEM. Art. 13. O segurado, quando acometido de tuberculose ativa, alienao mental, neoplasia maligna, cegueira, hansenase, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avanado de doena de Paget (ostete deformante), sndrome da deficincia imunolgica adquirida - AIDS, contaminao por radiao (com base em concluso da medicina especializada) ou quando vtima de acidente do trabalho ou molstia profissional que o invalide para o servio, ter direito aposentadoria integral.
7

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO Art. 14. Para fins do disposto no 21 do art. 40 da Constituio Federal e no 2 do art. 34 desta Lei, considerase doena incapacitante: sarcoidose; doena de Hansen; tumores malignos; hemopatias graves; doenas graves e invalidantes do sistema nervoso central e perifrico e dos rgos dos sentidos; cardiopatias reumatismais crnicas graves; hipertenso arterial maligna; cardiopatias isqumicas graves; cardiomiopatias graves; acidentes vasculares cerebrais com acentuadas limitaes; vasculopatias perifricas graves; doena pulmonar crnica obstrutiva grave; hepatopatias graves; nefropatias crnicas graves, doenas difusas do tecido conectivo; espondilite anquilosante e artroses graves invalidantes. SUB-SEO II Do Clculo dos Proventos de Aposentadoria Art. 15. No clculo dos proventos de aposentadoria prevista nos arts. 12 e 64 desta Lei ser considerada a mdia aritmtica simples das maiores remuneraes utilizadas como base para as contribuies do servidor aos regimes de previdncia a que esteve vinculado, correspondentes a oitenta por cento de todo o perodo contributivo, desde a competncia julho de 1994 ou desde a do incio da contribuio, se posterior quela competncia. 1 As remuneraes consideradas no clculo do valor inicial dos proventos tero os seus valores atualizados, ms a ms, de acordo com a variao integral do ndice fixado para a atualizao dos salrios-de-contribuio, considerados no clculo dos benefcios do regime geral da previdncia social. 2 Nas competncias a partir de julho de 1994 em que no tenha havido contribuio do servidor vinculado a regime prprio, a base de clculo dos proventos ser a remunerao do servidor no cargo efetivo, inclusive nos perodos em que houve iseno de contribuio ou afastamento do cargo, desde que o respectivo afastamento seja considerado como de efetivo exerccio. 3 Os valores das remuneraes a serem utilizadas no clculo de que trata este artigo, sero comprovados mediante documento fornecido pelos rgos e entidades gestoras dos regimes de previdncia aos quais o servidor esteve vinculado. 4 Para os fins deste artigo, as remuneraes consideradas no clculo da aposentadoria, atualizadas na forma do 1 deste artigo, no podero ser: I - inferiores ao valor do salrio mnimo;
8

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO II - superiores ao limite mximo do salrio-de-contribuio, quanto aos meses em que o servidor esteve vinculado ao regime geral de previdncia social. 5 Para o clculo do valor inicial dos proventos proporcionais ao tempo de contribuio ser utilizada frao cujo numerador ser o total desse tempo e o denominador, o tempo necessrio respectiva aposentadoria voluntria com proventos integrais, no se aplicando a reduo no tempo de idade e contribuio, relativa ao professor. 6 No clculo dos proventos proporcionais, o valor resultante do clculo da mdia ser previamente confrontado com o limite de remunerao previsto no 7, para posterior aplicao da frao de que trata o 5. 7 Os proventos, calculados de acordo com o caput, por ocasio de sua concesso, no podero ser inferior ao salrio mnimo nem exceder a remunerao do respectivo servidor no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria. 8 Os perodos de tempo utilizados no clculo previsto neste artigo sero considerados em nmero de dias. SEO II DOS BENEFCIOS GARANTIDOS AOS DEPENDENTES SUB-SEO NICA Da Penso Por Morte Art. 16. A penso por morte ser calculada na seguinte forma: I - ao valor da totalidade dos proventos do servidor falecido, at o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201 da CF/88, acrescido de setenta por cento da parcela excedente a este limite, caso aposentado data do bito; ou II - ao valor da totalidade da remunerao do servidor no cargo efetivo em que se deu o falecimento, at o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201 da CF/88, acrescido de setenta por cento da parcela excedente a este limite, caso em atividade na data do bito, excludas as parcelas remuneratrias pagas em decorrncia de local de trabalho, de funo de confiana, de cargo em comisso, de outras parcelas de natureza temporria, ou de abono de permanncia. 1 A importncia total assim obtida ser rateada em partes iguais entre todos os dependentes com direito a penso, e no ser protelada pela falta de habilitao de outro possvel dependente.
9

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO 2 A habilitao posterior que importe incluso ou excluso de dependente s produzir efeitos a contar da data da inscrio ou habilitao. Art. 17. Ser concedida penso provisria por morte presumida do segurado, nos seguintes casos: I - sentena declaratria de ausncia, expedida por autoridade judiciria competente; e II - desaparecimento em acidente, desastre ou catstrofe. 1 A penso provisria ser transformada em definitiva com o bito do segurado ausente ou deve ser cancelada com reaparecimento do mesmo, ficando os dependentes desobrigados da reposio dos valores recebidos, salvo m-f. 2 No far jus a penso o dependente condenado por prtica de crime doloso de que tenha resultado a morte do segurado. Art. 18. A penso por morte do segurado, aposentado ou no, ser devida ao conjunto dos seus dependentes, a contar da data: I - do bito, quando requerida at sessenta dias depois deste; II - do requerimento, quando requerida aps o prazo previsto no inciso I; ou III - da deciso judicial, no caso de morte presumida. 1 No caso do disposto no inciso II, no ser devida qualquer importncia relativa a perodo anterior data de entrada do requerimento. 2 O direito penso configura-se na data do falecimento do segurado, sendo o benefcio concedido com base na legislao vigente nessa data, vedado o reclculo em razo do reajustamento do limite mximo dos benefcios do RGPS. Art. 19. A condio legal de dependente, para fins desta Lei, aquela verificada na data do bito do segurado.

10

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO 1 A invalidez ou alterao de condies quanto ao dependente supervenientes morte do segurado, no daro origem a qualquer direito a penso. 2 Os dependentes invlidos ficam obrigados, tanto para concesso como para manuteno e cessao de suas quotas de penso, a submeterem-se aos exames mdicos determinados pelo IPSEM. 3 Ficam dispensados dos exames referidos neste artigo os pensionistas invlidos que atingirem a idade de 60 (sessenta) anos. Art. 20. A parcela de penso de cada dependente extingue-se com a perda da qualidade de dependente na forma do art. 9. Art. 21. Toda vez que se extinguir uma parcela de penso, proceder-se- a novo rateio da penso, na forma do 1, do art. 16, em favor dos pensionistas remanescentes. Pargrafo nico. Com a extino da quota do ltimo pensionista, extinta ficar tambm a penso. CAPTULO IV DAS DISPOSIES DIVERSAS Art. 22. O abono anual ser devido quele que, durante o ano, tiver recebido proventos de aposentadoria, penso por morte, pagos pelo RPPS. Pargrafo nico O abono de que trata o caput ser proporcional em cada ano ao nmero de meses de benefcio pago pelo RPPS, em que cada ms corresponder a um doze avos, e ter por base o valor do benefcio do ms de dezembro, exceto quando o benefcio encerrar-se antes deste ms, quando o valor ser o do ms da cessao. Art. 23. assegurado o reajustamento dos benefcios para preservar-lhes, em carter permanente, o valor real, conforme ndice Nacional de Preos ao Consumidor - INPC. Art. 24. O tempo de contribuio federal, Estadual ou municipal ser contado para efeito de aposentadoria. Art. 25. vedada qualquer forma de contagem de tempo de contribuio fictcio.

11

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO Art. 26. Aplica-se o limite fixado no art. 37, XI da Constituio Federal, soma total dos proventos de inatividade, inclusive quando decorrentes da acumulao de cargos ou empregos pblicos, bem como de outras atividades sujeitas a contribuio para o regime geral de previdncia social, e ao montante resultante da adio de proventos de inatividade com remunerao de cargo acumulvel na forma da Constituio Federal, cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao, e de cargo eletivo. Art. 27. Alm do disposto nesta Lei o IPSEM observar, no que couber, os requisitos e critrios fixados para o regime geral de previdncia social. Art. 28. O pagamento do benefcio de aposentadoria por invalidez decorrente de doena mental somente ser feito ao curador do segurado, condicionado apresentao do termo de curatela, ainda que provisrio. Art. 29. Para efeito do benefcio de aposentadoria, assegurada a contagem recproca do tempo de contribuio na administrao pblica e na atividade privada, rural ou urbana, hiptese em que os diversos regimes de previdncia social se compensaro financeiramente, nos termos do 9, do art. 201 da Constituio Federal, segundo critrios estabelecidos na lei 9.796/99. Pargrafo nico Os servidores municipais contemplados pelo art. 3 desta lei, recebero do rgo instituidor (IPSEM), todo o provento integral da aposentadoria, independente do rgo de origem ter feito ou no o repasse do recurso de cada servidor, como compensao financeira. Art. 30. As prestaes, concedidas aos segurados ou a seus dependentes, salvo quanto a importncias devidas ao prprio IPSEM e aos descontos autorizados por Lei ou derivados da obrigao de prestar alimento, reconhecida por via judicial, no podero ser objeto de penhora, arresto ou seqestro, sendo nula de pleno direito qualquer venda ou cesso e a constituio de quaisquer nus, bem como a outorga de poderes irrevogveis ou em causa prpria para a respectiva percepo. Art. 31. O pagamento dos benefcios em dinheiro ser efetuado diretamente ao segurado ou ao dependente, salvo nos casos de ausncia, molstia contagiosa ou impossibilidade de locomoo do beneficiado, quando se far a procurador, mediante autorizao expressa do IPSEM que, todavia, poder neg-la quando considerar essa representao inconveniente.

12

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO Art. 32. O pagamento do abono de permanncia de que trata o art. 12, 6, art. 64, 3 e art. 67, 1 de responsabilidade do municpio e ser devido a partir do cumprimento dos requisitos para obteno do benefcio, mediante opo expressa pela permanncia em atividade. Art. 33. Prescreve em cinco anos, a contar da data em que deveriam ter sido pagas, toda e qualquer ao para haver prestaes vencidas ou quaisquer restituies ou diferenas devidas pelo IPSEM, salvo o direito dos menores, incapazes e ausentes, na forma do Cdigo Civil e nos prazos previstos no artigo 17 desta Lei. CAPTULO V DO CUSTEIO SEO I Da Receita Art. 34. A receita do IPSEM ser constituda, de modo a garantir o seu equilbrio financeiro e atuarial, na seguinte forma: I - de uma contribuio mensal dos segurados ativos, definida pelo 1 do art. 149 da CF/88, igual a 11% (onze por cento) calculada sobre a remunerao de contribuio; II - de uma contribuio mensal dos segurados inativos e dos pensionistas a razo de 11% (onze por cento), calculada sobre a parcela dos proventos e das penses concedidas e que tenham cumprido todos os requisitos para sua obteno at 31.12.2003, que superarem o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201 da Constituio Federal; III - de uma contribuio mensal dos segurados inativos e dos pensionistas a razo de 11% (onze por cento), calculada sobre os proventos e as penses concedidas aps a publicao da Emenda Constitucional n. 41/2003, que superarem o limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201 da Constituio Federal; IV - de uma contribuio mensal do Municpio, includas suas autarquias e fundaes, definida na reavaliao atuarial igual a 16,46% (dezesseis inteiros e quarenta e seis dcimos porcentuais) calculada sobre a remunerao de contribuio dos segurados ativos, compreendendo: 11% (onze inteiros por cento) relativo ao custo normal e 5,46% (cinco inteiros e quarenta e seis dcimos porcentuais) referentes alquota de custo especial;
13

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO V O dficit do custo especial ser financiado, nos termos do art. 18 da Portaria n 403, de 11 de dezembro de 2008, do Ministrio da Previdncia Social, mediante arrecadao mensal de 5,46% (cinco inteiros e quarenta e seis dcimos por cento) sobre a remunerao de contribuio dos servidores ativos vinculados ao instituto, escalonado nos termos do Anexo III desta Lei. VI - de uma contribuio mensal dos rgos municipais sujeitos a regime de oramento prprio, igual fixada para o Municpio no inciso anterior, calculada sobre a remunerao de contribuio dos segurados obrigatrios; VII - de uma contribuio mensal dos segurados que usarem da faculdade prevista no art. 6, correspondente a sua prpria contribuio, acrescida da contribuio correspondente do Municpio; VIII - pela renda resultante da aplicao das reservas; IX - pelas doaes, legados e rendas eventuais; X - por aluguis, permisso e/ou cesso onerosa de imveis, estabelecidos em Lei; XI - dos valores recebidos a ttulo de compensao financeira, em razo do 9 do art. 201 da Constituio Federal. 1 Constituem tambm fontes de receita do IPSEM as contribuies previdencirias previstas nos incisos I, IV e V incidentes sobre o auxlio doena, salrio-maternidade e auxlio-recluso. 2 A contribuio prevista no inciso III deste artigo incidir apenas sobre as parcelas de proventos de aposentadoria e de penso que superem o dobro do limite mximo estabelecido para os benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201 da Constituio Federal, quando o beneficirio, for portador de doena incapacitante prevista no art. 14 desta lei. 3 A contribuio previdenciria prevista nos incisos IV e V somente ser exigida depois de decorrido o prazo de noventa dias, a contar da data da publicao desta lei, nos termos do 6 do art. 195 da Constituio Federal. 4 Durante a vigncia da noventena prevista no pargrafo anterior, aplicar-se- as contribuies previstas nos incisos IV e V a alquota prevista no inciso II, do art. 35 da Lei Complementar Municipal n 12/2002, com redao dada pela Lei Complementar Municipal n 40/2009.
14

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO Art. 35. Considera-se base de clculo das contribuies, o valor constitudo pelo vencimento ou subsdio do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei, dos adicionais de carter individual, dcimo terceiro vencimento, ou demais vantagens de qualquer natureza, incorporadas ou incorporveis, na forma de legislao especfica, percebidas pelo segurado. 1 Exclu-se da remunerao de contribuio as seguintes espcies remuneratrias: I - as dirias para viagens; II - a ajuda de custo em razo de mudana de sede; III - a indenizao de transporte e horas extras; IV - o auxlio-alimentao e o auxlio-creche; V - a gratificao de 1/3 de frias prevista no inciso XVII do art. 7 da Constituio Federal e frias indenizadas; VI - as parcelas remuneratrias pagas em decorrncia de local de trabalho; VII - a parcela percebida em decorrncia do exerccio de cargo em comisso ou de funo de confiana; e VIII - o abono de permanncia de que tratam o 19 do art. 40 da Constituio Federal, o 5o do art. 2o e o 1o do art. 3o da Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de 2003; IX as demais vantagens de natureza temporrias no sero previstas nos incisos anteriores. 2 O servidor ocupante de cargo efetivo poder optar pela incluso na base de contribuio de parcelas remuneratrias percebidas em decorrncia de local de trabalho, do exerccio de cargo em comisso ou de funo de confiana e das demais vantagens de natureza temporrias, para efeito de clculo do benefcio a ser concedido com fundamento no art. 40 da Constituio Federal e art. 2o da Emenda Constitucional n 41, de 19 de dezembro de 2003, respeitada, em qualquer hiptese, a limitao estabelecida no 2o do art. 40 da Constituio Federal. 3 Quando a remunerao do segurado sofrer reduo em razo de pagamento proporcional, faltas ou quaisquer outros descontos, a alquota de contribuio dever incidir sobre o valor total da remunerao de contribuio prevista no caput, desconsiderado os descontos.
15

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO 4 O salrio famlia no est sujeito, em hiptese alguma, a qualquer desconto pelo IPSEM. Art. 36. Em caso de acumulao de cargos permitida em Lei, a remunerao de contribuio para os efeitos desta Lei, ser a soma das remuneraes percebidas. SEO II Do Recolhimento das Contribuies e Consignaes Art. 37. A arrecadao das contribuies devidas ao IPSEM, compreendendo o respectivo desconto e seu recolhimento, dever ser realizada observando-se as seguintes normas: I - aos setores encarregados de efetuar o pagamento dos servidores ativos e inativos dos rgos municipais, caber descontar, no ato do pagamento, as importncias de que trata os incisos I, II e III, do art. 34, observado: a) Na cesso de servidores para outro ente federativo, em que o pagamento da remunerao seja nus do rgo ou da entidade cessionria, ser de sua responsabilidade o desconto da contribuio devida pelo servidor e a contribuio devida pelo ente de origem, cabendo ao cessionrio efetuar o repasse das contribuies do ente federativo e do servidor unidade gestora do RPPS do ente federativo cedente; b) Na cesso de servidores para outro ente federativo, sem nus para o cessionrio, continuar sob a responsabilidade do cedente, o desconto e o repasse das contribuies unidade gestora do RPPS. II - caber do mesmo modo, aos setores mencionados no inciso I, recolher ao IPSEM ou a estabelecimentos de crdito indicado, at o dia 10 (dez) do ms subseqente, a importncia arrecadada na forma do item anterior, juntamente com as contribuies previstas no inciso IV, do art. 34, conforme o caso. Pargrafo nico. O Poder Executivo e Legislativo, suas autarquias e fundaes encaminharo mensalmente ao IPSEM relao nominal dos segurados, com os respectivos subsdios, remuneraes e valores de contribuio.

Art. 38. O no-recolhimento das contribuies a que se referem os incisos I, II, III e IV do art. 34 desta Lei, no prazo estabelecido no inciso II do artigo anterior, ensejar o pagamento de juros moratrios razo de 1% (um por cento) ao ms, no cumulativo.

16

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO Art. 39. O segurado que se valer da faculdade prevista no art. 6. fica obrigado a recolher mensalmente, na rede bancria, mediante boleto bancrio emitido pelo IPSEM, as contribuies devidas. 1 Caso o recolhimento tratado no caput no seja efetuado pelo servidor nos respectivos meses em que se der o afastamento ou licena sem remunerao, poder ser efetuada a contribuio retroativa, pelo prprio servidor, desde que atualizada com base no IPCA (ndice de Preos ao Consumidor Amplo). 2 A contribuio efetuada durante o afastamento do servidor no ser computada para cumprimento dos requisitos de carreira, tempo de efetivo exerccio no servio pblico e tempo no cargo efetivo na concesso da aposentadoria. SUB-SEO I Da Fiscalizao Art. 40. O IPSEM poder a qualquer momento, requerer dos rgos do Municpio, quaisquer documentos para efetuar levantamento fiscal, a fim de apurar irregularidades nas incidncias dos encargos previdencirios previstos no plano de custeio. Pargrafo nico. A fiscalizao ser feita por diligncia e, exercida por qualquer dos servidores do IPSEM, investido na funo de fiscal, atravs de portaria do Presidente. CAPTULO VI DA GESTO ECONMICA-FINANCEIRA SEO I Das Generalidades Art. 41. As importncias arrecadadas pelo IPSEM so de sua propriedade, e em caso algum podero ter aplicao diversa da estabelecida nesta Lei, sendo nulos de pleno direito os atos que violarem este preceito, sujeitos os seus autores s sanes estabelecidas na legislao pertinente, alm de outras que lhes possam ser aplicadas. Art. 42. Na realizao de avaliao atuarial inicial e na reavaliao em cada balano por entidades independentes legalmente habilitadas, devem ser observadas as normas gerais de aturia e os parmetros discriminados na Portaria MPS n 403/2008.
17

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO SEO II Das Disponibilidades e Aplicao das Reservas Art. 43. As disponibilidades de caixa do IPSEM ficaro depositadas em conta separada das demais disponibilidades do Municpio e aplicadas nas condies de mercado, com observncia das normas estabelecidas pelo Conselho Monetrio Nacional. Art. 44. A aplicao das reservas se far tendo em vista: I - segurana quanto recuperao ou conservao do valor real, em poder aquisitivo do capital investido, bem como ao recebimento regular dos juros previstos para as aplicaes de renda fixa e varivel; II - a obteno do mximo de rendimento compatvel com a segurana e grau de liquidez; Pargrafo nico. vedada a aplicao das disponibilidades de que trata o caput em: I - ttulos da dvida pblica estadual e municipal, bem como em aes e outros papis relativos s empresas controladas pelo respectivo ente da Federao; II - emprstimos, de qualquer natureza, aos segurados e ao poder pblico, inclusive a suas empresas controladas. Art. 45. Para alcanar os objetivos enumerados no artigo anterior, o IPSEM realizar as operaes em conformidade com a Resoluo n. 3.506/2007 do Conselho Monetrio Nacional, ou outra norma que venha a substitu-la, tendo presentes as condies de segurana, rentabilidade solvncia e liquidez. CAPTULO VII DO ORAMENTO E DA CONTABILIDADE SEO I Do Oramento Art. 46. O oramento do IPSEM evidenciar as polticas e o programa de trabalho governamental observando o plano plurianual, lei de diretrizes oramentrias e a lei oramentria anual e os princpios da universalidade, equilbrio,
18

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO entidade, continuidade, oportunidade, registro pelo real valor, atualizao monetria, competncia e Prudncia dentre outros. 1. O oramento do IPSEM integrar a Lei Oramentria Anual do Municpio em obedincia ao princpio da unidade. 2. O Oramento do IPSEM observar, na sua elaborao e na sua execuo, os padres e as normas estabelecidas na legislao pertinente. SEO II DA CONTABILIDADE Art. 47. A contabilidade ser organizada de forma a permitir o exerccio das suas funes de controle prvio, concomitante e subseqente o de informar, inclusive de apropriar e apurar os custos dos servios, e, conseqentemente, de concretizar os seus objetivos, bem como, interpretar e analisar os resultados obtidos. Art. 48. A escriturao contbil ser feita pelo mtodo das partidas dobradas. 1. A contabilidade emitir relatrios mensais e anuais de gesto, inclusive dos custos dos servios. 2. Entende-se por relatrios de gesto, o balancete mensal e balano anual de receitas e despesas do IPSEM e demais demonstraes exigidas pela administrao e pela legislao pertinente. Art. 49. O IPSEM observar ainda o registro contbil individualizado das contribuies de cada servidor e do ente estatal, conforme diretrizes gerais. Art. 50. A escriturao contbil do IPSEM dever obedecer s normas e princpios contbeis previstos na Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964 e alteraes posteriores e ao disposto na Portaria 916, de 15 de julho de 2003 e alteraes posteriores, observando-se que: I - a escriturao dever incluir todas as operaes que envolvam direta ou indiretamente a responsabilidade do regime prprio de previdncia social e modifiquem ou possam vir a modificar seu patrimnio; II - a escriturao ser feita de forma autnoma em relao s contas do ente pblico;
19

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO III - o exerccio contbil tem a durao de um ano civil; IV - o ente estatal ou a unidade gestora do regime prprio de previdncia social deve elaborar, com base em sua escriturao contbil e na forma fixada pelo Ministrio da Previdncia Social, demonstraes financeiras que expressem com clareza a situao do patrimnio do respectivo regime e as variaes ocorridas no exerccio, a saber: a) balano oramentrio; b) balano financeiro; c) balano patrimonial; e d) demonstrao das variaes patrimoniais; V - para atender aos procedimentos contbeis normalmente adotados em auditoria, o ente estatal ou a unidade gestora do regime prprio de previdncia social dever adotar registros contbeis auxiliares para apurao de depreciaes, de reavaliaes dos investimentos, da evoluo das reservas e da demonstrao do resultado do exerccio; VI - as demonstraes financeiras devem ser complementadas por notas explicativas e outros quadros demonstrativos necessrios ao minucioso esclarecimento da situao patrimonial e dos resultados do exerccio; VII - os imveis para uso ou renda devem ser reavaliados e depreciados na forma estabelecida no Anexo IV do Manual de Contabilidade Aplicado aos Regimes Prprios de Previdncia Social, aprovado pela Portaria n 916, de 15 de julho de 2003 e suas alteraes. CAPTULO VIII DA EXECUO ORAMENTRIA Art. 51. O IPSEM publicar, at trinta dias aps o encerramento de cada ms, demonstrativo da execuo oramentria mensal e acumulada at o ms anterior ao do demonstrativo, explicitando, conforme diretrizes gerais, de forma desagregada: I - o valor de contribuio do ente estatal;
20

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO II - o valor de contribuio dos servidores pblicos ativos; III - o valor de contribuio dos servidores pblicos inativos e respectivos pensionistas; IV - o valor da despesa total com pessoal ativo; V - o valor da despesa com pessoal inativo e com pensionistas; VI - o valor da receita corrente lquida do ente estatal, calculada nos termos do 1, do art. 2, da Lei 9.717 de 27 de novembro de 1998; VII - os valores de quaisquer outros itens considerados para efeito do clculo da despesa lquida de que trata o 2, do art. 2 da Lei 9.717 de 27 de novembro de 1998. Pargrafo nico. O IPSEM encaminhar a Secretaria de Previdncia Social MPAS at 30 trinta dias aps o encerramento de cada bimestral, demonstrativo previdencirio desse perodo e acumuladas do exerccio em curso, informando, conforme determinado no art. 6 da Portaria MPAS n. 402, de 10/12/2008. SEO I DA DESPESA Art. 52. A despesa do IPSEM se constituir de: I - pagamento de prestaes de natureza previdenciria; II - pagamento de prestao de natureza administrativa. Art. 53. Nenhuma despesa ser realizada sem a necessria autorizao oramentria, e no poder ultrapassar o limite estabelecido no 1 deste artigo. 1 A taxa de administrao prevista no caput deste artigo ser de dois pontos percentuais do valor total das remuneraes, proventos e penses dos segurados vinculados ao regime prprio de previdncia social, relativo ao exerccio financeiro anterior, observando-se que:

21

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO I - ser destinada exclusivamente ao custeio das despesas correntes e de capital necessrias organizao e ao funcionamento do rgo gestor do regime prprio; II na verificao do limite definido no caput deste pargrafo, no sero computadas as despesas decorrentes das aplicaes de recursos em ativos financeiros; III o regime prprio de previdncia social poder constituir reserva com as sobras do custeio das despesas do exerccio, cujos valores sero utilizados para os fins a que se destina a taxa de administrao; 2 Para os casos de insuficincias e omisses oramentrias podero ser utilizados os crditos adicionais suplementares e especiais, autorizados por Lei e abertos por decretos do executivo. SEO II DAS RECEITAS Art. 54. A execuo oramentria das receitas se processar atravs da obteno do seu produto nas fontes determinadas nesta Lei. CAPTULO IX DA ORGANIZAO FUNCIONAL SEO I Da Estrutura Administrativa Art. 55. A organizao administrativa do IPSEM compreender os seguintes rgos: I - Conselho Administrativo; II - Presidncia; III Diretoria Econmico-Financeira; IV Procuradoria Jurdica; V Unidades administrativas distribudas em Coordenadorias, Diretorias e Gerncias e,
22

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO VI Junta de Recursos. Pargrafo nico Os cargos inerentes aos rgos so os constantes no anexo I desta lei. Art. 56. Alm dos rgos, o IPSEM conta com quadro prprio de servidores efetivos, regido pelo regime jurdico estatutrio, a serem providos na forma da Constituio Federal, divididos em grupos ocupacionais e nas quantidades, denominaes, cargas horrias semanais, nveis e referncias conforme especificado no Anexo II desta lei. 1 As atribuies dos cargos e funes constantes dos Anexos I e II desta lei sero especificadas em Decreto do Chefe do Poder Executivo Municipal. 2 Aplica-se aos cargos e funes constantes nos anexos I e II, no que couber, o disposto na Lei Municipal n 2.378/1992 (Estatuto do Servidor Pblico Municipal) e na Lei Complementar n 008/2001 (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Municpio de Campina Grande). SUBSEO I Do Conselho Administrativo Art. 57. O Conselho Administrativo ser constitudo de 09 (nove) membros, com mandato de 2 (dois) anos, renovvel por igual perodo, considerado esse tempo como de relevante servio pblico, com a seguinte composio: I o Presidente do Instituto, que ser o Presidente do Conselho; II um representante dos servidores efetivos ativos do Poder Executivo Municipal, indicado pelo sindicato da categoria, dentre os servidores ativos com, no mnimo, 10 (dez) anos de efetivo exerccio de servios prestados ao municpio; III um representante dos servidores efetivos ativos do Poder Legislativo Municipal, indicado pelo sindicato da categoria, dentre os servidores ativos com, no mnimo, 10 (dez) anos de efetivo exerccio de servios prestados ao municpio; IV um representante dos servidores inativos do Poder Executivo Municipal, indicado pela entidade representativa dos mesmos, dentre os servidores inativos que, em atividade, tenham prestado, no mnimo, 10 (dez) anos de efetivo exerccio no servio pblico municipal;

23

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO V - um representante dos servidores inativos do Poder Legislativo Municipal, indicado pela entidade representativa dos mesmos, dentre os servidores inativos que, em atividade, tenham prestado, no mnimo, 10 (dez) anos de efetivo exerccio no servio pblico municipal; VI dois representantes do Poder Executivo Municipal, indicados pelo Prefeito Municipal, escolhidos dentre os servidores de alto nvel tcnico; VII um representante do Poder Legislativo Municipal, indicado pelo seu Presidente; e, VIII um representante do IPSEM, indicado pelo Presidente do Instituto de Previdncia Municipal. 1 O Prefeito Municipal, as entidades representativas dos servidores ativos e inativos dos Poderes Executivo e Legislativo do Municpio, o Presidente do Poder Legislativo Municipal e o Presidente do IPSEM, por ocasio da indicao dos seus representantes para compor o Conselho Administrativo, indicaro os respectivos suplentes, que preencham aos mesmos requisitos dos titulares, que substituiro os respectivos titulares perante as Reunies do Conselho Administrativo nas suas faltas ou impedimentos. 2 O Presidente do Conselho no pode ser substitudo. 3 O Conselho Administrativo ser dotado de Regimento Interno, aprovado por Decreto do Chefe do Poder Executivo Municipal, disciplinando o seu funcionamento, naquilo que no tiver estabelecido na presente lei. 4 Por cada convocao para reunio, os membros do Conselho Administrativo, exceto o Presidente e o representante de que trata o inciso VIII, faro jus a um pro labore correspondente ao valor de um salrio mnimo e meio, vigente no Municpio. Art. 58. O Conselho Administrativo reunir-se- ordinariamente a cada ms, presentes a maioria dos seus membros, para apreciao da pauta determinada pela Presidncia, sendo as deliberaes tomadas pelo voto da maioria simples dos presentes, sob pena de invalidade das decises. Pargrafo nico. O Presidente do Conselho ter direito a voto nos casos de empate. Art. 59. A qualquer tempo, para deliberar sobre questo justificadamente emergencial ou de relevncia excepcional, pode ser convocada reunio extraordinria pelo Presidente do IPSEM ou por, no mnimo, 3 (trs) outros
24

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO membros do Conselho Administrativo, e nesse caso o rgo apreciar exclusivamente a matria para a qual foi convocado. SUBSEO II Da Junta de Recursos Art. 60. A Junta de Recursos o rgo responsvel pela apreciao dos recursos dos atos concessrios ou denegatrios de benefcios de aposentadoria e penso do IPSEM, sendo composto por: I um representante dos servidores efetivos ativos do Poder Executivo Municipal, indicado pelo sindicato da categoria, dentre os servidores ativos com, no mnimo, 10 (dez) anos de efetivo exerccio de servios prestados ao municpio; II um representante do Poder Executivo, indicado pelo Prefeito Municipal; e, III um representante do IPSEM, indicado pelo seu Presidente. Pargrafo nico O Regimento Interno e o rito processual administrativo pertinentes Junta de Recursos sero regulamentados por meio de Decreto do Chefe do Poder Executivo. Art. 61. As decises proferidas pela Junta de Recursos sero submetidas apreciao da Presidncia do IPSEM. CAPTULO X DOS DEVERES E OBRIGAES SEO I Dos Segurados Art. 62. So deveres e obrigaes dos segurados: I - acatar as decises dos rgos de direo do IPSEM; II - aceitar e desempenhar com zelo e dedicao os cargos para os quais forem eleitos ou nomeados;

25

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO III - dar conhecimento direo do IPSEM das irregularidades de que tiverem cincia, e sugerir as providncias que julgarem necessrias; IV - comunicar ao IPSEM qualquer alterao necessria aos seus assentamentos, sobretudo aquelas que digam respeito aos dependentes e beneficirios. Art. 63. O pensionista ter as seguintes obrigaes: I - acatar as decises dos rgos de direo do IPSEM; II - apresentar, anualmente, em janeiro, atestado de vida e residncia do grupo familiar beneficiado por esta lei; III - comunicar por escrito ao IPSEM as alteraes ocorridas no grupo familiar para efeito de assentamento; IV - prestar com fidelidade, os esclarecimentos que forem solicitados pelo IPSEM. CAPTULO XI DAS REGRAS DE TRANSIO Art. 64. Observado o disposto no art. 4 da Emenda Constitucional n. 20, de 15 de dezembro de 1998, assegurado o direito de opo pela aposentadoria voluntria, com proventos calculados de acordo com o 5 do art. 15, quele que tenha ingressado regularmente em cargo efetivo na Administrao Pblica direta, autrquica e fundacional, at a data de publicao daquela Emenda, quando o servidor, na data do requerimento, cumulativamente: I - tiver cinqenta e trs anos de idade, se homem, e quarenta e oito anos de idade, se mulher; II - tiver cinco anos de efetivo exerccio no cargo em que se der a aposentadoria; III - contar tempo de contribuio igual, no mnimo, soma de: a) trinta e cinco anos, se homem, e trinta anos, se mulher; e b) um perodo adicional de contribuio equivalente a vinte por cento do tempo que, na data de publicao daquela Emenda, faltaria para atingir o limite de tempo constante da alnea a deste inciso.
26

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO 1 O servidor de que trata este artigo, que cumprir as exigncias para aposentadoria na forma do caput, ter os seus proventos de inatividade reduzidos para cada ano antecipado em relao aos limites de idade estabelecidos pelo inciso III, alnea a e 3 do art. 12 desta Lei, na seguinte proporo: I - trs inteiros e cinco dcimos por cento, para aquele que completar as exigncias para aposentadoria na forma do caput at 31 de dezembro de 2005, independentemente de a concesso do benefcio ocorrer em data posterior quela: ou, II - cinco por cento, para aquele que completar as exigncias para aposentadoria na forma do caput a partir de 1 de janeiro de 2006. 2 O professor, que, at a data de publicao da Emenda Constitucional n 20, de 15 de dezembro de 1998, tenha ingressado, regularmente, em cargo efetivo de magistrio e que opte por aposentar-se na forma do disposto no caput, ter o tempo de servio exercido at a publicao daquela Emenda contado com o acrscimo de dezessete por cento, se homem, e de vinte por cento, se mulher, desde que se aposente, exclusivamente, com tempo de efetivo exerccio nas funes de magistrio, observado o disposto no 1. 3 O servidor de que trata este artigo, que tenha completado as exigncias para a aposentadoria voluntria estabelecidas no caput, e que opte por permanecer em atividade, far jus a um abono de permanncia equivalente ao valor da sua contribuio previdenciria at completar as exigncias para aposentadoria compulsria contidas no inciso II do art. 12 desta Lei. 4 s aposentadorias concedidas de acordo com este artigo aplica-se o disposto no art. 40, 8, da Constituio Federal. Art. 65. Observado o disposto no art. 24 desta lei, o tempo de servio considerado pela legislao vigente para efeito de aposentadoria, cumprido at que a lei federal discipline a matria, ser contado como tempo de contribuio.

27

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO Art. 66. Ressalvado o direito de opo aposentadoria pelas normas estabelecidas pelo art. 12 ou pelas regras estabelecidas pelo art. 64 desta Lei, o servidor que tenha ingressado no servio pblico at a data de publicao da Emenda Constitucional n. 41/2003, poder aposentar-se com proventos integrais, que correspondero totalidade da remunerao do servidor no cargo efetivo em que se der a aposentadoria, na forma da lei, quando, observadas as redues de idade e tempo de contribuio contidas no 3 do art. 12 desta lei, vier a preencher, cumulativamente, s seguintes condies: I - sessenta anos de idade, se homem, e cinqenta e cinco anos de idade, se mulher; II - trinta e cinco anos de contribuio, se homem, e trinta anos de contribuio, se mulher; III - vinte anos de efetivo exerccio no servio pblico; e IV - dez anos de carreira e cinco anos de efetivo exerccio no cargo em que se der a aposentadoria. Pargrafo nico. Aplica-se aos proventos de aposentadorias dos servidores pblicos que se aposentarem na forma do caput, o disposto no art. 67 desta Lei. Art. 67. assegurada a concesso, a qualquer tempo, de aposentadoria aos servidores pblicos, bem como penso aos seus dependentes, que, at a data de publicao da Emenda Constitucional n. 41/2003, tenham cumprido todos os requisitos para obteno desses benefcios, com base nos critrios da legislao ento vigente. 1 O servidor de que trata este artigo que opte por permanecer em atividade tendo completado as exigncias para aposentadoria voluntria e que conte com, no mnimo, vinte e cinco anos de contribuio, se mulher, ou trinta anos de contribuio, se homem, far jus a um abono de permanncia, equivalente ao valor da sua contribuio previdenciria, at completar as exigncias para aposentadoria compulsria contidas no inciso II do art. 12 desta lei. 2 Os proventos da aposentadoria, a ser concedida aos servidores pblicos referidos no caput em termos integrais ou proporcionais ao tempo de contribuio j exercido at a data de publicao da Emenda Constitucional de que trata este artigo, bem como as penses de seus dependentes, sero calculados de acordo com a legislao em vigor poca em que foram atendidos os requisitos estabelecidos para a concesso desses benefcios ou nas condies da legislao vigente.

28

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO Art. 68. Observado o disposto no art. 37, XI, da Constituio Federal, os proventos de aposentadoria dos servidores pblicos titulares de cargo efetivo e as penses dos seus dependentes, em fruio na data de publicao da Emenda Constitucional n. 41/2003, bem como os proventos de aposentadoria dos servidores e as penses dos dependentes abrangidos pelo artigo anterior, sero revistos na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos aposentados e pensionistas quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso, na forma da lei. Art. 69. Ressalvado o direito de opo aposentadoria pelas normas estabelecidas pelo art. 12 ou pelas regras estabelecidas pelos arts. 64 e 66 desta Lei, o servidor da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, que tenha ingressado no servio pblico at 16 de dezembro de 1998, poder aposentar-se com proventos integrais, desde que preencha, cumulativamente, as seguintes condies: I - trinta e cinco anos de contribuio, se homem, e trinta anos de contribuio, se mulher; II - vinte e cinco anos de efetivo exerccio no servio pblico, quinze anos de carreira e cinco anos no cargo em que se der a aposentadoria; III - idade mnima resultante da reduo, relativamente aos limites do art. 12, inciso III, alnea "a", desta Lei, de um ano de idade para cada ano de contribuio que exceder a condio prevista no inciso I do caput deste artigo. Pargrafo nico. Aplica-se ao valor dos proventos de aposentadorias concedidas com base neste artigo o disposto no art. 67 desta lei, observando-se igual critrio de reviso s penses derivadas dos proventos de servidores falecidos que tenham se aposentado em conformidade com este artigo. CAPTULO XII DAS DISPOSIES FINAIS Art. 70. O IPSEM realizar, no mximo a cada 04 (quatro) anos, recenseamento previdencirio, abrangendo todos os seus aposentados e pensionistas.

29

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO Pargrafo nico. O recenseamento de que trata o caput ser regulamentado por ato administrativo expedido pelo Presidente e aprovado pelo Conselho Administrativo. Art. 71. Os regulamentos gerais de ordem administrativa do IPSEM e suas alteraes sero baixados pelo Conselho Administrativo. Art. 72. O Municpio ser responsvel pela cobertura de eventuais insuficincias financeiras do IPSEM, decorrentes do pagamento dos benefcios previdencirios. Art. 73. O Presidente do IPSEM instituir, por meio de Portaria, a junta mdica para emitir laudo mdico pericial nos processos de aposentadoria por invalidez e no caso de penso por morte concedida dependente invlido. Art. 74. Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicao, revogando-se as disposies em contrrio, em especial as Leis Complementares n. 12, de 31 de maio de 2002, n 14 de 15 de julho de 2002, n16 de 22 de abril de 2003, e n 20, de 30 de dezembro de 2003.

VENEZIANO VITAL DO REGO SEGUNDO NETO Prefeito Municipal

30

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO ANEXO I CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSO

DENOMINAO PRESIDENTE DIRETOR ECONMICO E FINANCEIRO PROCURADOR JURDICO SUBPROCURADOR JURDICO COORDENADOR DIRETOR I GERENTE I GERENTE II ASSESSOR TCNICO SECRETRIA DA PRESIDNCIA

SLBOLO QUANTIDADE GP1 GP1 GP2 GP3 GP3 GP4 GP5 GP6 GP7 GP8 1 1 1 1 5 2 3 5 2 1

REMUNERAO 7.297,28 7.297,28 4.013,50 2.710,00 2.710,00 1.491,00 1.125,00 976,00 1.138,00 1.068,00

31

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO ANEXO II QUADRO DE CARGOS DE PROVIMENTO EFETIVO DO IPSEM

Grupo Ocupacional Nvel Administrativo e - Motorista

Cargos

Quant. 02 05

CHS 40 40

REF AJ AJ

NVEIS

Requisitos Exigidos

01 a 03 E. Fundamental 04 a 06 Completo Ensino Mdio Completo.

Operacional I ONO I - Agente Administrativo

Nvel Administrativo e -Tcnico Administrativo Operacional I ONO II -Tcnico em Informtica -Tcnico em Contabilidade NVEL SUPERIOR NOS - Assistente Jurdico - Assistente Social - Auditor - Administrador - Analista Previdencirio - Mdico Perito

06 03 02 03 02 02 01 03 03

40 40 40 40 40 40 40 40 20

AJ AJ AJ AJ AJ AJ AJ AJ AJ

05 a 08 Ensino Mdio 05 a 08 Completo + Curso de 09 a 11 Formao na rea. 12 a 14 Ensino Superior 12 a 14 Completo + Registro no 13 a 15 respecito rgo de 13 a 15 Classe 13 a 15 13 a 15

32

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE GABINETE DO PREFEITO


ANEXO III ESCALONAMENTO DO DFICIT ATUARIAL ANO 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024 2025 2026 2027 2028 2029 2030 2031 2032 2033 2034 2035 2036 2037 2038 2039 2040 2041 2042 ALQUOTA 5,46% 6,40% 7,33% 8,27% 9,21% 10,15% 11,08% 12,02% 12,96% 13,90% 14,83% 15,77% 16,71% 17,65% 18,58% 19,52% 20,46% 21,39% 22,33% 23,27% 24,21% 25,14% 26,08% 27,02% 27,96% 28,89% 29,83% 30,77% 31,71% 32,64% 33,58% 34,52% 35,45% 36,39%

33

You might also like