You are on page 1of 26

ARTIGO:

AGROECOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR.

Consultor: Francisco Jos Lins de Souza

INTRODUO A forma como o sistema de produo agrcola est organizado atualmente aponta para uma situao de insegurana alimentar, pois est voltada prioritariamente para a produo de culturas de exportao, resultante da implantao de monocultivos em grandes propriedades com a utilizao intensiva de insumos qumicos. necessrio que a produo de alimentos seja discutida em outras bases, onde se privilegie a sustentabilidade dos sistemas produtivos, reconhecendo a importncia da agricultura familiar e garantindo a conservao da biodiversidade, aspectos fundamentais para o alcance da segurana alimentar. Alm da produo de alimentos, entendemos que a Agricultura Familiar possui tambm uma funo ambiental, econmica e social. Devido a essa caracterstica, acreditamos que a produo agrcola familiar em bases agroecolgicas a nica capaz de estabelecer condies sustentveis de produo alimentar, o alicerce para a garantia da segurana alimentar. O presente trabalho pretende servir de instrumento de apoio, para agricultores e agricultoras, no sentido de repensar suas prticas dirias de trabalho a luz da agroecologia, na perspectiva da formao de uma conscincia critica. Sob esse enfoque a promoo do desenvolvimento territorial sustentvel passa, necessariamente, pelo fortalecimento da organizao da produo familiar em bases agroecolgicas e requer a implementao de aes voltadas para a viabilizao da converso da propriedade convencional em propriedade agroecolgica. Estas aes devero ser desenvolvidas dentro dos princpios agroecolgicos e de responsabilidade socioambiental. O conceito de desenvolvimento sustentvel pressupe: A elevao da qualidade de vida e a equidade social constituda em objetivos centrais do modelo de desenvolvimento, orientao e propsito final de todo esforo de desenvolvimento a curto, mdio e longo prazo. A eficincia e o crescimento econmico como pr-requisitos fundamentais, sem os quais no possvel elevar a qualidade de vida com equidade de forma sustentvel e continuada - representando uma condio necessria, embora no suficiente, do desenvolvimento sustentvel. A conservao ambiental como condicionante decisivo da sustentabilidade do desenvolvimento e da sua manuteno em longo prazo, sem o qual no possvel assegurar qualidade de vida para as geraes futuras e a equidade social de forma sustentvel e contnua no tempo e no espao. Assim, o propsito central de uma proposta de desenvolvimento sustentvel consiste em implementar iniciativas e aes que gerem, ao mesmo tempo, uma maior equidade, um nvel elevado de conservao ambiental e uma maior racionalidade (eficincia econmica).

A transio para este novo paradigma de desenvolvimento no s demanda novas concepes e percepes como torna viveis novas propostas de organizao da economia e da sociedade capazes de assegurar a permanncia e a continuidade, a mdio e longo prazo, dos avanos e melhorias na qualidade de vida, na organizao econmica e na conservao do meio ambiente. A viabilizao do desenvolvimento territorial sustentvel e do processo de transio pressupe como estratgias de ao a valorizao da produo familiar pela agregao de valor, pela certificao agroecolgica dos produtos e pelo destaque s identidades territoriais; a prestao e compensao financeira de servios ambientais; o desenvolvimento organizacional e de projetos para acesso aos servios essenciais vinculados s polticas pblicas de educao, capacitao profissional, assessoria tcnica e gerencial, sade, habitao, infra-estrutura de saneamento ambiental, transportes, energia e de comunicaes, cultura, artes, esportes e lazer. O Desenvolvimento Sustentvel nos planos Econmico, Social e Ecolgico pode ser atingido pela incorporao de tecnologias adequadas s diferentes condies locais, pela agregao de bens e servios mais durveis e equanimente distribudos e, principalmente, por meio de uma nova viso de uso dos recursos, do aporte de energia ao sistema e da valorao do conhecimento local. A substituio do modelo de agricultura convencional por um modelo alternativo, fundamentado nos princpios da Agroecologia viabilizar a colheita de produtos sadios, tanto para a alimentao humana e animal, quanto para venda no mercado, resultando na conservao do solo e da biodiversidade, bem assim, na manuteno do nvel de produtividade com o passar dos anos. Encarados dessa forma, tais sistemas devem empregar tecnologias que dependam o mnimo possvel de recursos externos, sejam o menos possvel agressivas ao meio ambiente e sustentveis. Para se atingir a sustentabilidade de qualquer sistema agrcola indispensvel praticar a agricultura de forma que as geraes atuais possam atender as suas necessidades, sem impedir que as geraes futuras possam fazer o mesmo. O desenvolvimento da proposta de substituio do modelo de agricultura convencional por um modelo alternativo dever resultar em impactos positivos tanto em relao melhoria da qualidade do solo como ao aumento da produo e diversificao de produtos ofertados, contribuindo para a promoo social e econmica das pessoas que participam da produo, do processamento e da comercializao. Espera-se a mdio prazo, melhorar o equilbrio do agroecossistema, minimizando a vulnerabilidade desses sistemas s variaes climticas, ao mesmo tempo em que seja ampliada a produo para autoconsumo e as oportunidades de mercado para os diferentes produtos do consrcio.

1. CONCEITO DE UNIDADE PRODUTIVA SUSTENTVEL Considera-se Unidade Produtiva Sustentvel aquela que desenvolve suas atividades de forma ambiental e socialmente correta, utilizando sistemas produtivos sustentveis, cujas prticas de manejo e uso da terra observam os princpios da agroecologia. Considera-se sistema produtivo sustentvel, todo aquele em que se adotam tecnologias que otimizem o uso de recursos naturais e socioeconmicos, respeitando a integridade cultural e tendo por objetivo a auto-sustentao no tempo e no espao, a maximizao dos benefcios sociais, a minimizao da dependncia de energias no renovveis e a eliminao do emprego de agrotxicos e outros insumos artificiais txicos, organismos geneticamente modificados (OGM/transgnicos), ou radiaes ionizantes em qualquer fase do processo de produo, armazenamento e de consumo, e entre os mesmos, privilegiando a preservao da sade ambiental e humana. Precisamos conhecer a lgica dos sistemas produtivos, de modo a deix-los mais afinados com os ambientes e, assim, torn-los economicamente eficientes, ambientalmente sustentveis e socialmente benficos. O Planejamento de uma Unidade Produtiva Sustentvel deve considerar os elementos da paisagem natural e sua integrao na Microbacia, observando seus diversos aspectos que influenciam o uso produtivo sustentvel tais como: o tipo e forma do relevo, a cobertura vegetal, o solo e os recursos hdricos naturais e artificiais, alm de observar os aspectos legais da legislao voltada para a preservao e conservao ambiental. Ao abrigo destes aspectos, far-se- o planejamento da Organizao da Produo e da Proteo e Gesto Ambiental na Unidade Familiar de Produo. 2. PLANEJAMENTO DA PRODUO SUSTENTVEL O planejamento da produo sustentvel na Unidade Produtiva voltado para o estabelecimento de um sistema produtivo vivel e sustentvel, econmico, ecolgico e socialmente correto dever observar os aspectos da Capacidade Produtiva dos Recursos Naturais, da otimizao do nvel de ocupao econmica da fora de trabalho, da integrao das vrias atividades agropecurias por meio da combinao de atividades como o poli cultivo integrado com a criao animal. Nessa perspectiva e, partindo-se de um enfoque integral, o manejo da unidade de produo agrcola visa promover a agro-biodiversidade e os ciclos biolgicos, procurando a sustentabilidade social, ambiental e econmica da unidade produtiva, no tempo e no espao. Com base neste enfoque integral e a partir dos dados produzidos no Diagnstico, desenvolver-se- o planejamento da Unidade Produtiva considerando-se as seguintes fases:

2.1 Primeira Fase: Gerar Indicadores e Uma Tipificao A partir dos dados produzidos no Diagnstico deveremos identificar quais as ferramentas de transformao a serem construdas em prol da converso do sistema de produo convencional em um sistema produtivo fundamentado nos princpios da agroecologia, a fim de que se alcance o desenvolvimento sustentvel das Unidades Produtivas Familiares. Com base neste enfoque, uma das ferramentas a ser destacada a que possibilita a construo de Sistemas Agroflorestais Regenerativos. Ela ir surgir dentro de um contexto de transformao criado em conjunto com os agricultores, e no como uma frmula pronta, uma receita que ir se sobrepor aos ineficientes sistemas tradicionais. Para os agricultores, o Diagnstico Participativo apresenta-se como uma anlise compartilhada dos sistemas atuais de uso da terra, com o objetivo de explorar os potenciais e superar as limitaes do sistema em uso, atravs de melhorias e transformaes no que no est funcionando. Assim, cabe a eles analisar como se distribui o Uso Atual das reas e que ambientes ocupam; como se distribuiu a mo-de-obra nestas reas ao longo do ano; qual a renda bruta que cada uma destas reas gerou. Associando o roteiro da mo-de-obra ao rendimento econmico poder ser observado que um conjunto de produtos constitui um sistema dentro da lgica do produtor. Assim a renda bruta do sistema, por exemplo, milho/feijo a renda do sistema e no de cada produto em separado. As atividades principais, que so os sistemas tcnicos associados ao ambiente, e as faixas de renda por atividade, esses pontos permitem criar uma tipificao e uma relao para cada sistema bsico em termos de Renda/Mo-de-obra Investida/rea (R$/dias/homem/hectare). Este ponto cria um retrato econmico dos sistemas, ao mesmo tempo em que identifica os ambientes que eles ocupam. 2.2 Segunda Fase: Criar uma viso compartilhada dos sistemas produtivos De posse da tipificao e dos indicadores econmicos em R$/Dias/Homem/ha/Ano far-se- uma anlise com os agricultores (as) para encontrar o fato determinante de que sejam esses os cultivos adotados. Qual o papel econmico dos sistemas: analisar se a renda bruta reflete-se na renda lquida; quais so os potenciais e quais so as limitaes dos sistemas e seus produtos. Descobrir o papel social e cultural: como foram aprendidos os conhecimentos que hoje so aplicados e como esto aperfeioando e transmitindo este conhecimento.

Com relao sustentabilidade dos recursos naturais, qual a percepo geral da interao (positiva ou negativa) de cada um dos sistemas atualmente em uso. O produto desta segunda fase, alm da anlise e aprofundamento da viso sobre os sistemas produtivos dever ser a ligao dos fatores scio-culturais, econmicos e ambientais como elementos formadores do agroecossistema. Em suma, o que fazemos, por que fazemos e quais os reflexos deste fazer. 2.3 Terceira Fase: o que sabemos como gerado pode ser transformado Esta a fase de gerao de respostas. Para isso, precisamos amarrar os nveis de influencia que criam um sistema: Como aprendemos e transmitimos os sistemas atuais; O quanto trabalhamos, como trabalhamos e o que gastamos com esses sistemas; Que tipo de impacto eles causam na base de recursos naturais. Os resultados dessa amarrao oferecem um leque de possibilidades de temas para a comunidade desenvolver. Como as discusses esto sendo direcionadas para a construo de uma das ferramentas de transformao que so os Sistemas Agroflorestais Regenerativos, podemos colocar os sistemas atualmente em uso numa gradao quanto a sua sustentabilidade, considerando os trs nveis citados acima. Esta gradao poderia ser de um nvel timo (sistema perfeito, que deve ser mantido tal e qual) at um nvel pssimo (sistema inadequado, capaz de comprometer a sobrevivncia da famlia, o qual dever ser inteiramente substitudo). neste gradiente que surgiro os ganchos para recriarmos, baseados nos princpios regenerativos, Sistemas Agroflorestais adaptados a cada realidade especfica, de maneira compartilhada com a comunidade. O produto desta terceira fase muito grande. Para no perdermos a objetividade, temos que ter clareza sobre quais sistemas podemos intervir de imediato e dimensionar nossa estratgia no tempo e no espao. Para o caso especfico dos Sistemas Agroflorestais Regenerativos, so sugeridos a criao de trs nveis crescentes de adoo de Princpios Regenerativos: Tcnicas Isoladas que podem ser integradas a sistemas tradicionais melhorando sua eficincia; Itinerrios Tcnicos, (seqncia ordenada de tcnicas) que iro modificar parcialmente o resultado de sistemas tradicionais em uso; Sistemas Tcnicos, onde todo um conjunto ordenado de roteiros adotado, mudando completamente um determinado sistema dentro da propriedade e a prpria orientao da propriedade ao longo do tempo.

Esses nveis so dinmicos entre si. O sucesso de uma tcnica pode conter a chave da compreenso para a mudana de todo o sistema. Uma comunidade pode comear preservando a regenerao em reas de cultivos anuais e chegar a adotar Sistemas Agroflorestais Complexos, Rotaes e Zoneamento de reas, chegando a processamento e comercializao, ao longo de uma caminhada de alguns anos. A formulao de uma estratgia conjunta para gerar tcnicas, itinerrios e sistemas o passo seguinte. 2.4 Quarta Fase: definio de critrios para a elaborao do plano e desenho Ambientes bastante diversificados em termos de solo, relevo e umidade produzem sistemas de uso do solo bastante complexos. Na mesma lgica, ambientes homogneos facilitam a implantao de sistemas de zoneamento de cultivos mais simples. Nos sistemas tradicionais, a falta de um histrico de convivncia com o ambiente, numa cultura repassada atravs de geraes pode induzir a uma degradao rpida e acentuada de recursos, enquanto que o inverso tambm possvel: tcnicas sustentveis incorporadas na cultura agrcola local, que podero vir a ser nosso ponto de partida. A proposta de zoneamento para orientar a instalao dos Sistemas Agroflorestais deve levar em considerao a ocorrncia de ambientes bastante diversificados, sendo neste caso sugerida a utilizao dos seguintes critrios bsicos: Distancia da Sede: a facilidade ou dificuldade de acesso determina a adoo de sistemas tcnicos com atividades mais pontuais, que no exijam intervenes freqentes. Consequentemente, mais fcil para o agricultor aceitar uma maior convivncia com a regenerao natural. Proteo de reas Crticas: dentro deste conceito esto os topos e testas de morros, margens de mananciais e cabeceiras de nascentes, bem como formaes sobre solos extremamente frgeis ou endmicas de uma regio. Matas ciliares e recursos hdricos so protegidos por leis que, na maioria das vezes no so cumpridas. Porm sem criar alternativas de renda fora destas zonas ou viabilizar determinadas atividades dentro delas torna-se difcil proteger esses recursos. Este um ponto chave para a adoo dos Sistemas Agroflorestais. Disponibilidade de Nutrientes, Umidade e Insolao para os cultivos. A busca desta combinao o eixo da agricultura tradicional, aliada a facilidade de acesso. Os Zoneamentos do agricultor utilizam o primeiro e o ltimo critrio como base. Cabe ao nosso trabalho incorporar o elemento de conservao e preservao das reas crticas, se ele no estiver presente no Zoneamento Tradicional. Problemas de declividades acentuadas, tradicionalmente utilizados como zoneadores para a capacidade de uso do solo colocariam

grande parte das populaes rurais em zonas montanhosas como ilegais. Para isso so desenhados os Sistemas Agroflorestais com movimentao zero do solo, onde arquitetura do sistema e funo anloga vegetao original podem superar este critrio, deixando de torn-lo impeditivo ao manejo destas reas. As Zonas por este critrio podem ser assim arbitradas: Zona 1 Interveno de 0 a 10%. So as faixas de mata ciliar, nascentes e suas cabeceiras, reas crticas em termos de declividade ou de difcil acesso. So corredores da vida selvagem e bancos genticos vivos. Um planejamento regional de preservao da biodiversidade e vida selvagem deveria prever uma interligao entre todas estas reas, de propriedade a propriedade. Zona 2 Interveno de 10 a 30%. So sistemas naturais com manejo seletivo e adensamento de espcies de interesse econmico em clareiras naturais ou abertas para aproveitamento natural de rvores secas ou em final de ciclo. Os castanhais da Amaznia podem ter sua origem neste tipo de zoneamento, assim como o pequi e o jatob em determinadas reas dos cerrados. Zona 3 Interveno de 30 a 60%. So Sistemas Agroflorestais Mistos com predomnio de espcies introduzidas e manejo de determinadas espcies nativas. Zona 4 Interveno de 60 a 80%. So Sistemas Agroflorestais que afetam ou substituem de 60 a 80% da sua vegetao original, incluem plantios de cultivos anuais ou bianuais e recebem manejo semi-intensivo, como podas, replantios, colheitas sucessivas. Zona 5 Interveno de 80 a 100%. So reas de total transformao da paisagem original, como as reas prximas s habitaes, hortas, quintais agroflorestais ou Sistemas Agroflorestais de ciclos curtos, como cultivos de gros entre alias, sistemas de forrageamento animal, pequenas reas de insolao e pasto para animais domsticos, etc. O objetivo do Zoneamento identificar qual o contexto aonde ir se desenvolver o sistema que estamos propondo. Isso no implica em zonas estanques. Afora as reas de Preservao Permanente e as que constituem a Reserva Legal, nada impede que um sistema inicialmente instalado numa zona de interveno alta (Zona 4 de 60 a 80%) venha a evoluir para um sistema do tipo da Zona 2 ou 3 (de 60 a 10% de interveno). Com isto buscamos a adoo de determinados tipos de tcnicas e itinerrios para algumas reas, visando: Economia de mo-de-obra; Aumento do retorno em alimentos e renda da mo-de-obra e recursos investidos; Conservao e regenerao dos recursos naturais e da biodiversidade. Portanto, ao colocar no papel um Sistema, devemos ter bem claro o que cada etapa poder produzir, a que fim se destinam estes produtos e quais so os coadjuvantes fundamentais, em termos de ervas, arbustos, rvores para que todo o consrcio prospere.

2.5 Organizao da Produo Organizar a Produo na Unidade Produtiva Familiar significa combinar as atividades produtivas, de modo a alcanar otimizao no uso adequado das terras, no uso da fora de trabalho do grupo familiar, no rendimento da atividade agroecolgica e no respeito ao potencial produtivo dos recursos naturais. Nesta linha de organizao devero ser adotados os seguintes procedimentos:

Racionalizao do Uso de Insumos Na verdade esse passo nada mais que incorporar as boas prticas da agronomia convencional, no sentido de racionalizar o uso dos insumos agroqumicos, no caso de processo de converso da agricultura convencional, de maneira a reduzir desperdcios e diminuir o impacto ambiental das prticas agrcolas. Esse passo, quando adotado por um nmero razovel de agricultores, pode reduzir significativamente o consumo de insumos e o impacto ambiental em uma determinada comunidade ou regio e mostrar aos agricultores que possvel mudar o sistema sem comprometer a produo. O procedimento para Racionalizao do Uso de Insumos abrange os seguintes passos: a) Zoneamento de ambientes favorveis s culturas que pretendemos; b) Sistemas de preparo correto do solo; c) Uso da anlise de solos para adubao e correo racional do solo; d) Manejo Integrado de Solos e gua para conservao do solo e da gua; e) Sistemas de Plantio Direto; f) Manejo Integrado de Pragas; Substituio de insumos Objetiva-se por meio desse procedimento a substituio dos insumos agroqumicos industriais por insumos no agressivos ao meio ambiente e permitidos pelos sistemas de certificao. Deve-se dar preferncia aos produtos de disponibilidade local, facilmente encontrveis na propriedade ou regio, e possveis de serem manipulados localmente. Como exemplos de fertilizantes e corretivos podemos citar: fosfatos de rocha; termofosfatos; FTE como fonte de micronutrientes; cinzas de madeiras; estercos e compostos orgnicos; adubos verdes e biofertilizantes lquidos. Para manejo de pragas e doenas, podemos citar, alm dos biofertilizantes lquidos, caldas alternativas para controle de pragas; insumos biolgico para controle de pragas e doenas, medicamentos fitoterpicos e homeopticos. Nesse passo, depois de substitudos todos os insumos no permitidos pelas normas de certificao e cumprido o prazo de carncia, a produo j pode utilizar o selo de qualidade de

produto orgnico. Muitos produtores, interessados apenas no mercado, consideram que, ao ser atingida essa etapa, o processo de converso terminou. Na realidade, dentro de uma viso agroecolgica, ainda h vrios passos a serem seguidos. A simples substituio de insumos dificilmente ser sustentvel em longo prazo, por no resolver as causas dos desequilbrios ambientais, bem como pela dificuldade de obter insumos orgnicos de qualidade nas quantidades necessrias a custos razoveis. Diversificao e integrao de exploraes Este procedimento visa estabelecer combinaes de exploraes que promovam a biodiversidade funcional do sistema, estimulando o sinergismo na utilizao do fluxo de nutrientes, e combinao de servios ecolgicos que minimizem as necessidades de insumos externos e de fora de trabalho, reduzindo as perdas de elementos (fechamento dos ciclos), e otimizando a produtividade do sistema. So exemplos de prticas culturais que promovem essas integraes: rotaes e sucesses de culturas; consrcios e culturas intercalares; culturas complementares; sucesses com culturas de razes profundas que permitam a ciclagem de nutrientes percolados ou lixiviados; culturas em multiestratos; integrao da produo animal com a produo vegetal; policultivos aquticos; e integrao de lavouras com aqicultura. Redesenho da paisagem Atravs deste procedimento pretende-se reorientar espacialmente as exploraes e instalaes da unidade produtiva, com vistas a utilizar melhor o potencial de uso da paisagem e reduzir os impactos ambientais. Na reorientao das exploraes, deve-se levar em conta a aptido agrcola do solo, a legislao ambiental (reserva legal, matas ciliares, reas de preservao permanente), a dominncia dos ventos, a exposio solar e o regime hdrico para cada gleba. Assim, pode-se destinar cada rea a atividades que permitam o mximo potencial produtivo, propiciando um maior equilbrio ecolgico e permitindo explorar as demais funes da propriedade rural. So exemplos de aes que podem ser implementadas: diviso de glebas com rvores (quebra-ventos, cortinas arbreas, cercas vivas); cultivos em faixas ou alias; arborizao de pastagens e moires vivos; recuperao e preservao das matas ciliares; proteo dos mananciais e nascentes; recuperao das reas de preservao permanente; recuperao e manejo da mata da reserva legal; criao de refgios biolgicos para inimigos naturais e polinizadores; reas de reflorestamento para fins econmicos; corredores biolgicos para interligar fragmentos de reservas; e realocao de exploraes e instalaes. Sistemas complexos Parte-se para a implantao de sistemas complexos de produo que procuram imitar o funcionamento do ecossistema original da localidade e maximizar a integrao entre

10

exploraes. Existem diversas experincias de construo desse tipo de sistemas, baseadas em diferentes lgicas e bases filosficas, sendo realizadas por instituies de pesquisa governamentais ou no, ONGs e produtores rurais, em diversas partes do mundo. So exemplos deste tipo de sistemas: a) Agrossilvicultura e Agrosilvipastoreio: so sistemas que integram produo agrcola e/ou pecuria com a produo de produtos florestais. Partem desde sistemas com pouca integrao, como, por exemplo, o plantio de culturas agrcolas nos primeiros anos de implantao de sistemas florestais convencionais, at sistemas com alto nvel de integrao entre as exploraes. Esto sendo desenvolvidos por instituies como International Council for Research in Agroforestry Icraf , na frica; Centro de Agricultura Tropical, Investigacion y Enseanza Catie , na Costa Rica, pela Embrapa na Amaznia Brasileira, alm de diversas ONGs pelo Pas. b) Sistemas Agroflorestais Regenerativos Anlogos: sistema que est sendo desenvolvido na Bahia pelo suo Ernest Gtsch, e que se baseia no princpio da sucesso vegetal natural, no qual se avana ou retrocede a sucesso, dependendo do produto principal a ser obtido. A partir dessa experincia, diversas ONGs e grupos informais esto trabalhando em diferentes regies, com maior ou menor ortodoxia em relao proposta original (Gtsch, 1995; Vivan,1998). Atualmente, a Embrapa Agrobiologia e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro esto iniciando pesquisas nesses sistemas. c) Permacultura: um sistema complexo, que integra o habitat humano s reas produtivas em diversos nveis de intensidade, desde culturas anuais at reas de preservao permanente. Foi desenvolvido por Bill Mollinson, na Austrlia, e est sendo adaptado s condies brasileiras por vrias ONGs, das quais a mais importante o Instituto de Permacultura, localizado na Bahia. d) Sistemas tradicionais: em diversas regies do Brasil ainda subsistem remanescentes de sistemas de produo complexos, que em sua origem possuam uma lgica de funcionamento sustentvel. Na maioria dos casos, esses sistemas esto em franca decadncia e degradao devido ao aumento populacional que cria uma presso de uso dos recursos superior sua capacidade de regenerao, ou ento por presses externas como a especulao imobiliria. Como exemplo podemos citar o Sistema Faxinal no Paran, que integra reas de moradia com explorao de produtos florestais e criao animal (Yu, 1988), e diversos sistemas de produo caiara, nas regies litorneas da Mata Atlntica, que integram agricultura, pesca com extrativismo florestal. O estudo desses sistemas, mesmo em decadncia, pode fornecer importantes pistas para desenvolver novos sistemas complexos produtivos e sustentveis, combinando a lgica do sistema tradicional com os conhecimentos cientficos atuais (Altieri, 1989, 2000). Um exemplo bem sucedido de recuperao de um sistema tradicional em bases cientficas o Projeto Bracatinga, na regio metropolitana de Curitiba, no Paran (Carpanezzi, 1989).

11

e) Reordenamento regional: embora atualmente possa parecer utopia, a converso e o reordenamento das exploraes e a ocupao do espao regional de acordo com princpios ecolgicos uma necessidade fundamental para se conseguir a sustentabilidade dos sistemas agrcolas. A converso isolada de uma propriedade para o sistema orgnico, dentro de uma unidade de paisagem apresentando todos os tipos de degradao jamais ser vivel. No entanto, isso exigir forte interveno pblica para estender o reordenamento da paisagem em nvel de unidade ecolgica (bacia hidrogrfica, microrregio homognea). Teria como objetivo criar um zoneamento ecolgico de todas as atividades a serem realizadas nessa unidade de planejamento, maximizando as potencialidades ambientais e reduzindo os impactos. Esse ordenamento levaria em conta reas de conservao e sistemas de interligao entre diferentes fragmentos, reas de produo agropecuria, reas de assentamento urbano, reas industriais e vias de comunicao. O instrumental cientfico para esse reordenamento j est disponvel, atravs da Ecologia de Paisagem ou Ecologia Regional (Matteucci, 1998).

12

13

2.6 Faa um desenho (mapa) de sua propriedade. Observaes a respeito deste desenho: a) Desenhe os recursos hdricos existentes no imvel: rios, riachos, reservatrios de gua (audes, lagoas, barragens, barreiros); b) Faa um desenho das estradas internas; c) Faa um desenho mostrando os diferentes tipos de uso da terra: reas com culturas; reas de pastagens, reas de mata (Reserva Legal, Preservao Permanente, Nascentes); reas com benfeitorias (edificaes, currais, estbulos, casas de moradia, depsitos, armazns, galpes, apriscos, poos, cisternas, pocilgas, etc.); d) Separe as reas de acordo com o tipo e manejo de cultivo/atividade, dando um nmero para cada uma delas. e) Pinte de verde se o manejo for ecolgico (rea com prtica agroecolgica h mais de 18 meses), de azul as reas em transio (sem agrotxicos e adubos qumicos e com prticas agroecolgicas h menos de 18 meses) e de vermelho as reas de manejo convencional (ainda com uso de agrotxicos e/ou adubos qumicos). f) Neste mapa importante que voc tente localizar a sua propriedade em relao de seus vizinhos. Assim, desenhe as reas localizadas ao redor da sua propriedade e indique (pinte) se elas so ecolgicas , em transio ou de manejo convencional. g) Marque neste mapa qual a rea que voc cultiva e as reas em torno deste cultivo. Se ao redor desta rea houver produo convencional, elas devem ser indicadas, bem como o isolamento das mesmas. h) Se voc tem mais de uma propriedade faa o croqui de cada uma delas (use um formulrio para cada). i) Se voc tem cultivo em parte de outra propriedade (por exemplo: rea arrendada) esta propriedade tambm deve ser desenhada. 3. CRIAO ANIMAL E PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL 3.1 Princpios gerais 3.1.1 O manejo de animais deve ser considerado como parte integrada de um organismo agropecurio diversificado. 3.1.2 A criao animal deve contribuir para cobrir a demanda de adubo animal da atividade agrcola da propriedade, criando uma relao solo-planta-animal de reciclagem. Neste conceito desejvel que uma criao animal no exceda a capacidade de suporte da pastagem. Caso contrrio desejvel que os alimentos utilizados provenham de outras propriedades certificadas. O ideal que haja sustentabilidade entre a produo animal e a produo de seus alimentos.

14

3.1.3 Na combinao do uso de leguminosas, forragens e estercos, cria-se uma relao entre agricultura e pecuria que permitir sistemas de pastagem e agricultura favorveis conservao e melhoria da fertilidade do solo a longo prazo. 3.1.4 O manejo da criao deve levar em considerao o comportamento natural do animal. 3.1.5 Em relao ao uso de medicamentos, consulte o Apndice IV. 3.1.6 As espcies e raas de animais escolhidas devero estar adaptadas s condies locais. 3.2 Converso Para o reconhecimento de produtos de origem animal (leite, laticnios, carne e derivados) destinados comercializao com o Selo Orgnico IBD, dever ser observado o seguinte: 3.2.1 Pastagens e forragens: devero ser convertidos de acordo com as diretrizes para plantas especificadas no Captulo 2. reas de pastagem podero ter perodo de converso reduzido para doze meses se, em perodo de pelo menos trs anos anteriores (a ser provado com documentao e anlises), no se utilizou nenhuma substncia proibida por estas Diretrizes. 3.2.2 Os animais pr-existentes na propriedade e suas crias podero passar por converso simultnea da fazenda, desde que os seguintes perodos de converso mnimos e contnuos sejam respeitados, conforme cada tipo de animal. a) quaisquer animais para corte devero passar no mnimo: - para o padro EC 2091/92: dois anos (24 meses) sob manejo orgnico; - para o padro IFOAM: um ano (12 meses) sob manejo orgnico; b) quaisquer animais para produo de leite devero passar no mnimo seis meses sob manejo orgnico; c) galinhas poedeiras devero passar no mnimo 42 dias sob manejo orgnico. 3.2.3 Propriedades que esto se convertendo para o sistema orgnico e desejam iniciar a atividade de pecuria, podero comprar animais de qualquer origem que ainda no seja certificada orgnica e convert-los simultaneamente s reas de produo de forragem, pastagem, respeitando todas as exigncias para perodos de converso, tanto para as terras

15

quanto para os animais. No entanto, quaisquer animais comprados aps o perodo de converso das terras ficam sujeitos s exigncias do item 9.3.2.

3.3 Origem dos animais 3.3.1 O estabelecimento de rebanho autctone adaptado ao sistema orgnico de produo no organismo agrcola, dever ser visto como o ideal a ser buscado. Transplantes de embries e o uso de animais geneticamente modificados atravs de engenharia gentica so proibidos. 3.3.2 Os animais devem ser originrios de unidades de produo orgnica. Quando no existirem animais orgnicos disponveis, o IBD poder autorizar a compra de animais convencionais para certificao como orgnico, obedecendo aos seguintes limites de idade: a) frangos para carne: dois dias b) leites: at seis semanas e aps o desmame c) galinhas poedeiras: dezoito semanas d) outras aves: duas semanas f) bezerras para leite: apenas bezerras com idade inferior a oito meses e aps desmama natural, desde que tenham recebido uma dieta composta principalmente de leite integral. Regra geral: eqinos e gado no-leiteiro devem ser manejados organicamente desde o nascimento. A partir de 1 de janeiro de 2009 todos os bezerros devero ser de origem orgnica. Exceo: para certificao pelo programa Orgnico Lei Brasileira 10.831 (mercado interno LB), bezerros desmamados/garrotes com no mximo 12 meses podem ser originados de unidades convencionais desde que fiquem 2/3 da vida sob manejo orgnico. 3.3.3 Os bezerros de corte adquiridos de outras propriedades devero ter nascido em reas certificadas orgnicas ou de matrizes que tenham sido introduzidas no sistema orgnico, pelo menos trs meses antes do nascimento dos bezerros. 3.3.4 A compra de animais para renovao de rebanho (matrizes) ser autorizada at no mximo 10% do rebanho para bovinos, caprinos, eqinos e sunos. Porcentagens maiores sero autorizadas conforme o caso quando ocorrer catstrofe climtica, expanso de lotes, introduo de um tipo diferente de manejo.

16

3.3.5 A aquisio de gado de corte destinado para engorda poder exceder a porcentagem acima mencionada, desde que atendidas as exigncias do item 9.2.3. 3.4 Manejo 3.4.1 Em toda criao, deve-se considerar as necessidades do animal em relao a espao, movimentao, aerao, proteo contra o excesso de luz solar direta, acesso a gua e forragem e comportamento prprio da espcie, para evitar o estresse. 3.4.2 Para aves que demandem luz artificial, a extenso de iluminao artificial prolongada ser decidida, caso a caso, com base na latitude, variedades e condio de sade dos animais. 3.4.3 Superfcies mnimas interiores, exteriores e outras caractersticas do alojamento para as diferentes espcies e tipos de produo esto descritas nas Tabelas 2 e 3. 3.4.4 proibido superadubar as pastagens colocando excesso de animais antes do incio do processo de certificao, com a finalidade de aumentar-se a produo de massa verde. 3.4.5 Luz natural suficiente, de acordo com as necessidades dos animais, necessria em qualquer estrutura de criao, bem como a proteo contra temperaturas excessivas, luz solar, vento e chuva. As instalaes devero permitir regulao de arrefecimento, ventilao, minimizao de poeira, temperatura, umidade e concentrao de gases. 3.4.6 Os coelhos e sunos no devero ser mantidos em gaiolas e devero ser usados materiais naturais como leito. 3.4.7 No devero ser utilizados materiais de construo ou equipamentos de produo que afetem a sade humana ou a dos animais. 3.4.8 Mutilaes somente sero permitidas para mochao em animais jovens. Castraes tambm somente sero permitidas em animais jovens. Outros tipos de mutilaes, como cortes de bico de aves, asas, dentes, orelha e rabo so proibidos. 3.4.9 As aves no devero ser manejadas em gaiolas, e no sero aceitos sistemas de manejo de animais sem rea de exerccio ou pastagem.

17

3.4.10 proibido o uso de gaiolas para maternidade, no caso de criao de sunos. Os projetos que fizerem uso destas estruturas devero entrar em contato com o IBD, a fim de que possam ser decididos, caso a caso, os prazos para adequao das instalaes. 3.4.11 As reas de pastagem devero ser manejadas de maneira a permitir uma rotao que viabilize a sua recuperao. 3.4.12 Os bezerros devero ser manejados em sistemas que se baseiam em leite integral orgnico ou biodinmico. Em casos de emergncia outras fontes alternativas, como leite no orgnico ou substituto de leite, podero ser usadas, desde que no contenham antibiticos ou aditivos sintticos. O uso de meios alternativos dever ser autorizado pela Certificadora (IBD). 3.4.13 Os animais de criao devero ser protegidos contra predadores e feras. 3.4.14 A reproduo dos animais dever ser natural. Inseminao artificial permitida. Transplante de embries e clonagem proibido. 3.4.15 A amarrao dos animais proibida, salvo para ordenha, manejos especficos de sanidade ou para animais perigosos. 3.4.16 Bezerros, animais jovens ou adultos, bem como outras categorias de rebanhos no devero ser mantidos isolados dos outros, aps duas semanas do nascimento. O IBD poder, excepcionalmente, permitir para machos, animais doentes ou prximos de dar luz. 3.4.17 O desmame ser feito em animais jovens aps o fornecimento de leite materno ou leite orgnico de sua prpria espcie, dentro de um prazo que leve em conta o comportamento animal relevante da espcie. Excees: se no houver disponibilidade de leite orgnico, poder ser fornecido leite no orgnico. Substitutos de leite somente podero ser usados em situaes de emergncia e desde que no contenham antibiticos, aditivos sintticos ou produtos de abates de animais. 3.4.18 As fmeas de sunos e sunos para engorda devero ter acesso s reas de pastagem. O fechamento em pocilgas justificado em condies climticas desfavorveis. 3.4.19 A prtica de pecuria industrial sem rea agrcola ou de pasto, proibida.

3. PROGRAMA DE PROTEO E GESTO AMBIENTAL

18

Esse programa visa atender os condicionantes exigidos pelos rgos ambientais para a concesso do licenciamento ambiental, atravs de aes de conscientizao dos agricultores (as) gestores (as) das Unidades Familiares de Produo sobre a importncia da conservao dos recursos naturais, atravs de aes de recuperao de reas degradadas e do fomento de atividades produtivas ambientalmente viveis, definindo junto com as famlias as reas que podero ser utilizadas para exercer suas atividades econmicas ou de subsistncia, as reas que devero ser destinadas a Reserva Legal (ARL) e reas de Preservao Permanente (APP). O Licenciamento Ambiental um procedimento pelo qual o rgo ambiental competente permite a localizao, instalao, ampliao e operao de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, e que possam ser consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradao ambiental. Enquanto instrumento de carter preventivo, o licenciamento essencial para garantir a preservao da qualidade ambiental, conceito amplo que abrange aspectos que vo desde questes de sade pblica, preservao da biodiversidade e desenvolvimento econmico. Atualmente, cada vez mais relevante o debate e a busca por um desenvolvimento que coexista harmoniosamente com o meio ambiente -um desenvolvimento sustentvel, que se baseia em trs princpios bsicos: a) eficincia econmica, b) eqidade social e c) qualidade ambiental. Portanto, o Licenciamento atua, sobretudo numa perspectiva que pode contribuir para uma melhor qualidade de vida das geraes futuras. Assim, o Licenciamento Ambiental uma ferramenta de fundamental importncia, que ir permitir a identificao pelas famlias dos produtores e produtoras rurais dos efeitos ambientais gerados pelo seu trabalho, e de que forma esses efeitos podem ser gerenciados. Considerando a necessidade averbao das ARLs, como apenas um item de importncia na preservao e recuperao dos recursos naturais, muito deve ser feito na busca de Unidades Produtivas ambientalmente corretas, com as famlias conscientes da necessidade de manuteno dos servios ambientais e buscando a sustentabilidade ambiental, social, cultural e econmica na reforma agrria. Nesse sentido a necessidade do licenciamento ambiental surge como uma oportunidade de efetivarem aes conservacionistas de longo prazo nas Unidades Produtivas, uma vez que a questo produtiva passa a ser trabalhada como base para a recuperao e conservao dos recursos naturais promovendo a melhoria nas condies de vida das famlias por meio dos benefcios dos servios ambientais e da explorao sustentvel desses recursos.

19

Embasamento Legal A Poltica Nacional de Meio Ambiente foi instituda por meio da Lei Federal n 6.938/81 que estabeleceu mecanismos de preservao, melhoria e recuperao da qualidade do meio ambiente. O Licenciamento um desses mecanismos que busca promover a interface entre o empreendedor, cuja atividade venha a interferir no equilbrio ambiental, e o Estado, que garante a conformidade dos mesmos com os objetivos dispostos na poltica estabelecida. Essa normativa estabelece os estudos necessrios para a caracterizao ambiental das propriedades rurais e d indicativos dos condicionantes necessrios para que estas reas possam ser consideradas ambientalmente viveis. Dentre desses condicionantes est necessidade de averbao das reas de Reserva Legal e declarao das reas de Preservao Permanente. O cumprimento desta exigncia legal, na maioria das vezes, implica na necessidade de elaborao de projetos de recuperao, caso essas reas encontrem-se descaracterizadas. Caracterizao do projeto O projeto de recuperao das reas com passivo ambiental contempla entre outras aes a realizao de atividades de capacitao relacionados Convivncia com o Semirido, sobretudo quanto preservao dos recursos ambientais e mitigao do passivo ambiental, abrangendo temas afins como planos de manejo, legislao em ARL e APP, outorga de gua, averbao das ARL, planejamento da explorao e beneficiamento de espcies frutferas, enriquecimento da caatinga e armazenamento de alimentao animal e planejamento da produo agrcola e pecuria. Trabalhando sempre na perspectiva da conscientizao coletiva das famlias dos agricultores (as) e na gerao de renda para as famlias, a implementao do projeto de recuperao objetiva, sobretudo o atendimento da exigncia legal do licenciamento ambiental, outro objetivo a ser alcanado a gerao de renda em consonncia com o manejo sustentvel das reas de Reserva Legal. Almeja-se tambm recompor a vegetao das reas de preservao ambiental por meio do replantio de espcies nativas como forma de viabilizar o Licenciamento Ambiental das Unidades de Produo. Uma das situaes a ser trabalhada com as famlias nas Unidades Produtivas referese interferncia nas reas reconhecidamente com problemas ambientais, principalmente quanto aos danos causados nas reas de preservao permanente e reserva legal. O Diagnstico ambiental participativo mostrou que a maioria das propriedades apresentam algum processo de degradao do solo, em alguns casos j bem avanados, sendo resultante de sua utilizao para a produo agrcola e pecuria com prticas inadequadas como o desmatamento e queimadas, super pastoreio das reas, uma vez que

20

no h produo e armazenamento de forragens para alimentar a criao, e ainda a utilizao de defensivos agrcola, o que vem contribuindo para poluio ambiental, dos solos e das fontes de gua. Os problemas derivados deste processo de degradao atingem diretamente os agricultores pela reduo do seu potencial produtivo. Mas, alm dos agricultores, a degradao do solo atinge tambm toda a populao, principalmente pelo efeito da eroso e a conseqente contaminao dos recursos hdricos. Nas Unidades de Produo, quase sempre, as ARL e as APPs esto abertas, sem divisrias ou isolamento das outras reas destinadas s praticas produtivas, isso vem permitindo o pastoreio dos animais na rea sem nenhum mtodo de monitoramento e controle. Dessa forma, nas reas onde for constatada a necessidade do isolamento dessas reas para sua efetiva preservao e recuperao, essa ao dever ser contemplada. Outra situao a ser trabalhada diz respeito concesso do licenciamento ambiental das Unidades Produtivas, com o licenciamento ambiental as famlias podero desenvolver suas atividades produtivas e burocrticas, principalmente no que diz respeito concesso de crdito, uma vez que o licenciamento um requisito a essa concesso. Assim, as famlias gestoras dessas Unidades de Produo necessitam urgentemente readequar suas prticas agropecurias e de gesto ambiental, para promover a conservao e preservao das reas de reserva legal e preservao permanente.

21

22

23

24

LEGENDA
1. APICULTURA A apicultura e os sistemas agroflorestais so timas alternativas para a produo familiar. 2. REFLORESTAMENTO O reflorestamento com arvores exticas (pinus, eucalipto, etc..) deve ser feito fora das reas de Preservao Permanente. 3. ESTRADAS E CONSTRUES Devem ser feitas em lugares seguros, fora das reas de Preservao Permanente e sempre que possvel respeitando curvas de nvel. 4. APP - REAS DE PRESERVAO PERMANENTE Matas ciliares, encostas e topos de morros so reas de Preservao Permanente e no devem ser desmatadas. Se foram desmatadas no passado, devem ser recuperadas. 5. RESERVA LEGAL Todas as propriedades devem ter uma reserva legal de no mnimo 20% (Mata Atlntica)50% ou 80% (Amaznia) de sua rea. 6.PLANTIO DE ARVORES NATIVAS O reflorestamento com arvores nativas, para corte futuro, deve ser feito fora das reas de Preservao Permanente. 7. PISCICULTURA, AGRICULTURA E PECURIA Essas atividades no devem ser realizadas em reas de Preservao Permanente. Ilustraes elaboradas pela APREMAVI (Atalanta SC

25

26

You might also like