You are on page 1of 22

Artigo Tcnico:

ANLISE E TOLERNCIA DE RISCO NA ATIVIDADE DE MANUTENO DE ELEVADORES.

ABEMEC-RS civil sem

Associao que

Brasileira tem em

de seus

Engenheiros Mecnicos Seo RS uma sociedade fins lucrativos, objetivos congregar os profissionais engenheiros mecnicos e industriais e suas modalidades na rea da mecnica, afim de promover o desenvolvimento tecnolgico e cientifico, a defesa e a representao dos interesses profissionais dos mesmos. Tem atuado no campo social, econmico e poltico na busca dos direitos e deveres da classe que representa. A Entidade foi fundada em 1983, tendo funcionado ininterruptamente desde aquela poca. Entidade profissional com representatividade no CREA-RS.

@2013 ABEMEC-RS: autorizada reproduo parcial ou integral deste artigo tcnico, desde que citada a fonte. Publicao em verso eletrnica disponvel no site: www.abemec-rs.org.br

O presente artigo visa caracterizar e analisar a atividade de MANUTENO DE ELEVADORES a fim de identificar os riscos e perigos envolvidos em cada tarefa, bem como as medidas de controle necessrias para a eliminao, neutralizao ou mitigao dos efeitos de agentes que possuem potencial para provocar danos ao trabalhador. Entre os principais mecanismos a serem analisados, encontram-se os Equipamentos de Proteo Coletiva inerentes ao produto bem como os EPIs (Equipamentos de Proteo Individual) especificados para cada uma das atividades relacionadas ao processo de manuteno de elevadores, alm das tcnicas, metodologias e procedimentos operacionais. Este trabalho objetiva ainda, realizar uma anlise qualitativa das condies de exposio riscos com base no Plano de Manuteno Preventiva de elevadores eltricos, considerando o tempo de exposio exigido em cada tarefa, a fim de se avaliar o nvel de tolerncia e determinar procedimentos de emergncia adequados.

Eng. Carlos Alberto Antunes CREA-SP 0601660600 - Engenheiro Eletricista formado 1987 na Universidade Santa Ceclia. Ps-graduado em Engenharia de Segurana do Trabalho, Produo e Administrao de Operaes e Sistemas Integrados de Gesto. Experincia de mais de 15 anos na rea de segurana e meio-ambiente em empresas multinacionais de grande porte. Especialista em segurana de trabalho em altura (fall protection, climber and rescuer) certificado pela Capital Safety/EUA. Palestrante em assuntos relacionados segurana em transportes verticais e trabalhos em altura.

Eng. Luciano Grando CREA-RS 88.407 - Engenheiro Mecnico formado em 1995 pela Universidade Federal do RS. Diretor tcnico da empresa Grando Engenharia especializada em elevadores e escadas rolantes. Presidente da ABEMEC-RS Associao Brasileira de Engenheiros Mecnicos. Conselheiro do CREA-RS Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do RS no perodo de 2007 a 2012. Representante do CREA-RS no comit da ABNT de elaborao de normas tcnicas de Elevadores. Consultor tcnico, palestrante e conferencista especializado em transporte vertical.

Eng.-Msc. Rodrigo F. Gomes CREA-CE 14.498 - Engenheiro Mecnico formado em 2002 pela Universidade Federal do Cear. Ps-graduado em Engenharia de Produo e Mestre em Logstica e Pesquisa Operacional com nfase em anlise e otimizao de processos. Experincia de mais de 12 anos na atividade de instalao, manuteno e modernizao de elevadores e escadas rolantes atuando em empresas multinacionais. Engenharia do Cear. Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores Pgina 2 de 22 Professor da DeVry Brasil na rea de Planejamento e Gesto da Manuteno. Integrante do IAECE Instituto de Auditoria de

1. A ATIVIDADE DE MANUTENO
Existem na literatura inmeras definies acerca do conceito de manuteno. A recente Norma Tcnica publicada em 2012 pela ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas define manuteno como todas as operaes, preventivas e corretivas, consideradas necessrias para o funcionamento correto e seguro da instalao e de seus componentes, depois de completada a instalao e durante toda a vida til de alguns componentes, determinando, tanto quanto possvel, o tempo ou a condio no qual o funcionamento ou integridade de cada componente no mais assegurado, mesmo se corretamente manutenido. Em geral, a atividade de manuteno subdividida em dois grupos, embora outras classificaes podem ser delineadas como forma de detalhar tcnicas especficas aplicadas no processo de preveno de falhas. Na manuteno preventiva programada, os servios a serem realizados em campo so definidos por um procedimento operacional padro (POP) onde so determinadas todas as rotinas de servios a serem realizadas nos equipamentos, tais como a inspeo, ajuste e a lubrificao de peas e componentes. Este tipo de servio em geral peridico e visa prevenir a ocorrncia de falhas; portanto, a visita do tcnico ocorre independentemente do registro de uma falha ou defeito. J na manuteno corretiva, a demanda incerta, ou seja, no h previsibilidade da ocorrncia de demanda por reparao. Neste caso, o acionamento do servio uma consequncia da existncia de uma parada no sistema de produo, ou um defeito em determinado equipamento. A manuteno corretiva um procedimento de gesto reativo, visto que espera pela falha para que um processo de reparo seja realizado. A depender do tipo de equipamento ou sistema a ser manutenido, conhecimentos tcnicos diversos podem ser necessrios para o profissional de manuteno, visto que a evoluo da tecnologia tem exigido multi-disciplinaridade de conhecimento, tais como nas reas mecnica, eltrica-eletrnica, pneumtica e outras.

2. O EFEITO DA TECNOLOGIA DE MQUINAS E EQUIPAMENTOS E A DETERMINAO DA REA DE TRABALHO FUNCIONAL


Cabe ao CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA (CONFEA) determinar atravs de suas Resolues, a aptido funcional de cada formao tcnica. Ainda que a tecnologia aplicada em mquinas e equipamentos exija mltiplos conhecimentos para a execuo de trabalhos de manuteno, a formao tcnica quem definir a autorizao legal do campo de atuao do profissional vinculado ao sistema CONFEA/CREAs. Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores Pgina 3 de 22

Para a atividade de manuteno de elevadores, por exemplo, a responsabilidade tcnica inerente a profissionais formados na rea MECNICA, tal como tcnico ou engenheiro mecnico. Ainda que existam circuitos e conexes eltricas no comando de elevadores, tais como chaves contactoras, sensores, mdulos eletrnicos, instalaes eltricas de ligao de motores etc, a responsabilidade tcnica no pode ser assumida por profissionais da rea ELTRICA.

3. MANUTENO DE ELEVADORES DE PASSAGEIROS


Elevadores so equipamentos destinados ao transporte de passageiros e cargas, sendo constitudo principalmente de um conjunto de trao (mquina / motor), contra-peso, sistema de suspenso atravs de cabos de trao ou mecanismos hidrulicos, quadro ou painel de comando, sinalizaes em geral, regulador de controle de velocidade, sistema de freio de segurana e amortecedores de impacto do tipo pra-choque. Por tratarem-se de equipamentos eletro-mecnicos, elevadores demandam manuteno peridica e servios de assistncia tcnica contnuos para a garantia de sua funcionalidade e segurana para todos os usurios. Tendo em vista a sua importncia frente necessidade de deslocamento de pessoas em edifcios privados, pblicos e comerciais, hospitais e centros de convenes e entretenimento, a eficcia e o tempo de resposta dos servios de manuteno so essenciais para o equilbrio do dia-a-dia da populao que utiliza este tipo de transporte. Por questes legais, no Brasil, os elevadores devem possuir um plano de manuteno mensal, ou seja, obrigatria a periodicidade do servio de manuteno/conservao a cada ms para verificao de itens de segurana, ajustes em portas e no freio da mquina de trao, limpeza de trincos e testes gerais nos sensores existentes na caixa de corrida.

FIGURA 1 Desenho esquemtico de um Elevador com casa de mquinas

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 4 de 22

Em virtude da periodicidade dos servios de manuteno de elevadores, as tarefas de preveno tais como a VERIFICAO, a LIMPEZA, o AJUSTE e a LUBRIFICAO de partes e peas so determinados com base em uma tabela de frequncia, de acordo com a criticidade do componente, sua importncia e estimativas de vida til. Verifica-se, com base na estrutura de trabalho da manuteno peridica de elevadores que o trabalho essencialmente MECNICO, ainda que eventualmente haja necessidade de verificaes em equipamentos eltricos. Inclusive, h de se deixar claro que equipamentos mecnicos de transporte em geral (esteiras, escadas rolantes ou ainda elevadores) necessitam de comandos para garantir seu funcionamento e controle, no caracterizando, entretanto, que referem-se a sistemas eltricos. Para efeito de exemplificao, o tempo de manuteno preventiva programada para um elevador eltrico de passageiros com portas do tipo automticas e 10 paradas, conforme definio do PLANO DE MANUTENO de 117 minutos. Esse tempo composto pelo somatrio dos tempos tericos de todas as atividades previstas para realizao em um servio peridico de manuteno mensal, incluindo-se, mas no limitando-se a verificao e ajuste das portas e da mquina de trao, inspeo do nvel de leo do crter, limpeza e lubrificao das guias de cabina e contra-peso, ajustes no freio etc. Esse tempo terico estabelecido por tarefa foi composto por estudos internos e medies realizadas em campo observando-se a execuo da atividade de manuteno de um elevadores nas caractersticas pr-estabelecidas como forma de validao dos dados que compem o plano de manuteno.

4. ANLISE

DE

SEGURANA

DA

ATIVIDADE

DE

MANUTENO

DE

ELEVADORES
Antes de se iniciar uma anlise acerca dos aspectos de SEGURANA do processo de manuteno de elevadores, imperioso ressaltar a evoluo do nvel de exigncia quanto instalao de itens de segurana estabelecidos pela ABNT atravs das publicaes de suas Normas NBR deliberadas pelo Comit Brasileiro de Mquinas e Equipamentos Mecnicos (ABNT/CB-04) e pela Comisso de Estudos de Elevadores Eltricos (CE04:010.13). De acordo com a NBR 15597 publicada em 2008, o fato de o ciclo de vida de um elevador ser mais longo que a maioria dos outros sistemas de transporte e equipamento predial significa, portanto, que o projeto do elevador, o desempenho e a segurana podem ficar defasados em relao s tecnologias modernas. Neste contexto, periodicamente a ABNT publica Normas atualizadas com Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores Pgina 5 de 22

vista a proteger as pessoas e objetos contra riscos de acidentes relacionados com as operaes pelo usurio, de manuteno e emergncia de elevadores. a. SITUAO DE PERIGO E RISCO A definio exata de perigo e risco apresenta -se de forma variada quanto ao seu correto entendimento, especialmente por algumas peculiaridades que divergem entre Normas americanas e brasileiras. Para efeito da anlise realizada no presente trabalho, conforme estabelecido no Glossrio da NR-10, RISCO a capacidade de uma grandeza com potencial de causar leses ou danos sade das pessoas . J o PERIGO representa uma situao ou condio de risco com probabilidade de causar leso fsica ou dano sade por ausncia de medidas de controle. De forma simples, pode-se entender que apesar de certas condies apresentem risco, ou seja, potencial para gerao de leses ou danos sade, a materializao do perigo s ocorrer mediante ausncia de medidas de controle.

b. PPRA PROGRAMA DE PREVENO DE RISCO AMBIENTAIS ThyssenKrupp Elevadores Filial So Lus PPRA o conjunto de medidas necessrias antecipao, reconhecimento, avaliao e controle dos riscos ambientais inerentes atividade produtiva, constituindo suporte preveno de doenas ocupacionais e acidentes do trabalho. No PPRA so abordadas as anlises acerca dos RISCOS AMBIENTAIS (provocados por agentes fsicos, qumicos e biolgicos), RISCO DE ACIDENTES e os RISCOS ERGONMICOS. O PPRA basicamente composto por anlises do tipo qualitativa e quantitativa. A anlise qualitativa representa uma anlise tcnica, realizada atravs de inspeo nos locais de trabalho e com o objetivo de determinar qualitativamente o potencial dos riscos ambientais, de acidentes e ergonmicos aos quais os trabalhadores possam estar expostos. Na anlise qualitativa (que normalmente antecede quantitativa), determinada a gradao considerada do risco, tomando-se por base os efeitos do agente ou do risco sobre a sade e a gradao qualitativa de exposio.

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 6 de 22

J a anlise quantitativa consiste em uma avaliao tcnica, realizada com a utilizao de aparelhos/instrumentos de medio, de modo que os riscos existentes no local de trabalho possam ser mensurados e comparados com os padres legais e tcnicos. A avaliao quantitativa tem como principais objetivos: comprovar o controle da exposio ou a inexistncia dos riscos identificados na etapa de reconhecimento, dimensionar a exposio dos trabalhadores e subsidiar o equacionamento das medidas de controle. Observando o PPRA, constatamos que a anlise qualitativa e quantitativa dos RISCOS AMBIENTAIS para os cargos de Oficial de Manuteno retornam os seguintes dados: i. Existncia de Riscos Fsicos (RUDO) com gradao de efeito sobre a sade em nvel 3 (irreversveis sade, preocupante) e gradao qualitativa de exposio em nvel 1 (contatos espordicos com o agente).

ii.

Existncia de Riscos Qumicos (GRAXAS E LEOS MINERAIS) com gradao de efeito sobre a sade em nvel 1 (reversveis sade, preocupante) e gradao qualitativa de exposio em nvel 1 (contatos espordicos com o agente).

iii.

Inexistncia de Riscos Biolgicos.

Com base na anlise dos RISCOS AMBIENTAIS, encontra-se registrado no PPRA que a empresa fornece os EPIs adequados neutralizao da exposio aos agentes fsicos e qumicos apontados, preservando a sade de todos os trabalhadores da rea de manuteno.

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 7 de 22

c. RISCOS DE ACIDENTES NA ATIVIDADE DE MANUTENO DE ELEVADORES Representam os riscos associados ao ambiente de trabalho, ou seja, fazem parte do dia-adia da empresa, tais como: arranjo fsico deficiente, eletricidade, sinalizao, transporte de material, perigo de incndio etc. Para a atividade de manuteno de elevadores alguns riscos de acidentes podem ser observados. Conforme a definio de risco, ele ser consequncia da anlise da probabilidade e da severidade do efeito da exposio agentes ou condies que ofeream risco. Como base de referncia para anlise dos riscos de acidentes, tomaremos por base o PLANO ANUAL DE MANUTENO e a TABELA DE ATIVIDADES DE MANUTENO PERIDICA (documentos em ANEXO). A manuteno de um elevador um processo realizado por reas, subdividindose a atividade em GRUPOS. Vejamos:

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3 GRUPO 4 GRUPO 5 GRUPO 6 GRUPO 7

CABINA / COMPONENTES INTERNOS PAVIMENTOS CASA DE MQUINAS CABINA EM CIMA CAIXA DE CORRIDA POO GERAL

A seguinte legenda deve ser observada para entendimento das atividades (tarefa e tarefa) do processo de manuteno de elevadores. FR FREQUNCIA DE REALIZAO DA TAREFA
M MENSAL B BIMESTRAL Q QUADRIMESTRAL S SEMESTRAL

VER AJU LUB LIM

VERIFICAR AJUSTAR LUBRIFICAR LIMPAR

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 8 de 22

GRUPO 1: CABINA / COMPONENTES INTERNOS Objetivo: No interior da cabina do elevador, verificar aspectos gerais do funcionamento do Painel de Operao do elevador (botes de acionamento de chamadas e indicador de posio digital); verificar o a fixao e funcionamento da porta e das corredias de cabina; testar o sistema intercomunicador entre cabina e portaria atravs do acionamento do boto interno do interfone do elevador; inspecionar o estado geral do sub-teto, acrlicos e suas fixaes; observar o funcionamento do ventilador de cabina e da iluminao e avaliar o estado de conservao dos painis de ao da cabina.
ATIVIDADES* 1.1.Painel de operao 1.2. Interfone ou intercomunicador 1.3. Iluminao, sub-teto e ventilador 1.4. Painis de acabamento, frisos e piso 1.5. Guarda corpo e espelhos 1.6. Portas, corredias e rgua de segurana 1.7. Indicador 1.8. Comandos Cabineiro, ventilador e banqueta FR B M B B B M B M VER 1 1 2 0,5 0,5 1 3 AJU LUB LIM

* Conforme TABELA DE ATIVIDADES DE MANUTENO PREVENTIVA PERIDICA

LEGENDA FR VER AJU LUB LIM FREQUNCIA DE REALIZAO DA TAREFA VERIFICAR AJUSTAR LUBRIFICAR LIMPAR

AVALIAO QUALITATIVA DO GRUPO 1


Ite m Existe Exposio condio de RISCO? NO NO SIM Se SIM, qual(is)? Tempo de exposio (quando existir) Existe(m) medida(s ) de controle? SIM Se SIM, qual(is)? A(s) medida(s) de controle eliminam ou neutralizam a condio de exposio? SIM. Condies eliminadas pela ausncia de corrente eltrica circulante no caso de desenergizao do circuito monofsico do elevador ou neutralizadas pelos dispositivos de proteo durante a interveno tcnica. Gradao qualitativa de Exposio (1) Contatos espordicos com o agente. Gradao qualitativa de efeito sade (2) Efeitos severos sade, preocupante (QUANDO NO APLICADAS AS MEDIDAS DE CONTROLE).

1.1 1.2 1.3

Eletricidad e em baixa tenso

3 min a cada 2 meses

Instruo para desenergizao para intervenes, conforme item 10.2.8.2 da NR10; Aterramento eltrico das instalaes, dispositivos interruptores residuais de proteo,

1.4 1.5 1.6 1.7 1.8

NO NO NO NO NO

* Item 10.2.8.2 da NR10: As medidas de proteo coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergizao eltrica conforme estabelece esta NR e, na sua impossibilidade, o emprego da tenso de segurana.

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 9 de 22

GRUPO 2: PAVIMENTOS Objetivo: Em todos os pavimentos do edifcio, verificar o estado, a fixao e o funcionamento de botoeiras de chamada e indicadores de posio digital (inclusive setas e segmentos); verificar o estado de conservao das portas e soleiras de pavimento observando existncia de amassamentos ou corroso, inspecionar a fixao dos suportes e puxadores (quando existirem), ilhoses; limpar a parte interna da soleira de cabina; observar o nivelamento do elevador em relao aos pavimentos, observando o limite mximo de desnivelamento de 25 mm para elevadores sem controle de velocidade e de 10 mm para elevadores com controle de velocidade.
ATIVIDADES * 2.1. Botoeiras e indicadores * 2.2. Portas e soleiras * 2.3. Acelerao, desacelerao e nivelamento FR Q Q S VER 5 5 5 AJU LUB LIM

* Conforme TABELA DE ATIVIDADES DE MANUTENO PREVENTIVA PERIDICA

LEGENDA FR VER AJU LUB LIM FREQUNCIA DE REALIZAO DA TAREFA VERIFICAR AJUSTAR LUBRIFICAR LIMPAR

AVALIAO QUALITATIVA DO GRUPO 2


Ite m Existe Exposio condio de RISCO? NO NO NO Se SIM, qual(is)? Tempo de exposio (quando existir) Existe(m) medida(s ) de controle? Se SIM, qual(is)? A(s) medida(s) de controle eliminam ou neutralizam a condio de exposio? Gradao qualitativa de Exposio Gradao qualitativa de efeito sade -

2.1 2.2 2.3

GRUPO 3: CASA DE MQUINAS Objetivo: Na casa de mquinas, com o equipamento desenergizado atravs do desligamento e bloqueio (quando possvel) da chave seccionadora trifsica e do disjuntor monofsico do quadro de fora e dos disjuntores do quadro de comando, observar as conexes a fim de identificar sinais de oxidao, reapertar a fiao em geral quando necessrio; testar o funcionamento da bateria e do sistema de iluminao de emergncia; inspecionar visualmente o nvel de leo do crter da mquina de trao; observar existncia de vazamentos de leo pelos retentores ou pelo eixo da polia; limpar o conjunto mquina-motor; inspecionar manualmente o mbolo do freio da mquina de trao e o acionamento do contato BK; inspecionar os cabos de trao e o estado de conservao da polia da mquina de trao e do regulador de velocidade conforme critrios especficos; observar incidncia de rudo caracterstico de desgaste de rolamento; testar o intercomunicador da casa de mquinas (quando existir).

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 10 de 22

ATIVIDADES * 3.1. Protees e conexes ( Painel de Fora ) 3.2. Quadro de Comando 3.3. Bateria e fonte de luz de emergncia 3.4. Mquina e Cabos de trao 3.5. Motor de induo 3.6. Freio e contato BK ou CPF 3.7. Regulador de Velocidade 3.8 Interfone ou intercomunicador 3.9 Limite Final de subida 3.10 Limite Final de descida 3.11 Aparelho de Segurana

FR B S M T T BS M T T T T

VER

AJU

LUB

LIM

2 1 3 3

20

2 1

2 2

* Conforme TABELA DE ATIVIDADES DE MANUTENO PREVENTIVA PERIDICA

LEGENDA FR VER AJU LUB LIM FREQUNCIA DE REALIZAO DA TAREFA VERIFICAR AJUSTAR LUBRIFICAR LIMPAR

AVALIAO QUALITATIVA DO GRUPO 3


Ite m Existe Exposio condio de RISCO? SIM Se SIM, qual(is)? Tempo de exposio (quando existir) 4 min/ms, em mdia. Existe(m) medida(s ) de controle? SIM Se SIM, qual(is)? A(s) medida(s) de controle eliminam ou neutralizam a condio de exposio? SIM. Condies eliminadas pela ausncia de corrente eltrica circulante no caso de desenergizao do circuito monofsico do elevador ou neutralizadas pelos dispositivos de proteo e uso de EPIs durante a interveno tcnica. Gradao qualitativa de Exposio (1) Contatos espordicos com o agente com as partes mveis desligadas. Gradao qualitativa de efeito sade (2) Efeitos severos sade, preocupante (QUANDO NO APLICADAS AS MEDIDAS DE CONTROLE).

3.1 E 3.2

Eletricidad e em baixa tenso

3.3 3.4 E 3.6

NO SIM

Prensage m mecnica

8 min/ms, em mdia.

SIM

Instruo para desenergizao para intervenes; Aterramento eltrico das instalaes, ; Dispositivos interruptores residuais de proteo; Uso de EPI especificado no processo (LUVAS). Proteo de partes mveis. Instruo para desligamento em caso de necessidade de interveno. Uso de EPI especificado no processo. -

SIM. Condies neutralizadas pela impossibilidade de contato direto enquanto as partes mveis estiverem em movimento.

(1) Contatos espordicos com o agente com as partes mveis desligadas.

3.5 3.7 3.8 3.9 3.1 0 3.1 1

NO NO NO NO NO NO

2) Efeitos severos sade, preocupante (QUANDO NO APLICADAS AS MEDIDAS DE CONTROLE). -

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 11 de 22

GRUPO 4: CABINA EM CIMA Objetivo: Acessar a cabina do elevador conforme processo de segurana de acesso ao topo da cabina, efetuando todos os testes antes da entrada em servio; manter permanentemente o equipamento em modo manuteno; verificar os comandos de subida e descida do SOBE-DESCE; testar o sistema de segurana/bloqueio do elevador atravs do desarme do contato de segurana da porta de alapo (quando existir), inspecionar o estado de desgaste das corredias superiores de cabina e de contra-peso; inspecionar o estado dos tirantes e demais elementos de fixao dos cabos de trao; testar manualmente o contato de segurana do aparelho de segurana; inspecionar os elementos mecnicos do operador de portas efetuando os ajustes quando necessrio; limpar a estrutura superior do teto do elevador.
ATIVIDADES * 4.1. Porta e contato de emergncia 4.2.Corredias sup., sus.dos cabos e chaves de induo 4.3. Aparelho de segurana 4.4. Operador de Portas 4.5 Teto/Estrutura FR S T M TS S 3 2 VER AJU LUB LIM

* Conforme TABELA DE ATIVIDADES DE MANUTENO PREVENTIVA PERIDICA LEGENDA FR VER AJU LUB LIM FREQUNCIA DE REALIZAO DA TAREFA VERIFICAR AJUSTAR LUBRIFICAR LIMPAR

AVALIAO QUALITATIVA DO GRUPO 4


Ite m Existe Exposio condio de RISCO? SIM Se SIM, qual(is)? Tempo de exposio (quando existir) 18 min/ms, em mdia, para um elevador de 10 paradas. Existe(m) medida(s ) de controle? SIM Se SIM, qual(is)? A(s) medida(s) de controle eliminam ou neutralizam a condio de exposio? SIM. Gradao qualitativa de Exposio (2) Contato frequente com o agente. Gradao qualitativa de efeito sade 2) Efeitos severos sade, preocupante (QUANDO NO APLICADAS AS MEDIDAS DE CONTROLE).

Queda de nvel diferente

SIM

Eletricidad e em baixa tenso (trabalho em rea prxima).

18 min/ms, em mdia, para um elevador de 10 paradas

SIM

4.1 4.2 4.3 4.4 4.5

NO NO NO NO NO

O prprio sistema de tracionamento cabinacontrapeso; Uso de guardacorpos de proteo em cima do elevador; Uso obrigatrio de EPI especificado no processo (CINTOLIMITADOR) Aterramento eltrico das instalaes, dispositivos interruptores residuais de proteo, uso de EPs especificado no processo (LUVAS). Desenergizao em caso de intervenes. -

SIM. Uso de caixas de plugao fechadas evitando contato indesejado; aterramento eltrico; dispositivos de proteo iDR; uso de EPI (LUVAS) para execuo das tarefas destacadas neste Grupo.

(1) Contatos espordicos com o agente.

(2) Efeitos severos sade, preocupante (QUANDO NO APLICADAS AS MEDIDAS DE CONTROLE).

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 12 de 22

GRUPO 5: CAIXA DE CORRIDA Objetivo: Limpar e lubrificar as guias e suportes de fixao conforme necessidade; testar os limites de parada de subida e descida; inspecionar visualmente a polia de desvio, o estado dos cabos de manobra e da pr-fiao de poo; inspecionar o contra-peso (elementos de fixao, bateria de pesos e corredias), verificar o estado e funcionamento dos mecanismos mecnicos de abertura e fechamento das portas de pavimento em todos os andares.
ATIVIDADES * 5.1. Polia de desvio 5.2. Limites de Parada de subida 5.3. Guias e suportes * 5.4. Cabos de manobra e fiaes 5.5. Portas de pavto e Fecho eletromecnico * 5.6. Contra peso 5.7. Limite de reduo de descida 5.8. Limite de Parada de descida FR T M Q S Q T M M 2 3 3 1,5 5 1,5 VER AJU LUB LIM

* Conforme TABELA DE ATIVIDADES DE MANUTENO PREVENTIVA PERIDICA

LEGENDA FR VER AJU LUB LIM FREQUNCIA DE REALIZAO DA TAREFA VERIFICAR AJUSTAR LUBRIFICAR LIMPAR

AVALIAO QUALITATIVA DO GRUPO 5


Ite m Existe Exposio condio de RISCO? NO NO NO NO NO NO NO NO Se SIM, qual(is)? Tempo de exposio (quando existir) Existe(m) medida(s ) de controle? Se SIM, qual(is)? A(s) medida(s) de controle eliminam ou neutralizam a condio de exposio? Gradao qualitativa de Exposio Gradao qualitativa de efeito sade -

5.1 5.2 5.3 5.4 5.5 5.6 5.7 5.8

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 13 de 22

GRUPO 6: POO Objetivo: Acessar o poo do elevador conforme processo de segurana de acesso ao poo, efetuando todos os testes antes da entrada em servio; inspecionar o estado dos amortecedores apra-choques da cabina e contra-peso (molas, buffers ou pistes hidrulicos) e da cornija, testar o contato de segurana da polia tensora; acionar manualmente o mecanismo do freio de segurana, lubrificar e ajustar quando necessrio; inspecionar o estado de desgaste da polia, cabos e corrente de compensao, inspecionar a medida de deslize do contra-peso; efetuar limpeza do poo.
ATIVIDADES * 6.2. Corredia inferiores 6.3. Aparelho de Segurana 6.4. Aparachoques e cornija 6.5. Polia, cabos e corrente de compenso 6.6. Polia tensora 6.7. Deslize do contrapeso 6.8. Fundo do Poo FR TS MT T T T T B 6 VER AJU LUB 2 LIM 2

* Conforme TABELA DE ATIVIDADES DE MANUTENO PREVENTIVA PERIDICA

LEGENDA FR VER AJU LUB LIM FREQUNCIA DE REALIZAO DA TAREFA VERIFICAR AJUSTAR LUBRIFICAR LIMPAR

AVALIAO QUALITATIVA DO GRUPO 6


Ite m Existe Exposio condio de RISCO? NO NO NO NO NO NO NO NO Se SIM, qual(is)? Tempo de exposio (quando existir) Existe(m) medida(s ) de controle? Se SIM, qual(is)? A(s) medida(s) de controle eliminam ou neutralizam a condio de exposio? Gradao qualitativa de Exposio Gradao qualitativa de efeito sade -

6.1 6.2 6.3 6.4 6.5 6.6 6.7 6.8

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 14 de 22

GRUPO 7: GERAL Objetivo: Instalar as sinalizaes de aviso de manuteno, consultar o dispositivo autodiagnstico (quando existir) para verificao dos ltimos defeitos ou alertas gravados no microprocessador existente no quadro de comando; atender as demandas do cliente que no constam no plano de manuteno do ms desde que em conformidade com o tempo e as ferramentas disponveis na ocasio. Em caso de impossibilidade de execuo do servio mediante a realizao da APR in loco, exercer o direito de recusa conforme previso legal constante na NR-10.
ATIVIDADES * 7.1. Manuteno Dirigida 7.2.Colocao e retirada das placas de MPP 7.3. Consulta ao auto diagnstico FR M M M VER AJU 10 1 LUB LIM

* Conforme TABELA DE ATIVIDADES DE MANUTENO PREVENTIVA PERIDICA

LEGENDA FR VER AJU LUB LIM FREQUNCIA DE REALIZAO DA TAREFA VERIFICAR AJUSTAR LUBRIFICAR LIMPAR

AVALIAO QUALITATIVA DO GRUPO 7


Ite m Existe Exposio condio de RISCO? NO NO NO Se SIM, qual(is)? Tempo de exposio (quando existir) Existe(m) medida(s ) de controle? Se SIM, qual(is)? A(s) medida(s) de controle eliminam ou neutralizam a condio de exposio? Gradao qualitativa de Exposio Gradao qualitativa de efeito sade -

7.1 7.2 7.3

d. RISCOS

DE

ACIDENTES

NA

ATIVIDADE

DE

ASSISTNCIA

TCNICA

DE

ELEVADORES Considerando que a atividade de assistncia tcnica refere-se manutenes corretivas, ou seja, reparaes necessrias posteriormente a ocorrncia de uma falha no elevador, no haver condies de exposies riscos diferentes dos quais um servio de manuteno preventiva peridico submetido, visto que o ambiente e o equipamento so os mesmos. Ressalta-se, entretanto, que dependendo da demanda originria do chamado corretivo, o tempo de exposio poder ser diferente do previsto no processo de manuteno preventiva. Entretanto, as medidas de controle e sua eficcia sero as mesmas. Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores Pgina 15 de 22

Observa-se ainda, que com o avano da tecnologia, a metodologia de anlise de falhas bastante utilizada em assistncia tcnica aplicada elevadores fabricados notadamente a partir da dcada de 90, utiliza-se de sistemas do tipo IHM-Interface Homem- Mquina, que so dispositivos tpicos para leitura de dados de falhas indicadas pelo prprio quadro de comando atravs dos registros efetuados em microcontroladores.

5. SEGURANA

INTRNSICA

DOS

EQUIPAMENTOS

EQUIPAMENTOS

FABRICADOS E INSTALADOS CONFORME NORMAS TCNICAS DA ABNT


Os elevadores so equipamentos intrinsicamente seguros, devido as suas caractersticas de projeto e instalao previstas nas normas tcnicas da ABNT. Primeiramente devemos destacar que os elevadores so equipamentos muito seguros, tanto para os usurios quanto para os tcnicos que realizam as manutenes. Estatisticamente considerado o meio de transporte de pessoas mais seguro que normalmente utilizamos. Esta segurana est intrinsicamente relacionada com as normas tcnicas, pois estes equipamentos possuem uma padronizao na sua concepo de projeto, instalao e manuteno, definida e regulamentada pelas normas tcnicas da ABNT. A maior parte dos elevadores do tipo de passageiros e foi inicialmente projetada com base nos requisitos de segurana da norma tcnica ABNT NB-30, substituda no ano de 1985 pela norma tcnica ABNT NBR 7192, a qual tambm foi posteriormente substituda no ano de 1999 pela norma tcnica NBR NM-207, essa ltima vigente. As normas tcnicas de elevadores se diferenciam das demais normas tcnicas, seu principal objetivo DEFINIR REQUISITOS DE SEGURANA, diferente da maioria das normas tcnicas que estabelece apenas padres de dimenses ou padres construtivos. Neste sentido destacamos o OBJETIVO da norma tcnica ABNT NM-207, expresso textualmente no item introduo: Norma Tcnica ABNT NM-207 Elevadores Eltricos de passageiros Requisitos de Segurana para Construo e Instalao 0. Introduo. 0.1. Generalidades

0.1.1. O objetivo desta Norma definir regras de segurana relativas a elevadores eltricos de passageiros com vistas a proteger as pessoas e objetos contra os riscos de acidentes relacionados com as operaes pelo usurio, de manuteno e de emergncia em elevadores. 0.1.2. Tm sido feitos estudos dos vrios aspectos de acidentes possveis com elevadores nas seguintes reas: Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores Pgina 16 de 22

0.1.2.1. a) Corte;

Possveis riscos devido a:

b) Esmagamento; c) Queda; d) Impacto; e) Aprisionamento; f) Fogo g) Choque eltrico; h) Falha do material devido a: - Dano mecnico; - Desgaste; - corroso; 0.1.2.2. Pessoas a serem protegidas:

a) Usurios; b) Pessoal de manuteno e inspeo c) Pessoas que se encontram fora da caixa, da casa de mquinas e casa de polias (se existir); Os elevadores so concebidos de forma que todas as atividades de inspees e manutenes possam ser executadas por uma nica pessoa, tendo dispositivos de parada e de inspeo nos locais acessveis aos tcnicos de manuteno: poo, caixa de corrida, sobre a cabina e casa de mquinas. As atividades de manuteno do elevador devem ser efetuadas por um nico tcnico, sendo inclusive uma vedao trabalharmos com mais de um tcnico em nveis diferentes devido ao risco de queda de ferramentas ou operaes indevidas. Como vimos, os elevadores so equipamentos INTRINSICAMENTE SEGUROS, pois sua concepo de projeto, instalao e manuteno realizada de forma a prevenir acidentes e minimizar riscos, tanto dos usurios quanto dos tcnicos de manuteno e instalao, tendo uma padronizao de REQUISITOS DE SEGURANA dos equipamentos estabelecidos em normas tcnicas aceitas internacionalmente, sendo as normas tcnicas da ABNT compatveis com as normas internacionais EN (Norma Europeia), ISO e ASTM.

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 17 de 22

6. DA NO OBRIGATORIEDADE DE TRABALHOS EM DUPLA NA ATIVIDADE DE MANUTENO E AUSNCIA DA CONDIO DE GRAVE E IMINENTE RISCO
A condio determinante para a definio da necessidade de um trabalho em dupla na atividade de manuteno (ou mesmo de instalao ou outras) que consta disposto nas NORMAS REGULAMENTADORAS do Ministrio do Trabalho e Emprego, notadamente, a NR10 quando o servio possui correlao com instalaes eltricas. Ocorre que explcita a condio definida que probe o trabalho individual, vejamos: Item 10.7.3 da NR-10: Os servios em instalaes eltricas energizadas em AT (alta tenso), bem como aqueles executados no Sistema Eltrico de Potncia SEP, no podem ser realizados individualmente. Alta tenso est definida no glossrio daquela Norma como: tenso superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contnua, entre fases ou entre fase e terra.

Conforme bem analisado pelo Engenheiro Joo Jos Barrico de Souza, ocorre que os elevadores, objeto da presente anlise, so alimentados por tenses eltricas de 110 a 380 Volts em corrente alternada, e portanto no caracterizam TRABALHOS ENVOLVENDO ALTA TENSO condio do caput do item 10.7, no podendo ser aplicada condio em anlise. Por outro lado os servios em elevadores no configuram atividades realizadas no SEP - Sistema Eltrico de Potncia, assim definido no glossrio da NR10: conjunto das instalaes e equipamentos destinados gerao, transmisso e distribuio de energia eltrica at a medio, inclusive. Portanto os servios em elevadores no configuram atividades no SEP. As anlises das condies demonstram cabalmente que o conceito de trabalho acompanhado no obrigatrio aos servios de manuteno de elevadores. Em relao interpretao de que a falta de outro trabalhador na realizao dos servios de manuteno de elevadores fundamentaria uma condio de grave e iminente risco completamente equivocada. Essa condio de trabalho individual no pode ser entendida como a condio de risco GRAVE, ou seja, risco de gravidade muito elevada, que possa causar acidente de trabalho ou doena profissional com leso GRAVE integridade fsica do trabalhador. Tambm no pode ser entendida como a condio de risco IMINENTE, ou seja, risco de provocar acidente de trabalho ou doena profissional ao trabalhador que est em via de efetivao imediata.

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 18 de 22

Diante da contextualizao do assunto e os aspectos normativos, torna-se clara que a atividade de manuteno de elevadores no se enquadra nos aspectos elencados pela NR-10 quanto exigncia de trabalho em dupla, seja por no fazer parte do SEP (Sistema Eltrico de Potncia) ou por no possui alta tenso em qualquer parte de uma instalao.
Destaca-se ainda, de forma complementar, que a maior parte das intervenes na parte eltrica de elevadores se d em circuitos de extra-baixa tenso, nvel de diferena de potencial caracterizada por no oferecer riscos de segurana aos profissionais, tambm conhecida como tenso de segurana, e quando da necessidade de interveno em sistemas alimentados por baixa tenso a mesma feita sob o procedimento de desenergizao antecipada como medida proteo coletiva seguindo os preceitos do item 10.5.1 da NR10

7. PROCEDIMENTOS DE EMERGNCIA
A adoo de um plano de emergncia e a garantia de sua aplicabilidade responsabilidade da empresa. A ThyssenKrupp Elevadores dispe da ROTINA EM ACIDENTE DO TRABALHO E EMERGNCIA MDICA PARA TRABALHOS DE MANUTENO EM CAMPO, que objetiva definir procedimentos e processos a serem adotados pelos colaboradores em caso de acidente do trabalho e emergncia para trabalhos de manuteno em campo. Situaes de emergncia devem ser evitadas por meio de aes preventivas e corretivas como forma de preservar a vida de todos os trabalhadores. A responsabilidade por garantir a segurana no nica e exclusiva da empresa, como propriamente destaca a NR-10 em seu item 10.13.4 CABE AOS TRABALHADORES: zelar pela sua segurana e sade e a de outras pessoas que possam ser afetadas por suas aes ou omisses no trabalho e tambm o item 10.13.1 as responsabilidades quanto ao cumprimento desta NR so solidrias aos contratantes e contratados envolvidos. Cabe s empresas manter os trabalhadores informados sobre os riscos a que esto expostos, instruindo-os quanto aos procedimentos e medidas de controle contra os riscos eltricos a serem adotados e fornecer os EPIs adequados. Condies de emergncia so complexas em virtude do grau da leso proveniente de um acidente de trabalho. Entretanto, observando as estatsticas nacionais e internas acerca de acidentes com afastamento na atividade de manuteno de elevadores, no se pode admitir que toda e qualquer leso no trabalho incorrer em altssima gravidade, com perda de conscincia e ameaa vida. Dessa forma, o procedimento de emergncia deve ser aplicvel desde pequenas leses como a casos crticos. Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores Pgina 19 de 22

Ressalta-se, inclusive, que o plano de emergncia pode usufruir-se da esfera pblica como previsto na NR-35 (item 35.6.1.1), considerando que servios de emergncia vinculados aos estados e municpios possuem em geral estrutura de pronto-atendimentos devidamente equipadas.

8. ESCALA HIPOTTICA DE EXPOSIO AO RISCO


Considerando uma escala temporal de exposio aos principais riscos identificados na atividade de manuteno de elevadores, verificamos que em 14,56% do tempo de trabalho de manuteno, h exposio condies de perigo, que com a utilizao das medidas de controle citadas na anlise qualitativa, tm seus RISCOS eliminados ou neutralizados. Dos 14,56% do tempo, 6,47% representam exposio ao perigo da corrente eltrica.

ATIVIDADE

DO

TEMPO A

DE

EXPOSIO DE 1 EM

DURANTE

REALIZAO

MANUTENO

PREVENTIVA

ELEVADOR DE 10 PARADAS 1.1.Painel de operao 1.2. Interfone ou intercomunicador 1.3. Iluminao, sub-teto e ventilador 1.4. Painis de acabamento, frisos e piso 1.5. Guarda corpo e espelhos 1.6. Portas, corredias e rgua de segurana 1.7. Indicador 1.8. Comandos Cabineiro, ventilador e banqueta 2.1. Botoeiras e indicadores 2.2. Portas e soleiras * 2.3. Acelerao, desacelerao e nivelamento 3.1. Protees e conexes ( Painel de Fora ) 3.2. Quadro de Comando 3.3. Bateria e fonte de luz de emergncia 3.4. Mquina e Cabos de trao 3.5. Motor de induo 3.6. Freio e contato BK ou CPF 3.7. Regulador de Velocidade 3.8 Interfone ou intercomunicador 3.9 Limite Final de subida 3.10 Limite Final de descida 3.11 Aparelho de Segurana 4.1. Porta e contato de emergncia 4.2.Corredias sup., sus.dos cabos e chaves de induo 4.3. Aparelho de segurana 4.4. Operador de Portas 4.5 Teto/Estrutura 4,85% 4,85% 6,80% 0,49% * 0,49% 0,97% 2,43% 0,24% 0,24% 0,97% 1,46% 2,91% 0,49% 0,49% 0,81% 2,43% 1,62% 4,85% 1,94% 0,97% 6,15% 3,88% 0,65% 0,97% 0,97% 1,94% 0,16%

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 20 de 22

5.1. Polia de desvio 5.2. Limites de Parada de subida 5.3. Guias e suportes * 5.4. Cabos de manobra e fiaes 5.5. Portas de pavto e Fecho eletromecanico * 5.6. Contra peso 5.7 Limite de reduo de descida 5.8. Limite de Parada dee descida 6.2. Corredia inferiores 6.3. Aparelho de Segurana 6.4. Aparachoques e cornija 6.5. Polia, cabos e corrente de compenso 6.6. Polia tensora 6.7. Deslize do contrapeso 6.8. Fundo do Poo 7.1. Manuteno Dirigida 7.2.Colocao e retirada das placas de MPP 7.3. Consulta ao auto diagnstico TOTAL

0,32% 2,91% 0,97% 0,81% 3,88% 3,24% 1,94% 2,91% 2,27% 7,77% 1,62% 1,94% 0,97% 0,32% 2,43% 9,71% 0,97% 0,00% 100,00%

9. CONSIDERAES FINAIS
A realizao do presente trabalho objetivou inicialmente caracterizar a atividade de manuteno de elevadores, bem como a composio de uma anlise qualitativa das condies de exposio aos agentes com potencial de causar danos ou leses. Objetivamos ainda determinar a desnecessidade de trabalho em dupla seja por ausncia de determinao legal, descaracterizao tcnica do tipo de instalao eltrica na qual um elevador est inserido (baixa tenso), ou por procedimentos de emergncia, que hoje ainda so subjetivamente definidos nas Normas Regulamentadoras do Ministrio do Trabalho e Emprego e que no representam condio substancial para exigncia de trabalho em dupla em elevadores. Podemos concluir que o tempo de exposio condies de perigo na atividade de manuteno de elevadores em torno de 15% do tempo total da atividade, o que pode ser considerado tolervel quando comparado outras atividades de nvel tcnico e desde que aplicadas aes de preveno acidentes do trabalho. Conclui-se tambm que as medidas de controle apresentadas como mecanismos de eliminao, neutralizao ou mitigao dos riscos so eficientes, desde que cumpridas preservam a segurana, a sade e a vida de tcnicos de manuteno.

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 21 de 22

10.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS, MANUAIS, NORMAS TCNICAS E

LEGISLAO
10.1 NORMAS TCNICAS E LEGISLAO ABNT NBR NM 207/99 Elevadores Eltricos de passageiros. Requisitos de Segurana para Construo e Instalao. ABNT NBR 15597/08 Requisitos de segurana para a construo e instalao de elevadores Elevadores existentes Requisitos para melhoria da segurana dos elevadores eltricos de passageiros e elevadores eltricos de passageiros e cargas. ABNT NBR 16083/12 Manuteno de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes Requisitos para instrues de manuteno. ABNT NBR 5410 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso. NORMAS REGULAMENTADORAS do Ministrio do Trabalho e Emprego, em especial a NR-10 e NR-35. 10.2 MANUAIS* Manual de Manuteno Preventiva Programada (CETEC 603); Metodologia para anlise de falhas em elevadores (CETEC 918); Eletricidade bsica para elevadores (CETEC 601); Eletrnica bsica para elevadores (CETEC 602); Aterramento eltrico para elevadores (CETEC 802); Trabalhos em eletricidade (SSMA-040). Tabela de Atividades da Manuteno Preventiva (TDISE-002); Tabela de Cdigos de defeitos (TDISE-003). Plano anual de manuteno preventiva para elevadores eltricos (TDISE-010). * Produzidos e disponibilizados pela ThyssenKrupp Elevadores S/A. 10.3 OUTROS Manual de Auxlio na Interpretao e Aplicao da NR10. MTE. Joaquim Gomes Pereira e Joo Jos Barrico de Souza. 2011. Parecer tcnico. No-obrigatoriedade de trabalho em dupla na atividade de manuteno de elevadores. Joo Jos Barrico de Souza. 2013.

Artigo Tcnico: Anlise e tolerncia de risco na atividade de manuteno de elevadores

Pgina 22 de 22

You might also like