You are on page 1of 8

MODELO DE RECURSO EXTRAORDINRIO

Por Luiz Cludio Borges

1.- RECURSOS EM ESPCIE RECURSO EXTRAORDINRIO

1.1.- Hipteses de cabimento do recurso extraordinrio

importante salientar que parte da matria pertinente ao recurso extraordinrio, que tambm tem aplicabilidade no recurso especial, j foi analisada quando tratamos do recurso especial (exemplo: requisitos comuns de admissibilidade do recurso especial e do recurso extraordinrio: a) irrecorribilidade das decises nas instncias ordinrias com a formao de causa decidida; b) circunscrio matria de direito; c) questes controvertidas sobre a matria de fato e de direito; d) necessidade de prequestionamento; e) outros impedimentos), o que pode ser constatado no seguinte endereo:http://professorluizclaudioborges.blogspot.com.br/2012/10/modelo-de-recursoespecial-civel.html.

1.1.1.- Contrariedade Constituio (art. 102, III, a, da CF)

Segundo Nunes et al, contrariar, no sentido que a emprega a Constituio, decidir de modo diverso ao determinado pela norma, dizer o Direito de forma a contradizer o direcionamento normativo. Nesses casos, caber ao Supremo Tribunal Federal, como guardio da Constituio Federal, dizer e estabelecer qual determinao constitucional deve prevalecer. importante esclarecer que a ofensa constituio, prevista na alnea a, deve ser direta, no se admitindo ofensa por via oblqua (indireta). Caso seja necessrio verificar, primeiramente, ofensa lei infraconstitucional para configurar ofensa Constituio Federal, no ser hiptese de recurso extraordinrio, mas de recurso especial.

1.1.2.- Inconstitucionalidade de tratado ou lei federal (art. 102, III, b, da CF)

Sabe-se que o Supremo Tribunal Federal o guardio da Constituio Federal, razo pela qual cabe a ele a centralizao e interpretao constitucional. Com efeito, quando a deciso declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal, caber recurso extraordinrio.

A declarao incidente somente ser passvel de recurso extraordinrio quando o controle de constitucionalidade for coisa acessria, sendo a soluo do caso sub judice o objetivo principal da deciso. importante salientar que a ADI Ao Direta de Inconstitucionalidade de competncia originria e no se confunde com o recurso extraordinrio.

1.1.3.- Validade de lei ou ato de governo local contestado em face da Constituio (art. 102, III, c, da CF)

Enquanto na alnea b o recurso extraordinrio cabvel das decises que julgar a alegao de inconstitucionalidade de tratado ou lei federal, na alnea c a deci so recorrida julgou vlida lei ou ato de governo local contestado em face da Constituio. No tem outra razo de ser a insero da hiptese de cabimento da alnea c, seno a manuteno da Federao. Entende-se por lei ou ato de governo local todos os tipos de normas legais e atos administrativos editados pelos poderes executivos estaduais, municipais e do Distrito Federal. importante salientar que se a discusso for sobre invalidade da lei ou ato de governo local, o inconformismo deve ser apurado via ao direta de inconstitucionalidade. Questes relativas apenas ofensa a Direito local tambm no so alcanadas pela alnea c, do inciso III, do art. 102, da CF.

1.1.4.- Validade de lei contestada em face de lei federal (art. 102, III, d, da CF)

A alnea d foi acrescentada pela EC n. 45/2004. Com isso, o c. Supremo Tribunal Federal passa a ser competente para julgar mediante recurso extraordinrio as aes que julguem vlida a lei local em face da lei federal. Essa competncia suprimida do STJ. Nunes et al escrevem que

[o] cabimento de recurso extraordinrio depender da lei infrafederal ter ofendido lei federal somente ou tambm a Constituio, caso em que se poder vislumbrar tambm o cabimento de recurso extraordinrio pela ofensa a dispositivos constitucionais. No caso da simples ofensa a lei federal, estar-se- sempre no campo da competncia concorrente (art. 24, CR), ou no caso de normas gerais e normas especiais (art. 22, XXI e XXVII, CR). Excludos, assim, os casos de competncia privativa (art. 22, I a XXIX), onde h patente inconstitucionalidade.

1.2.- Repercusso geral (art. 102, 3, da CF)

Em 2004, por meio da EC n. 45, introduziu-se a repercusso geral como requisito adicional na interpretao dos recursos extraordinrios. Com isso, as questes constitucionais a que o c. Supremo Tribunal Federal est sujeito a apreciar deve possuir alguma repercusso, isto , que transcendam o mero interesse das partes em litgio, possuindo relevncia social, econmica, poltica ou jurdica. Com efeito, o recurso extraordinrio s ser apreciado caso haja repercusso geral. Se o STF proferir deciso colegiada sobre a (existncia ou no de) repercusso geral, no caber mais recurso, se for a deciso for singular, caber ainda o agravo (interno/inominado/regimental) no prazo de cinco dias. importante salientar que a parte interessada dever em item prprio (seguindo orientao do art. 543-A, do CPC), discutir, preliminarmente, se o tema do recurso possui um interesse para o pblico (em geral), maior do que o interesse das partes envolvidas, ou nas palavras da lei, que ultrapassem os interesses subjetivos da causa (art. 543 -A, 3, do CPC), isto , segundo Nunes et al, causas que envolvam: grande nmero de pessoas ou que possuam congneres aos milhares espalhados pelo pas; grande repercusso econmica (seja para os particulares, seja para o Estado); rgos estatais com questes que implicam o direito de milhares (ou milhes) de pessoas; por fim, que tratem de temas que estejam gerando interpretaes divergentes nos tribunais. Existe no c. STF uma lista das matrias consideradas de repercusso geral. Ainda que o tema do recurso a ser proposto preencha esteja elencado como de repercusso geral, ser imprescindvel que o recorrente aponte preliminarmente sua repercusso.

2.- No pode falta na prova da OAB

Interposio - endereamento - qualificao - efeito devolutivo - preparo

Razes recursais

I Repercusso geral (art. 543-A, do CPC)

II Do prequestionamento Smula 282, do STF

III Da tempestividade e do cabimento - falar do prazo de interposio - do cabimento - cita artigos IV Razes recursais - trata-se de .... - do acrdo ... - merece reforma ... V do pedido - admitido (requisitos de admissibilidade) - efeitos - provimento para o fim de ... - inverso do nus sucumbencial

3.- DA PEA PROCESSUAL

.- ATENO! Nesta primeira pea (endereamento), importante no se esquecer de falar do efeito devolutivo e do preparo.

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR PRESIDENTE DO EGRGIO TRIBUNAL DE JUSTIA ______________________,

AUTOS N. _______________

[nome da parte recorrente], j qualificada nos autos em referncia da [...] ajuizada [ou movida] contra [ou em face de] [nome da parte recorrida] vem, respeitosamente, perante Vossa Excelncia por seu advogado adiante assinado, tempestivamente, com fundamento no artigo 102, III, a (ou b, c ) da Constituio Federal interpor o presenteRECURSO EXTRAORDINRIO esperando seja admitido e remetido ao Colendo Supremo Tribunal Federal.

Nestes termos, Pede e espera deferimento. __________, ____ de _________ de 2012.

ADVOGADO OAB/MG _______

ATENO! Nesta pea (razes recursais), deve-se falar da repercusso prequestionamento, da admissibilidade recursal, tempestividade). geral, do

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

RAZES DE RECURSO EXTRAORDINRIO

AUTOS N. ____________________ RECORRENTE: _____________________________ RECORRIDA: _______________________________

EMINENTES MINISTROS,

1.- DOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL 1.1.- DOS PRESSUPOSTOS EXTRNSECOS

O presente recurso tempestivo, posto que, a publicao do v. acrdo ora recorrido se deu em ___________ , portanto, a contagem do prazo teve incio em ____________, encerrando-se em _________.

Consta dos autos que as partes so legtimas e esto devidamente representadas, preenchidos, portanto, os pressupostos extrnsecos.

1.2.- DOS PRESSUPOSTOS INTRINSECOS

Presente o interesse recursal, bem como a utilidade e necessidade do presente recurso extraordinrio. Em relao ao cabimento do recurso, entende a Recorrente que as decises anteriores ao v. acrdo recorrido e o prprio acrdo em questo, incidem no disposto do artigo 102, III, alnea a ( ou b, c , d) da Constituio Federal, posto que, violada diretamente o artigo ______ da Constituio Federal.

1.2.1.- DA REPERCUSSO GERAL

Preliminarmente, atendendo aos preceitos legais institudos pela Lei n. 11.418, de 19 de dezembro de 2006, que inseriu o art. 543-A, no Cdigo de Processo Civil, a ora Recorrente vem demonstrar que a questo discutida nos autos possui repercusso geral apta a ensejar a admissibilidade do apelo extraordinrio por esse colendo Supremo Tribunal Federal.

Com relao abrangncia da repercusso geral, cabe colacionar o entendimento de autores de renomada sobre o significado da referida expresso. Antes de tudo pode se inferir que tem repercusso geral aquilo que tem transcendncia, aquilo que ter o sentido de relevncia e que transcende o interesse subjetivo das partes na soluo da questo.

Uma causa provida de repercusso geral quando h interesse geral pelo seu desfecho, ou seja, interesse pblico e no somente dos envolvidos naquele litgio. No momento em que o julgamento daquele recurso deixar de afetar apenas as partes do processo, mas tambm uma gama de pessoas fora dele, despertando interesse pblico, tem aquela causa repercusso geral. Numa nica palavra, quando houver transcendncia.

No presente feito, __________________.

Nestes termos, em razo de transcender o direito subjetivo das partes nela envolvidas e por estar demonstrada a repercusso geral no caso concreto, o presente Recurso Extraordinrio merece ser conhecido. 2.- SNTESE DOS AUTOS
(fazer uma sntese dos autos, inserindo apenas o que de mais importante ocorreu no processo, tudo com nfase naquilo que ser objeto da fundamentao)

Este o resumo dos autos. 3.- .- DA VIOLAO DO ART. _________ DA CONSTITUIO FEDERAL

(neste momento do recuso, deve-se concentrar os esforos para demonstrar a violao do dispositivo constitucional (quando for o caso), fundamentando bem suas razes)

.- CONCLUINDO

Diante dessas consideraes, requer seja admitido e provido o presente recurso para _________________________. Fazendo isso, esse colendo Tribunal estar renovando seus propsitos de distribuir a to almejada Justia!

_________, _____ de ____________ de 2012.

ADVOGADO OAB/MG ______

You might also like