You are on page 1of 3

Procedimentos e Discusso.

Parte 1:

o processo de eletrizao do gerador de Vander graaf ocorre a partir de uma correia de borracha que gira atritando-se com uma escova. A correia recebe eltrons e fica carregada negativamente. O movimento da correia leva carga negativa para a esfera de metal. A esfera acumula carga eltrica negativa formando o campo eltrico da esfera.
Parte 2: Cortou-se tiras de papel alumnio (5mm x 60mm) e aps descarregar o gerador, fixou-se as tiras com fita adesiva pelas pontas na esfera. Ligou-se o gerador e observou-se o fenmeno que ocorreu com as tiras. As tiras de alumnio adquiriram a aparncia de flutuar, isso ocorreu porque o alumnio um bom condutor de carga eltrica e com isso adquiriu a mesma carga eltrica do domo, ou seja, o fenmeno observado foi uma fora de repulso das fitas em relao ao domo. Outro fato observado foi a direo campo eltrico da esfera que igual ao sentido em que as tiras de alumnio adotaram, ou seja, radialmente. Foto e diagrama de foras em anexo (anexo 1) Desligou-se o gerador e descarregou-o com a esfera de alumnio. Conectou-se o eletroscpio e folha e ligou-se o gerador novamente para observar o comportamento do eletroscpio. O fenmeno observado foi semelhante ao procedimento anterior, contudo a fora de repulso foi observada prioritariamente entre as duas pontas da folha de alumnio no eletroscpio. Diagrama de fora em anexo (anexo ) Pegou-se com as mos pequenos fiapos de algodo e os aproximou da esfera. Observou-se que a esfera induziu cargas nos fiapos de algodo, atraindo o algodo. Ao entrar em

contato com a esfera, o algodo adquiriu a mesma carga eltrica do que a esfera e por isso foi repelido dela. Em alguns casos, observou-se que o algodo ficava grudado na esfera, isso ocorreu porque a superfcie da esfera no perfeita, ou seja, completamente lisa, polida, e com isso alguns fiapos de algodo ficam grudados a esfera, assim como podem se grudar mo da pessoa que o manipula.
Desligou-se o gerador e realizou-se a descarga. Um voluntrio com os cabelos bem secos ficou de p sobre material isolante e entrou em contato com a esfera do gerador. Ligou-se o gerador. Observou-se o efeito do acmulo e da transferncia de cargas eltricas do corpo humano. A carga eltrica da esfera foi transferida por contato para o corpo do voluntario, e sua carga se concentrou nas pontas, ou seja, nos fios de cabelo que, ao receberem a mesma carga eltrica, se repeliram e adquiriram sentido perpendicular ao corpo. Desligou-se o gerador e o descarregou. Retirou-se o eletroscpio de folha. Parte 3:

Conectou-se o torniquete eletrosttico na esfera e ligou-se o gerador. Observou-se que o torniquete comeou a girar. Isso ocorreu porque o torniquete possui pontas agudas, e portanto pequeno raio de curvatura, o ar atmosfrico ionizado com cargas de mesmo sinal que as do torniquete, provocando a repulso das pontas, o que explicado pela terceira

lei de Newton (ao e reao), e , consequentemente seu giro em sentido anti-horrio, uma vez que o torniquete estava livre para girar. Diagrama de foras do torniquete em anexo (anexo ). Desligou-se o gerador e o descarregou. Retirou-se o torniquete eletrosttico.
Parte 4: Ligou-se o gerador e deixou que o mesmo ficasse eletrizado. Aproximou-se uma lmpada fluorescente da esfera, segurando-a com a mo. Observou-se que a lmpada acendia fracamente. Isso ocorreu porque o potencial eltrico da esfera decai com o inverso da distancia e como as duas extremidades da lmpada esto sujeitas a potenciais eltricos diferentes, a lmpada acende. Desligou-se o gerador e o descarregou. Utilizando cabos de ligao, base acrlica e a cuba de vidro, conectou-se um par de eletrodos ao gerador. Adicionou-se leo de rcinio na cuba de acrlico e espalhou-se semente de grama sobre o leo. Foram feitas 4 combinaes de pares de eletrodos. Fotos e diagramas dos pares de eletrodos em anexo (anexo ). Nos eletrodos possuem cargas eltricas de mesmo mdulo e
sinais opostos. Sob a influncia do campo eltrico gerado por essas cargas, a semente foi se orientado de acordo com as linhas de foras, caracterizando a configurao o campo eltrico entre os dois eletrodos.

No par A (figura A) o primeiro condutor possui uma ponta, as cargas se acumulam nela. O campo eltrico concentrado na ponta do eletrodo.

, No par B (figura B), o eletrodo funciona como uma carga pontual e por isso apresenta o campo eltrico mais espaado e radialmente ao outro eletrodo.

No par C (figura C) a fonte pontual de carga emite um campo eltrico com caracterstica radial at o outro eletrodo.

No par D (figura D) a fonte de carga eltrica possui uma ponta e nela que o campo eltrico que concentra para entrar em contato com o outro eletrodo Concluso. Pode-se concluir que os experimentos atingiram a expectativa. Pode-se visualizar os modos de eletrizao, atrito, contato e induo, bem como a formao do campo eltrico e a ao das cargas eltricas atraindo ou repelindo objetos de acordo com a carga eltrica dos mesmo.

You might also like