You are on page 1of 3

Nuseas que os nostlgicos da ditadura provocam

"Quando todos os pases que passaram por uma ditadura militar j abriram seus arquivos relacionados a este perodo, o Brasil o nico que se recusa a mexer em tais documentos e, por isso, acusado de obstruir essa apurao." (Jair Krischke, ativista dos direitos humanos no Rio Grande do Sul) Hoje, bem que ia voltar a falar da Varig e do Aerus, para cobrar o desdobramento da fala do presidente Luiz Incio no Peru, dizendo que chamaria responsabilidade os donos do duoplio areo e satlites . Cheguei a enviar mensagem a respeito para o bravo comandante Marcelo Duarte, que est agora (eu no sabia) tentando sobreviver em Luanda, capital da africana Angola, castigada por uma guerra civil fomentada pelo sistema internacional. Mas um e-mail boal que foi repassado por quem no parece como tal me deu nsia de vmito. Era uma "ficha" do perodo em que o ministro Carlos Minc, na plenitude da sua juventude, dignidade, inconformismo e despojamento, entregou-se luta armada contra a ditadura. Nessa correspondncia, fazem referncia sua participao na ao de 13 jovens, na casa do "Dr. Rui", ou seja, da amante do governador Adhemar de Barros, tido, havido e assumido como o maior ladro dos dinheiros pblicos do Pas. A primeira reao que tive foi estranhar a falta de qualquer comentrio, em tudo que todos falaram sobre os "subversivos" daqueles idos, sobre a origem do dinheiro, que era apenas parte da famosa "caixinha do Adhemar". No falam porque no querem cuspir no prato que comeram. Aqueles 2,4 milhes de dlares eram caf pequeno diante da soma que o mesmo corrupto de carteirinha disponibilizou para comprar muitos dos que aderiram ao golpe militar de 1964. dio aos sobreviventes Mas no s isso. Toda hora, como que querendo justificar os assassinatos de torturadores pervertidos - como o que contava os pedacinhos de suas vtimas -, alguns nostlgicos daquele regime ilegtimo e ilegal mandam e-mails em que destilam todo o dio pelos sobreviventes da sanha ditatorial. Ficam especulando se os jovens entraram na lia antes ou depois do AI-5, como se o regime de 64, que cassou, perseguiu e matou desde aquele trgico 1 de abril, tivesse alguma legitimidade. Vamos ser claros e paremos com meias-verdades: o Pas vivia a plenitude do regime de direito quando, com a ajuda ostensiva do governo norte-americano, que mandou uma frota de guerra para o nosso litoral na "Operao Brother Sam", um grupo de militares derrubou o presidente constitucional, cuja posse no conseguiram impedir em 1961, devido coragem do ento jovem governador Leonel Brizola.

O lamentvel que o golpe, com os requintes de surpresa e traio, tenha triunfado em menos de 24 horas sem que, como aconteceu em outros pases, os legalistas e de ento tenham resistido, como queria Brizola, razo pela qual se tornou o homem marcado para morrer pelos golpistas mais descontrolados. Vamos ser mais claros ainda: desde o momento em que rasgaram a Constituio, os usurpadores do poder assumiram o caminho da ilegalidade e do arbtrio, nica forma de se sustentarem no poder. Lutar contra a ditadura, desde o seu primeiro dia, era obrigao de todos os brasileiros. Jovens despojados Infelizmente, esse tarefa acabou sobrando para um punhado de bravos, jovens que abriam mo de sua vida "burguesa", do seu futuro promissor, na esperana de que, com um 38 na mo, pudessem enfrentar 150 mil militares das trs armas, muitos deles treinados na Escola das Amricas do Pentgono e doutorados em tortura pela CIA. Enquanto muitos se acovardavam e at ajudavam (e se ajudavam) o regime, eles partiram para o confronto, como modernos quixotes. Continuemos procurando aclarar ainda mais: anistia jamais poder se aplicar a quem, na condio de servidor pblico, civil ou militar, tenha ultrapassado os limites de seus deveres e se dedicado a prticas de torturas dentro de instalaes policiais e castrenses. A propsito, transcrevo aqui trecho de uma entrevista de Jair Krischke, ativista dos direitos humanos no Rio Grande do Sul, comentando uma ordem de priso da Justia italiana contra alguns militares brasileiros. "No Uruguai, neste exato momento em que ns estamos conversando, temos na priso um ex-presidente da democracia, um ex-presidente da ditadura, um ex-ministro de Relaes Exteriores, junto com vrios oficiais do exrcito. Na Argentina, outros generais e coronis esto presos. No Chile, a mesma coisa. No Brasil, at agora, nem o Cabo da Guarda foi molestado pela Justia brasileira". Terrorismo da represso Alm disso, pouco se fala dos atos de terrorismo explcito promovidos por militares e grupos da comunidade de informao. Ou voc no ouviu falar da bomba do Riocentro e do acobertamento do capito Wilson Lus Chaves Machado, do DOI do 1 Exrcito, que a transportava juntamente com o sargento Guilherme Pereira do Rosrio, morto com a exploso e enterrado com honras militares? E a bomba que destruiu as oficinas e a redao desta TRIBUNA DA IMPRENSA em 26 de maro de 1981? At hoje, este jornal sobrevive heroicamente sem que tenha sido ressarcido pelos prejuzos sofridos. E no me consta que esses "defensores da ordem" tenham se pronunciado pelo menos em defesa do direito indenizao. No h notcias de que as grandes redes de televiso, que a qualquer constrangimento brandem o direito informao, estejam empenhadas nessa reparao, devida h 27 anos.

E a cartas-bombas que no mesmo dia 27 de agosto de 1980 explodiram na OAB (matando a secretria Lyda Monteiro), no gabinete do vereador oposicionista Antnio Carlos de Carvalho, da Cmara Municipal do Rio de Janeiro, e na redao do jornal "Tribuna Operria". Voc sabe o que os grupos ligados represso fizeram com o bispo de Nova Iguau, no dia 2 de setembro de 1976? Incomodados com sua postura, no mesmo ms em que o general Geisel cassou o mandato do deputado Lysneas Maciel, dom Adriano Hiplito foi seqestrado, despido, pintado de vermelho e abandonado nu, noite, numa estrada deserta de Jacarepagu. O carro que dirigia foi explodido por uma bomba na porta da CNBB, no largo da Glria. A violncia da ditadura no teve limites. Tratar de inventari-la no nenhum revanchismo e buscar a punio de verdadeiros monstros o mnimo a que temos direito. uma providncia saneadora que o mundo civilizado espera. coluna@pedroporfirio.com

You might also like