You are on page 1of 8

O governo federal publicou nesta sexta-feira (5), no Dirio Oficial da Unio, a lei nmero 12.

796 que altera a lei que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Como novidade, o texto muda o artigo 6 tornando "dever dos pais ou responsveis efetuar a matrcula das crianas na educao bsica a partir dos 4 anos de idade". A matrcula dessas crianas pequenas deve ser feita na pr-escola. Estados e municpios tm at 2016 para garantir a oferta a todas as crianas a partir dessa idade.

Lei n 12.796 de 04/04/2013


Norma Federal Publicado no D.O. em 05 abril 2013

Altera a Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, para dispor sobre a formao dos profissionais da educao e dar outras providncias.
A Presidenta da Repblica

Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1. A Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com as seguintes alteraes: "Art. 3 ..... .....

XII - considerao com a diversidade tnico-racial." (NR)

"Art. 4 ..... I - educao bsica obrigatria e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:

a) pr-escola; b) ensino fundamental; c) ensino mdio;

II - educao infantil gratuita s crianas de at 5 (cinco) anos de idade;

III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotao, transversal a todos os nveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino;

IV - acesso pblico e gratuito aos ensinos fundamental e mdio para todos os que no os concluram na idade prpria; ..... VIII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educao bsica, por meio de programas suplementares de material didtico-escolar, transporte, alimentao e assistncia sade; ....." (NR)

"Art. 5 O acesso educao bsica obrigatria direito pblico subjetivo, podendo qualquer cidado, grupo de cidados, associao comunitria, organizao sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituda e, ainda, o Ministrio Pblico, acionar o poder pblico para exigi-lo.

1 O poder pblico, na esfera de sua competncia federativa, dever:

I - recensear anualmente as crianas e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que no concluram a educao bsica; ....." (NR) "Art. 6 dever dos pais ou responsveis efetuar a matrcula das crianas na educao bsica a partir dos 4 (quatro) anos de idade." (NR)

"Art. 26. Os currculos da educao infantil, do ensino fundamental e do ensino mdio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

....." (NR)

"Art. 29. A educao infantil, primeira etapa da educao bsica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana de at 5 (cinco) anos, em seus aspectos fsico,

psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade." (NR)

"Art. 30. ..... .....

II - pr-escolas, para as crianas de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade." (NR)

"Art. 31. A educao infantil ser organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

I - avaliao mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianas, sem o objetivo de promoo, mesmo para o acesso ao ensino fundamental; II - carga horria mnima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuda por um mnimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional;

III - atendimento criana de, no mnimo, 4 (quatro) horas dirias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral;

IV - controle de frequncia pela instituio de educao prescolar, exigida a frequncia mnima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;

V - expedio de documentao que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criana." (NR)

"Art. 58. Entende-se por educao especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educao escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotao. ....." (NR)

"Art. 59. Os sistemas de ensino asseguraro aos educandos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotao: ....." (NR)

"Art. 60. .....

Pargrafo nico. O poder pblico adotar, como alternativa preferencial, a ampliao do atendimento aos educandos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotao na prpria rede pblica regular de ensino, independentemente do apoio s instituies previstas neste artigo." (NR)

"Art. 62. A formao de docentes para atuar na educao bsica far-se- em nvel superior, em curso de licenciatura, de graduao plena, em universidades e institutos superiores de educao, admitida, como formao mnima para o exerccio do magistrio na educao infantil e nos 5 (cinco) primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nvel mdio na modalidade normal. ..... 4 A Unio, o Distrito Federal, os Estados e os Municpios adotaro mecanismos facilitadores de acesso e permanncia em cursos de formao de docentes em nvel superior para atuar na educao bsica pblica.

5 A Unio, o Distrito Federal, os Estados e os Municpios incentivaro a formao de profissionais do magistrio para atuar na educao bsica pblica mediante programa institucional de bolsa de iniciao docncia a estudantes matriculados em cursos de licenciatura, de graduao plena, nas instituies de educao superior.

6 O Ministrio da Educao poder estabelecer nota mnima em exame nacional aplicado aos concluintes do ensino mdio como pr-requisito para o ingresso em cursos de graduao para formao de docentes, ouvido o Conselho Nacional de Educao CNE.

7 (VETADO)." (NR) "Art. 62-A. A formao dos profissionais a que se refere o inciso III do art. 61 far-se- por meio de cursos de contedo tcnico-pedaggico, em nvel mdio ou superior, incluindo habilitaes tecnolgicas.

Pargrafo nico. Garantir-se- formao continuada para os profissionais a que se refere o caput, no local de trabalho ou em instituies de educao bsica e superior, incluindo cursos de educao profissional, cursos superiores de graduao plena ou tecnolgicos e de ps-graduao."

"Art. 67. ..... .....

3 A Unio prestar assistncia tcnica aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios na elaborao de concursos pblicos para provimento de cargos dos profissionais da educao." (NR)

"Art. 87. ..... ..... 2 (Revogado).

3 .....

I - (revogado); ..... 4 (Revogado). ....." (NR)

"Art. 87-A. (VETADO)."

Art. 2. Revogam-se o 2, o inciso I do 3 e o 4 do art. 87 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Art. 3. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao.

Braslia, 4 de abril de 2013; 192 da Independncia e 125 da Repblica.


DILMA ROUSSEFF Aloizio Mercadante

COMENTRIOS Conforme a nova Lei, a educao infantil ser organizada de acordo com as seguintes regras:

- Avaliao mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianas, sem o objetivo de promoo, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;

- Carga horria mnima anual de 800 horas, distribuda por um mnimo de 200 dias de trabalho educacional; - Atendimento criana de, no mnimo, 4 horas dirias para o turno parcial e de 7 horas para a jornada integral; - Controle de frequncia pela instituio de educao pr-escolar, exigida a frequncia mnima de 60% do total de horas; - Expedio de documentao que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criana.

Fontes: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-04-05/criancas-irao-paraescola-partir-dos-4-anos http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&i d=18563 http://www.frizz.com.br/noticias/84493/lei-obriga-pais-a-matricularcriancas-a-partir-dos-4-anos-na-pre-escola.shtml

Lei torna obrigatria a matrcula de crianas na educao bsica aos 4 anos com prazo permitido a partir de 2016
A partir de 2016, as crianas devero ser matriculadas na educao bsica a partir dos quatro anos de idade. Para atender a essa obrigatoriedade de pais e responsveis, as redes municipais e estaduais devero se adequar, dentro do mesmo prazo, para acolher alunos de quatro a 17 anos. O fornecimento de transporte, alimentao e material didtico tambm ser estendido a todas as etapas da educao bsica. Essas mudanas so determinadas pela Lei 12.796, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no Dirio Oficial da Unio desta sexta-feira (5). Essa lei ajusta a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) emenda constitucional 59, de 11 de novembro de 2009, que tornou obrigatria a oferta gratuita de educao bsica a partir dos quatro anos. A lei 12.796 tambm estabelece que a educao infantil, que contemplar crianas de quatro e cinco anos na pr-escola, ser organizada com carga horria mnima anual de 800 horas, distribuda por no mnimo 200 dias letivos. O atendimento criana deve ser, no mnimo, de quatro horas dirias para o turno parcial e de sete para a jornada integral. Isto j valia para o ensino fundamental e o ensino mdio.

Outras mudanas As alteraes nos artigos da LDB tambm englobam a educao especial. De acordo com a lei 12.796, entende-se por educao especial a modalidade de educao escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotao. O texto da lei tambm garante que o poder pblico adotar, como alternativa preferencial, a ampliao do atendimento aos educandos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotao na prpria rede pblica. Houve tambm a incluso no texto da LDB de considerao com a diversidade tnico-racial entre as bases nas quais o ensino ser baseado. saiba mais Veja a lei publicada no 'Dirio Oficial' Segundo o Ministrio da Educao, a lei publicada nesta sexta-feira uma atualizao da Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, reunindo as emendas realizadas desde ento. A verso anterior dizia que esta obrigatoriedade era a partir dos 6 anos. Mas, em 2009, uma emenda constitucional tornou obrigatrio ao governo oferecer educao bsica e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria. Foi preciso ento "incorporar" na lei o dever dos pais de matricular os filhos de 4 e 5 anos. A nova lei "abraa" a educao infantil e estabelece as suas regras. Segundo o documento, a educao bsica ser dividida entre pr-escola, ensino fundamental e ensino mdio. O currculo da educao infantil dever ter uma base nacional comum que respeita as diversidades culturais de cada regio. Isto j valia para o ensino fundamental e o ensino mdio. Acompanhamento, frequncia e registro O professor dever fazer um registro do acompanhamento do desenvolvimento de cada criana. As crianas de 4 e 5 anos tero "avaliao mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianas, sem o objetivo de promoo, mesmo para o acesso ao ensino fundamental". Alm disso, na pr-escola as crianas devem ter carga horria mnima anual de 800 horas, distribuda por um mnimo de 200 dias de trabalho educacional. Educao especial A alterao na lei torna mais especfica ainda a educao para crianas e jovens com deficincia ou os chamados "superdotados". O texto anterior falava em "educandos com necessidades especiais". Agora, a redao diz "atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas

habilidades ou superdotao, transversal a todos os nveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino". Em outro artigo, fica garantido que "o poder pblico adotar, como alternativa preferencial, a ampliao do atendimento aos educandos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotao na prpria rede pblica regular de ensino, independentemente do apoio s instituies privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuao exclusiva em educao especial." Segundo o Ministrio da Educao, entre 2005 e 2011, abriu 37.800 dessas salas, usadas para atividades individualizadas com os alunos especiais em horrios alm dos que eles passam na sala de aula comum, abrangendo 90% dos municpios do pas. A pasta diz que espera contemplar 42 mil escolas com esse recurso at 2014.
O ministro afirmou ainda que a exigncia de matricular pelo menos 50% das crianas de 0 a 3 anos nas creches tambm uma meta que est inclusa no Plano Nacional de Educao (PNE) e com a qual "o MEC j trabalha intensamente".

Lei 12.796, de 4 de abril de 2013, atualizam a Lei de Diretrizes e Bases. A lei determina que a Unio, o Distrito Federal, os estados e municpios adotem mecanismos facilitadores de acesso e permanncia em cursos de formao de docentes em nvel superior para atuar na educao bsica pblica.

You might also like