You are on page 1of 12

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao Licenciatura em Educao Bsica

Unidade Curricular: Organizao e Gesto Curricular Docente: Ramiro Marques

Planificao semanal

Diana Felizardo Laura Non

2013/14

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Planificao de aula
reas Curriculares Tarefas de Aprendizagem

1ANO

Dia

Contedos

Objetivos gerais

Objetivos especficos

Tarefas de Ensino

Recursos

Avaliao

Tempo

2 feira

Portugus (Leitura e escrita)

Leitura e escrita.

Conhecer o alfabeto e os grafemas. Conhecimento da letra. Saber usar a letra

Escrever as letras do alfabeto, nas formas minscula e maiscula, em resposta ao nome da letra ou ao segmento fnico que corresponde habitualmente letra. Fazer corresponder as formas minsculas e maiscula da maioria das letras do alfabeto. Saber como se desenha a letra. Saber integra-la nas palavras. Reconhece-la quando ouve e escreve.

Realizao do grafismo da consoante m. Fazer uma ficha com palavras que contenham a letra m para a reconhecerem o fonema.

Cartolina. Internet, para recolha de imagens.

Correo das fichas. Pedir aos alunos que escrevem no quadro, avaliando-os no momento. 120 min

Mostrar o m, em ponto grande. Mostrar como se desenha a consoante m.

Reconhecer a sua identidade sexual. Estudo do Meio A descoberta de si mesmo. O seu corpo. Reconhecer partes constituintes do seu corpo.

Mostrar numa cartolina as potes do corpo.

Cartolina Desenhar o seu prprio corpo. Folha de papel Marcadores Perguntas orais 105min

Problemas de um passo envolvendo situaes de juntar e acrescentar. Nmeros naturais. Adio e subtrao Nmeros e operaes Aprendizagem no nmero 8. Saber usa-lo, isolado e em conjunto com outros nmeros. Problemas de um passo envolvendo situaes de retirar, comparar ou completar. Contagem at ao nmero. Saber desenhar o nmero. Saber fazer operaes com o nmero 8. Saber o que significa esse nmero. Treinar o nmero desenhando-o. Mostrar como se desenha o nmero 8. Explicar como se fazem operaes com esse mesmo nmero. Ficha com pequenas operaes, em que contenham o nmero ou forma de chegar at ele. Realizao de exerccios no manual de fichas.

Matemtica

Papel

Avaliao no momento da resoluo das fichas.

60min

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Planificao de aula
Dia reas Curriculares Contedos Objetivos gerais Objetivos especficos Tarefas de Ensino Tarefas de Aprendizagem Conversar com os alunos sobre a diviso das silabas em palavras. Bater palmas ouvindo o som e associando a cada silaba. Realizar uma ficha de trabalho do manual. Recursos Avaliao

1ANO

Tempo

Portugus (Leitura e escrita) Leitura e escrita. 3 feira

Desenvolver a conscincia fonolgica e operar com fonemas

Repetir imediatamente depois da apresentao oral, sem erros de identidade ou de ordem, parlaras e peseudo palavras constitudas pelo menos trs silabas. Contar o nmero de silabas numa palavra de duas, trs ou quatro silabas.

Manual.

Correo das ficha do manual.

Demonstrar a importncia das silabas numa palavra e a sua diviso.

60 min

Lanar e receber uma bola Expresso motora Percia e manipula o Desenvolver a atividade fsica

Demonstrar trabalhando atividade corporal como se deve receber e lanar uma bola em relao a um alvo.

Lanar uma bola em preciso a um alvo fixo, por baixo e por cima, com cada uma e ambas as mos. Receber a bola com as duas mos aps lanamento parede, evitando que caia ou toque outra parte do corpo. Bola

Verificar se os alunos entenderam como se deve lanar e receber a bola.

135min

Ordem natural; os smbolos < e >; comparao e ordenao de nmeros. Os smbolos + e = e os termos parcela e soma. Decomposio de nmeros em somas.

Explicar a diferena entre parcela e soma. Desenvolver a capacidade de reconhecer e identificar os smbolos de + e = e saber usa-los. Diferenciar os smbolos de mais e menor e usa-los corretamente. Realizar somas percebendo a decomposio dos nmeros.

Matemtica

Nmeros e operaes

Sistema de numerao decimal e adio.

Ficha de trabalho sobre decomposio de nmeros Exerccios do manual

Manual Ficha de trabalho

Correco da ficha de trabalho.

60min

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Planificao de aula
reas Curriculares Contedos Objetivos gerais Objetivos especficos Tarefas de Ensino Tarefas de Aprendizagem Recursos Avaliao

1ANO

Dia

Tempo

Portugus (Leitura e escrita consolidao)

Leitura e escrita.

Conhecer o alfabeto e os grafemas. Conhecimento da letra. Saber usar a letra

Consolidao da aprendizagem da letra M Conhecer novas palavras com o uso da letra Conhecer o desenho de letra na sua forma Maiscula Conhecer normas de higiene alimentar (importncia de uma alimentao variada, lavar bem os alimentos que se consomem crus, desvantagem do consumo excessivo de doces, refrigerantes)

Relembrar a forma da letra M Mostrar a forma maiscula da letra M.

Desenhar no caderno dirio a letra M, para relembrar Ficha de trabalho sobre palavras onde se usa a letra Desenhar no caderno dirio a letra M, na sua forma Maiscula

Caderno dirio Ficha de trabalho

Correco da ficha de trabalho 120 min

4 feira

Estudo do Meio

descoberta de si mesmo

A sade do seu corpo

Mostrar vrios alimentos saudveis e no saudveis Mostrar como se devem preparar os alimentos para consumir

Identificar nos vrios alimentos quais so os saudveis e os no saudveis Ficha de trabalho

Cartolina Alimentos imprimidos

Correco da ficha de trabalho.

135min

Conhecimento do nmero 9 Problemas de um passo envolvendo situaes de juntar e acrescentar Problemas de um passo envolvendo situaes de retirar, comparar ou completar

Nmeros naturais Matemtica Nmeros e operaes Adio Subtraco

Mostrar como se .desenha o nmero 9 Exemplos de operaes de adio e subtraco com o nmero 9

Desenhar o nmero 9 para o treinar Fazer operaes de adio e subtraco passadas no caderno dirio Caderno dirio

Correco das operaes realizadas pelos alunos no caderno dirio

60min

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Planificao de aula
Dia reas Curriculares Contedos Objetivos gerais Objetivos especficos Tarefas de Ensino Tarefas de Aprendizagem Recursos Avaliao

1ANO

Tempo

Leitura e escrita. Portugus (Leitura e escrita) 5 feira

Mobilizar o conheciment o da pontuao.

Identificar e utilizar adequadamente os seguintes sinais de pontuao: ponto final e ponto de interrogao.

Dar a conhecer aos alunos a diferena do ponto final e do ponto de interrogao quando sua forma. Demonstrar aos alunos a diferena da sua utilizao. Fazer com que os alunos os saibam utilizar devidamente.

Desenhar no quadro cada um dos sinais de pontuao, e dizer aos alunos o nome de cada um deles. Explicar oralmente para que serve o ponto final, dizer que se utiliza no final de cada frase, para demonstrar que a frase esta completa, dar a conhecer tambm que na leitura quando encontramos este sinal devemos de fazer uma pausa. Seguidamente fazer o mesmo para o ponto de interrogao, explicar que se utiliza quando queremos fazer uma pergunta. Realizar uma ficha de trabalho em conjunto, em que constem pequenas frases para que estes consigam perceber qual dos sinais utilizar, ao realizar a ficha cada um l uma frase em voz alta e tentamos em conjunto perceber qual o sinal que devemos colocar.

Ficha de trabalho Quadro

Observao direta

60 min Giz

Falar com os alunos sobre a clave de sol, e a sua importncia na msica. Pedir que um a um v ao quadro experimentar desenhar a clave de sol. Explicar aos alunos o que uma pauta musical e onde se insere a clave de sol e porque de se chamar assim, visto uma coisa estar relacionada com a outra, pois a clave de sol coloca-se na mesma linha que a nota sol. Como forma de consolidao realizar uma ficha para que possam treina a clave de sol e ficarem a saber faze-la com mais facilidade. Mostrar um vdeo do Ruca, em que o vdeo fala sobre o ritmo. Aps o filme acabar, falamos sobre o que observaram e os acontecimentos que decorreram. Realizar uma ficha de trabalho de identificao sobre alguns instrumentos musicais. E, em simultneo dar-lhes a conhecer o som de cada um deles. Realizar uma ficha em que os alunos tinham de distinguir os instrumentos musicais dos no musicais. Construir uma cartolina com todos os instrumentos musicais abordados,

Fichas de trabalho Acesso internet Cartolina Tesoura Lpis e marcadores Caixas de cereais Embalagens de iogurtes. Pratos de plstico Gizos Quadro Giz Avaliao direta Avaliao com base no que realizaram nas fichas Registo do que os alunos dizem ou fazem.

Expresso musical

Desenvolver na criana o gosto pela expresso musical.

Experimentao, desenvolvimento e criao de Instrumentos

Dar a conhecer a clave de sol, a pauta musical e o nome das notas musicais.

105min

Explorar instrumentos musicais

coloridos pelos alunos. Cada aluno tem de desenhar o instrumento que mais gosta. Construo de instrumentos tais como: Maracas, adufe e pandeireta. Por fim, experimentamos os instrumentos e desenvolvemos o corpo ao toca-los.

Ensinar os alunos o que significa determinado objeto se situar esquerda, direita, entre, antes e depois comparando com outro objeto. Propor situaes que envolvam vocabulrio como: esquerda, direita, em cima, em baixo, atrs, frente, entre, dentro, fora, antes, depois Proporcionar aos alunos situaes em que tenham de identificar onde se encontra um determinado objeto ou ponto, utilizando o vocabulrio em estudo. Demonstrar aos alunos, utilizando uma caixa e uma bola o que significa esta estar, em cima, em baixo, atrs, frente, dentro e fora relativamente caixa. No decorrer desta demonstrao e exemplificao ir questionando os alunos previamente sobre as situaes. Realizar uma ficha de trabalho em que os alunos tem de identificar estas mesmas situaes mas em vez se ser com objetos, com pontos. Observao direta Ficha de trabalho Registo de respostas orais.

GEOMETRIA Matemtica Localizao e orientao no espao

Relao de posio e alinhamento de objetos e pontos

Caixa de papel Bola Ficha de trabalho

135min

Instituto Politcnico de Santarm Escola Superior de Educao

Planificao de aula

1ANO

Dia

reas Curriculares

Objetivos Contedos Objetivos gerais especficos

Tarefas de Ensino

Tarefas de Aprendizagem

Recursos

Avaliao

Tempo

Gramtica

Portugus (Leitura e escrita)

Descobrir regularidades no funcionamento da lngua.

Formar femininos e masculinos de nomes e adjetivos de flexo regular (de ndice temtico -o ou a).

Dar a conhecer aos alunos a diferena entre masculino e feminino, no que toca ao o e a.

Explicar quando se deve de usar o ou a antes de cada palavra relacionando com o masculino e o feminino da palavra.

Escrever pequenas fazes no quadro em que seja utilizado o - o ou a antes de cada palavra, deixando um espao em branco nesse sitio, em que os alunos ordenadamente, colocando o dedo no ar vo respondendo se a palava seguinte masculina ou feminina e o que devem de usar antes o ou a.

Quadro Giz Avaliao no prprio momento.

6 feira

60 min

Caixa de areia Dar oportunidade aos alunos de expressarem a sua criatividade, dando-lhe uma caixa com areia, uma com terra molhada, disponibilizar o quadro da sala, papel e cartolina. Os alunos escolhem o material que querem trabalhar e livremente fazem um desenho sobre as suas frias de natal. Caixa de terra molhada Papel Cartolina Quadro Giz Marcadores Lpis de cores Contagem at ao nmero. Aprendizagem no nmero 10. Matemtica Nmeros e operaes Saber usa-lo, isolado e em conjunto com outros nmeros. Saber desenhar o nmero. Saber fazer operaes com o nmero 10. Saber o que significa esse nmero. Mostrar como se desenha o nmero 10. Explicar como se fazem operaes com esse mesmo nmero Avaliao durante e apos a realizao do desenho, relativamente sua criatividade.

Expresso Plstica

Desenho de expresso livre

Fazer um desenho livre sobre uma as frias do natal.

Trabalhar a criatividade de cada aluno.

Desenhar em materiais diversos.

105min

Treinar o nmero desenhando-o. Ficha com pequenas operaes. Realizao de exerccios com o numero que aprenderam. Papel Avaliao no momento da resoluo das fichas. 135min

You might also like