You are on page 1of 8

ESTUDO SOBRE OS SETE PRINCIPIOS PARA A VIDA

Sete princpios para a vida


Quebra-gelo O que voc faria se algum que lhe ama pedisse para fazer algo muito difcil? Voc sabe o que Deus pediu para Abrao? Tu, porm, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem aprendeste. E que, desde a infncia, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sbio para a salvao pela f em Cristo Jesus. Toda Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a instruo em justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente preparado para toda boa obra. (2 Timteo 3.14-17) Deus em tudo se preocupou conosco. Sabendo que no poderamos v-lo, fisicamente, por causa do pecado que nos afastou de Sua maravilhosa presena, inspirou dezenas de homens e mulheres, ao longo de sculos, para escrever o manual mais completo de todos os tempos, a Bblia. Por meio da Palavra de Deus conhecemos os Seus ensinamentos, os Seus princpios, para que no fossem esquecidos por meio dos tempos, mas estivessem sempre vivos diante de ns. O que so princpios? So ensinamentos bsicos, verdades prticas que esto na Palavra de Deus e que devem ser aplicados em todas as reas da nossa vida: familiar, escolar, espiritual etc. E que treinam a nossa mente para que possamos discernir o bem do mal. Algumas pessoas pensam que o que foi escrito na Palavra s para aquele tempo antigo, para os apstolos, os judeus. Mas eles so vlidos em todo o tempo, em todo lugar, para todas as pessoas de todas as idades (portanto, mesmo se voc , ainda, uma criana, a Palavra de Deus tambm vlida para voc) e todas as reas da nossa vida. Por isso, Davi fala no Salmo 119.105: Lmpada para os meus ps a Tua Palavra e luz para osmeus caminhos. Os princpios contidos na Palavra de Deus devem ser guardados em nosso corao. Moiss, homem com quem Deus falava face a face, exortou o povo dizendo-lhes: Eis que vos tenho ensinado estatutos e juzos, como me mandou o Senhor, meu Deus, para que assim faais no meio da terra que passais a possuir. Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto ser a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo estes estatutos certamente diro: Certamente, este grande povo gente sbia e inteligente. (Deuteronmio 4.5,6). Voc quer ser conhecido como sbio? Guarde os princpios que hoje comearemos a estudar. Aplique-os diariamente na sua vida e voc ser bem-sucedido em toda a sua vida, amm?

Existem 7 princpios bsicos para fundamentarmos a nossa vida: 1- Carter 2- Mordomia 3- Autogoverno 4- Semear e colher 5- Unio 6- Individualidade 7- Soberania Vamos conhecer e aprender a aplicar, no nosso dia a dia, cada princpio em sete lies. Voc est conosco em mais essa caminhada? Se estiver, seja bem-vindo em mais este desafio.

1 CARTER
Esta semana vamos aprender e saber a importncia do carter para nossas vidas. Gn 1.26 / 1Co 6.9; 11.1 / gl 5.16-21 / 1Pe 1.16 Sede santos, porque Eu sou santo. Quando Deus criou o homem, tinha um sonho: form-lo Sua imagem e semelhana. Voc sabe o que ser imagem e semelhana de algum? ser parecido a tal ponto de ser confundido com outra pessoa. Deus queria que a Sua obra prima fosse parecida com Ele em todas as coisas, inclusive no carter. E quando terminou Sua obra, olhou e viu que era muito bom. O que carter?Carter o conjunto das qualidades e dos hbitos que cada um de ns tem. Voc, provavelmente, j deve ter ouvido algum dizer: Fulano no tem carter ou Quem faz isso algum sem carter. Na verdade, carter todo mundo tem, pois so as qualidades, as caractersticas prprias de cada pessoa. A questo : o carter bom ou mau? Quais so as caractersticas de um mau carter? De maneira geral, o hbito da mentira, do engano, da rebeldia, da desobedincia, da falta de respeito para com o prximo, da falta de amor, da falta de temor ao Senhor, da agressividade, da violncia, do roubo, da inveja, da ira, da maldade, etc. Podemos dizer que o mau carter est ligado s obras da carne, que Paulo cita em glatas 5.16-21. E o bom carter? Podemos associ-lo ao fruto do Esprito (glatas 5.22,23). So os hbitos de obedincia, cordialidade, amabilidade, integridade, honestidade, mansido, bondade, paz, alegria, amor, o andar na verdade, em justia, sendo reto em tudo o que faz. Este deve ser o carter do cristo, de algum que conhece a Jesus e procura viver segundo a Palavra de Deus. O desejo de Deus formar a imagem e a natureza de Jesus dentro de cada um de ns, tornando-nos, a cada dia, mais parecidos com Ele. Para isso, o carter de Jesus tem que ser impresso em ns. Voc sabe o que imprimir? colocar em algo uma marca profunda, assim como quando levamos uma camiseta para que seja impressa uma gravura ou frase. Voc entende? O que Deus quer fazer colocar dentro de ns o carter de Jesus, imprimir em ns uma marca nica, para que os outros, ao

olharem para ns, para o nosso comportamento, possam ver que somos filhos de Deus, que em ns brilha a glria do Pai, que a santidade est em nossa vida. Todo lder de excelncia, todo homem ou mulher de Deus, que deseja realmente ser imagem e semelhana do seu Criador, precisa ter um bom carter. A mentira, a desobedincia, a rebeldia, o engano, o roubo, a violncia, a maldade, o colar na sala de aula, os palavres, as brincadeiras indecentes, o fumo, a bebida, no podem fazer parte da sua vida. Voc quer realizar o sonho de Deus? Ento, se esforce para ter o carter de Cristo e para que a glria e a santidade de Deus se derramem por meio da sua vida, amm?

Princpios para a vida


O segundo princpio que vamos conhecer o da Mordomia Quebra-gelo: Tomou, pois, o Senhor Deus o homem e o ps no Jardim do den, para o cultivar e o guardar. (Gn 2.15) No estudo anterior aprendemos sobre o princpio do carter. Deus nos criou Sua imagem e semelhana, e o Seu sonho que sejamos parecidos com Ele em tudo. Ele quer que tenhamos o mesmo carter de Jesus, sendo seus imitadores em tudo. O que Mordomia? administrar, cuidar com amor daquilo que Deus nos d: roupas, brinquedos, livros, alimento, famlia, estudo etc. Antes de Deus criar o homem Ele preparou toda a Terra para receb-lo, assim como uma me prepara o bero, as roupinhas, o quarto, para um beb que chegar. Deus preparou a alimentao, a segurana, tudo o que o homem precisava para viver na Terra. Depois de tudo pronto, criou o homem, obra prima da Sua criao, e o colocou no Jardim do den, local que Ele preparou com todo carinho para receber a Sua imagem e semelhana. Como o proprietrio de todas as coisas no Universo, Deus deu ao homem a responsabilidade de cuidar de tudo o que ali havia, para cultivar e guardar a terra que havia sido preparada para ele. Essa mesma responsabilidade de zelar por tudo o que de Deus foi dada a cada um de ns: A responsabilidade de preservarmos a natureza, de no poluirmos o meio ambiente, no jogando lixo nos rios ou nas ruas, nem destruindo as plantas ou matando animais. A responsabilidade de administrarmos o nosso tempo, usando-o da melhor maneira possvel, sem desperdi-lo com coisas que no so importantes. Devemos priorizar o tempo com o Senhor. Voc j ouviu muita gente dizer que no tem tempo para orar ou ler a Bblia, pois sempre tem muita coisa para fazer, no mesmo? A responsabilidade de cuidar das coisas que recebemos: roupas, brinquedos, livros, sapatos, dinheiro etc. Nada de graa! Tudo tem um preo, que, s vezes, muito caro. No podemos desperdiar, estragar, jogar fora. preciso cuidar com amor do que nosso, pois um dia podemos precisar eno ter.

A responsabilidade de cumprir as tarefas que nos so dadas. Por exemplo: os trabalhos da escola no devem ser feitos pelos pais ou por qualquer outra pessoa, mas pelo filho. Essa responsabilidade sua. de quem est estudando, aprendendo, e no para os pais e responsveis. Assim tambm devemos proceder com as tarefas de casa: guardar as roupas, arrumar os brinquedos, colocar os sapatos no lugar, ajudar a varrer a casa, o quintal, lavar a loua. Todas essas atividades so, tambm, nossa responsabilidade, pois vivemos juntos em casa. Ento, uma casa limpa, arrumada, organizada, muito mais gostosa do que uma casa suja, desarrumada, certo? Deus sempre nos d o melhor, mas tambm nos d a responsabilidade de cuidarmos daquilo que Ele nos deu. Somos mordomos dele. Precisamos entender isso e cumprirmos a nossa parte. Se quisermos o melhor, precisamos trabalhar para isso. Se formos fiis ao Senhor, Ele nos suprir em tudo, segundo as Suas riquezas em glria, amm?

Princpios para a vida


O terceiro princpio que vamos conhecer do AUTOGOVERNO Quebra-gelo Organizao: Coloque as crianas sentadas em crculo. Ao centro, uma criana de olhos vendados. Execuo: Uma criana do crculo se levantar, tocar a criana vendada e se sentar novamente. Pelos movimentos feitos, a criana tentar adivinhar quem a tocou. Concluso: demonstrar para as crianas que devemos ter autocontrole. Como cidade derrubada, que no tem muros, assim o homem que no pode conter o no seu esprito. (Pv 25:28) Aprendemos, nos estudos anteriores, dois princpios que so essenciais para um lder e filho de Deus de xito, ter uma vida de santidade na presena do Senhor. Carter Todo homem foi feito imagem e semelhana de Deus; para vivermos como tal, precisamos ter o carter de Cristo e sermos, a cada dia, mais parecidos com Jesus. Mordomia Somos administradores de Deus na Terra e precisamos cuidar muito bem daquilo que Ele nos d. Hoje, vamos conhecer o 3 princpio, o do autogoverno. Quando Deus criou o homem, deu a ele uma capacidade que s o ser humano tem: raciocinar para poder decidir. Todos os animais criados por Deus so movidos pelos instintos de sobrevivncia, de procriao, de alimentao etc. O homem pensa, raciocina, decide. Est certo? Tendo esse entendimento, podemos dizer que autogoverno a capacidade que o homem tem de controlar o seu comportamento, as suas atitudes, em casa, na escola, em qualquer lugar que estiver. Salomo, em toda a sabedoria que Deus lhe deu, disse que o homem que no sabe se controlar semelhante a uma cidade que no tem muros para guard-la, isto , no tem proteo. Assim, qualquer coisa pode acontecer com a cidade como, ser invadida, ser saqueada, ser atacada. Dessa forma o homem que no sabe controlar o seu comportamento.

Como podemos entender esse princpio na nossa vida diria? Simples, quando no sabemos controlar as nossas atitudes estamos expostos ao resultado das nossas aes. Por exemplo, se no sei controlar a minha lngua, no levo desaforo para casa, e cada vez que algum faz ou diz alguma coisa que eu no gosto, respondo da mesma maneira, corro o risco de levar uma surra, ou de receber uma srie de palavras ruins, ou ainda, passar a ser deixado de lado pelos outros. O mundo tem um princpio comum: bateu, levou. O Senhor nos ensina outra coisa: A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira (Pv 15.1). Autogoverno uma obra do Esprito Santo em nossa vida. o fruto do domnio prprio (Glatas 5.23). Quando somos guiados pelo Esprito Santo de Deus, Ele nos ensina como devemos agir em cada situao, Ele mesmo coloca as palavras em nossa boca. Quando o Senhor colocou Ado e Eva na Terra, deulhes uma instruo, lembramse? De toda rvore do jardim comers, mas da rvore do conhecimento do bem e do mal no comers (Gn 2.16-17). Esse era um teste para o domnio prprio de Ado e Eva, mas eles no souberam dominar os seus desejos, e desobedeceram a ordem, trazendo assim, o pecado e o afastamento de Deus. Precisamos compreender que em todos os lugares existem regras que foram feitas para serem obedecidas. Em casa, na escola, na igreja, mesmo nas brincadeiras existem normas, no verdade? E ningum est isento de cumprilas. Voc sabe que h uma ordem na natureza? Por exemplo, os planetas esto alinhados ao Cu, cada um em sua rota. O que aconteceria se um deles se desviasse da rota que lhe foi dada? Haveria choque de planetas. As rvores seguem um ciclo para produzir seus frutos, cada uma ao seu tempo, para que nada falte. Para uma criana nascer, existe um tempo de gestao para que ela esteja forte e preparada para crescer com sade. Quando temos domnio prprio, quando temos autogoverno somos capazes de cumprir as regras sem dificuldade, mesmo que, muitas vezes, no gostemos delas. Isso obedincia. E no obedecemos somente quando gostamos. A verdadeira obedincia est em obedecermos exatamente quando no concordamos. Somos capazes de respeitar nossos pais, professores, colegas, mesmo que, s vezes, as atitudes deles no sejam o que esperamos. Somos capazes de dominar nossa lngua para no falarmos o que no devemos. Autogoverno no se consegue sozinho. nPrecisamos do Esprito de Deus para nos ajudar a vencer a nossa carne. Clame por Ele e Ele lhe ajudar, amm?

O quarto princpio que vamos conhecer o de semear e colher

Princpios para a Vida QUEBRA-GELO Lanar boa semente aos amigos. MATERIAL: Trs vasos, espinhos, pedras, flores (para demonstrao) PARA EXPERINCIA: Gros de feijo, copinho de caf descartvel e algodo. Ler Mateus 13.1-9 Os espinhos, as pedras e as flores devem estar colocadas cada qual em um vaso diferente. Os vasos devem estar colocados em um local visvel a todos os integrantes. Nesta dinmica, cada vaso representa um corao. Experincia: Coloque um pedao de algodo no fundo do copinho, 3 feijes, novamente um pedao de algodo e um pouquinho de gua. Pea assim para as crianas observarem o crescimento em casa e compartilharem na prxima semana o crescimento da semente. Tudo o que o homem semear, isso tambm ceifar (Gl 6.7b). Nos estudos anteriores descobrimos que o nosso carter deve ser o carter de Cristo, que somos mordomos, administradores do que Deus nos deu e que precisamos exercitar o autogoverno e o domnio prprio. Vamos conhecer agora o 4 princpio para um lder de xito, de excelncia: Semear e colher. Quando Deus colocou o homem na Terra, deu-lhe uma ordem, lembram-se? Isso mesmo: De toda rvore do jardim comers, mas da rvore do conhecimento do bem e do mal, no comers (Gn 2.16-17). Mas o versculo continua: pois no dia em que dela comeres, certamente morrers. O Senhor estava dizendo ao homem que caso resolvesse desobedecer ordem dada, receberia uma consequncia do seu ato: a morte. Se comesse, morreria. Essa a lei da causa e do efeito, ou seja, para toda ao h uma reao. a lei da semeadura e da colheita. Tudo o que plantamos, certamente colheremos, na mesma proporo. De acordo com a semente ser a nossa colheita. Se ns olharmos ao nosso redor, no nosso dia a dia, veremos claramente este princpio. Por exemplo:

Se desobedecermos, receberemos correo; Se estudarmos, aprenderemos e tiraremos boas notas; Se tratarmos os outros com respeito, seremos respeitados; Se formos gentis e educados com os outros, eles tambm sero gentis e educados conosco. Em compensao, se tratarmos as pessoas com grosseria, receberemos o troco na mesma moeda.

Em Osias 8.7 lemos que aqueles que semeiam vento colhem tempestades. Parece brincadeira, no mesmo? Como vamos semear ventos? Semeamos ventos por meio de palavras grosseiras, de desobedincia, de atos agressivos. Por isso, precisamos ter muito cuidado e prestar bastante ateno a tudo o que fazemos ou falamos, porque vamos colher os frutos de todos os nossos atos e nossas palavras. O que voc quer colher? Tempestades? Ou amor, paz, respeito, carinho, xito, prosperidade? Ento, plante isso com palavras, gestos e pensamentos. Um fariseu, doutor da lei, perguntou certa vez a Jesus qual era o grande mandamento da Lei. Jesus lhe respondeu que o primeiro grande mandamento amar a Deus de todo o corao, de toda a alma e de todo entendimento. E o segundo, que vem ligado

ao primeiro, amar o prximo como a si mesmo (Mt 22.37-39). Qual a relao dessa palavra com o semear e colher? Simples! Tudo o que eu quero que faam a mim, vou fazer para os outros, pois vou am-los como a mim mesmo, e ningum gosta de fazer mal a si mesmo, no verdade? Assim, jamais farei outra pessoa o que no fao a mim mesmo. VOC QUER SER AMADO? Ame. QUER SER RESPEITADO? Respeite. QUER SER ABENOADO? Abenoe. QUER TER PAZ? Viva em paz com todos. QUER TIRAR BOAS NOTAS? Estude. No esquea!!! Tudo o que voc quiser que os outros lhe faam, faa voc primeiro, pois tudo aquilo que o voc semear, isso mesmo o que colher. Afinal, laranjeira no d mamo, mangueira no d abacaxi. O fruto resultado da semente. Cuidado com o que voc est semeando!

O quinto princpio que vamos conhecer o de unio


QUEBRA-GELO BONECO OBJETIVO: Unio do grupo e trabalho em equipe. MATERIAL: Duas folhas de papel para cada participante, canetas hidrocor, fita adesiva, cola e tesoura. DESCRIO: Cada membro do grupo deve desenhar em uma folha de papel uma parte do corpo humano, sem que os outros saibam. Aps todos terem desenhado, pea que tentem montar um boneco (na certa no vo conseguir, pois, tero vrios olhos e nenhuma boca, por exemplo). Em seguida, em outra folha de papel, pea que novamente eles desenhem as partes do corpo humano (s que dessa vez em grupo). Eles devem se organizar combinando qual parte cada um deve desenhar. Em seguida, aps desenharem, eles devem montar o boneco. Terminada a montagem, cada criana deve refletir e falar sobre como foi montar o boneco, quais a dificuldades etc. TEXTO-BASE: Finalmente, sede todos de mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes. (1 Pedro 3.8) Como grande a variedade de vida que existe neste planeta, no mesmo? Voc j parou para admirar como Deus criativo? Quantas espcies de animais existem? E os vegetais? As formas, as cores, os aromas, os sabores, so realmente fantsticos e nenhum igual ao outro. Mas todos, para subsistirem, precisam estar em harmonia, vivendo em conjunto. Uns dependem dos outros para viver. Ns, seres humanos criados imagem e semelhana de Deus, tambm somos diferentes uns dos outros, apesar de sermos todos, em nossa essncia, parecidos com o nosso Pai. Ningum igual ao outro.

At mesmo os gmeos tm diferenas. Mas, mesmo sendo diferentes, precisamos uns dos outros para viver. O 5 princpio, unio, nos ensina exatamente isso. Em Romanos 12.5, o apstolo Paulo diz que mesmo sendo muitos, somos um corpo em Cristo e membros uns dos outros. O que isso quer dizer? Que precisamos uns dos outros, que apesar de sermos diferentes, necessitamos uns dos outros e precisamos respeitar, uns aos outros, como parte do corpo de Cristo. Vimos anteriormente, no princpio do semear e colher, que tudo o que quisermos que os outros nos faam devemos fazer primeiro. O princpio da unio nos ensina que devemos conviver com os outros em harmonia, tendo em ns o mesmo sentimento de amor, paz e de misericrdia como Jesus tinha, olhando para cada pessoa ao nosso redor com respeito e vendo neles a imagem e semelhana de Deus. Pense um pouco, o que mais fcil? Carregar um peso sozinho ou dividi-lo com algum? Assumir o trabalho sozinho ou dividi-lo com outra pessoa? claro que mais fcil quando dividimos as cargas com algum. Moiss descobriu isso na batalha contra Amaleque. Cada vez que Moiss levantava os braos, Israel vencia, mas quando seus braos se cansavam e Moiss os abaixava, Israel era vencido. Vendo isso, Aro e Hur colocaram uma pedra para que ele se assentasse e ambos seguravam as suas mos para que no as abaixassem (Ex 17.12) e assim Israel venceu a batalha. A unio nos incentiva a realizar grandes obras, como Neemias, quando edificava os muros de Jerusalm e convocou o povo para trabalhar, todos juntos, um protegendo ao outro, um ajudando ao outro (Ne 4.16,17). claro que com a grande diversidade de pessoas que existem no mundo, cada pessoa com uma histria diferente da outra, nem sempre vamos concordar com todos. s vezes nos aborrecemos, ficamos ofendidos com as atitudes de alguns, magoados, mas no podemos nos esquecer do que Jesus nos ensinou, principalmente agora, que j sabemos que o nosso carter tem que ser o carter dele. Somos chamados a sermos seus imitadores, devemos amar uns aos outros e nos perdoarmos, assim como Ele nos tem perdoado. Juntos, podemos transformar o mundo; juntos podemos construir uma sociedade justa; juntos atrairemos o Messias para estar com a Sua noiva, a Igreja; juntos somos mais fortes; juntos decretamos a derrota de Satans no planeta Terra; juntos somos proteo uns para os outros. Se andarmos sozinhos, ficaremos expostos ao perigo, trabalharemos sozinhos e no teremos com quem compartilhar as nossas alegrias, as vitrias e as preocupaes. Salomo, em sua extrema sabedoria, disse que melhor serem dois do que um (Ec 4.9- 12). Seja sbio! Viva em unio com todos os que esto ao seu redor: pais, irmos, amigos e vizinhos e voc ter sempre algum com quem contar, alm de Jesus, que nunca nos deixa sozinhos, amm?

You might also like