You are on page 1of 10

13 Seminrio de Confiabilidade na Manuteno

Ttulo: Simulao Aplicada ao Dimensionamento da Equipe de Manuteno e a Questes Relacionadas a Decises sobre sua Descentralizao

Autores: Flavio Oliveira de Brito; Alberto Magno Teodoro Filho; Gabriel Alves da Costa Lima;

Sinopse: Questes do tipo, o qu fazer, como fazer, e por que fazer, so enfrentadas diariamente no mundo atual e, infelizmente, ainda so respondidas com base na experincia dos profissionais da rea, sem nenhum mtodo mensurvel, deixando a empresa parcialmente dependente desses profissionais. A cada dia que passa o mercado vem cobrando melhoras na eficincia e qualidade, gerando novos desafios para as empresas, desafios estes que obrigam as indstrias a mudar suas polticas, o que acaba sendo um problema devido falta de experincia dos funcionrios com relao a este tipo de situao, possibilitando a gerao de alto risco na tomada de decises. Alm disso, as empresas acabam adquirindo certa resistncia a novas tecnologias/mudanas justamente por no terem certeza sobre as consequncias que podero advir, sejam elas positivas ou negativas. Analogamente observa-se que diversas oportunidades de crescimento, ou de desenvolvimento, batem porta das empresas diariamente, mas acabam no sendo priorizadas da forma como deveriam, caindo, assim, no esquecimento. So raros os funcionrios que nunca tiveram uma ideia ou sugesto para melhora do processo atual, e so comuns os que nunca foram atendidos por no terem como provar ou demonstrar que tal ideia realmente funcionaria. Este artigo tem como objetivo demonstrar algumas aplicaes e resultados da simulao no setor de manuteno, sendo as principais delas: a diferena entre adotar uma manuteno centralizada, descentralizada ou mista; o dimensionamento de equipes de manuteno juntamente com suas distribuies em diferentes jornadas de trabalho; e o posicionamento das equipes em locais estratgicos de acordo com o layout da planta da fbrica.

A descentralizao da manuteno uma deciso que assume diversos riscos, por isso a mesma deve ser feita de uma forma muito bem estruturada. O correto dimensionamento e a alocao das equipes em locais e turnos adequados tambm outro fator crucial para o aumento da disponibilidade do sistema. notvel a relevncia da abordagem de todos estes assuntos para um planejamento eficaz da manuteno, porm, esta no uma tarefa fcil quando cada fator analisado isoladamente, ficando ainda mais complicado alcanar uma deciso plausvel de maneira simples, quando se trata de correlacionar todos os tpicos acima listados. Sabe-se que o ambiente de manuteno possui uma complexidade extremamente alta, pois um ambiente dotado de incertezas, o que torna o planejamento ainda mais difcil. Sendo assim, a utilizao de ferramentas confiveis de extrema importncia para um bom planejamento.

1. Introduo Em nossas vidas estamos cercados por incertezas, desde as menores e insignificantes, at as mais relevantes. Quando jogamos uma moeda para cima, no sabemos antecipadamente qual ser o resultado (cara ou coroa), se a moeda no for viciada (desonesta) sabemos que cada resultado possui uma chance de 50%. No podemos prever com exatido quantos quilmetros os pneus de um carro vo durar, mas podemos ter uma ideia razovel sobre sua durabilidade. Na indstria, temos diversos exemplos de incertezas como: durabilidade de um equipamento, tempo de manuteno, produo por turno. Como essas variveis so incertas, no podemos saber seu valor antecipadamente, mas podemos ter distribuies de probabilidade que modelam o comportamento dessas variveis. As Figuras 1 e 2 mostram, respectivamente, a distribuio de probabilidade de uma distribuio Weibull e Lognormal.

Figura 1 - Distribuio Weibull (Fonte: Software Crystal Ball)

Figura 2 - Distribuio Lognormal (Fonte: Software Crystal Ball)

A simulao de um sistema busca, por meio do uso das distribuies de probabilidade dos eventos bsicos, saber como o sistema como um todo se comporta. Desta forma, um modelo de simulao pode ser utilizado para, por exemplo: prever qual seria o efeito de um relayout em um sistema produtivo; saber como a adio de uma nova mquina afeta a produtividade; como o nmero de funcionrios na manuteno pode vir a afetar a disponibilidade das mquinas, dentre outros. Um modelo de simulao como um laboratrio onde o analista pode testar diversas hipteses antes de coloc-las em prtica na vida real. Segundo OKane et al. (2000), a popularizao da simulao vem crescendo cada vez mais em ambientes de manufatura, principalmente porque permite a anlise de problemas bastante complexos em tempo e custo muito baixos quando comparados com testes reais. Este artigo tem como objetivo gerar uma discusso de como a simulao pode ser utilizada para resolver questes diretamente ligadas manuteno como: dimensionamento de equipes de manuteno e decises entre centralizao e descentralizao da manuteno. De igual forma, o texto tambm tem a inteno de gerar insights no leitor sobre as outras possveis aplicaes da simulao na manuteno, ou na produo de uma maneira geral. Para isso, este trabalho faz uso do software Flexsim para realizar as simulaes pertinentes aos assuntos abordados. A Figura 3 mostra uma tela deste software durante uma simulao.

Figura 3 - Simulao software Flexsim

Sendo o Flexsim um software com uma boa interface 3D, o processo de modelagem se torna mais amistoso, o que melhora a modelagem e a qualidade dos resultados. De uma forma geral, uma simulao computacional consiste em representar na tela do computador o comportamento de um processo real com as suas variveis mais relevantes. Assim, toda complexidade, dinamismo e aleatoriedade presente na vida real devem tambm existir no modelo simulado, de modo que este se comporte como se existisse fisicamente. Para isso, so realizadas anlises estatsticas sobre os dados existentes e tambm ajuste de distribuies de probabilidade, de modo a considerar a variabilidade presente em tais dados. No planejamento das operaes de uma empresa (ligada ou no manuteno) a simulao pode ser utilizada para testar hipteses e sair da adivinhao; assim, apenas as boas ideias so colocadas em prtica.

2. Metodologia A simulao de Monte Carlo, que uma tcnica de simulao estocstica, utiliza nmeros aleatrios gerados de acordo com uma distribuio de probabilidade conhecida para representar a variabilidade do comportamento de eventos bsicos, a fim de estudar como um sistema se comporta. Pode-se conceituar simulao como sendo o estudo do comportamento real de sistemas por meio de modelos abstratos, que possuem as caractersticas necessrias para a imitao do mundo real (Law, 2009).

Como mencionado por Salgado (2008), com alta frequncia faz-se necessria a utilizao de tcnicas de simulao estocstica para que seja possvel o estudo de sistemas complexos, em razo da dificuldade em se resolver analiticamente as equaes que definem o comportamento do sistema. A disponibilidade operarional de um sistema pode ser definida, de maneira simples, como o tempo realmente disponvel sobre o tempo total de calendrio. Quando a disponibilidade de um sistema simulada em um software, o processo de simulao durante um horizonte de tempo determinado repedido diversas vezes at que se obtenha um padro de comportamento; assim, podemos ter valores como a mdia e o desvio-padro da disponibilidade. Como mencionado na introduo, o software Flexsim ser utilizado para realizar as simulaes discutidas neste artigo. 3. Discusso e anlise dos resultados A planta em anlise, nesta simulao, possui uma rea de aproximadamente 28.000 m e composta por 5 setores responsveis pela produo de 7 itens diferentes. A Linha 01 composta por 16 operaes de montagem, sendo que para 14 delas existe apenas um equipamento disponvel. A Linha 02 composta por 16 etapas de montagem, todas em srie. A Linha 03 de montagem de forma seriada possui exatamente a mesma quantidade de equipamentos da Linha 02. A Linha 04 possui como principal objetivo abastecer a Linha 03, evitando ao mximo a paralisao da mesma por falta de peas. A Linha 04 composta por 3 clulas de produo com um estoque intermedirio que funciona como um pulmo para a Linha 03, no caso de uma interrupo na produo por qualquer motivo. A Linha 05 composta por 10 etapas de produo de modo que, no final, os itens produzidos e embalados so agrupados em pallets e armazenados na prpria planta, onde aguardam para serem vendidos. Para buscar melhores desempenhos algumas simulaes envolvendo a manuteno so feitas,; estas envolvem tanto o redimensionamento do nmero de funcionrios, como a descentralizao da manuteno. Abaixo segue a planta simulada em anlise, a imagem apresentada um Print Screen do software Flexsim durante uma simulao.

Figura 4 Planta simulada no Flexsim

Neste modelo todos os processos foram modelados e todos os tempos de processos, MTTF, MTBF, MTTR, velocidades dos recursos, estratgias, foram analisados estatisticamente e classificados em tempos determinsticos e probabilsticos, de acordo com seu grau de relevncia para o resultado final. Tempos determinsticos foram inputados diretamente no modelo, enquanto tempos probabilsticos passaram por um tratamento do qual se identificou a melhor distribuio estatstica que se ajusta ao comportamento daquela varivel na vida real. Confirmou-se, tambm, a indisponibilidade mdia dos equipamentos e a produtividade anteriormente citada. No cenrio atual, a indisponibilidade de cerca de 11% do equipamento, bem como grande parte deste tempo, referente ao deslocamento de funcionrio, ferramentas e mquinas at o local da quebra. Por meio da simulao, a equipe de manuteno pode, de fato, estar subdimensionada, pois conforme os resultados simulados demonstrados, todos os 6 colaboradores esto cerca de 97% do tempo ocupados. Como j se sabe que o nmero de colaboradores atuais est subdimensionado, foram simulados 4 cenrios, com respectivamente 8 colaboradores no Cenrio 1, 9 no Cenrio 2, 10 no Cenrio 3 e 12 colaboradores no Cenrio 4. Para este caso, foram utilizados como indicadores a produtividade total da planta, a indisponibilidade dos equipamentos e a utilizao dos colaboradores. Segue abaixo comparaes de produtividade dos Cenrios 1 e 2:

Abaixo a indisponibilidade e produtividade dos cenrio 3 e 4:

A partir do Cenrio 3, com 10 colaboradores, a produtividade e a indisponibilidade se tornaram constantes, mas a utilizao dos funcionrios comeou a cair. Neste caso, o Cenrio 3 possui a melhor produtividade junto com o Cenrio 4, mas com melhor utilizao de trabalhadores. O prximo passo o de simular qual seria o comportamento do modelo perante a descentralizao da manuteno, ou seja, dividir a equipe de manuteno em pontos estratgicos da planta de modo a diminuir, ao mximo, a indisponibilidade do equipamento devido ao tempo de deslocamento de equipes, ferramentas e equipamentos at o local da falha. Abaixo o layout da planta com a manuteno descentralizada.

Na simulao com a manuteno descentralizada, o melhor resultado foi obtido com 5 colaboradores na rea Manuteno 01 e 5 colaboradores na Manuteno 02. A produo simulada foi de 1457,4 unidades por hora.

Embora a utilizao dos operadores tenha aumentado levemente, a Produtividade Total aumentou em 19,4 peas em relao ao cenrio anterior (manuteno centralizada). Sendo assim, a simulao fornece base para fazer uma anlise de viabilidade econmica para saber se vivel um novo centro de manuteno, ou no.

4. Concluses

Nota-se que, muitas vezes, a melhor soluo nem sempre bvia e uma mudana dentro de um sistema pode ter resultados imprevisveis. Assim, a simulao importante para testar as ideias de melhoria visando saber se elas so realmente boas, alm de fugir da adivinhao ou de tentativa e erro. A simples modelagem de uma planta, ou parte dela em um simulador, nos proporciona um bom entendimento de como o sistema funciona, o que fornece bons insights e mesmo de como as melhorias podem ser feitas. A observao dos resultados da simulao, frente a diferentes cenrios, nos fornece uma melhor compreenso sobre o sistema (e como as variveis bsicas o afetam). Dessa forma, as melhores solues ficam mais claras medida que diferentes simulaes so feitas. Inmeros so os exemplos de aplicao do conceito de simulao de Monte Carlo na indstria e na economia. Estes conceitos podem ser amplamente utilizados na manuteno, possibilitando que esses usos possam trazer benefcios com este tipo de tcnica, direcionando para a resultante de se tornar mais eficiente. Outra exemplo de software de simulao que possui inmeras aplicaes na manuteno o Crystal Ball, que trabalha com o conceito de simulao de Monte Carlo dentro de planilhas do Excel, alm de fazer otimizao sob incerteza. Existem tambm software dedicados rea de manuteno, como o caso do Availability Workbench que utiliza o diagrama de blocos de confiabilidade aliado simulao de Monte Carlo para responder questes como: Adicionar uma redundncia no sistema ser uma soluo eficiente do ponto de vista do custo ou da segurana? A manuteno preventiva custo eficiente? Se sim, qual o intervalo timo? Qual a previso de utilizao de peas de reposio? Quantas destas peas devem ser deixadas em estoque? Como o nmero de funcionrios e equipamentos utilizados na manuteno pode afetar a disponibilidade do sistema? Como um estoque intermedirio (pulmo) pode ajudar a aumentar a capacidade produtiva? Como o risco pode ser reduzido em nvel local e de todo o sistema? Uma manuteno oportunista vantajosa?

Referncias LAW, A. M. How to build valid and credible simulation models, Anais da Winter Simulation Conference, Austin, TX, EUA. 2009.

OKANE, J.F.; SPENCELEY, J.R.; TAYLOR, R. Simulation as an essential tool for advanced manufacturing technology problems, Journal of Materials Processing Technology, 107, p. 412-424, 2000. SALGADO, M. de F. P. Aplicao de tcnicas de otimizao engenharia de confiabilidade. Dissertao de Ps-Graduao, UFMG, 2008.

You might also like