You are on page 1of 7

Linguagem Fotogrfica | Artigo de Cludio Feij* | Introduo Um trabalho fotogrfico possui vida prpria.

, ou deve ser, justificado por si mesmo. Cada fotgrafo deve estar consciente da ao de fotografar que, alm de "captar imagens", um registro da sua opinio sobre as coisas, sobre o mundo. A sua abordagem sobre qualquer tema o define e o expressa. H aqueles que s aplicam a tcnica fotogrfica e outros que a utilizam como meio, extrapolando o seu bidimensionalismo, expandindo-se no tridimensional de informao e da expresso. Cabe a ns adequarmos a fotografia aos nossos sentimentos, sensibilidade e criatividade. A fotografia tem linguagem prpria e seus elementos podem ser manipulados pelo estudo e a pesquisa ou pela prpria intuio do fotgrafo. Temos que saber que o equipamento nos permite que a fotografia acontea com certa preciso, mas estes aparatos somente so instrumentos que o fotgrafo utiliza dependendo do seu posicionamento, conhecimento e vivncia da realidade que pretende retratar. O fotgrafo deve utilizar o plano visual com elementos precisos, como se fosse uma "mala de viagem", cuja ocupao requer racionalidade e utilidade dos componentes. a elaborao criativa destes elementos dentro do quadro visual, que permite a sintetizao da idia na retratao da realidade. 1. Os elementos da linguagem fotogrfica O estudo dos elementos da linguagem fotogrfica interessa no s pela capacidade narrativa desses elementos, como tambm pelo seu contedo dramtico. Ocorre com todas as formas de comunicao, e, em particular, com as artes, por terem linguagem prpria. Na fotografia, a linguagem est relacionada s caractersticas, aos modos, pelos quais a fotografia existe. Para chegar a seu objetivo, necessita transpor um complexo processo tcnico; e este processo a base da linguagem fotogrfica. A base tcnica da realizao da fotografia determina os elementos da linguagem. O estudo da linguagem decorre da necessidade de "dizer" alguma coisa e proveniente de um processo de experimentao dos recursos colocados disposio da fotografia pela tcnica.

Evidentemente, todo avano tcnico enriquece e modifica a linguagem; como exemplo, podemos notar pela histria, a mudana nos valores dos elementos da linguagem no surgimento da foto em cores. Os recursos elementares da base tcnica so os filmes e a cmara. Cada chapa do filme possui uma imagem gravada de uma realidade exterior, obtida atravs dos controles que a mquina possibilita. A superfcie do filme tem uma dimenso determinada, sejam os cartuchos, os 135, os 120 ou mesmo os filmes em chapas; o processo fotogrfico reduz uma realidade tridimensional a uma imagem bidimensional, as objetivas tm determinadas distncias focais que modificam esta realidade de diferentes formas. A janela da cmara tem um formato determinado: 18 x 24 mm; 24 x 36mm; 6 x 6cms; 4 x 5 polegadas e outros. Vemos que, ao fotografar a realidade, a cmara j realiza determinadas transformaes do real, convertendo-o numa imagem de dimenses determinadas e sujeito a um certo nmero de limitaes. So estas "limitaes" que vo ser elaboradas criativamente como linguagem fotogrfica. Como elementos da linguagem fotogrfica temos: 01. planos - corte, enquadramento 02. foco - foco diferencial, desfoque, profundidade de campo 03. movimento - em maior e em menor grau, estaticidade 04. forma - contorno, espao 05. ngulo - posio da mquina 06. cor - gradao de cinzas, as cores 07. textura - impresso visual 08. iluminao - sombras, luzes 09. aberraes - ticas, qumica. 10. perspectiva - linhas 11. equilbrio e composio - balano, arranjo visual dos elementos. 1.1. Planos: Quanto ao distanciamento da cmara em relao ao objeto fotografado, levando-se em conta a organizao dos elementos internos do enquadramento, verificase que a distino entre os planos no somente uma diferena formal, cada um possui uma capacidade narrativa, um contedo dramtico prprio.

justamente isso que permite que eles formem uma unidade de linguagem, a significao decorre do uso adequado dos elementos descritivos e/ou dramticos contidos como possibilidades em cada plano. Veremos cada plano, usando a nomenclatura cinematogrfica para, didaticamente, facilitar as definies dos enquadramentos ajudando seu estudo. Os planos se dividem em trs grupos principais: - os planos gerais - os planos mdios - os primeiros planos 1.1.1. Grande Plano Geral (GPG) O ambiente o elemento primordial. O sujeito um elemento dominado pela situao geogrfica. Objetivamente a rea do quadro preenchida pelo ambiente deixando uma pequena parcela deste espao para o sujeito que tambm o dimensiona. Seu valor descritivo est na importncia da localizao geogrfica do sujeito e o seu valor dramtico est no envolvimento, ou esmagamento, do sujeito pelo ambiente. Pode enfatizar a dominao do ambiente sobre o homem ou, simbolicamente, a solido. 1.1.2. Plano Geral (PG) Neste enquadramento, o ambiente ocupa uma menor parte do quadro; divide, assim, o espao com o sujeito. Existe aqui uma integrao entre eles. Tem grande valor descritivo, situa a ao e situa o homem no ambiente em que ocorre a ao. O dramtico advm do tipo de relao existente entre o sujeito e o ambiente. O PG necessrio para localizar o espao da ao. 1.1.3. Plano Mdio (PM) o enquadramento em que o sujeito preenche o quadro - os ps sobre a linha inferior, a cabea encostando na superior do quadro, at o enquadramento cuja linha inferior corte o sujeito na cintura. Como se v, os planos no so rigorosamente fixados por enquadres exatos. Eles permitem variaes, sendo definidos muito mais pelo equilbrio entre os elementos do quadro, do que por medidas formais exatas. Os PM so bastantes descritivos, diferem dos PG que narram a situao geogrfica, porque descrevem a ao e o sujeito. 1.1.4. Primeiro Plano (PP) Enquadra o sujeito dando destaque ao seu semblante. Sua funo principal registrar a emoo da fisionomia. O PP isola o sujeito do ambiente, portanto, "dirige" a ateno do espectador. 1.1.5 Plano de Detalhe (PD)

O PD isola uma parte do rosto do sujeito. Evidentemente, um plano de grande impacto pela ampliao que d a um pormenor que, geralmente, no percebemos com mincia. Pode chegar a criar formas quase abstratas. 1.2 . Foco: Dentro dos limites tcnicos, temos possibilidades de controlar no s a localizao do foco, como tambm a quantidade de elementos que ficaro ntidos. Alm disso, podemos, tambm, trabalhar com a falta de foco, ou seja, o desfoque. Podemos enfatizar melhor um elemento da fotografia sobre os demais, selecionando-o como ponto de maior nitidez dentro do quadro. A escolha depende do autor, mas a fora da mensagem deve muito ao foco. ele que vai ressaltar um certo objeto em detrimento dos outros constantes no enquadramento. A pequena falta de foco de todos os elementos que compem a imagem pode servir para a suavizao dos traos, o contrrio acontece quando h total nitidez que demonstra a rudeza ou brutalidade da realidade. 1.3. Movimento: O captar ou no o movimento do sujeito tambm uma escolha do fotgrafo. s vezes, um objeto adquire maior realce quando a sua ao registrada em movimento, ou o movimento o principal elemento, portanto deve-se capt-lo. Outras vezes, a fora maior da ao reside na sua estagnao, na viso esttica obtida pelo controle na mquina. 1.4. Forma: Forma no s contorno; o modo do objeto ocupar espao. As possibilidades normais de fotografia, fornecem aspectos bidimensionais da imagem; a forma, enquanto aspecto isolado, pode fornecer a sensao tridimensional. A maneira pela qual a cmara pode fornecer a sensao tridimensional, depende de alguns truques visuais, tais como: a maneira pela qual as imagens so compostas; os efeitos da perspectiva; a relao entre os objetos longe e objetos prximos. 1.5. ngulo: A cmara pode ser situada tanto na mesma altura do sujeito, como tambm abaixo ou acima dele. Ao fotografarmos com a mquina de "cima para baixo" (mergulho) ou de "baixo para cima" (contra-mergulho) temos que nos preocupar com a impresso subjetiva causada por esta viso. A mquina na posio de mergulho, tende a diminuir o sujeito em relao ao espectador e pode significar derrota, opresso, submisso, fraqueza do sujeito; enquanto que o contra-mergulho pode ressaltar a sua grandeza, sua fora, seu domnio. Evidentemente estas colocaes vo depender do contexto em que forem usadas. 1.6. Cor: a mais imediata evidncia da viso. Ela pode propiciar uma maior proximidade da realidade, limitando a imaginao do espectador, o que j no acontece nas fotos preto-

e-branco que nos fornece, nos meios-tons, a sensao de diferena das cores. A escolha de P&B ou colorido, vai determinar diferentes respostas do espectador, j que as cores tambm so uma forma de sugerir uma realidade enganosa. A cor pode e deve ser usada desde que sob um cuidadoso controle esttico. 1.7. Textura: A textura fornece a idia de substncia, densidade e tato. A textura pode ser vista isoladamente. A superfcie de um objeto pode apresentar textura lisa, porosa ou grossa, dependendo do ngulo, dos cortes, da luz... A eliminao da textura na fotografia pode causar impacto, uma vez que uma forma de eliminar aspectos da realidade, distorcendo-a. A textura elemento muito importante para a criao do real dentro da fotografia, embora possa, tambm, desvirtu-lo. 1.8. Iluminao: A iluminao fornece inmeras possibilidades ao fotgrafo. Ela est interligada aos outros elementos da linguagem, funcionando de forma decisiva na obteno do clima desejado, seja de sonho, devaneio, ou de impacto, surpresa e suspense. A iluminao pode enfatizar um elemento, destacando-o dos demais como tambm pode alterar sua conotao. 1.9. Aberraes: As aberraes podem ser causadas quimicamente ou oticamente. Todas as deformaes da imagem, que a tcnica fotogrfica nos permite usar, tem conotaes bastante marcantes. As deformaes, causadas nas propores das formas dos elementos da foto, fogem realidade causando um forte impacto. Outras aberraes, como a mudana dos tons, das cores, podem criar um clima de sonho, de "fora do tempo", de irreal. Todas estas mudanas da realidade provocadas intencionalmente pelo fotgrafo, tm como objetivo primordial a alterao do clima da realidade e, portanto, devem ser muito bem elaboradas. 1.10. Perspectiva: A perspectiva auxilia a indicao da profundidade e da forma, uma vez que cria a iluso de espao tridimensional. Ela se determina a partir de um ponto de convergncia que centraliza a linha, ou as linhas principais da fotografia. 1.11. Composio e equilbrio: Composio o arranjo visual dos elementos, e o equilbrio produzido pela interao destes componentes visuais. O equilbrio independe dos elementos individuais, mas sim do relativo peso que o fotgrafo d a cada elemento. Desta maneira, considera-se que o mais importante para o equilbrio o interesse que determinar a composio dos outros elementos, tais como: volume, localizao, cor , conceituao. Como todos os outros elementos, o equilbrio

ser conseguido de acordo com os propsitos do fotgrafo, de evocar ou no estabilidade, conforto, harmonia etc. 2. A leitura da imagem fotogrfica Escrever sobre foto me parece algo paradoxal, mas necessrio. Para podermos saber mais sobre esta linguagem necessrio sabermos quando e porque ela surgiu. Se observarmos historicamente saberemos que no foram um ou dois homens que a inventaram e sim ela que surgiu de uma necessidade, no incio do sculo XIX, de se documentar e eternizar certos homens e certas situaes de uma classe social. Parece que a fotografia nasceu como um grifo, isto , o que se fotografava, se valorizava, se perpetuava. Com o tempo, os fotgrafos de antigamente foram aprendendo e ampliando o uso desta linguagem. As cmaras e materiais foram dando possibilidade da foto ir mais longe e falar sobre outras coisas. A imagem fixa foi usada como um fim durante um bom tempo. Mas assim que se descobriu que atrs daqueles rostos dos primeiros retratos havia um certo mistrio, um querer dizer, a foto tomou o seu verdadeiro rumo. Percebeu-se a sua fora como uma linguagem universal e atemporal. Talvez esteja a a dificuldade que sentimos quando desejamos ler uma imagem, ficamos perdidos nesta complexidade de linguagem sem regras gramaticais e dependendo da nossa leitura e riqueza de viso de mundo. Muitas pessoas relacionam o fazer boas fotos ao domnio de uma tcnica e equipamento. Para mim foi mais fcil quando percebi que alm deste lado objetivo, percebi o subjetivo e a inter-relao dos dois. O primeiro no de domnio difcil, j o segundo, depende da cabea, da vivncia, da sensibilidade e o terceiro da criatividade. Est nesta terceira hiptese todo o entendimento dessa linguagem. Quando se percebe que a foto o que significa, passa-se a colocar toda a tcnica a servio da subjetividade. Nossa postura hoje diante da documentao e expresso que a fotografia nos possibilita sofre a presso dos conceitos e pr-conceitos sociais. O que fotografvel para voc? Pense e repare que igual ao que seus avs pensavam e seu padro de "beleza" igual ao de todos. Ora, para que serve a foto como meio de expresso, se voc produz o mesmo que os outros, mostrando assim o seu lado massificado e no usando isso como meio de exerccios do prprio indivduo? A linguagem da imagem to complexa como o homem, por isso atraente e misteriosa. Seus smbolos e signos modificam de leitura durante os tempos e em outros espaos, sua falsa estabilidade toma movimento no fora de voc (ali na moldura) e sim l dentro no seu ntimo. Ver uma fotografia no s reviver, viver, aprender, sentir e sentir.

O objeto foto me parece a mquina do tempo, o elo que me conduz ao encontro ( e reencontro) de pessoas, ideais e locais. Olho o papel e vejo de uma vez s, e com um certo impacto, uma idia. Sei que aquilo no a coisa propriamente dita e sim sua representao grfica, mas me leva ao seu contedo atravs de algum - fotgrafo - o qual se torna o meu mediador. A imagem est l discutida por ns trs, isto , a prpria imagem (denotada), o meu interlocutor (o fotgrafo) e eu ( o espectador). Quanta coisa sai, que movimento aqueles smbolos vo tomando! Meu desenvolvimento aumenta e nessa medida cada vez mais surgem significados e leituras. Na busca do "real" me levo a fotografar da mesma forma que levou Daguerre a largar seus pincis e comear a usar uma mquina fotogrfica. Fotografo o que acredito ser real, e esta idia me atrapalha dentro de uma filosofia dualista que aprendemos, do ou no , do bem e do mal, etc.. De repente a fotografia mostra o terceiro lado: o do pode ser... A imagem esta a para ser retratada, lida, consumida, sempre a servio de uma idia. O que necessrio crescer o homem para que com mais crtica e posicionamento possa ter a liberdade de ir e vir no s no espao, mas tambm no tempo.
Cludio Feij fotgrafo e professor de fotografia. proprietrio da Escola Imagem-Ao, de So Paulo.

You might also like