You are on page 1of 15

Anotaes de aula feitas nos laboratrios de itel.

Aluno Willian Santos Silva

Professor Gondim.isaque@gmail.com
Bloco 3N114

Obs: ( em alguns lugares o (-) trao , significa uma sequncia de comandos).Pode ser que alguns smbolos de comandos no apaream por no estarem configurados para a rea do programa, ou por ser uma verso diferente, mas os comandos estaro disponveis nos menus de trabalho. Caso achem erros na forma de fazer me avisem ou corrijam. williansantosptc@gmail.com

Projeto- novo. Tabela pavimento: trabalha com os diferentes tipos de planta, definindo com quantos nveis de planta vamos trabalhar. No projeto usaremos 1 pavimento: Trreo. Altura geralmente 2,8 ms Ok Na lista abra o trreo com 2 cliques. Menu Ferramentas- Ler DWG/DXF... Na caixa de dialogo ache o arquivo dwg onde quer que vc tenha salvo.
( Se o lumini no abrir o arquivo dwg, ou der constantes erros, use o Qicad para converter o arquivo para .pre, ou outro formato que o lumini abra)

Inserir em novos nveis para facilitar algumas ferramentas. As vezes a planta vem com coisas desnecessrias, ento delete as plantas menos alvenaria (planta baixa) V em Objeto acessrio -2 cliques no objeto- ento aparecera o nvel do objeto, exacessrio.

Na barra de ferramentas tem um cone Nveis de acessrio (com 3 folhas de papel sobrepostas) clique, na lista que abrira d 2 cliques em acessrio desmarque visvel e OK.
Essa mesma lista vc usa para sumir o excesso de linhas e figuras da planta clicando e desmarcando a opo visvel

Agora aplanta ficou mais limpa.

Agora colocaremos em uma escala real, pois no transporte ela pode mudar a escala, com isso garantimos que a escala ser real.
Se vc no fizer isso e esquecer no final vc corre o risco de perder todo o seu trabalho!

Ferramentas- Converter para escala ( dizemos para o programa que de um ponto a outro temos um valor dado) depois clique em uma parede, e clique no outro ponto da parede, depois no quadrado no p da tela ( comando) digite o valor da distncia que vc conhece e referente a escala que vc quer, de enter. A tela ira sumir, da clique em enquadrar( cone na barra de ferramentas ).

Vc pode conferir o tamanho pelo cone medir Colocando LmpadaSmbolo lmpada (deixe clicado o smbolo de noventa graus e de media na barra de ferramentas)

O ultimo cone na barra esquerda usado para mtodo dos lumens,clique e selecione a rea que quer distribuir as lampadas abrir uma janela onde vc entra com dados. Nesta janela vc pode mudar os dados das luminrias e lmpadas, caso vc decida mudar depois de j ter colocado, selecione novamente a rea e na janela clique em recalcular No boto relatrio, ele gera um relatrio. Forma de inserir peas no lumine Configuraes- peas - Selecione a pea, mas copie os dados de outra que mais fcil, clique no boto ...( trs pontinhos mesmo) e mude os valores de potencia e os dados de fluxo Nesta aula foi pedido para , fazer a instalao de Lmpadas em todos os cmodos para a outra sexta feira e fazer o relatrio. Gondim.isaque@gmail.com Bloco 3N114

Interruptores Interruptor simples: selecione interruptor simples no cone interruptor , clica na parede , vai virar uma mira ento selecione a lmpada pela qual ser controlada, se mais de 1 clica em todas que quer controlar e depois de um enter. Para fazer interruptor com mais de 1 interruptor basta colocar outro interruptor simples por cima do outro no mesmo ponto e escolher na lista de materiais, que ira abrir ,o modelo. Ex interruptor simples de 2 sees. Interruptor paralelo : seleciona interruptor paralelo de entrada, seleciona o modelo, clica na parede onde quer o int.- seleciona as lmpadas- enter clique em interuptor paralelo de sadaselecione no segundo ponto da parede onde quer o outro interruptor - seleciona as lmpadas e aperte enter. Mais de 2 interruptores para as mesmas lmpadas : e a mesma coisa do paralelo, s que vc usa 1 parelo de entrada, 1 paralelo de sada e N interruptores intermedirios .

Dimensionamento Ex. tomada 600w, fp=0,8. 600W/0,8. Cada circuito pode ter no mximo 2200 VA.

Configuraes- dimensionamento- Tenso( 127 ou 220), esquema ffn, entrada de servio( e a concessionria-cemig)

cone gerenciador Tela gerenciador, Projeto eltrico, em indefinido tem alguns comandos de lmpadas , boto direito propriedades circuitos seleciona circuito e d ok. Para cadastrar novos circuitos, projeto eltrico, + , cadastre agora na tabela aberta

Chuveiro um circuito nico. Cada um que tem uma potencia muito alta,logo usa-se um circuito nico. Depois de cadastrar, va em tomada- elemento, edita, selecione o circuito da tomada. Geralmente fp da lmpada 0,55. Tomada geralmente 0,9 (Mas olhe nas tabelas da Cemig, no lumini vc dever conferir as demandas posteriormente e corrigir valores que estejam fora). Definindo os circuitos: Tenha j pronto sua tabela com os pontos e cmodos que faro parte do seu circuito, isso ajuda a saber o que vc deve selecionar .

Eu utilizo o comando Definir circuito( pode ser que esta barra no esteja visvel ), clique no cone definir circuito ( o de verde) e clique sobre os elementos da planta que vc quer que seja deste circuito, ( vc pode clicar em vrios e eles ficaram na cor amarela)

Digite enter 2 vezes. Agora abrira a janela gerenciador, clique em projeto eltrico, no cone + e nomeie o circuito. Defina do que ser seu circuito em Tipo e os outros parmetros da janela.

Voce tambm pode criar essa lista de circuitos antes de selecionar os componentes dele, pois d quando selecionar os componentes, der 2 enters, basta clicar em 1 dos circuitos j definido na lista.

Basta ir em editar circuitos anteriormente.

e na janela gerenciador criar os circuitos como foi feito

Eletrodutos (antes de passar os eletrodutos vc pode criar a parte de alimentador-QM-QD e colocar os quadros de distribuio, assim j puxe os eletrodutos do quadro de distribuio para os circuitos, ou ento lique ligue-os depois como preferir)
Eletrodutos para parte ELETRICA (devera estar selecionado eltrica na caixa de dialogo que abre quando clica no cone eletroduto.) Ao escolher o eletroduto observe se a posio est correta: teto, baixa, mdia etc. Para fazer a curva em paredes com o eletroduto na posio mdia, baixa ou alta, tem que observar os cones que ficam na barra superior e o procedimento.

Selecione o eletroduto, clique na caixa de parede que quer ligar, ( ao mexer o mouse j deve aparecer a linha verde de eletroduto), sem clicar em nenhum ponto da plata clique em ponto relativo , agora clique no ponto da parede que quer fazer a curva (dever ficar apenas um X marcado na posio), agora digite 2(na caixa de comando)e enter, clique em Ok na mensagem que ir aparecer. Nesta altura deve ter aparecido a linha do eletroduto ao ponto da curva que voc marcou.

Agora, ou vc continua fazendo pedaos de eletroduto usando este x e digitando 2 e enter, ou desmarca a opo ponto relativo e clica diretamente no outro ponto que deseja levar o eletroduto ( outra caixa de passagem, tomada etc). Cuidado com a altura do eletroduto em relao a curva, seno podem ficar trechos de alturas diferentes na mesma curva.

Alimentador cone barra esquerda ( alimentador predial) escolha a altura, elevao no poste 300 cm, clique numa rea fora da planta para representar o poste. Definir peas, Cemig ancoragem no poste eletroduto de pvc N fios, se a alimentao for 2f+n (3 fios), f+N=2 fios, (vc escolhe o N dependendo do dimensionamento da sua casa). (configuraes dimensionar- escolhe o nvel de tenso de seu projeto).

Quadro de medio. Elevao- mdia. Tipo de caixa CM2, ento atribui no muro da casa ( ir la e colocar a caixa que estar em azul, no muro da casa)

Quadro de distribuio da casa. (Lembre-se de ligar os eletrodutos se no estiverem ligados neste ponto) Ideal colocar no centro de cargas, ou centro da residncia, geralmente corredor ou local discreto. Na barra esquerda, clicar em quadro de distribuio, SIM, defina a altura do quadro -OK. Agora se define qual parede vai se colocar o quadro, agora escolhendo o quadro( na maioria dos casos mais atuais esto se utilizando quadros de plstico ( lembre-se, sempre um disjuntor para cada fase.) Hierarquia cone associar quadros ( barra superior)- Alimentador-quadro de medio- quadro de distribuio- OK. Agora preciso ligar o alimentador para o quadro de distribuio ( tubo flexvel mais pesado), Do quadro de medio ao quadro de distribuio pode-se fazer subterrneo ou areo .

Fios Terceiro cone na barra esquerda, colocar toda a fiao, Agora v em Eltrico, verificar traado, agora o lumine mostrara os possveis erros. ( Alguns erros comuns so: dimetros diferentes, tipos de eletrodutos diferentes uns dos outros, elementos como lmpadas e interruptores que foram esquecidos de fora de algum circuito) Nos circuitos configurar como FIO.

Correo nos fatores de potencia Configuraes- demanda no circuito, faixa de carga instalada, analisar se est de acordo com a norma.

Fator de demanda ate 15kw pode ser bifsico Acima de 15kw vai ser trifsico tipo C, assim variando a escala C de acordo com a carga. importante colocar de forma correta a demanda para que se possa ter noo da faixa de atuao. Eltrico-quadro- quadro de demanda-( fornecer a demanda do projeto, logo >que 15 ser trifsico).

Correo de dimetro de conduto: Elementos-condutos-verificar dimetro Correo de fase de tomada: Conf-esquemas de ligaes- editar. Mudar entrada de servio de D para C Diagramas: Eltrico-quadros-diagramas

Circuito de Telefone Primeiro, sistema de telefone no mistura com sistema eltrico.! Barra telefnico ou tomadas-nova Ok-insira a tomada ( este ser o ponto de telefone) e escolha como dispositivo de telefone(deixe apenas cadastro completo marcado)- o modelo o embutido na parede. O 4 p para telefone normal ( antigos) e o Rj11 ( igual entrada de internet), escolha o tipo, atribuir. Depois de colocar, clique duas vezes, v em elemento e troque de eltrico para telefone. Para ligar as linhas de telefone use os eletrodutos. Mude de eltrica para telefnico. Ok. Ligue as linhas telefnicas. Para trazer da rua: Do poste para o muro, se precisar de caixas de passagem ( use o smbolo superior direito Passe no muro e leve para a casa. ).

Gerar prancha Elementos-legenda-smbolos- colocar do lado da planta. (colocar quadro de demanda) Quadro de circuitos- boto direito em Qm1- diagrama-fecha,clica em sim, salva no local do arquivo do programa)[diagrama unifilar carga e distribuio] Fecha a janela. Estrutura- gerar prancha- configurar

Ok]

Para aparecer os desenhos v em prancha - mostrar somente leyout

Gerenciador- circuito- relatrio de dimensionamento (DA PRA VER OS CALCULOS E O MEMORIAL DE CALCULO) ELEMENTO- Lista de materiais- Fazer os memoriais de calculo- converter os arquivos para o formato AutoCAD e imprimir) Para o projeto final- entregar os relatrio

You might also like